Candidata socialista pretende discutir na rua os programas sociais com a comunidade no curso da campanha
A candidata à prefeita de Lagoa Grande – atual vice-prefeita do município, Catharina Garziera, PSB, vai acelerar a campanha de rua junto com seu vice-prefeito, Olavo Marques (PSD) a partir deste final de semana. Neste domingo, 25, tem corpo a corpo na feira livre do distrito de Vermelhos.
A mobilização do grupo majoritário da “Terra da Uva e do Vinho”, reúne no palanque o atual prefeito Vilmar Cappellaro, MDB; do ex-prefeitos Jorge e Rose Garziera, país de Catharina, numa demonstração de que a força do ‘vermelhou’ mostra que a população de Lagoa Grande tem abraçado Catharina Garziera.
Neste sábado 24, a campanha teve adesivaço na frente da igreja católica, pela manhã, e um movimentada carreata, à tarde. Presentes o deputado estadual, Jarbas Filho, MDB; deputado federal, Fernando Monteiro, PP, além do senador Fernando Dueire, MDB, candidatos e candidatas a vereador e vereadora e apoiadores de toda parte da cidade.
“Nosso povo está com saudades de Jorge e Catharina vem sendo essa referência neste momento. Foi muito linda essa largada com todo nosso time”, disse a ex-prefeita Rose Garziera.
TROCA
Catharina Garziera substituiu o pai, Jorge Garziera, há uma semana na cabeça da chapa da disputa eleitoral pelo campo governista na capital da uva e do vinho do Nordeste. Foi por motivo de saúde do ex-prefeito que conduz a campanha com precauções, ao lado do prefeito Vilmar Cappellaro, por está se restabelecendo devido a cirurgia na cabeça ocorrida em maio último de maio.
Firmeza
A jovem candidata, que tem a política no sangue, está determinada a discutir os problemas comuns de toda a comunidade – da cidade, áreas irrigadas e do sequeiro, ao longo da campanha, com a disposição de conversar e discutir com o povo quais são as prioridades defendidas e de interesse da comunidade.
“Fiquem certos de que honrarei todos os compromissos assumidos em praça pública e não ficarei sentada na cadeira durante o mandato que o povo da minha terra me concederá em 6 de outubro”, disse Catharina.
CGU deve simplificar acesso às informações do Portal da Transparência
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (23) novas medidas para garantir a transparência das emendas de deputados federais e senadores ao Orçamento da União.
Pela decisão do ministro, a Controladoria-Geral da União (CGU) deverá apresentar, no prazo de até 30 dias, uma proposta de restruturação do Portal da Transparência, plataforma que centraliza os dados sobre gastos do governo federal na internet. Com a medida, o acesso a informações sobre as emendas RP8 e RP9, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”, deverão ter acesso fácil e simplificado.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos também deverá apresentar, em 30 dias, um plano de ação para garantir a transparência das transferências fundo a fundo, recursos repassados de fundos federais para os fundos estaduais e municipais.
Dino também determinou que organizações da sociedade civil que lidam com recursos públicos deverão utilizar a plataforma Transferegov, site que centraliza as transferências de repasses da União.
A decisão do ministro foi tomada no processo no qual o STF entendeu que as emendas do “orçamento secreto” são inconstitucionais.
No dia 1° deste mês, Dino determinou que as emendas devem seguir critérios de rastreabilidade. A decisão foi tomada após o ministro concluir que o Congresso não estava cumprindo a decisão da Corte que determinou transparência na liberação desses tipos de emendas.
Timbu foi derrotado no estádio do Café por 3 a 2 e deu adeus a disputa pelo acesso a Segunda Divisão Nacional
Náutico é derrotado para o Londrina e está eliminado da Série C (Foto: Reginaldo Júnior / Londrina EC)
O Náutico foi eliminado na 1ª fase da Série C. Timbu visitou o Londrina neste sábado (24), no estádio do Café e foi derrotado por 3 a 2. Os gols da equipe paranaense foram marcados por Rafael Longuine, Everton Moraes e Maurício. O Timbu balançou as redes com Bruno Mezenga e Gustavo Maia.
Vale lembrar que para não depender de outros resultados, o Náutico teria que vencer duelo em Londrina e estaria matematicamente na próxima fase, no lugar da própria equipe paranaense. A derrota eliminaria o Náutico independente de qualquer outro resultado.
Clube alvirrubro termina na 9ª colocação com 25 pontos, um atrás da primeira equipe do G8, o Remo. O Londrina conseguiu classificação na 7ª posição e disputará o quadrangular de acesso da Série C, de olho em vaga na Segunda Divisão nacional.
Além do Londrina, Botafogo-PB, Athletic, Ferroviária, Volta Redonda, São Bernardo e Ypiranga-RS irão disputar os quadrangulares finais da Série C, valendo quatro vagas para a Série B do Campeonato Brasieiro.
O jogo
Fazendo valer o fator casa, atuando no estádio do café, o Londrina começou tomando as principais iniciativas ofensivas. Mandante tentou uma pressão inicial na defesa alvirrubra, porém sem chances concretas para o gol de Renan Bragança.
Aos 11 minutos da primeira etapa, a iniciativa do Londrina deu resultado e o meia Rafael Longuine apareceu dentro da área para finalizar tirando do alcance do goleiro alvirrubro.
O Náutico conseguiu resposta imediata ao gol sofrido. Aos 15 minutos, Gustavo Maia cruzou bola na área e após bate e rebate, o atacante Bruno Mezenga apareceu para ganhar e finalizar no cantinho do goleiro Gabriel Félix, em praticamente primeira chegada alvirrubra na partida.
Após gol de empate, o Náutico voltou a criar boa chance aos 27 minutos, o meia Patrick Allan finalizou com desvio na defesa, passando ao lado do goleiro do Tubarão.
Na reta final do primeiro tempo, o Londrina voltou a ser melhor na partida e aos 40 minutos, o atacante Iago Teles fez grande jogava individual e finalizou rente a trave do goleiro alvirrubro.
Aos 43 minutos, após mais uma jogada de Iago Teles, o atacante Everton Moraes recebeu a bola, driblou Renan Bragança e finalizou para colocar o Tubarão na frente de novo.
Primeiro tempo foi marcado por jogo de muita intensidade entre as equipes e jogo corrido, com o Londrina protagonista das melhores chances de gol.
Segundo tempo
No primeiro minuto da segunda etapa, o Londrina já voltou a assustar e novamente com o atacante Iago Teles, que finalizou para perto da meta alvirrubra.
Aos 10 minutos da segunda etapa, o Náutico voltou a assustar o goleiro Gabriel Félix. Paulo Sérgio finalizou no canto direito e o goleiro do Tubarão fez a defesa. Na jogada seguinte, Patrick Allan fez grande lançamento da intermediária e achou o atacante Gustavo Maia, que finalizou tirando do goleiro e empatando o jogo no estádio do Café.
O Náutico entrou de vez na partida, e aos 16 minutos Patrick Alan teve grande chance de virar o jogo em Londrina, mas acabou chutando para fora.
Aos 21 minutos os mandantes voltaram a assustar e o meia Rafael Longuine chegou a finalizar para o gol, porém impedimento foi marcado.
Bom momento alvirrubro durou pouco e o Londrina voltou a controlar a partida, criando grandes situações de gol. O goleiro do Náutico Renan Bragança passou a ser um dos protagonistas da partida.
Com domínio na reta final, o Londrina finalmente conseguiu chegar ao terceiro gol. O lateral Maurício acertou grande finalização de fora da área e botou o Tubarão de novo na frente no placar.
O Náutico não teve mais forças para reagir e foi derrotado no estádio do Café. Timbu não conseguiu apresentar o futebol necessário para vencer jogo decisivo durante todos os 90 minutos.
Ficha do jogo
Londrina: 3
Gabriel Félix; Thiago Ennes, Rayan, Rayan Ribeiro, Maurício; Tauã, Kadi, Rafael Longuine (Gustavo França); Henrique (Calyson), Everton Moraes (Ingro) e Iago Teles (Echaporã). Técnico: Claudinei Oliveira.
Náutico: 2
Rena Bragança; Arnaldo (Mateus Ludke), Islan, Perema (Iran), Kaike; Marco Antônio, Matheus Melo (Henrique Lordelo), Patrick Allan (Felipe Ferreira); Gustavo Maia, Bruno Mezenga e Paulo Sérgio. Técnico: Bruno Pivetti.
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR).
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP).
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP).
Gols: Rafael Longuine aos 11, Bruno Mezenga aos 15 e Everton Moraes aos 43 do 1º tempo; Gustavo Maia aos 11 e Maurício aos 45 do 2º tempo.
A agenda da governadora Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru ontem e a programação prevista para domingo (25) na cidade sinalizam a disposição da gestora de não perder a força política na Capital do Agreste.
Desde que deixou a prefeitura para a qual foi eleita duas vezes e decidiu disputar o Governo do Estado, vem administrando a relação com o ex-vice e atual prefeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB).Esta semana o quadro político na cidade virou ponto nevrálgico, quando a pesquisa divulgada pela Folha de Pernambuco em parceria com o IPESPE apontou a possibilidade de 2º turno com um quadro acirrado entre Pinheiro e José Queiroz.
O ex-prefeito e ex-deputado por quatro vezes, em cada função, tem o apoio do prefeito do Recife, João Campos (PSB), adversário político e provável candidato da Frente Popular ao Palácio das Princesas em 2026. Na intenção de voto da pesquisa estimulada, o atual prefeito aparece com 35% e Queiroz surge com 34%.
Não à toa a chefe do Executivo pegou a estrada logo cedo. Participou da inauguração da unidade do Mix Mateus e vistoriou obras da Adutora do Agreste e do Hospital da Mulher, proposto por outros gestores há mais de dez anos, promessa de sua campanha em 2022 e que deve ser entregue à população ainda este ano. O prefeito-candidato esteve em todas as agendas.
A visita serviu para sinalizar ao correligionário que a candidatura dele está atrelada à performance dela na cidade gerida por ela durante seis anos. Amanhã (25) ela volta. Estará, à tarde, na primeira carreata da campanha de 2024. Muito mais por ela mesma que pelo atual gestor. Uma vitória dele representa uma vitória ainda maior para ela e renova o fôlego para uma possível disputa pela reeleição em 2026.
De mãos dadas com o PT
A candidata à Prefeitura do Recife pelo PSOL, deputada Dani Portela, admitiu estar atraindo para seu palanque os petistas insatisfeitos com a candidatura do prefeito João Campos (PSB) à reeleição. O PT não conseguiu a vaga que pleiteava para vice. “Esse movimento acontece naturalmente. Não apenas de filiados ao PT, mas de pessoas que votam com esse partido e se identificam com as nossas pautas, em defesa do presidente Lula”, declarou em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.
Cabelo em ovo
Dani Portela lamentou a declaração do prefeito de que a oposição está “procurando cabelo em ovo” ao apontar problemas na rede de ensino ou na estrutura das creches. Para ela, só quem não conhece a realidade das mulheres e mães pode considerar a situação um problema pontual.
Tratamento
Na próxima semana a ex-secretária Mariana Melo (PSDB), candidata a vice na chapa de Daniel Coelho (PSD) à Prefeitura do Recife, volta às ruas para fazer campanha. Ela está se recuperando de uma broncopneumonia.
Unidade de Caruaru faz parte dos cinco serviços de assistência materno-infantil anunciados na atual gestão
Primeira maternidade de alto risco que será entregue pela atual gestão estadual, o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, foi vistoriado pela governadora Raquel Lyra nesta sexta-feira (23). As obras estão em fase de conclusão para entrega à população da região, e no momento faltam apenas intervenções de equipagem e colocação de mobiliário. A unidade de saúde está dividida em oito blocos e terá capacidade de realizar 700 partos por mês. A obra estrutural já foi concluída e o hospital será entregue até o final deste ano.
A governadora visitou as instalações de 13 mil metros quadrados e registrou que a unidade irá melhorar a qualidade de vida da população. “O Hospital da Mulher do Agreste representa um ganho para toda a região. Toda a parte de infraestrutura já está pronta e grande parte dos equipamentos já chegou. As mães que têm seus filhos precisam viajar para outras cidades quando precisam de suporte da UTI neonatal e, no fim do ano, quando esse espaço for inaugurado, a população do Agreste será cuidada mais perto da sua casa. Essa será a primeira maternidade a ser inaugurada das cinco que serão entregues pelo Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo das mulheres pernambucanas”, ressaltou.
O serviço de saúde irá integrar a rede estadual com atendimento especializado e contará com 190 leitos. Ainda serão disponibilizados setores como Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal e Canguru, Terapia Intensiva Neonatal e Adulto, Centro de Parto Normal e Banco de Leite Humano. Já no setor de ambulatório, a unidade irá ofertar consultas em 19 especialidades médicas e não-médicas, além de um serviço especializado para o atendimento às pessoas vítimas de violência.
A unidade de Caruaru faz parte dos cinco serviços anunciados pelo Governo de Pernambuco com foco na assistência materno-infantil, que ainda contemplará as cidades de Garanhuns, no Agreste Meridional, Ouricuri e Serra Talhada, no Sertão, e Igarassu, na Região Metropolitana.
“Mais de 30 municípios na região serão beneficiados com essa unidade, aumentando muito a capacidade que já existe hoje. Duplicando a capacidade cirúrgica, oferecendo para a região necessidades antigas, como UTI materna, UTI neonatal e diversas especialidades na área de saúde da mulher”, afirmou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Para a conclusão das obras, iniciadas há mais de 10 anos e sem conclusão, foram investidos, pela gestão atual, R$ 67 milhões a partir de 2023. Também foi necessário realizar a revisão de questões estruturais e assistenciais previstas no começo. Com essas revisões, foi possível dar maior celeridade para o projeto, que possui entrega prevista para ainda este ano. O hospital faz parte das iniciativas de descentralização do acesso aos serviços de saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco.
Participaram da vistoria os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar), Eduardo Vieira (Gabinete da Governadora), além da executiva de Saúde, Domany Cavalcanti, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.