02/10/24
Após abraçar pautas da capital pernambucana, gestora faz entrega e campanha na Capital do Agreste
Depois de repassar 1,5 milhão para reconstruir a Igreja do Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade, anunciar a recuperação do prédio histórico do Diario de Pernambuco, fiscalizar a restauração da Igreja de Santo Antônio e prometer moradia popular no prédio abandonado do INSS, a governadora trouxe para si outro dos problemas do Centro do Recife.
Vai cuidar da população em situação de rua. Para isso, aderiu ao plano Ruas Visíveis, do Governo Federal. A União dispõe de R$ 6,5 bilhões para todo o país. Cada Estado terá de apresentar projetos e correr atrás de recursos. No encontro com Macaé Evaristo, Raquel Lyra anunciou que tão logo passem as eleições baterá às portas dos ministérios atrás de recursos.
Mas tem no caminho o ex-prefeito José Queiroz (PDT) e o vice dele, Tonynho Gel (MDB), um ex-aliado. Perder para essa dupla é reforçar o nome de João Campos para o próximo pleito.
Tranquilo e previsível
O primeiro debate na televisão, realizado pela TV Jornal ontem à noite, foi marcado por críticas ao PSB e à gestão do prefeito João Campos, dirigidas pelos candidatos Daniel Coelho (PSD) e Gilson Machado (PL). A situação era esperada porque o postulante à reeleição lidera as pesquisas. Ele manteve a tranquilidade, reclamou da falta de propostas e prometeu fazer mais, caso reeleito.
A candidata Dani Portela (PSOL), que dispõe de apenas 30 segundos no programa eleitoral, e o candidato Técio Teles (Novo), que nem espaço no guia tem, foram enfáticos ao apresentar suas ideias no debate. Sabem da chance rara de vitória nesse pleito, mas consolidam espaços à esquerda e à direita, respectivamente.
Segurança
Domingo, dia de eleição, a Polícia Federal vai reforçar presença nos municípios de Águas Belas, Água Preta, Itaíba, Pesqueira, Surubim e Timbaúba. A ideia, segundo o delegado Márcio Tenório, é inibir crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos e transporte irregular de eleitores.