Oportunidades: SALDÃO ANUAL – Expo Bebê e Gestante Chega ao Recife com Novidades e preços ainda mais competitivos, desfiles, palestras e competição de dança.

22/04/24

Por Kelliy Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

A mostra acontecerá no Centro de Convenções, a  entrada é de graça, com acesso das 14 à 22 horas.

 

 

Nos dias 24 a 28 de abril, o Centro de Convenções em Recife será o epicentro de mais uma edição do evento mais aguardados pelas futuras mamães e empresários do setor: desta vez acontecerá o SALDÃO ANUAL da Feira do Bebê e Gestante. Reconhecida como a maior do segmento na América Latina, essa feira oferece oportunidades únicas tanto para expositores quanto para visitantes. Tem entrada franca e nesta edição do saldão o vale-compras que toda gestante recebe aumentou para 40 reais.

Com uma infraestrutura completa e cuidadosamente planejada, a Expo Bebê e Gestante não se resume apenas a um local de compras, mas sim a um espaço que prioriza o conforto e a segurança de todos os presentes. Destacam-se os serviços de ambulância, posto médico, sala de amamentação, fraldário, presença dos bombeiros e um espaço kids com parquinho e slime, além de palestras gratuitas para as mães e toda família.

O evento traz pequenos e médios fabricantes, de vários estados do país(RJ, SP, MG, PR, AL, RN e RS) e ainda muitos produtores do Pólo de Confecções de Pernambuco. Serão 120 expositores. Descontos de 60% , ítens como:

Fraldas Panda de 15 reais por 5,99
lenço umidecido de 6,00 por 0,99 centavos
Babador, chupeta e meia populares por 0,10 centavos

 

Além disso, a Expo Bebê e Gestante se destaca por ser a única feira do mundo com entrada franca, proporcionando um vale compra no valor de 40 reais para as grávidas.

NOVIDADES – este ano o evento traz um palco para desfile de moda bebê e gestante, concurso de dança não competitiva e ainda vários serviços gratuitos, como escalda pés, pintura gestacional e corte de cabelo masculino, além de espaço para as famílias e stands com doulas profissionais para orientação gratuíta e também de orientação jurídica para a gestante sobre o Salário maternidade e outras questões.

 

Desfiles – teremos as lojas e produtores de confecções promovendo desfiles infantis de suas peças e também os desfiles de institutos como AACD, além de APAE e Casa Sorrir.

 

Bazar da Rede Feminina de Combate ao Câncer de PE, a instituíção esta quase 80 anos dentro do hospital do cancer. Esta com um stand, ao laod do palco, promovendo um bazar e arrecadando alimentos pra custear as cestas básicas das pacientes.

 

Arte Gestacional com a Renascer Aldeia (gratuito) haverá desfiles(quinta 17h) com as mamães de bariga pintada.

 

Dias 24 a 26 – Pernambuco em Dança, mostra não competitiva. Festival de dança com várias modalidade.

 

Espaço Família – um local agradável com serviços gratuitos: corte de cabelo masculino, Game House, Telão de led. E ainda chopp a 6,99. Um espaço muito usado pelos papais.

 

TEMAS PALESTRAS:

Quarta(24) 15h50 – Massagem de Alívio da Dor no Parto – Instituto Renascer Aldeia – Com Patrícia Cristina, Massoterapeuta e Doula Profissional.


16h30 – Fórum de Debates
– cuidando de quem cuida.

Quinta(25) 18h – Salário maternidade e estabilidade de gestante – orientação jurídica com a Adv Cecília Gouveia sobre como conseguir esse direito também haverá um Stand da em, presa delta também para orientação.

 

Sexta(26) – Prevenção a Violência Obstetrícia e Neonatal  – Instituto Renascer Aldeia – Amanda Costa, Enfermeira Pré natalista e Doula Profissional vai trazer diversas ferramentas jurídicas, que protegem mãe e bebê de ter experiências ruins no parto por falta de informações básicas sobre seus direitos

 

Sábado(27) 15h – A importância do Taping na gestação e no pós parto – com Caroline Dutra – O Taping ajuda a aliviar os desconfortos causados pelo peso na parte inferior da barriga e na dor lombar. No pós-parto, a técnica é indicada para ativar a musculatura abdominal e reduzir o inchaço, além de auxiliar no processo de cicatrização por aliviar a tensão da pele.

 

ABAIXO LISTA DOS DESFILES:

 

Quarta – dia 24/4
15h ás 15h40 abertura do palco com animação da empresa game station
15:50h ás16h20h – palestra massagem de alívio da dor no parto – renascer aldeia
16h30 ás 17h30h – Fórum de Debates, Cuidando de Quem Cuida. (ver temas abaixo)
17h40 ás 18h10 – desfile APAE
18h20 ás 18:50h – desfile Instituto do Câncer
19h ás19h30 – desfile instituto Casa Sorrir
19h40 ás 20h10 – desfile loja Donna Nininha
20h20 ás 20h50 – desfile loja básico perfeito
21h ás 21h40 – encerramento da casa de festa quebra cabeça

quinta – dia 25/4
15h ás 15h40 – abertura do palco com animação da empresa game station
16h ás 16h40 – desfile loja Pequenotti
17h ás 17h40- desfile pintura gestacional
18h ás 18h40 – palestra orientação jurídica – Auxílio Gestantes
18h50 ás 19h20 – apresentação de animação com Bekalândia(musical com personagens, interagindo com as crianças do local)
19h30 ás 20h – desfile loja Pequeninos
20h20 ás 21h – encerramento da casa de festa quebra cabeça

sexta – dia 26/4
15h ás 15h40 – abertura do palco com animação da empresa game station
16h – Palestra: prevenção à violência obstétrica e neonatal – Renascer Aldeia
16h ás 20h – concurso dança
20h30 ás 21h – animação com a empresa Bekalândia(musical com personagens, interagindo com as crianças do local)
21h10 ás 21h50 encerramento da casa de festa quebra cabeça

sábado – dia 27/4
15h ás 15h30- Palestra: a importância do taping na gestação e no pós parto.
16h ás 20h – concurso dança
20h30 ás 21h – animação com a empresa Bekalândia(musical com personagens, interagindo com as crianças do local)
21h10 ás 21h50 encerramento da casa de festa quebra cabeça

 

domingo – dia 28/4
15h ás 15h40 – abertura do palco com animação da empresa game station
16h ás 20h – concurso dança
20h30 ás 21h – animação com a empresa Bekalândia(musical com personagens, interagindo com as crianças do local)
21h10 ás 21h40 encerramento da casa de festa quebra cabeça

 

FÓRUM CUIDANDO DE QUEM CUIDA (QUARTA 16h30)

 

Estarão presentes:

  1. Representes das Instituições: APAE, Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, Casa Sorrir, AACD.
  2. Convidados: •Tadeu Calheiros – Vereador e médico oncologista • Bruna Monteiro – ONG Além da Cura • DAnielle Mendonça – Instituto Eduardo Mendonça (Casa Sorrir) • Maria da Paz – Rede Feminina •Karla Sales – Maio Furta Cor – Psicóloga do HCP (Hospital de Câncer de Pernambuco) • cuidador familiar •mãe cuidadora
  3. Mediadora do Fórum: Carol Fernandes
  4. Aqui estão algumas sugestões de temas para o fórum “Cuidando de quem cuida”:

 

  1. *Saúde mental dos cuidadores:* Como garantir apoio emocional e psicológico para os cuidadores que lidam com estresse, ansiedade e depressão decorrentes do seu papel?

 

  1. *Acesso a serviços de saúde:* Como melhorar o acesso dos cuidadores a cuidados de saúde preventivos e tratamento para evitar o esgotamento e outras doenças relacionadas ao estresse?

 

  1. *Suporte financeiro:* Discutir maneiras de fornecer apoio financeiro para os cuidadores, como licença remunerada, subsídios ou benefícios fiscais.

 

  1. *Redes de apoio comunitário:* Explorar a importância das redes de apoio locais, grupos de apoio e organizações não governamentais para fornecer suporte prático e emocional aos cuidadores.

 

  1. *Educação e capacitação:* Como fornecer treinamento e educação para os cuidadores, para que possam cuidar de seus entes queridos de forma mais eficaz e segura?

 

  1. *Equilíbrio entre vida pessoal e cuidado:* Estratégias para ajudar os cuidadores a encontrar um equilíbrio saudável entre suas responsabilidades de cuidado e sua própria vida pessoal, incluindo tempo para descanso e autocuidado.

 

  1. *Reconhecimento e valorização:* Como podemos reconhecer e valorizar o trabalho vital dos cuidadores na sociedade e garantir que recebam o apoio e o reconhecimento de que precisam?

 

  1. *Advocacia e políticas públicas:* Discussões sobre políticas governamentais e legislação que podem melhorar a situação dos cuidadores, como leis de licença remunerada, seguro de cuidador e programas de suporte.

 

Esses são apenas alguns pontos de partida para as discussões. Cada tema pode ser explorado em maior profundidade durante o fórum, levando em consideração as experiências e necessidades específicas dos participantes.

SERVIÇO:

Expo Bebê e Gestante

Onde: Centro de Convenções de Pernambuco
Hora:
14h – 22h

Entrada: grátis Classificação: Livre

Instagram: @feiradebeberecife

 

 

 

 

 

 

Bolsonaro diz ser acusado sem provas e exalta Elon Musk em ato no Rio

22/04/24

Metrópoles

http://blogfolhadosertao.com.br

Ex-presidente participou da manifestação com milhares de pessoas em Copacabana; Bolsonaro se defendeu de condenações do TSE e enalteceu Muskcopy sharing button
sharethis sharing button
Jair Bolsonaro discursou em ato na praia de Copacabana neste domingo (21) (Foto: MAURO PIMENTEL / AFP )
Jair Bolsonaro discursou em ato na praia de Copacabana neste domingo (21) (Foto: MAURO PIMENTEL / AFP )

 

Diante de uma plateia com milhares de apoiadores em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro (PL) disse que é inocente, que não atacou o sistema eleitoral, que quer o direito de disputar eleições e defendeu Elon Musk, dono da rede X (antigo Twitter).

O ex-presidente discursou junto a aliados, neste domingo (21/4), em ato convocado por ele e organizado pelo presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, pastor Silas Malafaia.

Sob o mote de defender a democracia, Bolsonaro criticou as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Eleitoral (STF) e analteceu Elon Musk com os argumentos de defesa à liberdade de expressão.

 

Com Geraldão lotado, Minas leva título da Superliga Feminina de Vôlei

22/04/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Ginásio de Esportes recebeu mais de 9 mil pessoas, sendo 900 torcedores de projetos da Secretaria de Esportes e das redes municipal de ensino do Recife e Compaz. No próximo domingo (28), Geraldão recebe final do torneio masculino

Miniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Numa capital apaixonada pelo vôlei, este domingo (21) contou com o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), localizado na Imbiribeira, lotado. Em quadra, o troféu da Superliga Feminina de Vôlei ficou com o Minas por vencer o Praia Clube por 3 sets a 1 (25/23, 21/25, 25/16 e 25/21). Com ingressos esgotados, a partida ainda recebeu a torcida de 900 torcedores de projetos da secretaria de Esportes, Rede COMPAZ e Rede Municipal de Ensino, que tiveram acesso gratuito ao jogo.

“É uma alegria receber a Superliga de vôlei, que é como um campeonato brasileiro de vôlei. A casa esteve lotada, todos os ingressos foram vendidos. Mais de 900 ingressos foram destinados a projetos sociais da Prefeitura do Recife. E é uma alegria poder proporcionar isso à garotada do Recife. Na final de semana que vem vamos ter a final do torneio masculino e estarei aqui também”, comentou João Campos.

Capital dos esportes, o Recife tem se consolidado como principal sede de eventos do vôlei nacional. Em março, a cidade recebeu a etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia BET7K 2024 e do Beach Pro Tour Challenge. Em 2023, os Sul-Americanos de Vôlei masculino e o feminino também passaram por aqui. Em 2022, inclusive, aconteceu a Supercopa Masculina de Vôlei, que envolveu, à época, os campeões da Superliga, o Sada Cruzeiro, e da Copa do Brasil, o Itambé Minas.

“Além de vitrine para o Brasil, há um reflexo direto para diversas camadas de recifenses. Por exemplo, o aumento da procura de crianças e adolescentes pelas escolinhas de vôlei que temos no Geraldão. Gente que não tinha acesso a esse tipo de evento, que realiza sonhos e decide iniciar na prática esportiva. Isso é muito satisfatório para a gente, é o que buscamos, fomentar esse engajamento com a atividade física”, destaca Joka Heráclio, secretário de Esportes.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

 

 

Oportunidades: Suape oferece cursos de formação profissional para 150 pessoas

22/04/24

Ascom Suape

http://blogfolhadosertao.com.br

 

A Estação Compartilhar Massangana, equipamento multidisciplinar instalado na comunidade homônima, é sucesso de público, oferecendo módulos profissionalizantes, internet, palestras, entre outras atividades por meio do projeto Empreender é Massa!

Miniatura do anexo

Em pouco mais de dois anos de funcionamento, o espaço multidisciplinar Estação Compartilhar Massangana, uma iniciativa do Porto de Suape na comunidade homônima, vem rendendo muitos frutos para as cerca de 600 famílias que vivem na comunidade. Nesse período, o equipamento contabilizou o expressivo número de cerca de 12 mil atendimentos em atividades diversas. A pedido de moradores da localidade e de outras áreas, a empresa portuária deu início, na segunda-feira passada (150, ao projeto Empreender é Massa! O primeiro grupo contemplado foi o que se inscreveu no curso de crochê.

A construção da grade curricular dos módulos contou com a participação direta das comunidades e os cursos oferecidos são informática básica, assistente de administração, crochê, empreendedorismo e gastronomia, beneficiando diretamente 150 pessoas. Os dois contratos selecionados para desenvolver o projeto foram celebrados após processo de licitação, somando R$ 412.990,00, com recursos próprios de Suape.

“Esse programa se soma a outras ações socioambientais promovidas por Suape, uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável”, pontua o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot. “A Estação Compartilhar é um grande ativo social  da estatal que se fortalece a cada dia. A comunidade participa ativamente das atividades oferecidas, que atraem público de todas as idades. É muito gratificante para nós podermos contribuir para o crescimento educacional e profissional dos moradores do território ocupado pelo complexo”, enfatiza.

De acordo com o diretor de Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, em 2023, por exemplo, 4.300 pessoas foram beneficiadas com mais de 70 atividades, entre palestras, oficinas, cursos, acesso à biblioteca, à rede de computadores e rodas de conversa. “É um projeto exitoso que almejamos levar para outras comunidades do entorno em parceria com corporações instaladas no complexo industrial portuário “, revelou.

As inscrições ocorreram há algumas semanas e o material didático, incluindo notebook, vem sendo disponibilizado pela estatal. “Muito importante fomentar conhecimento com a participação das comunidades. É uma estratégia que temos adotado quando os projetos beneficiam diretamente os moradores do território”, reforçou o coordenador de Assistência Social e Gestão Fundiária, Paulo Teixeira.

A ESTAÇÃO

A Estação Compartilhar ocupa um imóvel de 94 metros quadrados e dispõe de biblioteca com cerca de mais de 1.000 livros, computadores com acesso gratuito à internet, sala multimídia, espaço infantil, cozinha-escola e área externa para atividades recreativas. O espaço funciona das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, com atividades de incentivo à leitura e realização de cursos para capacitação dos moradores da região.

Renda média per capita no Brasil cresce 11,5% e atinge maior valor em 12 anos

22/04/24

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

http://blogfolhadoseertao.com.br

 

Dados divulgados pelo IBGE mostram que valor de R$ 1.848 é o maior da série histórica da pesquisa, que teve início em 2012. Aquecimento do mercado de trabalho e programas sociais, como o Bolsa Família, contribuíram para o avanço do indicador

A retomada de programas sociais como o Bolsa Família contribuíu para o recorde na renda per capita no Brasil em 2023

A renda domiciliar per capita no Brasil cresceu 11,5% em 2023 em comparação a 2022, atingindo o recorde de R$ 1.848. De acordo com a PNAD Contínua Rendimento de Todas as Fontes, pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 19 de abril, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o maior valor da série histórica da pesquisa, que teve início em 2012.
Os indicadores consideram todas as origens de rendimento, ou seja, além dos provenientes do trabalho, há a categoria outras fontes, que é composta por aposentadoria e pensão, aluguel e arrendamento, pensão alimentícia, doação e mesada de não morador e outros rendimentos.
Com a melhora do mercado de trabalho e o aumento do número de beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, a massa de rendimento mensal domiciliar per capita também teve aumento de 12,2% em comparação ao ano anterior, e chegou a R$ 398,3 bilhões.
O rendimento médio real de todas as fontes cresceu 7,5% em relação a 2022, atingindo R$ 2.846 em 2023 e se aproximando do maior patamar da série histórica, registrado em 2014 (R$ 2.850). Após dois anos de queda com os efeitos da pandemia de Covid-19 (2020 e 2021), esse rendimento voltou a crescer em 2022, ao ser estimado em R$ 2.648.
Já o rendimento médio mensal real habitualmente recebido de todos os trabalhos (calculado para as pessoas de 14 anos ou mais de idade ocupadas) foi estimado em R$ 2.979 em 2023, um aumento de 7,2% em relação a 2022 (R$ 2.780) e de 1,8% na comparação com 2019 (R$ 2.927).

FONTES DE RENDA – As pessoas que tinham algum rendimento de trabalho equivaliam a 46,0% da população residente no país em 2023, um aumento de 44,5% ante o ano anterior.
Entre os componentes do rendimento de outras fontes, a maior média mensal seguiu com a aposentadoria e pensão (R$ 2.408), que cresceu 6,6% em relação ao ano anterior (R$ 2.258), mas permaneceu 3,6% abaixo do observado em 2019 (R$ 2.499). Em quatro das grandes regiões, essa também foi a categoria de maior valor médio entre os rendimentos de outras fontes. A exceção era o Sul (R$ 2.321), onde a média de rendimentos vindos de aluguel e arrendamento (R$ 2.661) superou essa categoria no ano passado.
No país, os rendimentos provenientes de aluguel e arrendamento tiveram valor médio de R$ 2.191, um aumento de 19,3% na comparação com o ano anterior (R$ 1.836). Em 2023, essa fonte representou 2,2% do rendimento médio mensal domiciliar per capita da população residente no Brasil.
Outra categoria presente na composição dos rendimentos de outras fontes é a de outros rendimentos, que inclui, por exemplo, os programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), além do seguro-desemprego, o seguro-defeso e as bolsas de estudo, entre outros. O rendimento médio das pessoas que declararam receber outros rendimentos chegou a R$ 947, o maior da série histórica.

Na comparação com 2022 (R$ 850), o aumento foi de 11,4%, enquanto em relação a 2019 (R$ 747), o crescimento do valor médio dos outros rendimentos foi ainda mais expressivo (26,8%).
Já a média de rendimento da categoria composta por pensão alimentícia, doação e mesada de não morador foi de R$ 753, o que retrata um crescimento de 4,6% ante o estimado no ano anterior (R$ 720).
BOLSA FAMÍLIA – A pesquisa também abordou a proporção de domicílios com algum beneficiário do Bolsa Família. No ano passado, quando a nova versão do programa foi implementada, a proporção de domicílios com beneficiários chegou ao maior patamar da série histórica (19,0%). Os maiores percentuais estavam no Norte (31,7%) e no Nordeste (35,5%).
Outro ponto observado pela pesquisa foi a diferença de rendimento entre os lares beneficiados com algum programa de renda e os que não recebiam esse tipo de auxílio. Nos grupos de domicílios que recebiam Bolsa Família, o rendimento médio mensal domiciliar per capita foi de R$ 635, enquanto naqueles que não recebiam, de R$ 2.227.