Convenções em dose dupla em dois municípios do Grande Recife

01/08/24

Por  Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Em Olinda, duas pré-candidatas oficializam hoje disputa pela prefeitura. Em Igarassu será no sábado
Hoje em Olinda. Sábado em Igarassu. Duas pré-candidaturas serão homologadas no mesmo dia em cada um dos dois municípios da Região Metropolitana.Na Marim dos Caetés, a ex-secretária Mirella Almeida (PSD) deve juntar no mesmo palanque a governadora Raquel Lyra (PSDB) e sua principal concorrente nas últimas eleições, Marília Arraes (Solidariedade), partido que indicou o vice, o ex-jogador de futebol Chiquinho.

Quando seu nome for oficializado hoje como o indicado pelo prefeito Lupércio Nascimento para sucedê-lo, Mirella Almeida terá, além do PSD do ministro André de Paula, legendas como Republicanos, Podemos, Agir, PDT, União Brasil, Cidadania. A convenção está marcada para as 16h55, no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro.

A quantidade de partidos da adversária não inibe a presidente do PL Mulher, Izabel Urquiza. Horas depois, às 19h22, a poucos quilômetros, no Clube Atlântico de Olinda, no Carmo, a advogada e ex-candidata a vice na chapa de Anderson Ferreira ao Governo do Estado, em 2022, vai reunir representantes do Novo e do Democracia Cristã, para botar o bloco oficialmente nas ruas. Até a tarde de ontem a vaga de vice não estava preenchida.

Em Igarassu, no Litoral Norte, os dois principais candidatos também vão medir força. A prefeita Elcione Ramos (PSDB) realiza convenção, às 15h, no Ginásio Poliesportivo Jota Raposo, no Centro. Terá a presença da governadora e do presidente nacional do partido, Marconi Perillo, que desembarca no Recife no sábado mesmo e participa dos encontros do fim de semana.

Duas horas depois, o advogado Miguel Ricardo, filho do deputado estadual Mário Ricardo, oficializa sua candidatura pelo Republicanos. Chega com apoio do PT, PV, PCdoB, Podemos, MDB, Avante e Agir. Será às 17h10, no Forró do Sítio Histórico da cidade.

Espaço para o PSB
O deputado federal Pedro Campos (PSB), que tem andado por todo o Estado, fortalecendo o mandato e reforçando o trabalho do prefeito do Recife, João Campos, observa que prefeitos estão insatisfeitos com a atual gestão. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, registra a falta de diálogo. Paralelamente trabalha para fortalecer o PSB em Pernambuco. “Construímos um pouco mais de 70 candidaturas a prefeito no Estado”, registra.
Etarismo
O assessor da Secretaria de Relações Institucionais Mozart Sales (PT) comunga da ideia do senador Humberto Costa de que o PT precisa urgentemente de renovação. Mas alerta que esse movimento não passa pelo etarismo. “A renovação se dá não só por gente jovem, mas também por aqueles que trabalham para mudar a vida das pessoas”
Lançamento
O jornalista Marcelo Tognozzi lança hoje o livro “Ninguém segura este monstro – Manipular, mentir e polarizar”. Traz reflexões sobre a manipulação ideológica e a polarização na política contemporânea mundial. Às 18h na Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife.

Pesquisa Quaest: 53% aprovam o trabalho de Raquel Lyra e 42% reprovam; Educação e Habitação têm melhores índices

01/08/24

Jc / Rodrigo Fernandes

http://blogfolhadosertao.com.br

Pernambucanos avaliaram a Educação como área de atuação com melhor resultado positivo em Pernambuco. Pior índice negativo foi registrado na Segurança.

Em outro ponto da pesquisa, 36% dos pernambucanos classificaram a gestão Raquel como “regular”, empatando tecnicamente dentro da margem de erro com os 31% que afirmaram que a administração é “positiva”. O trabalho da governadora foi apontado como “negativo” por 28% dos entrevistados.

A pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, entrevistou presencialmente 702 pessoas com 16 anos ou mais em 44 municípios do estado, entre os dias 25 e 28 de julho. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Os serviços de Habitação do estado também foram bem avaliados pelos entrevistados, contabilizando 48% de aprovação, seguidos pela Saúde, que foi aprovada por 40% do público.

A Quaest também perguntou como os pernambucanos avaliam a política de Geração de Emprego e Renda realizada pelo governo estadual. 39% afirmaram que o saldo é positivo, enquanto 25% criticaram.

Reprodução/Genial Quaest
Avaliação de setores do governo Raquel Lyra – Reprodução/Genial Quaest

Apesar disso, a avaliação do governo estadual teve o pior desempenho em comparação com outros estados avaliados pela Quaest. O governo da Bahia teve, em julho, aprovação de 63% e reprovação de 32%.

No mês de abril, Goiás teve 86% de aprovação entre os entrevistados. O Paraná somou 79% de índice positivo. Já São Paulo e Minas Gerais somaram 62% de saldo positivo, cada.

Economia e avanços

A pesquisa também questionou se o estado de Pernambuco estaria melhorando ou piorando sob a administração atual. Neste quesito, uma maioria de 45% afirmou ter visto melhorias sob a gestão de Raquel Lyra.

Outros 34% afirmaram que a situação do estado se manteve no mesmo nível dentro do governo tucano, enquanto 19% disseram que a situação ficou pior.

Em comparação com outros estados, metade dos pernambucanos apontou que o estado é melhor, de maneira geral. 39%, por sua vez, disseram que o estado é pior do que outros locais do país.

A situação econômica também foi analisada na pesquisa. A maioria dos participantes afirmou que tanto a economia do estado como a própria situação financeira ficou igual nos últimos 12 meses.

Em relação à economia do país, houve empate: 35% dos pernambucanos afirmaram que a situação melhorou e outros 35% afirmaram que o panorama ficou estável. 27% afirmam que o cenário econômico brasileiro piorou.

“Trabalho intenso”

Em entrevista à TV Jornal, a governadora Raquel Lyra afirmou que o resultado da pesquisa é fruto do trabalho que vem sendo feito pela gestão.

“Estamos há 18 meses no governo. Assumimos o estado de Pernambuco em difíceis condições financeiras de infraestrutura, e a gente tem trabalhado intensamente para fazer a mudança que Pernambuco precisa”, disse Raquel.

A declaração foi dada durante a entrega de um trecho da PE-087, em Gravatá, no Agreste. A comemoração se dá após a gestão tucana amargar baixos índices em outras pesquisas, como a Datafolha divulgada no início de julho, em que Raquel teve 16% de aprovação no Recife.

“Hoje a gente está aqui inaugurando estrada, dando novas ordens de serviço. Conseguimos garantir investimento da ordem de R$ 1,3 bilhão até esse mês de julho, isso é mais que a média de investimento anual dos últimos nove anos”, acrescentou a governadora.

“A gente acredita muito na força do trabalho, e o resultado começa a aparecer. Mas ele tá apenas começando. Estou muito confiante nas diversas áreas em que a gente tem atuado, na segurança, na saúde. Sabemos dos desafios que existem, mas a gente tem uma estratégia clara. Estamos conseguindo levantar dinheiro, temos um time comprometido e Pernambuco vai ser um estado muito melhor quando a gente deixar o governo do que aquele que eu recebi, não tenho duvida nenhuma disso”, finalizou Raquel Lyra.

Pernambucanos avaliaram a Educação como área de atuação com melhor resultado positivo em Pernambuco. Pior índice negativo foi registrado na Segurança.

 Náutico perde para o Ypiranga e complica briga pelo G8

01/08/24
Por William Tavares
http://blogfolhadosertao.com.br
Timbu abriu 1×0, mas levou a virada nos Aflitos, se distanciando da zona de classificação ao quadrangular
Náutico perdeu para o Ypiranga por 2x1
Vitória, proximidade do G8 e maior sequência de invencibilidade do ano. Era isso que o Náutico tinha até o primeiro tempo diante do Ypiranga. Pouco mais de 45 minutos depois, sobrou derrota, distância da zona de classificação ao quadrangular e fim da boa fase.

De virada, o Timbu foi derrotado por 2×1, nos Aflitos, nesta quarta (31), pela Série C do Campeonato Brasileiro. Os pernambucanos estão na 11ª posição, com 18 pontos.

Voltou e marcou

Fora do jogo contra o Sampaio Corrêa por conta de lesão, o atacante Paulo Sérgio foi a grande novidade da equipe diante do Ypiranga. O artilheiro do time na Série C, com oito gols. Ou melhor, nove. A estatística precisou ser atualizada logo aos 14 minutos.

Após escanteio, o centroavante pegou de primeira. O chute não saiu dos mais fortes, mas contou com um desvio no meio do caminho para vencer o goleiro Allan e abrir o placar nos Aflitos – com direito a beijo no escudo que fica no gramado na hora da comemoração.

Depois da pressão inicial, o Náutico diminuiu o volume de jogo. Lá atrás, quando a marcação vacilou, Deivity foi acionado, fazendo grande defesa em chute de Willian Gomes.

Voltou e levou

Após o intervalo, com apenas um minuto no segundo tempo, o Náutico tomou o gol de empate. Zé Vitor aproveitou cruzamento rasteiro e deixou tudo igual.

O gol desestabilizou os alvirrubros, com o nervosismo tomando conta. Nesse cenário, não foi difícil imaginar o que veio depois. Aos 20, Anderson Uchôa, de cabeça, virou o placar para o time gaúcho.

A reação alvirrubra poderia ter acontecido cinco minutos depois, mas Paulo Sérgio, em dois lances na pequena área, viu o goleiro do Ypiranga operar milagres para evitar o gol.

A expulsão de Jhonatan Ribeiro, nos minutos finais, fez o Náutico aumentar a pressão em cima do Ypiranga, mas sem sucesso. A noite começou com festa, mas terminou em frustração.

Ficha técnica

Náutico 1

Deivity; Mateus Ludke, Iran, Islan (Kayon) e Diego Matos (Arnaldo); Sousa, Marco Antônio (Matheus Melo) e Patrick Allan (Felipe Ferreira); Gustavo Maia, Bruno Mezenga e Paulo Sérgio (Thalissinho). Técnico: Bruno Pivetti

Ypiranga 2

Allan; Wilian Gomes, Mendonça, Fernando e Gedeilson (Windson); Anderson Uchoa, Caio Mello (Mossoró), Caio Vitor (Jhonatan Ribeiro) e Mateus Anderson (Heitor); Fabrício e Zé Vitor (Edson Carius).
Técnico: Thiago Carvalho

Local: Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano. Assistentes: Gustavo Mota Correia e Hugo Filemon Soares Pinto
Gols: Paulo Sérgio (aos 14 do 1ºT), Zé Vitor (aos 1 do 2ºT), Anderson Uchoa (aos 20 do 2ºT)
Cartões amarelos: Paulo Sérgio, Iran (N); Fabrício, Zé Vitor, Allan (Y)
Cartão vermelho: Jhonatan Ribeiro, Edson Carius (Y)
Público 9.549 torcedores
Renda 143.151,59

Raquel Lyra participa da inauguração de subestação que vai ampliar fornecimento de energia a cerca de 60 mil habitantes

01/08/24

Imprensa PE
http://blogfolhadoseertao.com.br
Empreendimento vai beneficiar moradores dos municípios de Garanhuns, Brejão e São João
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, participaram, nesta quarta-feira (31), em Garanhuns, no Agreste Meridional, da inauguração da Subestação Mundaú, que vai ampliar a oferta de energia ao setor produtivo. Com investimento total de mais de R$ 27 milhões pela Neoenergia Pernambuco, o empreendimento vai beneficiar aproximadamente 60 mil pessoas nas cidades de Garanhuns, Brejão e São João. A nova unidade vai promover mais qualidade, confiabilidade e continuidade no fornecimento energético para as localidades. Na ocasião, a governadora descerrou a placa de inauguração da subestação e visitou o novo espaço.

“A Neoenergia vem aqui com o seu compromisso, pactuado com o Governo de Pernambuco e com a população do nosso Estado, investindo no fortalecimento da nossa rede elétrica, da capacidade de transmissão de energia e de estabilidade no fornecimento dessa energia. E isso vem sendo feito em todo Pernambuco, fomentando e garantindo mais infraestrutura para todas as regiões de desenvolvimento do nosso Estado, com os nossos arranjos produtivos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com a incorporação da nova estrutura e reforço do sistema elétrico, as cidades do Agreste estarão ainda mais preparadas para receber novos empreendimentos de diversos segmentos econômicos, sejam grandes parques industriais ou empresas de médio porte. A subestação integra o ciclo de investimentos de R$ 5,1 bilhões da Neoenergia em Pernambuco até 2028, anunciado em abril deste ano.

O presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, enfatizou a importância da nova subestação para o setor produtivo, como a atividade agropecuária. “A subestação beneficia não só aqui, o município de Garanhuns, mas também um trecho do Agreste, na medida em que fornece mais capacidade de energia e, como o vetor de todo o desenvolvimento que a energia é, traz a capacidade de novos empreendimentos se instalarem”, afirmou.

A Subestação Mundaú está construída em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados e está ligada a três linhas de subtransmissão, que reforçarão o sistema elétrico da região. A potência inicial da unidade é de 20 MVA, mas com a possibilidade de chegar a 53,2 MVA. A nova subestação está dotada de equipamentos com tecnologia de ponta e automatização, que permitem o monitoramento e a gestão do empreendimento à distância, diretamente do Centro de Operações Integradas (COI), no Recife.

Estiveram na agenda os secretários da Casa Civil, Túlio Vilaça, e de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho. Também estavam presentes Pablo Andrade, superintendente de Operações da Neoenergia, e Érica Ferreira, superintendente de relacionamento com clientes da Neoenergia.

Fotos: Miva Filho/Secom

Raquel Lyra empossa novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros

01/08/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Em solenidade na sede da corporação, a chefe do Executivo estadual comandou a passagem do cargo do coronel Luciano Fonsêca para o coronel Francisco Cantarelli

A governadora Raquel Lyra presidiu, nesta terça-feira (30), a cerimônia de passagem do comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. O coronel Francisco de Assis Cantarelli Alves assumiu o comando do CBMPE, posto antes ocupado pelo coronel Luciano Bezerra da Fonsêca, que estava à frente da corporação desde o início da atual gestão. A solenidade foi realizada na sede do Corpo de Bombeiros, no Recife.

“Tenho certeza de que o coronel Cantarelli tem a capacidade de continuar liderando essa instituição tão importante para Pernambuco, fazendo os mesmos investimentos e garantindo o fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar no nosso Estado. Conseguimos investir, nos últimos dezenove meses, mais de vinte milhões de reais na corporação, valor que foi aplicado em viaturas e equipamentos de proteção individual, por exemplo, possibilitando que as atividades desses homens e mulheres sejam realizadas da melhor forma no mar, no fogo e no ar”, disse Raquel Lyra.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, agradeceu os serviços prestados ao coronel que esteve à frente da corporação até agora e deu as boas-vindas ao novo comandante. “Agradeço todo o empenho e dedicação do coronel Luciano, que por um ano e sete meses comandou o Corpo de Bombeiros de forma muito proativa, e desejo boa sorte em sua nova missão. Ao coronel Cantarelli, seja bem-vindo ao comando de uma instituição que tem uma responsabilidade muito grande com os pernambucanos. Confio no seu trabalho”, externou o titular da pasta.

Seguindo para a reserva remunerada, o coronel Luciano Fonsêca agradeceu o apoio de toda a sua equipe durante o período em que comandou a tropa. “Fui ajudado por muita gente, dentro e fora da corporação. Espero que minhas ações tenham trazido para todo o efetivo a harmonia, o engajamento e a confiança, mesmo diante das adversidades”, pontuou o militar.

O coronel Francisco Cantarelli, por sua vez, falou sobre os compromissos que assume ao chegar ao comando da corporação. “Temos planos de investimento, execução, aquisições de equipamentos e inclusão de novos bombeiros. Vamos incrementar mais força e mais garra para cumprirmos as nossas difíceis tarefas”, ressaltou o comandante.

O coronel Cantarelli foi comandante do Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-hospitalar, chefe do Centro de Gerenciamento e Monitoramento do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, Diretor Integrado do Interior 1, Diretor Integrado Especializado e Diretor Geral de Operações.

INVESTIMENTOS – Desde janeiro de 2023, o Governo de Pernambuco já investiu R$ 26 milhões no CBMPE. Os recursos foram destinados para aquisições de materiais de mergulho e salvamento aquático; de Atendimento Pré-Hospitalar; de Combate a incêndio urbano e florestal; além de materiais de Salvamento, como cestos e puçás para salvamento aéreo, motosserras, serra sabres, materiais motomecanizados, GPS’s, entre outros.

Foram adquiridos uma viatura Auto Busca Salvamento com Cães (ABSC); 20 ambulâncias de Auto Resgates (AR); uma viatura de Auto Comando Operacional (ACO); 14 Motos de Salvamento Aquático (MSA’s); sete viaturas de Auto Busca e Salvamento Leve (ABSL) e cinco Auto Comando Operacional (ACO).

Também participaram da solenidade os secretários executivos Dominique Bicalho (Defesa Social) e o coronel Clóvis Ramalho (Proteção e Defesa Civil); o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas; o chefe da Polícia Civil, Renato Leite; o gerente-geral de Polícia Científica, Fernando Benevides; a subprocuradora-geral da Justiça, Norma Mendonça Galvão de Carvalho; e o superintendente da Polícia Federal (PF), Antônio de Pádua.

Fotos: Janaina Pepeu/ Secom