

17/07/24
Ascom PRF
http://blogfolhadosertao.com.br
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/e/h/D2w4KJSMatBpEQ7BdscA/droga-apreendida-caruaru.jpeg)
De acordo com o registro da PRF, o veículo com a djupla não identificada chamou a atenção dos policiais devido à direção perigosa do motorista
Os dois homens que transportavam 8 Kg de maconha foram detidos, nesta terça-feira (16), pela PRF, na BR 232, em Caruaru. A droga estava dentro de um saco de lixo e era transportada no banco de trás do carro.
Policiais realizavam uma fiscalização no Km 31 da rodovia, quando avistaram o motorista de um carro dirigindo de forma perigosa, colocando em risco a segurança do trânsito. Ao abordar o veículo, a equipe perguntou se havia algo ilícito no automóvel e os homens admitiram que transportavam maconha.
Os homens informaram que estavam fazendo o transporte da droga, mas que não iriam receber nenhuma vantagem pelo serviço. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Caruaru e poderão responder por tráfico de drogas.
17/07/24
Por Adelmo Lucena
http://blogfolhadosertao.com.br
![]() |
| Os números divulgados pelo Governo mostram que, entre janeiro e junho de 2024, os casos de Crimes Contra o Patrimônio (CVP) tiveram uma redução de 8,7%, se comparado com o mesmo período do ano anterior (Foto: Divulgação/SDS) |
17/17/24
Portal Folhape
http://ablogfolhadosertao.com.br

Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que Marquinhos faleceu em via pública e que um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias e a autoria do crime.
Confira a nota da Polícia Civil na íntegra:
A POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO informa que registrou no dia 16.07, através da Força Tarefa de Homicídios da Região Metropolitana Sul, a ocorrência de homicídio consumado, no bairro da Muribequinha, município de Jaboatão dos Guararapes. Um homem de 45 anos foi ferido por disparos de arma de fogo, em via pública, não resistindo, vindo a óbito no local. Após a realização da perícia, o corpo foi encaminhado para o IML e um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias e identificar a autoria.
17/07/24

O Ideathon Origens 2 e a oficina de robótica e inteligência artificial foram um sucesso absoluto. Propondo uma reflexão sobre o tema “soluções originárias e inovadoras para desafios dos territórios”, o evento aconteceu nos dias 15 e 16 de julho na Vila de Cimbres, em Pesqueira, na Escola Intermediária Monsenhor Olímpio Torres, conhecida como Escola Indígena Milson e Nilson, e reuniu cerca de 150 estudantes e professores de escolas indígenas dos povos Xukuru; Kapinawá e Kambiwá.
A maratona de ideação foi promovida pelo Projeto Desenvolve PE – uma parceria entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE). Durante dois dias, os estudantes participaram de palestras, oficinas e mentorias focadas em inovação e tecnologia. Com o suporte de professores e mentores especialistas, os alunos encararam a missão de desenvolver soluções inovadoras para desafios das suas comunidades. Edilma Gonçalves, coordenadora pedagógica Xukuru, destacou o empenho dos jovens participantes. “Os estudantes ficaram muito empolgados e envolvidos, visualizando os desafios e pensando em soluções possíveis, diante das problemáticas existentes nos seus territórios,” revelou.
Em paralelo ao Ideathon, também aconteceu a oficina de robótica e inteligência artificial, ministrada por especialistas do Instituto de Economia Circular (IEC), para uma turma de, aproximadamente, 50 estudantes. Os alunos da oficina estudaram sobre programação de computadores, funcionamento de motores e componentes eletrônicos, e softwares de inteligência artificial. A oficina proporcionou uma experiência prática e estimulante, despertando o interesse dos jovens pela tecnologia e suas aplicações. “A robótica é algo que está no nosso dia a dia, conectada com a tecnologia. Foi uma experiência muito legal, pois vi que isso também pode ser aplicado na agronomia, a profissão que eu quero seguir, após o ensino médio,” disse a aluna do terceiro ano, Yasmin Oliveira.
A Head de Inovação do Sebrae Recife, Ceiça Moraes, auxiliou no trabalho de mentoria das equipes participantes do Ideathon e frisou que “esse evento é um marco histórico, pois leva aos territórios indígenas ferramentas de inovação e tecnologia para que os estudantes possam aplicá-las nas suas aldeias e desenvolver seus projetos. Isso tem potencial para impactar na criação de novos negócios que poderão galgar espaços em todo o Estado,” concluiu.
O coordenador do Projeto Desenvolve PE, Edmilson Duarte, ressaltou que “o sucesso do evento demonstra o potencial dos estudantes das comunidades indígenas para a inovação e a tecnologia e evidencia que eles são capazes de criar soluções coletivas, respeitando e valorizado suas próprias culturas e tradições, enfatizou. Edminson agradeceu ainda a dedicação e empenho de todos os envolvidos na organização do Ideathon Origens 2.
Ideathon Origens – De forma pioneira em Pernambuco e no Brasil, o primeiro Ideathon Origens foi realizado nos dias 2 e 3 de abril, no território Pankará, em Carnaubeira da Penha. O evento mobilizou mais de 120 estudantes e professores de 12 escolas e cinco povos da região.
17/17/24
AscomUPEPetrolina
http://blogfolhadosertao.com.br
17/07/24
Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br