Empresário Alberto Ferreira da Costa morre aos 88 anos

20/10/24

Diario de Pernambuco

http//blogfolhadosetao.com.br

Fundador da Rio Ave e provedor do Hospital Português construiu uma carreira de destaque no mercado
sharethis sharing button
Empresário Alberto Ferreira da Costa (Foto: João Bosco)
Empresário Alberto Ferreira da Costa (Foto: João Bosco)
Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português e fundador da construtora Rio Ave, faleceu neste domingo (20), aos 88 anos. O empresário português deixa a esposa, Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa, e os três filhos, Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior.
Nascido em Portugal, em 1936, Alberto Ferreira da Costa emigrou para o Brasil aos 15 anos, em busca de uma vida melhor. Ele teve vários empregos até conseguir abrir o seu próprio negócio. Casou-se com Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa e teve três filhos: Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior.
A partir de 1971, tornou-se sócio do Real Hospital Português de Beneficência e, em 1976, foi eleito mordomo, integrando a Junta Administrativa da Instituição. Desde 1992, ele ocupava o cargo máximo do hospital, o de provedor, tendo sido reeleito diversas vezes.
Homenagens
O Hospital Português prestou homenagem nas redes sociais. “Hoje, o Real Hospital Português se despede do seu grande líder, Alberto Ferreira da Costa, ou “Seu Alberto”, como todos se referem com carinho. Neste momento, lembramos com gratidão todos os ensinamentos que ele nos deixou. Ele foi não apenas o coração e a alma deste hospital por mais de três décadas, mas também um exemplo de humildade, dedicação e amor ao próximo”.
O velório teve início às 10h, no salão nobre do Hospital Português.
 (Foto: Cortesia)
Foto: Cortesia
A construtora Rio Ave lamentou a morte do empresário, destacando suas qualidades e impacto no setor. “Empreendedor e visionário, o seu espírito arrojado e sua paixão pela construção civil foram fundamentais para a criação da Rio Ave.”
O texto também ressalta que a sua memória como guia para o futuro da empresa. “Seu Alberto deixa um legado de inspiração, entusiasmo, persistência e coragem, além de uma valiosa contribuição para o desenvolvimento harmonioso e sustentável da cidade que tanto amou. Sua memória continuará a nos guiar”.
Em homenagem a Alberto Ferreira da Costa, o Diario de Pernambuco enviou uma coroa de flores.
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco:
“Recebi com pesar a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, um português que adotou Pernambuco como sua casa e aqui comandou, como provedor da entidade, por mais de três décadas, um dos maiores complexos hospitalares do Brasil, o Real Hospital Português.
Seu Alberto deixa também um legado como empreendedor na área da construção civil contribuindo para o desenvolvimento do Recife.
Expresso aqui a minha solidariedade, neste momento de despedida, à sua esposa Maria do Carmo, aos filhos Alberto Júnior, Álvaro e Cláudia, demais familiares, inúmeros amigos, como também à comunidade portuguesa e a todos que fazem o Hospital Português e a Construtora Rio Ave.”
Priscila Krause, vice-governadora de Pernambuco:
“Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do empreendedor e amigo português Alberto Ferreira da Costa, aos 88 anos, na manhã deste domingo, 20.
Como ele mesmo se definia, Alberto Ferreira da Costa foi um “homem de duas pátrias” por suas ligações à Vila do Conde, em Portugal, onde nasceu, e ao Recife, mas sem dúvida alguma foi aqui que ele construiu suas maiores obras.
O empreendedor que adotou Pernambuco como sua casa, teve uma importante atuação como provedor, por mais de 30 anos, do maior complexo hospitalar do Norte-Nordeste, o Real Hospital Português, e fundador da construtora Rio Ave, tornando-se uma das mais expressivas lideranças empresariais do nosso Estado.
Seu Alberto, como era carinhosamente chamado, deixa um legado inspirador, principalmente, pela sua atuação no desenvolvimento da saúde e da construção civil da nossa cidade.
Aos familiares, amigos e funcionários, meus sentimentos. Que Deus console e Nossa Senhora de Fátima conforte o coração de todos nesse momento de despedida.”
João Campos, prefeito do Recife:
“Recebemos com tristeza a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, uma referência no setor empresarial e na saúde de Pernambuco. Como fundador da Rio Ave e provedor do Real Hospital Português, seu trabalho deixou um legado de desenvolvimento e cuidado com as pessoas.
Meus sentimentos à família, especialmente à sua esposa, Maria do Carmo, e aos filhos Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior. Sua dedicação ao Recife e à saúde pública será sempre lembrada.”

Pedro Campos, deputado Federal:

“É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do empresário e provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa. Nossos sentimentos aos seus familiares, amigos e colaboradores. Que encontrem força neste momento de dor.”

Senador Fernando Dueire:

“Pernambuco perde um ícone e eu um amigo fraterno. Alberto Ferreira da Costa foi um dos portugueses mais brasileiros que conheci e convivi. Um homem brilhante em muitas disciplinas. O Real Hospital Português é um antes e um depois de suas reiteradas gestões administrativas. Na construção civil foi um revolucionário pela forma e padrão de qualidade de seus produtos. Construiu além de um nome, um símbolo de conduta e correção nas relações pessoais e comerciais. Meus sentimentos a D. Maria do Carmo, filhos e a toda sua família.”

Senadora Teresa Leitão:

“Lamento a triste notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, empresário e provedor do Real Hospital Português, que faleceu, neste domingo (20). Com carinho, registro, aqui, os meus sentimentos e me solidarizo com a família e amigos.”
Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos e deputado federal:”Recebi com pesar a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português e fundador da RioAve. Seu Alberto, como era conhecido, deixa um bonito legado de dedicação no cuidado com tantas vidas. Quero aqui me solidarizar com a família, colaboradores e todos que o admiravam.”

Padre Pedro Rubens, reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap):
“A Universidade Católica de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do provedor do Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa, com quem sempre manteve importante interlocução e parceria. Como empresário e provedor, deixará um grande legado para Pernambuco, terra que escolheu para viver, sem nunca ter esquecido suas raízes portuguesas. Nossas orações e solidariedade a toda a família.”
Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste:
“Alberto Ferreira da Costa dedicou sua vida a Pernambuco sem esquecer suas raízes portuguesas. Como provedor do Real Hospital Português por mais de 30 anos, tornou o complexo de saúde uma referência nacional. Registro meu pesar e me solidarizo com sua família e amigos.”
Rafael Simões, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), enviou condolências e reiterou a admiração pelo empresário em sua trajetória na construção civil. “Alberto Ferreira da Costa era mais do que um empresário de sucesso; ele era um cidadão comprometido com o futuro de Pernambuco e com o bem-estar coletivo. Sua atuação inspiradora, tanto no setor de saúde quanto no setor imobiliário, e seu envolvimento em causas sociais importantes, o tornaram uma figura admirada e respeitada por todos”.

Presidente Lula sofre queda e cancela ida à Russia

20/10/24

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu uma queda no Palácio da Alvorada neste domingo (20). A viagem que faria no fim da tarde deste domingo à Rússia para a cúpula do Brics foi cancelada.

Seu médico, Roberto Kalil, foi a Brasília nesta manhã. Segundo o boletim médico, o presidente, depois de um acidente doméstico, teve um ferimento “curto-contuso em região occipital” –um corte na parte de trás da cabeça.

A equipe médica orientou que Lula evite viagem aérea de longa distância, “podendo exercer suas demais atividades”. A Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência divulgou nota em que afirma que o presidente participará da cúpula do Brics por meio de videoconferência. Em Brasília, Lula terá “agenda de trabalho normal” no Palácio do Planalto.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Planalto:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração.

O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto.

 Riva Bezerra (PSD),  prefeita eleita de Cedro  vai demitir funcionários “fantasmas”

20/10/24

Por Machado Freire

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Riva Ferreira e o Vice Antonio Leite

 

Em entrevista exclusiva a este Blog Folha do Sertão, a prefeita eleita de Cedro – conhecida “Terra do Milho”, Riva Ferreira (PSD/Republicanos) deixou bem claro que não vai permitir que funcionários da Prefeitura recebam o salário sem prestar serviço ao município. A prefeita  afirma que quer   é colocar a máquina para  funcionar a contento, principalmente no setor de saúde.  Ela  está com uma série de problemas para resolver  na primeira audiência que terá nos próximos dias com a governadora Raquel Lyra, cujo encontro está sendo agendado pela Casa Civil.  Riva Ferreira diz que não está preocupada com o fato da sua coligação não ter feito maioria na Câmara de Vereadores, com quem pretende manter  um diálogo republicano  e aberto.

Segue a entrevista, na integra:

 

Blog Folha do Sertão:   O  que mais preocupa a senhora hoje na questão administrativa de Cedro?

Riva Ferreira-  Acabamos de iniciar a transição, ainda estamos aguardando o envio de informações sobre o quadro fiscal do município. Embora sem esses dados em mãos ainda, me preocupa, desde já, a letargia da máquina. Os serviços não funcionam a contento, principalmente na Saúde. Isso indica que temos um grande desafio pela frente, mas estamos certos de que conseguiremos colocar a casa em ordem, com muito trabalho e zelo com os recursos públicos.

Folha do Sertão – Fale sobre a situação da PE 475. A senhora marcou uma audiência com a governadora Raquel Lyra para tratar sobre esta importante estrada?

Riva Ferreira-  A governadora Raquel entrou em contato comigo para parabenizar-me na semana seguinte à eleição. Tivemos uma conversa muito profícua. Ela me convidou para uma audiência em Recife, estou aguardando a confirmação da data pela Casa Civil. Certamente, a PE-475 será pauta desse encontro. O nosso pleito é a reconstrução total da rodovia. Foi feito o tapa-buracos recentemente, mas a solução definitiva do problema vai além. Logicamente, iremos tratar de outros assuntos também na reunião. A parceria com o Governo será fundamental para executarmos os projetos estruturantes e melhorar a qualidade de vida do nosso povo.

Folha do Sertão –  O que a senhora já sabe sobre a situação de financeira da Prefeitura?

Riva Ferreira-  De tudo que chegou até  a mim, o que mais preocupa é o comprometimento da receita com pessoal. Hoje, apenas o quadro de servidores efetivos corresponde a um gasto de 48% do caixa da Prefeitura. Isso prejudica contratações para áreas diversas, tendo em vista que o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 54%. A margem que temos para contratar é muito curta. Outra dificuldade é enfrentar os desmandos. Temos indícios de servidores que nunca deram um dia de serviço na Prefeitura. Esses serão todos convocados para trabalharem e, caso se neguem, serão demitidos de acordo com a Lei.

Folha do Sertão-  A senhora disputou a prefeitura com a segunda vez? Na primeira campanha, sua adversária venceu por pouco mais de 200 votos e agora, na revanche, a senhora venceu por apenas 77 votos. A senhora obteve maioria na Câmara de Vereadores?

Riva Ferreira-  Vencemos uma eleição disputadíssima. Uma luta de Davi contra Golias, em que todos os caciques da política local se juntaram contra nós. As ditas lideranças, em massa, apoiaram a prefeita (Marly). Do nosso lado, está o povo. Essa é a razão de termos vencido, mesmo com todas as ações nada republicanas empreendidas pelos nossos adversários.   Nossa coligação elegeu três vereadores e muitos dos nossos eleitores votaram em vereadores do Avante, que estava na coligação adversária, mas não subiram no palanque da prefeita. Irei dialogar com todos os vereadores. Não tenho preocupação com números, com maioria. O meu foco é convencê-los a aprovar os projetos de interesse do povo e dar transparência a essas ações.

Os números de 6 de outubro de 2024 em Cedro:

Confira o resultado em Cedro após a apuração:

Riva Bezerra (PSD): 3.959 votos, 50,49% dos votos válidos; Marly de Neguinho (MDB): 3.882 votos, 49,51% dos votos válidos.   A eleição em Cedro teve 8.130 votos totais, o que inclui 82 votos brancos, 1,01% dos votos totais, e 207 votos nulos, 2,55%.  A abstenção foi de 1.952 eleitores, 19,36% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.

 —
Candidatos mais  mis votados  para a Câmara de Vereadores  de Cedro:
Nome de urna Partido Número de urna Votos
Silvia Bezerra PSD 55000 725
Maiamy de Neguinho de Zé Arlin MDB 15888 678
Lívia de Zé de Benga AVANTE 70777 654
Nana Martins MDB 15555 579
Tiago de Vilmar AVANTE 70555 538
Nego do Barro Branco PSD 55111 469
Mika AVANTE 70123 432
Dr Chicão AVANTE 70456 412
Carlinhos Novais MDB 15333 403
Miguel Leite REPUBLICANOS 10678 392

Clique aqui para ver a lista de vereadores eleitos em Cedro.