Pernambucano conquista medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática em Londres

26/07/24

Mirella Araújo

http://blogfolhadosertao.com.br

A Olímpiada Internacional de Matemática é a competição mais antiga e tradicional de todas as olimpíadas científicas e reúne mais de cem países

 

João pedro Bandeira, de 18 anos, realizou o feito em Londres, onde fez parte da seleção brasileira da categoria

Único representante de Pernambuco na Olimpíada Internacional de Matemática, João Pedro Bandeira, de 18 anos, conquistou a medalha de prata no evento realizado em Londres, onde competiu ao lado de cinco colegas brasileiros. A competição reuniu jovens de mais de cem países no último fim de semana.

Aluno do terceiro ano, João Pedro celebrou o resultado com grande entusiasmo: “Foram muitas horas dedicadas aos estudos, com sessões intensas de até doze horas seguidas. É uma conquista pessoal, mas também um reflexo do apoio da equipe do GGE e de todo o estado”, afirmou.

Agora, um dos focos do jovem de 18 anos é tentar ingressar no curso de Engenharia Aeroespacial no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), conhecido por ter um dos vestibulares mais desafiadores do país.

OUTROS DESTAQUES

A Olímpiada Internacional de Matemática é a mais antiga e tradicional de todas as olimpíadas científicas. A prova consiste em seis problemas matemáticos, que valem sete pontos cada um. Por dois dias consecutivos, os competidores dispõem de quatro horas e meia para resolver os problemas – três em cada dia. As questões abrangem as áreas da matemática do ensino médio, como geometria, teoria dos números, álgebra e análise combinatória.

O paulista Felipe Makoto Shimamura Silva conquistou a medalha de ouro, enquanto a Seleção Brasileira, com duas pratas e um bronze adicionais, alcançou o 20º lugar geral na IMO.

Outro destaque pernambucano foi Márcio Gomes, professor de matemática do GGE, que atuou como coordenador da equipe nacional. “Foram dias intensos de preparação, muitas noites sem dormir. Estávamos completamente focados nesse desafio, considerado a prova de matemática mais difícil do mundo”, comentou Gomes.

João Pedro Bandeira e Márcio Gomes têm previsão de retorno ao Recife no próximo domingo (28).

Sport demite Mariano Soso após baixo rendimento na Série B

 

26/07/24
Túlio Feitosa/JC
http://blogfolhadosertao.com.br

 

Repórter Igor Moura, da Rádio Jornal, revelou que Soso não seria demitido nesta quinta (25), mas diretoria mudou de opinião. Confira o motivo apontado

“Clube definiu pelo término do contrato do treinador argentino e sua comissão técnica”, comunicou em nota.

A ação da diretoria veio após a partida diante da Chapecoense, na qual o Leão liderava durante grande parte dos 90 minutos, mas acabou sofrendo o gol do empate no final.

O Rubro-Negro chegou a liderar a Série B, mas série de tropeços acabou colocando o Leão na 7ª colocação. Apesar de ter saído do G4, a equipe está a apenas dois pontos de distância do Novorizontino, que é o atual 4º colocado, e com dois jogos a menos.

Mariano Soso assumiu o Sport já para o início do Campeonato Pernambucano, tendo conquistado o título estadual e chegado nas semifinais da Copa do Nordeste 2024, quando caiu para o Fortaleza. Na Copa do Brasil, o Leão chegou até a terceira fase, mas foi eliminado pelo Atlético-MG.

Em 42 partidas disputadas nesta temporada, foram 23 vitórias, 10 empates e nove derrotas, sendo um aproveitamento de 62,7%. Foram 62 gols marcados (média de 1,48 por jogo) e 38 sofridos (média de 0,8 por jogo).

Veja também: SPORT pode ter volta de TRÊS JOGADORES para partida contra a PONTE PRETA

Veja nota do Sport na íntegra

“O Sport Club do Recife anuncia a saída do técnico Mariano Soso. Nesta quinta-feira (25), o Clube definiu pelo término do contrato do treinador argentino e sua comissão técnica.

O Sport agradece ao agora ex-técnico pelo empenho e serviços prestados nesse período, em que o Clube conquistou o Campeonato Pernambucano, bem como deseja sorte a Mariano Soso na sequência da carreira.”

Quem vai assumir?

Enquanto o Sport ainda não fecha com o novo treinador, a tendência é que o auxiliar técnico da casa, César Lucena, assuma a equipe de forma interina.

Segundo o portal TrivelaNelsinho Batista – campeão da Copa do Brasil com o Sport em 2008 – é um dos nomes favoritos para assumir o comando do elenco. O Leão tem outros nomes no radar.

O Sport retorna aos gramados diante da Ponte Preta neste sábado (27), a partir das 18h (de Brasília), com a bola rolando na Arena de Pernambuco.

 

 

Índices apontam eleição para prefeito em 1º turno no Recife e em outras quatro capitais

2607/24

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Ipespe mostra que João Campos cresceu 19 pontos na pré-campanha, atingindo 70% das intenções de voto
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), é o terceiro pré-candidato entre os gestores de capitais do Brasil, que mais avançou na intenção de votos na pré-campanha. O levantamento é do agregador de pesquisas, compiladas pelo Ipespe Analítica, em 103 cidades  com mais de 200 mil eleitores, e nas 26 capitais.O resultado foi divulgado ontem pelo Índice CNN, produto da CNN Brasil, e se refere a uma média dos números registrados do início do ano, quando o índice foi criado, até agora. Os dados mostram um crescimento de 19 pontos do prefeito João Campos. Ele saiu de 51% para 70% das intenções de voto.

Na frente dele, em número de pontos conquistados, entre os gestores de capitais, Bruno Reis (União Brasil), prefeito de Salvador, que pulou 25 pontos, de 38% para 63%, e João Henrique Caldas (PL), prefeito de Maceió, que cresceu 22 pontos, avançando de 41% para 53%.

Com essa alavancada, o sociólogo e cientista político Antônio Lavareda coloca as três cidades na lista de cinco capitais onde hoje há certeza de que a eleição será resolvida no primeiro turno. Em conversa com a CNN Brasil, lembrou que a campanha ainda vai começar. Oficialmente ela só pode acontecer após as convenções, que devem ocorrer até 5 de agosto.

Admite que uma aposta a essa altura pode ser considerada ousada e inclui outras duas capitais: Macapá, com Antônio Furlan (MDB), que tem 72%, e São Luís, com Eduardo Braide (PSD), registrando 55% das intenções de voto.  “Dificilmente ocorrerá segundo turno. É preciso haver um fator absolutamente imprevisível”, acredita Lavareda.

Buscando explicação
Candidato à Prefeitura de Olinda, o petista Vinicius Castello teve de explicar por que um bolsonarista virou seu vice. O empresário Celso Muniz Filho, dono do Shopping Patteo e recém-filiado ao PCdoB, era negacionista e contra as vacinas, como constatou o site Marco Zero Conteúdo. “Aqui, é a união da diferença de pessoas que têm um só propósito: transformar a vida dos olindenses.”

Honraria
João Campos (PSB) recebe hoje o título de cidadão paulistano, em nome do pai, o ex-governador Eduardo Campos, que morreu em agosto de 2014. Será na Câmara de Vereadores, às 19h30. O requerimento, de junho de 2014, foi do vereador Eliseu Gabriel (PSB).

Punição
O PSB destituiu a comissão provisória em Água Preta, comandada pelo ex-prefeito Noé Magalhães. A coordenação agora fica nas mãos do ex-prefeito Eduardo Coutinho e do pré-candidato João Fernando. Argentina Carneiro, ex-secretária de Educação, é a nova presidente.

Extraordinário
Hoje é o último dia para apresentação de emendas aos projetos do Executivo que tramitam na Assembleia Legislativa no período extraordinário. A Comissão de Justiça deve reunir-se dia 6 para apresentar e votar os pareceres a cada uma das matérias.

Morreu, nesta sexta-feira (26), aos 88 anos, o xilogravurista pernambucano J. Borges

26/07/24

Por Fabio Nóbrega e  Diário de Pernambuco

http://blogfolhadosertao.com.br

A informação foi confirmada à Folha de Pernambuco pela secretaria de Pablo Borges, filho do artista.
O xilogravista pernambucano José Francisco Borges morreu aos 88 anos nesta sexta-feira (26). A causa da morte e detalhes sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgados por familiares.
O artista, conhecido mundialmente por J. Borges, é um dos mais famosos xilógrafos do estado. Além disso, é um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco.
Trajetória
J. Borges nasceu em 20 de dezembro de 1935 em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, Ele iniciou a vida artística desde cedo, confeccionando brinquedos artesanais e vendendo livros de cordel. Com 21 anos de idade, começou a escrever cordéis e fez “O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina”, que foi xilogravada por Mestre Dila. O cordel vendeu mais de cinco mil exemplares em apenas dois meses.
O trabalho do artista foi descoberto por colecionadores e marchands e ganhou visibilidade nacional. As gravuras de J.Borges foram utilizadas na televisão na década de 1970 e ele começou a gravar matrizes dissociadas dos cordéis, de maior tamanho. Com isso, o xilogravista chegou a expor suas obras em outros países, como Suíça, México e Estados Unidos. Além disso, ele chegou a dar aulas de xilogravura e entalhamento na Europa e nos Estados Unidos.
Ele também ilustrou a capa de livros de escritores como Eduardo Galeano e José Saramago, inspirou documentários e o desfile da escola de samba Acadêmicos da Rocinha, em 2018.
Suas xilogravuras ganharam admiradores de peso, como o escritor Ariano Suassuna. O artista tem vários prêmios, como a comenda da Ordem do Mérito Cultural, o prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na categoria Ação Educativa/Cultural.
Em Bezerros, foi inaugurado o Memorial J. Borges, com exposição de parte de sua obra e objetos pessoais. Em janeiro de 2022, o artista teve as obras expostas no Museu de Arte do Rio. A exposição “J. Borges – O Mestre da Xilogravura”, reuniu 40 xilogravuras, sendo 10 obras inéditas, 10 matrizes inéditas e as 20 obras mais importantes da sua carreira, com temas que retratam a trajetória de vida do artista.
J. Borges fez uma parceria de anos com o Diario de Pernambuco, assinando todas as artes do recall de marcas mais importantes do estado, o Marcas Preferidas, desde 2016.

Olimpíadas 2024: Brasil vence Nigéria na estreia do futebol feminino em Paris

26/07/24

 AFP

http://blogfolhadoseertao.com.br

Brasileiras conquistaram vitória por 1 a 0 com da atacante Gabi Nunes, pelo Grupo C dos Jogos Olímpicos

<i>(Foto: CHRISTOPHE ARCHAMBAULT / AFP)</i>

A seleção brasileira feminina de futebol estreou com o pé direito nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 nesta quinta-feira (25) ao vencer a Nigéria por 1 a 0, em Bordeaux, com um gol de Gabi Nunes aos 37 minutos do primeiro tempo, após uma assistência da veterana Marta.

Com este resultado, o Brasil comandado pelo técnico Arthur Elias, tem os mesmos 3 pontos da Espanha no Grupo C. Mas está em segundo, já que mais cedo as espanholas marcaram dois gols na vitória de virada sobre o Japão (2-1).
Marta, de 38 anos, fez sua estreia em grande estilo nesta que é sua sexta participação em Jogos Olímpicos, certamente a última de sua extraordinária carreira, ao comandar a seleção, que chegou a enfrentar dificuldades no estádio do Bordeuaux.
A capitã deu uma bela assistência para Gabi Nunes (37′), minutos depois de ter um gol anulado por impedimento, para que sua companheira de ataque desferisse uma bomba de pé direito que foi parar no fundo da rede nigeriana após bater no travessão.
Comandada pelo técnico americano Randy Waldrum, a Nigéria teve chances muito claras de marcar gols no primeiro tempo, mas as brasileiras foram salvas pelos bons reflexos da goleira Lorena.
A seleção feminina, cujos melhores resultados foram a prata em Atenas-2004 e Pequim-2008, é a única esperança de medalha do Brasil no futebol em Paris, já que a equipe masculina não conseguiu se classificar.
 
– Espanha vence de virada –
Mais cedo, a atual campeã mundial Espanha conseguiu reagir e vencer o Japão em sua estreia, no estádio La Beaujoire, em Nantes.
As japonesas abriram o placar no início do primeiro tempo em bela cobrança de falta da meio-campista Aoba Fujino (13′), mas Aitana Bonmatí, Bola de Ouro em 2023, não demorou para empatar depois de receber um passe na área de Athenea del Castillo (22′).
Na segunda etapa, o Japão, campeão mundial em 2011 e medalha de prata nos Jogos de Londres 2012, se fechou para tentar segurar o resultado, até que as espanholas chegaram ao gol da vitória com uma triangulação entre Bonmatí e Mariona Caldentey, que marcou com um chute de perna direita.
O Brasil vai enfrentar as japonesas na segunda rodada, no domingo, em Paris, às 12h (horário de Brasília). No mesmo dia, as nigerianas vão encarar as espanholas, em Nantes.

 

Inscrições no Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo podem ser feitas até quarta, 31

26/07/24

Ascom BNB

http://blogfolhadosertao.com.br

Profissionais e universitários podem concorrer com trabalhos publicados entre 1º de março de 2023 e 31 de julho de 2024

O prazo para inscrições no Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – edição 2024 se encerra na próxima quarta-feira, 31 de julho. Podem concorrer ao prêmio trabalhos jornalísticos profissionais e acadêmicos que retratem ações promotoras de desenvolvimento regional na área de atuação do BNB, que abrange os estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Os inscritos concorrem a 31 premiações, sendo pago aos vencedores o total de R$ 300 mil. Os valores individuais vão de R$ 5 mil a R$ 38 mil. O concurso tem o objetivo de potencializar a visibilidade de ações capazes de promover o desenvolvimento regional com sustentabilidade.
Podem concorrer trabalhos publicados ou veiculados em todo o território nacional que retratem ações promotoras de desenvolvimento regional na área de atuação do BNB. O conteúdo noticioso precisa ser inédito e publicado entre 1º de março de 2023 e 31 de julho de 2024.
A edição deste ano tem como tema do Grande Prêmio Nacional “Energias renováveis e seus impactos sociais, ambientais e econômicos”, que busca reconhecer os investimentos realizados na transformação energética pela qual o País está passando, com um papel de destaque da região atendida pelo BNB. O vencedor dessa categoria independe da mídia indicada no ato da inscrição, ou seja, todos os trabalhos concorrem entre si.
Os demais prêmios nacionais que serão conferidos por tipo de mídia (texto, fotografia, áudio, audiovisual e projetos multimídia) terão o tema aberto a todas as vertentes do desenvolvimento regional, a exemplo de expansão de crédito; empreendedorismo urbano e rural; geração de empregos, ocupação e renda; tecnologia e inovação; investimentos em infraestrutura; responsabilidade socioambiental; e manifestações culturais.
Prêmios estaduais
Na categoria estadual, haverá dois trabalhos vencedores por cada estado em que o BNB atua, sendo um para comunicadores profissionais e um para estudantes universitários. O tema será aberto às vertentes do desenvolvimento regional com disputa entre todos os inscritos daquele estado, independente da mídia inscrita.
As mesmas condições sobre o tema serão aplicadas aos prêmios especiais: o extrarregional, voltado a veículos de imprensa de fora da área de atuação do BNB, e o Universitário regional, que irá destacar o melhor trabalho acadêmico entre todos os inscritos.

Dois prêmios de fotografia

A edição 2024 do Prêmio traz duas categorias de fotografia: o Prêmio Nacional de Fotografia e o Prêmio Fotográfico Júlio Serra.

O autor da melhor foto de acordo com o júri receberá R$ 14 mil pelo Prêmio Nacional de Fotografia. A comissão julgadora será formada por profissionais internos e externos ao Banco do Nordeste, que desempenhem suas atividades em estados que integram a área de atuação da instituição.

Já o Prêmio Fotográfico Júlio Serra vai reconhecer um autor ou autora de imagem jornalística com R$ 8 mil via votação on-line pelo público. Júlio Serra foi empregado do Banco do Nordeste durante mais de três décadas e construiu sua carreira como fotógrafo da instituição. Em 2023 faleceu, já aposentado.

O regulamento do Prêmio está disponível na página do Banco do Nordeste na internet.

IMPRENSA – Banco do Nordeste
(85) 3299-3149 / (85) 9 9965-0339

 

Com as bençãos de Vilmar Cappellaro, MDB homologa as pré-candidaturas de Jorge Garziera e Olavo Marques a prefeito e vice-prefeito de Lagoa Grande

26/07/24

AscomAssessoria

http://blogfolhadosertao.com.br

Homologadas na tarde desta quinta, 25, as pré candidaturas de Jorge Garziera (prefeito-foto) e Olavo Marques (vice-prefeito), ambos do MDB, em Lagoa Grande.  Numa cerimônia formal ocorrida na justiça eleitoral do município, Jorge, junto com seu vice, confirmou seu registro para disputar o governo de Lagoa Grande após 20 anos de sua última gestão. Lideranças políticas do município e da região compareceram à cerimônia.

Também foram homologadas as pré-candidaturas dos vereadores e vereadoras da coligação que estarão junto com Jorge, Olavo e Vilmar Cappellaro, atual prefeito já reeleito, “para avançar ainda mais nas conquistas e no desenvolvimento lagoagrandense”, disse Garziera, agora pré-candidato oficial.

O nome de Jorge Garziera foi colocado para apreciação e aprovado pelo grupo político comandado pelo prefeito e pelo povo lagoagrandense. A filha de Jorge, Catharina Garziera, é a atual vice-prefeita do município.

Entre 2009 e 2012, a cidade foi administrada por Rose Garziera, primeira mulher a governar Lagoa Grande. Rose é casada com Jorge e mãe de Catharina.

Jorge foi condutor do processo de emancipação e primeiro e segundo prefeito de Lagoa Grande. Ele é o responsável pelo início de todo o processo de estruturação e desenvolvimento da cidade. Jorge frisa que sua volta é motivada pela vontade de concluir um projeto de desenvolvimento iniciado com sua chegada há quase 50 anos na região, sem deixar de olhar para as pessoas. (Por Assessoria de Comunicação)