04/11/24
Entrevista a Machado Freire
http//blogfolhadosertao.com.br
1-Ao assumir o cargo em 01 de janeiro de 2025, a prefeita eleita de Cedro focará sua administração na melhoria da saúde: “A gestão atual abandonou aquele espaço. O meu grande objetivo e sonho é construir um hospital, mas num primeiro momento, penso que a reforma é de urgência”.
2- Riva disse ao Blog Folha do Sertão que vai ter que “arregaçar as mangas para reequilibrar as finanças municipais”.
3 -A prefeita afirmou que não pretende convocar nenhum vereador, ou vereadora, para atuar na prefeitura: “Os seus eleitores (dos vereadores) querem que eles atuem no parlamento”.
Segue a Entrevista exclusiva:
Prefeita de Cedro Riva Bezerra
Blog Folha do Sertão- A senhora pretende manter quantas secretarias; vai implantar (ou fundir) mais quantas?
Prefeita Riva Bezerra -No momento, a reforma administrativa não é uma prioridade. Vamos estudar possíveis fusões ou extinções de pastas à medida que tivemos em mãos todas as informações sobre o quadro financeiro. Em um primeiro momento, imagino que iremos atuar exatamente com as Secretarias que já existem. Depois de alguns dias da posse, avaliaremos mudanças.
Folha do Sertão – Hoje a Prefeitura de Cedro conta com (XXXX ?) cargos comissionados. A senhora vai fazer um enxugamento ou aumentará quantos por cento do número mantido até agora?
Riva Bezerra – Eu pretendo seguir o que diz a Lei de Responsabilidade Fiscal. Iremos incrementar o quadro de pessoal de acordo com os limites legais, ou seja, até 54% do orçamento. Não penso em enxugamento. A minha preocupação é com a qualidade do serviço. Portanto, precisaremos contratar pessoas competentes para assumir postos importantes. O meu foco é garantir eficiência.
Folha do Sertão – Claro que na visão política moderna, para tocar a administração, o novo gestor sempre apresenta projetos para serem viabilizadas o mais rápido possível. Qual seria o projeto de “primeira necessidade” da gestão Riva Bezerra.
Riva Bezerra – Sem dúvidas, reformar a Casa de Saúde. Foi um compromisso de campanha, que reafirmo. Vou atrás de deputados, senadores, da nossa governadora, enfim, irei empreender todos os esforços para que tenhamos um equipamento de saúde minimamente digno para o nosso povo. A gestão atual abandonou aquele espaço. O meu grande objetivo e sonho é construir um hospital, mas num primeiro momento, penso que a reforma é de urgência.
Folha do Sertão – Pelo que já foi apurado neste período de transição, daria para dizer que as finanças da Prefeitura estão bem, com folga para investir em obras sociais, bancar o custeio da máquina com sobras para aguardar um novo orçamento ou seria mais oportuno esperar por uma “gordura” com origem na participação dos governos estadual ou federal?
Riva Bezerra-Ainda não temos informações detalhadas sobre o quadro financeiro do Município. Na verdade, apesar do processo de transição ser muito importante, creio que só saberemos mesmo os pormenores após tomarmos posse. Pelo que a gestão fez e deixou de fazer nos últimos anos, não espero coisa boa. Vamos ter que arregaçar as mangas para reequilibrar as finanças municipais.
Folha do Sertão – Diga, por gentileza, com extrema objetividade: as finanças da prefeitura estão bem, mais ou menos ou numa situação difícil?
Riva Bezerra -Não posso te responder objetivamente porque essas informações eu ainda não as tenho, mas prevejo que iremos assumir uma Prefeitura endividada e com vários compromissos financeiros em aberto.
Folha do Sertão– A prefeita vê a necessidade de convocar algum vereador para ocupar uma ou mais secretarias?
Riva Bezerra-Entendo que os vereadores eleitos devem exercer seu papel, seguindo a vontade do povo. E isso tem que ser respeitado. Portanto, não pretendo convidar nenhum deles para assumir pasta. Os seus eleitores querem que eles atuem no parlamento.