Acidente com ônibus em Alagoas deixa ao menos 17 mortos e 29 feridos

25/11/25

Zero Hora

http://blogfolhadosertao.com.br

Veículo escolar sofreu uma falha mecânica quando estava a caminho do Parque Memorial Quilombo dos Palmares
Governo do Estado de Alagoas / Divulgação
Ônibus capotou em uma ribanceira e parou em uma área de mata de difícil acesso.Governo do Estado de Alagoas / Divulgação

Um ônibus capotou em uma ribanceira na Serra da Barriga, no Alagoas, na tarde deste domingo (24), deixando 17 mortos e 29 feridos. A maioria das vítimas faleceu no local do acidente.

O veículo escolar transportava mais de 40 pessoas e sofreu uma falha mecânica quando estava a caminho do Parque Memorial Quilombo dos Palmares para um evento cultural. Testemunhas relataram que o motorista perdeu o controle do veículo, que capotou em uma ribanceira e parou em uma área de mata de difícil acesso.

A Prefeitura de União dos Palmares e o Corpo de Bombeiros de Alagoas enviaram três viaturas e um helicóptero para realizar o resgate das vítimas.

Os 29 feridos, incluindo crianças e adolescentes, foram encaminhados para o Hospital Regional da Mata. Foram disponibilizados 21 leitos de UTI Pediátrica e três de UTI para adultos. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, expressou solidariedade às vítimas do acidente. Em nota, ela lamentou a tragédia e desejou a recuperação rápida dos feridos.

“Em um mês tão importante para todo país pelo mês da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece profundamente”, disse a ministra.

Esquerda vence: Yamandú Orsi é eleito o novo presidente do Uruguai

25/11/25

Estadão Conteúdo
http://blogfolhadosertao.com.br

Apoiado pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica, o candidato de esquerda Yamandú Orsi venceu o oponente Álvaro Delgado no segundo turno das eleições no Uruguai. Os resultados saíram na noite do domingo (24). As 22h27 da noite, com 94.44% dar urnas apuradas — em um total de 2.296.491 de eleitores — Orsi tinha 49.66% dos votos.

Álvaro Delgado, candidato do partido no governo, de centro-direita, reconheceu a vitória de Orsi e fez um pronunciamento saudando o oponente.

“Hoje os uruguaios definiram quem exercerá a Presidência da República. E quero enviar aqui, com todos esses atores da coalizão, um grande abraço e saudações a Yamandú Orsi”, disse Delgado, cercado pelos parceiros da aliança governante que o apoiou no segundo turno.

Indiciamento de Bolsonaro: pernambucano fica responsável por preparar possível denúncia

25/11/24

Estadão Conteúdo

http:blogfolhadoseertao.com.br

O Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GACC) é composto por nove procuradores. Eles vão se debruçar sobre o trabalho da PF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deverá receber nesta semana o relatório de mais de 800 páginas elaborado pela Polícia Federal (PF) com a descrição da tentativa de golpe de Estado que levou ao indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 36 pessoas. Gonet tem três alternativas a partir da análise das provas reunidas pelos agentes federais: denunciar os indiciados, arquivar o caso ou solicitar novas diligências.

A lei estabelece que Gonet tem 15 dias para se manifestar sobre o relatório da PF, mas não há prazo legal para que ele decida sobre a apresentação de denúncia contra os indiciados. A expectativa é que as denúncias só devem ocorrer em 2025, com a junção dos casos sobre fraude em cartões de vacinas e desvios de joias da Presidência à análise da tentativa de golpe. Até lá, o procurador-geral contará com uma equipe dedicada exclusivamente a destrinchar os achados dos agentes federais.

PERNAMBUCANO COORDENANDO

O Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GACC) é composto por nove procuradores. Eles vão se debruçar sobre o trabalho da PF para embasar as denúncias a serem apresentadas pela PGR. O coordenador da equipe é o procurador Joaquim Cabral da Costa Neto. Ele trabalhou na equipe de Gonet no Ministério Público Eleitoral durante a gestão do ex-procurador-geral Augusto Aras. A análise dos indiciamentos feitos pela corporação ainda deve contar com o apoio de servidores e assessores da Procuradoria-Geral.

Integrantes do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos

Joaquim Cabral da Costa Neto, coordenador – Procuradoria da República no Município (PRM) de Garanhuns (PE)

Adriana Scordamaglia Fernandes – Procuradoria Regional da República da 3ª Região

Catarina Sales Mendes de Carvalho – Procuradoria da República no Estado do Amazonas (PR-AM)

Cecília Vieira de Melo – Procuradoria da República no Estado do Amazonas (PR-AM)

Daniel José Mesquita Monteiro Dias – Ministério Público Eleitoral de Pernambuco (MPE-PE)

Gabriela Starling Jorge Vieira de Mello – Ministério Público de Goiás (MP-GO)

Lígia Cireno Teobaldo – Procuradoria da República no Pará (PR-PA)

Leandro Musa de Almeida – Procuradoria da República no Município (PRM) de Guarulhos (SP)

Pablo Luz de Beltrand – Procuradoria da República no Mato Grosso (PR-MT)

O grupo foi criado por Aras em janeiro de 2023 logo após as invasões aos prédios dos Três Poderes por golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. A equipe foi coordenada até dezembro do ano passado pelo subprocurador-geral Carlos Frederico Santos, que apresentou boa parte da denúncias contra os envolvidos nos atos de vandalismo do 8 de Janeiro.

Frederico Santos deixou o comando do grupo logo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar Gonet para o cargo de procurador-geral. Durante o seu período como coordenador, o subprocurador deu diversas declarações sobre a condução das investigações, como a de que “uma pessoa inspirou” a tentativa de golpe de Estado do 8 de Janeiro.

Ele também afirmou que a delação realizada pelo tenente-coronel Mauro Cid à PF, em novembro do ano passado, era mera narrativa, àquela altura, e que seriam necessárias diligências para comprovar as acusações do ex-ajudante de ordens da Presidência no governo Bolsonaro. “Eu não trabalho como o pessoal da Lava Jato. Eu trabalho com provas concretas para que as pessoas sejam denunciadas com provas irrefutáveis”, disse à época ao Estadão.

Na última quinta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve a validade da delação premiada de Cid após colher um depoimento de três horas do militar.

O sucessor de Frederico tem perfil mais discreto. Costa Neto não concedeu entrevistas desde que assumiu o cargo, mas a PGR tem divulgado os feitos do seu trabalho. Em boletim publicado na última terça-feira, 19, a instituição informou que 284 denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) pelas invasões golpistas de 8 de janeiros foram condenados.

O Grupo de Combate aos Atos Antidemocráticos também tem investido em acordos de não-persecução penal, nos quais os acusados se comprometem a cumprir penas alternativas, como serviços comunitários e assistir a um curso de reeducação sobre a importância da democracia. Segundo o MPF, 476 presas em flagrante após o 8 de Janeiro assinaram acordos.

Bandidagem: PRF apreende armamento de guerra e cocaína em Goiás, que seriam entregues no Recife

25/11/24

Por DP

http://blogfolhadosertao.com.br

Arma e droga foram encontradas em compartimentos ocultos de caminhão

 (Foto: Divulgação/PRF)

facebook sharing buttonFoto  PRF
twitter sharing button
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cocaína e um fuzil de guerra que seriam entregues no Recife. O flagrante aconteceu na noite deste sábado (23), em Araguapaz, região norte de Goiás.
Disfarçado de caminhão de mudança, o veículo, segundo a PRF, saiu de Rondonópolis, no Mato Grosso, para a capital pernambucana.
De acordo com a Polícia, o motorista, de 58 anos, receberia R$ 30.000 para entregar o carregamento.
O condutor foi preso em flagrante em Aruanã e a droga e o fuzil foram encaminhados para a Polícia Civil em Goiânia, devido ao elevado grau de periculosidade e potencial bélico do armamento.

Vitória pra valer: Sport vence Santos, rivais tropeçam e Leão garante acesso à Série A

25/11/24

Por William Tavares

http://blogfolhdosertao.com.br

Rubro-negro derrotou o Peixe por 2×1, na Ilha do Retiro, e terminou a Série B no G4; Santos, Mirassol e Ceará também sobem
Lucas Lima celebra gol pelo Sport
Na última rodada, quando já não dependia mais apenas de si, o Sport subiu. Diante do líder e campeão, o Sport venceu e subiu. Com a torcida ao seu lado e Lucas Lima decisivo, o Sport subiu. Depois de dois “quases”, em 2022 e 2023, o Sport subiu. Independente de como e onde, de quem ou o quê, de quando ou por que, quando você ler estiver lendo esse texto, já sabe o destino do Leão em 2024. Neste domingo (24), na Ilha do Retiro, os rubro-negros derrotaram o Santos por 2×1 e contaram com o tropeço dos rivais para encerrar a temporada celebrando a volta à elite nacional, na terceira posição, com 66 pontos. O Sport subiu. Adeus, Série B. Bem-vinda, Série A.

O jogo

Olhos no campo, ouvidos nos outros jogos da rodada. Os rubro-negros dividiam as atenções no confronto da Ilha e nos demais embates que interferiram na luta pelo acesso. O principal, porém, era fazer o dever de casa. Empurrado pela torcida, o Sport começou pressionando o Santos e quase abriu o placar em lance em que Lenny Lobato driblou bem na área, mas deixou a bola escapar na hora da finalização.

No Maião, veio a primeira notícia para aumentar a tensão na Ilha: Iury Castilho fez 1×0 para o Mirassol diante da Chapecoense. Minutos depois, quase o Sport fez o dele. Após escanteio, a bola sobrou para Fabrício Domínguez chutar, mas a zaga cortou o perigo.

Aos poucos, o Santos começou a se soltar na partida. Aos 29, Dalbert cochilou na marcação e deu espaço para Miguelito servir Wendel Silva, que finalizou para fora.

A paciência do torcedor do Sport ia diminuindo a cada erro ofensivo, a cada vacilo da defesa. O Leão abusou por vezes da ligação direta, sem a tranquilidade de construir a jogada pelo meio. No lado do Santos, a maioria dos lances era pelo lado esquerdo, com Souza.

Festa

Aos 46, Fabrício Domínguez foi derrubado na área e aí veio a explosão na Ilha do Retiro: pênalti para o Sport. Na cobrança, Lucas Lima bateu no meio para fazer 1×0. Agora, momentaneamente, o Leão estava a caminho da Série A.

O Santos voltou do intervalo mais ofensivo, mas foi o Sport que, aos 18 minutos, mostrou que sua parte seria feita. Lobato cruzou pela esquerda e Lucas Lima bateu colocado para fazer 2×0.

O Sport poderia diminuir o ritmo e apenas secar os rivais, mas o Leão não colocou o pé no freio. Em escanteio, no bate-rebate, Diego Pituca marcou contra. Após consulta ao VAR, contudo, foi dado impedimento. Para trazer um toque de nervosismo no fim, o Santos diminui o prejuízo com Wendel Silva, de cabeça.

Duas alegrias em poucos minutos. Primeiro, pelo gol do Goiás diante do Novorizontino. Depois, por outro pênalti marcado para o Leão. Acontece que Barletta cobrou mal e Brazão defendeu. Nada que tirasse a alegria dos rubro-negros. Após o apito final, e com a combinação de resultados, a festa tomou conta da Ilha do Retiro. Ao lado de Santos, Mirassol e Ceará, o Sport subiu.

Ficha técnica

Sport 2
Caíque França; Igor Cariús (Wellington), Rafael Thyere, Chico e Dalbert (Felipinho); Julián Fernández, Fabricio Domínguez (Fabinho) e Tití Ortiz (Palácios); Lucas Lima (Gustavo Coutinho), Chrystian Barletta e Lenny Lobato. Técnico: Pepa.

Santos 1

Gabriel Brazão; Hayner (JP Chermont), João Basso, Luan Peres e Souza; Tomas Rincón, Sandry e Diego Pituca; Otero, Wendel Silva e Miguelito (Nacho Laquintana). Técnico: Leandro Zago.

Local: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (ambos do RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (FIFA/RS)
Gols: Lucas Lima (aos 47 do 1ºT e 17 do 2ºT), Wendel Silva (aos 30 do 2ºT)
Cartões amarelos: Fabrício Domínguez, Julián Fernández, Barletta (Sport); Miguelito, Pituca, Hayner (Santo

Floresta : Diocese faz hoje (dia 25) live sobre o futuro sustentável dos projetos de reassentamento do Itaparica

25/11/24

Padre Lucino Aguiar é um dos coordenadores e apoiadores do

 movimento dos trabalhadores rurais da Diocese de Floresta

 

A Diocese de Floresta realiza  hoje ( 25 de novembro), das 19h30 às 21h30, uma grande live sobre “Reabilitação, água, energia, desafios e perspectivas para o futuro sustentável dos projetos de reassentamento de Itaparica”. Será utilizada a plataforma Stream Yard YouTube.

O evento, que integra a programação dos 60 anos da diocese, terá participação de Andrea Rachel, assessora da área de Irrigação e Operações da Codevasf; Larissa Rego, diretora de Departamentos de Irrigação; e dos deputados federais Fernando Monteiro (PP/PE) e Mário Negromonte Júnior (PP/BA).

A transmissão será feita a partir do Centro de Formação Dom Francisco Nierhoff, na Avenida Manoel Alves de Carvalho, ao lado do Supermercado Compare 1, no Centro de Floresta.

 

É preciso mobilizar os governos,   políticos, trabalhadores

e igreja para garantir os direitos dos produtores rurais

 

A Diocese de Floresta vem promover um encontro presencial e Online,  acerca de ITAPARICA e seus problemas sociais referentes ao perímetro irrigado. Ao longo dessa semana, nos dias 16 a 19 de novembro a Diocese vem intensificando os trabalhos para sensibilizar a bancada de Pernambuco e os Governos Federal e Estadual no sentido de apoiar e caminhar juntos com os referidos projetos, especialmente os do lado pernambucano. Nesse sentido, contamos com o apoio dos reassentados(as), do Polo Sindical, Fetape, Sindicatos, a Diocese de Floresta e outras dioceses como Petrolina  e Juazeiro da  Bahia que também participaram das visitas de campo da Mesa de Diálogo Temática “Água: desafios e perspectivas do perímetro irrigado de Itaparica”, promovida pela Secretária-Geral da Presidência da República. Contudo, após essas visitas aconteceram alguns fatos como o corte da energia dos perímetros do lado pernambucano.

Para minorar os impactos do corte foi firmado um acordo, entre o deputado Fernando Monteiro e a Neoenergia, que até o dia 30 de novembro do corrente ano não seriam efetuados novos cortes de energia elétrica. Como iniciativa, a Diocese promoverá esse evento acerca das ameaças referentes ao perímetro irrigado, visando abordar principalmente os desafios hídricos enfrentados pela população ali residente. O referido evento contará com uma equipe composta por representantes  da Secretaria Geral da Presidência da República, Codevasf, deputados federais, Incra e Organizações Socias , como a Comissão de Justiça e Paz,  e o Instituto Dom Mario  Zanetta e Padre Lourenço Tori, IMZLT,  e Polo e Distritos , CPP.

Segundo o padre Luciano Aguiar,  é de suma importância que esse to  contenha a participação das autoridade representativas dos municípios que têm interface com os perímetros, sendo que para  isso é importante uma mobilização social, política e religiosa a fim de ouvir a população, bem como conhecer a realidade de perto.

Conhecendo os problemas reais dos diversos perímetros será possível construir propostas concretas junto ao Governo Federal e principalmente a bancada de Pernambuco e  Bahia, no sentido de assumirem e abraçarem  essa luta, e fazerem   uma grande frente ampla em defesa de ITAPARICA,   para resolver e  solucionar os problemas do perímetro do Sistema Itaparica.”

O diretor de Política da Terceira Idade da Fetape, Admilson Nunes, explica que “as nossas estruturas hoje estão obsoletas, sem condição nenhuma de levar água para os lotes. Nós temos perímetros em que ainda não foram entregues os lotes irrigados para as pessoas, porque é um lote que está salinizado, com problemas crônicos. Então, o nosso objetivo é continuar com o debate com o Governo Federal, através da Mesa de Dialógo, para que a gente possa avançar, colocando recurso para pagar energia, fazer a infraestrutura dos perímetros irrigados e também a questão fundiária, que também é um problema crônico no nosso reassentamento”.

Estamos buscando como igrejas  ter o dialogo  com as  organizações  realizando   reuniões com representantes do governo, agricultores e agricultoras familiares, indígenas e quilombolas do Sistema Itaparica e com a Codevasf . Além de reuniões com reassentados(as) dos perímetros e ainda  com o governo do estado de Pernambuco e  líderes da bancadas,  devemos continuar as  visitas às instalações, como o sistema de tratamento de água de agrovila e às estruturas hidráulicas. Será de suma importância para os deputados de Pernambuco Bahia conhecerem mais de perto essa problemática. José Dionísio da Silva, que é agricultor familiar, residente do Projeto Público de Irrigação Brígida, em Orocó/PE, é coordenador do Polo Sindical do Submédio São Francisco, avalia que “durante as reuniões e essa live  nós podemos externar os nossos anseios para os representantes do governo.

Apesar da demora por parte do governo em tomar medidas, foi uma atividade que teve êxito e muito importante para amenizar um pouco da falta de credibilidade desse povo junto às medidas e ações do governo federal. Padre Luciano junto com demais padres Luciano lima e frei Valdevam estão   fazendo o trabalho de fortalecimento das bases igual fizeram a igreja no passado com padre Mario Zanetta e padre Alcides Modesto. Essa ação da live  objetiva sensibilizar deputados e  governo, essa ação  resultará na elaboração de um relatório que visa subsidiar as próximas medidas que serão tomadas pela sociedade civil. E como diz Dom Gabriel: “não se pode parar de investir na agricultura familiar”