No entanto, eles conseguiram participar de eventos paralelos
Deputados brasileiros nos EUA (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Deputados bolsonaristas que viajaram aos Estados Unidos para acompanhar a posse do presidente aliado Donald Trump enfrentaram três opções limitadas: ficar ao relento, assistir à cerimônia em uma arena fechada ou acompanhar tudo pela TV no hotel, informal o jornal GZH nesta segunda-feira (20).
Entre os que não conseguiram entrar no evento estavam a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Embora tenham participado de eventos paralelos, eles não conseguiram acesso à cerimônia oficial no Capitólio.
Donald Trump foi empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira.
Trump prestou juramento perante o presidente da Suprema Corte, John Roberts, em uma cerimônia realizada dentro da Rotunda do Capitólio dos EUA. Por instrução do próprio Trump, a cerimônia não foi realizada ao ar livre, como é costume, devido ao clima excepcionalmente
Thiaguinho e Matheus Melo marcaram os gols do Tricolor do Arruda, neste domingo, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano
Thiaguinho comemorando o gol marcado pelo Santa Cruz sobre o Afogados – Jailton Jr/JC Imagem
Com mais de 26 mil torcedores, o Santa Cruz venceu por 2×0 o Afogados, neste domingo (19), no Arruda. O duelo foi válido pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano. Os gols da partida foram marcados pelo atacante Thiaguinho e o meia Matheus Melo no primeiro e segundo tempo, respectivamente.
Com o resultado, o Tricolor do Arruda engrena no Estadual, já que venceu o Petrolina no jogo anterior. Além disso, ainda assume temporariamente a liderança do Estadual com sete pontos.
Próximo jogo do Santa Cruz
O próximo jogo do Santa Cruz acontece no sábado (25). A Cobra Coral visita o Náutico, às 16h30 (de Brasília), nos Aflitos.
Superioridade coral
O Afogados tentou surpreender o Santa Cruz no começo da partida adiantando as linhas de marcação e tentando marcar os meias João Pedro e Matheus Melo. Porém, a tática não demorou muito e esbarrou na limitação técnico. Do outro lado, o time tricolor mostrou calma e tranquilidade para chegar no ataque. Assim, não demorou para ameaçar a meta da Coruja.
Na primeira tentativa, Gilvan acertou uma bicicleta da marca do pênalti e obrigou o goleiro Danilo a fazer grande defesa. Em seguida, a partida ficou amarrada. Muita marcação e pouca criação para os dois. Mesmo assim, a equipe do técnico Itamar Schülle se mostrou mais consciente e esperando o espaço para atacar.
Quando surgiu, não desperdiçou. Aos 21 minutos, após cruzamento pela lado direito, o goleiro Danilo espalmou para o meio da grande área. Rodrigues tentou pega a sobra e errou o chute. A bola ficou para Gilvan, que encontrou Thiaguinho livre para estufar a rede na pequena área.
Antes do intervalo, o Santa Cruz ainda desperdiçou grande oportunidade. Thiaguinho foi até a ponta esquerda e cruzou rasteiro para Matheus Melo, livre na grande área, bater por cima do gol com a perna direita.
Jogo decidido
Depois do intervalo, o Afogados pareceu ter retornado com mais que o Santa Cruz. Só que de novo não conseguiu transformar a vontade em chance clara de gol. Já o time tricolor foi mais eficiente quando partiu para o ataque.
Primeiro, acertou a trave com o centroavante Gilvan. Depois, Matheus Melo perdeu uma grande oportunidade após linda jogada de Toty pela ponta direita. No entanto, quando recebeu nova chance, o meia não desperdiçou.
Aos 25, Rodrigues foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Matheus Melo, que sozinho mandou para o fundo do gol. O goleiro Danilo ainda chegou na bola, mas não conseguiu impedir. Depois, os donos da casa administraram o resultado e sacramentaram mais uma vitória. Placar final: Santa Cruz 2×0 Afogados.
Notas do Escrete de Ouro
Em parceria com o Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, o Blog do Torcedor divulga as notas da equipe tricolor na partida. Quem realizou a avaliação foi o narrador Aroldo Costa.
Rokenedy: 8,5 (Não sofreu gol).
Toty: 8 (Boa atuação)
Israel: 7 (Na média).
William Alves: 8,5 (Bem no jogo).
Matheus Vinícius: 8,5 (Seguro)
Rodrigues: 9 (Bem na esquerda).
Wagner Balotelli: 6,5 (Abaixo no 1ºT).
Jhonathan Ribeiro: 7 (Regular).
Lucas Siqueira: 9 (Ajudou bastante).
Matheus Melo: 9 (Fez gol).
Henrique Lordelo
João Pedro: 9 (Muito bem de novo).
Túlio: 6 (Pouco tempo).
Thiaguinho: 9 (Fez gol).
Gilvan: 8,5 (Participativo).
Douglas Skilo: 6 (Pouco tempo).
Itamar Schulle: 9 (Boa leitura).
Ficha do jogo
Santa Cruz
Rokenedy; Toty (Israel), William Alves, Matheus Vinícius e Rodrigues; Wagner Balotelli (Jhonathan Ribeiro), Lucas Siqueira, Matheus Melo (Henrique Lordelo) e João Pedro (Túlio); Thiaguinho e Gilvan (Douglas Skilo).
Técnico: Itamar Schulle.
Afogados
Danilo; Denner, Vinícius, Kayk (Matheus Oliveira) e Wesley; Dedê, Cláudio Caça-Rato, Geyson (Vitinho); Acauã, Leozinho (Marcelo) e Felipe.
Técnico: Alexandre Lima.
Local: estádio do Arruda, no Recife-PE.
Árbitro: Hugo Soares Dias Figueiredo.
Assistentes: Humberto Martins Dias e Túlio de Farias Ribeiro.
A presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco. Ellen Viégas, acompanhada de diretores, inicia nesta segunda-feira (20), às 10h30, em Petrolina, a entrega de sementes do Programa Terra Plantar para agricultores e agricultoras familiares da região para que iniciem o plantio da safra 2024/2025.
Serão distribuídas, só na região do Sertão, 521 toneladas de feijão, milho e sorgo, com investimentos iniciais de R$8,4 milhões do Governo de Pernambuco.
Em Petrolina, o evento será na Gerência Regional do IPA , localizada na Avenida das Nações s/n, Centro. Já às 15h, a comitiva dá sequencia a programação de entrega de sementes em Araripina, no Centro de Avanço Tecnológico do Araripe (CAT), que fica na rua Antônio Alexandre Alves,112, Vila Santa Isabel.
Serão distribuídas, só na região do Sertão, 521 toneladas dos três produtos, com investimentos iniciais de R$8,4 milhões do Governo de Pernambuco.
Ellen Viégas explica que deflagrar agora esse cronograma reflete o compromisso da governadora Raquel Lyra para que as sementes cheguem ao campo no tempo certo. “É importantíssimo porque garante que os nossos produtores e produtoras comecem o trabalho na chamada janela de plantio, dentro do período de chuvas no Sertão, que vai de janeiro e fevereiro.
É justamente para respeitar a janela de plantio que a entrega das sementes foi iniciada na região do Sertão. Onde chove primeiro, as sementes devem chegar mais cedo. Dentro desse calendário climático, portanto, as próximas regiões contempladas, a partir de fevereiro, serão o Agreste, a Zona da Mata e, por fim, a Região Metropolitana do Recife.
Maiores informações: Assessoria de Imprensa – Daniela Nader – (81) 9.9184-8664
Um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro, Batista estava internado em estado grave desde o dia 6 de janeiro no Rio de Janeiro
Léo Batista estava internado em estado grave no Rio de Janeiro – Reprodução / Redes Sociais
O apresentador, jornalista e locutor Léo Batista, um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro, faleceu neste domingo (19), aos 92 anos de idade.
Ele estava internado em estado grave em uma unidade de saúde na Zona Oeste do Rio de Janeiro desde o dia 6 de janeiro e teve complicações de um câncer no pâncreas, que o levou à morte.
Carreira
O jornalista esportivo Léo Batista ficou conhecido como “A Voz Marcante” da televisão. Foram mais de 70 anos de carreira, noticiando acontecimentos como o suicídio de Getúlio Vargas (1954) e as mortes de Ayrton Senna (1994) e da princesa Diana (1997).
Batista também foi um dos primeiros âncoras do Globo Esporte (1978), do Jornal Hoje (1971) e do Esporte Espetacular (1973), fazendo a cobertura de Copas do Mundo, Olimpíadas e corridas de Fórmula 1.
Além de comandar grandes programas da TV Globo, o jornalista esteve à frente do “Gols do Fantástico”, do “Placar eletrônico” e do “Esporte 90”.
Biografia
João Baptista Bellinaso Neto nasceu em 1932, em Cordeirópolis, interior de São Paulo. Aos 15 anos, começou a trabalhar no serviço de alto-falantes da cidade natal.
Léo Batista também deu a voz para a Rádio Birigui e para a Rádio Difusora de Piracicaba. Foi contratado como locutor e redator de notícias pela Rádio Globo, no Rio de Janeiro, em 1952. Lá, atuava no programa “O Globo no Ar”.
Dois anos depois, em 1954, passou a fazer parte da equipe esportiva da rádio, estreando na locução com a partida entre São Cristóvão e Bonsucesso, no Maracanã.
No ano seguinte, Batista trocou o rádio pela televisão e passou a se destacar na TV Rio. Ao longo das décadas, o apresentador foi se consolidando como a voz marcante do jornalismo brasileiro e símbolo de credibilidade na televisão.
Pacientes viajaram de ônibus (TFD) com destino ao Recife
Salgueiro deu um passo significativo para zerar a fila de espera por ressonância magnética. Na noite deste domingo, 19, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão do exame, contemplando 64 dos 120 pacientes que aguardam este importante procedimento não-invasivo.
As pessoas beneficiadas foram enviadas a Recife por volta das 22h, em ônibus do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), graças ao empenho da secretária de Saúde, Cláudia Queiroz, que conseguiu fichas extras para o atendimento em uma clínica da capital pernambucana.
O exame de ressonância é muito importante na área da saúde, sendo utilizado para detectar, diagnosticar e monitorar doenças. Com ele, as equipes médicas podem avaliar órgãos, tecidos e o sistema esquelético, por meio de imagens de alta resolução do interior do corpo.
O Náutico teve um domingo (19) daqueles. No Lacerdão, em Caruaru, o Alvirrubro foi superado pelo Central por 2×1 e conheceu sua primeira derrota no Campeonato Pernambucano e na temporada. Por outro lado, a Patativa se recuperou de um início ruim e ganha um respiro na disputa.
O duelo começou com as defesas levando a melhor diante dos ataques. Até que aos 15 minutos, Arnaldo derrubou Flávio dentro da área e o juiz não teve dúvidas para marcar a penalidade. Na cobrança, Eudair mandou o goleiro para um lado e a bola foi no outro, abrindo o marcador para Patativa.
O Náutico sentiu o gol alvinegro e demorou para produzir algo. Somente aos 35 minutos, em uma bola cruzada na área, o goleiro Milton Raphael e o atacante Bruno Mezenga disputaram a bola no alto, ninguém tocou nela, passando ao lado da trave esquerda do time mandante.
Aos 42, o Timbu teve a melhor chance de empatar. A defesa centralina vacilou, Igor Fernandes aproveitou e deu voltando para Maranhão finalizar, mas o camisa 27 não soube aproveitar a oportunidade, e com o gol vazio, isolou para a linha de fundo.
Mesmo com as alterações promovidas no intervalo, ainda assim não foram suficientes para mudar a situação do Náutico nos primeiros minutos da etapa final. Por sua vez, o Central fazia um jogo controlado e sem sofrer quaisquer sustos.
Até que aos 25 minutos, a Patativa ampliou o placar e ficou ainda mais confortável. Em uma cobrança de falta na lateral da área, Elivelton bateu direto para o gol e surpreendeu o goleiro Wellerson, abrindo dois gols de diferença.
O Alvinegro de Caruaru passou a gostar ainda mais do jogo. Aos 29, Flávio fez boa jogada pela esquerda e cruzou, a bola tomou o caminho do gol e o goleiro alvirrubro teve que se esticar todo para evitar o terceiro.
A bola parada do Central continuou funcionando. Aos 41, o time mandante chegou com perigo após cobrança de escanteio, mas, dessa vez, Wellerson conseguiu defender.
Já com o jogo nos acréscimos, o Náutico chegou duas vezes. Em uma, Milton Raphael defendeu uma cabeçada de Luiz Paulo sem problemas, e, na sequência, Bruno Mezenga finalizou para fora com o pé esquerdo.
Quando restavam apenas dois minutos, o Náutico chegou a acender a esperança no torcedor alvirrubro. Patrick Allan finalizou de fora da área, contou com um desvio na defesa adversário, ainda bateu no pé da trave e entrou, diminuindo a diferença. O Timbu ainda teve tempo para pressionar um pouco mais, mas não foi o suficiente.
Com o resultado, o Náutico estaciona na terceira colocação com quatro pontos. Pelo Pernambucano, o próximo duelo será no sábado (25), num Clássico das Emoções, diante do Santa Cruz. Mas antes, estreia na Copa do Nordeste, contra o Ceará, na quarta-feira (22), em casa. Por outro lado, recuperado no Estadual, o Central agora é o quarto colocado e ganha fôlego novo para enfrentar o Sport, no domingo (26). O duelo contra o Leão será o primeiro do novo treinador, Celso Teixeira, que chega para sua quarta passagem no Alvinegro.
Ficha Técnica
Central 2
Milton Raphael; Vivico (Luis Guilherme), Lazarini, Janelson e Leozinho; Diego Aragão (Wisney), Flávio (William), Elivelton e Eudair (Hitalo); Éverton Lino (Leandro Costa) e Charles. Técnico: Catende.
Náutico 1
Wellerson; Arnaldo (Marcos Ytalo), Léo Coltro, Felipe Santana e Igor Fernandes (Luiz Paulo); Auremir, Marco Antônio e Geovane (Patrick Allan); Maranhão (Hélio Borges), Samuel Otusanya (Thalissinho) e Bruno Mezenga. Técnico: Marquinhos Santos.
Local: Estádio Lacerdão (Caruaru/Pernambuco)
Árbitro: Tiago Nascimento dos Santos
Assistentes: Karla Renata Cavalcanti de Santana e Manoel Barbosa da Silva Neto
Gols: Eudair aos 17 do 1T e Elivelton aos 25 do 2T(C) Patrick Allan aos 50 do 2T (N)
Cartões amarelos:Elivelton, Milton Raphael, Flávio, Éverton Lino (C) Marco Antônio, Geovane (N)
Público 3.015
Renda R$ 125.370,00
Evento católico teve seu encerramento neste domingo (19), com apresentações de vários artistas e a presença de mais de 40 mil fiéis
A governadora Raquel Lyra participou, neste domingo (19), do encerramento do maior evento religioso católico do Nordeste, a celebração dos 35 anos da Obra de Maria, comunidade formada por missionários, padres e fiéis da Igreja Católica. Realizado na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, o evento reuniu mais de 40 mil pessoas de vários estados brasileiros e países, entre lideranças eclesiásticas, artistas, fiéis e autoridades, como a vice-governadora Priscila Krause.
“É uma emoção muito grande poder festejar os 35 anos de uma missão tão importante, surgida em Pernambuco e que toca nações do mundo inteiro. Aqui celebramos Maria, exemplo de humildade, de entrega, de servidão à população e, sobretudo, ao povo mais carente. É muito bom estar ao lado de milhares de pessoas que estão celebrando sua fé, reafirmando seus compromissos com tudo aquilo que representa a história da mãe de Jesus”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Para Ivanildo Silva, missionário e porta-voz da Obra de Maria, a chegada aos 35 anos faz os integrantes da comunidade olharem para o que já foi feito até aqui e ter uma noção do legado que está sendo criado pelo grupo. “A comunidade se espalhou daqui do Recife para o mundo com o propósito de levar a evangelização de todas as formas, e com alegria. E isso não é somente chegar e falar de Deus, mas perceber as necessidades no local, e atuar também nesta frente de evangelização com ação social. Mostrar para o mundo que nós estamos disponíveis”, disse.
OBRA DE MARIA – A Comunidade Católica Obra de Maria tem sede na cidade de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, e está presente em 34 países, onde administra um projeto que distribui os suprimentos básicos para a população e propaga os ensinamentos da palavra de Deus com mais de 5.100 missionários.
Em algumas cidades e distritos o furto cresceu tanto que a área urbana entrou em colapso depois que empresa comemorou fornecimento regular
O furto de água da Compesa virou um caso de policia devido ao volume desviado nas cidades do Sertão. – Divulgação
No começo do ano passado, durante uma fiscalização de rotina da Adutora Salgueirão (Salgueiro), o técnico da Companhia Pernambucana de Saneamento desconfiou de um mandacaru que “nasceu” envolto na tubulação aérea da adutora. Ele decidiu averiguar algo inusitado naquela região e ao cortar o mandacaru identificou que que a planta estava envolvendo a tubulação para disfarçar uma ligação clandestina de água.
Nos últimos dois anos desde que a Compesa começou a ampliar a oferta d’água para pequenos municípios e distritos com a ligação de adutoras a companhia vem se deparando com um crescimento de furto de água através de ligações clandestinas que não raro reduzem tanto a pressão que a comunidade para onde vai a água entra em colapso.
Roubo de água da Compesa cresceu durante o ano de 2024 nas cidades do interior de Pernambuco. – Divulgação
Caça Jacaré
O furto de água nas cidades e distritos no Agreste e no Sertão virou um problema tão recorrente que a Compesa precisou criar uma Coordenação de Segurança Patrimonial para cuidar do patrimônio e articular operações policiais para o combater furtos (na linguagem popular chamados de jacaré) e participar do planejamento de novas operações, juntamente com a Secretaria de Defesa Social e as polícias Civil e Militar, uma espécie de “Patrulha Caça Jacaré”.
O problema desse furto que vira caso de Polícia é que as pessoas envolvidas no caso acabam danificando as descargas (equipamento que controla a passagem da água para a rede de distribuição) para instalação de bombas para desviar água para abastecer até carros-pipa com capacidade de pelo menos 8 mil litros d’água. Desde 2023 a empresa coleciona ligações para desvio de água em empresas como um criatório de peixe, moteis, hoteis e até num parque aquático.
Compesa descobriu desvio de água ate mesmo num parque aquátrico no interior. – Divulgação
Custo das perdas
A ação da “Patrulha Caça Jacaré” já resultou na melhoria da distribuição de água para a população no interior porque essencialmente os furtos de água causam grandes transtornos para os moradores, que ficam desabastecidos ou sofrem com a baixa pressão nas redes. Mas existe o prejuízo financeiro da Compesa que precisa destinar recursos, pessoal e atenção para um crime que não existia no passado até porque não havia o fornecimento.
Em 2023, em Jataúba ao identificar 32 ligações clandestinas na adutora do sistema de abastecimento de Santa Cruz do Capibaribe, a Compesa recuperou de 58 litros de água por segundo (duplicou a vazão do sistema), o que beneficiou 100 mil pessoas das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba e os distritos de Pão de açúcar (Taquaritinga do Norte) e São Domingos (Brejo da Madre de Deus).
Cidade sem água
Foram detectadas mais de 60 ligações irregulares que estavam conectadas em 16 sangrias ilegais às margens da PE-160 que desviavam 11 litros de água por segundo para a cidade, que estava em colapso devido às irregularidades. A rede possui uma extensão de 20 quilômetros e a Compesa vinha enfrentando dificuldades para abastecer o município em consequência das ligações clandestinas.
Ano passado, numa ação em outubro em Bodocó, uma operação conseguiu ampliar a vazão do sistema de abastecimento de 70 l/s (litros por segundo) para 95 l/s. No mesmo mês em Exu, uma operação que ampliou de 10 para 18 l/sa vazão de água do sistema que abastece a cidade.
Roubo de água da Compesa foi detectado também em motéis no interior de Pernambuco – Divulgação
Parque aquático
No município de Ipubi, foram realizadas duas operações. Na primeira delas a cidade entrou em colapso depois que foram desviados 20 l/s. Na segunda intervenção, a vazão do município passou de 10 para 26 l/s.
Em Santa Filomena, outra cidade que estava em colapso, a empresa conseguiu recuperar 5 l/s eliminando os furtos. Em Serra Talhada numa fiscalização e foi possível ampliar a vazão do sistema da cidade de 28 para 45 l/s. Em dezembro, a cidade de Águas Belas, que entrou em colapso de abastecimento, passou a contar com 17 l/s após a realização de uma operação de fiscalização.
Se numa situação climática normal que permite o abastecimento de reservatórios esse problema já seria grave, a repercussão se amplifica com o fato de que Pernambuco está vivendo uma crise hídrica.
Racionamento
A escassez de chuvas provocou a redução dos níveis das barragens e a Compesa precisou voltar a implantar calendários de distribuição emergenciais para continuar atendendo à população pela rede de distribuição até o próximo inverno. Até porque as altas temperaturas aumentam o consumo, exigem contingenciamento hídrico e prejudicam distritos e cidades inteiras.
A questão do roubo de água é recorrente na Região Metropolitana do Recife e na própria capital, onde a empresa normalmente identifica jacaré, especialmente em pequenas empresas que demandam muita água nas suas atividades além de consumidores residenciais.
Índice de perdas
O problema é que esse furto acaba interferindo no índice geral de perdas que de forma simplificada quer dizer a diferença entre o que a empresa põe de água tratada na rede de distribuição e o que ela consegue faturar de consumo medido. E se soma às perdas técnicas e estruturais decorrente da condição das tubulações.
E, no final, é um dos focos do projeto de concessão que está em curso pela empresa que deseja repassar a distribuição e, portanto, cobrança da água ao consumidor para se concentrar na produção de água tratada a ser entregue a uma nova gestora da distribuidora.
Roubo de água da Compesa acontece com violação da tubulação e colocação de bombas para desviar a agua destinada as cidades. – Divulgação
Futura concessão
Na semana passada a Secretaria de Recursos Hídricos iniciou a série de cinco audiência públicas para ouvir sugestões para o projeto de concessão da distribuição com encontros nas cidades de Caruaru, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada além do Recife que iniciou a rodadas na última quarta-feira (15) seguida de Caruaru, na quinta (16).
A ação é parte do programa Águas de Pernambuco que prevê um investimento de R$ 6,1 bilhões, com ações de abastecimento, saneamento e esgotamento sanitário em todas as regiões do Estado
Sobradinho Chesf energia armazenada para a geração. – Divulgação
Energia de água
As estimativas para a Energia Natural Afluente (ENA) ao final de janeiro estão acima de 100% da Média de Longo Termo (MLT) em dois subsistemas: o Norte, com 111%; e o Nordeste, com 105%. A boa notícia é que as perspectivas de afluência seguem compatíveis com a média histórica para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo o ONS, a expectativa é que todos os subsistemas devem encerrar janeiro acima de 60% dos níveis de Energia Armazenada (EAR).
Nome limpo rápido
Serasa lança o “Score em Tempo Real”. Segundo um estudo inédito da Serasa Experian, a baixa da negativação em tempo real e a atualização imediata do Score do consumidor podem antecipar a injeção de até R$ 13 bilhões na economia brasileira em 2025. Segundo a empresa todos os meses, cerca de 3,7 milhões de consumidores renegociam dívidas através do Serasa Limpa Nome, uma média de 200 mil renegociações por dia.
Brasil é o segundo país com maior número de corretores de imóveis. – Divulgação
Eu vendo
O Brasil é o segundo país com maior número de corretores de imóveis no mundo. O país conta com mais de 600 mil corretores de imóveis registrados, mais de 70 mil imobiliárias em operação e uma projeção de crescer em 20% o setor em 2025, conforme dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).
Segundo levantamento do Sebrae, os segmentos de corretagem de imóveis e abertura de imobiliárias estão entre as atividades que exigem baixo investimento inicial e podem oferecer alta rentabilidade já no primeiro ano de trabalho.
CTTU e Mateus
A abertura da nova loja do Mix Mateus em Boa Viagem criou um problema na Avenida D. João VI, na frente da loja e na Rua Professor João Medeiros, que são os nomes oficiais do canal do Rio Jordão e Boa Viagem que acessam a unidade: Um estacionamento irregular de caminhões a espessa de descarga. Durante o dia este número chega a mais de 20 unidades travando o trânsito. Curiosamente, até agora, um mês após a inauguração da loja a CTTU não deu o ar da graça no estacionamento irregular. E o problema vai aumentar já que a prefeitura está fazendo a limpeza do canal.
Transformador
A WEG, empresa brasileira global de eletroeletrônicos e que fornece equipamentos e soluções para automação industrial, energia e engenharia elétrica anunciou a compra dos transformadores que alimentam o site de alta tensão de 50 MW da Elea Data Centers, plataforma de data centers sustentáveis com a maior distribuição geográfica do Brasil em São Paulo faz parte da primeira fase de investimentos de US$ 300 milhões da companhia em seu projeto de data centers voltados à Inteligência Artificial (IA).
Se chamar, eu vou
Nesta terça-feira (21), o secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Recife, Felipe Matos, vai a sede da Ademi-PE, no Espinheiro para uma conversa mediada por Sandro Guedes, coordenador do Comitê de Políticas Urbanas da Ademi-PE sobre as perspectivas da nova gestão municipal e as ações planejadas para 2025, com foco nas políticas habitacionais e urbanas da cidade.
Programa Voa Brasil – Divulgação
Voa Brasil Fake
Os golpistas descobriram um nicho espetacular no Programa Voa Brasil para capturar dados pessoais da terceira idade. Mandam um link e induzem o usuário a fornecer CPF e senha do Gov.br, além de solicitar ações que não são exigidas para quem quer participar do programa, como cobrança de taxa de adesão e cadastro. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) alerta a população sobre a circulação de sites maliciosos e perfis falsos nas redes sociais, mas muita gente caiu apostando na possibilidade de viajar com R$200,00. O link oficial é gov.br/voabrasil e o interessado deve realizar login em sua conta prata ou ouro no portal Gov.br
NFP-e do campo
Já adotada em Pernambuco especialmente no setor produtor de leite, a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) está transformando a maneira de formalizar transações comerciais do setor agropecuário no Brasil e, a partir de fevereiro, ela será obrigatória. O documento fiscal eletrônico, destinado a produtores rurais que comercializam produtos como grãos, carnes e laticínios, substitui o tradicional talão em papel, trazendo mais agilidade, praticidade e segurança para as operações.
Ocyan empresa do setor de óleo e gás – Divulgação
Especializados
Nesta sexta-feira (17) a Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, promoveu um Feirão de Empregos na Base de Manutenção e Serviços Offshore, em Macaé (RJ), para entrega de currículos e para participar do processo seletivo para 300 posições em aberto. Vagas para Caldeireiro Convencional, Caldeireiro Escalador, Inspetor de Pintura, Escalador Auxiliar de Movimentação de Cargas, Pintor Hidrojatista, Pintor Airless e Supervisor de Escalada NIII. A expectativa é que a partir de março isso aconteça em Suape para as obras do Trem@ da Refinaria Abreu e Lima.