Pesquisa da Univasf que investiga respostas de exercícios físicos em homens e mulheres com diabetes é publicada em revista internacional

31/08/24

Ascom Univasf
http://blogfolhadosertao.com.br

Equipe do projeto de extensão “Exercício Físico como Açúcar Diário”, do Cefis, que desenvolveu o estudo. 

Com a proposta de compreender as diferenças de gênero nas respostas glicêmicas e cardiovasculares ao exercício aeróbico em pacientes com diabetes tipo 1, a estudante Tamy Beatriz Freire de Sá Martins, do 5º período do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizou a pesquisa “Respostas glicêmicas e cardiovasculares relacionadas ao sexo após sessões aeróbicas contínuas e intervaladas em diabéticos tipo 1: um estudo randomizado”. O estudo foi publicado como artigo, em julho, pela revista científica norte-americana The American Journal of Cardiology.

Desenvolvida pelo projeto de extensão “Exercício Físico como Açúcar Diário” do Colegiado de Educação Física (Cefis), com a colaboração de pesquisadores do Colegiado de Medicina da Univasf e da Staffordshire University, da Inglaterra, a pesquisa buscou investigar as respostas glicêmicas e cardiovasculares relacionadas aos sexos feminino e masculino, após sessões de exercício aeróbico intervalado e exercício aeróbico contínuo, de intensidade moderada, em pessoas diabéticas. O artigo, publicado sob o título “Sex-Related Glycemic and Cardiovascular Responses After Continuous and Interval Aerobic Sessions in Patients With Type 1 Diabetes: A Randomized Crossover Study”, está disponível para acesso neste link.

O estudo teve início em 2022 com a aplicação de sessões de exercício funcional de peso corporal com os participantes. No total, a pesquisa contou com 19 voluntários das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que participaram das sessões duas vezes por semana. Durante o período de estudo, a equipe do projeto acompanhou as taxas de glicemia capilar pré-exercício, em repouso, imediatamente após o exercício e 20 minutos após o término de cada sessão. Também foram acompanhadas a frequência cardíaca e a pressão arterial e comparadas as respostas por gênero.

Segundo a estudante Tamy Freire (foto ao lado), a realização da pesquisa, no que concerne à coleta de dados, é sempre exaustiva, mas, ao mesmo tempo, enriquecedora. “Cada paciente é único e tem respostas metabólicas diferentes. Foram longos meses de coletas que, ao final, resultaram em um trabalho bem desenvolvido e que poderá beneficiar o bem-estar das pessoas com diabetes tipo 1, promovendo qualidade e segurança na prática do exercício”, comenta.

Para o docente do Colegiado de Medicina Orlando Vieira Gomes, um dos pesquisadores que atou no estudo, o trabalho beneficia tanto a comunidade acadêmica quanto os pacientes diabéticos, pois promove uma compreensão abrangente em casos de pacientes diabéticos e facilita aos profissionais fazer recomendações personalizadas para a prática de exercícios físicos. “A pesquisa tem o potencial de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ajudar a evitar hipoglicemias e otimizar o controle glicêmico durante o exercício físico. Como médico acompanho regularmente pacientes com danos renais causados pelo diabetes, o que torna este projeto particularmente significativo, pois promove a saúde e bem-estar a esses pacientes, contribuindo para a prevenção de complicações graves associadas à doença”, relata o professor, que também é médico nefrologista no Hospital Universitário (HU-Univasf).

O coordenador e idealizador do projeto de extensão “Exercício Físico como Açúcar Diário”, Jorge Luiz de Brito Gomes, docente do Cefis, acredita que a educação científica da pesquisa ajudará profissionais de saúde, pessoas com diabetes tipo 1 e seus familiares a entender que o exercício físico aeróbico deve ser escolhido a partir de sua glicemia prévia e do gênero. “Dessa forma, desconfortos desnecessários serão evitados e os pacientes terão um melhor engajamento nos exercícios físicos regulares, que muitas vezes são descontinuados devido a desconfortos, como hipoglicemia e pressão arterial aumentada, ou por não serem atendidos como deveriam”, comenta Gomes.

Raquel Lyra garante a reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife

31/08/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Raquel Lyra visita local da tragédia e promete reconstruir Santuário |  Local: Diario de Pernambuco
 
A governadora Raquel Lyra assegurou a reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, após o desabamento do teto de sua estrutura. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, na noite desta sexta-feira (30), a gestora informou que será firmado um Termo de Fomento, a ser indicado pela Procuradoria Geral do Estado, entre a gestão estadual e a Arquidiocese de Olinda e Recife para garantir o repasse dos recursos da realização das obras de reconstrução. O Governo de Pernambuco mobilizou secretarias e órgãos para garantir a assistência às vítimas e suas famílias. A governadora decretou luto oficial de três dias em solidariedade às vítimas, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado.
 
“A equipe do Governo de Pernambuco, com suas secretarias e órgãos, estão desde cedo acompanhando o ocorrido e os desdobramentos. Vamos cuidar das vítimas e de suas famílias, além de garantir a reconstrução do Santuário, que é tão simbólico para os recifenses. Um Termo de Fomento será feito e a gente vai repassar os recursos, dando todo o apoio técnico para que os nossos engenheiros possam ajudar no novo projeto para a igreja. Iremos também fazer o trabalho dos laudos, das investigações para identificar a razão do que aconteceu aqui e garantir também o processo de reconstrução da igreja. Me solidarizo com todas as vítimas e as famílias dos que faleceram em decorrência do acidente”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
No local, a gestora também se reuniu com representantes da Arquidiocese. Em razão do acidente, a governadora cancelou agendas no Agreste nesta sexta-feira, que incluiria o Festival Pernambuco Meu País de Buíque.
 
De acordo com a Secretaria de Defesa Social foram 25 vítimas, além de duas vítimas fatais, de 54 e 68 anos. Os feridos foram transferidos para unidades de saúde. Desde o primeiro momento, o Estado mobilizou todas as forças operacionais para atuarem prontamente no socorro aos feridos e assistência às famílias, com a presença no local da vice-governadora Priscila Krause, da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, do secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, além de outros representantes de secretarias e órgãos do governo estadual.
 
“Chegamos ao Morro da Conceição minutos depois que soubemos do ocorrido. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar prestaram atendimento imediato às vítimas. O chefe do Corpo de Bombeiros, Coronel Cantarelli, liderou a operação e as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Assistência Social também estiveram presentes para dar acolhimento às pessoas que necessitaram. Infelizmente, houve a confirmação de duas vítimas fatais e nos solidarizamos com essas famílias. O Estado já está fazendo o levantamento necessário para unir forças para que possamos fazer a reconstrução do santuário, pois sabemos da importância desse símbolo do Recife e de Pernambuco”, destacou Priscila Krause.
 
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que um inquérito já foi instaurado pela Polícia Civil. “Houve um colapso de toda a estrutura, que desabou completamente. Iremos realizar um laudo para saber, de fato, o que houve. Nós lamentamos profundamente pelas vítimas e já instauramos um inquérito pela Polícia Civil e estamos trabalhando para esclarecer o mais rápido possível”, afirmou. 
 
Para a ocorrência, a Secretaria de Defesa Social empregou 40 policiais militares e 15 viaturas da Polícia Militar. Por parte do Corpo de Bombeiros, 35 profissionais da corporação foram acionados, além de dois cães e 16 viaturas. A Polícia Científica enviou ao local três equipes, dentre integrantes do IML e do Instituto de Criminalística.
 
O monsenhor Luciano Brito, vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, lamentou o ocorrido. “Nós lamentamos profundamente, em nome de Dom Paulo Jackson, nosso Arcebispo, de toda a comunidade católica, essa tragédia aqui no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Lamentamos e somos solidários com as famílias. Estamos unidos pela oração e pelo pesar, nos colocando à disposição para tudo que for necessário”, disse.
 
O local permanece isolado para realização de investigações e perícias.

Eleições 2024: Campanha entra em nova fase com início do guia

31/08/24
Betânia  Santana e Ricco Viana
http://blogfolhadosertao.com.br
A partir de ontem (30), candidatos passaram a ter mais uma vitrine para expor suas propostas. No Recife, quatro deles têm espaço
A partir desta sexta-feira (30), candidatos a prefeito em todo o país terão a oportunidade de apresentar-se ao eleitor e levar suas propostas para a cidade que pretendem administrar.O horário eleitoral gratuito em emissoras de rádio e televisão será exibido, até o dia 3 de outubro, de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, no rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão.No Recife, os postulantes enfrentam o desafio de conquistar os que têm pouco ou nenhum interesse pela eleição para a prefeitura. Segundo a pesquisa realizada em parceria entre a Folha de Pernambuco e o IPESPE, publicada ontem, eles representam 26% e 21% dos 800 entrevistados.

Mais que isso. Os prefeituráveis estão de olho nos que declararam não votar em ninguém, branco ou nulo (eles somam 6%) e nos 3% dos que não sabem ou não responderam.

Candidato à reeleição pela Frente Popular, o prefeito João Campos (PSB), é quem dispõe de maior tempo para isso: 4 minutos e 45 segundos; Daniel Coelho (PSD) surge em segundo, com  2 minutos e 39 segundos; seguido por Gilson Machado (PL): 2 minutos e 5 segundos; e Dani Portela (PSOL): 30 segundos.

Tecio Teles (Novo), Simone Fontana (PSTU), Ludmila Outtes (UP) e Victor Assis (PCO) não terão um segundo sequer.

Dinamismo
Dono de quase metade do guia eleitoral (47.6% do tempo), João Campos deve mostrar, segundo sua equipe, um programa dinâmico, relacionando à sua disposição para o trabalho e revelando a felicidade que ele carrega de gerir a cidade. A linguagem remeterá diretamente à usada nas redes sociais: leve e moderna.

Vai recorrer a imagens da família de sangue: os irmãos, a mãe, Renata Campos; o pai, Eduardo Campos; o bisavô Miguel Arraes  E haverá uma outra família: a que ele construiu ao longo dos últimos três anos e oito meses. Gente beneficiada pelas ações de sua gestão: creches, escolas, barreiras, praças, parques, unidades de saúde.

A assessoria promete um programa alegre e humanizado, diferente do que a Frente Popular costumava fazer. Nele, o prefeito deve destacar também medidas para o próximo Governo, caso seja reeleito.

Sem filtro
Candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra, Daniel Coelho vai tentar mostrar o que considera os problemas do Recife. A ideia é fazer um contraponto à estratégia do atual prefeito, João Campos, e mitigar seu capital político.

“Vamos mostrar o Recife sem filtro, sem maquiagem, a cidade de verdade, o dia a dia das pessoas. E propor soluções. O Recife está, de certa forma, sob uma cortina de fumaça, passando a sensação de que está tudo certo, de que está tudo caminhando corretamente”, discorre.

Argumenta ter havido um agravamento do quadro social, refletido no aumento da desigualdade e da pobreza. “A gente quer mostrar essa cidade de verdade”, diz Daniel Coelho.

Bolsonaro
Representante das forças consideradas de extrema-direita, o candidato Gilson Machado (PL), vai apostar em um guia, a princípio, propositivo, convidando o eleitor a refletir sobre a cidade. Imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro serão exploradas como principal trunfo. Na cola do cabo eleitoral, haverá exibição de algumas linhas do plano de Governo.

“As grandes pautas serão mobilidade, saúde e o abandono do centro. Teremos vídeos com Bolsonaro, pois a missão dele é, a partir do Recife, ascender a direita no Nordeste. Leninha (candidata a vice) deve ser outra presença forte. Ela representa o cuidar, Gilson, o fazer. Essas duas vozes vão estar juntas”, relata Jomam Barbosa, marqueteiro chefe da campanha.

Convite às redes 
Com o menor tempo no rádio e na TV, Dani Portela vai utilizar seus 30 segundos para convocar o eleitor a acompanhar suas redes sociais. Lá está investindo em uma linguagem mais jovem e é lá onde pretende expor seus projetos para a cidade.

“Nossa estratégia é investir num formato novo, diferente. Vamos usar o tempo para convidar os eleitores a ouvirem as propostas de Dani em outros canais. É uma tentativa de minimizarmos a desvantagem”, explica Ely Menezes, marqueteiro da campanha, referendando a ideia da equipe de comunicação.

Justiça Eleitoral
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só têm espaço no guia os candidatos de partidos com pelo menos 11 deputados federais, em no mínimo nove Estados da Federação; ou que obtiveram, pelo menos, 2% dos votos válidos também em nove Estados, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.

Moraes determina a suspensão do X em todo o território brasileiro

31/08/24

Correio Braziliense

http://blogfolhadoseertao.com.br

A decisão foi tomada após o X não cumprir a decisão do ministro de indicar um representante legal no Brasil
sharethis sharing button
O ministro aplica ainda multa de R$ 50 mil para quem usar VPN e manda o Google e outros buscadores bloquearem os acessos (foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF e AFP)
O ministro aplica ainda multa de R$ 50 mil para quem usar VPN e manda o Google e outros buscadores bloquearem os acessos (foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF e AFP)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na tarde desta sexta-feira (29/08), a suspensão da rede social X, o antigo Twitter, em todo território nacional. Em despacho, o magistrado informa que notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que o site seja bloqueado. A determinação vale até a rede social pagar as multas e indicar um representante no Brasil. O ministro aplica ainda multa de R$ 50 mil para quem usar VPN e manda o Google e outros buscadores bloquearem os acessos.

 

A decisão foi tomada após o não cumprir a decisão do ministro de indicar um representante legal no Brasil. O pedido de Moraes visa garantir que o X respeite as leis brasileiras e que a empresa pague multas que foram impostas pela Justiça. O Código Civil proíbe que empresas estrangeiras atuem no Brasil sem um representante legal no país.

recebeu multas da Justiça brasileira por desrespeitar solicitações de Moraes para bloquear perfis que atacavam as instituições democráticas.

Na quinta-feira (29/08), Moraes determinou o bloqueio das contas no Brasil da empresa Starlink, do bilionário Elon Musk. O objetivo da decisão é garantir recursos suficientes para o pagamento de multas aplicadas ao X (antigo Twitter) em ações na Justiça.

X admitiu que não cumpriu a ordem judicial 

Por meio do perfil oficial no X, a plataforma informou que não cumpriu a ordem do ministro Alexandre de Moraes e que espera a rede social ser retirada do ar. Na publicação, o X diz que o bloqueio será realizado pela plataforma não ter cumprido “ordens ilegais para censurar opositores políticos” de Moraes. “Quando tentamos nos defender no tribunal, o Ministro ameaçou prender nossa representante legal no Brasil. Mesmo após sua renúncia, ele congelou todas as suas contas bancárias. Nossas contestações contra suas ações manifestamente ilegais foram rejeitadas ou ignoradas”, diz trecho.

 

“Não estamos absolutamente insistindo que outros países tenham as mesmas leis de liberdade de expressão dos Estados Unidos. A questão fundamental em jogo aqui é que o Ministro Alexandre de Moraes exige que violemos as próprias leis do Brasil. Simplesmente não faremos isso. Nos próximos dias, publicaremos todas as exigências ilegais do Ministro e todos os documentos judiciais relacionados, para fins de transparência”, informou a plataforma.

 

“Ao contrário de outras plataformas de mídia social e tecnologia, não cumpriremos ordens ilegais em segredo. Aos nossos usuários no Brasil e ao redor do mundo, o X continua comprometido em proteger sua liberdade de expressão”, encerra a nota.

 

 Raquel Lyra comanda acolhida aos novos gestores da Rede Estadual de Ensino

30/08/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

 

A governadora Raquel Lyra comandou, na manhã desta quinta-feira (29), o evento de acolhida aos gestores e adjuntos/assistentes de gestão recentemente designados para atuar nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Durante o evento, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a chefe do Executivo fez um balanço dos investimentos feitos pela gestão na área da educação e estabeleceu as metas para os próximos meses. A vice-governadora Priscila Krause também participou do encontro.

“Nós viemos até aqui para falar sobre as metas que precisamos pactuar e para garantir que a nossa educação seja cada vez melhor, juntamente com as nossas escolas, desde a infraestrutura física, ar-condicionado, internet, banheiros e cozinhas de qualidade, um dos principais objetivos do programa Juntos pela Educação. Queremos ver todo mundo remando em um só caminho para fazer Pernambuco crescer sem deixar ninguém para trás, e a gente só consegue isso através da educação”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Neste mês de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram que Pernambuco superou a média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, alcançando o terceiro lugar nacional e o primeiro lugar no Norte-Nordeste, com nota 4,5. A média nacional, por sua vez, ficou em 4,3.

A primeira acolhida dos gestores contemplou as Gerências Regionais de Educação (GREs) Mata Norte, Mata Sul, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Recife Norte e Recife Sul. O evento foi voltado para os profissionais selecionados no processo seletivo de 2023, instituído pela Portaria SEE Nº 4090, que visava preencher 897 vagas para gestores escolares e 897 vagas para assistentes de gestão.

Para o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, a solenidade é um momento para reafirmar o compromisso do Estado com a educação de qualidade. “É um ato simbólico para que possamos acolher essas lideranças que, na ponta, fazem a educação de Pernambuco dar um salto”, pontuou.

Marcelo Fernando, gestor da Escola Técnica Estadual (ETE) Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife, discursou em nome de todos os gestores. “Esse é um momento importantíssimo de valorização dos profissionais que trabalham duro todos os dias com os estudantes, as famílias e com o Governo do Estado para elevar Pernambuco ao topo da educação nacional”, ressaltou.

Presente na solenidade, o deputado estadual Renato Antunes afirmou que acredita na Educação como um propósito que muda a vida das pessoas. “Reconhecemos o papel importante desses profissionais para que mantenham a educação do nosso Estado sempre no topo do país”, disse. O deputado Antônio Moraes também acompanhou o evento. “Temos novos gestores entrando para somar e não há nenhuma dúvida de que eles são muito qualificados e poderão prestar um relevante serviço à educação pernambucana”, reforçou o parlamentar.

Também participaram do evento a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), professora Maria do Socorro Cavalcanti; os secretários-executivos Tarcia Silva (Desenvolvimento da Educação) e Luciano Leonidio (Esportes).

INVESTIMENTO – Com o objetivo de melhorar a educação do Estado e ampliar a atuação em regime de colaboração com os municípios, o Governo de Pernambuco vai investir, até 2026, R$ 5,5 bilhões por meio do programa Juntos Pela Educação. Até o momento, já foram aportados mais de R$ 1,2 bilhão na área.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Igreja do Morro da Conceição – Prefeitura do Recife decreta luto oficial de três dias

30/08/24

Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br

Igreja no Morro da Conceição (PE)

A Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias, a contar da data de hoje (30), em razão da tragédia do desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição. O ato foi publicado em Diário Oficial extra, publicado há pouco. O trágico episódio aconteceu na tarde desta sexta-feira (30) que levou duas pessoas a óbito, além de 24 feridos.

Minutos após a tragédia, o Centro de Operações do Recife (COP) direcionou equipes da Defesa Civil, CTTU, SAMU e Secretaria de Governo (Segov) ao local para atender a ocorrência na Igreja do Morro da Conceição. No total, a operação envolveu mais de 100 servidores. O socorro imediato foi realizado por 36 profissionais do SAMU Recife, com o apoio de 2 Unidades de Suporte Avançado, 6 motos e 1 aeronave SAMU/ PRF e também faz o monitoramento das vítimas já encaminhadas a diversas unidades de saúde.

A Assistência Social presta apoio às famílias  das duas vítimas que foram a óbito, com equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Alto do Mandu, onde será oferecido auxílio funeral e apoio na identificação. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realizam o monitoramento do entorno do Santuário e no acesso ao Morro da Conceição. A Guarda Municipal irá dar apoio no entorno do local para a preservação do espaço sacro.

Metrô do Recife deixa de funcionar aos domingos a partir de 1° de setembro, confirma CBTU

30/08/24
Por Roberta Soares/ Renado Nascimento  e equipe
http://blogfolhadoseertao.com.br

A paralisação das atividades estava prevista para o último domingo (25), mas foi adiada por conta de um concurso público em Jaboatão dos Guararapes.

A princípio, a paralisação das atividades estava prevista para o último domingo (25), entretanto, a CBTU adiou por conta de um concurso público em Jaboatão dos Guararapes.

A companhia confirmou a previsão através das redes sociais.

“A CBTU Recife informa que, a partir do próximo domingo, 1 de setembro, e por tempo indeterminado, serão iniciadas obras de manutenção corretiva da via e todos os demais sistemas das linhas eletrificadas do Metrô do Recife (Centro e Sul). Por este motivo, não haverá operação comercial”, escreveu a empresa.

Cerca de 48 mil pessoas prejudicadas
GUGA MATOS/JC IMAGEM
A paralisação do Metrô do Recife aos domingos começa no domingo 25, seguindo por tempo indeterminado – GUGA MATOS/JC IMAGEM

Segundo a CBTU, a motivação principal para a pausa nas atividades aos domingo são para que as obras de manutenção aconteçam.

Ainda de acordo com companhia, a janela noturna, que vai das 00h até às 4h00, “é muito curta para que a manutenção seja realizada em sua totalidade”.

Por esse motivo a “CBTU buscou minimizar o impacto destes serviços com a suspensão da operação comercial apenas aos domingos”.

Apesar de ser um dia de fluxo reduzido no sistema, estima-se que cerca de 48 mil pessoas, que utilizam o sistema aos domingos, sejam prejudicadas com a decisão. Os dados são da própria CBTU.

Como será o fim da paralisação do metrô aos domingo:

paralisação do metrô aos domingo começa neste próximo final de semana (01/09) e segue por tempo indeterminado.

O fechamento não se motiva pela crise do metrô, mas sim, para manutenções nos serviços.

As trocas dos dormentes e dos trilhos serão feitas nas linhas centro e sul, logo, não haverá operação comercial.

investimento, que é de R$ 136 milhões,  foi feito pelo Governo Federal através do Novo PAC Seleções (Plano de Aceleração do Crescimento), anunciado em julho.

A superintendente da CBTU Recife, Marcela Campos, disse, ao JC, que é impossível dar uma previsão por conta da grande quantidade de pontos que precisam de recuperação.

“Não consigo dizer porque temos muitos pontos para recuperar. Tentamos minimizar o máximo possível os impactos para a população, mas não conseguiremos fazer os trabalhos apenas no horário noturno porque, depois que desergizamos a linha, são apenas quatro horas até iniciar a operação do dia seguinte”, explicou.

Alternativas para os passageiros
Roberto Martins/JC Imagem
Com a paralisação do metrô aos domingos, os passageiros terão que pegar ônibus. – Roberto Martins/JC Imagem

O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitana (CTM), havia informado que técnicos estão elaborando um plano de mobilidade para minimizar os transtornos aos usuários.

“A Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, informa que o Órgão foi pego de surpresa com a nota do Metrô. Para tanto, técnicos estão elaborando um plano de mobilidade com objetivo de não causar transtorno aos usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife – RMR”, disse ao JC.

Na Venezuela: Candidato de oposição enfrenta o risco de prisão

30/08/24

Por AFP

http:/blogfolhadosertao.com.br

Gonzéles Urrutia não pretende comparecer ao MP, o que implicaria uma ordem de prisão
copy sharing button
sharethis sharing button
González Urrutia, 75 anos, afirma que venceu as eleições (Crédito: Reprodução / X)
González Urrutia, 75 anos, afirma que venceu as eleições (Crédito: Reprodução / X)
O Ministério Público (MP) da Venezuela convocou o candidato opositor Edmundo González pela terceira vez a prestar depoimento nesta sexta-feira (30) no âmbito de uma investigação aberta contra ele após as eleições presidenciais de 28 de julho. Ele não pretende comparecer, o que implicaria uma ordem de prisão.
González Urrutia, 75 anos, afirma que venceu as eleições e diz ter evidências para demonstrar sua alegação. O presidente Nicolás Maduro foi proclamado reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), acusado de trabalhar a favor do chavismo.
A oposição publicou em um site cópias de mais de 80% das atas de votação, que mostram sua vitória, o que é o foco da convocação: “Usurpação de funções” e “falsificação de documento público” do CNE, crimes que em tese podem resultar na pena máxima de 30 anos de prisão.
A convocação, como as anteriores, não especifica em que qualidade foi convocado: acusado, testemunha ou especialista, como exigido pela lei venezuelana.
A terceira intimação alerta que “não comparecer diante deste órgão na data indicada será considerado” como “risco de fuga” e “risco de obstrução (…) e, portanto, será solicitado o correspondente mandado de prisão”.
A líder opositora María Corina Machado antecipou que “obviamente não irá comparecer”. “Do que estamos falando?”, questionou em uma coletiva de imprensa com a mídia espanhola.
González Urrutia ainda não se pronunciou, mas já chamou o procurador-geral, Tarek William Saab, de “acusador político” que o submeteria a um processo “sem garantias de independência e do devido processo”.
A opositora Plataforma Unitária Democrática (PUD) denunciou uma “perseguição política” e negou que a publicação das atas no site estivesse sob responsabilidade de González Urrutia. Além disso, “digitalizar e proteger as atas de apuração que por direito nos pertencem não é um crime”, acrescentou.
Juristas classificaram o procedimento como irregular.
LEGITIMIDADE
Esta não é a única investigação contra González Urrutia, que está na clandestinidade desde 30 de julho, quando apareceu pela última vez em público. Desde então, comunica-se apenas pelas redes sociais.
O MP também anunciou uma investigação por “incitação à insurreição” militar, que também inclui Corina Machado.
A investigação por “usurpação de funções” foi determinada pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), após validar a reeleição de Maduro em um processo que o opositor se recusou a participar e que terminou com uma declaração de desacato.
O CNE não publicou o detalhamento da contagem mesa por mesa como exige a lei.
Maduro pediu prisão para González e Machado, a quem também culpa pelos atos de violência nos protestos pós-eleições que deixaram 27 mortos – dois deles militares -, quase 200 feridos e mais de 2.400 detidos, uma centena deles menores, dos quais 16 foram colocados em liberdade condicional na quinta-feira.
González participou por videoconferência de uma reunião com ministros das Relações Exteriores da União Europeia na quinta-feira para apresentar a situação do país. O discurso não foi público.
Em referência a Maduro, o alto representante do bloco, Josep Borrell, disse que “a vitória eleitoral que ele proclama não foi provada”.
“E como não foi provada, não temos por que acreditar nela. E se não acredito que ele ganhou as eleições, não posso reconhecer a legitimidade democrática que as eleições conferem”, acrescentou.
TRANSIÇÃO NEGOCIADA
Os Estados Unidos e vários países da América Latina também não reconhecem a vitória de Maduro, que reforçou seu gabinete com Diosdado Cabello, da ala mais dura do chavismo, no cargo de ministro do Interior.
O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, escreveu no X que “a manipulação, repressão e censura não mudam o resultado da eleição na Venezuela. Um mês depois, o resultado é claro: Edmundo González obteve a maioria dos votos”.
“Não nos importamos com os seus comentários”, respondeu o chanceler venezuelano, Yván Gil, a Borrell. Em seguida, ele escreveu para Miller: “Não devemos explicações a nenhuma instância estrangeira, muito menos ao império hostil que maneja um fantoche fascista”.
Corina Machado insistiu na necessidade de uma “transição negociada”, mas destacou que “o regime ainda não dá sinais de que estão dispostos”.
“À medida que cresce a pressão interna e externa, no entanto, chegará ao ponto em que Maduro compreenderá que é sua melhor opção”, insistiu.

Governo do Estado inaugura Sala de Apoio à Amamentação na Casa da Trabalhadora (Recife)

30/08/24
Ascom Sedepe
O espaço foi idealizado para receber mães em fase de lactação durante a jornada de trabalho
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

A  Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) inaugurou a Sala de Apoio à Amamentação para a Mulher Trabalhadora, nesta quinta-feira (29). O equipamento tem o objetivo de dar suporte às mulheres que retornam à rotina de trabalho após a licença-maternidade, observando a importância do aleitamento materno. O espaço passa a funcionar na Casa da Trabalhadora, localizada na Rua da União, 293, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, e ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento.

O ambiente foi idealizado pela gestão da Secretaria, considerando o período de amamentação recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde, que é de, ao menos, dois anos, com exclusividade na alimentação da criança até os seis meses de vida. “A legislação garante benefícios trabalhistas às funcionárias que se tornam mães, mas elas nem sempre podem contar com um suporte logístico quando retomam suas atividades fora de casa. Então, criamos esse espaço, no centro da cidade, para que aquelas que trabalham nas redondezas possam esvaziar suas mamas com privacidade e conforto, além de armazenar o próprio leite”, afirma a secretária Amanda Aires.

O leite humano é considerado pelo Ministério da Saúde como o alimento padrão ouro para os bebês. Daí, o nome da campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno. “Então, é fundamental que se tenha sensibilidade para com a mãe que volta a trabalhar durante a lactação, oferecendo a ela o apoio necessário nesse período. A iniciativa da SEDEPE é importante, também, para contribuir com essa conscientização e servir como exemplo para outras organizações”, declara a Técnica da Gerência da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE), Marta Rejane Vasconcelos, que coordena o Programa Estadual de Aleitamento Materno.

ESTRUTURA – Tendo por base orientações elaboradas pela Anvisa (RDC n° 171), a Sala de Apoio à Amamentação para a Mulher Trabalhadora da SEDEPE consiste em um ambiente climatizado, que dispõe de cadeira de coleta, lavatório para higienização das mãos e das mamas, e freezer para guardar exclusivamente o leite materno. No local, também são oferecidos frascos devidamente esterilizados e etiquetas adesivas para acondicionamento e identificação do material. Após a coleta, a mulher poderá agendar data e horário para resgatar o leite retirado, que ficará armazenado na unidade por até 12 dias a partir da coleta. A população em geral pode contribuir com o funcionamento do espaço doando potes de vidro com tampas de plástico rosqueáveis.

Para a estruturação adequada da sala, a secretaria contou com a assistência técnica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), entidade de referência sobre o assunto no estado. “A sala montada pela SEDEPE segue todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com esse suporte, a mulher que está voltando ao trabalho ou que está em busca de emprego pode amamentar o seu filho por mais tempo ou mesmo se tornar uma doadora, ajudando outras crianças”, destaca a nutricionista do IMIP, Desirré Duda, Responsável Técnica para implementação das salas em Pernambuco.

DOAÇÃO – A usuária da sala de amamentação que preferir não levar o próprio leite retirado poderá optar por doar o material. Para isso, deverá realizar um cadastro no local, preenchendo uma ficha de doadora e anexando cópia de alguns exames que realizou no pré-natal. Para doar, a mãe precisa estar saudável. As doações serão encaminhadas para o banco de leite do IMIP. Os procedimentos para a coleta, seja para uso próprio ou doação, serão orientados por uma atendente da Casa da Trabalhadora, que informará sobre as condições higiênico-sanitárias adequadas para a retirada e acondicionamento do leite. A Sala de Apoio à Amamentação para a Mulher Trabalhadora da SEDEPE continuará recebendo, também, as mães que precisam amamentar seus filhos no local enquanto utilizam os serviços da Casa da Trabalhadora.

A inauguração da Sala de Apoio à Amamentação para a Mulher Trabalhadora da SEDEPE contou com a presença da Secretária Amanda Aires, da equipe de colaboradores da secretaria envolvidos com a instalação do equipamento, da Técnica da Gerência da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) e Coordenadora do Programa Estadual de Aleitamento Materno, Marta Rejane Vasconcelos, e da nutricionista do banco de leite humano do IMIP, Desirré Duda de Oliveira Sales.

Univasf lança edital do Processo Seletivo Unificado 2024 para Programa de Assistência Estudantil (PAE)

30/O8/24

Ascom Univasf

http://blogfolhadosertao.com.br

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), lançou ontem (27) o edital do Processo Seletivo Unificado (PSU) 2024 para o Programa de Assistência Estudantil (PAE). A seleção visa à formação de cadastro reserva para a concessão de bolsas e auxílios a estudantes de graduação dos cursos presenciais. As inscrições serão realizadas de 30 de agosto a 19 de setembro pelo site do PAE.

De acordo com o Edital Nº 3/2024, serão ofertadas as modalidades Auxílio Permanência, Auxílio Alimentação, Auxílio Creche e manutenção de alimentando e/ou dependente, Bolsa Permanência da Univasf, Restaurante Universitário, Residência Estudantil e Inclusão Digital – Computadores. Os estudantes poderão concorrer a todas as modalidades disponibilizadas para o seu campus, mas deverão informar a ordem de interesse no ato da inscrição.

Para concorrer às bolsas e auxílios, é necessário ser estudante com vínculo em um dos cursos de graduação presenciais da Univasf; possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio vigente, ou seja, R$2.118,00 por pessoa. Além disso, para recebimento de recursos financeiros da política de assistência estudantil é necessário estar regularmente matriculado em, no mínimo, três disciplinas de um dos cursos de graduação presenciais e efetivamente frequentando as atividades acadêmicas, exceto em caso de indisponibilidade de matrícula; matrícula somente nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou equivalente e/ou Estágio Curricular, tendo já integralizado os demais créditos do curso; ou ainda por motivos de saúde pessoal ou familiar devidamente comprovados.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Clébio Pereira Ferreira, destaca que este edital tem como novidade o auxílio Inclusão Digital, para a aquisição de computadores, modalidade não fez parte do último PSU. Esse auxílio é destinado a estudantes que não foram contemplados nesta modalidade em editais de processos seletivos de anos anteriores.

Clébio Ferreira ressalta também que os estudantes devem estar atentos à inscrição na modalidade Restaurantes Universitários. Conforme estabelece o edital, estudantes selecionados de forma provisória nos cadastramentos para cotistas de renda nos períodos 2021.1, 2021.2, 2022.1, 2022.2, 2023.1, 2023.2 e 2024.1 deverão se inscrever no PSU 2024. “Esses estudantes, que estejam dentro do perfil determinado no edital, devem participar da seleção atual para obter a garantia efetiva do acesso subsidiado ao RU até a conclusão de sua formação acadêmica”, afirma o pró-reitor. Já os discentes que foram contemplados em processos seletivos anteriores nesta modalidade não precisam concorrer novamente no PSU 2024  para os RUs.

A documentação necessária para participar do processo seletivo e as especificidades de cada modalidade de bolsas e auxílios constam no Edital Nº 3/2024. A avaliação socioeconômica a ser realizada pelo Serviço Social terá como base a renda per capita familiar e grupo familiar, definidos conforme critérios estabelecidos no Anexo I do edital. As inscrições que não apresentarem os documentos obrigatórios para a comprovação da situação socioeconômica serão indeferidas.

O pró-reitor informa que as bolsas e auxílios desse processo seletivo serão pagas por um ano, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano. “Desta forma, os estudantes selecionados ou que estejam na lista de espera como classificados nesse processo seletivo poderão ser inseridos no PAE durante o período de vigência das bolsas”, explica.

Os resultados parcial e final da seleção do PSU 2024 serão divulgados na página da Proae. Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato através dos e-mails servicosocialproae@univasf.edu.br e proae@univasf.edu.br, pelo telefone/WhatsApp (87) 99903-1297 ou pelo Instagram da Proae. Mais informações estão disponíveis no site da Proae.