Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br

20/06/24
Trios pé de serra, quadrilhas, ciranda, Balé Popular do Recife, coco, banda de pífanos, xaxado, boi, ciranda e shows de nomes consagrados, além de apresentações temáticas de artistas que integram o ciclo cultural da cidade. No final de semana que saúda o mais famoso padroeiro da tríade sagrada que rege o ciclo, São João, o Recife Junino irá ofertar mais de 170 atrações gratuitas em oito polos por toda a cidade nestas sexta (21), sábado (22), domingo (23) e segunda (24), quando é feriado municipal na cidade do Recife. A programação está disponível em https://recifejunino.recife.pe.gov.br/ e a cidade terá cerca de 1,2 mil apresentações até o final do ciclo, que se encerra no dia 30 de junho
No Sítio Trindade, epicentro da salvaguarda da cultura popular, a festa não para durante os próximos quatro dias com mais de 60 shows e evoluções de quadrilhas. Por ali, o palco acolherá nomes que são verdadeiros baluartes do forró e da cultura junina. Nesta sexta (21), a programação traz artistas como Novinho da Paraíba e Beto Hortiz. No sábado (22), sobem ao palco Mestre Gennaro, Maciel Melo e Quinteto Violado, entre outros. Para a véspera de São João, 23, o palco principal trará Galo Preto, Bia Marinho, Maciel Salu e Petrúcio Amorim. Já a segunda será coroada com Elba Ramalho, além de Anastácia e Daniel Gonzaga, neto de Gonzagão.
No Arraial Novo da Rio Branco, no bairro do Recife, famílias e turistas podem fazer o balancê junino ao som de 32 atrações ao longo dos quatro dias. A programação começa sempre às 12h, com trio pé de serra volante ao longo do boulevard. A Sala de Reboco do local vai sediar apresentações da legítima cultura e sonoridades populares do ciclo como quadrilhas, coco, xote e pífano, além de, claro, muito forró. A cidade cenográfica do local é uma atração à parte, com decoração que remete a uma bucólica e nostálgica vila de interior, com direito a igrejinha e pontos instagramáveis no coração do bairro do Recife.
A festa chega também a seis polos descentralizados que funcionarão nos dias 22 e 23 nos bairros do Barro, Campo Grande, Cordeiro, Graças, Lagoa do Araçá e Totó, cuja grade de programação foi feita de acordo com votação popular através do Conecta Recife. Os horários dos shows variam de acordo com os polos, mas começam sempre durante a tarde com programações variadas. Por aqui, o público vai poder conferir nomes como Irah Caldeira, Benil, Nádia Maia, Dudu do Acordeom, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Mel com Terra e Fim de Feira. Outros artistas recifenses também dedicam seus talentos a fazer shows temáticos especialmente para o ciclo, como Em Canto e Poesia, Gerlane Lops e seu Forró Sambado, Sa Grama, Michelle Melo, André Rio e Maestro Forró com sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, entre outros. Juntos, estes polos irão ofertar 77 shows e apresentações gratuitas para a população.
Balancê dos pequenos – Nos dias 22 e 23, o Sítio Trindade sediará o Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis e, a partir do dia 23, o Sítio também ganha o Pavilhão Infantil. O espaço irá oferecer de dois a três shows que começam entre 16h e 17h e envolve nomes queridos dos pequenos recifenses como Carol Levy, Mini Rock e Tio Bruninho, além de evoluções de quadrilhas infantis. Também no dia 23, a Quadrilha Mirim Fusão se apresenta às 14h e o público pode conferir Mari Bigio às 16h30.
RECIFE JUNINO
Programação completa – https://recifejunino.recife.pe.gov.br/
Forrobodó de sexta a segunda traz mais de 170 atrações gratuitas em 8 polos
Sítio Trindade
Dias 21, 22, 23 e 24
Horário – Entre 17h e 19h, a depender do dia. Consultar Programação
Arraial Novo da Rio Branco
Dias 21, 22, 23 e 24
Horário – A partir das 12h
Arraiais Descentralizados
Barro, Campo Grande, Cordeiro, Graças, Lagoa do Araçá e Totó
Dias 22 e 23
Horário – Varia de acordo com o polo. Consultar programação
20/06/24
Com informações do PT
http://blogfolhadosertao.com.br
O Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, através da Secretaria da Mulher, emitiu uma nota de solidariedade à vereadora do Recife Liana Cirne (PT), após a parlamentar sofrer um ataque da também vereadora Michele Collins (PP).
A nota se refere ao ocorrido na última segunda-feira, 17 de junho, durante sessão na Câmara do Recife. Enquanto a vereadora Liana Cirne discursava posicionando-se contra o PL 1904/24, que equipara o aborto ao crime de homicídio, mesmo em caso de estupro, a vereadora Michele Collins gravou um vídeo e postou nas redes ironizando a religiosidade e tirando a fala de Liana do contexto.
“Como representante do povo, a vereadora Liana defende que o direito ao aborto seja uma questão de saúde pública e se posiciona contra a sua criminalização. A sua opinião, também enquanto cristã, deve ser respeitada, pois vivemos em um Estado laico e não devemos nos curvar a religiosidades. O PT de Pernambuco é, e sempre foi, contra todas as formas de violência e intolerância. Continuaremos lutando e defendendo o Estado laico e a vida das mulheres”, diz parte da nota.
Liana Cirne também escreveu um texto em suas redes sociais para responder a publicação de Michele Collins.
“Dizer que citei a Bíblia para justificar o abort0 agride a mim, à minha dignidade e religiosidade. A fé é uma esfera profunda da minha vida e não aceito desvirtuamento de minha crença.Como autora do Estatuto da Liberdade Religiosa do Recife, não posso admitir que cristãs e cristãos que não pactuam de concepções políticas ultraconservadoras tenham sua fé questionada”, diz Liana Cirne.
Confira a nota na íntegra:
Nota de Solidariedade
A Secretaria de Mulheres do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores de Pernambuco vem, por meio desta nota, manifestar sua solidariedade à companheira e vereadora da cidade do Recife, Liana Cirne. A mesma sofreu ataques, através das redes sociais, por parte da também vereadora Michele Collins (PP-PE).
Na última segunda-feira, (17/6), a vereadora Liana Cirne discursou no plenário da Câmara posicionando-se contra o PL 1904/24, que equipara o abort0 ao crime de homicídio e aumenta a pena máxima do crime de abort0 para 20 anos, para quem realizar o procedimento a partir da 22ª semana de gestação, mesmo em caso de violência. Durante o discurso, sua religiosidade foi ironizada pela parlamentar.
Como representante do povo, a vereadora Liana defende que o direito ao abort0 seja uma questão de saúde pública e se posiciona contra a sua criminalização. A sua opinião, também enquanto cristã, deve ser respeitada, pois vivemos em um Estado laico e não devemos nos curvar a religiosidades.
O PT de Pernambuco é, e sempre foi, contra todas as formas de violência e intolerância. Continuaremos lutando e defendendo o Estado laico e a vida das mulheres!
Secretaria de Mulheres do PT-PE
19/6/2024
![]() |
| Brincantes nas Escolas – Edição São João na Erem Presidente Kennedy, em Cachoeirinha (PE). (Foto: Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe) |

Seguindo a recomendação do TCE (Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco), a Câmara de Vereadores de Parnamirim– optou nessa terça-feira, 18 de junho, pela rejeição das contas do Executivo Municipal sob a administração do Prefeito Nininho Carvalho (MDB).
Nos bastidores, interlocutores ligados à gestão destacam que a terça-feira, definitivamente não foi um dia bom para o gestor de Parnamirim. Logo pela manhã de ontem, o Blog do Jean Brito antecipou o apoio de Campeão uma grande liderança ao grupo de oposição. Apoio muito festejado pelas lideranças, pré-candidato e apoiadores da oposição. Contudo, a outra notícia de grande repercussão acontece após a sessão ordinária da Câmara, realizada no período da tarde.
Pela segunda vez, em aproximadamente um ano, o prefeito Nininho de Carvalho teve suas contas rejeitadas. As contas de 2014 tinham sido rejeitadas no ano passado, também por recomendação do Tribunal de Constas do Estado. Desta vez, foram as contas do ano de 2016 que também tiveram parecer do órgão fiscalizador para rejeição.
Desta maneira, Nininho corre sérios riscos de nem poder ser candidato!
20/06/24
Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br
“Estamos, hoje, inaugurando a requalificação de uma das primeiras unidades de saúde da família da cidade do Recife. Temos, aqui, uma história que começou no início dos anos noventa. Essa é uma unidade de muitos anos, que estava precisando de uma requalificação, e estamos fazendo isso em muitas outras unidades, que é o investimento na infraestrutura. Assim, as pessoas podem trabalhar e serem acolhidas e atendidas em um espaço com qualidade. Também estamos ampliando o horário de atendimento, que será das sete da manhã às sete da noite, e o número de equipes de saúde da família, saindo de duas para quatro, garantindo uma maior cobertura de atendimento nesse território. Como dissemos, o que estamos fazendo aqui no Jardim Uchôa, estamos fazendo em muitas outras unidades e, assim, iremos chegar na maior cobertura de saúde da família da história do Recife, com expansão recorde de mais de 30%”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.
A requalificação incluiu novos mobiliários e equipamentos mais modernos, além de mudanças estruturais, como todos os ambientes climatizados e em conformidade com as diretrizes de acessibilidade, garantindo ainda mais conforto e segurança para usuários e trabalhadores do local.
“Além da questão estrutural, estamos ampliando, nas próximas semanas, de 2 para 4 equipes de Saúde da Família, o que possibilitará aumentar o horário de funcionamento e a quantidade de usuários beneficiados, nos bairros de Areias e Barro”, explicou Luciana Albuquerque.
Moradora do bairro e usuária dos serviços da USF+, a dona de casa Luciene Silva de França, 46 anos, celebrou as mudanças. Há oito anos, Luciene retira os seus medicamentos, para hipertensão, na farmácia do posto de saúde. “Estou aqui para prestigiar o novo posto de saúde da nossa comunidade. É uma grande conquista essa inauguração e a gente só tem a agradecer. Os materiais, as macas, os equipamentos são todos novos. O posto ficou mais amplo, com maior mobilidade e climatizado. Eu gostei muito do espaço da recepção, ele ficou perfeito por dentro”, comentou Luciene.
Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife
Gestão de Políticas Públicas, Inteligência Emocional: reflexões e práticas para o autodesenvolvimento e Gerenciamento de Projetos são alguns dos cursos ofertados, no mês de julho, pela Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), da Secretaria de Administração (SAD). As inscrições podem ser feitas pelo site: www.egape.pe.gov.br.
Ao todo estão sendo oferecidas cerca de 7 mil vagas distribuídas em 40 capacitações em diversas áreas. Os cursos são para servidores estaduais, municipais e também para o público em geral. As capacitações acontecem nas modalidades Presencial (sendo ofertados 07 cursos e 212 vagas), EAD Ao Vivo (com 05 cursos e 175 vagas) EAD com tutoria (04 cursos e 600 vagas) e EAD sem tutoria (24 cursos e 6 mil vagas).
Na modalidade Presencial, merece destaque o curso Gerenciamento de Projetos, que tem como meta capacitar servidores para compreenderem os conceitos básicos de projetos. Além disso, o participante vai aprender sobre gerenciamentos do Escopo, do Cronograma, dos Custos, da Qualidade e de Riscos, com o entendimento dos grupos de processos a serem utilizados durante o Ciclo de vida do projeto.
Já na modalidade EAD com Tutoria, os servidores poderão se inscrever nos cursos Gestão de Políticas Públicas e Inteligência Emocional: reflexões e práticas para o autodesenvolvimento. O primeiro tem como objetivo habilitar servidores na gestão de programas e políticas públicas, aprimorando a atuação profissional com relação às estratégias governamentais. O segundo pretende orientar e desenvolver a capacidade de lidar com os sentimentos, controlar as emoções e utilizá-las para o sucesso pessoal e profissional.
Segundo o diretor da Egape, Henrique Oliveira, é importante frisar que a escola dispõe de várias opções de capacitações para os servidores e o público em geral. “O interessado em realizar os cursos da escola deve acessar o site acima informado e ler com atenção a grade educacional e os resumos das formações. Depois disso, basta escolher a que mais interessar e se inscrever”, pontuou o diretor.
Mais informações podem ser obtidas nos números (81) 3183-8025 (Coordenação Pedagógica) e (81) 3183.8065 (cursos EAD).
20/06/24
“Somadas ao acompanhamento multiprofissional, as oficinas de música, culinária, artes plásticas, teatro e jardinagem, entre outros, são capazes de promover o fortalecimento de vínculos sociais, retorno pleno à sociedade e diminuição da dependência de medicamentos. A ideia é que, com esse suporte e cuidado humanizado, tenhamos uma redução nas crises dos pacientes, levando às emergências e internamentos, uma vez que o convívio social é fundamental para a autoestima e protagonismo das pessoas”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
A construção da unidade começou em novembro do ano passado e contou com um investimento de R$ 250 mil. Na requalificação do espaço, foram construídas salas para atividades em grupo, oficina de cerâmica, setores administrativos, biblioteca, cozinha experimental e anfiteatro, tudo com acessibilidade e ambientes climatizados. “Estamos vivendo um momento muito especial na saúde mental do Recife. Dos 17 CAPS, requalificamos oito, a exemplo da nova estrutura do Cempi, em Jardim São Paulo, entregue na semana passada. Além de proporcionar melhores condições de atendimento à população, também possibilitamos um local de trabalho mais adequado e confortável para os profissionais. Outras ações significativas foram a nomeação de mais de 140 profissionais aprovados em concurso para esse tipo de atendimento e a revisão dos itens de assistência farmacêutica, incorporando medicamentos modernos e com maior eficiência para o tratamento de diversos transtornos”, resume a secretária.
HOMENAGEM – O nome do centro homenageia Maria de Fatima Sotero Caio, mais conhecida como Fátima Caio. Psicóloga e artista, faleceu no dia 16 de março de 2023, aos 65 anos. Servidora da Prefeitura do Recife, trabalhou em unidades da rede de atenção psicossocial da cidade, além da policlínica Lessa de Andrade e da Unidade de Cuidados Integrais Guilherme Abath. Em toda sua carreira, aliou psicologia e as mais variadas formas de arte, como pintura, teatro e construção de bonecos.
“Hoje é um dia de muita alegria. E eu estou super emocionada porque esse Centro era tudo o que ela queria em vida. Sou muito grata à Prefeitura do Recife e a todos que fizeram parte dessa trajetória”, comemorou Nelma Caio, irmã da homenageada.