VAGAS DE EMPREGO: MRV tem oportunidades no setor comercial para estudantes universitários em Pernambuco

03/05/24
JC360
http://blogfolhadosertao.com.br

Construtora busca fortalecer vínculos com acadêmicos para oportunidades de contratação durante a graduação, facilitando a transição para o mercado de trabalho

Para os universitários, especialmente os prestes a se formar, a transição para o mercado de trabalho é cheia de incertezas. O término dos estudos, a necessidade de garantir uma renda e a ansiedade de começar na carreira profissional marcam essa fase de mudança na vida dos jovens brasileiros.

De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, a maioria dos estudantes consegue um emprego em até um ano após se formar. Esse período é desafiador, mas também traz diversas oportunidades.

MRV, empresa do grupo MRV&CO, tem buscado estreitar laços e estabelecer parcerias com instituições de ensino superior, visando servir como uma ponte entre os estudantes e o mercado de trabalho.

“O mercado está cada vez mais exigente para que as entregas ao cliente final tenham alto padrão de qualidade. Mas entendemos que precisamos contribuir para preparar esses estudantes que estão no último ano de graduação”, destaca Alice Moreira, analista comercial de RH da MRV.

Paulo Suassuna/Ginga Filmes
A MRV possui stands de vendas em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Maranguape, em Paulista, e no Bairro de Indianópolis, em Caruaru – Paulo Suassuna/Ginga Filmes

A construtora está empenhada em facilitar essa transição e reservou vagas especialmente para esse público. Atualmente, estão abertas quatro vagas para cargos gerenciais e uma vaga para supervisão.

“Nós queremos mostrar que é possível você sair da universidade e ingressar em uma grande empresa e ter, além da contratação, um plano de transição carreira estruturado”, comenta Bruno Malheiros, gestor Comercial da MRV em Pernambuco.

Como se inscrever?

Para concorrer a uma das vagas, não é exigida experiência, e a pessoa interessada pode estar cursando cursos como engenharias, administração, marketing e publicidade e propaganda.

Das vagas disponíveis, duas são para gerente de vendas em Jaboatão dos Guararapes, uma em Caruaru e outra para atuação em todo o Grande Recife. Além disso, há uma oportunidade para gerente de Trade Marketing em Pernambuco, com sede em Jaboatão dos Guararapes.

Os interessados devem enviar seus currículos para o e-mail alice.valeria@mrv.com.br até 31 de maio.

Desenvolvimento profissional

“Com a contratação, oferecemos toda a imersão na empresa, com orientações gerais de processo, cultura e os caminhos para o bom desempenho. Acreditamos que a formação aqui complementa as habilidades do estudante e amplia suas perspectivas de futuro”, afirma o gestor Comercial.

Formado em Engenharia Civil, Bruno Malheiros iniciou sua carreira na empresa como gerente de vendas em 2020 e, em três anos, alcançou o cargo de gestor comercial local.

“A empresa viu que eu tinha potencial e, apesar de não ter conhecimento do mercado imobiliário, me deu uma chance”, relembra. Em cada etapa de sua jornada na empresa, Bruno recebeu treinamento e orientação.

Paulo Suassuna/Ginga Filmes
Bruno Malheiros, gestor Comercial da MRV em Pernambuco – Paulo Suassuna/Ginga Filmes

“Tive toda uma estrutura que permitiu meu desenvolvimento. Aprendi em processos, relacionamentos, mercado imobiliário, gestão, liderança, entre outras frentes, e fui destaque nos rankings nacionais da MRV. Olho para trás e vejo que o resultado desse sucesso foi a soma da minha vontade de aprender com a cultura da empresa”, conta.

MRV

A MRV possui stands de vendas em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Maranguape, em Paulista, e no Bairro de Indianópolis, em Caruaru, além de ter lançado mais de 13.700 unidades e entregue mais de 10.500 chaves. Nas cidades onde atua em Pernambuco, uma em cada cem pessoas mora em uma unidade da MRV.

MRV&CO é uma plataforma de soluções habitacionais composta por cinco empresas que visam oferecer as melhores opções de moradia adaptadas às necessidades de seus clientes. Seja através da aquisição de apartamentos prontos ou na planta pela MRV ou pela Sensia, pela compra de terrenos em loteamentos urbanizados pela Urba, ou mesmo pelo aluguel de imóveis oferecidos pela startup Luggo, de forma totalmente digital e sem burocracia.

O grupo atua em diversos segmentos do mercado imobiliário, trazendo propostas distintas e complementares para o mercado nacional. A plataforma habitacional se completa com a empresa Resia, voltada para o mercado de moradia nos Estados Unidos, promovendo o intercâmbio de tecnologias e consolidando o grupo internacionalmente.

 

Em Caruaru, Raquel Lyra abre Feirão de Empregos e entrega mais uma Casa do Trabalhador e Centro de Qualificação da Mulher

03/05/24

Em Caruaru, Raquel Lyra abre Feirão de Empregos e entrega mais uma Casa do Trabalhador e Centro de Qualificação da Mulher

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
 A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta quinta-feira (2), mais uma Casa do Trabalhador em Pernambuco, desta vez no município de Caruaru, no Agreste Central. O espaço, o segundo deste tipo do Estado, também conta uma unidade do Centro de Qualificação da Mulher. Ainda durante sua passagem pela Capital do Agreste, a chefe do Executivo abriu o Feirão de Empregos promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe).
 
O terceiro mês de 2024 foi de saldo positivo de empregos em Pernambuco, com 1.364 novas carteiras assinadas. É a primeira vez em que o número de admissões no estado supera o de demissões, no mês de março, desde que as estatísticas do emprego formal começaram a ser medidas pelo Novo Caged, em 2020. “Nosso time tem trabalhado fortemente para garantir que Pernambuco possa ser um Estado muito melhor para empreender e gerar emprego e renda para o nosso povo. Neste contexto, Caruaru comemora ser a cidade do interior que mais gerou oportunidades. Sabemos da importância de espaços como esses, que serão a porta de acesso para que a população pernambucana possa ingressar no mercado de trabalho”, destacou Raquel Lyra.
 
A Casa do Trabalhador é uma reestruturação da tradicional Agência do Trabalho, promovida pela parceria entre os governos estadual e federal. A iniciativa pretende ampliar e modernizar o funcionamento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em todo o Brasil. Em Pernambuco, a unidade central, no Recife, foi a primeira do país a passar pela renovação. “Sabemos que, em Pernambuco, cada município tem uma realidade econômica diferente. Juntos, vamos conseguir interiorizar, dialogar e replicar essas ações”, ressaltou a superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco, Patrícia Anjos.
 
A Casa do Trabalhador ofertará consulta e encaminhamento para vagas de emprego, habilitação ao Seguro Desemprego; apoio psicológico com foco na orientação profissional; ilha digital; laboratório de informática, brinquedoteca; e Cabide Solidário (doação de roupas adequadas para participação em entrevistas de emprego). O espaço fica localizado na Rua Floriano Peixoto, 147, Centro, Caruaru, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
 
A deputada estadual Débora Almeida, reconheceu o esforço do Governo do Estado em interiorizar serviços como estes. “É gratificante ver as ações do Governo de Pernambuco chegando no interior. Hoje nós temos uma gestão que olha para todas as regiões sem distinção, distribuindo o desenvolvimento do nosso Estado para todos”, observou a parlamentar.
 
De acordo com a titular da Sedepe, Amanda Aires, o equipamento tem o objetivo de trazer dignidade, justiça e inclusão social por meio do trabalho, em um mês tão representativo, no qual se celebra o Dia do Trabalhador. “O equipamento dispõe de um melhor ambiente para que os trabalhadores se sintam acolhidos nessa busca pelo emprego”, ressaltou a secretária.
 
Instalado dentro da Casa do Trabalhador, o Centro de Qualificação da Mulher tem o objetivo de proporcionar formação sociopolítica, técnica e empreendedora. Lá, serão ofertados cursos de capacitação em temáticas alinhadas à necessidade do mercado de trabalho e conforme a vocação econômica local, que abordarão desde o desenvolvimento das habilidades comportamentais às competências técnicas. O cronograma de capacitações da unidade Caruaru será divulgado periodicamente no site www.sedepe.pe.gov.br, com início da programação previsto para a segunda quinzena do mês de maio.
 
Presente nas agendas, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, enfatizou a importância da chegada do espaço em um momento de festividade na cidade. “O São João chega trazendo milhares de empregos temporários para o nosso povo. É uma culminância dentro de um processo que não começou hoje, mas está ainda mais firme com a parceria com o Governo do Estado no fomento, na criação e geração de emprego e renda”, pontuou o gestor.
 
FEIRÃO DE EMPREGOS — O Feirão contou com a participação de 24 empresas ofertando oportunidades em diversas áreas. Foram disponibilizadas 600 vagas para que a população de diversos municípios pudessem ir em busca de uma colocação no mercado de trabalho. 
 
Diane Bruna, de 37 anos, mora na cidade de Lagoa dos Gatos e foi ao Feirão em busca do primeiro emprego de carteira assinada. ”Eu já consegui trabalhos informais, mas nunca formal. Espero sair daqui hoje com um emprego e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, concluiu a pernambucana.
 
Também acompanharam as agendas o deputado estadual Joãozinho Tenório; os prefeitos Fábio Aragão (Santa Cruz do Capibaribe) e Dió Filho (Riacho das Almas), os secretários coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Mariana Melo (Mulher); além do presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta; e os vereadores Izaac da Saúde, Aline Nascimento, Nelson Diniz e Lula Tôrres.
 
Fotos: Miva Filho/ Secom

Secretaria de Cultura se reúne em imersão na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

03/04/24

Ascom Cultura PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

No começo desta semana, o corpo técnico da Secretaria de Cultura de Pernambuco se reuniu na Imersão PNAB, para discussão e proposição da execução estadual da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que garantirá investimentos anuais na cultura pernambucana até 2027. Na ocasião, os colaboradores das diversas áreas da instituição pôde discutir propostas de editais, programas, metas, assim como os caminhos para que os investimentos sejam ainda mais democráticos e descentralizados.

A imersão foi realizada no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco nos últimos dias 29 e 30 de abril. O encontro contou com a presença da secretária de Cultura, Cacau de Paula, e da secretária executiva de Cultura, Yasmim Neves. Para a construção das propostas, foram analisados dados do Observatório de Indicadores Culturais e do Mapa Cultural de Pernambuco, assim como as sugestões da sociedade civil e de gestores dadas nas escutas públicas realizadas nos últimos meses.

“Esse momento é muito importante estarmos reunidos enquanto Secretaria para pensar as políticas públicas do estado. Sabemos o quanto o setor espera a PNAB, construída de uma forma que perdure por cinco anos de forma contínua. Fazemos questão de ter esse momento, estamos muito felizes de ter esse encontro, um momento de muita responsabilidade. Esperamos que as propostas sejam transformadoras na vida das pessoas que fazem a cultura pernambucana”, declarou a Secretária de Cultura, Cacau de Paula.

A PNAB garantirá investimentos anuais, até 2027, em cultura para as prefeituras e o Governo do Estado. Serão mais de R$ 68 milhões para os municípios e mais de R$ 74 milhões para ser executado pelo Estado.

Prefeito Luiz Aroldo comemora geração de empregos em Águas Belas

03/05/24

Ascom PMAB

http://blogfolhadosertao.com.br

Os dados divulgados pelo Caged na última terça (30/04) trouxe uma grande notícia para a sociedade águas-belense: município registrou novo recorde de empregos com carteira assinada.

Com 301 admissões e saldo de 209 no 1º trimestre/2024, Águas Belas chegou a 2.033 empregos em estoque (profissionais registrados), batendo novo recorde histórico. O município é o quarto com melhor desempenho geral no Agreste Meridional.

Em 2024, Águas Belas ocupa o segundo lugar entre os município com maior desempenho na geração de emprego entre os 26 que compõem a região Agreste, ficando atrás de Garanhuns.

“Isso mostra o quanto o município vem se desenvolvendo nos últimos anos, e eleva nossas expectativas para um futuro ainda mais promissor, tendo em vista grandes investimentos que estão chegando, como o Instituto Federal, que também irá mobilizar no sentindo de atrair novos investimentos”, ressalta o prefeito Luiz Aroldo.(foto)

Raquel Lyra destaca potencial científico e inovador de Pernambuco durante a etapa regional da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação

03/05/24

ImprensaPE

http://blogfolhdosertao.com.br

Raquel Lyra destaca potencial científico e inovador de Pernambuco durante a etapa regional da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
 
Durante participação na etapa Nordeste da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação, a governadora Raquel Lyra ressaltou o potencial de desenvolvimento científico do Estado. A gestora ainda aproveitou a ocasião para anunciar a liberação de R$ 4 milhões para o lançamento de edital sobre energias renováveis pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento é a etapa regional da Conferência, segue até esta sexta-feira (3), e nesta quinta (2) também contou com a presença da ministra titular da pasta, Luciana Santos. A Conferência tem o objetivo de construir coletivamente a estratégia nacional do setor para os próximos dez anos.
 
“Parabenizo o Ministério de Ciência e Tecnologia, comandado pela pernambucana Luciana Santos, por este evento feito em parceria com o Governo do Estado. O mundo enxerga no Nordeste a potencialidade para desenvolver energias renováveis e a nova industrialização. Por isso, precisamos que haja o posicionamento correto para captar essas oportunidades. Estamos garantindo R$ 4 milhões para o lançamento do edital da Facepe sobre energia renovável. Além disso, vamos destinar R$ 10 milhões para o programa Cientista Arretado, que lançaremos em breve, para pesquisadores produzirem inovação no serviço público”, antecipou Raquel Lyra.
 
Pernambuco foi o primeiro estado a receber a Conferência e agora encerra a etapa regional do evento. A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou os recursos que já foram destinados ao estado. “Recebi das mãos da governadora e da secretária Mauricélia um conjunto de investimentos e de pedidos para fortalecer o sistema pernambucano de ciência e tecnologia, que é muito pujante e resolutivo. No ano passado nós conseguimos trazer, só para Pernambuco, R$ 68 milhões em investimentos da Finep para as universidades, para a recuperação e expansão da infraestrutura da ciência e tecnologia em Pernambuco”, apontou.
 
O encontro de hoje reuniu a sociedade civil, empresários e agentes públicos dos nove estados do Nordeste, que elencaram políticas públicas prioritárias para a região nos próximos 10 anos. As escolhas serão apresentadas na etapa nacional da Conferência, que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília, no Distrito Federal.
 
Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, o evento é uma oportunidade de desenvolver o trabalho científico no Estado. “É importante que esta etapa seja realizada aqui para atrairmos mais recursos para cá. Pernambuco é o oitavo estado mais inovador do Brasil, o estado mais inovador do Nordeste, então o nosso potencial é enorme. Estamos unidos para construir políticas públicas mais efetivas que tragam o desenvolvimento justo, econômico e sustentável”, disse.
 
Anunciada durante o evento, a liberação do recurso para o edital que será lançado pela Facepe foi comemorada pela presidente do órgão. “O edital é voltado para a temática de energias renováveis e descarbonização. A ideia é promover ações sinérgicas entre os pesquisadores dos diversos níveis, nos mais diferentes locais de Pernambuco, com base em algumas linhas que são prioritárias para o Estado”, detalhou Fernanda Pimentel.
 
Estiveram presentes no evento a deputada federal Iza Arruda, o secretário estadual Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, além de secretários estaduais de todos os estados do Nordeste.
 
Fotos: Hesíodo Goés/Secom.