Sport é salvo por Fabrício Domínguez e vence sob olhos de Guto Ferreira

28/07/24

Victor Peixoto

http://blogfolhadosertao.com.br

Sport ficou perto de perder o jogo durante o segundo tempo e teve que suar para vencer a Ponte Preta na noite deste sábado, na Arena de Pernambuco

O Sport teve que suar muito para voltar a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. Sob os olhares de Guto Ferreira, técnico que vem para a vaga de Mariano Soso – demitido durante a semana -, o Leão bateu a Ponte Preta por 3×1, na noite desse sábado (27), na Arena de Pernambuco, em jogo válido pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Fabrício Domínguez fez os dois gols da vitória rubro-negro e foi o grande herói. Titi Ortíz marcou o terceiro já quando a Ponte Preta estava com um jogador a menos – o goleiro Pedro Rocha foi expulso no fim do segundo tempo. O VAR chegou a analisar o gol, mas validou no fim. Jeh fez o da Macaca ainda no primeiro tempo.

“Agradecer a Mariano Soso, que foi ele quem me trouxe e confiou em mim. A confiança que Mariano me deu fez me sentir em casa. Sou super agradecido e a minha família, que sempre me acompanha aonde vou”, disse Domínguez após o jogo fazendo questão de elogiar o agora ex-técnico.

Com a vitória, o Sport entra no G-4 da Série B, passando a ser o quarto com 28 pontos. Lembrando que o Leão tem 16 jogos e ainda pode ser ultrapassado ao fim da 18ª rodada já que América-MG, Operário e Novorizontino ainda jogam. A Ponte Preta estaciona com 23 pontos, em 12º.

O jogo

Mais uma vez o Sport não fez uma grande apresentação. Oscilou muito em campo e encontrou algumas dificuldades, principalmente ofensivas. No primeiro tempo até teve certo domínio, mas pecou muito na hora de finalizar.

Não por acaso foi castigado no fim do primeiro tempo. Já na frente com o gol de Fabrício Domínguez, sofreu o empate nos acréscimos da primeira etapa, criando um ambiente tenso.

Tenso porque o segundo tempo foi nervoso. O Sport perdeu ritmo e viu a Ponte Preta crescer no gramado. A Macaca quase virou após falha de Alisson Cassiano. Caíque França defendeu.

Dessa vez, quem pagou caro com as falhas ofensivas foi a Ponte Preta, que sofreu o segundo gol, novamente com Domínguez, em belo chute de fora da área. Pedro Rocha foi expulso no fim do jogo e o Sport ficou com um a mais. Em vantagem, ampliou com Titi Ortíz.

Próximo jogo do Sport

O Sport volta a campo na próxima sexta-feira (2), em duelo contra o Santos, às 21h30, na Vila Belmiro.

Notas do Escrete de Ouro

Confira as notas dadas pelo comentarista Ralph de Carvalho:

  • Caíque França – 7, fez defesa importante
  • Palacios – 5, não fez primeiro tempo bom
  • Alisson Cassiano – 3, vem errando muito
  • Luciano Castán – 5, não vem fazendo bons jogos
  • Dalbert – 6, foi quem foi melhor da defesa
  • Felipe – 6, não comprometeu
  • Fabrício Domínguez – 9, fez dois gols
  • Lucas Lima – 6, fez partido abaixo do que sempre faz
  • Lenny Lobato – 5, muito esforçado, mas pouco produtivo
  • Zé Roberto – 5, apagado
  • Barletta – 4, abaixo da expectativa
  • Romarinho – 7, entrou bem
  • Titi Ortíz, 7, fez o terceiro gol
  • Gustavo Coutinho – 6, esteve a ponto de fazer o gol e foi melhor que Zé Roberto
Ficha do jogo – Sport 3×1 Ponte Preta

Caíque França; Palácios (Fabinho), Luciano Castán, Alisson Cassiano e Dalbert; Felipe, Fabricio Domínguez e Lucas Lima; Chrystian Barletta (Romarinho), Lenny Lobato (Titi Ortiz) e Zé Roberto (Gustavo Coutinho). Técnico: César Lucena.

Pedro Rocha; João Gabriel, Mateus Silva, Sérgio Raphael e Igor Inocêncio; Dudu Vieira (Renato), Castro e Elvis; Everton Brito (Iago Dias), Matheus Régis (Dodô) e Jeh. Técnico: Nelsinho Baptista.

Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE). Árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS). Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS). Gols: Fabricio Dominguez, duas vezes, e Titi Ortiz para o Sport; Jeh para a Ponte Preta. Cartões amarelos: Alisson Cassiano (SPT). Cartões vermelhos: Pedro Rocha (PON).

Venezuela: Opositores a Maduro vão do horror à esperança de mudança

28/07/24

Por:Rodrigo Craveiro – Correio Braziliense

http://blogfolhadosertao.com.br

Depois de passarem anos na prisão, serem submetidos a tortura e fugirem para o exílio, opositores de Nicolás Maduro veem com otimismo a possibilidade de mudança do regimecopy sharing button
sharethis sharing button
O candidato Edmundo González Urrutia (E) e María Corina Machado, em Caracas  (Crédito: Federico Parra/AFP)
O candidato Edmundo González Urrutia (E) e María Corina Machado, em Caracas (Crédito: Federico Parra/AFP)

Rufo Chacón tinha 16 anos quando se tornou um símbolo, a contragosto. Seu nome passou a ser associado às violações dos direitos humanos cometidas pelo regime de Nicolás Maduro. O garoto perdeu os olhos depois que um policial apontou a escopeta para o rosto dele e disparou balas de chumbo. Desde agosto de 2023, mora em Múrcia (Espanha).

Ex-prefeito do município de Mario Briceño Iragorry, no estado de Aragua (norte), Delson Guarate, 48, viu o irmão e o sobrinho serem assassinados para que retirasse sua candidatura. Ficou preso por dois anos no Helicoide, centro de detenção em Caracas, onde foi torturado. Hoje, vive em Atlanta (EUA). Jesus Javier Alemán, 31, esteve encarcerado por duas ocasiões. Depois de ser submetido a choques elétricos e isolamento, refugiou-se em Madri. Do exílio e distante das urnas, eles falaram ao Correio sobre a esperança de mudança na Venezuela após as eleições de amanhã.

 

“Este governo causou toda a pobreza em meu país. É culpa dele que não tenhamos gasolina, que pessoas morram nos hospitais e que existam tantos presos políticos apenas por se expressarem. Na Venezuela, você tem que se calar; caso contrário, começa uma intimidação e ameaçam sua família”, desabafou Chacón.

 

“Este governo causou toda a pobreza em meu país. É culpa dele que não tenhamos gasolina, que pessoas morram nos hospitais e que existam tantos presos políticos apenas por se expressarem. Na Venezuela, você tem que se calar; caso contrário, começa uma intimidação e ameaçam sua família”, desabafou Chacón.

 

 

Rufo Chacón, hoje com 21 anos: "Nosso povo tem que sair e defender o voto (Crédito: Arquivo pessoal)
Rufo Chacón, hoje com 21 anos: “Nosso povo tem que sair e defender o voto (Crédito: Arquivo pessoal)

 

 

Ele reconhece que a votação ocorrerá em clima de muita tensão. “É um governo enganador. Eles buscarão preparar armadilhas, mas há muita fé no futuro e confiança em María Corina Machado. Nosso povo tem que sair, defender o voto e apoiar a causa da liberdade”, disse, por telefone, ao citar a ex-deputada opositora que avalizou o ex-diplomata Edmundo González Urrutia, 74, como o candidato da Plataforma Unitária Democrática para derrotar Maduro.

 

De acordo com Chacón, o governo de Maduro “destruiu” o país. “Não temos energia entre 9 e 12 horas por dia; falta água; a saúde está caótica por falta de recursos. A Venezuela se encontra em um círculo de pobreza forte. Mas a mudança se aproxima e, com ela, um tempo de prosperidade.”

 

Tentativa de fraude

 

Delson Guarante acredita que todo o poder do Estado — as Forças Armadas, o Tribunal Supremo de Justiça e o Poder Eleitoral — acoberta os preparativos para uma fraude amanhã. “O que ocorrerá na Venezuela, neste 28 de julho, com força da cidadania, deterá os delinquentes que pretendem roubar as eleições. O povo sairá às ruas e defenderá cada voto em cada canto do país”, avisou. Preso político no Helicoide, não pôde ter acesso a advogados. “Fui um prefeito que derrotou o candidato de Maduro. Mataram meu irmão e meu sobrinho para que eu desistisse da disputa eleitoral.”

 

Guarante relatou que, no Helicoide, foi colocado na solitária. “Não pude ver o sol nem a noite. Fui espancado, ameaçado de morte e privado de comida. A única coisa que eu escutava era a voz do ex-presidente Hugo Chávez no som ambiente. Falavam que matariam minha família. Foi um terror imenso.”

 

As informações são do Correio Braziliense. 

Foi bom enquanto durou: Dirigentes petistas vislumbram o fim da Federação Brasil da Esperança

28/07/24

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Com ânimos estremecidos entre PT e PCdoB, petistas acreditam que bloco apenas cumpra prazo de validade
Três episódios recentes na Região Metropolitana estremeceram a relação entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista do Brasil  A filiação do ex-chefe de gabinete do prefeito João Campos (PSB) Victor Marques ao PCdoB, pré-candidato a vice na chapa, quando o PT pleiteava a vaga.
A escolha do empresário Celso Muniz Filho, que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2018, para vice na chapa do vereador Vinicius Castello (PT), em Olinda. E a tentativa do PCdoB de indicar um nome para disputar a Prefeitura de Ipojuca.

O pré-candidato seria Sebastião Aderbal Ferreira, conhecido como Bal de Lula por ser primo do presidente. Bal era filiado ao PT, assumiu a presidência do PCdoB em abril deste ano e se colocava como pré-candidato, quando o PT defendia apoio ao ex-prefeito Carlos Santana (Republicanos).

Dirigentes petistas acreditam que a Federação Brasil da Esperança (PV, PT e PCdoB) cumpra seu prazo de quatro anos e não mais se renove. Observam que o o PCdoB agiu com pequenez ao abrir espaço para o que chamam de “barriga de aluguel”.

Admitem que em Olinda o acordo era para que o partido indicasse o vice, mas ressaltam que havia nomes ideologicamente mais afinados com a federação. Em Ipojuca, prevaleceu a posição do PT e a federação está com Carlos Santana. Mas o processo se deu de forma muito tensa.

Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, o presidente do PCdoB no Recife, George Braga,  considerou o processo em Olinda e no Recife “natural”. Defendeu com unhas e dentes a escolha de Celso Muniz Filho.

“Se a gente colocar um ‘carimbo’ dizendo que fizeram a opção por reforçar aquele projeto, estaremos apenas mantendo o país dividido para sempre”. E ressaltou ainda que não só o PT, mas o PCdoB carrega seu protagonismo. Por telefone, disse desconhecer o cenário e não falou sobre Ipojuca.

Condução altiva
O MDB do Recife homologou ontem nomes de 25 vereadores e 13 vereadoras. No dia anterior, o grupo se reuniu a pedido do prefeito João Campos. Em discurso, ele historiou a força da legenda com Miguel Arraes e Jarbas Vasconcelos. Agradeceu a todos e destacou a atuação do líder do Governo, Samuel Salazar “pela capacidade de reunir um time que vai disputar com você o mesmo voto”.

Barragem
O Governo Federal liberou R$ 161 milhões para a barragem de São Bento do Una, no Agreste. A governadora Raquel Lyra aproveitou para destacar o empenho da deputada Débora Almeida, ex-prefeita do município. E fez até vídeo para ela nas redes sociais.

Creches
O conselheiro do TCE-PE Ranilson Ramos recebeu os secretários estaduais de Educação, Alexandre Schneider, e de Projetos Estratégicos, Rodrigo de Queiroz. Deu aval para construir 51 creches, investimento inicial de R$ 282 milhões do total de R$ 1,3 bilhão.

Concursos em Pernambuco: confira as mais de mil vagas abertas no Estado

28/07/24
Por Maysa Sena
http://blogfolhadosertao.com.br
Vagas para cargos de nível médio, técnico e superior estão disponíveis e previstas em municípios
Diversos concursos em Pernambuco, além de processos seletivos, têm sido anunciados em 2024. São mais de mil vagas de concursos abertos para prefeituras e câmaras de vereadores de todo o Estado.

O cenário para aqueles que desejam uma carreira no setor público está mais promissor do que nunca.

Os concursos em Pernambuco vêm abrangendo uma ampla gama de áreas e oferecendo oportunidades em todos os níveis de escolaridade.

Ofertadas pelos órgãos municipais, as vagas abertas fortalecem o serviço público e atendem às demandas crescentes da população.

Abaixo segue lista com as mais de mil vagas abertas para concursos em Pernambuco:

– PUBLICIDADE –

Concurso Câmara de Tuparetama-PE

Abertura das inscrições: 02/07/2024
Inscrições até: 01/08/2024
Data da prova: 25/08/2024
Salários até R$ 5.757,66
Total de vagas: 6

Inscrições neste link.

Concurso da Câmara de Sertânia-PE

– PUBLICIDADE –

Abertura das inscrições: 02/07/2024
Inscrições até: 01/08/2024
Data da prova: 25/08/2024
Salários até R$ 2.500,00
Total de vagas: 5

Inscrições neste link.

Concurso Câmara de Arcoverde

Abertura das inscrições: 29/07/2024
Inscrições até: 25/08/2024
Data da prova: 13/10/2024
Salários até R$ 5.000,00
Total de vagas: 11

– PUBLICIDADE –

Inscrições neste link. 

Concurso Prefeitura Recife – Secretaria da Mulher

Abertura das inscrições: 04/07/2024
Inscrições até: 04/08/2024
Data da prova: 25/08/2024
Salários até R$ 3.500
Total de vagas: 40

Inscrições neste link. 

– PUBLICIDADE –

Concurso Prefeitura São Lourenço da Mata

Abertura das inscrições: 15/07/2024
Inscrições até: 15/08/2024
Data da prova: 13/10/2024
Salários até R$ 4.580,57
Total de vagas: 350

Inscrições neste link.

Leia Também
• Concurso da Câmara do Cabo de Santo Agostinho abre inscrições; há 42 vagas disponíveis
• Concurso dos Correios oferece 33 vagas e salários de até R$ 6,8 mil; veja como se inscrever
• Concurso: Prefeitura de Olinda oferece 449 vagas e salários de até R$ 3.957,21

NOTA DE PESAR SECULT-PE/FUNDARPE – J.BORGES

28/07/24
Miniatura do anexo
J. Borges
É com imenso pesar que o Governo de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentam o falecimento do incomparável artista J Borges.

Em reconhecimento merecido pela sua contribuição com a cultura popular, através da xilogravura e na arte do cordel, J Borges é – eternamente – Patrimônio Vivo de Pernambuco. Com a identidade visual de suas obras atrelada imediatamente às raízes pernambucanas, o artista levou o nome de Bezerros e de Pernambuco ao redor do mundo.

“Hoje a cultura pernambucana amanheceu de luto. Muito triste a partida de alguém que foi tão definidor para identidade cultural pernambucana como J.Borges. Perdemos hoje um dos maiores filhos do nosso Agreste, responsável por talhar visualmente o imaginário da história e cotidiano do povo nordestino e brasileiro. Encontramos conforto em seu legado, na sua grandeza e nas diversas oportunidades que tivemos de celebrá-lo ainda em vida”, declara a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

“É impossível pensar a identidade visual da cultura nordestina sem pensar no trabalho de J.Borges. Nomes de igual brilho, como Ariano Suassuna, perceberam isso desde cedo e não tinha como ser diferente. Em Pernambuco, não se anda muito longe sem se ver a influência visual e artística desse bezerrense pelas praças, muros, ruas e lares. Sentimos muito essa partida, mas seguiremos aqui, propagando seu legado como pudermos”, completa a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba.

Matuto esperto e comunicativo, o exímio talhador de madeira tem em seu currículo trabalhos relevantes ao lado de Ariano Suassuna, obras no acervo da Biblioteca Nacional de Washington e a edição comemorativa dos 400 anos do D. Quixote, de Miguel de Cervantes, com uma versão em cordel da referida novela de cavalaria.

No Agreste pernambucano, a cidade de Bezerros abriga seu espaço, o Memorial J.Borges onde o gravurista atuava, junto aos seus filhos e herdeiros de legado, e onde podem ser encontrados diversos exemplares das suas obras.

Foto: Morgana Narjara/Secult-PE/Fundarpe

Pernambuco garante investimento de R$ 1,5 bilhão para obras atendidas pelo Novo PAC Seleções

28/07/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de lançamento do programa, onde foram anunciados recursos para 26 municípios do Estado
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Durante participação na solenidade de lançamento do Novo PAC Seleções, nesta sexta-feira (26), em Brasília, a governadora Raquel Lyra celebrou o anúncio de 36 obras e projetos selecionados, nas áreas de Abastecimento de Água Urbana, Esgotamento Sanitário, Mobilidade Urbana e Drenagem, que vão beneficiar 26 municípios pernambucanos. Nesta nova fase do PAC, as novas modalidades executadas pelo Ministério das Cidades somam R$ 41,7 bilhões em investimentos. As obras no Estado totalizam R$ 1,5 bilhão.  
 
“Completando 50 viagens hoje a Brasília, a gente volta para Pernambuco com mais de R$ 1 bilhão em obras incluídas no PAC Seleções do governo federal. Os anúncios de hoje dialogam com o futuro que queremos para Pernambuco, proporcionando mais desenvolvimento e melhor qualidade de vida para todos. Agradeço em nome do povo nordestino e do nosso Estado ao presidente Lula e ao seu governo, pelo trabalho que tem sido feito, garantindo recursos para obras que serão inauguradas até o fim de 2026”, destacou Raquel Lyra.
 
Na área da mobilidade urbana, Pernambuco foi contemplado com R$ 397,7 milhões em investimentos. Na Região Metropolitana do Recife, serão concluídas as obras dos Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste. Nesta ação, estão sendo investidos R$ 258,7 milhões pelo governo federal. ⁠Também será feita a requalificação de um trecho importante dos trilhos do metrô do Recife.
 
De acordo com o presidente Lula, os investimentos do Novo PAC Seleções tratam dos interesses de cada cidadão. “Esse lançamento é uma convocatória para que possamos trabalhar juntos. Esse é o último PAC Seleções que vamos fazer. No início do nosso governo, reunimos todos os governadores do país para que colocassem no papel todas as obras que eram prioridade em seu estado. E assim temos feito, atendendo aos anseios de cada região”, concluiu.
 
Com o objetivo de ampliar o acesso e a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento de água, além da contenção de enchentes, estão sendo destinados recursos para ações em quatro barragens do Estado. Entre elas, a Barragem de São Bento do Una, no Agreste Central, que terá o investimento de R$ 161 milhões financiado pelo Governo Federal. Também foram repassados investimentos para Sistemas de Abastecimento de Água em Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.
 
Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, todos os 27 estados da federação serão atendidos nesse PAC Seleções, gerando 773 mil novos empregos de maneira direta e indireta ao longo das obras. “Isso mostra que o Brasil não vai mais ficar de costas para os grandes investimentos no país. Mas, acima de tudo, todo esse investimento está sendo feito para cuidar das pessoas e melhorar suas vidas, enfatizou.
 
Serão realizadas, ainda, obras de requalificação e ampliação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto de municípios como Belo Jardim, Bezerros e Caruaru. “Quando a gente fala do PAC, as pessoas perguntam o que vai mudar. O PAC vai evitar que as pessoas fiquem embaixo d’água, vai tirar as comunidades do convívio com esgoto a céu aberto, além de levar água para quem precisa”, acrescentou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
 
Participaram da cerimônia o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; os ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Cida Gonçalves (Mulher), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), General Marcos Amaro (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), Vinicius de Carvalho (Controladoria-Geral da União), Marcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
 
Fotos:
1- Divulgação
2 – Ricardo Stuckert/PR