Raquel Lyra prestigia inauguração de nova fábrica em Pernambuco, que deve gerar mais de 300 empregos

09/10/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 
Estado alcançou, no último mês de agosto, a maior geração de oportunidades do Nordeste, com 18.112 novas carteiras assinadas no período
Governadora Raquel Lyra prestigia inauguração de nova fábrica em Pernambuco.
 
A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, participaram, nesta terça-feira (8), do início das operações da Oggi Sorvetes, a maior rede de franquias de sorvetes do Brasil. A fábrica, instalada no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, é a primeira da marca no Nordeste. Com investimentos de R$ 200 milhões, o empreendimento gera atualmente 259 ofertas de emprego e até o final do ano deve ultrapassar 300 colaboradores de forma direta, com a expectativa de produzir aproximadamente 50 milhões de litros de sorvete por ano. 
 
“A fábrica da Oggi Sorvetes acaba de se instalar em Pernambuco com a projeção de dobrar tudo o que eles fabricam no Brasil, a partir desta unidade. Isso é sinônimo de prosperidade e geração de emprego no nosso estado, que hoje figura como o terceiro maior do país em novas oportunidades. De janeiro do ano passado até o momento, já criamos mais de 94 mil postos de trabalho”, destacou a governadora ao ressaltar os dados do Novo Caged, divulgados no mês passado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Pernambuco alcançou, no último mês de agosto, a maior geração de empregos do Nordeste, com 18.112 novas carteiras assinadas no período. O resultado é o terceiro maior do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
 
O local, antiga fábrica da marca Zeca’s, foi reformado por completo e ganhou novos equipamentos importados, de última geração, que proporcionam uma produção mais eficiente. Além da proximidade com o público do Nordeste, a marca também está olhando para a criação de novos produtos, na perspectiva do consumidor nordestino. A proposta é que, nos próximos meses, conforme a expansão da rede, sejam lançados sabores regionais, destacando a diversidade de ingredientes e os sabores da região.
 
Para instalação da planta em Pernambuco, a empresa recebeu incentivos do Programa de Desenvolvimento do Estado (Prodepe). “A Oggi Sorvetes chega revolucionando o mercado. Pernambuco é um bom lugar para se investir, e a gente não para de crescer. Só esse ano foram oito meses seguidos de crescimento do emprego e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e estamos só começando”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti.
 
“Estamos gerando mais empregos, renda e trazendo novos investimentos para Pernambuco. Depois que essa fábrica estiver 100% funcionando, ela será a maior indústria de picolé e sorvetes do Brasil, estando localizada no nosso estado”, completou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.
 
De acordo com o socio-administrador da Oggi Sorvetes, Rodrigo Mauad, a chegada a Pernambuco potencializa o projeto da empresa em expandir o seu negócio pelo Brasil. “Achamos Pernambuco um estado muito estratégico para fazer essa ampliação. Fomos recebidos de braços abertos pelo Governo do Estado e nos sentimos muito acolhidos. Essa é nossa primeira unidade no Nordeste e, no prazo de dois a cinco anos, ela deve representar 50% do volume produzido pela Oggi Sorvetes”, concluiu.
 
Das 60 lojas comercializadas no Nordeste, quatro lojas já foram inauguradas em Pernambuco, nas cidades de Goiana, Escada e Recife. 
 
Para dar início às operações, cerca de 70 colaboradores da antiga fábrica foram recontratados pela Oggi Sorvetes. A empresa está com vagas abertas para os cargos de operador de sala de máquinas, operador de máquinas, entre outros. As pessoas interessadas devem acessar o site da empresa (https://oggisorvetes.com.br/) e fazer o cadastro gratuito para participar do processo seletivo.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Deputados-candidatos carregam o doce e o amargo do primeiro turno das eleições

09/10/24

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Assembleia Legislativa realiza na tarde desta quarta-feira a primeira sessão ordinária após o pleito
Em clima de ressaca, a Assembleia Legislativa faz hoje à tarde sua primeira reunião ordinária após o primeiro turno das eleições municipais. Os deputados Aglailson Victor (PSB), Dani Portela (PSOL) e Izaías Régis (PSDB) retornam de campanhas difíceis.

Os três entraram na disputa já sabendo do favoritismo de seus concorrentes. Perderam para prefeitos que disputaram a reeleição e que conquistaram nas urnas quase 80% dos votos válidos.

O peessebista obteve 13.935 votos (16,69%), sendo derrotado por Paulo Roberto Arruda (MDB), em Vitória de Santo Antão. O prefeito conquistou 64.589 votos (77,38%).

No Recife, antes de enfrentar João Campos, a deputada viveu embates na federação PSOL-Rede, com o deputado Túlio Gadêlha (Rede) brigando para ser candidato. Dani Portela ficou em 3º lugar com 35.110 votos (3,78%). João Campos (PSB) registrou mais de 725 mil (78,11%).

Também não foi fácil para o tucano Izaías Régis. Sem apoio da governadora Raquel Lyra, viu o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, abocanhar 71,37% dos votos (49.838). Ficou com 22,83%  (15.944).

Mas nem tudo está perdido. Cléber Chaparral (União Brasil) se elegeu em Surubim, com 18.500 votos (47,13%). Quem acompanhou apostava em votação maior. A vereadora Véia de Aprígio (PSB) teve 17.642 (44,95%).

Na Alepe também há esperança. Lula Cabral (Solidariedade) sagrou-se vitorioso, com 46,64% dos votos (60.103), derrotando o prefeito, Keko do Armazém (PP), que atingiu 41,74% (58.794). Mas está sub judice.

Quem também espera é o deputado Junior Matuto (PSB), recém-empossado na Casa. Ele estaá no 2º turno em Paulista e o pleito promete ser acirrado.

Caminho para o Senado

O Republicanos ampliou em 100% o número de vereadores (110 para 221); em 700% o de vices (3 para 21) e em 64% o de prefeitos: (14 para 22). O cenário reforça uma possível candidatura do ministro Silviio Costa Filho ao Senado. “O nome dele já está referendado desde 2022, como deputado e como ministro. Agora vai se fortalecer”, afirmou o presidente do partido, Samuel Andrade, à Rádio Folha.

Que show da Xuxa é esse?
Contrário ao projeto de anistia a crimes políticos e eleitorais, o deputado Pedro Campos afirma que o 8 de janeiro foi golpe. “Quebram tudo, dizem que vão tomar o poder e querem ser tratados como se nada tivessem feito. Daqui a pouco vão dizer que era o show da Xuxa.”

Fábrica Tacaruna
A governadora Raquel Lyra anuncia hoje um centro de formação de professores e uma escola de hotelaria e gastronomia. Vão funcionar na Fábrica Tacaruna, no Recife. A iniciativa está prevista no Juntos pela Educação, anunciado em junho de 2023.

Orçamento

A Comissão de Finanças da Alepe se reúne hoje para definir subrelatores e cronograma de apreciação da Lei Orçamentária. A LOA 2025 prevê orçamento de R$ 56,6 bi e deve ser votada até dezembro.

Univasf realiza processo seletivo para Programa de Pós-Graduação em Biociências

09/10/24
Ascom Univasf
http://blogfolhadosertao.com.br
O Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está realizando seleção para mestrado acadêmico com ingresso no semestre letivo de 2025.1. Podem se candidatar às 23 vagas ofertadas portadores de diploma ou de declaração de conclusão de curso de graduação em Farmácia, Química, Química Industrial, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Medicina, Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas e em cursos de áreas afins. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de novembro.

Os interessados podem se inscrever por meio de formulário eletrônico, disponível neste link. A lista completa com os documentos que os candidatos devem anexar no ato da inscrição consta no Edital Nº 22/2024. Dentre as vagas disponibilizadas, são 16 para Ampla Concorrência; 5 para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD); e 2 para Servidores Técnicos-Administrativos em Educação.

O processo seletivo constará de três etapas: prova escrita de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório, para avaliar os conhecimentos dos candidatos nas áreas de concentração e nas linhas de pesquisa do programa; análise do Projeto de Pesquisa e sua viabilidade de execução; e análise do currículo vitae, realizada através do formulário de pontuação (barema) e das devidas comprovações, ambas de caráter classificatório. A prova será realizada presencialmente no dia 19 de novembro, no pavilhão de salas de aula no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 16 de dezembro na secretaria e no site do PPGB.

O Programa de Pós-Graduação em Biociências destina-se à formação de profissionais para o exercício do magistério superior e desenvolvimento de atividades de pesquisa em instituições públicas e privadas, com atuação nas áreas do conhecimento relacionadas às ciências farmacêuticas, biológicas, agrárias e da saúde, visando gerar ciência, tecnologia e inovação para toda a região do semiárido e para o país. O PPGB estrutura-se em duas áreas de concentração: Produtos Bioativos do Semiárido e Ciências Farmacêuticas, e em três linhas de pesquisa: Química e Biologia; Fármacos e Medicamentos; e Fisiopatologia, Diagnóstico e Terapêutica.

Mais informações sobre o programa e a seleção podem ser obtidas através do e-mail: ppgb@univasf.edu.br e no site do programa.

 SEDEPE promove feira de empreendedorismo juvenil em parceria com a FCAP JR.

 09/10/24

Betânia Ribeiro

http://blogfolhadosertao.com.br

A iniciativa oferecerá palestras, workshops e atividades complementares nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), de forma gratuita, no Centro Cultural Cais do Sertão

SEDEPE promove feira de empreendedorismo juvenil em parceria com a FCAP JR

Para propiciar a capacitação contínua e o fortalecimento das bases do empreendedorismo no estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), promoverá, nesta quarta-feira (9) e na quinta-feira (10), a “Feira Geração Empreendedora” em parceria com a FCAP JR., empresa júnior de consultoria empresarial da Universidade de Pernambuco. O evento, totalmente gratuito, é destinado a estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior da Região Metropolitana do Recife.

“Essa iniciativa é de extrema relevância para as políticas públicas de fomento ao empreendedorismo juvenil em Pernambuco. Ela vai possibilitar o intercâmbio de conhecimento e a integração entre diferentes agentes empreendedores locais”, afirma a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires.

Com conteúdo direcionado ao público jovem, a feira pretende estimular o espírito empreendedor desde as primeiras fases da formação educacional. Serão ofertadas palestras, workshops e atividades complementares, uma plataforma para a aquisição de habilidades essenciais ao empreendedorismo, além de incentivo à criação de redes de cooperação entre os participantes e instituições envolvidas.

PALESTRANTES – Nesta quarta-feira (9), na noite de abertura do evento, a partir das 18h, os presentes terão a oportunidade de assistirem duas palestras, que ajudarão a fomentar conexões e fortalecer o networking. A primeira com o empreendedor de rua, Ricardo Maranhão, que negocia trufas nos sinais do Bairro do Pina. A segunda com o consultor Leandro Trajano, especialista em gestão financeira para pequenos negócios e empreendedores.

EXPOSITORES – Cerca de dez empresas e startups, com foco na juventude empreendedora, empregabilidade e desenvolvimento de habilidades para carreira ou mercado de trabalho, estarão expondo suas marcas no evento. Elas serão responsáveis por orientar sobre as melhores formas de ação para iniciar um negócio próprio ou, ainda, para que os jovens consigam vagas no mercado de trabalho formal.  Entre as organizações confirmadas, estão: Junior Achieviment; FCAP JR.; Lumitz; Ambev; Orbitz; Deloitte; Start Carreiras; Espro Jovens e Praso.

A presidente institucional da Fcap Jr, Maria Luiza Barnabé Cavalcanti, destaca a importância da parceria com o Governo de Pernambuco no projeto da Feira Geração Empreendedora. “A parceria focada no empreendedorismo feita com a Sedepe é fundamental para ampliar o impacto dessas iniciativas, facilitando o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem novos negócios e o empoderamento jovem. As empresas juniores desempenham um papel essencial no empreendedorismo brasileiro, especialmente entre os jovens, ao oferecer um ambiente prático para aplicar conhecimentos acadêmicos e desenvolver habilidades como liderança, inovação e resolução de problemas”, comentou.

Senado aprova Gabriel Galípolo para a Presidência do Banco Central

09/10/24

Por Kevin LimaThiago ResendeSara Curcino, g1 e TV Globo — Brasília

http://blogfolhadosertao.com.br

Gabriel Galípolo é sabatinado no Senado — Foto: Evaristo Sa/AFP

Gabriel Galípolo é sabatinado no Senado — Foto: Evaristo Sa/AFP

Senado Federal aprovou nesta terça-feira (8) o nome do economista Gabriel Galípolo, escolhido pelo presidente Lula (PT), para presidir o Banco Central.

Galípolo foi aprovado por 66 votos favoráveis e 5 contra. A votação foi secreta. A aprovação dele em Plenário foi a melhor dos últimos 22 anos (veja os índices mais abaixo).

Antes, o indicado passou por uma sabatina, que durou quatro horas, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O colegiado aprovou a indicação por unanimidade, com 26 votos favoráveis e nenhum contrário.

  • Galípolo vai assumir a cadeira de Roberto Campos Neto, que encerra o mandato em 31 de dezembro. E terá, a partir de 2025, um mandato de quatro anos à frente do BC.
Comissão aprova Galípolo por unanimidade para presidir BC e envia nome a plenário

Questionado pelos senadores durante a sabatina, Galípolo respondeu sobre diversos temas, incluindo (clique em cada tópico para navegar pelo texto):

O indicado de Lula é o atual diretor de Política Monetária do Banco Central. Entre 2022 e 2023, ele esteve nas equipes de campanha do então candidato ao Planalto, de transição de governo e do Ministério da Fazenda, chefiado por Fernando Haddad.

Galípolo substituirá uma gestão duramente criticada por Lula à frente do BC, em grande parte pelos movimentos na condução da taxa básica de juros, a Selic.

  • Roberto Campos Neto, que foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019, já foi classificado por Lula como um “adversário político”.

Gabriel Galípolo é visto pelos senadores como alguém já conhecido. Em 2023, ele foi sabatinado pela CAE e aprovado pelo Senado para assumir a diretoria de Política Monetária do Banco Central. Na ocasião, o conjunto dos parlamentares aprovou o nome, também indicado por Lula, por 39 votos a 12.

1. Lula garantiu independência, diz Galípolo

O economista Gabriel Galípolo abriu a sabatina assegurando aos senadores que recebeu a garantia do presidente Lula de que terá “liberdade na tomada de decisões” na autoridade monetária.

Uma das questões que pairavam em torno de Galípolo desde antes de sua indicação dizia respeito à independência do indicado de Lula no comando do BC, diante de declarações do petista críticas à autonomia da autoridade monetária.

A legislação garante ao Banco Central autonomia em relação ao governo federal, estabelecendo mandatos aos diretores e aos presidente da instituição, que não coincidem com o período de mandato do presidente da República, mesmo que este seja responsável pelas indicações.

Em declaração aos senadores, Galípolo afirmou que Lula foi “enfático” a respeito de sua autonomia à frente da instituição em todas as oportunidades nas quais se reuniu com o petista.

“Toda vez que me foi concedida a oportunidade de encontrar o presidente Lula, escutei de forma enfática e clara a garantia da liberdade na tomada de decisões e que o desempenho da função deve ser orientado exclusivamente pelo compromisso com o povo brasileiro. Cada ação e decisão deve unicamente ao interesse do bem-estar de cada brasileiro”, declarou.

Galípolo também disse aos parlamentares que mantém compromisso com o mandato de quatro anos para presidente do BC.

Em outro momento da sabatina, Gabriel Galípolo foi questionado sobre uma possível interferência do presidente Lula em suas decisões ao longo do mandato de diretor do BC, como as relacionadas à taxa básica de juros.

Galípolo negou ter sofrido qualquer tipo de intervenção do petista. “A verdade é que nunca sofri nenhuma pressão. Seria muito leviano da minha parte dizer que o presidente Lula fez qualquer tipo de pressão sobre qualquer tipo de decisão”, disse.

Ao ser perguntado como reagiria se houvesse tentativa de interferência em sua gestão à frente do Banco Central, o economista respondeu que teria “coragem” e que tomaria decisões de acordo com a sua “consciência”.

“Todas as vezes que o presidente me encontrou ou ligou foi para dizer: ‘Comigo você terá toda a tranquilidade, eu jamais vou lhe perguntar antes, eu jamais vou fazer qualquer tipo de interferência, você vai ter toda a liberdade de tomar a decisão de acordo com seu juízo, eu vou respeitar sempre’. Eu só posso ser grato, desde o primeiro momento, pela forma como o presidente me tratou e escutou.”

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad anúncia Gabriel Galípolo para Presidente do Banco Central, durante coletiva nesta quarta-feira, 28 de agosto no Palácio do Planalto. — Foto: MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad anúncia Gabriel Galípolo para Presidente do Banco Central, durante coletiva nesta quarta-feira, 28 de agosto no Palácio do Planalto. — Foto: MATEUS BONOMI/AGIF – AGÊNCIA DE

Na sua fala, ele afirmou que há “numerosos desafios” pela frente, mencionou, por exemplo, a “consolidação de uma agenda capaz de criar uma economia mais equânime e transparente”.

Segundo ele, essa agenda envolve o “compromisso permanente do BC” no combate à inflação.

“Para garantir que o atraso não seja fruto do avanço na direção errada. O Brasil tem a oportunidade histórica de se apresentar como destino atrativo para o empreendedorismo e a inovação voltada para economia sustentável, se consolidando como polo e referência global na erradicação da pobreza e crescimento da produção e produtividade com redução da emissão de poluentes”, disse.

3. Elogio a Roberto Campos Neto

Durante a sabatina, senadores questionaram Gabriel Galípolo sobre a relação com o atual presidente do Banco Central e as críticas do presidente Lula a Roberto Campos Neto.

Em tom descontraído, o economista afirmou que sente ter gerado uma “frustração” em pessoas que esperavam disputas entre ele e Campos Neto, depois de sua indicação a uma diretoria da autoridade monetária.

“Infelizmente, tenho uma informação chata para dar para todos: minha relação com o presidente é a melhor possível – com o presidente Lula e com o presidente Roberto. É a melhor possível. Sempre fui bem tratado pelos dois. Não consigo fazer qualquer queixa a nenhum deles”, disse.

Galípolo fez, no entanto, um “mea culpa”, dizendo que gostaria de ter colaborado para melhorar a relação entre o Executivo e o Banco Central.

“Não consigo fazer qualquer queixa a nenhum deles. Sinto não poder corroborar com uma ideia eventual de que poderia existir algum tipo de polarização da minha parte. Até me ressinto aqui, faço uma mea culpa, gostaria de, dentro das minhas funções, ter colaborado para que essa relação entre Banco Central e o próprio Poder Executivo fosse melhor ainda do que tem sido”, afirmou.

A fala de Galípolo não foi a única sobre Campos Neto na reunião. Parlamentares saíram em defesa do atual presidente do Banco Central – entre eles Sergio Moro (União-PR), Tereza Cristina (PP-MS) e o próprio presidente da CAE, Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Aprovação favorável

Galípolo foi aprovado no plenário com o menor número de votos negativos dos últimos 22 anos. Ele recebeu apenas cinco votos ‘não’, a menor rejeição entre senadores desde Campos Neto, aprovado em 2019 com seis posicionamentos contrários.

Ele também teve o maior apoio entre todos os presidentes do Banco Central indicados desde 2002.

Desafios

À época da indicação de Lula, o nome de Galípolo foi bem-recebido pelo mercado financeiro. Há, porém, um entendimento de que existem desafios à frente da autoridade monetária.

  • 🔎O BC tem como missão a garantia da estabilidade do sistema financeiro, amenizando a variação dos preços e da taxa de desemprego.

À frente do BC, além de se provar um nome independente — ou seja, que não irá tomar decisões influenciado pelo poder Executivo —, Galípolo terá que trabalhar no combate à inflação sem deixar de lado os efeitos prejudiciais que a taxa básica de juros pode causar à economia.