Mirella Almeida é eleita prefeita de Olinda com 51,38% no segundo turno

27/10/24
Caio Moraes
http://blogfolhdosertao.com.br

Olinda teve disputa entre Vinicius Castello, candidato do prefeito João Campos, e Mirella Almeida, candidata da governadora Raquel Lyra

O segundo turno das eleições municipais aconteceu neste domingo (27), e, em Olinda (PE), o embate se deu entre Vinicius Castello (PT) e Mirella Almeida (PSD). No primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro, Vinicius recebeu 38,75% dos votos válidos (80.422 votos), enquanto Mirella obteve 30,02% (62.289 votos), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O petista contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de João Campos (PSB), prefeito reeleito do Recife e filho do ex-governador Eduardo Campos. Durante a campanha João buscou articular apoio de vereadores e forças politicas da cidade para apoiar seu aliado.

Mirella Almeida, por sua vez, é apoiada pelo atual prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), como sua sucessora, e pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

Esta é a terceira vez que Olinda realiza um segundo turno em suas eleições municipais desde 1992. Em 2000, Luciana Santos (PCdoB) venceu Jacilda Urquiza, e em 2016, Professor Lupércio derrotou Antônio Campos.

O município é o 3º maior colégio eleitoral do estado, com um total de 535 mil eleitores aptos a votar em mais de 1,5 mil seções eleitorais.

Em Paulista: Vitória de Ramos consolida PSDB como partido com mais prefeitos eleitos em Pernambuco

27/10/24

Midis Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

 

 Hesíodo Góes
Governadora Raquel Lyra participou das comemorações

O final do segundo turno das eleições municipais foi um momento de muita felicidade para o diretório pernambucano do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Com 100% das urnas apuradas, o ex-deputado e sindicalista, Ramos Santana, se sagrou vitorioso na disputa em Paulista, com 73,36% dos votos no município, o que representa a confiança de 120.228 eleitores. Após o resultado, a legenda se firma como a mais vitoriosa do estado, com 32 prefeitos eleitos.

O desempenho é fruto da articulação e confiança no trabalho da primeira mulher governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o trabalho de fortalecimento das candidaturas, feito em todas as regiões e recantos do estado pelo presidente tucano, Fred Loyo.

A gestora esteve presente na apuração de Ramos, na casa do agora prefeito, e comentou o resultado da votação. “Estamos aqui muito alegres de ter oficializado a vitória desse amigo decente, merecedor e trabalhador. O povo de Paulista merece um líder que esteja alinhado aos interesses da população e que, assim como nós, governe crescendo e sem deixar ninguém para trás. Conte comigo, e vamos comemorar essa vitória juntos”, afirmou Raquel Lyra.

Com o time formado para os próximos quatro anos (2025-2028), a expectativa agora é de trabalhar ao lado da governadora Raquel Lyra para garantir o fortalecimento do turismo, economia e desenvolvimento da Região, como reforçou o recém-eleito Ramos Santana. “O povo queria essa mudança, que já vem sendo feita em todo o estado pela nossa governadora Raquel Lyra. Paulista precisa de um governo humano, que dê oportunidade às pessoas, e valorize os mais velhos e mais jovens”, destacou o prefeito eleito.

Vale ressaltar que o partido também saiu fortalecido da Região Metropolitana do Recife. Em 2020, nas últimas eleições municipais, a legenda não contava com nenhum prefeito na RMR. Agora, em 2024, conta com uma base forte de gestoras e gestores eleitos no Litoral Norte. Além de Ramos, são eles: Professora Elcione, reeleita em Igarassu, Paulo Galvão, eleito na Ilha de Itamaracá, além da vice-prefeita de Itapissuma, Zezé Lima.

No Ceará: Evandro Leitão vence o bolsonarista André Fernandes e se elege em Fortaleza

27/10/24
247
http://blogfolhadosertao.com.br 
Lula e Evandro Leitão
Lula e Evandro Leitão (Foto: Ricardo Stuckert)

 

O candidato a prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) foi eleito neste domingo (27), com 50% dos votos (713 mil). O candidato bolsonarista André Fernandes (PL) ficou em segundo lugar, com 49% (702 mil).

Evandro Leitão, do PT, tem 57 anos e está em seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual. Servidor público de carreira, é auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

O deputado é formado em ciências econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC).

Bolsonaro tenta colocar em dúvida acidente doméstico de Lula

27/10/24
247
http://blogfolhadosertao.com.br
Presidente sofreu um acidente no dia 19 e precisou levar cinco pontos na cabeça
Ex-presidente Jair Bolsonaro na porta da sua casa em Brasília
Ex-presidente Jair Bolsonaro na porta da sua casa em Brasília (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

 Jair Bolsonaro (PL) se negou neste domingo (27) a falar sobre nomes da direita para a eleição presidencial de 2026, dando a entender que considera como real a possibilidade de reverter sua inelegibilidade. Ele também tentou lançar dúvidas sobre o acidente doméstico sofrido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao afirmar que ele sofreu um “acidente Mandrake”.

Segundo a Folha de S. Paulo, Bolsonaro reclamou das decisões da Justiça Eleitoral que o consideraram inelegível e, em particular, do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. “Já ultrapassamos a Venezuela, estamos no caminho da Nicarágua. Não gosta? Torna inelegível”, disse.

O ex-mandatário aproveitou a menção à Venezuela para dizer que Lula sofreu um “acidente Mandrake” para evitar se encontrar com o presidente venezuelano Nicolás Maduro durante a cúpula do Brics, realizada em Kazan, na Rússia.Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e teve que ser submetido a exames, além de levar cinco pontos na nuca.

“Por que que o Lula não foi lá no BRICS? Quando aconteceu eu botei na minha rede de ‘zap’ que era, no meu entendimento, um acidente Mandrake para não se encontrar com o Maduro. Afinal de contas o Maduro já falou com o Lula: reconheça logo [o resultado da eleição na Venezuela] se não eu conto como foram as eleições no Brasil”, disse Bolsonaro.

“Ele que disse, não eu. Eleições limpíssimas no Brasil. Vou deixar bem claro. O Maduro é quem está desconfiando”, ironizou. Bolsonaro está em Goiânia neste domingo acompanhando a votação de políticos aliados.

O ex-mandatário foi declarado inelegível pelo TSE por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação sob acusação de difundir mentiras sobre o processo eleitoral em reunião com embaixadores e utilizar eleitoralmente o evento de comemoração do Bicentenário da Independência.

Campanha de Boulos entra na Justiça contra crime eleitoral cometido pelo governador Tarcísio de Freitas

27/10/24
247
http://blogfolhadosertao.com.br
Eles pedem a cassação do registro do Nunes e a inelegibilidade do Tarcísio por oito anos
Guilherme Boulos
Guilherme Boulos (Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados)

 

 A campanha do candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) ingressou neste domingo (27) com uma ação na Justiça Eleitoral que pede a cassação do registro do prefeito Ricardo Nunes (MDB), seu rival no segundo turno, e a inelegibilidade do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por oito anos.

O motivo: o crime eleitoral cometido pelo governador de São Paulo no dia da votação. Tarcísio resolveu associar o candidato do Psol  ao crime organizado, ao disparar, neste domingo, a fake news de que a facção Primeiro Comando da Capital (PCC) teria orientado voto no psolista. Tarcísio citou informações “de inteligência”, enquanto Boulos negou veementemente. Ele apoia a reeleição de Nunes.

“Trata-se de gravíssima tentativa de influenciar no resultado do pleito, no dia da eleição, de uma forma jamais vista no Estado de São Paulo”, diz a ação.

O documento ainda pede “sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou, além da cassação do registro ou diploma do candidato diretamente beneficiado pela interferência do poder econômico ou pelo desvio ou abuso do poder de autoridade ou dos meios de comunicação”.

Sicredi Expansão oferece crédito acessível para projetos de energia solar

27/10/24
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

 

Com o aumento da demanda por fontes de energia sustentável e a busca por economia nas contas de luz, a Sicredi Expansão inclui um crédito especial para projetos de energia solar, em seu portfólio de soluções financeiras. A cooperativa de crédito está oferecendo condições diferenciadas para pessoas físicas e jurídicas que desejam investir em sistemas de energia fotovoltaica.

Os associados da Sicredi Expansão podem contar com taxas de juros reduzidas e prazos flexíveis para pagamento, tornando o investimento em energia solar mais acessível. “Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento sustentável, permitindo que nossos associados gerem sua própria energia e, ao mesmo tempo, contribuam para a preservação do meio ambiente”, afirma Isadora Feitosa, gerente da Sicredi Expansão em Maceió.

Ela explica que o crédito para energia solar da Sicredi pode ser utilizado tanto para a instalação de novos sistemas quanto para a ampliação de projetos já existentes. Além disso, o financiamento pode cobrir a compra de equipamentos, como painéis solares e inversores, bem como os custos de instalação.

Segundo especialistas, o investimento em energia solar pode reduzir as contas de energia em até 95%, tornando-se um excelente negócio a longo prazo. Com o apoio da Sicredi Expansão, os interessados têm a oportunidade de aderir a essa tecnologia com condições facilitadas e com a segurança de uma instituição financeira cooperativa sólida. Para obter mais informações sobre as linhas de crédito, os interessados podem procurar uma das agências ou acessar o site oficial da Sicredi Expansão.

Sobre a Sicredi – A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Tem um modelo de gestão que valoriza a participação de seus sócios, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente fisicamente em quatro estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Bahia e Maranhão), disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Violência na Bolivia: Carro de Evo Morales é atingido por tiros 

27/10/24
247
http://blogfolhadosertao.com.br
Veículo em que o ex-presidente da Bolívia viajava foi atingido por 14 tiros, deixando o motorista ferido com marcas de sangue na cabeça e no peito
(Foto: © REUTERS/David Mercado/Direitos Reservados)

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales compartilhou, na manhã deste domingo (27), nas redes sociais um vídeo que mostra o carro onde estava sendo alvejado por tiros. Nas imagens, Morales surge ao lado do motorista e, ao telefone, faz um apelo urgente: “Estão atirando em nós, estão nos detendo, rapidamente, mobilizem-se”. Segundo o g1, a Rádio Kawsachun Coca informou que o veículo foi atingido por 14 tiros, deixando o motorista ferido com marcas de sangue na cabeça e no peito.

Esse episódio ocorre em meio a uma onda de protestos liderada por camponeses simpatizantes de Morales, que bloqueiam estradas estratégicas para impedir sua provável prisão. Morales é investigado por suspeita de abuso de menor, uma acusação que ele rejeita e afirma ser uma “mentira arquivada em 2020”. Os bloqueios, que já duram cerca de duas semanas, paralisaram o país, afetando o abastecimento de combustíveis e elevando os preços dos produtos básicos, agravando a crise econômica que a Bolívia enfrenta.

O presidente Luis Arce, ex-aliado e sucessor de Morales, intensificou os esforços para desobstruir as vias, mobilizando mais de 1.700 policiais e 113 veículos para liberar pontos críticos, sobretudo no departamento de Cochabamba, bastião de Morales. Ainda conforme a reportagem, os enfrentamentos entre policiais e manifestantes pró-Morales deixaram um saldo de 14 agentes feridos e 44 civis detidos. Os episódios de maior violência ocorreram em Parotani, na rota entre Cochabamba e La Paz, onde há intensos confrontos.

Morales, que governou a Bolívia de 2006 a 2019, declarou que os bloqueios continuarão, e afirmou que “o povo são e honesto não se vende, nem se rende. A luta vai continuar”. Ele aproveitou para criticar o presidente Arce, afirmando que “Lucho deve respeitar o povo e resolver os problemas econômicos que o povo boliviano tanto está sofrendo neste momento”.

Por sua vez, Arce respondeu que seu governo “não permitirá que o interesse de uma pessoa se sobreponha ao bem-estar coletivo”, em clara referência ao ex-presidente.

Segundo a Administradora Boliviana de Rodovias, ainda existem 16 pontos de bloqueio espalhados pelo país, que, além de gerar desabastecimento, intensificaram as dificuldades para a população.

Raquel Lyra transmite cargo à Priscila Krause para cumprir agenda em Portugal

27/10/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Governadora Raquel Lyra transmite cargo à vice-governadora Priscila Krause  para cumprir agenda em Boston, na Brazil Conference 2024 | Folha de Caruaru

A governadora Raquel Lyra realizou, nesta sexta-feira (25), transmissão de cargo para a vice-governadora Priscila Krause por ocasião da viagem a Portugal no período de segunda-feira (28) a sexta-feira (1°). A gestora irá cumprir uma série de agendas com o objetivo de fortalecer a representação diplomática entre Pernambuco e Portugal e para a atração de investimentos.

A programação inclui uma audiência com secretários de estado das comunidades portuguesas, reunião com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, visita ao Instituto Pernambuco – Porto para assinatura de convênio e ao Porto Digital Europa para lançamento de edital de formação internacional.

Fotos: Américo Nunes/ Vice-governadoria

Futebol: Clubes mantém regulamento do Pernambucano para 2025 e aceitam jogos com intervalo de até 24 horas

27/10/24

Davi  Saboya

http://blogfolhadosertao.com.br

 

A fórmula do Estadual do próximo ano foi definida, nesta quarta-feira, em Conselho Técnico na sede da Federação Pernambucana de Futebol

A fórmula do Campeonato Pernambucano de 2024 vai ser a mesma da edição deste ano. A decisão foi tomada pelos 10 clubes que participarão da Série A1, nesta quarta-feira (23), em reunião do Conselho Técnico, na Federação Pernambucana de Futebol.

Dessa maneira, a primeira fase será disputada em nove rodadas. Em seguida, os dois primeiros avançam direto para as semifinais. Os clubes classificados entre terceiro e sexto lugar disputam as quartas de final: 3º x 6º e 4º x 5º.

Além disso, apenas a disputa pelo título será feita em jogos de ida e volta. Além disso, os times classificados diretamente para as semifinais possuem a vantagem de jogar em casa. Na final, a equipe com melhor campanha na primeira fase realiza o jogo de volta em casa.

Na parte de baixo da classificação, os dois últimos colocados após o fim da primeira fase estão rebaixados para a Série A2.

Em relação ao VAR, a arbitragem só usará o auxílio a partir das eliminatórias.

Os 10 clubes classificados para a Série A1 do Campeonato Pernambucano são Sport, Náutico, Santa Cruz, Retrô, Central, Afogados, Maguary, Petrolina, Jaguar e Decisão.

Intervalo dos jogos

Na mesma reunião, os clubes concordaram com a possibilidade de realização de jogos com intervalos de 48 ou até 24 horas, nesse caso, pode trocar os atletas. A competição vai ser disputada em 14 datas. Sendo assim, ficará “apertada” no início da temporada junto com a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil.

Proposta rejeitada

Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho sugeriu uma edição unificada do Pernambucano com 24 equipes. Ou seja, unificando as Séries A1, A2 e A3, classificando os quatro melhores para a disputa da segunda fase com Sport, Náutico, Retrô e Santa Cruz.

Para ser aprovado, a proposta precisava de unanimidade. No entanto, Central e Maguary votaram contra.

Torcida única

A entidade que comanda o futebol local ficou com autonomia de determinar a torcida única ou não nos jogos. Sport, Náutico e Santa Cruz votaram contra, mas foram “votos vencidos” diante dos demais clubes do campeonato.

Sobre a carga de ingressos para a torcida visitante nos clássicos, Sport, Náutico e Santa Cruz terão direito a 10% da capacidade da Ilha do Retiro, Aflitos ou Arruda, exceto para as partidas disputadas na Arena de Pernambuco, que esse número sobe para 20%.

Violência em família: Mulher suspeita de matar avó de 80 anos em Garanhuns é internada por decisão da Justiça

27/10/24

Adelmo Lucena

http://blogfolhadosertao.com.br

Erica Eduarda é a principal suspeita de assassinar a avó de 80 anos, em Garanhuns

Cícera Ferreira da Silva, de 80 anos, foi encontrada morta dentro da própria casa com ferimentos provocados por arma de fogo (Foto: Reprodução)
Cícera Ferreira da Silva, de 80 anos, foi encontrada morta dentro da própria casa com ferimentos provocados por arma de fogo (Foto: Reprodução)
Erica Eduarda André da Silva, de 33 anos, suspeita de matar a avó a tiros de arma de fogo, ficará detida na Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste do Estado. A decisão foi do juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Garanhuns. Erica é a principal suspeita de assassinar uma idosa de 80 anos na noite de quarta-feira (23), na Travessa Nogália Lima, no Bairro da Boa Vista, em Garanhuns.
A princípio, ficou decidido na audiência de custódia que a suspeita ficaria internada provisoriamente no Hospital Dom Moura, pelo fato de haver indicativos de que ela sofre de transtornos psiquiátricos.
No entanto, a juíza 1ª Vara Criminal da Comarca de Garanhuns decidiu redirecionar a internação de Erica para a Colônia Penal de Buíque, onde há um serviço de atenção básica à saúde.
Nos autos do processo, a magistrada afirmou que há dúvidas sobre a saúde mental da mulher. Segundo ela, é necessário instaurar um incidente de insanidade mental para que o quadro mental seja comprovado. A perícia deverá ser conduzida pelo Setor de Psiquiatria Forense do Instituto de Medicina Legal (IML) de Pernambuco, com prazo de 45 dias para a conclusão.
“Diante da gravidade da conduta, donde deflui a periculosidade concreta da acusada, mantenho a internação provisória, a qual deverá ser cumprida na Colônia Penal Feminina de Buíque, haja vista a interdição do CSP, bem como levando em consideração que o aludido estabelecimento prisional dispões de serviço de atenção básica à saúde”, escreveu a juíza.
A Justiça também determinou que setor de psiquiatria forense do IML responda se Erica tinha doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado durante o crime, sendo incapaz de entender o caráter ilícito do fato. Além disso, deve ser esclarecido se ela oferece risco à família e à sociedade.
Relembre o crime
Cícera Ferreira da Silva, de 80 anos, foi encontrada morta dentro da própria casa com “ferimentos provocados por arma de fogo”, segundo a Polícia Civil de Pernambuco.
A idosa morava com um neto, que havia ido comprar frutas em um estabelecimento na rua onde morava. De acordo com as investigações, o pedido teria sido feito por Erica Eduarda André da Silva, que aproveitou a oportunidade de ter ficado a sós com a idosa para assassiná-la.