Israel anuncia que matou líder do Hamas durante operação em Gaza

18/10/24
AFP
http://blogfolhadosertao.com.br

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que “o mal sofreu um duro golpe”, mas que “a guerra ainda não terminou”.

O ministro das Relações Exteriores de Israel afirma que o líder do Hamas, Sinwar, foi "eliminado".

Israel anunciou, nesta quinta-feira (17), que matou o líder do Hamas, Yahya Sinwar, em uma operação em Gaza, o que pode representar um golpe decisivo contra o movimento islamista, após mais de um ano de guerra no território palestino.

“O assassino em massa Yahya Sinwar, responsável pelo massacre e atrocidades de 7 de outubro, foi eliminado”, afirmou o ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, em um comunicado enviado à imprensa.

“Após uma busca de um ano, ontem (quarta-feira), 16 de outubro de 2024, soldados do exército israelense eliminaram Yahya Sinwar, líder da organização terrorista Hamas, durante uma operação no sul da Faixa de Gaza”, declarou a força em um comunicado pouco depois.

O Hamas, no poder em Gaza, não confirmou a morte de seu líder.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que “o mal sofreu um duro golpe”, mas que “a guerra ainda não terminou”.

O presidente israelense, Isaac Herzog, pediu para que ações sejam tomadas para libertar os reféns mantidos em Gaza.

“Agora, mais do que nunca, devemos agir de todas as maneiras possíveis para trazer de volta os 101 reféns que ainda estão sendo mantidos em condições horríveis pelos terroristas do Hamas em Gaza”, afirmou Herzog.

Sinwar, uma figura radical e discreta, era considerado um dos arquitetos do ataque mortal lançado em 7 de outubro de 2023 pelo Hamas em território israelense, que desencadeou a guerra em Gaza.

Aos 61 anos e chefe do movimento islamista palestino em Gaza desde 2017, ele foi nomeado líder político do Hamas no início de agosto, após a morte de Ismail Haniyeh, assassinado em 31 de julho, em Teerã, em um atentado atribuído a Israel.

“Um alívio” para Israel

Sinwar, cujo nome constava na lista americana de “terroristas internacionais”, foi alvo de várias tentativas de assassinato.

O presidente republicano da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Mike Johnson, aplaudiu “a morte” do líder do Hamas, a quem qualificou de “pessoa vil e repugnante”, afirmando que se trata de um “alívio” para o povo de Israel.

O anúncio de sua morte ocorre semanas após Israel ter assassinado o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em um bombardeio no Líbano, onde o exército israelense lançou em 23 de setembro uma ofensiva aérea, reforçada por operações terrestres uma semana depois.

Nos últimos meses, outros comandantes do Hezbollah, uma formação apoiada pelo Irã, foram mortos.

Israel afirmou há meses que havia matado Mohammed Deif, o chefe militar do Hamas, embora o movimento islamista palestino não tenha confirmado a informação.

Deif foi acusado de planejar, junto com Sinwar, o ataque de 7 de outubro.

A morte de Sinwar pode ser um golpe muito duro para o Hamas, já fortemente debilitado após mais de um ano de guerra em Gaza.

Guerra em várias frentes

A confirmação da morte de Sinwar ocorre em um contexto explosivo no Oriente Médio, onde Israel tem várias frentes abertas desde os letais ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, quando milicianos islamistas mataram 1.206 pessoas em território israelense, em sua maioria civis, e capturaram 251 reféns.

Pelo menos 42.438 palestinos, também em sua maioria civis, morreram na ofensiva de retaliação israelense em Gaza, segundo dados do Ministério da Saúde do território, considerados confiáveis pela ONU.

Após esses ataques, Netanyahu prometeu esmagar o Hamas e trazer os reféns de volta para casa.

Desde então, Israel ampliou o alcance de suas operações para o Líbano, onde o Hezbollah, aliado do Hamas, abriu uma frente com ataques que forçaram dezenas de milhares de israelenses a fugir de suas casas.

Nesta quinta-feira, o exército israelense bombardeou a cidade costeira de Tiro, segundo imagens da AFPTV, após Israel emitir um chamado para evacuar a área.

Pouco antes, bombardeou a cidade síria de Latakia, em um ataque que visava destruir um alvo do Hezbollah.

Os Estados Unidos, principal aliado de Israel, realizaram vários ataques com bombardeiros B-2 contra instalações subterrâneas no Iêmen, controladas pelos rebeldes huthis para armazenar armamento.

Um ataque “doloroso”

O chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Hosein Salami, também advertiu nesta quinta-feira que seu país responderá com um ataque “doloroso”, caso haja retaliação israelense pelos mísseis lançados em 1º de outubro por Teerã.

Em uma visita incomum ao Egito, o chanceler iraniano, Abbas Araqchi, conversou com o presidente egípcio Abdel Fatah al Sisi sobre o perigo de um conflito regional.

As forças israelenses realizam há uma semana bombardeios e operações terrestres no norte de Gaza e na área de Jabaliya, onde afirmam que o Hamas está tentando reagrupar suas forças.

Além das duras condições humanitárias e da devastação do território palestino, a guerra impactou drasticamente a economia. Quase toda a população de Gaza “vive na pobreza”, alertou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em um relatório.

Crime brutal: polícia pede ajuda para localizar homem que incendiou casa e matou mulher e filhas

18/10/24
Malu Mendes
http://blogfolhadosertao.com.br
Crime aconteceu em Custódia, no Sertão, nessa terça (15). O suspeito, Rosildo Gonçalo da Silva, conseguiu fugir
copy sharing button
sharethis sharing button
 (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Foto: Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (17), uma campanha para localizar Rosildo Gonçalo da Silva, suspeito de assassinar a esposa e as duas filhas na cidade de Custódia, no Sertão de Pernambuco. O crime ocorreu na madrugada da terça-feira (15), no Sítio Santana.
A população pode colaborar com as investigações, enviando informações anonimamente através do Disque-Denúncia, pelo número 181, ou por meio dos canais de WhatsApp das unidades policiais da região:
3º Batalhão de Polícia Militar: 87 98877-2123
Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI): 87 98877-2117
Delegacia de Arcoverde: 87 98877-2180
A secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, destacou que o crime foi uma “barbaridade tremenda” e garantiu que o responsável não ficará impune.
Recebemos informações de que ele é uma pessoa extremamente violenta, com um histórico de violência familiar de muitos anos. As filhas de um outro relacionamento relataram ter sido vítimas de agressões cometidas por ele“, declarou.
Detalhes do crime
As vítimas, a esposa de 39 anos e as duas filhas, de 13 e 14 anos, foram encontradas mortas dentro da residência, que teria sido incendiada pelo suspeito. Há indícios preliminares de que elas teriam tentado fugir, uma vez que não foram encontradas com roupas de dormir, mas sim com calças jeans, o que sugere que não estavam preparadas para dormir no momento do crime.
“Embora os primeiros levantamentos não confirmem se elas estavam amarradas, há a possibilidade de que o incêndio tenha ocorrido em meio a uma tentativa de fuga. Além disso, familiares informaram que uma das filhas teria relatado à tia que sofria violência sexual por parte do pai”, informou a secretária.
“Até o momento, a causa exata das mortes não foi determinada. Não foram identificados sinais de perfuração por arma de fogo ou faca, mas, em virtude do estado dos corpos, não se descarta a possibilidade de esganamento. Vizinhos relataram ter ouvido gritos de socorro provenientes apenas das filhas, o que levanta a hipótese de que a mãe possa ter sido morta antes do incêndio.” ela ainda completou.
Filho escapou
Um terceiro filho do casal conseguiu escapar da tragédia por não estar na residência no momento do crime, já que havia passado a noite fora. De acordo com a Secretária de Defesa Social, há uma possibilidade de que a guarda dele fique com os avós paternos.

De rival ferrenha, Priscila Krause passa a elogiar deputado petista

18/10/24
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Vice-governadora reconhece gestão de João Paulo como prefeito e reforça aproximação de Raquel Lyra com o PT
Há muito se sabe que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vem mantendo relação afinada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a bancada petista na Assembleia Legislativa, especialmente com o deputado João Paulo Lima e Silva.Ontem, em sintonia com a gestora, vieram da vice-governadora Priscila Krause, antes adversária ferrenha do petista, elogios ao ex-prefeito do Recife. Eles estiveram juntos durante o anúncio do fim do rodízio no abastecimento d’água em Brasília Teimosa e parte do Pina, Zona Sul do Recife.“João Paulo lembrou aqui… Aliás, João Paulo não lembrou. Você apenas citou porque o povo não esquece a atuação importante que você teve na sua passagem pela Prefeitura do Recife: no trabalho junto às palafitas, na construção da Brasília Formosa (hoje a principal avenida do bairro), e da escuta dessa população, para poder fazer uma gestão conjunta”, enfatizou a vice-governadora.

Foi a primeira vez que Priscila Krause, na época a maior oposicionista ao prefeito, fez elogios públicos ao petista. A trajetória política dela sempre esteve atrelada a forças consideradas mais conservadoras. O aceno de ontem abre janelas para novas composições e oportunidades para 2026. Uma construção.

O deputado se disse surpreso e credita a postura da ex-oponente ao espírito republicano que ele tem adotado desde o início do Governo. Priscila Krause foi vereadora do Recife de 2005 a 2015.

Mirella repudia ataques

A candidata à Prefeitura de Olinda Mirella Almeida (PSD) repudiou discursos de ódio contra o adversário Vinicius Castello (PT). Ele diz que vem sendo vítima de ataques a origem, sexualidade e raça.  “Não acredito em política construída nessas bases. Acredito no debate de propostas. Temos que fazer gestão pública para todos e políticas públicas diferenciadas”, enfatizou à Rádio Folha.

Governadora na Rádio Folha

A governadora Raquel Lyra (PSDB) dá entrevista à Rádio Folha FM 96,7 hoje (18), a partir das 10h30, por telefone. Vai falar sobre os mais de R$ 6 bilhões que liberou para abastecimento d’água em todo o Estado. Também deve fazer um balanço das eleições. É a primeira entrevista à Rádio Folha depois do pleito do dia 6.

Sem cargo
Ex-secretário e ex-candidato à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD) participou de duas agendas com a governadora ontem. Disse estar “cuidando da vida”. Assegurou terem conversado, mas não discutido se ele vai voltar a exercer algum cargo no Executivo.

Dobrado
Há dias o candidato a prefeito de Olinda Vinicius Castello (PT) negociava apoio do Avante. O presidente do partido, Sebastião Oliveira, chegou a desmentir em nota. Ontem o prefeito do Recife, João Campos (PSB), entrou no circuito e garantiu a adesão do Avante e do Agir.

Prefeitura do Recife antecipa salário de outubro em comemoração ao Dia do Servidor Público

18/10/24

Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br

Vencimentos estarão disponíveis no dia 28 deste mês, que será ponto facultativo. Medida vai injetar mais de R$ 312 milhões na economia local, beneficiando mais de 45 mil servidores ativos, aposentados, pensionistas e estagiários da administração direta e indireta do município

A Prefeitura do Recife anunciou a antecipação da folha de pagamento de outubro para a próxima segunda-feira, dia 28, em celebração ao Dia do Servidor Público, que também é comemorado na mesma data. Essa iniciativa beneficiará cerca de 45 mil servidores ativos, aposentados, pensionistas e estagiários da Administração Direta e Indireta.

Com essa medida, a Prefeitura injetará R$ 312 milhões na economia local, promovendo um impacto positivo para a cidade e para as famílias dos servidores.

Além disso, em razão do Dia do Servidor, a Prefeitura do Recife também vai decretar ponto facultativo nos órgãos municipais da Administração Direta e Indireta. Os serviços essenciais, no entanto, funcionarão em esquema de plantão.

Flickr da Prefeitura do Recife

Projeto Cactus Rockets Design da Univasf realiza divulgação científica em escolas da região

18/10/24

Ascom Univasf

httP://blogfolhadosertao.com.br


A equipe Cactus Rockets Desing faz exposição de protótipos de foguetes em escola de Juazeiro.

Richard Phillips Feynman, pioneiro da eletrodinâmica quântica, foi um dos mais renomados físicos teóricos do século XX e é amplamente reconhecido também por sua contribuição à divulgação científica. Em homenagem ao seu legado, o Projeto de Extensão Cactus Rockets Design da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nomeou uma de suas atividades de “Projeto Feynman”. O objetivo dessa ação é aproximar estudantes de escolas públicas e privadas da região de temas fundamentais das ciências, como a física e química. Na tarde de hoje (17), a equipe Cactus Rockets participa da feira de ciências do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (Codefas), em Juazeiro (BA), com exposição de protótipos de foguetes, além da promoção de oficinas e palestras.

O Projeto Feynman envolve a realização de minicursos, palestras e exposições voltados para professores e estudantes do ensino fundamental e médio, abordando temas como foguetes, experimentos científicos, o papel do engenheiro no desenvolvimento de pesquisas e a importância de estudar ciências. Além desse projeto, todas as atividades desempenhadas pela Cactus Rockets Design, como ações sociais, desenvolvimento de produtos, protótipos e programas, carregam no título homenagens a cientistas renomados, como os foguetes Marie, Pierre e Kepler, e o programa Sagan.

O estudante do 4º período do curso de Engenharia de Produção, Breno Souza Pizolitto Silva, participa da Cactus Rockets Design desde o início de 2023 e acredita que o projeto desempenha um importante papel social para os jovens. “É uma maneira filantrópica de a equipe compartilhar conhecimentos, pois a Cactus não é apenas sobre aprender e competir, mas também sobre incentivar estudantes da educação básica a ingressarem na universidade, se interessarem por tecnologia, inovação e ciência. E, de alguma forma, deixar um legado àqueles que fizeram o projeto acontecer”, afirma o membro da equipe.

Para o coordenador Cactus Rockets Design, Henrique Takashi, essa ação é fundamental para manter a inserção e a rotatividade de estudantes como membros da equipe, além de representar a extensão da Univasf na região do Vale do São Francisco. “É essencial que as ações de divulgação científica atraiam novos integrantes e estimulem a pesquisa de materiais, o desenvolvimento de atividades, a organização de cronogramas, o amadurecimento para palestrar em público e até campanhas de marketing. Como orientador do projeto, é uma satisfação imensa poder trazer novas temáticas com estudantes engajados de vários cursos de graduação e trabalhar para o enriquecimento da região”, comenta.

Fundada em 2019 por estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Univasf, a Cactus Rockets Design tem como objetivo a construção de foguetes modelo a fim de participar de competições nacionais e internacionais. Atualmente, a equipe do projeto é composta por 29 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, de Produção e da Computação. A iniciativa busca desenvolver e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação, elaborando pesquisas e projetos na área aeroespacial. Mais informações sobre a Cactus Rockets Design podem ser encontradas no Instagram.

Celebrando maior investimento da história do Corpo de Bombeiros, governadora Raquel Lyra participa de cerimônia de entrega de condecoração da corporação

18/10/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
 
Em comemoração ao aniversário de 137 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), que será celebrado no próximo dia 20, a governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar para 58 personalidades, entre civis e militares, que se destacaram por contribuições à sociedade. O evento, que também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, foi realizado na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, nesta quinta-feira (17).
 
“Hoje estou prestigiando uma solenidade que confere uma medalha de mérito àqueles que têm contribuído para fazer uma instituição tão respeitada pelo povo de Pernambuco e pelo povo do Brasil. Quero agradecer a todos que fazem a corporação por estar nos apoiando a fazer o maior investimento da história do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, com investimentos dentro do Juntos pela Segurança em frota, compra de equipamentos e instrumentos de proteção individual”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Entre 2023 e 2024, o Governo do Estado já realizou o maior investimento da história do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, destinado à compra de equipamentos e infraestrutura. Com um total aproximado de R$ 26,2 milhões, destacam-se aquisições como 20 ambulâncias de autorresgate, 14 motos de salvamento aquático, assim como materiais essenciais para operações de mergulho, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios. Foram adquiridos também Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como capacetes, roupas de aproximação e botas. 
 
“Todos esses investimentos demonstram o esforço do Governo do Estado de Pernambuco em reestruturar o Corpo de Bombeiros com os melhores e mais modernos equipamentos, resultando no pronto e eficaz atendimento à população pernambucana”, destacou a secretária de Defesa Social em exercício, Dominique de Castro Oliveira.
 
O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli, agradeceu a todos que trabalham pela instituição. “Agradeço à governadora pela confiança depositada nesse trabalho, com novas sedes, viaturas e valorização dos homens, e por todos que se dedicam diariamente dentro da corporação. Durante mais de um século, nossa corporação tem sido um farol de esperança e segurança para os cidadãos pernambucanos, enfrentando desafios com bravura e determinação”, ressaltou.
 
Entre os agraciados com a medalha, estão o comandante militar do Nordeste, general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro; o capitão de Mar e Guerra Carlos Frederico do Vale; os secretários estaduais da Casa Civil, Túlio Vilaça, de Administração, Ana Maraíza, de Defesa Social (em exercício), Dominique Oliveira, o chefe de gabinete da governadora, Eduardo Vieira, a administradora do Arquipélago de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, além de tenentes, sargentos e majores de corporações do Estado.
 
Participaram da solenidade os secretários estaduais Ana Maraíza (Administração), Dominique Oliveira (Defesa Social em exercício), Juliana Gouveia (em exercício da Mulher), Clóvis Ramalho (executivo de Defesa Civil), a administradora do Arquipélago de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, além do deputado estadual Eriberto Filho. O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Leite, também esteve presente.
 
Fotos: Divulgação/Secom