“Tolerância zero para onda de assassinatos de mulheres”, diz governadora sobre caso de jovem grávida morta na frente de casa

03/08/24

Diario de Pernambuco

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Raquel Lyra comentou, nesta sexta (20), pelas redes sociais, a prisão dos suspeitos de assassinar Maria Clara Souza, de 21 anos, em Jaboatão
sharethis sharing button
Maria Clara, de 21 anos, foi assassinada a tiros (Foto: Arquivo)
Maria Clara, de 21 anos, foi assassinada a tiros (Foto: Arquivo)
Horas depois da prisão de dois suspeitos de matar a tiros uma jovem grávida, na frente de casa, no Grande Recife, a governadora Raquel Lyra se pronunciou pelas redes sociais.
“Tolerância zero  para a onda de crimes contra a mulher que está ocorrendo em Pernambuco”, afirmou a gestora do estado, nesta sexta (2), pelo X, antigo Twitter.
Raquel Lyra se referiu ao caso da técnica de enfermagem Maria Clara Adolfo de Souza, executada com ao menso 11 titos., em Jaboatão dos Guararapes. na semana passada.
Os polícias não disseram os nomes dos presos, mas há informações de que um deles é o namorado da vítima, o policial militar João Gabriel Tenório Ferreira.
Após o assassinato, em 24 de julho, no bairro de  Socorro, a polícia pediu a realização de teste de DNA para saber se o PM é o pai do bebê esperado por Maria Clara, que estava no terceiro mês de gestação.
No pronunciamento pelo X,  a governadora disse e nesta sexta, que as forças policiais prenderam  os dois assassino de Maria Clara.
Ela parabenizou as Polícias Civil e Militar pela ação, na noite de quinta (1º);.
“Estamos demonstrando mais uma vez que aqui em Pernambuco não  tem lugar para isso não”, declarou.
Prisões
Na quinta, a Polícia Civil emitiu uma nota  e confirmou as prisões.
No entanto, não deu mais detalhes sobre o envolvimento do suspeito na morte da jovem.
“A Polícia Civil de Pernambuco confirma duas prisões de suspeitos. Mais informações serão repassadas em momento oportuno”, disse, por meio de nota.
Os dois suspeitos foram conduzidos para a 2ª Delegacia Especializada da Mulher de Prazeres (2ª DEAM), em Jaboatão dos Guararapes.
Crime
No dia do crime, informações de testemunhas repassadas à polícia davam conta que havia a suspeita de que Maria Clara teria sido morta pelo companheiro.
O homem chegou ao local do crime em uma moto e chamou a vítima pelo nome e disparou diversas vezes contra a jovem. Em seguida, fugiu na motocicleta.

 

 

 

Kamala Harris garante indicação do Partido Democrata

03/08/24

AFP

http://blogfolhadosertao.com.br

A vice-presidente já bateu recordes de arrecadação de fundos, lotou arenas e acabou com a vantagem de Trump sobre Biden nas pesquisas presidênciais

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, garantiu a indicação dos democratas nesta sexta-feira (2) para concorrer à Presidência nas eleições de novembro, confirmando sua notável ascensão como a representante do partido para enfrentar o republicano Donald Trump.

Kamala foi a candidata única na cédula durante uma votação eletrônica de cinco dias com quase 4.000 delegados da convenção do partido. Ela será oficialmente nomeada em uma convenção em Chicago ainda este mês.

“É uma honra ser a candidata presumida do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos”, disse Harris, 59 anos.

A vice-presidente assumiu o controle total do partido desde que Joe Biden retirou sua candidatura à reeleição há duas semanas.

Nenhum outro democrata se apresentou para desafiar a ascensão de Kamala ao posto de candidata presidencial, tornando sua confirmação como primeira mulher negra e sul-asiática a assegurar a nomeação de um grande partido apenas uma formalidade.

O anúncio ocorreu enquanto Kamala se prepara para iniciar a campanha na próxima semana, quando visitará sete estados cruciais ao lado de seu companheiro de chapa — cujo nome é esperado para ser revelado nos próximos dias.

NOMEAÇÃO DOS DEMOCRATAS

O Partido Democrata optou por um processo de nomeação virtual, espelhando a votação afetada pela pandemia de 2020, devido ao prazo de 7 de agosto de Ohio para os principais partidos apresentarem os nomes de seus candidatos certificados para a eleição de novembro.

A votação virtual marca o início oficial da convenção de 2024, embora na prática as festividades realmente comecem quando milhares de fiéis do partido chegarem a Chicago em 19 de agosto.

O evento contará com votos cerimoniais para Harris e seu companheiro de chapa, em uma celebração animada de sua ascensão como a cabeça de chapa.

A candidatura de Trump à Casa Branca sofreu uma reviravolta em 21 de julho, quando Biden, 81 anos, retirou sua candidatura, apoiando Kamala como a candidata democrata.

A vice-presidente já bateu recordes de arrecadação de fundos, lotou arenas e acabou com a vantagem de Trump sobre Biden nas pesquisas, criando um momento favorável que ela espera poder manter até a convenção e além, rumo à Casa Branca.

EM CAMPANHA

Kamala fará sua primeira aparição pública com seu companheiro de chapa na terça-feira, na Filadélfia, Pensilvânia — um estado crucial, cujo governador democrata, Josh Shapiro, está entre os cotados para ser vice-presidente.

Kamala vai passar por todos os estados da “muralha azul” – Michigan, Pensilvânia e Wisconsin – onde tentará reconstruir a coalizão que levou Biden à vitória em 2020.

A vice-presidente estenderá a visita aos estados do “Cinturão do Sol”, muito mais diversos racialmente, e aos estados do sul como Geórgia, Carolina do Norte, Arizona e Nevada, onde tentará consolidar o voto da população negra e de latinos que estavam se afastando dos democratas.

 

Aliado de João Campos e de Raquel Lyra, PDT tenta manter pose diplomática

03/08/24

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Neutralidade nas eleições municipais atinge em cheio os planos da governadora
Para quem vão as orações quando se acende uma vela a Deus e outra ao diabo? Na hora de decidir, o caminho mais fácil é o da neutralidade. A postura adotada pelo Partido Democrata Trabalhista do Recife, na convenção de ontem, está longe de ser a de uma legenda que pretende se fortalecer.

O PDT que em 2020 não elegeu nenhum vereador na capital, continua sem saber para onde ir. Ocupa a Secretaria de Criança e Juventude no Governo de Pernambuco, mesmo sem representantes na Assembleia Legislativa. Esse seria um motivo para apoiar a candidatura de Daniel Coelho, que tem o aval da governadora Raquel Lyra (PSDB).

O PDT conseguiu a façanha de fazer a primeira vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, com direito à coordenação de relações internacionais. Mas vai encerrando a gestão menor que quando começou. Publicamente, o prefeito João Campos sempre reconheceu e agradeceu seu trabalho. Mas o PDT não foi sequer cogitado a ter a vice novamente.

Presidente do partido no Recife, Isabella divulgou textos nas redes sociais sem deixar clara sua postura: “A vida pública exige da gente posicionamentos que precisamos ter coragem de assumir. Temos que saber que dentro do processo democrático teremos concordâncias e discordâncias, mas sem esquecer do caminho que nos trouxe até aqui”, pontuou em um dos trechos.

O secretário Ismênio Bezerra, indicado pelo ministro da Previdência e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, reconheceu que construir unidade não é fácil. “A decisão de adotar a neutralidade foi a mais coerente. Ela reflete o esforço para alinhar com as diretrizes nacionais e manter a coesão.”  O secreetário não integra o diretório municipal, mas tem direito a voz porque compçoe a executiva estadual.

A neutralidade acabou desagradando em cheio a governadora. Ela apostava que o PDT ampliasse o tempo de TV para Daniel Coelho. Nos bastidores, já se fala em mudanças na distribuição de cargos ligados à sigla.

Fôlego para as convenções
De ontem até a próxima segunda, quando termina o prazo para as convenções, o PSB terá 51 encontros. O PP agendou 47. O PSDB fará entre 20 e 25 (a governadora vai a pelo menos cinco). O PL, uma média de 15. O Republicanos organizou 27. O presidente, Samuel Andrade, vai a 15. O presidente do PT, Doriel Barros, vai hoje a Águas Belas, Garanhuns e Itaíba. Amanhã, a Bom Conselho, Angelim e Paranatama. No último dia, Serra Talhada e Jucati.

Emendas
Dias antes da convenção da Frente Popular que vai homologar a candidatura de João Campos à reeleição, a senadora Teresa Leitão (PT) se reuniu com o prefeito do Recife. Anunciou o repasse de R$ 10 milhões em emendas para saúde e infraestrutura da capital.

Eduardo
Os dez anos da morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos serão celebrados em Brasília e em Pernambuco.  Na  Assembleia Legislativa, dia 12 e na Câmara dos Deputados, dia 14. Devem reunir nomes da política estadual e nacional.

Fora de casa:   Sport empata com o Santos

03/08/24

Por William Tavares

http://blogfolhadosertao.com.br

 Com o resultado de 1×1, na Vila Belmiro, o Leão entra provisoriamente no G4 da Série B, ocupando a quarta posição, com 29 pontos
Sport empata com o Santos na Vila Belmiro
Na estreia do técnico Guto Ferreira, o Sport arrancou um empate em 1×1 diante do Santos, na Vila Belmiro, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Leão segue volta temporariamente ao G4, ocupando o quarto lugar, com 29 pontos. O Peixe é o líder, com 34.
Brazão, por duas vezes seguidas, operou milagres na Vila Belmiro. Primeiro, ao defender chute de Barletta. A segunda, ainda mais impressionante, em rebote que Gustavo Coutinho cabeceou e o goleiro santista salvou.

O Sport fazia bom jogo, mas bastou o Santos engatar um contra-ataque para fazer a lei do ex funcionar. Guilherme, que vestiu a camisa rubro-negra em 2019, recebeu passe pela esquerda, levou a melhor na velocidade em cima de Chico e bateu cruzado para fazer 1×0.

O segundo tempo começou parecido com o primeiro, tendo Brazão como grande nome do Santos. O goleiro evitou o gol de empate do Sport em chute rasteiro de Felipe. Após ficar um ano afastado dos gramados, o lateral-esquerdo Igor Carius voltou a jogar pelo Sport, entrando na vaga de Dalbert.

Aos 31, Guilherme quase marcou o segundo para o Santos. O atacante recebeu na entrada da área e soltou a bomba no travessão. No minuto seguinte, foi a vez de Willian receber quase na pequena área e finalizar para fora.

Cinco minutos depois, o Sport chegou ao empate. O árbitro assinalou pênalti após a bola bater no braço de Jair. Gustavo Coutinho foi para a cobrança e empatou o confronto, fazendo o Leão voltar ao Recife com um ponto na bagagem.

Lesão

O Sport comunicou que o atacante Romarinho sofreu uma lesão no tornozelo direito e fará cirurgia nos próximos dias. Não há prazo para retorno aos gramados.

Ficha técnica

Santos 1
Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Jair e Escobar (Souza); João Schmidt, Diego Pituca e Serginho (Rincon); Otero (Weslley Patati), Guilherme e Furch (Willian). Técnico: Fábio Carille

Sport 1
Caíque França; Fabinho (Di Plácido), Luciano Castán, Chico e Dalbert (Igor Carius); Felipe, Fábio Matheus (Luciano), Fabricio Domínguez e Felipinho (Lenny Lobato); Barletta (Zé Roberto) e Gustavo Coutinho. Técnico: Guto Ferreira

Local: Vila Belmiro (Santos/SP)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva. Assistentes: Celso Alves da Silva e Ricardo Junio de Souza
Gols: Guilherme (aos 28 do 1ºT), Gustavo Coutinho (aos 36 do 2ºT
Cartões amarelos: Serginho, Escobar (Santos); Luciano Castan, Felipinho, Fabricio Dominguez (Sport)

Linha de crédito AGE Gesso é apresentada às empresas do polo do Araripe

03/08/24

Ascom AGE

http://blogfolhadosertao.com.br

Recurso financiado pela agência de fomento estadual visa apoiar a mudança para uma matriz energética mais sustentável e segura: o gás natural
Miniatura do anexo

A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) apresentou na manhã desta sexta-feira (02/08), em uma reunião virtual, a linha de crédito AGE Gesso às empresas do polo gesseiro do Araripe, no Sertão do Estado. Este financiamento visa apoiar a conversão dos equipamentos das indústrias locais para uma matriz energética mais sustentável e segura: o gás natural. Além da agência de fomento, participaram do encontro representantes da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e do Sindicato das Indústrias do Gesso (Sindusgesso).

O recurso financiado permitirá a modernização das empresas, facilitando a aquisição de maquinários necessários para a utilização do gás, como queimadores automáticos, exaustores, tubulações, isolamento térmico e sistemas de controle e supervisão. Cada empresa ou grupo econômico poderá obter até R$ 3 milhões em crédito, com uma taxa de juros de 0,7% ao mês (equalizada pelo fundo Inovar). O prazo de pagamento é de até 36 meses, com uma carência de seis meses.

Ainda em agosto, nos dias 19 e 20, a equipe da Diretoria de Operações e Negócios da AGE estará no município de Araripina para visitar as empresas do polo e entender como melhor apoiá-las. “Esse trabalho demonstra a preocupação da governadora Raquel Lyra em promover o desenvolvimento econômico em todas as regiões do Estado, sem perder de vista a sustentabilidade dos projetos, pois não podemos pensar em crescimento desconectado da preservação ambiental”, destacou a diretora-presidente da AGE, Angella Mochel.

SUSTENTABILIDADE – As obras para a implantação do gás natural na região do Araripe estão programadas para começar neste segundo semestre de 2024, com previsão de chegada do gás natural ao polo já no primeiro semestre de 2025. “A chegada do gás natural na região do Araripe oferecerá uma alternativa sustentável à produção das indústrias do polo gesseiro. A linha de financiamento da AGE representa uma solução viável para que um número significativo de empresas possa aderir ao projeto”, afirmou o diretor-presidente da Copergás, Felipe Valença.

 

Estado envia projeto de orçamento para Alepe com previsão de receita de R$ 54,7 bilhões em 2025

03/08/24

Imprensa PLE

http://blogfolhadosertao.com.br

A estimativa de receitas totais para o Estado é de R$ 54,7 bilhões em 2025, R$ 56,8 bilhões em 2026 e R$ 57 bilhões em 2027
 (Foto: Miva Filho/Secom)
Foto: Miva Filho/Secom
O Governo de Pernambuco encaminhou para apreciação dos deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025.
O documento traz as metas e prioridades do Poder Executivo, as diretrizes para a elaboração e execução do orçamento do Estado e suas alterações.
Apresenta, também, as disposições sobre as alterações da legislação tributária e sobre as despesas com pessoal e encargos sociais, bem como as metas e os riscos fiscais.
Segundo o governo, a estimativa de receitas totais para o Estado é de R$ 54,7 bilhões em 2025, R$ 56,8 bilhões em 2026 e R$ 57 bilhões em 2027.
Para Raquel Lyra o trabalho do governo tem sido garantir o reequilíbrio das contas públicas do Estado.
“Nesses 18 meses conseguimos ajustar as contas com o objetivo de fazer a mudança que o Estado precisa. Contamos, mais uma vez, com o apoio da Assembleia Legislativa, que recebe hoje o projeto da LDO, tão fundamental para termos os investimentos necessários e garantirmos o reposicionamento de Pernambuco no seu lugar de liderança”, afirmou a governadora.
Já para a totalidade das receitas tributárias (impostos, taxas e contribuições de melhoria) foi estimado um crescimento de 5,3% para 2025, 6,4% para 2026 e 6,3% para 2027. A estimativa considerou, além do crescimento da economia (PIB) e a inflação do período, o esforço arrecadatório da fazenda estadual.
As transferências correntes, segunda maior origem de receita estadual, têm previsão de crescimento de 1,7% em 2025, 4,8% em 2026 e 3,2% em 2027. “Não teremos em 2025 o mesmo ingresso de recursos em decorrência da redução do ingresso de recursos do Precatório Fundef”, explica Fabrício Marques, secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional.
No que diz respeito às transferências de capital, a expectativa de ingresso de recursos provenientes do PAC, em parceria com o governo federal, faz com que a rubrica tenha uma projeção acima de R$ 1 bilhão para 2025 e 2026.
facebook sharing button
twitter sharing button
linkedin sharing button
telegram sharing button
whatsapp sharing button
sms sharing button
email sharing button
copy sharing button
sharethis sharing button
 (Foto: Miva Filho/Secom)
Foto: Miva Filho/Secom
O Governo de Pernambuco encaminhou para apreciação dos deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025.
O documento traz as metas e prioridades do Poder Executivo, as diretrizes para a elaboração e execução do orçamento do Estado e suas alterações.
Apresenta, também, as disposições sobre as alterações da legislação tributária e sobre as despesas com pessoal e encargos sociais, bem como as metas e os riscos fiscais.
Segundo o governo, a estimativa de receitas totais para o Estado é de R$ 54,7 bilhões em 2025, R$ 56,8 bilhões em 2026 e R$ 57 bilhões em 2027.
Para Raquel Lyra o trabalho do governo tem sido garantir o reequilíbrio das contas públicas do Estado.
“Nesses 18 meses conseguimos ajustar as contas com o objetivo de fazer a mudança que o Estado precisa. Contamos, mais uma vez, com o apoio da Assembleia Legislativa, que recebe hoje o projeto da LDO, tão fundamental para termos os investimentos necessários e garantirmos o reposicionamento de Pernambuco no seu lugar de liderança”, afirmou a governadora.
Já para a totalidade das receitas tributárias (impostos, taxas e contribuições de melhoria) foi estimado um crescimento de 5,3% para 2025, 6,4% para 2026 e 6,3% para 2027. A estimativa considerou, além do crescimento da economia (PIB) e a inflação do período, o esforço arrecadatório da fazenda estadual.
As transferências correntes, segunda maior origem de receita estadual, têm previsão de crescimento de 1,7% em 2025, 4,8% em 2026 e 3,2% em 2027. “Não teremos em 2025 o mesmo ingresso de recursos em decorrência da redução do ingresso de recursos do Precatório Fundef”, explica Fabrício Marques, secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional.
No que diz respeito às transferências de capital, a expectativa de ingresso de recursos provenientes do PAC, em parceria com o governo federal, faz com que a rubrica tenha uma projeção acima de R$ 1 bilhão para 2025 e 2026.