Empresas investem na experiência e maturidade de profissionais com mais de 45 anos

06/05/24

Por: Diario de Pernambuco

http://blogfolhadosertao.com.br

Até 2040, de acordo com dados do IPEA, cerca de 56% da força de trabalho no Brasil será composta por pessoas acima da faixa etária

 

Além de beneficiar as pessoas com mais de 50 anos, essa valorização da experiência e da maturidade impulsiona o crescimento e a competitividade das empresas (Foto: Pixabay)

 

O envelhecimento natural da população tem impulsionado a transformação do mercado de trabalho no Brasil. Com essa mudança no perfil populacional, algumas empresas começaram a desenvolver ações de inclusão para profissionais com mais de 50 anos. O desafio é combater o preconceito e diversificar as equipes, seguindo também a tendência dos valores corporativos atuais.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), até 2040, cerca de 56% da força de trabalho no Brasil será composta por pessoas com mais de 45 anos. Ainda seguindo essa linha, o último censo demográfico do IBGE, em 2022, revelou que o total de pessoas com 65 anos ou mais no país era de 22.169.101, representando 10,9% da população. Quando comparado a 2010, houve alta de 57,4%. Na época, essa população ainda era de 14.081.477, ou seja, 7,4% dos brasileiros.

Diante desse cenário de mudança, ainda é recorrente no Brasil o etarismo, que reflete o preconceito e a discriminação, que envolvem questões relacionadas à idade, como forma de diminuir alguém, principalmente no âmbito profissional. Nesse caso, é necessário que algumas iniciativas sejam realizadas pelas organizações e empresas, visando a atualização do mercado de trabalho.

Para Cleyson Monteiro, psicólogo, consultor de carreiras e headhunter, as pessoas com mais de 50 anos têm um diferencial para o mercado de trabalho, com base em suas experiências. “São pessoas que apresentam um registro de memória e uma experiência que pode ser muito eficiente e influenciar no desenvolvimento de técnicas e de metodologias que muitos profissionais inexperientes não possuem”, aponta.

 

O Grupo Trino é uma das empresas com iniciativas focadas nestes profissionais. Em 2021, a empresa criou o Comitê de Diversidade e Inclusão. O projeto é voltado à contratação, inclusão e manutenção de pessoas com mais de 50 anos de idade em seu quadro de pessoal. Além disso, também foram elaboradas medidas para a não discriminação por idade como a não utilização deste requisito como critério para o processo seletivo.

“Sempre escolhemos no mercado de trabalho as pessoas mais capacitadas e que colaborem mais em grupo. Para isto, garantimos a manutenção do quadro de pessoas 50+ através de iniciativas de engajamento do time em torno de nosso propósito de adesão a um comportamento de escuta aberto e intencional, além de trilhas de treinamento e desenvolvimento”, afirma Cláudia Dowsley, diretora de Capital Humano do Grupo Trino.

Além de beneficiar as pessoas com mais de 50 anos, essa valorização da experiência e da maturidade impulsiona o crescimento e a competitividade das empresas. Dentro desssa realidade está o Grupo Parvi. Em 2022, a empresa criou cards e publicações específicas com o chamamento destes profissionais. Hoje, já são mais de 90 pessoas do grupo com mais de 50 anos atuando em variadas funções. O grupo também oferece oportunidades para quem deseja continuar inovando em suas carreiras, seja através de graduações, só possíveis nesta fase da vida ou pela possibilidade de mudança profissional após a aposentadoria.

“Não existe uma cota, apenas a exigência do preenchimento dos requisitos técnicos e comportamentais. Fazemos um processo seletivo absolutamente permeável para qualquer pessoa de acordo com as suas competências. A mescla de gerações dá muito certo. No início percebemos certa resistência dos mais jovens, mas isso muda quando eles percebem na prática os resultados positivos, que são muitos. Nosso objetivo é aumentar essa participação”, avalia Clívia Costa, diretora de RH do Grupo Parvi.

Comprometimento

O fundador e CEO da Maturi, Mórris Litvak, empresa especializada no treinamento, consultoria, recrutamento e seleção de profissionais 50 , observa um movimento mais estratégico por parte das empresas para a contratação de trabalhadores mais maduros. Esse interesse crescente, segundo o executivo, pode ser atribuído a fatores como a busca por conhecimento e experiência, especialmente em cenários que exigem tomada de decisão estratégica, e o reconhecimento pelas empresas da importância da diversidade etária para a inovação e para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e representativo.

O especialista lembra que esse público tende a demonstrar maior lealdade e compromisso para com suas empresas, o que reduz os custos associados à recontratação e treinamento, além da resolução de problemas através de combinação de diferentes gerações no local de trabalho. “Há evidências de uma maior conscientização sobre o etarismo e da necessidade de políticas de trabalho mais flexíveis e adaptativas. As empresas que se destacam nesses aspectos são vistas não só como socialmente responsáveis, mas também como mais atrativas para investidores e parceiros que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa”, atesta Litvak.

Pernambuco é reconhecido como estado livre de aftosa sem vacinação

06/05/24

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
Pernambuco é reconhecido como estado livre de aftosa sem vacinação
 
Portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) estabeleceu que 22 estados ficam com o mesmo status sanitário com relação à febre aftosa no país
 
Uma portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, reconheceu nacionalmente Pernambuco e outras 21 unidades da federação como áreas livres de febre aftosa sem a necessidade de vacinação. A medida assinada pelo ministro da pasta, Carlos Fávaro, atualizou a Portaria 665/24, reconhecendo Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal, como estados livres de aftosa sem vacinação. 
 
A governadora Raquel Lyra destacou a importância da mobilização junto com o setor agropecuário. “O Governo criou todas as condições para garantir o Estado como área livre da febre aftosa sem vacinação. Antecipamos a campanha de vacinação e asseguramos as doses da vacina aos produtores, que também fizeram sua parte, fazendo da vacinação com que a vacinação em Pernambuco alcançasse o resultado esperado”, afirmou.
 
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, comemorou o resultado da força-tarefa coordenada pelo Estado. “A medida impacta positivamente a economia e a pecuária de todo o Nordeste, pois permite a comercialização e o trânsito de animais entre os estados livres sem vacinação, com reconhecimento nacional”, disse.
 
 “A decisão também é um reconhecimento dos esforços da Adagro, que contou com a participação efetiva das suas equipes técnicas para a campanha de vacinação, além das ações constantes de defesa e vigilância animal”, completou a diretora presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Raquel Miranda.
 
Além do reconhecimento nacional, a portaria proíbe o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nesses 22 estados com mudança de status sanitário. Fica também proibido o ingresso e incorporação de bovinos e bubalinos com reconhecimento nacional para estados, municípios e parte de municípios do país que compõem as zonas reconhecidas internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
 
Com o reconhecimento do novo status sanitário, Pernambuco precisa continuar avançando com relação ao cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), atendendo às recomendações da auditora do Ministério da Agricultura e Pecuária, tendo como objetivo principal criar condições para obtenção da certificação internacional de área livre da febre aftosa da OMSA.
 

Crédito da foto: divulgação

 

Sobe para 75 o número de mortos em temporais no Rio Grande do Sul

06/05/24
Agência Brasil

http://blogfolhadosertao.com.br

Chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados

O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.

As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 67,2% das cidades do estado.

Ainda de acordo com o balanço mais recente das infraestruturas estaduais, mais de 420 mil pontos no estado seguem sem energia elétrica e 839 mil residências (27%) sem abastecimento de água.

As chuvas também provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5), são registrados 113 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.

No fim da manhã deste domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, desembarcaram na Base Aérea de Canoas (RS). A comitiva também é composta por 13 ministros; pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva; pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin; e pela primeira-dama Janja Lula da Silva.

Como ajudar

Neste momento, os itens mais necessários para doação são colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.

Procon-PE divulga pesquisa com opções de presentes econômicos e de qualidade

06/05/24
Imprensa Procon-PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

Conhecida como umas das datas que mais aquece o mercado, o Dia das Mães está batendo na porta e, para ajudar o consumidor a escolher o presente para sua Mãe, o Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, realizou uma pesquisa com um total de 54 itens, em 34 estabelecimentos comerciais da capital, sendo eles nos Shopping Centers (Recife e Rio Mar), além de estabelecimentos comerciais da cidade, entre os dias 22 e 25/04, quando foi identificada uma variação de 307,12% em um mesmo produto, vendido em locais diferentes.

A pesquisa contemplou uma grande diversidade de produtos como: perfumes, flores, cesta de café da manhã, livros, eletroportáteis, smartphones, relógios, almoço em churrascaria (rodízio), passeios turísticos, estética corporal, para ajudar o consumidor a escolher o presente para sua mãe.

Uma das principais missões da pesquisa de preço, é auxiliar o consumidor na hora de comprar, por isto, esta pesquisa contempla desde o presente mais tradicional, ao mais exotico. Entre os produtos, a prancha/chapinha de cabelo bivolt 200° C, foi a que apresentou a maior variação, chegando a 307,12%. Ela foi encontrada no seu maior preço por, R$ 565,90 e, no seu menor preço, por R$ 139,00. Ainda para aquelas mamães que preferem um eletrodoméstico ou eletrônico, a pesquisa traz o relógio Apple Watch SE, que pode ser encontrado entre R$ 2.795,00 e R$ 3.569,00, diferença que mostra uma variação de 27,69%.

Caso a sua mãe prefira ser presenteada com uma cesta de café da manhã ou buquê de flores, esta lista, também, pode te ajudar. A pesquisa traz uma opção de cesta de café da manhã, composta por: baú em palha rústica, pães, biscoitos amanteigados, sucos em caixa, geléias diversas, manteiga, doces, chocolates, café solúvel,  biscoitos, patês e cartão de parabéns pelo dia, uma cesta nestas condições está custando cerca de R$ 200,00. Flores sempre são uma opção de presente para qualquer ocasião, seja um buquê de rosas ou orquídeas, que de acordo com a pesquisa estão variando entre R$ 50,00 e R$ 120,00, dependendo da quantidade de flores que acompanham o buquê.

Se a sua mãe é daquelas que adora uma leitura, você também encontra as mais diversas opções aqui nesta pesquisa, como por exemplo: Um Livro de romance ou religioso, pode variar entre R$ 53,90 e R$ 104,90. Pensando naquelas mães que adoram passear, a pesquisa, também, traz diversos passeios turísticos como: um city tour  Recife  e  Olinda ou passeio ao litoral sul (Porto de Galinhas), ambos incluem transporte e guia turístico, estes passeios podem ser encontrados por R$ 97,33 a R$ 120,00, (valor por pessoa).

Também podem ser encontradas opções para aquelas mães que gostam de se cuidar, o filho(a) que quiser presentear com uma massagem ou drenagem, pode conferir esta pesquisa que, também, vai encontrar essas opções. Uma sessão de drenagem linfática requer um pouco mais de atenção na hora de comprar, pois a pesquisa identificou uma diferença percentual de 183,85%, fazendo com que o procedimento seja encontrado entre R$ 130,00 e R$ 369,00. O mesmo se aplica em relação a uma sessão de massagem relaxante que, nos itens pesquisados, apareceu custando entre R$ 160,00 e R$ 369,00, uma diferença percentual de 130,63%.

Por fim, um bom perfume sempre cai bem e, por isso, o item também está como opção na pesquisa realizada. Fugindo um pouco do tradicional, o consumidor que acessar a lista terá acesso a algumas opções de essências importadas, com 30ml, que aparecem com preços em torno de R$ 261,80 e R$ 589,00.

“O Procon-PE modernizou sua pesquisa e trouxe uma vasta diversidade de itens para que mães, de todos os estilos, possam ser contempladas por itens desta pesquisa”, destacou a Gerente de Fiscalização do Procon-PE, Liliane Amaral.

A pesquisa completa está disponível no site do Procon-PE: https://www.procon.pe.gov.br/

Foto: Divulgação/Procon-PE

Prefeitura do Recife doa 1,5 mil colchões, kits de higiene pessoal e de limpeza para vítimas das enchentes no Rio Grande do SulS

Prefeitura do Recife doa 1,5 mil colchões, kits de higiene pessoal 
Imprensa PCR 

A Azul Linhas Aéreas fará gratuitamente o transporte do material, que estava no estoque da PCR e que será reposto prontamente

Em solidariedade às vítimas das intensas chuvas que têm afetado o estado do Rio Grande do Sul, o prefeito João Campos, anunciou neste domingo (05) a doação da Prefeitura do Recife de 500 colchões, 500 kits de higiene pessoal e 500 kits de limpeza. O material vai auxiliar as pessoas que estão desabrigadas em Porto Alegre. “Liguei  há pouco para o prefeito Sebastião Melo, colocando a nossa cidade à disposição para ajudar naquilo que for necessário. E quero aqui agradecer à Azul Linhas Aéreas, que fará o transporte desse material gratuitamente. O momento é de união”, afirmou João.

O gestor também fez questão de esclarecer que os itens enviados estavam no estoque da PCR e serão repostos imediatamente. Por outro lado, a doação deve servir para amenizar um pouco os desafios enfrentados pelos gaúchos durante esse período emergencial. Mais do que a própria carga remetida em si, a ação solidária demonstra o espírito de colaboração entre os municípios brasileiros diante de desastres naturais.

As fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril e se intensificaram no dia 29 causaram um imenso estrago em muitos municípios do Rio Grande do Sul. O último relatório da Defesa Civil estadual, emitido às 12h de hoje, aponta que 334 cidades foram impactadas, 16.609 pessoas estão em abrigos, 88.019 estão desalojados. Além disso, 75 óbitos já foram confirmados e 103 estão desaparecidos.

 
Flickr da PCR: