07/05/24
Dia: 7 de maio de 2024
Suape ganha mais competitividade com dragagem do canal externo
Com profundidade de 20 metros, o sexto atracadouro público brasileiro em movimentação de carga eleva eficiência portuária do Nordeste
Com a conclusão da dragagem do canal externo, que resultou no aprofundamento para 20 metros, o Porto de Suape completa fase importante na busca de maior eficiência operacional. Inicia-se agora nova fase que consiste no balizamento do canal e homologação da nova profundidade na Marinha do Brasil. Suape é o sexto atracadouro público em movimentação de carga, contabilizando, em 2023, 23.982.451 toneladas.
Uma vez concluída essa etapa, estimada em três meses, o atracadouro estará apto a receber embarcações de grande porte, a exemplo do petroleiro Suezmax, em sua capacidade máxima. A intervenção foi concluída após quatro meses de serviço com o uso de dragas de última geração. Com localização estratégica, Suape consolida-se como uma das principais opções portuárias do país.
“De fundamental importância para garantir a infraestrutura e eficiência necessária, a dragagem do canal externo, no curto prazo, vai potencializar a operação dos terminais de granéis líquidos e, consequentemente, da Refinaria Abreu e Lima, que anunciou, recentemente, obras de ampliação com a conclusão do primeiro trem e construção do segundo, o que praticamente dobrará a capacidade de refino, atraindo mais operações para nosso atracadouro. ”, pontua o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.
De acordo com o gestor da estatal portuária, a intervenção incrementará a movimentação de outros tipos de mercadoria, como contêineres, veículos, carga geral, granéis minerais e vegetais. “Junto com a dragagem do canal interno, que deverá estar pronta até o primeiro trimestre de 2025, o porto reunirá as condições necessárias para que as embarcações possam atracar com a carga máxima também nos berços internos. Isso trará mais competitividade para Suape e benefícios para os operadores de cais público”, sublinha.
ANTECIPAÇÃO
Iniciada em 1º de dezembro de 2023, a complementação da dragagem do canal externo teve custo de R$ 140 milhões e resultou na remoção de 1.700.000 metros cúbicos de sedimentos, seguindo rigoroso cronograma de atividades licenciadas pelos órgãos intervenientes. “Tudo transcorreu dentro do esperado e a obra foi entregue um mês antes do prazo estipulado. Estamos felizes por ter concluído essa tão esperada obra para o nosso complexo e toda região de influência”, enfatizou a titular da Diretoria de Infraestrutura de Suape, Renata Loyo.
Solidariedade: Prefeitura do Recife e Azul Linhas Aéreas enviam donativos para o Rio Grande do Sul
Materiais doados pela gestão municipal já estão no terminal de cargas da companhia aérea no aeroporto da capital pernambucana e seguirá em voos ainda nesta terça (7)
“Em solidariedade às vítimas das intensas chuvas no Rio Grande do Sul, a Prefeitura do Recife está encaminhando hoje (7), uma doação com 500 colchões, 500 kits de higiene pessoal, 500 kits de limpeza e água mineral. O transporte será feito gratuitamente, em parceria com a Azul Linhas Aéreas. O momento é de união de todos e de todas. Nós vamos apoiar o Rio Grande do Sul e todos os seus moradores e através da solidariedade vencer esse momento tão difícil”, destacou o prefeito João Campos.
A Prefeitura do Recife reforça que os itens enviados estavam no estoque e serão repostos imediatamente. Por outro lado, a doação deve servir para amenizar um pouco os desafios enfrentados pelos gaúchos durante esse período emergencial. Mais do que a própria carga remetida em si, a ação solidária demonstra o espírito de colaboração entre os municípios brasileiros diante de desastres naturais.
“A gente mobilizou alguns órgãos da gestão municipal, através do Centro de Operações do Recife (COP), nesse movimento de solidariedade com os amigos de Porto Alegre. Tenho conversado bastante com representantes da Prefeitura de lá e vendo quais são as necessidades desse momento”, explicou o chefe do COP, Anderson Soares. “Estamos doando itens como colchões, kit de higiene pessoal, kit de limpeza e um item que é super importante nessa situação que é a água. Estamos mandando cem caixas de água mineral, com 48 unidades daquela água de copinho, somando 4.800”, acrescentou.
A Azul também está disponibilizando um ponto de arrecadação para o público em geral na loja da Azul Cargo no Terminal de Cargas do Aeroporto do Recife.
FOTOS: Hélia Scheppa / PCR.
Esportes: Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão
07/05/24
Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br
Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria. Para o campo, inscrições seguem até o dia 2 de junho em recifebomdebola.com.br

As partidas em quadra do maior campeonato de várzea mundial estão de volta. A partir das 20h30 desta quarta-feira (8), o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, recebe a abertura oficial da categoria futsal. Houve um aumento de 22% no número de equipes com relação a 2023. Serão dois confrontos, abertos ao público. O campeão será conhecido em agosto. No campo, o período de inscrições segue até 2 de junho, com competição entre agosto e dezembro. Para registrar um time no torneio, que é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, basta acessar recifebomdebola.com.br.
O número de equipes no futsal do Recife Bom de Bola foi de 150, em 2023, para 183, em 2024. A novidade desta temporada é a entrada do Sub-14 Feminino. Assim, ao todo, são 12 categorias disponíveis: Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20, Aberto Masculino, Aberto Feminino, Veterano, Futsal Aberto Masculino, Futsal Sub-15 Masculino, Futsal Aberto Feminino e Futsal Sub-14 Feminino. Estima-se um total de 380 partidas no futsal, envolvendo aproximadamente 3.640 atletas.
Salidariedade: Governo de Pernambuco enviará bombeiros e agentes da Defesa Civil ao Rio Grande do Sul
07/05/24
Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Pernambuco seguirão para o Rio Grande do Sul nos próximos dias para apoiar o governo gaúcho no enfrentamento à tragédia vivida pelo Estado devido às chuvas. A determinação foi da governadora Raquel Lyra, que desde que se tornou pública a situação de calamidade do Rio Grande do Sul, colocou as forças de segurança pernambucanas à disposição do governador Eduardo Leite.
Ao todo, 25 homens (sendo 21 bombeiros e quatro agentes da Defesa Civil) e mais dois cães especialistas em buscas irão somar esforços com o efetivo da Defesa Nacional que o governo federal enviou, além de outros voluntários dos estados da Federação para ajudar a salvar vidas e encontrar as pessoas desaparecidas no Rio Grande do Sul.
“Estamos trabalhando em rede junto com o Consórcio Nordeste e levando profissionais e equipamentos. Tudo aquilo que cada um dos estados tem está sendo disponibilizado para permitir que aquele povo possa ser acalentado e para que os líderes de lá possam ter certeza de que não estão sozinhos. O que nos divide são só as fronteiras político-administrativas, mas na verdade somos um povo só”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
De acordo com balanço divulgado pelo Governo do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (6), já são 345 municípios afetados pelas chuvas, mais de 120 mil pessoas desalojadas, 83 mortos, 276 feridos e 111 desaparecidos.
Fotos: Miva Filho/Secom.
Raquel Lyra prestigia lançamento da pré-candidatura de Fábio Barros a prefeito de Salgueiro
07/05/24
http://blogfolhadosertao.com.br
Fabinho Barros lidera uma frente ampla com o apoio de nove partidos

Ontem (7), depois de cumprir uma pauta oficial-que teve inicio em Caruaru e terminou em Serra Talhada (município que estava aniversariando), a governadora Raquel Lyra foi a Salgueiro prestigiar o lançamento da pré-candidatura do contador e empresário Fábio Barros, que tem como principal concorrente o atual prefeito, Marcones Libório de Sá, do PSB, que também estar numa acelerada pré-campanha para o quarto mandato.
No ato realizado à noite, em um espaço privado, a governadora assumiu de público o compromisso com o grupo que apoia Fabinho Barros, e colocou para exame do grupo oposicionista uma frase que deverá ser muito bem assimilada : ” Fabinho, a caminhada não vai ser fácil, mas pode ficar certo que irei ajudá-lo na campanha”. Aliás, Raquel assumiu este compromisso logo após ser eleita e receber o apoio da oposição salgueirense no segundo turno, no município mais importante do Sertão Central . O grupo havia apoiado Miguel Coelho, de Petrolina.
Num pronunciamento emocionado, o pré-candidato que conta com o apoio de nove partido -na maior frente ampla da história do município, Fabinho Barros ressaltou: ” aqui não tem espaço para raiva, , ódio nem rancor. Estamos unidos para para trilhar um novo caminho , um caminho repleto de esperança, trabalho e prosperidade para o povo de Salgueiro”
Fabinho Barros e o seu grupo também foram prestigiados por fortes lideranças no Estado, como o ex-governador e atual deputado federal Mendonça Filho, os deputados estaduais Luciano Duque e Joaozinho Tenório,
além dos aliados Carlos Cecílio e a esposa Marly, Neguinho de Zé Arlindo e a esposa Marly (prefeita de Cedro), Xicão Tavares (pré-candidato a prefeito de Verdejante), ex-,prefeito de Salgueiro Clebel e o atual vice-prefeito de Salgueiro, Edilton Carvalho , que fizeram as pazes no palco.
Políticos que apoiam Fabinho Barrros mas que não puderam comparecer enviaram mensagens por vídeos: João Arnaldo, André de Paula, Túlio Gadelha, Fernando Filho, Gonzaga Patriota e Miguel Coelho.