Sport vence o Vila Nova e alcança maior invencibilidade dos últimos 11 anos

27/04/24

Por Haim Ferreira

http://blogfolhadosertao.com.br

Sem perder há 13 jogos, Leão chegou a 62 dias sem derrota. É a melhor marca invicta rubro-negra desde 2013

 

<i>(Foto: SANDY JAMES/DP)</i>

O Sport venceu o Vila Nova por 2 a 0, na noite desta sexta-feira (26), na Arena de Pernambuco, pela 2ª rodada da Série B. Com o resultado, o Leão chegou aos seis pontos em duas rodadas, assim como Santos e Operário.

 

  • Adversário do Sport na Copa do Nordeste, Fortaleza muda rota e se recupera no ano
    Adversário do Sport na Copa do Nordeste, Fortaleza muda rota e se recupera no ano

Os gols rubro-negros foram marcados por Rafael Thyere e Gustavo Coutinho, um em cada tempo. O time do técnico Mariano Soso agora chega a 13 jogos de invencibilidade, a maior marca da atualidade no Brasil. Há 62 dias sem perder, esta é a melhor sequência dos últimos 11 anos, atrás apenas da campanha de 2013 (67 dias). Confira o ranking completo feito pelo Diario de Pernambuco.Como se os números já não fossem relevantes, os pernambucanos mantiveram o tabu de duas décadas sem perder para o Tigre. Já são 14 anos sem levar sequer um gol dos goianos.

Sem tempo para perder, o Leão agora vira a chave e passa a focar na Copa do Brasil. Na próxima terça-feira (30), os rubro-negros têm duelo duro diante do Atlético-MG, pelo jogo de ida da 3ª fase, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Os pernambucanos só voltam a atuar pelo Brasileirão na próxima sexta-feira (3), contra o Coritiba, fora de casa.

O JOGO
<i>(Foto: RAFAEL VIEIRA/DP)</i>

O Sport fez um primeiro tempo de forte domínio intenso diante do Vila Nova. Desde o apito do juiz, o time do técnico Mariano Soso buscou o gol e o palcar de 1 a 0 deu uma sensação que foi pouco pelo volume ofensivo.Ao todo, foram 10 finalizações rubro-negras, enquanto os goianos se limitavam a contra-ataques. As jogadas, no entanto, não surtiam efeito, esbarrando na marcação alta do Leão.

Os pernambucanos, por sua vez, iam testando o goleiro Dênis Jr de todas as formas possíveis. Fabrício Domínguez, Tití Ortíz, Gustavo Coutinho e Lucas Lima foram os que levaram mais perigo. O gol, no entanto, veio de um jogador de defesa, mas que está vivendo o maior momento artilheiro da sua carreira: o zagueiro Rafael Thyere.

Aos 28 minutos, o capitão aproveitou um dos vários escanteios venenosos de Tití Ortíz e cabeceou para o fundo das redes. Foi o terceiro gol do zagueiro nas últimas quatro partidas em que começou como titular.

<i>(Foto: RAFAEL VIEIRA/DP)</i>

No segundo tempo, o Vila Nova teve um início que indicava o início de uma possível reação. O que se viu, no entanto, foi um banho de água fria logo aos seis minutos, com a assinatura do artilheiro do Sport na temporada, Gustavo Coutinho.

O esboço, no entanto, passou pelos pés de nada menos que metade do time, em uma jogada com cara de video-game. Pedro Lima, Coutinho, Romarinho, Tití Ortíz, Lucas Lima, Coutinho novamente e gol.

Com tantas ausências por conta de lesões, o técnico Mariano Soso não conseguiu manter o nível técnico com as substituições e, inevitavelmente, a vantagem fez o Leão diminuir o ritmo.

O Tigre demorou, mas passou a dar trabalho para Caíque França, obrigando o goleiro a fazer duas grandes defesas, mas nada que abalasse o domínio rubro-negro. Fim de jogo: Sport 2×0 Vila Nova.FICHA DO JOGO

SPORT: 2

Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castan e Felipinho; Felipe, Fabrício Domínguez (Lucas André) e Lucas Lima (Pedro Vilhena); Tití Ortíz (Fábio Matheus), Romarinho (Pablo Dyego) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). Técnico: Mariano Soso.

VILA NOVA: 0
Dênis Jr; João Vitor (Elias), Ruan Santos, Anderson Conceição (Jemme) e Eric; Ralf (Igor Torres), Cristiano, Geovane e Luciano Naninho (Igor Henrique); Alesson e Júnor Todinho (Juan Christian). Técnico: Márcio Fernandes. 

Gols: Rafael Thyere (28’1T); Gustavo Coutinho (6’2T)

Cartões Amarelos: Gustavo Coutinho (SPO); João Victor, Eric, Igor Henrique (VIL)

Árbitro: Kleber Ariel Gonçalves da Silva (PR)

Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

Assistente 2: Andrey Luiz de Freiras (PR)

VAR: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)

Público: 14.282

Renda: R$ 228.120,00

Governo de Pernambuco e Ministério da Defesa assinam acordo de cooperação para início das atividades do Projeto Rondon no Sertão

27/04/24
Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
 
Iniciativa leva universitários para realizar ações em diversas áreas e impactar comunidades locais
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
 
Doze municípios do Sertão pernambucano serão contemplados com as ações da Operação Velho Chico, que ocorre em parceria entre o Governo do Estado e o governo federal. A iniciativa é executada por meio do Projeto Rondon, através de 252 estudantes e professores universitários. Nesta sexta-feira (26), a governadora Raquel Lyra assinou acordos de cooperação técnica com o Ministério da Defesa, oficializando a parceria para execução da iniciativa. O objetivo da operação é promover a inclusão social e reduzir as desigualdades regionais do país.
 
“O Governo de Pernambuco celebra uma parceria estratégica para a realização da Operação Velho Chico, que irá atender aos nossos municípios. Os mais de 250 estudantes universitários certamente se formarão muito melhor como cidadãos e futuros profissionais que estarão no mercado de trabalho atuando em prol da nossa sociedade. Agradecemos ao Ministério da Defesa e ao Exército Brasileiro e desejo sucesso para mais esta missão”, ressaltou Raquel Lyra.
 
Receberão a Operação Velho Chico os municípios de Afrânio, Araripina, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Terra Nova e Trindade, todos no Sertão. A iniciativa conta com a participação de 252 professores e estudantes universitários, chamados “rondonistas”, que atuarão de forma voluntária. As atividades do grupo têm o objetivo de dar visibilidade às ações sociais desenvolvidas junto às comunidades locais.
 
“Os universitários trarão aos municípios o que há de mais moderno em tecnologia, inovação e ciências. Eles irão atuar voluntariamente para cooperar com o desenvolvimento sustentável do nosso país em parceria com os poderes executivos, oferecendo seu melhor”, afirmou o diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general William Abrahão.
 
As Instituições de Ensino Superior são selecionadas por meio de edital após apresentarem ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades têm caráter de extensão e com foco na sustentabilidade, com o objetivo de colaborar com a melhoria do bem-estar social e da qualidade de vida das populações das localidades visitadas.
 
A ação conta com a parceria dos governos federal e Estadual, além dos municípios selecionados e das Forças Armadas. O apoio logístico da Operação Velho Chico será feito pelo 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga, Organização Militar do Exército Brasileiro. Além de Pernambuco, também participarão da operação professores e estudantes universitários de 24 Instituições de Ensino Superior dos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Espírito Santo e Santa Catarina.
 
Presente no evento e representando todos os prefeitos dos municípios beneficiados, a prefeita de Trindade, no Sertão do Araripe, Helbinha Rodrigues, agradeceu a iniciativa. “Agradeço a parceria do Estado com o governo federal, porque as ações chegarão na ponta, trazendo cidadania para os munícipes. Desejamos que os jovens tenham esse olhar de desbravar e ser o futuro do nosso país”, disse.
 
Participaram da cerimônia os deputados estaduais Socorro Pimentel e Luciano Duque, os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Cacau de Paula (Cultura), Zilda Cavalcanti (Saúde), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca) e Ana Maraíza (Administração). Ainda estiveram presentes a reitora da UPE, Maria do Socorro Cavalcanti, prefeitos e representantes dos municípios contemplados.

Petrolina: Família confirma morte do empresário Rafael Coelho, nesta tarde (27)

27/04/24

Http://blogfolhadosertao.com.br

Em nota divulgada agora há pouco, por volta das 15h30 deste sábado (27), a família de Rafael Coelho confirmou a sua morte.

Rafael, filho primogênito do ex-prefeito de Petrolina, Augusto Coelho e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer uma hemorragia cerebral e passar por processo cirúrgico.

Baiano de Salvador, mas com raízes familiares fortes em Petrolina, Rafael tinha 51 anos e deixa esposa, Érica e três filhos: Victor, Daniel e Davi.

Em nota a família confirmou a morte.

É com profunda tristeza que informamos o falecimento do nosso amado Rafael. Ele foi gigante na existência e um guerreiro corajoso uma vida inteira. Até nos momentos finais.  

Amou a todos nós, sua gente e sua cidade com toda força do seu coração. E foi igualmente amado por nós. Foi porto seguro e razão de nossa família e de tantos amigos.

Rafael viverá em nossos corações para sempre.

Agradecemos por todas as orações, apoio e acolhida. Que Deus abençoe a todos nós nesse momento tão difícil.

Família Coelho”.

Ainda não há confirmação sobre horários de velório e sepultamento.

Oportunidades: Governo divulga edital para concurso público da Polícia Científica com 213 vagas

27/04/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
O Governo de Pernambuco divulgou, no Diário Oficial do Estado deste sábado (27), o edital do concurso público da Polícia Científica de Pernambuco, com 213 vagas. O documento contendo as informações da seleção também estará disponível no site do Instituto AOCP, banca organizadora do certame, no www.institutoaocp.org.br. As inscrições podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (29) e seguem até o dia 3 de junho.
A realização de concursos públicos na área da segurança pública é uma das estratégias do Juntos pela Segurança para a redução dos índices de violência no Estado. “Gradativamente, nós estamos garantindo reforço nos quadros das forças de segurança de Pernambuco, especificamente da Polícia Científica, que é um braço essencial na investigação e elucidação dos crimes. Essa é uma medida importante para que a gente consiga oferecer à população um estado mais seguro”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Das vagas abertas neste concurso, 76 são para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal. As provas serão realizadas no Recife, no dia 21 de julho. 
De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, o Estado ganhará mais um reforço na segurança pública com a realização de mais um concurso. “Nossa gestão está empenhada em promover concursos que fortaleçam o Programa Juntos Pela Segurança e dessa forma trazer mais benefícios para toda a população”, afirmou. 
BANCA – A empresa responsável pela elaboração do concurso, o Instituto AOCP, é uma associação civil de caráter assistencial e educacional com atuação em concursos públicos federais, estaduais e municipais.
OUTROS CONCURSOS – Desde o início da atual gestão, em janeiro do ano passado, o Governo já anunciou concursos para 5.250 vagas para a Polícia Militar e 660 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar. O concurso para a Polícia Civil, por sua vez, prevê 445 vagas, que podem chegar ao dobro, de acordo com aditivo ao edital publicado posteriormente.
Fotos: Divulgação

Pernambuco entra em estado de emergência após aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

27/04/24
Adelmo Lucena
http://blogfolhadosertao.com.br
O decreto publicado ontem (26) pela governadora Raquel Lyra  tem a validade de 90 dias e a Secretaria de Saúde deve tomar medidas para reverter o cenário
sharethis sharing button
Somente este ano, Pernambuco já registrou 741 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Foto: Divulgação)
Somente este ano, Pernambuco já registrou 741 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Foto: Divulgação)
O Governo de Pernambuco declarou o estado de emergência em saúde pública por conta do alto índice de ocupação dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica devido ao crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O decreto de emergência, que tem validade de 90 dias, foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (26).
O texto declara “situação  de  emergência  no  âmbito  da  saúde  pública no Estado de Pernambuco, em razão das elevadas taxas  de  ocupação  de  leitos  de  Unidades  de  Terapia  Intensiva – UTIs neonatal e pediátrica em decorrência do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG de etiologia viral”.
Para instaurar o estado de emergência, o decreto considerou “a necessidade  da  adoção  de  medidas  urgentes  voltadas  à  prevenção,  controle  e  ampliação  da  rede  de  atenção à saúde infantil”.
A publicação “autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao atendimento da situação emergencial, observada a legislação em vigor”. Com a situação de emergência, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) deve investir em ações para combater a síndrome e tomar medidas que auxiliem na prevenção da doença.
Somente este ano, Pernambuco já registrou 741 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e, destes casos, 55,6% são de crianças e adolescentes até 14 anos. Uma das medidas da Secretaria de Saúde para controlar o cenário foi abrir leitos infantis nas unidades de saúde do interior.
No dia 4 de abril, foram abertos novos 24 leitos especializados no atendimento pediátrico e voltados para atender as crianças diagnosticadas com SRAG. Os hospitais que abriram eleitos foram o Hospital Eduardo Campos, no Recife, Hospital João Murilo de Oliveira, em Vitória de Santo Antão, Hospital Regional de Palmares, em Palmares, e o Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira.
Atualmente, há 66 pacientes aguardando vaga de UTI Pediátrica, e 14 pacientes em espera por UTI Neonatal, segundo a Central de Regulação da Secretaria de Saúde.

Governo de Pernambuco anuncia retomada de obras

27/0/24
ImprensaPE
http://blogfolhadosertao.com.br

Anúncio acontece um dia após divulgação de levantamento do TCE-PE

 

Após a divulgação de um levantamento pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que revelou gastos de R$1,8 bilhão em obras públicas paralisadas ou com indícios de paralisação no estado em 2023, o governo estadual reconheceu a situação e anunciou medidas para retomar os projetos.

Nesta sexta-feira (26), em suas redes sociais, o governo compartilhou a notícia da retomada de várias obras em todo o estado. O governador afirmou: “Além da gente já ter entregue várias, como estradas, habitacionais, quadras escolares, ações de acesso à água, etc., já retomamos diversas outras em todas as regiões do nosso Pernambuco.”

“E podem esperar, que vamos tornar muitas outras realidade. Não dá pra fazer tudo de uma vez, mas podem ter certeza que vamos chegar em cada cantinho de Pernambuco. Porque agora a gente trabalha assim: com recursos suficientes para iniciar e terminar a obra, sem deixar ninguém pra trás, nem nada por fazer”, escreveu na postagem.

De acordo com o levantamento do TCE-PE, o valor já pago corresponde a 31% do total dos contratos paralisados (R$5,9 bilhões), e a 9% de tudo o que foi empenhado em contratações públicas no ano (R$19,3 bilhões).

O TCE-PE identificou 1.504 contratos sem conclusão, sendo 462 declarados paralisados pelos próprios gestores públicos, e 1.042 com sinais de paralisação ou abandono, ou seja, com desembolsos irrisórios (menores que 15% do valor total do contrato) em 2022.

No Sertão do Pajeú, a expectativa é para a retomada das obras da VPE 380, a Estrada de Ibitiranga. No último dia 15 de abril, o DER-PE anunciou a paralisação das obras alegando dificuldades por conta das chuvas.