05/11/24
Ascom Amupe
http://blogfolhadosertao.com.br

Organização: Associação Municipalista de Pernambuco
Fotos: Divulgação/Amupe
| Não contém vírus.www.avast.com |
05/11/24
Ascom Amupe
http://blogfolhadosertao.com.br

Organização: Associação Municipalista de Pernambuco
Fotos: Divulgação/Amupe
| Não contém vírus.www.avast.com |
05/11/24
Ascom SalCine
http://blogfolhadosertao.com.br

O Cine Clube SalCine, com seu foco em exibir filmes que capturam o espírito sertanejo e pernambucano, está promovendo uma programação especial nos dias 13 e 14 de novembro, na Casa da Cultura de Salgueiro-PE. As sessões, gratuitas e abertas ao público, têm como objetivo enaltecer a força do cinema pernambucano, com uma curadoria que enaltece a diversidade cultural e as histórias do sertão.
Nos encontros, intitulados “Curta Sertão!” e “Curta Pernambuco!”, o público terá a oportunidade de assistir a curtas-metragens que refletem a riqueza e a tradição cultural do estado, com especial destaque para as narrativas sertanejas. A produtora Nivaneide Costa destaca o compromisso do projeto em trazer à tona a pluralidade do sertão pernambucano, ao proporcionar um espaço onde a comunidade possa se ver representada nas telas. “Queremos criar uma experiência em que a comunidade se enxergue nas histórias que contamos. A cada sessão, sentimos como essas histórias ressoam no público, fortalecendo a identidade cultural do sertão e nossa conexão enquanto sociedade que busca suas raízes,” explica.
Renata Bezerra, diretora de programação do SalCine, destaca a relevância de valorizar produções locais e de outros recantos pernambucanos. “Estamos sempre buscando curtas que tragam temas que toquem o público, abordando desde as tradições do sertão até as paisagens urbanas e litorâneas. Nosso objetivo é oferecer momentos de reflexão e exaltar a criatividade do cinema pernambucano, explorando temas como identidade de gênero e a valorização da cultura popular e tradicional,” pontua Renata.
As sessões, que começam pontualmente às 13h30, são uma excelente oportunidade para estudantes, amantes de cinema e todos aqueles que apreciam as tradições e o talento pernambucano. Para mais detalhes sobre o evento e outras iniciativas do Cine Clube SalCine, acompanhe as redes sociais do projeto e o Instagram da produtora: @costa_criacoes_culturais.
Este projeto é uma realização da Costa Criações Culturais, com co-produção da Ataner produções criativas e incentivo da Prefeitura de Salgueiro, Secretaria de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e do Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.
Juntos fazemos arte e promovemos cultura!
05/11/24
Ascom MPA
http://blogfolhadosertao.com.br
Governo Lula anuncia programa de salas multisensorias nos principais aeroportos para crianças com autismo

O ministro Silvio Costa Filho (foto) lançou o Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista, que traz salas multissensoriais para garantir mais conforto e inclusão
Considerando as quase 200 mil pessoas com TEA que circulam pelos aeroportos do Brasil mensalmente, o Ministério de Portos e Aeroportos lançou, nesta terça-feira (5), o Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista. O anúncio aconteceu durante o evento Airport National Meeting 2024, em Brasília.
“Eu tenho um afilhado, o Henrique, que é autista, e posso sentir na pele o quanto um programa como esse vai transformar a vida dele e de toda a nossa família. E, principalmente, o impacto positivo para tantas famílias brasileiras. Hoje, ao anunciar essa iniciativa, estamos dando um sinal claro ao Brasil da importância das concessionárias não só para o desenvolvimento econômico e geração de emprego, mas, sobretudo, para um olhar social”, declarou o ministro Silvio Costa Filho, ressaltando a participação da deputada federal pernambucana Iza Arruda na formulação do projeto, ao lado de toda equipe do governo.
O programa visa proporcionar uma melhor experiência nos aeroportos brasileiros para passageiros neurodivergentes, especialmente com TEA, e seus familiares. Para isso, os terminais aéreos contarão com vários aprimoramentos, entre eles, a instalação de salas multissensoriais que oferecerão estímulos sensoriais visuais, táteis e auditivos, promovendo relaxamento, concentração e bem-estar; e/ou salas de acomodação com ambientes tranquilos e estímulos reduzidos, pensadas para acolher passageiros durante momentos de crise, oferecendo um espaço calmo e seguro. As duas salas estarão disponíveis para todas as faixas etárias e acessíveis também a passageiros com outras neurodivergências, proporcionando um ambiente inclusivo para todos.
Além disso, os profissionais do setor passarão por capacitação, e haverá, ainda, a promoção de conscientização e sensibilização dos demais passageiros. O programa também prevê uma reavaliação humanizada dos procedimentos, com o objetivo de aprimorar a experiência dos passageiros com TEA, tanto em solo quanto durante o voo.
Durante o evento, Silvio lançou um desafio. “A concessionária que for a primeira a implementar sua sala multissensorial após o anúncio de hoje receberá uma atenção especial na premiação dos melhores aeroportos ao final do ano.” Ele também destacou um segundo desafio, incentivando as empresas a promoverem, já em 2025, campanhas de conscientização sobre a violência contra a mulher.
20 salas até 2026
O Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA está alinhado com os objetivos do Plano Aeroviário Nacional (PAN) e resulta de um compromisso firmado entre o MPor e a Casa Civil, visando à instalação de 20 salas multissensoriais em aeroportos brasileiros até 2026, por meio do Programa de Governo “Viver sem Limites II”. Ainda em novembro será inaugurada mais uma sala multissensorial no aeroporto de Natal. Já está prevista a implementação de outras seis salas no primeiro trimestre de 2025.
As duas primeiras salas sensoriais em aeroportos foram instaladas em Florianópolis (SC) e Vitória (ES) pela Concessionária Zurich Airport, em uma iniciativa pioneira que inspirou o atual programa. A adesão ao Programa se trata de investimento realizado pelas próprias concessionárias nos aeroportos, não gerando custo algum para a União.
“Este é um momento muito especial para todos nós aqui do Ministério. Quando assumi a Secretaria, tive a chance de visitar diversos aeroportos, incluindo o de Vitória. Lá, visitei a sala multissensorial e presenciei uma cena muito significativa. Uma mãe estava com seu filho autista, adaptando-o ao ambiente an…
[15:12, 05/11/2024] Arthur Cunha Cunha: Foto: Sérgio Francês
[15:12, 05/11/2024] Arthur Cunha Cunha: Boa tarde! Me dá uma força nessa de Silvio, por gentileza.
05/11/24
Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Fortalece o ex-chefe de gabinete como sucessor diante das articulações que hoje indicam sua disposição de disputar o Governo de Pernambuco em 2026. Mostra que está longe de querer trabalhar ao lado de um vice meramente decorativo.
O nome de sua inteira confiança terá como desafio apresentar ajustes e inovações. Vai precisar dinamizar as ações e entregar e ao mesmo tempo contemplar, de alguma forma, os aliados, especialmente alguns que não conseguiram se reeleger.
Reconhecido pelo bom desempenho nos bastidores, Victor Marques é hoje, segundo o próprio prefeito, a pessoa que mais conhece o funcionamento do Executivo municipal. E faz questão de enfatizar ser de uma gestão com 85% de aprovação popular.
“Victor traz aquilo que eu acredito que a política precisa ter. É o equilíbrio entre a política e a gestão. É a capacidade de fazer gestão. Esse equilíbrio da política com a técnica é muito importante”, sustentou, durante entrevista ao programa Roda Viva na segunda-feira, 28 de outubro.
Conhecer a dinâmica das ruas, fazer contato direto com as comunidades, estar mais perto do povo são outros passos. E como o prefeito também já registrou, “cada tempo tem as suas escolhas”.
As atividades começam hoje, depois de formalizada no Diário Oficial a composição do grupo de trabalho, integrado pelos secretários de Governo, Aldemar Santos; de Finanças, Maíra Fischer; de Infraestrutura, Marília Dantas, e de Planejamento e Gestão, Felipe Matos.
A senadora Teresa Leitão negou, em entrevista à Rádio Folha, ter sido convidada para compor o ministério do presidente Lula. “Quem fez essa campanha foi Silvio Costa. Não para eu ser ministra, mas para ele ser senador. Acho muito ruim”, observou. Disse que a bancada do PT está muito atenta ao que se passa no Senado e não existe mudança ministerial prevista. “O que existe é pressão.”
Cidadão
Mais novo cidadão pernambucano, o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, agradeceu a cada secretário e à governadora Raquel Lyra a oportunidade de assumir a pasta. “Parece um momento de CPF, individual, mas é coletivo”, afirmou em discurso de improviso na Alepe ontem à noite. A governadora não compareceu.
Orgulho
Autora da homenagem a Wilson de Paula, a deputada Débora Almeida ressaltou que o secretário faz um trabalho “silencioso, invisível e muitas vezes impopular”. Lembrou também que é preciso ter coragem para ser honesto no serviço público. E destacou sentir orgulho do seu desempenho.
Escanteio
Aliados têm evitado comentar sobre a possível ida da governadora Raquel Lyra (PSDB) para o PSD. Do outro lado, há quem acredite que, após conquistar 32 prefeituras, ela não saia do partido. “Seria como chamar para uma festa e deixar os convidados escanteados”, observa o deputado Sileno Guedes (PSB).
05/11/24
Imprensa PE
http://blogfolhdosertao.com.br
O destaque do mês foi para a capital pernambucana, que fechou outubro com uma redução de mais de 25% nos MVIs

Durante a reunião semanal de monitoramento do Juntos pela Segurança, realizada na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), a governadora Raquel Lyra acompanhou os números mais recentes de segurança pública de Pernambuco. Segundo dados apresentados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) na ocasião, em outubro o Estado registrou o sexto mês consecutivo de queda nos homicídios.
“Celebramos o sexto mês consecutivo de queda das Mortes Violentas Intencionais (MVIs), que é o crime de homicídio, e só no Recife houve mais de 25% de redução. Esse é mais um resultado das estratégias integradas, do fortalecimento das ações e da atuação das nossas forças policiais. Vamos continuar trabalhando com o foco na repressão qualificada e na prevenção para fazer um Estado cada vez mais seguro para todos”, destacou Raquel Lyra.
Com a redução em 0,4% de MVIs neste mês em 2024, o Estado teve o segundo melhor outubro deste indicador dos últimos 10 anos. No acumulado de maio a outubro, a redução chega a 9,8%, passando de 1.776 homicídios neste mesmo período em 2023 para 1.602 no ano corrente.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, atribuiu esse resultado às políticas norteadoras do Juntos pela Segurança e ao trabalho diário dos profissionais da segurança. “Além dessas reduções, já começamos novembro com uma ampla redução de 31% nos homicídios em comparação ao mesmo período do ano passado, o que mostra a efetividade das ações que estão sendo implementadas”, declarou.
Os dados recentes revelam que o Recife se destaca, com uma redução de 25,6% nos registros desses crimes, evidenciando o esforço e atuação contínua das Forças de Segurança Pública.
Os dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da SDS apontam, ainda, uma redução de 10% nas tentativas de homicídios, que são monitoradas e acompanhadas através do programa Juntos pela Segurança, além de refletirem o comprometimento das forças em combater a violência no Estado. Essas estatísticas reforçam a importância das ações policiais e da colaboração entre as instituições na luta contra a criminalidade.
SEGURANÇA NOS COLETIVOS – De janeiro a outubro, de acordo com a SDS, houve o registro de 439 ocorrências de roubo a coletivos, uma redução de 13,1% em relação a 2023 (505 ocorrências). Já no mês de outubro, houve redução de 30,2%, quando comparamos os 37 registros de outubro deste ano com os 53 casos ocorridos no mesmo mês do ano passado.
“Essa queda significativa foi possível graças ao trabalho integrado, ao direcionamento da Operação Transporte Seguro, do mapeamento georreferenciado, e, claro, à investigação dos crimes que ocorreram por parte da Polícia Judiciária”, apontou o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres.
Participaram da reunião os secretários Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização) e Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos). Também estiveram presentes o chefe da Polícia Civil, delegado Renato Leite; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Cantarelli, e o gerente-geral de Polícia Científica, Fernando Benevides.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Na manhã desta terça-feira (5), o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi surpreendido ao abrir a porta de sua casa, na Barra da Tijuca, para agentes da Polícia Federal e do Ministério Público. A operação, parte de uma investigação sobre manipulação de apostas esportivas, também incluiu buscas no centro de treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, em Vargem Grande, e na sede do clube, na Gávea. Segundo a TV Globo e o g1, Bruno Henrique entregou celulares, documentos e outros dispositivos eletrônicos às autoridades, que buscam esclarecer suspeitas de que ele teria, propositalmente, levado um cartão amarelo em jogo do Campeonato Brasileiro para favorecer apostas.
A investigação foi desencadeada após relatórios da International Betting Integrity Association (Ibia) e da empresa Sportradar apontarem um volume de apostas suspeito focado na possibilidade de o jogador receber um cartão durante a partida entre Flamengo e Santos, pelo Brasileirão de 2023. Com base nesses indícios, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acionou sua Unidade de Integridade, que comunicou as autoridades para dar seguimento ao caso.
De acordo com os dados obtidos pela investigação, pessoas próximas a Bruno Henrique teriam apostado que ele seria punido com um cartão amarelo na partida mencionada. No jogo, realizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o atacante cometeu uma falta sobre Soteldo, do Santos, aos 50 minutos do segundo tempo, recebendo o cartão. Em seguida, ao questionar a decisão com o árbitro Rafael Klein, foi novamente advertido, o que levou à sua expulsão.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) classificou as suspeitas como “crime contra a incerteza do resultado esportivo”, conforme previsto na Lei Geral do Esporte, que estabelece penas de 2 a 6 anos de reclusão. Segundo o MPRJ, “o caso representa um risco à integridade do esporte, em uma prática que distorce os resultados e impacta diretamente o mercado de apostas.”