TCU envia ao STF dados de processos sobre irregularidades no ‘orçamento secreto’

Fachada do TCU. — Foto: TV Globo/ Reprodução

Fachada do TCU. — Foto: TV Globo/ Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que identificou 21 procedimentos que tratam de irregularidades na execução das emendas de relator, conhecidas como orçamento secreto.

Os dados foram enviados pelo TCU ao Supremo nesta segunda-feira (19), no âmbito do processo em que o mecanismo foi declarado inconstitucional pelo Supremo.

A ação tem como relator o ministro Flávio Dinoque tem promovido audiências e reuniões técnicas para dar cumprimento ao que a Corte decidiu. 

As informações prestadas pelo TCU atendem a uma decisão do ministro, que determinou que o tribunal enviasse os dados “de todos os processos em tramitação na Corte de Contas que versam sobre irregularidades em execução de recursos derivados de RP 9 (‘emenda de relator’)”.

A lista inclui processos considerados improcedentes e há outros procedimentos em que o TCU recomentou providências, como em um caso de 2021.

Na ocasião, a Corte de Contas sugeriu que o Poder Executivo tomasse medidas necessárias para que “todas as demandas de parlamentares voltadas para distribuição de emendas de relator-geral, independentemente da modalidade de aplicação, sejam registradas em plataforma eletrônica centralizada mantida pelo órgão central do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal”. A orientação é anterior à decisão do Supremo sobre a constitucionalidade do tema.

Orçamento secreto contribuiu para má gestão de recursos de obras na área da educação, diz relatório

O que é orçamento secreto

O chamado orçamento secreto surgiu com a criação de uma nova modalidade de emendas parlamentares (propostas feitas pelos congressistas de destinação de verbas públicas) à partir de emendas que o relator-geral podia fazer ao Orçamento da União.

Inicialmente, estas emendas de relator consistiam em ajustes pontuais para corrigir itens do texto. Em 2019, o Congresso aprovou novas regras, que ampliaram o poder do relator.

Ele passou a liberar valores do Orçamento a pedido de deputados e senadores. Nos sistemas do Congresso, não apareciam os nomes dos parlamentares que são beneficiados, somente o nome do relator. Daí a expressão orçamento secreto.

Aves silvestres mantidas em gaiolas são resgatadas pela PRF em Serra Talhada

19/08/24

Ascom PRF

http://blogfolhadosertao.com.br

Pássaros foram encontrados sem anilha ou qualquer tipo de documentação expedida pelo órgão ambiental

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, neste sábado (17), cerca de 11 pássaros silvestres. O flagrante ocorreu na BR-232, no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Enquanto a equipe se deslocava para uma fiscalização, avistou uma residência às margens da rodovia, que chamou a atenção por possuir diversas gaiolas de pássaros. Durante a abordagem, um homem se apresentou como proprietário das aves silvestres, e informou que dentro do imóvel havia mais gaiolas, entregando os pássaros de forma espontânea.

Os animais não possuíam anilha de identificação e nem a documentação expedida pelo órgão ambiental, que autorizasse a criação das espécies silvestres.

Nas gaiolas apreendidas, estavam um Azulão, uma Cravina, três Golinha, um Bigode, um Tico-Tico, dois Galo de Campina e dois Sabiá-Poca, totalizando 11 pássaros resgatados.

Diante disso, o proprietário assinou um Termo de Compromisso para comparecer em juízo pelo crime ambiental. As aves resgatadas foram entregues à CPRH para serem encaminhadas à área de soltura e monitoramento da fauna silvestre, na Fazenda Barreiros, em Serra Talhada.

Engasgo no café da manhã tirou a vida do ex-deputado Vital Novaes

19/08/24

A morte do ex-deputado Vital Novaes, 80 anos, hoje pela manhã, foi provocada por um engasgo no café da manhã. Levado para um hospital no Recife, já chegou sem vida. Ele era pai do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Novaes. O velório será a partir das 15 horas, na Assembleia Legislativa.

Nascido em Floresta, no Sertão pernambucano, Vital Novaes teve uma longa e respeitada carreira política, exercendo seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde atuou até 1991.

Formado em Direito, Novaes ingressou na política ainda como estudante e permaneceu na vida pública até que seu filho, Rodrigo Novaes, assumisse também a função de deputado.

O sepultamento acontece será amanhã, às 10 horas, no cemitério Morada da Paz, onde o corpo também será velado à noite, após as homenagens na Alepe.

Problemas de saúde afastam Jorge Garziera da disputa em Lagoa Grande

19/08/24

http://blogfolhadosertao.com.br

Catharina Garziera, atual vice-prefeita,   e filha  de Jorge assume a cabeça da chapa
Visualização da imagem
Em nota encaminhada à imprensa nas últimas  vinte e quatro horas , o  empresário e ex-prefeito de Lagoa Grande, Jorge Garziera (MDB ),  que   estava  decidido a  assumir o comando da campanha  à sucessão do atual prefeito  do município, Vilmar Cappelaro ( MDB ), informou que  teve que  suspender o seu projeto de voltar à  prefeitura,  depois de 20 anos do seu último mandato,  por causa de problemas de saúde.  Leia nota à imprensa, abaixo.
O grupo -que permanece unido,  decidiu  que atual vice-prefeita do município, Catharina Garziera, filha do ex-prefeito, assumirá a cabeça de chapa  e comandará a campanha  rumo às eleições de 6 de outubro, com o apoio do prefeito Valmir Cappelaro e seu grupo  que recebeu  mais de 79% dos votos   no pleito de 2020, que sacramentou sua reeleição.
Nota: Os motivos de Jorge de Garziera
“O que escrever para meu povo? Tentei, conversei, pedi, cheguei a implorar, mas no final fui vencido pelos meus médicos. Pelo bom senso e pela vontade de querer estar ao lado de vocês muitos e muitos anos.
Recomendação médica de pouco tempo de restrição? Sim! Tratamento e cuidados completamente transitórios? Sim! Mas preciso fazer isso e agora. Para tanto, não serei candidato nestas eleições, decisão difícil, mas necessária.
Para poder estar com vocês esses quatro anos firme e forte, e mais quatro anos, e mais. Catharina é minha filha, meu braço direito. Coragem e trabalho! Fico feliz por ela ter sido a escolhida por unanimidade do grupo de Vilmar para me substituir nesta corrida eleitoral.
Catharina sou eu, é vocês, somos nós. Juntos, com Vilmar, Olavo, e todos vocês vão fazer o melhor governo de todos os tempos, pode confiar!
Estaremos juntos nessa caminhada… não largarei vocês um minuto sequer. Preciso só respeitar nesse primeiro momento as recomendações médicas, médicos que foram intensamente consultados antes de tomar essa decisão, para poder continuar sonhando e realizando com vocês.
Vamos à luta! Estamos juntos para Lagoa Grande continuar avançando. Forte Abraço, Jorge Garziera”.

 

Segundo dia de Pernambuco Meu País em Triunfo é tomado pelas realezas do brega e pelo arrocha

19/08/24

Ascom Cultura PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Nomes como Jorge Aragão, Biquini, Lucy Alves e Tierry agitam o palco principal do festival que contará com três dias de várias expressões artísticas pela cidade
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

O segundo dia do palco Pernambuco Meu País em Triunfo foi feito para afastar o frio dançando juntinho. O brega, o arrocha e o sertanejo foram os condutores de uma noite intensa, com o pátio lotado do início ao fim. Dos clássicos aos novos sucessos, todas as idades curtiram as margens do iluminado Lago João Barbosa, cantando as dores e as delícias dos amores e da vida. 

A força do brega foi bem representada pelos seus veteranos. A começar pela banda Labaredas, uma das pioneiras do estado, com 40 anos de estrada, que trouxe as raízes do ritmo e toda sua conexão com as latinidades. Não ficaram de fora sucessos como Garotinha Linda, Garotinha Linda e Procure me Esquecer. Os corpos já começaram a ficar juntinhos, entoando as canções do começo ao fim. 

Por falar em veteranos, quem embalou a noite logo em seguida foi a Rossi Original, com a banda que acompanhou a realeza do brega, Reginaldo Rossi, cantando o que há de melhor no cancioneiro do rei. “Garçom”, “A Raposa e as Uvas”, “Leviana” claro que não ficaram de fora, assim como outras canções que marcaram o coração de todo pernambucano. “Foi um show maravilhoso, cheio de emoção, o pessoal tudo cantando com a gente, um grande prazer. Ficamos muito felizes”, declarou o vocalista da banda. 

As apresentações das nobrezas do brega não pararam por aí. Em seguida foi a vez do Conde Só Brega, dono de um repertório inteiramente na ponta da língua do público, com sua presença de palco que marcou a história do ritmo no estado. Magnético, conduziu o coro de milhares de vozes, cantando clássicos como “Azafama”, “Espelho do Poder”, “Procure Entender” e “Não Devo Nada a Ninguém”.

De Pernambuco a Bahia, dos veteranos às novas vozes, foi a vez do arrocha e do sertanejo de Tierry. Um dos mais populares compositores do gênero na atualidade, o baiano emocionou o lotado pátio de eventos, com muita energia, interação e o bom humor presente em sua música. Não ficaram de fora sucessos como “Rita”, “Hackearam-me”, “Cabeça Branca”, além de clássicos sertanejos, como composições suas que ficaram famosas na voz de Marília Mendonça. 

“Fiquei muito feliz com o convite para participar desse evento maravilhoso. ‘Meu país’ realmente define Pernambuco e seu povo, esse orgulho que vocês têm, ainda mais em uma cidade maravilhosa como essa de Triunfo. Espero voltar mais vezes”, declarou Tierry.

Este domingo encerra o Festival Pernambuco Meu País em Triunfo. Sobem ao palco Natascha Falcão, Lucy Alves, Biquini e Toni Garrido. 

Fotos: Juana Carvalho/Fundarpe/Secult-PE

 

Concursos em Pernambuco: confira as vagas abertas no Estado e no Brasil

19/08/24

Por  Ryann Albuquerque

http://blogfolhadosertao.com.br

Vagas para cargos de nível médio, técnico e superior estão disponíveis e previstas em municípios

Confira a lista de concursos abertos em Pernambuco e no Brasill:

Prefeitura de Ibirajuba
Vagas: 10
Prazo: 9 de setembro
Taxa de inscrição: R$ 110,00
Cargo: Guarda Municipal
Área: Segurança Pública
Nível: Médio
Remuneração: R$ 1.412.
Inscrições: https://igeduc.selecao.net.br/informacoes/86/

SES- PE
Vagas: 58 vagas
Prazo: 28 de agosto
Cargo: Médico Cirurgião Pediátrico, Médico Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral, entre outros.
Área: Saúde
Nível: Superior
Remuneração: R$ 7.164,14 a R$ 11.548,95
Inscrições: https://selecionases.saude.pe.gov.br/SelecionaSES/login

Câmara de Pombos

Vagas: 10
Prazo: 15 de setembro
Taxa de inscrição: de R$ 50,00 a R$ 70,00 a depender do cargo
Cargo: Assessor legislativo, auxiliar de contabilidade, chefe de divisão de atas
Área: Diversas
Nível: Médio e superior
Remuneração: de R$ 1.400 a 3.300
Inscrições: https://admtec.org.br/concursos/publicacoes/MTAy/MTEx

Concurso Funase
Vagas: 28
Prazo: 19 de agosto
Taxa de inscrição: R$ 18,70
Cargo: Advogado
Área: Direito
Nível: Superior
Remuneração: R$ 3.300,00
Inscrições: https://institutodarwin.com/portal/descricao-selecao/48/

Concurso TRF-5
Vagas: Várias CR
Prazo: 27 de agosto
Taxa de inscrição:
Cargo: Técnico Judiciário e Analista Judiciário
Área: Direito
Nível: Superior
Remuneração: de R$ 8.529,65 a R$ 13.994,78
Inscrições: https://concursos.ibfc.org.br/informacoes/466/

Câmara de Arcoverde
Vagas: 11+CR
Prazo: 25 de agosto
Taxa de inscrição:
Cargo: Analista de patrimônio e material, Auxiliar de controle interno, Arquivista
Área: Diversas
Nível: Médio e Superior
Remuneração: de R$ 1.500,00 a
R$ 5.000,00
Inscrições: https://funvapi.com.br/index.php/2024/07/22/camara-municipal-de-arcoverde-pe/

Concurso UFRPE
Vagas: 50
Prazo: 18 de agosto
Taxa de inscrição: de R$ 100,00 a R$ 150,00 reais a depender do cargo
Cargo: Administrador, Assistente social, Assistente em administração
Área: Diversas
Nível: Médio, técnico e superior
Remuneração: de R$ 2.667,19 a
R$ 4.556,92
Inscrições: https://www.progepe.ufrpe.br/

TJ PE
Vagas: 147
Prazo: 25 de outubro
Taxa de inscrição: R$ 360,00
Cargo: Pavimento e Remoção
Área: Direito
Nível: Superior
Remuneração: Os delegatários dos serviços notariais e de registro serão remunerados, exclusivamente, por meio de emolumentos cobrados em razão do ofício, nos termos da Lei Federal n.º 10.169/2000 e da Tabela de Emolumentos do Estado de Pernambuco, estabelecida pela Lei. Estadual n.º 11.404/1996, e suas alterações
Inscrições: https://www.cebraspe.org.br/concursos/tj_pe_24_notarios

Prefeitura de Olinda
Vagas: 449
Prazo: 15 de setembro
Taxa de inscrição: 15 de setembro
Cargo: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Analista em Cultura
Área: Diversas
Nível: Médio, técnico e superior
Remuneração: de R$ 1.282,30 a R$ 3.957,21
Inscrições: http://www.upenet.com.br/concursos/24_Olinda/#gsc.tab=0

– PUBLICIDADE –

Concursos previstos

Alguns órgãos devem abrir inscrições em breve, entre eles:
Correios
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
Advocacia Geral da União (AGU),
Assembleia Legislativa de
Pernambuco,
Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH-PE)
Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros
Marinha
Ministério do Meio Ambiente
Prefeitura do Recife
Instituto Nacional do Seguro Nacional
TJPE (juiz)

Senado aprova indenização de R$ 50 mil e pensão de R$ 7,7 mil para vítimas da zika congênita, que causa microcefalia

19/08/24
Por Cintya Leite
http://blogfolhadosertao.com.br

Em Pernambuco, o projeto pode alcançar 471 famílias,. O número corresponde aos casos confirmados, desde 2015, da síndrome congênita do zika no Estado

 

Microcefalia é a ponta do iceberg de lesões associadas à exposição ao zika na gestação, como alterações neurológicas, problemas osteomusculares, auditivos e visuais

O Plenário do Senado aprovou o projeto de lei 6064/2023, que concede pensão vitalícia às pessoas com deficiência permanente causada pela síndrome decorrente da infecção pelo zika vírus na gestação.

A condição mais conhecida da síndrome é a microcefalia. Mas ela é apenas a ponta do iceberg de lesões associadas à exposição ao zika na gestação. O vírus pode causar também outras alterações neurológicas, problemas osteomusculares, auditivos e visuais.

O texto recebeu parecer favorável do senador Rodrigo Cunha, relator da proposta. Como foi modificada no Senado, a matéria retorna para nova análise da Câmara dos Deputados.

O senador também ressaltou que o projeto pode mudar a vida de muitas pessoas, pois pode alcançar cerca de 1,8 mil famílias.

Síndrome congênita do zika vírus em Pernambuco

Em Pernambuco, desde o fim de 2015 (quando detectados os primeiros casos de microcefalia, e o JC foi pioneiro no trato do tema), foram notificados 3.097 casos suspeitos da síndrome congênita do zika vírus. Desse total, 471 foram confirmados, 2.390 descartados, 204 inconclusivos e 32 permanecem em investigação.

No Estado, os anos de 2015 e 2016 correspondem ao período com a maior concentração dos casos. E desde 2023, não há confirmações de síndrome congênita do zika vírus.

Desde 2015, foram registrados 284 óbitos suspeitos de zika congênita em Pernambuco: 51 (17,9%) de crianças maior que 1 ano de idade; 64 (22,5%) óbitos fetais/natimortos; 111 (39,1%) óbitos neomortos/neonatais e 57 (20,1%) no período pós-neonatal. Quatro (1,4%) óbitos suspeitos encontram-se em investigação.

No Estado, do total de óbitos do período analisado, 236 foram discutidos pelo Grupo Técnico de
discussão de óbito infantil da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), sendo 40 confirmados como mortes causadas pela síndrome congênita do zika. O último óbito decorrente da condição, em Pernambuco, ocorreu no ano de 2022 (criança nascida em 2017).

Justiça social

“O projeto busca uma justiça social e humana para as mães de crianças afetadas”, diz o senador Rodrigo Cunha

Apresentado pela senadora Mara Gabrilli quando ainda era deputada federal (PL 3974/2015), o projeto também concede o direito à indenização de R$ 50 mil por danos morais atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Já no caso da pensão especial, o valor será igual ao maior salário de benefício do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente em R$ 7.786,02.

Os dois benefícios, isentos de imposto de renda, devem ser custeadas pelo programa orçamentário Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União.

Em todo o Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, entre 2015 e o mês de março deste ano, foram notificados cerca de 22.500 casos suspeitos, dos quais 1.828 foram confirmados. Deste número, já foram registrados 260 óbitos entre esses bebês e crianças.

“Falamos de doenças sérias e incapacitantes, cujo impacto na vida é gigantesco. Indenizar e garantir pensão vitalícia são o mínimo que se pode oferecer a essas crianças e suas famílias, que não devem arcar com a omissão do Estado”, afirmou Mara.

EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEMEm Pernambuco, desde o fim de 2015 (quando detectados os primeiros casos de microcefalia), foram notificados 3.097 casos suspeitos da síndrome congênita do zika vírus. Desse total, 471 foram confirmados – EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM

Aprovado na Câmara dos Deputados no final do ano passado, o projeto baseou-se em precedentes já praticados em outras situações semelhantes, como as indenizações e pensões especiais de responsabilidade da União pagas, por exemplo, às vítimas da síndrome da talidomida (Lei nº 7.070, de 1982), do acidente com Césio-137 em Goiânia (Lei nº 9.425, de 1996) e aos atingidos pela hanseníase e submetidos à internação e tratamento compulsórios (Lei nº 11.520, de 2007).

Valores

A indenização prevista pela proposta é de R$ 50 mil, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Já a pensão especial prevista, que seria mensal e vitalícia, é equivalente ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente em R$ 7.786,02.

De acordo com o projeto, os dois benefícios serão isentos de Imposto de Renda.

Vale lembrar que é permitida a acumulação da pensão com outros benefícios, como indenizações por danos morais, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e benefícios previdenciários no valor de um salário mínimo.

Nos casos em que não for permitida a acumulação da pensão com algum outro benefício, o recebedor pode escolher o mais vantajoso.

Como receber a pensão?

Para receber a pensão, o requerente deve apresentar laudo de uma junta médica pública ou privada responsável pelo acompanhamento da pessoa beneficiária.

Em relação ao recebimento do BPC, o projeto isenta a revisão da constatação da deficiência quando ela for causada pela síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika. Ou seja, o requerente só precisa fazer a comprovação uma única vez.

O projeto também altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para estender de 120 para 180 dias a licença-maternidade e o salário-maternidade nos casos de nascimento ou adoção de crianças com deficiência permanente causada por síndromes congênitas associadas ao zika vírus. A licença-paternidade é estendida de cinco para 20 dias.

Fora, Maduro: Oposição venezuelana toma as ruas de Caracas em protesto contra Maduro Mundo

19/08/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

Quase três semanas após Nicolás Maduro ter sido proclamado vencedor em uma eleição marcada por falta de transparência e acusações de fraude, milhares de seguidores da oposição foram às ruas de várias cidades da Venezuela neste sábado (17), para rejeitar o resultado divulgado pelas autoridades, vinculadas ao chavismo, e reivindicar a vitória de Edmundo González Urrutia. Para contrapor os movimentos, o regime chavista também convocou apoiadores às ruas.

Na Avenida Francisco Miranda, uma das mais movimentadas e amplas de Caracas, manifestantes começaram a se reunir desde cedo para esperar a líder da oposição, María Corina Machado, que se juntou à manifestação mais tarde, rompendo um intervalo de mais de duas semanas sem aparecer em público, temendo pela sua segurança.

“Não vamos deixar as ruas!”, advertiu Corina Machado, que estava acompanhada de outros dirigentes opositores e segurava uma bandeira da Venezuela. “Este é o momento de cobrar, e o que significa cobrar? Significa que cada voto seja respeitado, não há nada que esteja acima da voz do soberano, e o soberano falou na Venezuela.”

“Que o mundo e todos dentro da Venezuela reconheçam que o presidente eleito é Edmundo González”, enfatizou enquanto era ovacionada pelos manifestantes.

O candidato González Urrutia, que não é visto em público desde 30 de julho, não participou do protesto. Assim como Corina Machado, ele está escondido desde que as autoridades venezuelanas, sob o controle chavista, iniciaram uma investigação criminal contra ambos por “instigação à rebelião”, entre outras acusações, após solicitarem aos militares e policiais que retirassem seu apoio ao presidente Maduro.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, González Urrutia disse que as manifestações deste sábado “são uma força que fará respeitar a decisão de mudança”. “Temos os votos, temos os registros, temos o apoio da comunidade internacional e temos os venezuelanos decididos a lutar por nosso país”, acrescentou.

 

Eleitores podem denunciar irregularidades pelo aplicativo Pardal

19/08/24

Ascom TRE/Agência brasil

http://blogfolhadosertao.com.br

Registros podem ser feitos de forma anônima e com comprovação
copy sharing button
sharethis sharing button
Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022 (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022 (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o aplicativo Pardal permite que eleitores de todo o país denunciem diversos tipos de irregularidades durante a campanha eleitoral no Brasil. Em 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno), brasileiros vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.569 municípios do país.
Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022.
O objetivo do aplicativo é contribuir com o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MPE), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais.
Podem ser encaminhadas pela ferramenta irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico) e uso indevido dos meios de comunicação.
Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. Se preferir, a denúncia pode ser feita de forma anônima. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.
No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode durante campanha como uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.
Números
Segundo as estatísticas da plataforma, durante as eleições de 2020 foram feitas 105.543 denúncias. Já em 2022, a ferramenta recebeu 38.747 registros. À Agência Brasil, a Assessoria de Imprensa do TSE explicou que a diferença na quantidade de registros entre as últimas duas eleições se explica pelo período pandêmico e pela extensão de cada fase eleitoral, já que nas eleições municipais são votados prefeitos e vereadores em 5.568 cidades.
Há dois anos, no último pleito, São Paulo foi o estado com a maior quantidade de denúncias (5.748). Na sequência, vieram Pernambuco (4.348), Minas Gerais (3.907), Rio Grande do Sul (3.053), Rio de Janeiro (2.906) e Bahia (2.457).
Em um recorte por cargo, a maioria das ocorrências foi relacionada à disputa para deputado federal (12.802) e deputado estadual (12.607), seguidas por presidente (3.978), governador (3.136), deputado distrital (1.258) e senador (813).

Morre Alain Delon, astro do cinema francês, aos 88 anos

19/08/24
Agência O Globo
http://blogfolhadosertao.com.br
Ator brilhou em clássicos como “O sol por testemunha” (1960), “O leopardo” (1963) e “Cidadão Klein” (1976)
Alain Delon
“Esta noite, mais do que o fim de uma carreira, acho que é o fim de uma vida. É uma espécie de homenagem póstuma… em vida. Quando comecei, me falaram que o mais difícil era durar. Eu durei 62 anos (de carreira). Mas agora eu sei que o que é difícil é partir. E vou partir, mas não sem antes agradecer. (…) Se hoje eu sou uma estrela, devo ao público e a mais ninguém.”Estas foram as palavras de Alain Delon ao receber uma Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes de 2019, poucas semanas antes de sofrer um AVC que o deixaria debilitado.Um dos maiores galãs da sétima arte, Delon, que via o envelhecimento com algo doloroso, morreu neste domingo (18), aos 88 anos.

Alain Fabien Maurice Marcel Delon nasceu no dia 8 de novembro de 1935, em Sceaux, Hauts-de-Seine, na França. Quando jovem, trabalhou como aprendiz de açougueiro com seu pai.

Abandonou os estudos aos 15 anos e, aos 17, se alistou na marinha francesa e lutou na Guerra da Indochina.

Dispensado em 1955, ele se mudou para Paris pouco depois e passou a fazer pequenos trabalhos como porteiro, garçom e vendedor.

No mundo dos bicos e dono de uma beleza inconfundível, conheceu e se relacionou com jovens nomes da cena cultural da França.

Desenvolveu uma amizade com Jean-Claude Brialy, um dos atores de maior destaque no cinema francês no final dos anos 50. Em 1957, Brialy convida o jovem Delon, então com 21 anos, para visitar o Festival de Cannes.

Anos mais tarde, Brialy confidenciou ter ficado enciumado com a presença do amigo na Riviera francesa.

– PUBLICIDADE –

Ele, um astro, parecia despertar bem menos interesse do que aquele jovem desconhecido.

Em Cannes, Delon foi convidado pelo lendário produtor David O. Selznick (“E o vento levou”, de 1939) para tentar uma carreira em Hollywood.

Ele só precisaria aprender a falar inglês.

Ainda que tenha pensado em seguir carreira nos Estados Unidos, no mesmo ano, o ator conheceu o diretor francês Yves Allégret e foi escalado para seu primeiro projeto nos cinemas: “Uma tal condessa” (1957). No ano seguinte, Delon foi contratado para “Basta ser bonita” (1958), de Marc Allégret, irmão mais velho de Yves, e para “Cristina” (1958), de Pierre Gaspard-Huit, que marcou seu primeiro papel como protagonista.

Em “Cristina”, o ator contracenou com a atriz austríaca Romy Schneider (1938-1982).

Os dois iniciaram um relacionamento durante as filmagens e permaneceram juntos por cinco anos. Delon e Schneider formaram um dos mais belos casais do cinema, despertando a atenção do público e da imprensa.

O papel de Tom Ripley em “O sol por testemunha” (1960), de René Clément, ratificou Alain Delon como um dos grandes astros do cinema francês na década. No mesmo ano, brilhou no papel do personagem-título do clássico “Rocco e seus irmãos”, de Luchino Visconti, com quem voltaria a trabalhar em “O leopardo” (1963).

Após um término de relacionamento conturbado com Schneider, com denúncias de infidelidade e destempero, Delon iniciou uma relação com a atriz Nathalie Delon, com quem ficou casado entre 1964 e 1969.

O ator teve seu primeiro filho, Anthony, com Nathalie.

Além de Visconti, Alain Delon trabalhou com alguns dos maiores nomes do cinema europeu nas décadas de 1960 e 1970, como Michelangelo Antonioni (“O eclipse”, de 1962), Jean-Pierre Melville (“O samurai”, de 1967, “O círculo vermelho”, de 1970 e “Expresso para Bourdeaux”, de 1971) e Valerio Zurlini (“A primeira noite de tranqüilidade”, de 1972).

No mesmo período, despertou a atenção do cinema americano.

Com Joseph Losey, realiza “O assassinato de Trotsky” (1972) e “Cidadão Klein” (1976).

Anos mais tarde, Delon também inclui Jean-Luc Godard, com “Nouvelle vague” (1990), e Agnès Varda, com “As cento e uma noites” (1995), no rol de importantes realizadores com quem trabalhou.

Por muito tempo, Delon lutou contra o estigma de ser apenas um rosto bonito.

Mesmo trabalhando com grandes nomes da nouvelle vague, muitas vezes foi valorizado mais como galã do que por seu talento.

Não por acaso, a fama internacional veio mais por sua beleza do que por prêmios e críticas positivas. Ele só passou a ser reconhecido por premiações já em uma segunda fase de sua carreira.

Delon conquistou o prêmio César de melhor ator somente em 1985, pela atuação em “Quartos separados”, de Bertrand Blier. Em 1995, recebeu um Urso de Ouro honorário no Festival de Berlim.

A Palma em Cannes, como visto acima, veio apenas em 2019.

Com a chegada do século XXI, o astro passou a trabalhar de forma menos regular e os primeiros problemas de saúde começaram a aparecer.

Ele chegou a anunciar a aposentadoria em 1997, mas continuou fazendo algumas participações nos anos seguintes, como em “Asterix nos Jogos Olímpicos” (2008), de Frédéric Forestier e Thomas Langmann, em que interpreta Julio César.

A vida pessoal também passou por problemas no período, especialmente após a separação de Rosalie Van Bremen, modelo holandesa com quem se relacionou entre 1987 e 2001, e com quem teve dois filhos, Alain-Fabien Delon e Anouchka Delon.

Em 2012 e 2013, Delon foi internado após episódios de arritmia.

Anos mais tarde, em 2017, foi submetido a uma cirurgia cardíaca que durou cerca de cinco horas, na qual foi colocado um “bypass” coronário (procedimento que permite o sangue contorne uma obstrução) na artéria femoral.

Na última década, Delon teve seu nome envolvido em polêmicas, especialmente por suas posições políticas e pessoais.

Sua homenagem em Cannes, por exemplo, foi acompanhada de protestos de movimentos feministas na França e nos Estados Unidos.

Ainda que não tenha sido acusado de qualquer tipo de assédio ou violência doméstica, o ator recebeu duras críticas após revelar, durante entrevista, em 2018, já ter dado tapas em mulheres ao longo da vida.

Antes disso, em 2015, disse em outra entrevista que não era contrário ao casamento gay, mas que era contra a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo.

Por anos, a proximidade com a extrema direita francesa, nas figuras de Jean-Marie Le Pen e Marine Le Pen, também causou incômodo.

“Envelhecer é uma merda! Você não pode fazer nada sobre isso. Você perde o rosto, perde a visão. Você levanta e, caramba, seu tornozelo dói”, reclamou o ator antes de ser hospitalizado após um AVC, em 2019.

Por diversas vezes, Delon falou sobre suicídio e eutanásia em entrevistas nos últimos anos.

Em março de 2023, Anthony Delon revelou que seu pai havia decidido acabar voluntariamente com sua vida por meio de um suicídio assistido, procedimento autorizado na Suíça, onde Alain Delon vive.

Nos dias seguintes, o próprio Alain Delon usou suas redes sociais para se despedir.

“Gostaria de agradecer a todos que me acompanharam ao longo dos anos e me deram grande apoio, espero que futuros atores possam encontrar em mim um exemplo não só no local de trabalho mas na vida de todos os dias entre vitórias e derrotas. Obrigado, Alain Delon”, publicou no Instagram.