Governo de Pernambuco leva Mutirão do Trabalho para Jardim Monte Verde

1907/24

Comunicação Sedepe

http://blogfolhadosertao.com.br

Ação da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE) vai facilitar o acesso dos moradores da comunidade ao sistema do SINE e a cursos do Qualifica PE. As aulas terão início na primeira semana de agosto

Visando promover oportunidades de emprego, qualificação e geração de negócios para a população, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), vai realizar o Mutirão do Trabalho na comunidade de Jardim Monte Verde, no município de Jaboatão dos Guararapes. A ação vai levar ao local atendimentos prestados pela Casa do Trabalhador e pelo Espaço Bora Empreender, além de pré-inscrição em cursos do programa Qualifica PE, nesta sexta-feira (19).

O evento tem em vista as obras de contenção de encostas e urbanização na comunidade, anunciadas pela Governadora Raquel Lyra, no final do último mês de junho. “A região de Jardim Monte Verde viveu uma das maiores tragédias do estado, cerca de dois anos atrás, com deslizamentos de terra. Agora, a ideia do Governo de Pernambuco é estruturar o lugar e melhorar a vida dos moradores, por meio da integração de políticas públicas. Neste Mutirão do Trabalho, vamos inscrever as pessoas em cursos do Qualifica PE, para que os empregos que serão gerados pelas obras possam absorver a mão de obra local, já qualificada pela nossa iniciativa”, afirma a titular da SEDEPE, a secretária Amanda Aires.

Os cursos com inscrições a serem disponibilizadas durante a ação vão contemplar temáticas dentro da área da Construção Civil. Já para quem deseja investir em um negócio próprio ou coletivo, vão ser prestadas informações sobre empreendedorismo e Economia Solidária, além de inscrições em cursos da modalidade Qualifica Empreendedor. O mutirão também vai oferecer serviços como cadastro de currículos, consulta de vagas de emprego e orientação profissional.

AÇÃO – Esta edição do Mutirão do Trabalho será realizada na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Monte Verde (EREFEM Monte Verde), localizada na Rua Maria Lima da Silva, 141, Monte Verde, Jaboatão dos Guararapes, nesta sexta-feira (19), das 8h às 13h. Para participar, os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Não é necessário agendar os atendimentos.

SERVIÇOS

– Cadastro de currículos no Sistema Nacional de Empregos (SINE);

– Consulta de vagas disponíveis e encaminhamento para seleções;

– Orientação profissional e de composição de currículos;

– Inscrição em cursos do Qualifica PE (modalidades Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor);

– Serviços para o Microempreendedor (MEI);

– Orientações sobre empreendedorismo e Economia Solidária.

CURSOS – As inscrições serão realizadas por ordem de chegada, com 25 vagas para cada turma. Para participar, é necessário ser alfabetizado e ter a idade mínima exigida pelo curso escolhido. As aulas terão início a partir da primeira semana de agosto e deverão ser ministradas pelas entidades parceiras (SENAI e SEBRAE), na EREFEM Monte Verde.

MODALIDADE QUALIFICA TRABALHO

– Básico de Construção Civil

Carga Horária: 40h – Idade mínima: 16 anos

– Técnicas de Execução de Revestimento Cerâmico

Carga Horária: 40h – Idade mínima: 18 anos

– Instalações Elétricas residenciais

Carga Horária: 40h – Idade mínima: 18 anos

– Instalações hidráulicas prediais

Carga Horária: 40h – Idade mínima: 16 anos

MODALIDADE QUALIFICA EMPREENDEDOR

– Empreendedorismo de Sucesso: aprenda a arte de se Posicionar, Comunicar e ter Postura

Carga Horária: 2h

– Empreender: Desafios e Oportunidades

Carga Horária: 2h

– Gestão Financeira: Como Manter o Controle dos Seus Negócios

Carga Horária: 2h

– Aprenda a vender mais e definir preços

Carga Horária: 2h

– Marketing Digital: como usar as redes sociais para alavancar o seu negócio

Carga Horária: 2h

Homenageados do Festival Pernambuco Meu País terão espetáculo inédito na programação

19/07/24

Ascom Cultura PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Dois grandes artistas pernambucanos, Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos, serão reverenciados na abertura do palco Pernambuco Meu País, com espetáculo homônimo dirigido pela coreógrafa Maria Paulo Costa Rêgo e músico Jam da Silva
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

A primeira edição do Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) contará, nas noites de abertura da programação do palco homônimo, com uma apresentação inédita que une música e dança numa homenagem às trajetórias artísticas construídas pelos homenageados Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos. O Espetáculo Pernambuco Meu País, que tem direção do músico Jam da Silva e da coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo, será apresentado, pela primeira vez, no município de Bezerros, no dia 19 de julho, primeiro dia do evento na cidade, que também receberá outras atrações do festival até o dia 21 do mesmo mês.

Relembrando o convite que recebeu da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) para assinar a direção musical, Jam da Silva compartilha que vê no evento uma oportunidade de expandir as raízes locais. “Receber esse convite foi muito especial para mim. O Festival Pernambuco Meu País vem com força total e com o objetivo de fortalecer e divulgar a nossa arte e a nossa cultura”, inicia, antes de exaltar os trabalhos em conjunto que estão sendo produzidos, além de revelar detalhes do que poderá ser apreciado pelos olhos do público.

“O processo está sendo todo coletivo e com uma força muito grande. Isso é lindo demais e reverenciar esses dois ícones mundiais é muito necessário. A música e a dança andam juntas para celebrar essa festa de encontro de Abelardo com Naná, de corpo e alma. Estamos trabalhando a obra musical de Naná Vasconcelos com a nossa vivência de hoje. Vai ser um olhar para um Naná nordestino, contemporâneo, experimental, cinematográfico, abstrato e poético. Ele é um portal, um farol com muitas luzes”, elenca.

A ligação dele com o homenageado Naná Vasconcelos, aliás, não é recente. Em junho de 2015, Jam da Silva esteve entre os nomes escolhidos para a abertura de um show de Naná na Argentina, por meio do Conexão PE, no Centro Cultural Kirchner.

Quem também salienta a construção conjunta do espetáculo para uma entrega emocionante ao público é a coreógrafa Maria Paula Costa Rego. Ela ainda fala sobre a responsabilidade de ajudar a imortalizar no palco os legados dos dois homenageados.

“É uma responsabilidade imensa mostrar a beleza e a poesia que há nas obras de Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos. Estamos trabalhando para alcançarmos o coração do público pernambucano e mostrarmos a potência poética desses nossos dois grandes artistas, e como é importante ter conhecimento sobre eles para que possamos prosseguir a partir do resultado alcançado por essas vidas dedicadas à transformar suas raízes em arte. Será um encontro do público com dois grandes artistas pernambucanos que se foram, mas que deixaram um grande legado para todos nós. A obra musical de Naná Vasconcelos move e embala bailarinos e músicos, entrelaçados pelas pinturas e esculturas de Abelardo da Hora”, cita.

O público também poderá acompanhar de forma gratuita cortejos com manifestações da cultura popular das cidades que receberão a oportunidade de vivenciar Pernambuco na condição de país durante o período de três dias. Os cortejos seguirão pelas ruas das cidades, exaltando a identidade local, até o palco onde serão realizadas as sequências de apresentações.

FESTIVAL – O Festival Pernambuco Meu País terá circulado, até o dia 1º de setembro, pelos municípios de Taquaritinga do Norte (realizado no último final de semana); Bezerros/Serra Negra, de 19 a 21 de julho; Gravatá, de 26 a 28 de julho; Pesqueira, de 2 a 4 de agosto; Caruaru, de 9 a 11 de agosto; Triunfo, de 16 a 18 de agosto; Arcoverde, de 23 a 25 de agosto; e Buíque, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.

O objetivo do Festival Pernambuco Meu País é promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem sua cultura como parte da identidade de estado-país. Ao todo, o Festival Pernambuco Meu País contará com 80% de artistas locais, beneficiando 700 mil pernambucanos de forma direta.

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Pesquisa Exatta: Simão Durando lidera intenções de voto em Petrolina; Bolsonaro tem maior rejeição

19/07/24

Por DP

http://blogfolhadosertao.com.br

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é cabo eleitoral com maior rejeição no município
sharethis sharing button
O prefeito de Petrolina, Simão Durando (União Brasil), é o favorito na disputa das eleições municipais de outubro. De acordo com dados levantados pelo Instituto Exatta Estratégia e Pesquisa, divulgada em parceria com o Diário de Pernambuco, o ex-vice de Miguel Coelho (UB) lidera em todos os cenários estimulados no município, e recebeu 65% de aprovação em sua gestão.
No primeiro cenário estimulado, o mandatário soma 43,6% de intenções de voto, assumindo o primeiro lugar. O ex-prefeito Júlio Lóssio (PSDB) – que passa por tratamento de câncer – aparece na segunda posição com 18,9%. Logo atrás, Odacy Amorim (PT) recebeu 8,11%; a bolsonarista Lara Cavalcanti (PL), 3,4%; e Marcos Heridijanio (Agir), 0,6%. Neste cenário, 10,4% dos eleitores afirmaram votar branco ou nulo, e 15,1% não opinaram.
Nos outros dois cenários apresentados aos eleitores, Durando é pareado com seus principais adversários – Lóssio e Odacy. No primeiro, o atual gestor lidera com 50,6% das intenções de voto, contra 26,8% do tucano, enquanto 14,0% responderam ninguém, branco ou nulo e 8,7% não responderam. No segundo duelo, o prefeito aparece com 58,9%, enquanto o petista soma 17,5%, com 14,7% de brancos e nulos, e 8,9% abstenções.
Cenário espontâneo
Na simulação espontânea do pleito – sem a apresentação prévia de nomes de candidatos – Durando segue na frente com 23,96% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito Miguel Coelho (UB), com 7,74%; Julio Lóssio, com 3,39%; e Odacy Amorim, com 2,26%. Demais candidatos citados não atingiram 1%, enquanto brancos ou nulos somam 3,58%, e 56,80% não souberam responder.
Cabos eleitorais
De acordo com a pesquisa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o cabo eleitoral mais rejeitado pelos petrolinenses. 55,7% afirmaram que não votariam em alguém apoiado por ele, ou que a associação a ele diminuiria as chances de votar em tal candidato.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) aparece em segundo lugar, com 31,8% de rejeição, tecnicamente empatada com o presidente Lula (PT), com 30%. O ex-prefeito Miguel Coelho, que apoia Simão Durando, soma 10% de rejeição como padrinho eleitoral.

Carga de maconha avaliada em R$ 400 mil é apreendida em operação em Ibimirim

19/07/24

Por DP

http://blogfolhadosertao.com.br

Um homem foi preso com 80 quilos da droga, conhecida como “flor chilena” por causa do alto grau entorpecente
sharethis sharing button
Maconha estava pronta para a revenda (Foto: Polícia Civil)
Maconha estava pronta para a revenda (Foto: Polícia Civil)
Uma ação da Polícia Civil resultou na apreensão de 80 quilos de maconha no Sertão pernambucano.  Um homem foi preso.  De acordo com a corporação, essa droga tem alto poder entorpecente.
Ainda segundo a polícia, essa carga da droga está avaliada em R$ 400 mil.   Esse seria o preço de revenda da maconha, conhecida como “flor chilena”, que tem alto grau da substância ativa, o THC.
Como foi
A operação foi realizada pela 8ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), em Ibimirim, na quinta (18).
Além da droga, também foi apreendida uma pistola calibre .380 com numeração suprimida e munições.
Há informações de que a maconha seria enviada para Garanhuns, no Agreste.
De acordo com o suspeito preso, ela seria revendida ao valor de R$ 5 mil o quilo.
Após a prisão, o autuado foi encaminhado a Delegacia Regional de Arcoverde onde serão encaminhados à audiência de custódia.

Eleição no Recife: Sem a vaga de vice na chapa de João Campos, PT busca espaço perdido

19/07/24

Por Betânia Santana

htt://blogfolhadosertao.com.br

Partido deve reforçar discurso de aliança contra a extrema-direita
O Partido dos Trabalhadores vai precisar de um discurso forte para manter a autoestima elevada. A esperada conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito do Recife, João Campos (PT), sacramentou ontem, depois de duas horas, aquilo que extraoficialmente já se sabia: a vaga de vice não será do PT: Ela está reservada ao ex-chefe de gabinete do prefeito Victor Marques, recém-filiado ao PCdoB.A legenda integra a Federação Brasil da Esperança ao lado do PV e do PT. Mas os petistas não se sentem contemplados por isso. Sentem-se, de alguma forma, traídos. Pelo PSB e também pelo PCdoB.

O protagonismo político-eleitoral na cidade, colocado em todas as rodas de conversa como principal moeda de troca, não funcionou. Reclamaram em outros momentos  e reforçam: Não se trata desse jeito um aliado com esse potencial.

Na próxima segunda-feira, quando a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, chegar ao Recife para juntar-se às outras forças e oficialmente anunciar o vice, vai precisar tirar da bagagem aquele discurso do ano passado. Na época, ela não levantava sequer a possibilidade de discutir um nome que não fosse petista.

– PUBLICIDADE –

Agora deve agarrar-se a argumentos como a necessidade urgente de forças mais à esquerda se unirem contra a extrema-direita. Será a injeção de ânimo para não deixar feridas expostas, a forma de sanar os arranhões que o próprio partido foi rasgando nas negociações internas, escolhendo nomes a vice sem combinar com o prefeito. O próximo desafio é fazer a militância entrar de corpo e alma nessa disputa.

A reunião de ontem aconteceu no Palácio do Planalto e teve, além dos três, a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Novo estágio
A senadora Teresa Leitão (PT), defensora do nome do ex-vereador Mozart Sales para vice de João Campos, repetiu Gleisi Hoffmann, e manifestou-se pelas redes sociais. Destacou a importância do debate interno. “Isso precisa ser considerado como um novo estágio nas relações políticas locais, com rebatimentos nacionais.” O prefeito João Campos não se posicionou. Em suas redes, apenas a declaração da presidente nacional do PT replicada.

Eu avisei
O deputado João Paulo (PT) que desde o início das discussões alertava para a possibilidade de João Campos não indicar o partido para a vice, deu risada nas redes sociais. Recorreu à música Gargalhada, de Nelson Gondim: “Estou sorrindo, mas posso chorar fazendo cócegas…” E na legenda o recado: “Eu avisei”.

Cautela
O Diretório do PT no Recife se reúne amanhã, às 10h, na sede do PT estadual, em Santo Amaro, área central da cidade, para discutir eleições e as decisões de ontem. O ex-assessor de Relações Institucionais Mozart Sales, nome do partido para vice de João Campos, só vai se posicionar depois desse encontro.

 

Bolsa Família chega a 1,57 milhão de lares em Peernambuco

19/07/24

AscomGov.Federal

http://blogfolhadosertao.com.br

O cronograma de pagamento do Bolsa Família em julho teve início nesta quinta-feira, 18, em todo o país. Nos 185 municípios de Pernambuco, 1,57 milhão de famílias serão contempladas a partir de um investimento de R$ 1,07 bilhão do programa de transferência de renda do Governo Federal. O valor médio do benefício no estado em julho é de R$ 679,33. Os repasses são escalonados de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários e seguem até o dia 31.

Dentro dos valores adicionais previstos no Bolsa Família, Pernambuco tem 607,1 mil crianças de zero a seis anos contempladas com o Benefício Primeira Infância, que representa R$ 150 a mais para cada criança dessa faixa etária presente na composição familiar. O investimento federal é de R$ 87,4 milhões.

Outros benefícios complementares, todos no valor suplementar de R$ 50, chegam a 1,04 milhão de crianças e jovens entre sete e 18 anos, além de 68,9 mil gestantes e 29,7 mil mulheres em fase de amamentação no estado. Os pagamentos desses benefícios somam R$ 53,8 milhões.

A capital, Recife, permanece em julho com o maior número de famílias beneficiárias em Pernambuco. São 145,2 mil, a partir de um investimento de R$ 98,4 milhões e valor médio de repasse de R$ 678,10. Na sequência dos cinco municípios pernambucanos com maior número de contemplados no mês aparecem Jaboatão dos Guararapes (93,1 mil), Olinda (55,1 mil), Caruaru (50,1 mil) e Petrolina (48,8 mil).

O município de Buíque, com 10.347 famílias atendidas pelo Bolsa Família, registra neste mês o maior valor médio pago pelo programa em Pernambuco: R$ 721,94. Na sequência aparecem Manari (R$ 716,26), Ipubi (R$ 709,42), Tamandaré (R$ 709,29) e Águas Belas (R$ 707,60).