Coluna especial: Dez anos sem Eduardo Campos

13/08/24
 Por: REDAÇÃO Portal
http://blogfolhadosertao.com.br
 

 

Há exatos dez anos, o Brasil via um candidato à presidência da República morrer em um trágico acidente aéreo. Por sua vez, Pernambuco atônito parou para se despedir do seu político mais ousado, um verdadeiro líder de sua geração: Eduardo Henrique Acioly Campos, ou simplesmente Eduardo Campos.

Chefe de gabinete do seu avô Miguel Arraes, com quem aprendeu a política, secretário de Estado, deputado estadual, federal, ministro e governador por duas vezes, sendo escolhido o melhor do Brasil por vários anos consecutivos. Seu jeito arrojado de gerir chamou atenção de muitos. Criou novos quadros, fez de suas gestões uma escola. Ficou na história!

Eduardo continua atual. Mesmo nos deixando prematuramente há uma década, seus discursos, pensamentos, projeções e críticas são atuais demais. Do modelo de redistribuição federativa, passando pela ciência e tecnologia, inovação, educação e, sobretudo, uma verdadeira reforma política são pautas de hoje pregadas por ele no passado.

O homem vai e o legado fica. A prova disso é que representantes de todos os lados que fazem a classe política pernambucana hoje estiveram sob sua liderança no passado. Da governadora, que foi sua secretária, membros da direita que compuseram seu governo ao prefeito João Campos, seu filho e principal herdeiro político.

Viva Eduardo!

ALEPE HOMENAGEANDO – Numa sessão solene prestigiada, a Assembleia Legislativa prestou sua homenagem pela passagem dessa primeira década sem Eduardo Campos. A proposta foi do deputado estadual Diogo Moraes (PSB). Familiares e amigos estiveram presentes.

MAIS HOMENAGENS –  Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, tramita um projeto de autoria do deputado Waldemar Borges, com relatoria do deputado Sileno Guedes, ambos do PSB, que insere Eduardo Campos no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco.

MAIS HOMENAGENS – Amanhã, será a vez da sessão solene ser realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. O ato está marcado para as 9h e foi proposto pelo deputado federal Pedro Campos (PSB), filho do homenageado.

FRASE DO DIA: “O legado do meu pai é um marco na história de Pernambuco”, disse o prefeito João Campos.

PARA FAZER MEMÓRIA – Este colunista prometeu um bate-papo sobre os dez anos sem Eduardo. O programa vai ao ar na íntegra hoje no blog e nas redes sociais. Estiveram na mesa o deputado Pedro Campos, o jornalista Evaldo Costa e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.

LIVRO – Sob a curadoria dos competentes jornalistas Evaldo Costa e Ítalo Rocha, um livro sobre as histórias de Eduardo está sendo confeccionado. Quem tiver história para contar, eles estão abertos para ouvir e relatar na obra.

19 ANOS SEM ARRAES – Hoje, também faz memória dos 19 anos da partida do governador Miguel Arraes. Um jovem que sai do interior do Ceará para virar um mito em Pernambuco.

PINGA-FOGO: Como está o PSB dez anos depois da ausência do seu principal líder?

Deixe um comentário