Sucessão municipal: Presidente Lula garante apoio à reeleição de João Campos no Recife

22/06/24
 Blog da Folha
http://blogfolhadosertao.com.br
Declaração foi dada em momento que o PT pleiteia indicar o vice na chapa do socialista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o PT apoiará candidatos a prefeito de partidos aliados onde a sua legenda não tiver um nome próprio na disputa. Ao comentar as cidades em que já definiu posição, o chefe do Executivo federal incluiu o apoio à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB), na lista.

“Em Recife, a gente está apoiando o (João) Campos porque ele é candidato à reeleição”, destacou, em entrevista à Rádio Meio, no Piauí, na última sexta-feira (21).

A declaração do gestor foi dada em meio ao contexto de costuras para a indicação da vice na chapa do socialista. O PT pleiteia a vaga, mas o prefeito do Recife teria uma preferência por um nome da sua confiança.

Vice

Para isso, dois ex-secretários da sua administração se filiaram a partidos políticos e se desincompatibilizaram dos cargos que ocupavam na Prefeitura do Recife no prazo exigido pela Justiça Eleitoral para estar apto para concorrer ao pleito.

São eles: o ex-chefe de gabinete do prefeito João Campos (PSB), Victor Marques Alves (PCdoB), e a ex-secretária de Infraestrutura, Marília Dantas (MDB). Em contrapartida, o PT tem dois postulantes para a vaga: o deputado federal Carlos Veras (PT) e o ex-vereador Mozart Sales (PT).

Lideranças do PT de Pernambuco apostam, justamente, na influência de Lula para negociar a indicação de um vice petista para a Frente Popular. A conjuntura do Recife é semelhante à do Rio de Janeiro. Na cidade, o prefeito Eduardo Paes (PSD) também resiste em indicar um nome do PT para a sua vice. Na mesma entrevista, contudo, Lula também declara apoio ao pessedista.

“O Rio de Janeiro, nós vamos apoiar Eduardo Paes que é o candidato certo para se reeleger”, afirmou.

Aliados

O gestor disse que sua estratégia é apoiar aliados quando não tiver um nome do PT na disputa.

“Aonde eu não tiver candidato, eu vou apoiar um candidato aliado. O que eu não quero é que os adversários ganhem porque os adversários são negacionistas. Eles não gostam da verdade, não gostam de coisa certa”, criticou.

O chefe do Executivo disse que fará o jogo das costuras para as eleições “com muito cuidado”.

Petista afirmou que tem uma base de apoio no Congresso “muito heterogênea” e que esse fator é considerado nas decisões do PT ao apoiar candidatos nas eleições deste ano.

“Em outras cidades importantes, nós temos interesse de ter candidatos, nós vamos lançar. Onde eu não tiver candidato, eu vou apoiar o candidato aliado. O que eu não quero é que os adversários ganhem, porque os adversários são negacionistas”, disse.

Proteção ambiental e mitigação de tragédias naturais dependem da tecnologia, que precisa se popularizar

22/06/24

Barbara Acácia Cristiano
http://blogfolhadoseertao.com.br

Preservação de biomas, monitoramento de áreas naturais, combate a crimes ambientais, tecnologias disponíveis, dentre outros assuntos foram abordados no 2º Encontro Nacional de Usuários RedeMAIS 2024

Esquerda para direita: Camila Pintarelli, Diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública – SENASP; Mário Luiz Sarrubbo, Secretário Nacional de Segurança Pública – SENASP; Andrei Augusto Passos Rodrigues, Diretor Geral da Polícia Federal – PF;

A proteção do meio ambiente e a mitigação de tragédias naturais são dois grandes desafios que o mundo – e o Brasil – precisa superar. Mas, para isso, torna-se fundamental ampliar e popularizar a utilização da tecnologia, em especial o uso do monitoramento via satélite e dos alertas de detecção de mudanças ambientais.
Essa foi a conclusão do primeiro dia do 2º Encontro Nacional de Usuários RedeMAIS, realizado nesta terça-feira (18), em Brasília, que contou com a presença de diversas autoridades, especialistas, representantes de órgãos ambientais e de segurança pública, dentre outros.
“Utilizar a tecnologia satelital é muito caro, o que limita o seu uso. Entretanto, a RedeMAIS veio para quebrar esse paradigma, pois ela permite que as instituições públicas, em todos os níveis, tenham acesso a essa tecnologia”, explica o perito criminal federal da Polícia Federal e Gestor do Programa Brasil MAIS, Cristiano da Cunha Duarte. “Nosso objetivo, inclusive, é popularizar esse uso”, finaliza.
Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro) é um dos projetos estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), da Polícia Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Por meio da RedeMAIS, são disponibilizadas, via Plataforma Web, o acesso e o compartilhamento das imagens de satélites diárias de alta resolução, adquiridas pela constelação PlanetScope e alertas de detecção de mudanças, a partir de contrato firmado entre a Polícia Federal e a SCCON Geospatial.
No evento, mais de 120 instituições, entre elas IBAMA, Polícias Ambientais, INCRA, ICMBio, dentre outras, puderam apresentar como estão utilizando a tecnologia no combate de crimes ambientais, fiscalização e, até mesmo, apoio em caso de desastres naturais, como os que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio.
Um bom exemplo desse uso vem das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, que já estão totalmente inseridas na RedeMAIS. “Na percepção dos órgãos estaduais não é possível combater os crimes ambientais sem a utilização da tecnologia. O evento de hoje marca essa mudança de realidade”, destaca Mauren Lazzaretti, Presidente da ABEMA e Secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso. “O Estado do MT foi um dos primeiros a aderir a RedeMAIS e tem tido resultados práticos”, finaliza.
Mas, apesar disso, ainda existe um caminho longo a ser percorrido, com uma adesão ainda maior. “A RedeMAIS permite uma ampliação das oportunidades para as instituições, mesmo em regiões com grande restrição orçamentária. Com a tecnologia, há um aumento da eficiência, uma melhor articulação estratégica e uma maior facilidade para desenvolver projetos juntos, comparar análises feitas, dentre outras possibilidades”, explica Iara Musse Felix, CEO da SCCON Geospatialempresa que fornece os alertas.
O assunto ganhou tanta relevância que o próprio Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, participou da abertura e declarou que “trata-se de um programa ambicioso, integralmente financiado pelo Ministério da Justiça. Estamos usando altíssima tecnologia para monitorar todo País em alta resolução por meio de satélites, que estão à disposição da sociedade brasileira, para lidar com esse desafio climático e o crime organizado. A única forma de enfrentarmos esses desafios é usando a ciência e a tecnologia”.

Ação de Governo: Prefeitura do Recife entrega mais uma USF Mais, desta vez em Dois Unidos

22/06/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

USF+ Bianor Teodósio contará com horário estendido de funcionamento, das 7h às 19h, ampliação no número de profissionais e aumento na área de cobertura

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexoMiniatura do anexo

A Prefeitura do Recife entregou, nesta sexta-feira (21), a Unidade de Saúde da Família (USF) Bianor Teodósio, que entrou em processo de expansão e passa a ser denominada USF Mais (USF+). Dentre as principais mudanças, estão a ampliação do horário de funcionamento de 40 para 60 horas semanais, a readequação de consultórios, a contratação de uma nova Equipe de Saúde da Família (ESF), indo de 20 para 28 profissionais, e o aumento da área de cobertura. Somente na parte de infraestrutura, foram investidos R$ 900 mil, oriundos do programa Recife Cuida, da Secretaria de Saúde.

A reinauguração contou com a presença do prefeito João Campos, que destacou que a unidade é um exemplo das várias que estão sendo requalificadas na cidade. “Aqui na unidade Bianor Teodósio, em Dois Unidos, fizemos uma expansão, saímos de 20 para 28 profissionais. Ela foi requalificada, com mais de R$ 900 mil investidos, passando a ser uma uma USF+, que significa que ela passa a ter horário estendido. Vai das sete da manhã às sete da noite, saindo de uma carga horária de 40 horas na semana, para 60 horas. Isso é muito importante para ter uma maior área de cobertura, mais pessoas  atendidas, mais profissionais trabalhando e, com isso, ampliar a atenção básica de saúde da nossa cidade. Ficou novinha e ainda está maior do que era antes”, afirmou o prefeito.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, destaca que, com o incremento na equipe, será possível ampliar a cobertura territorial. Ela reforça que, atualmente, a unidade está no processo de cadastro desses novos usuários, onde, hoje, o número de cadastrados é de 5.746 pessoas e a expectativa é de que, ao final dessa etapa, a população atendida por essa USF+ seja de 9.300 pessoas, distribuídas nas três ESFs.

“A Saúde do Recife está cada vez mais perto da população, e a Atenção Básica em breve estará ao alcance de 100% dos recifenses. Isto significa ir além das melhorias quantitativas: trata-se de uma nova forma de prestar uma assistência de qualidade, promovendo uma maior coordenação do cuidado e facilitando o fortalecimento do vínculo entre usuário e profissional. A partir da uma escuta qualificada, as ESFs terão mais capacidade de identificar e atender as reais necessidades de saúde dos usuários”, afirmou Luciana Albuquerque.

A unidade está localizada na Avenida Hildebrando de Vasconcelos, s/n, no bairro de Dois Unidos. Lá, são realizados diversos procedimentos de Atenção Básica, como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, realização de curativo, acompanhamento de pré-natal, prevenção e aplicação de vacinas de acordo com o calendário vacinal. Durante as obras, toda a estrutura do local foi renovada, os revestimentos de pisos e paredes foram alterados, portas, janelas e forro foram substituídos e novas instalações elétricas e hidráulicas foram instaladas. O funcionamento permanece de segunda a sexta, porém o horário passou de 8h às 17h para de 7h às 19h. “Esta diferença possibilitará que a população busque atendimento também fora do horário comercial, facilitando ainda mais o acesso à saúde pública”, explica a gestora do Distrito Sanitário II, Isabô Angelo.

A moradora Luzinete do Nascimento foi conferir de perto as melhorias na unidade. “Era muito difícil antes. Para pegar a ficha, a gente ficava lá fora, tinha que chegar cedo e fazia muito medo. Agora, estou maravilhada com as mudanças. A recepção tá um show de bola, a farmácia tá chiquérrima, com o ar funcionando, mudou bastante mesmo. Essas mudanças vão melhorar a saúde de todos nós”, elogiou.

A moradora Miriam Marques, de 58 anos, também foi ver a mudança na unidade. “Aqui era um lugar bem pequeno, tinham poucos atendimentos. Eu ia para Upinha para fazer tratamento no dente. Agora vou poder ser atendida aqui, que é muito mais perto de casa. Aqui está bonito, bem distribuído as salas, mais consultórios. Está tudo muito bonito”, elogiou a usuária.

 de modo a aumentar a satisfação do usuário do SUS com o atendimento prestado. Ao todo, mais de R$ 400 milhões serão investidos na até o final deste ano.

Desde 2021, 360 intervenções de engenharia, a exemplo de requalificações e manutenções gerais, foram feitas em unidades da rede de saúde do Recife.  Entre as unidades novas entregues pela atual gestão, estão a UPAE Doutor Cyro de Andrade Lima, na Mustardinha, e a USF Mais Encanta Moça Doutor Guilherme Robalinho, no Pina, e um Centro TEA na UPA-E do Ibura.

Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do RecifeRECIFE CUIDA –

Polícia Rodoviária Federal realiza escolta de bispo até o IMIP para cirurgia de transplante de órgão

22/06/24
Ascom>PRF
http://blogfolhadosertao.com.br

 

Viagem longa de Garanhuns até Recife precisou do apoio dos policiais para chegar a tempo na unidade hospitalar
genérica posto prf del 01.jpg

Uma verdadeira corrida contra o tempo. Foi assim desde que Dom Mauro recebeu a ligação do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip), por volta das 8h45 desta quinta (21), informando que haviam recebido o rim do qual ele precisava para a realização do transplante. A informação era de que ele precisaria estar na unidade hospitalar até as 13h.

Dom Mauro estava no Mosteiro de São Bento na cidade de Garanhuns, distante 228 km de Recife, onde fica localizado o Imip. Prevendo dificuldades no trajeto em razão do grande fluxo de veículos, o religioso contou com ajuda de um velho amigo, Sr. Pedro Moura, que logo se prontificou a levá-lo até a capital. Na condição de amigo e agora de motorista, Sr. Pedro decidiu pedir apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Eu parei nos postos da PRF por onde passamos. E também liguei para o 191. Foi então que tive a feliz notícia de que uma equipe estaria no aguardando na BR-232, na chegada a Recife, para nos escoltar até o hospital”, contou o Sr. Pedro. Por volta das 12h20, paciente e equipe PRF se encontraram no local combinado. Sirene ligada e deu-se início à escolta. No hospital, equipe médica já estava na sala de cirurgia.

O trajeto durou 23 minutos. “Chegamos ao Imip por volta das 12h53. Para mim parecia tudo cinematográfico. Era a ansiedade de chegar a tempo. Mas quando o vi sendo recebido pelos médicos, quando percebi que tinha dado certo, eu desabei”, contou Sr. Pedro, emocionado. “E deu certo também porque pudemos contar com a PRF. Eu já tinha visto notícias de que os policias prestavam esse auxílio e confiei que com a gente não seria diferente”, completou.

Dom Mauro passou pelo procedimento e segue em recuperação. Ele estava, desde 2020, na fila de espera para transplante de rim, mesma cirurgia pela qual havia passado no ano de 2018, quando também pode contar com o apoio do Sr. Pedro. “O raio não cai no mesmo lugar duas vezes por acaso”, brincou o amigo.