Ação de Governo: Prefeitura do Recife entrega Praça Maciel Pinheiro requalificada

04/05/24
Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br
A gestão municipal também realizou, neste sábado (04), mais uma edição do “Viva o Centro” e  inaugurou a primeira Rota Histórico-cultural
A Prefeitura do Recife entregou, neste sábado (04), a requalificação de mais um importante espaço público da cidade, dentro do Programa Tá Aprumado Praças. A Praça Maciel Pinheiro, situada no Centro da cidade, recebeu intervenções por parte da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que fazem parte do programa lançado em agosto do ano passado, e que vai destinar R$ 60 milhões para revitalizar 120 espaços públicos do Recife, com o intuito de elevar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer o senso de comunidade.

“A Praça Marciel Pinheiro está totalmente reformada, com quase R$ 500 mil investidos. Lembrando que a gente tem uma ação de recuperação de jardins e praças na cidade inteira, um específico para as áreas que foram projetadas por Burle Marx e que são tombadas, a exemplo dessa. Além da recuperação urbanística que estamos fazendo, haverá também uma equipe permanente da Guarda Civil e da ação social da prefeitura. Aqui era uma área que estava muito vulnerável, crítica, com pessoas em situação de rua e a gente tem vários serviços que vão estar aqui presentes para poder direcionar cada pessoa para o serviço adequado. Nosso objetivo é poder preservar esse local como ele foi concebido e continuar fortalecendo o comércio da região”, afirmou o prefeito João Campos durante a inauguração do equipamento.

A Praça Maciel Pinheiro faz parte do conjunto de quinze jardins históricos que possuem projeto paisagístico de Burle Marx. As ações realizadas no equipamento fazem parte do plano de requalificação desses quinze jardins históricos. O principal objetivo das ações, desenvolvidas com a consultoria do Laboratório da Paisagem da UFPE, é valorizar (e, quando possível, retomar) as propostas arquitetônicas e paisagísticas dos projetos originais de Burle Marx que foram perdidas ou descaracterizadas ao longo das décadas.

O projeto paisagístico de 2024 propõe espécies arbustivas e forrações coloridas e com flores – ixoras nos canteiros que envolvem o chafariz central, crinos com flores brancas e zebrina roxa nos dois canteiros maiores. No local ainda é possível encontrar as palmeiras tamareira-de-jardim (Phoenix roebelenii O’Brien) e sabal (Sabal palmetto), além dos ipê-roxos (Handroanthus heptaphyllus) e amendoeiras (Terminalia catappa) que emolduram a praça. A requalificação também incluiu a limpeza e recuperação dos postes, do piso em pedra itacolomy, das bordas dos canteiros em pedra maciça, dos bancos de maneira tipo “veneziano” e dos monumentos – o chafariz histórico, obra do artista Antônio Moreira Ratto; a escultura de Clarice Lispector, pertencente ao Circuito da Poesia, e o painel de cerâmica com frase do poeta recifense Eugênio Coimbra Júnior.

Viva o Centro e Rota Histórico-Cultural – Após a inauguração da requalificação da Praça Maciel Pinheiro, o prefeito João Campos também prestigiou o “Viva o Centro”, que leva ações gratuitas de cultura, esportes, lazer e serviços à população, simultaneamente nas ruas Imperatriz e Nova e na Ponte da Boa Vista. A proposta é mobilizar a população a ocupar e vivenciar esses locais, tradicionais endereços comerciais da cidade. A iniciativa ofereceu serviços como emissão gratuita de RG, CPF e certidão de nascimento, 80 vagas para mamografia, vacinação, recreação, dentre outros. A ativação é uma ação da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo.

Em seguida, o prefeito inaugurou o trecho da primeira Rota Histórico-cultural da cidade. Nessa primeira etapa serão 3 km, de um total de 8 quilômetros, percorrendo e sinalizando monumentos históricos e culturais, iniciando pela Praça do Diário, Pátio do Carmo, Pátio de São Pedro, Mercado de São José e Pátio do Livramento. A rota é composta por placas de sinalização e mobiliário urbano, levando o caminhante por um percurso repleto de monumentos, igrejas, pontes e marcos históricos. Além da Rota, será inaugurado o Projeto Lugares Afetivos, que marca pontos emblemáticos do Centro do Recife que resgatem a memória afetiva das pessoas.

De acordo com a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a Rota Histórico-Cultural interliga pontos históricos de grande expressão artística, cultural e histórica dos Bairros do Recife, Santo Antônio e São José.  “Essa sinalização é uma grande oportunidade de turistas e cidadãos conhecerem mais o sítio histórico do Recife e sua rica cultura e tradição”.

Fotos: Hélia Scheppa/ Prefeitura do Recife

Mais de 90 pacientes estão à espera de vagas em UTIs pediátricas e neonatais em Pernambuco

Por Cinthya Leite E Equipe
http://blogfolhadosertao.com.br

A procura dos leitos tem crescido, pois houve um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em bebês e crianças

 

A procura dos leitos tem crescido, pois houve um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em bebês e crianças em todo o Estado.

“Sabemos que as crianças que aguardam leito hoje são as que tiveram indicação médica de leito UTI e elas variam em gravidade. Algumas estão necessitando de ventilação mecânica, outras estão respirando espontaneamente e inclusive essa fila tem sido diariamente avaliada e acompanhada por especialistas no sentido de atender prioritariamente aquelas crianças de maior gravidade ou aquelas que estejam em unidades de menor complexidade”, disse a secretária.

O decreto estadual foi publicado no Diário Oficial do dia 26 de abril e tem a validade de 90 dias, até 24 de julho, podendo ser prorrogado.

“O governo do Estado, além de ter aberto 130 leitos no ano passado, esse ano de um mês para cá nós já abrimos 140 leitos e seguimos abrindo onde for possível com uma dificuldade enorme nesse período de se conseguir equipes dentro da atenção da criança, equipes de pediatras para abrir novas unidades. Reforçamos as unidades as UPAS 24 horas, então hoje a gente tem um reforço nos recursos humanos das UPAS 24 horas, onde essas crianças aguardam em fila, muitas vezes em salas vermelhas já com toda a estrutura que se tem dentro de uma terapia intensiva, para que a gente possa acompanhar da melhor forma e evitar o agravamento dos quadros”, afirmou Zilda.

Paciência nesta hora : Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

04/05/24
Agência Brasil
http://blogfolhadosertao.com.br

O governo federal decidiu, nesta sexta-feira (3), adiar em todo o país a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O certame, o maior a ser realizado no Brasil, estava marcado para domingo (5).

O anúncio oficial do adiamento foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta

“A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul. O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos”, disse a ministra. “A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova”, acrescentou.

Mais cedo, o ministro Paulo Pimenta havia informado que o governo avaliava um possível adiamento das provas no Rio Grande do Sul. No estado, são 86 mil candidatos inscritos para fazerem a prova em dez cidades gaúchas.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Enchentes

Boletim da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta sexta-feira contabiliza 31 mortes em decorrência das chuvas em todo o estado. Há ainda 74 pessoas desaparecidas e 56 feridos.

Até o momento, 235 municípios foram afetados pelos temporais, totalizando 351.639 pessoas afetadas. Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165, em abrigos. Os números, de acordo com o governador Eduardo Leite, devem subir ao longo dos próximos dias.

Saúde: Pernambuco tem filas de espera nas UTIs devido ao aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave

04/05/24
Por: Aimé Kyrillos
http://blogfolhadosertao.com.br

 

A Secretaria Estadual de Saúde abriu mais 130 leitos em diversas regiões do estado para controlar a situação e atender os casos mais graves
copy sharing button
sharethis sharing button
No último mês foram disponibilizados mais 130 leitos que se somam aos 140 já disponíveis para reverter o cenário e atender à demanda (Foto: Marina Torres/DP Foto)
No último mês foram disponibilizados mais 130 leitos que se somam aos 140 já disponíveis para reverter o cenário e atender à demanda (Foto: Marina Torres/DP Foto)
As emergências de saúde do estado de Pernambuco estão com superlotação e com filas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por causa da alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), principalmente nas emergências pediátricas. A Srag resulta em um comprometimento da função respiratória que leva, na maioria das vezes, à hospitalização.
Apesar de todos os esforços do Governo do Estado, as unidades de saúde estão com alta demanda e não há leitos disponíveis para atender a todas as pessoas diagnosticadas, o que preocupa as equipes de saúde de Pernambuco.
De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (SES), só no último mês foram disponibilizados mais 130 leitos que se somam aos 140 já disponíveis para reverter o cenário e atender à demanda.
“É um período sazonal de aumento dos casos de síndrome respiratória aguda, que é o Srag, especialmente na pediatria, então, a gente precisa lembrar que é um período já esperado e que, por isso, nós, do governo do Estado de Pernambuco, em fevereiro, já de forma antecipada, lançamos um plano de contingência com uma série de medidas, para combater as arboviroses em geral”, explica a secretária de Saúde Zilda Cavalcanti em entrevista concedida ao Diario de Pernambuco.
Ainda de acordo com a titular da pasta, diversas medidas já foram tomadas pela secretaria, como o aumento no número de leitos e reforço nas unidades de saúde.
“A gente colocou em prática as ações que a gente já iria fazer, entre elas o reforço das UPAs de 24 horas, recursos humanos, insumos, inclusive com um gasto de cerca de R$ 1,5 milhão mensais só de reforço das UPAs. A gente abriu 140 leitos de um mês para cá, somando aos cerca de 130 que a gente abriu ano passado. Estamos com pediatras 24 horas de plantão no teleatendimento”, completa.
De acordo com a gestora, os médicos pediatras que estão de plantão possuem  a função de orientar outros profissionais da saúde que atendem crianças. Além disso, um fluxograma de atendimento foi elaborado para realização das teleconsultas, que serão feitas por profissionais capacitados pela SES. Até o momento, 500 médicos já passaram pelos cursos de capacitação.
“A gente tem se empenhado em várias frentes para atender melhor os pacientes. Temos feito uma análise criteriosa todos os dias da fila de espera, tentando priorizar aqueles casos mais graves. Essa fila oscila, é uma fila que é dinâmica porque, à medida que vão surgindo novos leitos, sai uma criança de alta de um leito de UTI e entra outra”, explica Zilda Cavalcanti, que destacou que há cerca de 90 crianças na fila de espera.
“A fila de adultos também está grande, mas ela também tem um comportamento cíclico durante o dia.  O que a gente sabe é que, por exemplo, boa parte dessas crianças e adultos não são diferentes, elas estão em unidades de sala vermelha, tanto de UPAs quanto de hospitais, e as salas vermelhas conseguem dar uma assistência semelhante a uma terapia intensiva, enquanto se aguarda em fila de espera”, complementa a gestora.
Diante da busca por soluções, a Secretaria de Saúde tem esbarrado em alguns desafios, como a falta de estrutura das unidades de saúde para receber novos leitos e a falta de profissionais especializados que possam atender os pacientes diagnosticados com  Srag.
“O que a gente sabe é que a partir do final de maio provavelmente vai começar a haver um decréscimo e os casos vão começar a reduzir. Não existe uma possibilidade de dar uma data exata, mas as expectativas dos epidemiologistas é que siga ainda aumentando o número de casos até agora, até o final de maio, e em seguida começa a decrescer essa curva e ir reduzindo”, ressalta a secretária.
Outro desafio é a mobilização da população para vacinar as crianças e seguir as orientações da Secretaria de Saúde, como evitar aglomerações e não levar bebês recém nascidos em locais movimentados, entre eles shoppings, restaurantes e festas.
“Vacinar contra a gripe é muito importante. Criança gripada não deve ir para a escola nem para a creche porque transmite para outras crianças. Deve ter proteção com a via respiratória, especialmente se estiver gripado. Então é bom botar máscara e lavar as mãos. Criança pequena não pode ter contato com adulto gripado, porque senão vai pegar gripe. Evitar aglomerações, especialmente aquelas crianças menores de dois anos que estão mais dispostas a gravar os quadros”, recomenda Zilda Cavalcanti.
Plano de contingência
Em fevereiro deste ano, Pernambuco realizou um plano de contingenciamento com várias diretrizes a serem adotadas para prevenir as arboviroses e tentar diminuir os impactos na rede de saúde pública.
O objetivo do plano foi determinar ações para garantir a rápida detecção e resposta aos casos, surtos ou epidemias decorrentes da circulação dos vírus respiratórios. O governo anunciou, por exemplo, a criação de um protocolo de atendimento estadual.
A ideia é estabelecer as ações para a detecção e resposta ao surto e epidemia decorrente da circulação desses vírus respiratórios na infância durante exatamente esse período sazonal.
Mesmo com o plano de contingência, Pernambuco decretou estado de emergência por conta do alto índice de ocupação dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica devido ao crescimento no número de casos de Srag.

Governo de Pernambuco amplia abastecimento de água no Grande Recife com obras em Recife, Olinda e Paulista

04/05/24

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Ações beneficiarão 240 mil pessoas nas cidades do Recife, Olinda e Paulista
Miniatura do anexoMiniatura do anexoMiniatura do anexoMiniatura do anexo
O Governo de Pernambuco, através da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), retomou as obras do programa de perfuração de poços que vai ampliar a oferta de água na Região Metropolitana do Recife, beneficiando 240 mil pessoas nas cidades do Recife, Olinda e Paulista. A Companhia executa agora as intervenções civis e mecânicas para funcionamento de 14 equipamentos já perfurados nos três municípios. As intervenções também envolvem a implantação de adutoras e manutenção das áreas dos reservatórios que receberão o volume de água captado nos poços, a infraestrutura necessária para operação. As ações fazem parte do pacote de investimentos de R$ 52 milhões anunciado em março pela gestora para aumentar a oferta de água na RMR.
“Ampliar o abastecimento de água por todo o Estado foi um dos compromissos que assumimos desde o início da gestão. E além de beneficiar o interior do Estado com obras estruturantes, também direcionamos investimentos para a Região Metropolitana do Recife. Ao retomarmos as obras destes poços, por exemplo, estamos diminuindo a necessidade de rodízio, garantindo que a água chegue na torneira da população e beneficiando milhares de pessoas que vivem no Recife, em Olinda e em Paulista”, disse a governadora Raquel Lyra. Os equipamentos entram em funcionamento até dezembro deste ano e o incremento esperado é de 402 litros de água por segundo para as três cidades.
No Recife, seis poços atenderão as áreas críticas de abastecimento da Zona Norte da cidade. Serão dois poços para Dois Irmãos/Córrego da Fortuna, com a expectativa de eliminação do rodízio de abastecimento para a população das áreas, e um novo equipamento no bairro de Dois Unidos para melhorar a oferta de água na localidade e garantir o cumprimento do calendário de distribuição. 
Outros três poços também vão assegurar mais água para o Alto José Bonifácio, que atualmente recebe intervenções para construção de uma adutora que vai transportar água para o reservatório do bairro e uma estação elevatória de água (sistema de bombeamento). Com a conclusão dos serviços, a expectativa é a redução do racionamento e também cumprimento do calendário na área. O incremento previsto com a conclusão dos seis poços do Recife é de 97 litros de água por segundo para o sistema de abastecimento da capital. 
“Nos próximos meses vamos concluir as obras civis dos poços da Zona Norte do Recife e iniciar a operação desses equipamentos, garantindo um reforço importante de quase 100 litros de água por segundo para o sistema de abastecimento da cidade. Serão 50 mil pessoas beneficiadas com mais água, especialmente nas áreas de morro da capital, onde é grande a demanda por mais água”, afirmou o presidente da Compesa, Alex Campos.
Em Olinda, três poços também vão entrar em operação ainda neste ano. Serão dois equipamentos para atendimento dos bairros de Jardim Brasil I e II, parte do bairro de Peixinhos e Vila Popular, com perspectiva de redução de quatro dias no calendário de abastecimento, que hoje é de um dia com água e sete dias sem. Um terceiro poço atenderá parte do bairro de Ouro Preto e a expectativa é a redução em dois dias no regime de abastecimento, que atualmente é de 1 x 5. 
No município de Paulista, cinco poços vão entrar em operação, sendo dois no bairro de Pau Amarelo, um em Nossa Senhora do Ó, um em Maranguape I/Jardim Maranguape e mais um em Maranguape II.
Foto: Aluísio Moreira/Compesa.

 

Governo Federal proíbe grupos freligiosos de tentarem converter detentos em presídio

04/05/24

Portal de Prefeitura

http://blogfolhadosertao.com.br

A resolução também veda a cobrança de contribuições financeiras, como dízimos, aos presos.
Governo proíbe grupos religiosos tentarem a conversão dos presos. Foto: Divulgação
 
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), vinculado ao Ministério da Justiça do Governo Federal, aprovou uma resolução que visa fortalecer a liberdade religiosa nos presídios brasileiros e proíbe a cobrança de contribuições financeiras, como dízimos, aos detentos.

A norma do governo foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 29 de abril.

A medida tem como objetivo criar um ambiente de respeito e tolerância entre as diferentes crenças dentro do sistema penitenciário do Brasil.

A resolução também proíbe qualquer tentativa de converter detentos a uma religião diferente da que professam ou de mudar a opinião dos presos sem religião que não adotam uma crença específica. O ato visa garantir que suas visitas tenham como objetivo oferecer assistência sócio-espiritual.

A base legal para esta resolução encontra respaldo na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, que assegura o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião, bem como na Constituição Federal do Brasil, que proíbe qualquer aliança entre o Estado e instituições religiosas.

Por: Everthon Santos

Sport vence Coritiba  e assume liderança isolada da Série B

04/05/24

Marcos Leandro

http://blogfolhdosertao.com.br

Mesmo jogando fora de casa, no estádio Couto Pereira, o Leão derrotou o Coritiba por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (3) pela 3ª rodada, gol de Gustavo Coutinho

 

<i>(Foto: Vinicius do Prado/Sport)</i>

O Sport segue com 100% de aproveitamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando fora de casa, no estádio Couto Pereira, o Leão derrotou o Coritiba por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (3) pela 3ª rodada, gol de Gustavo Coutinho, após belo cruzamento de Lucas Lima.

O rubro-negro assumiu a liderança isolada, com 9 pontos – três vitórias em três jogos. A rodada só será finalizada na terça-feira. Santos, Chapecoense e Operário foram os times que venceram dois jogos até agora e também podem chegar aos nove pontos nessa 3ª rodada.
O JOGO
Se a dúvida durante a semana era se Mariano Soso iria promover o retorno de Alan Ruiz, recuperado de lesão, ou deixar Titi Ortiz como titular, o treinador não fez uma coisa nem outra. Barletta foi o escolhido para jogar ao lado de Lucas Lima, Romarinho e Gustavo Coutinho.
Mas a primeira boa chegada foi do Coritiba. Aos três minutos, Sebástian Gomez chutou de fora da área, obrigando Caíque França a se esticar todo para fazer a defesa. Porém, foi do Leão o bote certeiro. Lucas Lima cruzou da esquerda e Gustavo Coutinho cabeceou para o fundo da rede. Sport 1 a 0, aos 20 minutos.
<i>(Foto: Vinicius do Prado/Sport)</i>
O técnico Guto Ferreira, que já passou com sucesso pela Ilha do Retiro (subiu para a Série A em 2019), não esperou muito e mexeu no time aos 29 minutos. O volante Bernardo foi substituído pelo atacante Lucas Ronier, de apenas 19 anos.
A alteração fez o Coxa aumentar seu volume de jogo ofensivo, principalmente pelo lado direito. Tanto que  aos 42, após lançamento de Ronier, Matheus Frizzo invadiu a área e tocou na saída de Caíque França. Para a sorte do Leão, o gol foi invalidado por impedimento.
A última chance da primeira etapa também foi dos paranaenses. Figueiredo bateu falta e Matheus Frizzo, sozinho, desviou para fora.
Pressionado, Guto Ferreira voltou para o segundo tempo com mais duas mudanças. No ataque, Wesley Pomba entrou no lugar de Figueiredo. Na lateral-esquerda, Rodrigo Gelado substituiu Jamerson. Mariano Soso também voltou com duas novidades: Rosales na vaga de Pedro Lima e Alan Ruiz na vaga de Romarinho.
O Coxa voltou assustando mais a defesa do Leão. Aos 12, Gelado recebeu livre na área, mas bateu por cima. Cinco minutos depois, Ronier arriscou e a bola passou raspando a trave de Caíque França.
Foi aí que Soso fez mais duas mudanças: Chico e Vinícius Faria entraram nos lugares de Barletta e Lucas Lima.  O Sport, enfim, chegou na meta do Coritiba aos 30, mas Alan Ruiz chutou em cima da zaga. O Coritiba pressionou até o final, mas os pernambucanos seguraram uma importante vitória.
O Sport volta a campo no sábado (11) contra o Brusque na Arena de PE.

 

 

FICHA DO JOGO – Coritiba 0x1 Sport
CORITIBA: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Morelli (Brandão), Bernardo (Lucas Ronier), Sebastian Gómez (Geovane Meurer) e Matheus Frizzo; Figueiredo (Wesley Pomba) e Leandro Damião. Técnico: Guto Ferreira.
 
SPORT: Caíque França; Pedro Lima (Rosales), Rafael Thyere, Luciano Castan e Felipinho; Felipe, Fabrício Domínguez e Lucas Lima (Vinícius Faria); Barletta (Chico), Romarinho (Alan Ruiz) e Gustavo Coutinho (Fábio Matheus). Técnico: Mariano Soso.
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Leandro Matos Feitosa e Leandro Aires Cossette (ambos de SP)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Gol: Gustavo Coutinho aos 20 do 1º tempo
Amarelos: Natanael, Bruno Melo e Wesley Pomba (COR); Caíque França, Pedro Lima, Luciano Castán, Felipinho e Gustavo Coutinho.

Finep apresenta oportunidades de financiamento para empresas em Petrolina

04/0/24

Por Class Comunicação & Marketing

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Visualização da imagem

Um evento para impulsionar a ciência, tecnologia e inovação, além da criação de oportunidades de financiamento para empresas de Petrolina. Este é o Finep Day, que o SENAI Petrolina vai receber no próximo dia 16, às 9h.

O evento, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e a FIEPE, vai apresentar as chamadas públicas do Finep Mais Inovação, bem como as linhas de financiamento para crédito e programas de investimento da Finep Mais.

Na primeira parte da programação, estarão no foco do Finep Day empresas em parceria com ICTs: energias renováveis, bioeconomia, cadeias agroindustriais renováveis, mobilidade urbana, resíduos, saneamento e moradia, tecnologias digitais, semicondutores e aviação sustentável. No segundo momento, serão apresentadas as linhas de financiamento.

Segundo estimativas do Finep Day, um total de R$ 500 milhões em investimentos estão disponíveis em crédito, numa parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com o Banco do Nordeste por meio do InovaCred. Este montante pode chegar aos R$ 41 bilhões até 2026. A aplicação dos recursos deve focar nos temas prioritários da nova indústria do Brasil, como inteligência artificial, combustíveis sustentáveis, hidrogênio de baixa emissão de carbono, sementes sintéticas para cana-de-açúcar, entre outros.

De acordo com o diretor de inovação e tecnologia do SENAI- PE, Oziel Alves, o Finep Day chega a Petrolina para fomentar a competitividade e a inovação nas empresas do Vale do São Francisco. “O evento tem o objetivo de estabelecer uma ponte entre os recursos oferecidos pela Finep e os empreendedores que desejam investir em seus negócios, visando melhorar seus processos produtivos, ampliar ganhos e reduzir custos”, pontua.

 

As inscrições podem ser realizadas pelo Sympla por meio do link: https://www.sympla.com.br/finep-day-petrolina__2446501

 

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

 

Consórcio Nordeste preta ajuda às vítimas da cheia no Rio Grande do Sul

04/05/24

Ascom

htpp://blogfolhadosrtao.com.br

 

 

O Consórcio Nordeste, coalização formada pelos nove estados da região, se mobiliza para envio de brigadistas e EPI’s para as áreas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Em ato solidário e, a partir de uma força tarefa conjunta, todos os estados do Nordeste se unem em auxílio humanitário ao estado gaúcho neste momento.

Nessa quinta-feira (2), o Governo da Bahia enviou 22 bombeiros militares, uma equipe médica e EPI’s para as regiões afetadas. Hoje, os nove governos do Nordeste deixam seus efetivos à disposição do Governo do Rio Grande do Sul para que juntos possamos combater os efeitos deste desastre natural que atinge nossos irmãos gaúchos.

Em atualização às 17h56 temos os seguintes números à disposição do Rio Grande do Sul:

BAHIA – Já in loco

CBM/BA 

– 22 Bombeiros militares

– 01 Médico

– 01 Enfermeira

– EPI’s (luvas, roupa de saneamento, neoprene, colchão pneumático, motoabrasivo, cordas, material de sapa e entre outros.)

CEARÁ

CBM/CE 

– 02 Viaturas tipo AS

– ⁠01 Embarcação inflável

– ⁠01 Embarcação de alumínio

– ⁠02 Equipes de salvamento

– ⁠02 Binômios certificados em restos mortais

– ⁠01 Viatura do CBCães

PARAÍBA

CBM/PB

– 02 Viaturas tipo ABS

– ⁠02 Embarcações infláveis

– ⁠02 Equipes de salvamento

– ⁠02 Binômios certificados em restos mortais

– ⁠02 Viaturas de canil

RIO GRANDE DO NORTE

CBM/RN

– 06 Bombeiros militares especialistas em operações com embarcações

– 02 Pickups

– 02 Embarcações completas

SERGIPE

CBM/SE

– 02 Viaturas Tipo Pick-Up

– 02 Botes Infláveis

– 01 Equipe de Salvamento

– 02 Binômios