Bolsonaro diz acordar todos os dias com ‘sensação de ter Polícia Federal na porta’

 

23/01/24
Estadão Conteúdo
http://blogfolhadosertao.com.br

Em novembro, o ex-presidente da República foi indiciado em três crimes na investigação sobre uma suposta trama para ruptura constitucional

ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quarta-feira, 22, que acorda todos os dias com a sensação de ter a Polícia Federal (PF) na porta da casa dele. O ex-presidente foi indiciado três vezes pela corporação – o indiciamento mais recente ocorreu em novembro por suposta participação numa trama golpista após as eleições de 2022.

“Eu digo e alguns até reclamam: não é fácil a vida de presidente ‘Se é tão difícil porque tu quer ir para lá?’. Porque eu quero ajudar o meu País. Como é que você acha que eu acordo todo dia? Com a sensação da PF na porta. Qual a acusação? Não interessa. Seja criativo”, disse o ex-presidente em entrevista ao canal no YouTube Auriverde Brasil.

Em novembro, o ex-presidente foi indiciado em três crimes na investigação sobre uma suposta trama para ruptura constitucional. A PF atribuiu a ele os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Os três delitos atribuídos ao ex-presidente podem resultar em 28 anos de prisão.

Além da tentativa de golpe, Bolsonaro já foi indiciado em outras duas ocasiões pela PF: no caso envolvendo a fraude em seu cartão de vacinas e na tentativa de incorporar joias da Presidência ao seu acervo pessoal, um caso que foi revelado a partir de reportagens do Estadão. Ainda não houve manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os indiciamentos de Bolsonaro não significam que o ex-presidente tenha sido considerado culpado pelos crimes imputados. O inquérito é a etapa na qual a autoridade policial coleta provas que indiquem, primeiro, a existência de um crime, a chamada materialidade. Comprovada a materialidade, busca-se a autoria da conduta criminosa. O indiciamento significa que, durante a etapa de inquérito, a polícia reuniu evidências suficientes para levar o caso contra um investigado adiante.

Bolsonaro diz se arrepender de generais no governo e que colocaria ministros ‘casca-grossa’.

Em outra entrevista concedida a um canal bolsonarista, o ex-presidente afirmou que se arrepende de ter colocado generais do Exército na Esplanada. Questionado sobre o que faria diferente caso voltasse a ser presidente, Bolsonaro afirmou que teria “ministros mais casca-grossa” para enfrentar o sistema.

“Você fala: ‘o que faria diferente?’ Os ministros palacianos seriam diferentes. Eu não teria lá alguns nomes, um general aqui Eu não teria mais general ali. Eu ia ter ministros mais parrudos, mais casca-grossa para enfrentar o sistema”, disse Bolsonaro em entrevista ao canal Fio Diário nesta terça-feira, 21.

A PF indiciou quatro generais que participaram da gestão de Bolsonaro por suposta participação na trama golpista, sendo eles: Augusto Heleno, Mário Fernandes, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto. Por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes, Fernandes e Braga Netto estão presos preventivamente.

 

Pepa destaca entrega do Sport contra Ferroviário: “importante eram os três pontos”

23/01/24
Por Yuri Teixeira
http://blogfolhadosertao.com.br
Treinador lembra que equipe ainda está em ritmo de pré-temporada, mas garante evolução
Pepa, técnico do Sport
Após a vitória do Sport sobre o Ferroviário, na estreia do grupo principal pela Copa do Nordeste, o técnico Pepa celebrou o resultado e destacou a entrega dos atletas na apresentação rubro-negra em solo cearense.

“Foi o primeiro jogo, 90 minutos para muitos jogadores. Um jogo que tornou-se difícil pela capacidade física que ainda não temos, o que é normal”, iniciou.

“Todos os jogadores que chegaram têm seu processo natural de adaptação, o conhecimento dos colegas uns com os outros, a importância e o peso que é representar o Sport e estão todos identificados. Treinar é uma coisa, outra é jogar”, seguiu.

Ainda segundo Pepa, os erros cometidos contra o Ferroviário já eram esperados, principalmente por conta da falta do ritmo de jogo. No gol adversário, por exemplo, a zaga cochilou no lance criado por Allanzinho que culminou na finalização de João Victor.

“A leitura tática não está no ponto ainda e a capacidade física é importante. Depois são questões técnicas que vamos melhorando. No geral, sinceramente, o mais importante eram os três pontos em um grupo difícil e competitivo”, pontuou.

Para o treinador, o momento é de saber lidar com a sequência de partidas para evitar o desgaste físico, ao mesmo tempo que garante a evolução do time no decorrer das competições.

“Ninguém se lesionou, todos que entraram ganharam minutos. Vamos ter que gerir bem o esforço físico e cadenciar a sequência de jogos que temos pela frente, o que é um absurdo, apesar de já sabermos. A margem para crescermos é enorme”, salientou.

“É um processo natural, vai demorar um pouco mais do que queríamos, mas é ter calma, paciência, seguirmos nosso caminho e, se possível, a ganhar, porque o que interessa são os três pontos”, finalizou.

Técnico do Náutico vê jogo “próximo da perfeição” em vitória contra o Ceará

23/01/24

Por William Tavares

http://blogfolhadosertao.com.br

Timbu derrotou o Vozão por 1×0, nos Aflitos, pelo Grupo B da Copa do Nordeste
Marquinhos Santos, técnico do Náutico
Para vencer por 1×0 o Ceará, nos Aflitos, na abertura do Grupo B da Copa do Nordeste, o Náutico precisou fazer um jogo “próximo da perfeição”, na avaliação do técnico do Timbu, Marquinhos Santos. Para o comandante alvirrubro, os pernambucanos conseguiram se impor diante de um adversário de Série A.

“Estatisticamente, o jogo foi muito semelhante aos dois primeiros jogos que fizemos aqui (nos Aflitos). O que muda é o peso em relação ao adversário. Foram 45 entradas no último terço, mais de 20 finalizações, 12 direcionadas ao gol. Enfrentamos um adversário de Série A, muito bem armado e treinado. Mas a gente se impôs, com imposição organizacional taticamente, próximo de um jogo perfeito”, afirmou.

O treinador também elogiou o apoio da torcida e saiu em defesa da diretoria e do presidente do clube, Bruno Becker, ao que chamou de “cobrança exacerbada” após os tropeços iniciais da temporada.

“Estamos construindo, achando ainda a equipe. É muito pouco tempo. No futebol brasileiro tem muito imediatismo, com cobrança exacerbada em cima de Bruno (Becker, presidente), de Granja (vice de futebol) e Edgard (Montemor, executivo) é algo que não precisa. Agradeço ao torcedor que incentivou muito do começo ao fim. Ele tem feito o Aflitos pulsar e isso é o que precisamos para o jogo do fim de semana contra o Santa Cruz”, frisou.

Após o confronto, o Náutico já volta suas atenções novamente para o Campeonato Pernambucano. No sábado (25), também nos Aflitos, a equipe recebe o Santa Cruz.

“Esse é um grupo de caráter, de homens, que sabe a responsabilidade que é vestir a camisa do Náutico. Tem trabalhado muito. Vencemos, mas é preciso pés no chão, equilíbrio e humildade porque sábado temos outra batalha, um grande jogo contra um adversário difícil. Temos que entregar mais e não menos. Claro que o tempo é curto porque enquanto o Santa Cruz descansou e treino a semana, nós tivemos um jogo de nível de Série A”, declarou.

Raquel Lyra se reúne e estreita os laços com prefeitos aliados

23/01/24
Por Ricco Viana
http: //blogfolhadosertao.com.br
Os encontros ocorreram no Palácio do Campo das Princesas
Na volta do recesso, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), recebeu, nos últimos dias, os principais prefeitos aliados de cidades estratégicas que foram apoiados por ela na eleição municipal de 2024. Os encontros ocorreram no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado.

Entre os gestores recebidos estão Mano Medeiros (PL), prefeito de Jaboatão dos Guararapes; Rodrigo Pinheiro (PSDB), prefeito de Caruaru, e Mirella Almeida (PSD), prefeita de Olinda. Os encontros, que fazem parte da agenda do início do novo mandato das gestões municipais, tiveram como objetivo fortalecer parcerias em projetos voltados ao desenvolvimento urbano, infraestrutura, educação e cultura.

Olinda 

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, se reuniu, ontem, com Raquel Lyra para tratar de temas como a abertura de novas creches, o apoio ao Carnaval e questões de infraestrutura metropolitana. O encontro foi restrito entre Raquel e Mirella, sem a presença de secretários ou membros do legislativo.

A prefeita de Olinda destacou que o diálogo entre as gestões já havia sido iniciado desde o período eleitoral e que agora as tratativas foram reforçadas com a definição de ações concretas. Segundo Mirella, foram pactuadas a construção de novas creches em áreas ainda não atendidas e a definição de terrenos para as obras. “Logo em breve, vamos dar a ordem de serviço para a primeira creche, e, nos próximos meses, já estamos planejando mais três”, informou.

Caruaru

Ainda ontem, o prefeito Rodrigo Pinheiro realizou sua primeira visita institucional do ano à governadora. Ele esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta (PSDB), e do líder do partido na Câmara, Galego de Lajes (PSDB). No encontro, foram discutidas ações voltadas para o abastecimento de água, obras de infraestrutura urbana e a modernização do Aeroporto Oscar Laranjeiras.

Um dos pontos acordados foi a realização de uma nova reunião entre Raquel Lyra e uma comitiva de vereadores da base governista de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, com o objetivo de detalhar as demandas prioritárias do município.

“Essa parceria com o Governo de Pernambuco é fundamental para continuarmos avançando em projetos estruturantes que impactam diretamente a qualidade de vida da população caruaruense”, declarou Rodrigo Pinheiro.

Jaboatão

Já anteontem (21), Raquel Lyra recebeu Mano Medeiros para um almoço institucional. A reunião contou também com a presença da vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), e do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça. Durante o encontro, o prefeito destacou a relevância da parceria com o Governo do Estado para a implementação de projetos que beneficiem a população de Jaboatão.

“Trabalhamos para melhorar a vida das pessoas e fazer de Jaboatão a melhor cidade para se viver em Pernambuco. Contar com a governadora, com a vice-governadora e com a equipe do Governo do Estado é fundamental para seguirmos avançando”, afirmou Mano Medeiros.

Sertânia

Outra aliada estratégica que foi recebida anteontem pela governadora no Palácio do Campo das Princesas, foi a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu (PSDB). “Estive em reunião com a governadora Raquel Lyra para buscar recursos e investimentos para nosso município. Também estive com a Defesa Civil para tratar dos impactos das fortes chuvas em Sertânia, buscando soluções para cada problema gerado”, afirmou a prefeita, em sua rede social.

Ação de Governo: Prefeitura do Recife entrega a 14ª Ecoestação da cidade

23/01/24

Imprensa PCR

http:blogfolhadosertao.com.br

O novo equipamento está localizado no Cais de Santa Rita e contou com um investimento de cerca de R$ 600 mil

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

A população do Recife tem agora à disposição um novo ponto dedicado ao descarte correto de resíduos na cidade. A Prefeitura entregou, nesta quarta-feira (22), a 14ª Ecoestação do município, situada no Cais de Santa Rita. A nova unidade custou cerca de R$ 600 mil e vai atender a população que precisa de um local adequado para descartar lixo de pequenas obras, móveis velhos, utensílios domésticos, restos de podas e materiais recicláveis. O prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, visitou o local no início da manhã.

“O nosso objetivo é colocar as Ecoestações cada vez mais próximas das pessoas para que, assim, os resíduos sejam descartados de forma adequada. A Prefeitura vem trabalhando duro para garantir uma cidade mais limpa, preservando o meio ambiente e protegendo as pessoas. Mas para isso, a população precisa jogar junto com a gente. Nós só vamos ter um Recife limpo, se cada um fizer a sua parte”, declarou Victor Marques.

As Ecoestações integram o projeto Recife Limpa, que engloba ações de educação ambiental e limpeza urbana, bem como a construção de equipamentos para viabilizar estas atividades de melhoria do meio ambiente. Assim como os demais, o local funcionará de segunda à sábado, das 8h às 16h, recebendo resíduos, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos, entre outros descartes. Estarão disponíveis três caçambas para os resíduos da construção civil e entulhos, um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para recicláveis, um PEV para materiais eletrônicos, além de uma caixa compactadora para resíduos sólidos urbanos de uso da operação de limpeza urbana manual nas residências do entorno. O espaço conta com aproximadamente 400 m².

“A Ecoestação do Cais de Santa Rita é uma ampliação de um econúcleo que já existia aqui, mas contava apenas com a caixa compactadora. Expandimos os nossos serviços, tendo um espaço para que a população descarte adequadamente seu material reciclável e resíduos de construção civil, para que não aconteçam os descartes irregulares na rua. Além disso, também pode descartar sofás, televisões, geladeiras e outros materiais que não estão contidos na coleta regular do município”, explicou o Presidente da Emlurb, Daniel Saboya.

Ecoestações – Os equipamentos estão espalhados pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s) da cidade. As Ecoestações permitem que cada pessoa possa descartar, de forma gratuita, cerca de 1m³ por dia, que é o equivalente a uma caçamba de um carro tipo Fiorino, por exemplo, ou 10 sacos de 100 litros. Com isso, a gestão municipal espera suprir a necessidade de quem precisa descartar os resíduos de pequenas obras e reformas residenciais de forma correta, melhorando a estrutura de coleta e limpeza pública da cidade.

Fotos: Marlon Diego/ Prefeitura do Recife

México constrói abrigos temporários para se preparar para deportações em massa dos EUA

23/01/24

Por Reuters

http://blogfolhadosertao.com.br

Do outro lado, em Eagle Pass, nos Estados Unidos, trabalhadores também montavam uma parede de boias para impedir que migrantes cruzem a fronteira através de rio, na tarde desta terça-feira (21).

Migrantes em centro de assistência na Ciudad Juarez, no México, após terem entrevistas de imigração canceladas — Foto: REUTERS/Jose Luis Gonzalez

Migrantes em centro de assistência na Ciudad Juarez, no México, após terem entrevistas de imigração canceladas — Foto: REUTERS/Jose Luis Gonzalez

Autoridades do México começaram a construir abrigos em Ciudad Juarez, na fronteira com os Estados Unidos, para se preparar para um possível fluxo vindo após as deportações em massa prometidas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Segundo o o funcionário municipal Enrique Licon, os abrigos terão capacidade para abrigar milhares de pessoas e devem ficar prontos em questão de dias.

“É sem precedentes”, disse na tarde desta terça (21).

Na tarde desta terça-feira (21), trabalhadores já descarregavam longos suportes de metal de caminhões estacionados nos grandes pátios vazios às margens do Rio Grande, que separa a cidade de El Paso, no Texas.

Do outro lado, em Eagle Pass, nos Estados Unidos, trabalhadores também montavam uma parede de bóias para impedir que migrantes cruzem o rio.

Trabalhadores montam fileira de boias para impedir travessia de migrantes pelo rio em Eagle Pass, na fronteira dos Estados Unidos com o México — Foto: REUTERS/Cheney Orr

Trabalhadores montam fileira de boias para impedir travessia de migrantes pelo rio em Eagle Pass, na fronteira dos Estados Unidos com o México — Foto: REUTERS/Cheney Orr

O governo mexicano planeja preparar abrigos e centros de recepção em nove cidades do norte do México . As autoridades no local fornecerão aos mexicanos deportados comida, moradia temporária, assistência médica e assistência para obtenção de documentos de identidade, de acordo com um documento do governo que descreve a estratégia, chamado ” O México abraça você”.

O governo também planeja ter uma frota de ônibus pronta para transportar os mexicanos deportados dos centros de recepção para suas cidades natais.

Imigrantes choraram após cancelamento de entrevistas de asilo

Enquanto o presidente Donald Trump declarava uma emergência nacional na fronteira sul, imigrantes que aguardavam no México verificavam, ansiosos, o aplicativo do governo dos EUA conhecido como “CBP One” — usado para agendar pedidos de asilo.

Um choque tomou conta do abrigo em Tijuana, a poucos metros da fronteira, quando uma mensagem apareceu no app: “Entrevistas existentes agendadas pelo CBP One não são mais válidas”.

As autoridades de fronteira dos EUA confirmaram que haviam desativado o aplicativo e cancelado todas as consultas existentes.

“Eu não acredito”, disse Nidia Montenegro, de 52 anos, com lágrimas escorrendo pelo rosto. “Não, Deus, não.”

Imigrantes choram na fronteira entre México e EUA

Nidia Montenegro fugiu da violência e da pobreza da Venezuela, sobreviveu a um sequestro enquanto viajava em direção ao México e chegou à cidade fronteiriça de Tijuana no domingo (20), para uma entrevista de asilo nos Estados Unidos. Com isso, ela finalmente se encontraria com o filho, que vive em Nova York.

Nidia está entre milhares de imigrantes que tiveram suas esperanças de chegar legalmente aos EUA destruídas de forma repentina a poucos dias de serem entrevistadas pelas autoridades americanas.

Ao redor dela, outros imigrantes choravam enquanto tentavam, repetidamente, carregar o aplicativo, com o desespero aumentando. Alguns receberam e-mails cancelando os agendamentos, outros simplesmente não conseguiram abrir o aplicativo.

A medida representa uma das primeiras mudanças trazidas pela administração Trump. O presidente prometeu durante a posse que vai enviar tropas à fronteira com o México, aumentar as deportações e designar cartéis criminosos como organizações terroristas estrangeiras.

A Reuters acompanhou a jornada de Nidia Montenegro por dois meses, desde a empolgação ao conseguir um agendamento para a quarta-feira, 22 de janeiro – apenas dois dias após Trump tomar posse – até a decepção com o cancelamento.

Imigrante chora na fronteira entre México e EUA ao ter agendamento cancelado para pedido de asilo — Foto: REUTERS/Jose Luis Gonzalez

Imigrante chora na fronteira entre México e EUA ao ter agendamento cancelado para pedido de asilo — Foto: REUTERS/Jose Luis Gonzalez

Em outras partes da fronteira, houve cenas semelhantes.

Em Ciudad Juarez, do lado oposto de El Paso, no Texas, vários migrantes com entrevistas agendadas pelo CBP One para esta segunda-feira receberam avisos de cancelamento.

“Acabou, eles eliminaram isso”, disse Margelis Tinoco, da Colômbia, que viajava com seu marido e filho. “Eles bloquearam”, disse ao filho de 13 anos. “Não há nada que possamos fazer.”

Em Piedras Negras, em frente a Eagle Pass, no Texas, imigrantes com agendamentos estavam sendo barrados. Eles seguravam mochilas e cobertores enquanto descansavam encostados em uma parede, tentando descobrir o que fazer a seguir. Alguns enviavam mensagens de voz emocionadas para suas famílias em casa.

Egape abre 3,3 mil vagas para 26 cursos gratuitos que acontecerão em fevereiro

23/01/24

Imprensa agape

http://blogfolhadosertao.com.br

Inscrições podem ser realizadas no site da escola, no endereço www.egape.pe.gov.br

Miniatura do anexo

Para oferecer à população e aos servidores públicos novas possibilidades de crescimento profissional, a Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), da Secretaria de Administração (SAD), abriu inscrições para 26 cursos que acontecerão em fevereiro. Oferecidas nas modalidades presencial e EAD, as qualificações abrangem 3,3 mil vagas. As matrículas gratuitas podem ser feitas no site da escola, no endereço www.egape.pe.gov.br.

Os servidores estaduais e municipais podem se matricular em sete cursos presenciais, a exemplo de “Gestão de Políticas Públicas”, que ensinará os alunos a analisar e gerir adequadamente as políticas públicas, contribuindo para otimizar a aplicação dos recursos públicos e melhorar os resultados governamentais. As principais tendências e desafios da administração pública contemporânea estão entre os conteúdos que serão abordados nessa qualificação.

Na modalidade EAD com tutoria, está disponível para servidores públicos o curso “Comunicação Assertiva”, cujo objetivo é desenvolver habilidades para transmitir ideias com clareza, objetividade e aprimorar o processo de comunicação verbal e não verbal, entre outros tópicos. Nessa formação, os participantes aprenderão a identificar o próprio estilo de comunicação, como agir assertivamente, entre outras habilidades.

Outra opção disponível para o funcionalismo público é a formação “Liderança e Comportamento Organizacional”, cujo objetivo é desenvolver competências, habilidades e atitudes para formar líderes eficazes a partir de comportamentos éticos, motivacionais e produtivos. Esse curso possui carga horária de 20 horas/aula e será realizado de maneira online e ao vivo na plataforma Microsoft Teams, por meio de exposições dialogadas, debates, pesquisa e vídeos propostos.

O diretor da Egape, Henrique Oliveira, enfatizou a importância dos cursos oferecidos. “As qualificações da Escola de Governo de Pernambuco são gratuitas, elaboradas com conteúdos de alta qualidade e disponibilizadas nos formatos presenciais e EAD, para que os servidores públicos e a sociedade tenham novas oportunidades de crescimento profissional”, ressaltou.

O público em geral pode se inscrever nos cursos da modalidade EAD autoinstrucionais. Para isso, é necessário possuir apenas nível médio. Essas aulas terão início a partir do dia 03 de fevereiro. Entre as capacitações ofertadas, destaque para “Liderança e Motivação”, que tem a meta de facilitar a realização dos objetivos e metas organizacionais.

Outros cursos disponíveis para o público em geral são “Informática Básica”, “Edição e Processamento de Imagens”, “Comunicação Intra e Interpessoal”, entre outras qualificações. Mais informações podem ser obtidas nos números (81) 3183-8025 (Coordenação Pedagógica) e (81) 3183.8065 (cursos EAD).

Projeto da Univasf oferece aulas gratuitas de capoeira para adultos iniciantes

23/01/24

Ascom Univasf

http://blogfolhadosertao.com.br

Verificar os efeitos do treinamento de capoeira na saúde física e psicológica de adultos saudáveis. Este é o objetivo do projeto de pesquisa “Capoeira para Adultos Iniciantes”, realizado por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A iniciativa oferecerá avaliações físicas e funcionais, além de treinamento de capoeira voltado para a saúde e o desempenho, e está com inscrições abertas até o dia 6 de fevereiro. Podem participar homens e mulheres entre 18 e 59 anos, que não sejam ex-atletas nem estejam engajados em programas de exercício físico.

Os interessados podem se inscrever através de um formulário online. As atividades do projeto serão desenvolvidas no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), no período noturno. As aulas de capoeira serão realizadas duas vezes por semana e terão duração de três meses, sendo que, antes e após o treinamento, serão realizadas avaliações físicas e funcionais dos voluntários inscritos.

Os autores da pesquisa são os pós-graduandos Ilma Sabrina Barbosa da Silva, Davi Leite Ribeiro, Rafael Gomes dos Santos, Thales Alessandro Vieira Motta de Souza e Bianca Sousa de Lima, orientados pelo professor do Colegiado de Educação Física e do PPGEF, Sérgio Rodrigues Moreira. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp: (87) 9 9914-7587, pelo e-mail: capoeiraunivasf@gmail.com ou no Instagram do PET-Educação Física.

Operação integrada Compesa e Polícia Civil retira ligações clandestinas em adutora que abastece Feira Nova e Glória do goitá

23/01/24

Imprensa Compesa

http://blogfolhadosertao.com.br

Em plena crise hídrica devido à escassez de chuvas em várias cidades pernambucanas, a Compesa e a Polícia Civil, com o apoio do poder judiciário e da Polícia Militar deflagraram nesta terça-feira (21) uma operação integrada de combate ao furto de água na Mata Norte. A ação foi desenvolvida nos primeiros 5km da adutora de água bruta, responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Feira Nova e Glória de Goitá. A iniciativa contou com um grande aparato policial e o envolvimento de diversos setores da Compesa, sob a coordenação de Segurança Patrimonial da empresa. Embasados por 12 mandados de busca e apreensão, a operação identificou e retirou 14 ligações clandestinas e efetuou a prisão em flagrante de duas pessoas que foram levadas para a delegacia para prestar esclarecimentos.

Após a finalização da operação, a Compesa começou a receber informações que o volume de água recuperada já estava começando a chegar na casa dos moradores das duas cidades. Os técnicos da Compesa mediram a vazão transportada pela adutora e foi constatado o acréscimo de 16 litros de água por segundo, o que corresponde a cerca de 50% do volume produzido para os dois municípios e que ficavam no caminho devido aos desvios de água.

A ação policial foi desencadeada após a Compesa detectar uma queda drástica da vazão do sistema e também das constantes reclamações de falta de água nas duas cidades. As equipes da Companhia entraram em campo e iniciaram as inspeções no trecho mais crítico na adutora de água bruta, que estão dentro de propriedades privadas e muitas delas faziam uso de ligações irregulares. Essas conexões clandestinas estavam desviando grandes volumes de água para propriedades particulares de forma ilegal. Por isso, como a adutora passa em propriedades privadas, foi necessário entrar com uma ação na Justiça para que a operação policial fosse concretizada.

Além de prejuízo financeiro à Compesa, os moradores das duas cidades foram os mais prejudicados, pois estavam sendo privados do abastecimento regular de água em consequência das ações criminosas

Durante a operação, os policiais identificaram e apreenderam materiais utilizados nas ligações clandestinas, como tubulações e dispositivos de vedação. Os pontos identificados foram isolados e os reparos necessários foram realizados para restabelecer o fluxo pleno de água na adutora.

Como consequência da ação, a Polícia Civil deu início a uma investigação para identificar os responsáveis pelas ligações clandestinas, que poderão ser enquadrados nos crimes de furto e dano ao patrimônio público, conforme previsto na legislação penal. A Polícia Militar, por sua vez, atuou garantindo a segurança das equipes envolvidas e a ordem durante toda a operação.

A Compesa faz um apelo à população para que denuncie práticas ilícitas, como ligações clandestinas, contribuindo para a gestão responsável dos recursos hídricos e para a eficiência dos serviços de abastecimento. As denúncias podem ser feitas pelos canais de atendimento da companhia, a exemplo do 0800 081 0195. O anonimato é garantido.

Ao vivo, repórter chama Bolsonaro de “vira-lata de Trump”

23/01/24

Por CNN

http://blogfolhadosertao.com.br