Amupe reúne novos prefeitos  em assembleia extraordinária dia 14

10/01/24

Ascom Amupe

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza na próxima terça-feira, 14 de janeiro, em sua sede, a primeira assembleia extraordinária de prefeitos e prefeitas de 2025. O encontro reunirá os gestores e gestoras que tomaram posse no último dia 01. Na oportunidade, serão discutidos pontos essenciais para as gestões, como a apresentação da Rede Amupe, um sistema que reúne, em um único lugar, as principais informações municipais para uma gestão eficiente.

Os presentes poderão acompanhar uma apresentação sobre a concessão regionalizada de água e esgoto e o panorama do abastecimento de água em Pernambuco, que será exposta pelo secretário estadual de Projetos Estratégicos, Rodrigo Queiroz. Além da discussão da adesão ao projeto de manutenção das estações de TV digital dos municípios e o novo inventário turístico de Pernambuco, este segundo apresentado pelo presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Também serão apresentadas as ações da gestão, como o setor de captação de recursos e o programa “Capacita Amupe”, uma iniciativa dentro do planejamento de ação para os novos gestores. Por outro lado, será proposta a criação do setor de engenharia da Amupe, para auxiliar os municípios de pequeno porte na elaboração de projetos.

Eleições

O processo de eleição da nova diretoria executiva e conselho fiscal também será discutido na Assembleia da terça-feira (14/01). O momento vai marcar a escolha e homologação da Comissão Eleitoral.

Serviço:

Assembleia da Amupe
Data: 14 de janeiro.
Horário: 09h.
Local: Sede da Amupe, Av. Recife, 6205, Jardim São Paulo, Recife/PE.

Lula convoca reunião para discutir decisão da Meta e fala em ‘soberania’

10/01/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

Segundo o presidente, desinformações colocam vida de pessoas em risco e promovem ataques às instituições. Governo defende soberania de cada país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta sexta-feira, 10 com seus ministros para discutir a decisão da Meta – dona do Facebook, do Instagram, do Threads e do WhatsApp – de encerrar a checagem de fatos em suas plataformas. De acordo com o presidente, o governo defende que cada país tenha sua soberania.

“Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade de um cara que comete um crime na imprensa escrita”, afirmou Lula a jornalistas na manhã de ontem. “É como se um cidadão pudesse ser punido porque faz uma coisa na vida real e pudesse não ser punido porque faz a mesma coisa na digital.”

Inicialmente, o presidente havia dito que a reunião seria ontem. A assessoria da Presidência da República, no entanto, informou que o encontro entre integrantes do governo para tratar sobre a decisão da Meta será hoje. Lula disse que o que quer, “na verdade, é que cada país tenha sua soberania resguardada”. E ressaltou: “Não pode um cidadão, dois cidadãos, três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação”.

Na última terça-feira, 7, a Meta anunciou mudanças profundas em suas políticas de moderação de conteúdo. Na prática, elas acabam com o programa de checagem de fatos da big tech, iniciativa adotada para reduzir a disseminação de desinformação nas redes sociais da empresa.

Usuários

Agora, em vez de contar com organizações independentes de checagem de informações, a Meta dependerá dos próprios usuários para acrescentar correções às publicações que possam conter informações falsas ou enganosas.

Nesta quarta, 8, na celebração em memória aos ataques às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023, Lula afirmou que o governo brasileiro não vai tolerar fake news. Segundo o presidente, as desinformações colocam a vida de pessoas em risco e promovem ataques às instituições.

“Não seremos tolerantes com os discursos do ódio e as fake news que colocam em risco a vida de pessoas e (levam) à incitação à violência contra o estado de direito”, disse.

Assim como Lula, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), entre eles Edson Fachin e Alexandre de Moraes, se manifestaram contra a decisão da Meta.

A nova política de moderação das redes sociais da big tech foi oficializada em português ontem. A decisão só estava disponível em inglês. Partes do documento permitem que se faça no Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads – desde que de “forma satírica” – a livre associação de homossexuais e transgêneros a termos como “esquisito”. Esse trecho aparece na versão brasileira também.

O Ministério Público Federal (MPF) informou, anteontem, que vai enviar um ofício à Meta para questionar as alterações na moderação de conteúdo. A cobrança ocorre dentro de um inquérito civil em andamento, desde 2021, sobre a responsabilidade de big techs no conteúdo publicado pelos seus usuários.

A Advocacia-Geral da União (AGU) também reagiu às mudanças anunciadas pela empresa. O ministro-chefe da AGU, Jorge Messias, afirmou que o Brasil possui mecanismos legais para lidar com desinformação e que o governo não permitirá que o ambiente online se torne um espaço desregulado.

Tradução

A Meta traduziu para o português mais normas, como a que libera a defesa de superioridade de gênero ou religião em detrimento de outros e a alegação de doença mental ou anormalidade baseada em gênero.

Mais diretrizes que barravam publicações com linguagem excludente sobre imigração, homossexualidade e religião foram anuladas. Ou seja, com as novas normas, serão tolerados ataques a pessoas ou grupos, por exemplo, “com afirmações de que eles têm ou espalham coronavírus”.

‘Raízes’

A flexibilização do discurso compartilhado por usuários acompanhou a dispensa dos checadores de fatos da big tech. Passa a ser responsabilidade da comunidade acrescentar correções às publicações que possam conter informações falsas ou enganosas. Mark Zuckerberg, dono da Meta, defendeu a atualização: “É hora de voltarmos às nossas raízes em relação à liberdade de expressão”.

O novo presidente de assuntos globais da empresa, Joel Kaplan, argumentou que a medida eliminará regras excessivamente restritivas sobre temas de “frequente debate político”. O fim da política de moderação é mais um passo de aproximação entre Zuckerberg e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Campeonato Pernambucano 2025: veja times, regulamento, transmissão e muito mais da competição

10/01/24

Por Marcos Leandro

http://blogfolhadosertao.com.br

Edição número 111 do certame local começa neste sábado (11), movimentando dez times da capital ao Sertão 

 

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP)</i>

Resistindo ao tempo, à concorrência de competições mais atrativas e ao aperto no calendário, os Estaduais lutam para manter seu encanto. Pautado na rivalidade do trio de ferro da capital, Sport, Náutico e Santa Cruz, no emergente Retrô e em times tradicionais do interior, como o Central, o Campeonato Pernambucano segue nesse contexto e terá a sua largada neste sábado (11). A 111ª edição do certame local terá dez clubes em busca do título e de vagas nos torneios nacionais.

A primeira rodada terá quatro jogos neste sábado (11), inclusive as partidas dos três grandes. O Santa Cruz estreia fora de casa contra o Decisão, em Sertânia, às 16h. Já o Náutico recebe o Petrolina nos Aflitos, às 16h30, enquanto o Sport enfrenta o Afogados no Vianão, em Afogados da Ingazeira, às 18h30. Mais tarde, às 20h30, o Central mede forças com o Jaguar no Lacerdão, em Caruaru. Já no domingo (12), o Retrô encara o Maguary na Arena de Pernambuco, às 17h.
Maiores campeões, Sport (44 títulos), Santa Cruz (29) e Náutico (24) vão ter de novo no encalço o Retrô, vice-campeão em 2022 e 2023. A Fênix – mesmo com a eliminação na 1ª fase da Seletiva da Copa do Nordeste, assim como o Santa Cruz -, chega respaldado pelo acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Lembrando que o Leão (atual bicampeão) vai começar a competição com o time Sub-20, uma vez que o elenco principal se reapresentou perto da virada do ano, em virtude das férias após o acesso para a Série A do Brasileiro. A garotada será comandada pelo técnico César Lucena. Enquanto isso, o português Pepa vai trabalhando o time principal, com remanescentes como Caíque França, Rafael Thyere, Dalbert, Fabrício Dominguéz,  Barletta e Lucas Lima (ainda resolvendo detalhes da sua vida com o Santos). Foram três contratações até agora: o lateral-direito Hereda (ex-CRB e Náutico), Gustavo Maia (ex-Náutico) e o atacante português Gonçalo Paciência (ex-Sanfrecce Hiroshima-JAP).
Vice no ano passado, o Náutico manteve uma base, mesmo com o fracasso na Série C. Destaque para os meio-campistas Sousa, Marco Antônio e Patrick Allan, além dos atacantes Paulo Sérgio e Bruno Mezenga. Das caras novas, olho no goleiro Wellerson (ex-Anápolis), no zagueiro Fágner Alemão (ex-Operário-PR), no lateral-esquerdo Igor Fernandes (ex-Ferroviária) e no atacante Hélio Borges (ex-Ituano). Todos já à disposição do técnico Marquinhos Santos, que vem do América-RN.
No Santa Cruz, foram 19 contratações indicados pelo técnico Itamar Schülle e do executivo Harley Menezes. Destaque para o zagueiro Everton Sena, revelado pelo próprio Tricolor do Arruda, e os atacantes Douglas Skilo e Jhonatan Ribeiro, ambos com experiência na Terceira Divisão, um série acima do que o Santa se encontra hoje. Aliás, o Estadual é o caminho para os corais garantirem calendário para 2026, caso não consigam subir para a Terceirona este ano.
Entre os interioranos, o Central aposta no técnico Rafael Jaques (ex-atacante do Sport) para fazer um bom papel. Lembrando que a Patativa também vai disputar a Série D do Brasileiro. Petrolina, Afogados e Maguary também disputaram o Estadual do ano passado. Já os novatos são Decisão, de Sertânia, e Jaguar, de Jaboatão dos Guararapes.
REGULAMENTO
O sistema de disputa é o mesmo dos últimos anos. Os times se enfrentam em turno único, com os seis mais bem colocados avançando para a próxima fase. Os dois primeiros se credenciam diretamente para as semifinais, enquanto os times do 3º ao 6º lugar disputam as quartas de final em jogos eliminatórios. Já os três últimos colocados serão rebaixados para a Série A2 em 2026.

O Campeonato Pernambucano oferecerá três vagas para a Copa do Brasil de 2026 e duas vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro.

TRANSMISSÃO
O Campeonato Pernambucano terá a transmissão pela Globo, Canal Goat e TV FPF (streaming). Confira abaixo os confrontos da primeira rodada:
Sábado (11/01)
16h – Decisão x Santa Cruz – Estádio Odilon Ferreira, em Sertânia (Goat e TV FPF)
16h30 – Náutico x Petrolina – Estádio dos Aflitos (TV Globo)
18h30 – Afogados x Sport – Estádio Vianão, em Afogados da Ingazeira (TV FPF e Goat)
20h30 – Central x Jaguar – Estádio Lacerdão, em Caruaru (canal da FPF no YouTube)
Domingo (12/01)
17h – Retrô x Maguary – Arena de Pernambuco (TV FPF e Goat)
ESTÁDIOS 
-Aflitos: Náutico
-Arena Pernambuco: Jaguar e Retrô
-Arruda: Santa Cruz
-Arthur Tavares de Melo (Bonito): Maguary
-Ilha do Retiro: Sport
-Lacerdão (Caruaru): Central
-Odilon Ferreira (Sertânia): Decisão
-Paulo Coelho (Petrolina): Petrolina
-Vianão (Afogados da Ingazeira): Afogados
TÉCNICOS
Pepa – Sport
Itamar Schülle – Santa Cruz
Marquinhos Santos – Náutico
Dico Woolley – Retrô
Rafael Jaques – Central
Alexandre Lima – Afogados
Rui Sacramento – Petrolina
Sued Lima – Maguary
Higor César – Decisão
Pedro Manta – Jaguar
TÍTULOS 
Sport – 44
Santa Cruz – 29
Náutico – 24
América – 6
Torre – 3
Tramways – 2
Flamengo do Recife – 1
Salgueiro – 1
MAIORES HEGEMONIAS
Náutico – hexa (1963/64/65/66/67/68)
Santa Cruz – penta (1969/70/71/72/73)
Sport – penta (1996/97/98/99/2000) e (2006/2007/2008/2009/2010)
TABELA – 1ª fase
1ª rodada
11/1 (sab) – 16h – Decisão x Santa Cruz
11/1 (sab) – 16h30 – Náutico x Petrolina
11/1 (sab) – 18h30 – Afogados x Sport
11/1 (sab) – 20h30 – Central x Jaguar
12/1 (dom) – 17h – Retrô x Maguary
2ª rodada
14/1 (ter) – 20h – Sport x Decisão
15/1 (qua) – 15h – Retrô x Afogados
15/1 (qua) – 20h – Náutico x Jaguar
16/1 (qui) – 15h – Maguary x Central
16/1 (qui) – 20h – Santa Cruz x Petrolina
3ª rodada
18/1 (sab) – 16h30 – Sport x Retrô
18/1 (sab) – 18h30 – Jaguar x Decisão
19/1 (dom) – 16h – Santa Cruz x Afogados
19/1 (dom) – 18h – Central x Náutico
20/1 (seg) – 20h – Petrolina x Maguary
4ª rodada
25/1 (sab) – 16h30 – Náutico x Santa Cruz
25/1 (sab) – 18h30 – Retrô x Jaguar
26/1 (dom) – 16h – Central x Sport
26/1 (dom) – 18h – Afogados x Petrolina
2/2 (dom) – 15h – Maguary x Decisão
5ª rodada
28/1 (ter) – 20h – Santa Cruz x Retrô
29/1 (qua) – 18h – Afogados x Central
29/1 (qua) – 20h – Sport x Jaguar
30/1 (qui) – 18h – Decisão x Petrolina
30/1 (qui) – 20h – Náutico x Maguary
6ª rodada
1/2 (sab) – 16h30 – Santa Cruz x Sport
2/2 (dom) – 17h – Retrô x Náutico
2/2 (dom) – 19h – Petrolina x Central
5/2 (qua) – 15h – Decisão x Afogados
12/2 (qua) – 15h – Maguary x Jaguar
7ª rodada
8/2 (sab) – 16h30 – Náutico x Afogados
8/2 (sab) – 19h30 – Jaguar x Santa Cruz
9/2 (dom) – 16h – Sport x Maguary
9/2 (dom) – 18h – Petrolina x Retrô
10/2 (seg) – 20h – Central x Decisão
8ª rodada
15/2 (sab) – 16h30 – Sport x Náutico
15/2 (sab) – 18h30 – Afogados x Maguary
16/2 (dom) – 16h – Santa Cruz x Central
16/2 (dom) – 18h – Retrô x Decisão
17/2 (seg) – 15h – Jaguar x Petrolina
9ª rodada
22/2 (sab) – 16h30 – Petrolina x Sport
22/2 (sab) – 16h30 – Decisão x Náutico
22/2 (sab) – 16h30 – Maguary x Santa Cruz
22/2 (sab) – 16h30 – Jaguar x Afogados
22/2 (sab) – 16h30 – Central x Retrô

Raquel Lyra tem espaços no Governo para negociar e ampliar leque de aliados

10/01/24

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Saída de Alexandre Schneider da pasta de Educação e Esportes garante quatro vagas no primeiro escalão

Com a decisão do professor e pesquisador Alexandre Schneider de deixar a titularidade da Secretaria de Educação de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem quatro vagas,  só no primeiro escalão, para negociar e fazer política.

Assessoria especial, ocupada até o fim de 2024 por Fernando Holanda; a de Esportes, desmembrada da de Educação, e a Executiva de Defesa Animal, ambas recém-criadas, são seus trunfos. No Palácio das Princesas corre a informação de que quando voltar do recesso, na próxima semana, o surgimento de outros espaços não está descartado.

A governadora pretende contemplar aliados, fortalecer-se no ano que já prometeu ser de entregas, consolidar 2026 para uma natural reeleição. Na lista de possíveis afagos, integrantes de partidos abrigados pelo prefeito João Campos (PSB), como o União Brasil.

No Estado, o deputado federal Mendonça Filho deve indicar o nome para Esportes. No Recife, o União dos Coelho de Petrolina ficou com duas pastas.  OMDB do senador Fernando Dueire e do deputado Jarbas Filho pode receber um afago. O deputado recusou convite na capital, onde a legenda também abarcou duas secretarias.

Mas a menina dos olhos da governadora é o Partido dos Trabalhadores. E não é de  hoje. OPT estadual precisa definir se mantém a decisão de ser oposição ao Governo. Antes disso, deve aparar arestas internas após manter as Secretarias Habitação e Meio Ambiente no Recife  e não ter dado espaço ao maior grupo, o do senador Humberto Costa.

O partido também cobra um aceno claro da governadora no apoio à reeleição do presidente Lula. São muitos poréns antes de um possível embarque.

Secretariado monitorado
Em seu segundo mandato, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), faz hoje a primeira reunião com todo o secretariado. Deve reforçar a necessidade de entregas e avisar que todos já estão sendo monitorados. Enquanto o encontro acontece, vereadores aguardam nova convocação extraordinária. Para isso, anteciparam ontem a eleição das Comissões de Justiça e de Finanças.

Acelerada

Os trabalhos legislativos ainda nem começaram, mas a vereadora estreante Kari Santos (PT) já protocolou seu primeiro projeto de lei na Câmara do Recife. Defende isenção parcial do Imposto Sobre Serviços como incentivo fiscal às empresas que adotarem a escala 4×3.

Aposta
Recém-empossado, o deputado Wanderson Florêncio (Solidariedade) aposta que  Raquel Lyra terá até o fim deste ano aprovação de 70% da população. “Não sei se João Campos terá a mesma animação”, declarou à Rádio Folha sobre possível disputa em 2026.

Lula X Lula
O deputado Lula da Fonte lamentou o veto do presidente Lula ao projeto que beneficiaria famílias de crianças com o zika vírus. Proposta previa indenização de R$ 50 mil e pensão vitalícia. A União optou por parcela única de R$ 60 mil. Parlamentar achou pouco.

 

Venezuela: Prisão de María Corina Machado  eleva a tensão antes da posse de Maduro

10/01/24

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

María Corina Machado, principal adversária do regime chavista, teria sido capturada após tiros disparados contra a motocicleta que a levava, ao deixar protesto em Chacao. Comando de campanha diz que ex-deputada foi solta após ser obrigada a gravar vídeos
María Corina Machado ostenta a bandeira venezuelana durante o ato em Chacao, ao lado de Caracas  -  (crédito: Juan Barreto/AFP)
 María Corina Machado ostenta a bandeira venezuelana durante o ato em Chacao, ao lado de Caracas – (crédito: Juan Barreto/AFP)

A tensão política na Venezuela, à véspera da posse de Nicolás Maduro para um novo mandato, recrudesceu com a detenção momentânea de María Corina Machado. A líder da oposição e vice na chapa de Edmundo González Urrutia, autoproclamado presidente eleito, rompeu 133 dias de clandestinidade e participou de uma manifestação em Chacao, na região metropolitana de Caracas.

Pouco depois de discursar e empunhar a bandeira do país, a deputada inabilitada politicamente foi fotografada por um agente da Polícia Nacional Bolivariana, no momento em que deixava o local na garupa de uma motocicleta. De acordo com a oposição, uma operação envolvendo cerca de 20 policiais motorizados e drones interceptou María Corina. Os agentes dispararam contra a motocicleta que a levava, fazendo com que ela caísse no chão, antes de a capturarem.

 

Cerca de uma hora e meia depois, o Comando Nacional de Campanha de María Corina Machado anunciou a libertação da líder opositora. “Hoje, 9 de janeiro, ao sair da concentração em Chacao, Caracas, María Corina Machado foi interceptada e derrubada da modo que a levava. No incidente, foram disparadas armas de fogo. Durante o período de seu sequestro, foi forçada a gravar vários vídeos e, depois, liberada. Nas próximas horas, ela se dirigirá ao país para explicar os fatos”, afirmou a nota publicada na rede social X.

O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, negou a detenção da adversária de Maduro. “Queriam alarmar toda a Venezuela, mentindo que o governo a havia capturado… Ela está louca para que a capturem”, declarou. “Este era o plano dela: dizer que foi capturada, para verem que pode se levantar”, acrescentou o número dois do chavismo. Cabello chamou a história de “uma invenção, uma mentira”. “Se a decisão fosse prendê-la, já estaria detida. (…) Não mobilizaram as pessoas, precisavam de uma faísca e disseram: a melhor centelha é a prisão de María Corina Machado.”

Diosdado Cabello, ministro do Interior da Venezuela: "mentira e invenção" da "louca"
Diosdado Cabello, ministro do Interior e número dois do chavismo: “mentira e invenção” da “louca”(foto: Pedro Mattey/AFP)
Exigência

Assim que a notícia sobre a prisão foi divulgada, Edmundo González enviou um recado a Maduro. “Como presidente eleito, exijo a libertação imediata de María Corina Machado. Aos corpos de segurança que a sequestraram, eu lhes digo: não brinquem com fogo”. Mais tarde, o autoproclamado presidente eleito classificou o incidente como “muito grave”. “O fato de María Corina estar livre não minimiza o que aconteceu com ela. Foi sequestrada em condições de violência”, advertiu.

Cientista político da Universidad Simón Bolívar (USB, em Caracas), José Vicente Carrasquero Aumaitre não se surpreendeu com a captura de María Corina. “Essa gente não tem limites. Eles farão todo o possível para acabar coma oposição e, se puderem assassinar María Corina, o farão”, disse ao Correio, por telefone. “Não há nenhuma razão para terem disparado contra uma pessoa para detê-la. Aqui, não usamos mais a palavra ‘detenção’, mas ‘sequestro’. Ela não foi detida, mas sequestrada.” Para Aumaitre, o que ocorreu com a opositora “faz parte da colheita”. “Quando você atua com firmeza contra uma ditadura, ela responde com mãos sujas”, acrescentou.

O especialista acredita que a captura de María Corina sinaliza a disposição do regime de Maduro em ampliar a repressão. Nesta quinta-feira (9/1), milhares de pessoas saíram às ruas de Caracas e das principais cidades do país, atendendo a uma convocação da própria ex-deputada. Também houve protestos a favor da democracia e da posse de Edmundo González envolvendo exilados em Madri e na América Latina, inclusive no Brasil. Em Chacao, pouco antes de ser detida, María Corina subiu em um carro, empunhou a bandeira da Venezuela e afirmou que “hoje toda a Venezuela foi para as ruas”. Ao cantar o hino nacional com os manifestantes, ela repertiu, em coro, com os presentes: “Não temos medo!”. “Chegamos até aqui porque tivemos uma estratégia robusta. A partir de hoje, estamos em uma nova fase. A Venezuela é livre, vamos continuar.”

Em texto publicado na plataforma Truth Social, da qual é dono, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que María Corina Machado e González “expressam, pacificamente, as vozes e os desejos do povo venezuelano”. “Esses guerreiros da liberdade não devem ser feridos, devem permanecer a salvo e vivos!”, escreveu. Trump referiu-se a Edmundo González como “presidente eleito”.

Lucro: Pernambuco registra crescimento de 7.7% na chegada de turistas internacionais em 2024

10/01/24

Por Victor Marciel

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Ao todo, foram mais de 67 mil visitantes estrangeiros contra 62.559 mil registrados em 2023

Recife

Flickr MTur Destinos

 

Em 2024, os destinos de Pernambuco receberam mais de 67 mil turistas internacionais, um aumento de 7,7% em comparação com 2023. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (07/01) pelo Ministério do Turismo, Embratur e pela Polícia Federal (PF). Somente em dezembro, 12.820 estrangeiros visitaram o estado, número 61,52% superior ao registrado no mesmo mês de 2023.

“Esse aumento significativo é reflexo do esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e a Embratur para promover os destinos nacionais no exterior. Trazer esses visitantes estrangeiros para o nosso país reforça a capacidade turística dos nossos destinos, com experiências nas quais a diversidade cultural, a gastronomia autêntica e as belas paisagens se destacam. Nossa meta é continuar atraentes, para que mais turistas de todo o mundo venham conhecer as belezas do Brasil”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Além das tradicionais atrações turísticas da capital, como o Marco Zero e a Praia de Boa Viagem, o estado de Pernambuco se destaca por destinos como Olinda, Maragogi, Ilha de Itamaracá, Ipojuca e Bezerros, que oferecem uma combinação de belas praias, contato com a natureza e cultura. A animação pernambucana também tem sido um dos principais atrativos; ritmos como o frevo e o maracatu encantam quem chega ao estado em busca do seu famoso carnaval e muita diversão.

RECORDE NACIONAL – Ao todo, o Brasil registrou a entrada de mais de 6,657 milhões de turistas internacionais. Os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) despontaram como as principais portas de entrada de visitantes internacionais em 2024. Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.

Os “hermanos” continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país este ano. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 chegadas aos destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.

AÇÕES – Na atração de turistas internacionais, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diferentes frentes. Em dezembro de 2023, foi inaugurado no Rio de Janeiro (RJ) o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe. Fruto de uma intensa articulação do governo brasileiro, a unidade colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região.

Além disso, para reforçar a vinda desses turistas, o MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da “Marca Brasil”, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior — agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.

O Brasil também lançou a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. A estratégia é uma parceria do governo brasileiro com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

FUTURO – Para 2025, o Governo Federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é de que sejam gerados ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

Além disso, no próximo ano, o Brasil se prepara para receber importantes eventos, como a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair milhares de visitantes internacionais para o país.

Ação de Governo: Prefeitura do Recife entrega via beneficiada pelo Programa Rua Tinindo no Cordeiro

10/01/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Emlurb realizou os serviços de pavimentação, drenagem e calçadas na Rua Professor Evaldo Altino, com investimento de aproximadamente R$ 1,7 milhão

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

Nesta quinta-feira (09), a Prefeitura do Recife entregou mais uma obra de pavimentação e drenagem pelo Programa Rua Tinindo. A Rua Professor Evaldo Altino, situada no bairro do Cordeiro, foi beneficiada com um investimento da ordem de R$ 1.769.500,97. Agora, moradores e pessoas que circulam pelo local, seja a pé ou de carro, têm garantido um melhor fluxo, além do serviço também melhorar o escoamento da água da chuva. A obra foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), e entregue pelo prefeito do Recife, João Campos, e pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques.

“Estamos investindo em todas as áreas do Recife e muito na Zona Oeste, como aqui no Cordeiro. Além do programa Rua Tinindo, demos andamento a uma obra que segue há mais de 20 anos na cidade, que é a de saneamento da região”, destacou o prefeito. “Este ano, teremos a primeira etapa da estação de esgoto ficando pronta, e com isso aumentaremos em quase 10% o tratamento de esgoto no Recife, principalmente toda essa área aqui. São obras assim que fazem a diferença. São diversas ruas sendo com obras sendo concluídas ou em andamento, e a boa notícia é que vamos fazer muito mais”, garantiu.

O vice-prefeito e secretário Victor Marques também comemorou a inauguração, e aproveitou para reforçar a sua importância em épocas de grande chuva. “Esta é uma rua com 575 metros, enorme, em que foi feito todo o serviço de drenagem, todas as galerias e canaletas muito bem feitas. Além de ter ficado muito boa, eu tenho certeza que o inverno deste ano vai ser completamente diferente de todos os outros, porque ninguém aqui vai passar por dificuldade quando chover”, afirmou.

Os serviços tiveram início em 20 de novembro de 2023 e foram finalizados no dia 09 de setembro do ano passado, trazendo mais conforto para pedestres e motoristas da região. O trecho em questão abrange uma extensão aproximada de 575 metros em linha reta, contemplando diversas melhorias e intervenções estruturais. Entre as obras realizadas, destaca-se a instalação de 534 metros de tubulação rede de drenagem, fundamental para o adequado escoamento das águas pluviais. Para a coleta de águas pluviais, foram implantadas 23 caixas coletoras e três poços de visita. Enquanto a pavimentação executada conta com 4.473,06 m² em paralelepípedos e 1.328,2 metros de guias (meio-fio) instalados.

Moradores da rua há mais de 50 anos, o casal Renan da Silva, 79 anos, e Audicea da Silva, 73 anos, não podiam estar mais felizes pela entrega do espaço requalificado. “Era uma nojeira, e hoje a gente está no paraíso. Esperamos uns 40 anos para isso acontecer”, contou ele, que vive também com o filho e um neto. “Ficamos muito felizes. O Cordeiro é um bairro que tem tudo, somos muito bem servidos, e só faltava isso pra ficar completo”, falou ela.

RUA TININDO – Com um investimento de R$ 91,3 milhões, o Programa Rua Tinindo tem transformado a infraestrutura urbana da cidade. O programa já requalificou 106 vias, totalizando uma área superior a 138 mil m². As intervenções incluem pavimentação, drenagem, novas calçadas, canaletas e meio-fio. Essas melhorias otimizam o escoamento das águas pluviais, ajudam na prevenção da erosão do solo e garantem vias mais seguras, acessíveis e funcionais.

FOTOS: Edson Holanda / PCR

Nota à Imprensa: Alexandre Schneider deixa Secretaria de Educação do Estado

10/01/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

NOTA À IMPRENSA
 
O Governo de Pernambuco anuncia, nesta quinta-feira (9), que o secretário estadual de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, deixará o cargo para ficar mais próximo da família, no estado de São Paulo.
 
“Agradeço a Alexandre Schneider pelo compromisso e empenho com o serviço público durante sua atuação na Secretaria de Educação e Esportes. Professor e pesquisador, Schneider contribuiu para o avanço da licitação das creches que vamos começar a construir muito em breve e na transformação de novas escolas em tempo integral, por exemplo. Desejo sucesso nos novos caminhos”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
 
“Ainda como resultados, estamos garantindo a inclusão do tênis no fardamento e nomeamos recentemente mais de 5 mil servidores para fortalecer nossa educação”, finalizou a chefe do Executivo, que também destacou o lançamento do Programa Ganhe o Mundo para professores e alunos de todo estado.

Lula  sanciona lei que torna exame para Fibrodisplasia Ossificante obrigatório para recém-nascidos

10/01/24

Ascom Presidê ncia da República

http://blogfolhadosertao.com.br

Diagnóstico precoce é considerado importante para identificar a doença rara, que leva à formação óssea fora do esqueleto, afeta tendões e ligamentos

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto)  sancionou a Lei nº 15.094, que torna obrigatória a realização do exame clínico para identificar malformações dos dedos grandes dos pés típicas na Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP) em recém-nascidos. O exame físico deverá ser realizado nas consultas de rotina das redes pública e privada, com cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi publicada nesta quinta-feira, 9 de janeiro, no Diário Oficial da União.
A FOP, também conhecida como Miosite Ossificante Progressiva, é uma doença rara, de causa genética, com incidência de uma em cada dois milhões de pessoas. Atualmente, estima-se que cerca de 4 mil pessoas no mundo convivem com o problema. A FOP é uma doença incurável e que leva à formação óssea fora do esqueleto (ossos extra esqueléticos ou heterotópicos) afetando tendões e ligamentos, entre outras partes do corpo, o que limita os movimentos das pessoas.
O processo de ossificação geralmente é perceptível na primeira infância (0 a 5 anos), afetando os movimentos de pescoço, ombros e membros. Os pacientes podem ter dificuldade para respirar, abrir a boca e até para se alimentar. Pessoas com FOP nascem com o dedo maior do pé (hálux) malformado bilateralmente, sendo que aproximadamente 50% também têm polegares malformados. Esse é um sinal importante para a doença e especialmente útil no exame do recém-nascido.
Outros sinais congênitos incluem má formação da parte superior da coluna vertebral (vértebras cervicais) e um colo do fêmur anormalmente curto e grosso. A FOP não tem cura, os cuidados multiprofissionais e alguns medicamentos são oferecidos de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem amenizar os sinais, sintomas e inflamações.
ASSISTÊNCIA – Por ser doença rara, a assistência especializada para as crianças/adolescentes com diagnóstico de FOP é realizada em hospitais-escola ou universitários, com tratamento terapêutico ou reabilitador, conforme a necessidade de cada caso, incluindo os Centros Especializados em Reabilitação, presentes em todos os estados. O tratamento atual é baseado no uso de corticoides e anti-inflamatórios na fase aguda da doença, a fim de limitar o processo inflamatório.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Pernambuco

10/01/24

Ascom Ministério da Saúde

http://blogfolhadosertao.com.br

Governo também lançou o Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika (Foto: Matheus Damascena/MS)

Além da instalação do colegiado, nesta quinta-feira (9), a ministra Nísia Trindade (foto) anuncia novo plano de contingência com orientações regionais para ampliar medidas, preparar rede assistencial e conter avanço de casos

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao controle de vetores, o Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (9), a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses. O planejamento e a resposta coordenada serão realizados em constante diálogo com estados, municípios, pesquisadores, instituições científicas e outros ministérios. Pernambuco registrou 90 casos prováveis de dengue na primeira semana epidemiológica de 2025. No mesmo período de 2024, foram registrados 81 casos.

Outra resposta do Brasil para o controle das arboviroses é o lançamento do Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika. A finalidade é garantir uma preparação adequada para conter o avanço da doença. O novo plano revisa e amplia a versão anterior, publicada em 2022, e busca reforçar as estratégias de prevenção, preparação e resposta às epidemias de arboviroses. O documento apresenta orientações para elaboração de planos regionalizados, estaduais e municipais, que levem em consideração os cenários específicos do contexto epidemiológico e dos arranjos socioambientais, incorporando experiências e iniciativas locais e regionais.

Ação constante para controle das arboviroses

Desde 2023, o Ministério da Saúde está em constante monitoramento e alerta quanto ao cenário epidemiológico no país, coordenando uma série de ações para o controle das arboviroses em todo o território nacional.

A ampliação do uso de tecnologias de controle do vetor tem sido uma das principais apostas do Ministério da Saúde. Entre as ações destacam-se:

  • Expansão do método Wolbachia, de 3 para 40 cidades até 2025;
  • Implantação de insetos estéreis em aldeias indígenas;
  • Borrifação residual intradomiciliar (BRI-Aedes) em áreas de grande circulação de pessoas, como creches, escolas e asilos;
  • Estações disseminadoras de larvicidas, com previsão de implantação de 150 mil unidades na primeira fase do projeto;
  • Uso de Bacillus Thuringiensis Israelensis (BTI) para monitorar e controlar a disseminação do mosquito;
  • No Distrito Federal, estão sendo instaladas cerca de 3 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) na região do Sol Nascente, com expansão prevista para outras áreas periféricas do país.

Ano passado, para conter o aumento dos casos durante o período sazonal 2024/2025, o Ministério da Saúde reservou investimento de R$ 1,5 bilhão em uma estratégia que inclui uso dessas novas tecnologias, intensificação de campanhas educativas e outras medidas estratégicas. A pasta também reforçou a colaboração tripartite com governos estaduais e municipais.

Ainda como parte das ações para conter os impactos das arboviroses, o Ministério da Saúde realizou, em dezembro, o Dia D de Mobilização contra a Dengue, uma iniciativa nacional que uniu Governo Federal, estados, municípios e a população no controle da doença. A ação buscou conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas simples para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Nísia Trindade lançaram o Plano de Ação 2024/2025 para reduzir os impactos das arboviroses no Brasil. Desde setembro de 2024, estão em implementação seis eixos de ação definidos pelo documento, elaborado em parceria com instituições públicas, privadas e organizações sociais.

As iniciativas incluem:

  • Prevenção e vigilância;
  • Organização da rede assistencial com qualificação de profissionais para diagnóstico e tratamento;
  • Mobilização e comunicação comunitária, considerando que 75% dos focos do mosquito transmissor estão dentro das residências;
  • Recomposição dos estoques de inseticidas no início da gestão, em 2023. Atualmente, 100% dos estados estão abastecidos;
  • Distribuição de mais de 3 milhões de testes para detecção de dengue e outras arboviroses.

A aquisição de 9,5 milhões de doses da vacina contra a dengue para 2025 também foi firmada, como estratégia complementar. Ainda não há doses disponíveis em larga escala, pela limitação de produção do laboratório fabricante, sendo a eliminação dos focos do mosquito a estratégia principal. Até o momento, 5,5 milhões de doses já foram enviadas aos estados e ao Distrito Federal.

O Ministério da Saúde reforça que a principal medida é a eliminação dos criadouros do mosquito. Daí a importância de receber os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros.

Cenário epidemiológico nacional

Em 2024, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 6 mil óbitos, segundo o painel de atualização de casos de arboviroses do Ministério da Saúde.

Até a quarta-feira (8), foram notificados 10,1 mil casos prováveis e 10 óbitos estão em investigação em 2025. Do total de casos, 50% estão concentrados nos estados de São Paulo e Minas Gerais, enquanto a região Sudeste responde por 61,8% das ocorrências.