Salgueiro: Pesquisa DataTrends dá 50% a Fabinho Barros e 28% a Marcones Sá

16/04/24
http://blogfolhadosertao.com.br

Administração municipal  é “desaprovada” por 54%

 

Trata-se da primeira pesquisa  eleitoral de 2024  realizada no município de Salgueiro pelo Instituto  Data Trendes,   dias 10 e 11 de abril  e foi registrada no TSE, de acordo com o  estatístico responsável  Jerfson Bruno do Nascimento Honório, registrado no CONRE com o número 10808.
A pesquisa entrevistou 400 pessoas   localizadas  nos bairros Centro, Bomba, Santo Antônio, Cohab, Divino Espírito Santo, Imperador, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Planalto, Primavera, Riachinho e Santa Margarida, além das comunidades rurais de Umãs, Conceição das Crioulas, Campinhos, Montevideo, Sítio Paula e Uri.

José Múcio e Raquel Lyra visitam área da Escola de Sargentos em Pernambuco: “construção é irreversível”

16/04/24

Karina Moraes
http://blogfolhadosertao.com.br
Projeto foi apresentado a parlamentares pernambucanos nesta segunda-feira (15)

O Ministro da Defesa, José Múcio, e a governadora Raquel Lyra (PSDB) visitaram, na manhã desta segunda-feira (15), a área onde será a futura Escola de Sargentos do Exércio (ESE). Juntos, afirmaram que decisão de construí-la na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia/Beberibe é irreversível.

“Existem alguns ajustes que ainda precisam ser feitos, mas nós temos garantida a irreversibilidade da decisão de implementarmos a Escola de Sargentos em Pernambuco. Todos estão ajudando muito e as próximas gerações vão nos agradecer por isso”, enfatizou o ministro.

Inicialmente, o projeto previu o desmatamento de 180 hectares na APA, mas a supressão vegetal foi reduzida para 90 hectares após denúncias de ambientalistas. Mesmo assim, os grupos continuaram a protestar, defendendo desmatamento zero.

O centro de formação militar será situado no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, estendendo-se por 75 km², entre os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e Paudalho, na Mata Norte.

Já a governadora agradeceu a escolha do Estado para a implantação da Escola, que considera importante para “odesenvolvimento da Região Metropolitana Norte de Pernambuco”.

“Quero agradecer ao Ministério da Defesa e ao ministro pela decisão política de instalar a Escola de Sargentos aqui, que é irreversível. Aqui tem um grupo de trabalho montado onde a gente trabalha todos os dias para garantir as contrapartidas necessárias à instalação”, afirmou Raquel.

INFRAESTRUTURA

Enquanto o Governo Federal constrói a Escola em si, com investimentos previstos de R$ 1,8 bilhão, o Governo do Estado terá como responsabilidade construir a infraestrutura necessária, como garantir a infraestrutura de água, esgoto e energia elétrica do espaço, além de implantar 7,4 quilômetros da Estrada de Mussurepe, restaurar 24,2 quilômetros da rodovia PE-027, fornecer bases para a instalação de redes de fibra óptica, assim como áreas de convivência e lazer.

“Começa pela via de aproximação à escola, que nós pretendemos utilizar a estrada do Mussurepe, requalificar e asfaltar até para evitar o trânsito excessivo dentro da área da APA Aldeia Beberibe”, explicou o general de divisão Juarez Alves Pereira Júnior, gerente do subprograma da Escola de Sargentos.

“Lá nós não vamos furar poço, como normalmente ocorre naquela região, então haverá uma infraestrutura de abastecimento de água, de coleta de esgoto, infraestrutura elétrica que tem que ser ampliada para dar atendimento à Escola”, acrescentou o general.

ESCOLA DE SARGENTOS

A pedra fundamental da ESE foi lançada ainda em março de 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Em março de 2024, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou junto à governadora Raquel Lyra um termo de compromisso para dar início à construção.

Após a implantação da escola, prevista para 2034, estima-se um aumento populacional flutuante de 6 mil pessoas na região, bem como um incremento de pelo menos 200 milhões de reais por ano na economia local. Por ano, deve receber até 6 mil pessoas estudando e trabalhando, além de realizar 2,4 mil formaturas.

No 7° Congresso da Amupe,  Raquel Lyra anuncia cofinanciamento para educação infantil e fundamental aos municípios

16/04/24
Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
 
Ainda neste semestre será lançado o edital para construção do primeiro lote de 50 novas creches
Miniatura do anexo
 
A governadora Raquel Lyra participou, nesta segunda-feira (15), do 7⁰ Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O evento ocorreu no Centro de Convenções, em Olinda, e contou com o tema “Rumo à Excelência na Gestão Pública”. Durante a abertura, a chefe do Executivo estadual anunciou a publicação de decreto que estabelece o cofinanciamento para educação infantil e o ensino fundamental em tempo integral para os municípios. A norma será publicada na edição do Diário Oficial desta terça (16). O lançamento do edital para a construção do primeiro lote de 50 novas creches será publicado ainda no primeiro semestre.
 
Em seu discurso, a gestora elencou algumas das ações do Estado que beneficiam os municípios. “Um dos desafios do nosso estado é a cobertura de vaga de creche e a ampliação do ensino fundamental para nossos jovens. Por isso, anunciamos o lançamento do edital até o dia 30 de abril do primeiro lote de 50 novas creches e já assinamos o decreto que prevê o cofinanciamento para educação infantil e o ensino fundamental para que o estado colabore financeiramente com os municípios”, disse. Raquel Lyra ainda destacou a importância do evento. “Parabenizo o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia pela organização deste congresso, que cresce e aproxima os municípios na busca de soluções. Desde o início da gestão estamos ouvindo prefeitos dos 184 municípios de Pernambuco, tratando todos igualmente e acolhendo as prioridades trazidas por eles”, pontuou.
 
O congresso segue com programações até o dia 17 de abril e acontece juntamente com a Caravana Federativa, iniciativa do Governo Federal que promove articulação direta com as cidades brasileiras. “Agradeço a parceria com a Amupe e afirmo que o governo federal entende que os prefeitos devem exigir seus direitos para defender suas cidades. Trouxemos equipes técnicas dos 35 ministérios para atender a todos e construir um debate fraterno. Agradeço também a governadora Raquel Lyra que tem apoiado a realização da caravana, pois fazer parceria faz parte da democracia”, defendeu o secretário-executivo de Relações Institucionais do Governo Federal, Olavo Noleto.
 
O presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, explicou que o objetivo do evento é melhorar a qualidade de vida da população. “Nosso Congresso busca tratar de temas diversos da gestão pública, como saúde, educação e captação de recursos, por exemplo. Pegamos as boas práticas de vários prefeitos de Pernambuco, estamos socializando nesse evento para fazer com que, na ponta, a população que mora nos municípios tenha uma vida melhor”, afirmou.
 
Representando os gestores municipais e saudando os visitantes, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, comentou sobre a união entre os poderes. “É muito importante que o Poder Executivo esteja unido e para nós é um prazer reunir os prefeitos de Pernambuco aqui na nossa cidade de Olinda para discutir e firmar parcerias”, disse. Por sua vez, o prefeito do Recife, João Campos elogiou o tema abordado neste ano. “O tema abordado no Congresso é muito pertinente para nós, que temos representação direta dos municípios, que são plataformas de serviços públicos”, afirmou.
 
O evento acontece no Teatro Guararapes, do Centro de Convenções de Pernambuco, e inclui, nesses três dias (de 15 a 17 de abril), reunião com a Bancada Federal pernambucana de deputados, lançamento de campanhas, premiações e reuniões com gestores dos ministérios. Entre as novidades está a presença da Caravana Federativa, que reúne 31 ministérios e três secretarias do governo federal para oferecer atendimento aos prefeitos.
 
Estiveram presentes no dispositivo de honra do evento os senadores Humberto Costa, Fernando Dueire e Teresa Leitão; os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); os deputados federais Pedro Campos, Eriberto Medeiros, Iza Arruda e Maria Arraes; e o deputado estadual José Patriota. O Congresso contou ainda com a presença de prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado e dos secretários estaduais Mariana Melo (Mulher), Amanda Aires (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Zilda Cavalcanti (Saúde), Wilson José de Paula (Fazenda), Túlio Vilaça (Casa Civil), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento) e Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais); o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira; os prefeitos e prefeitas dos municípios.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom.

Juntos pela Segurança: Raquel Lyra apresenta redução de 11,67% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio

16/04/24

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Perrcentual é relativo ao primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2023
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Pernambuco apresentou uma redução na taxa de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), houve uma queda de 11,67% deste tipo de crime na comparação dos primeiros três meses de 2024 (11.466 casos) com o mesmo período de 2023 (12.981 casos). Em reunião semanal de monitoramento do Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra explicou que as Forças de Segurança do Estado estão trabalhando continuamente para essa redução, além do foco para diminuição e controle de outros crimes. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a governadora liderou o encontro na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife, nesta segunda-feira (15).
 
Apenas no mês de março deste ano, o Estado teve uma redução de 19,2% nos CVP em relação ao mesmo período de 2023, o que significa o melhor resultado dos meses de março dos últimos 10 anos. “Estamos trabalhando para buscar a redução dos crimes no Estado. Esse resultado da diminuição dos crimes contra o patrimônio reforça que estamos, em conjunto com todas as forças operativas, dando prioridade à segurança pública. Estamos também integrando as secretarias nessas reuniões semanais para trabalhar junto aos municípios a prevenção à violência, junto aos apenados e suas famílias, a questão de profissionalização, a política sobre drogas e outras ações”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Na reunião, também estiveram presentes representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa de Pernambuco. Durante o encontro, houve debates sobre ações que devem ser realizadas para alcançar redução na violência. “Tivemos em março, mês da mulher, 40% de redução no número de feminicídios, comparado a março de 2023, e também outras quedas como os índices de roubo e furto de veículos, por exemplo. Importante ressaltar o monitoramento constante da inteligência e o trabalho integrado das polícias com órgãos parceiros no combate a criminalidade”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
 
Estiveram presentes na reunião os secretários Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Mariana Melo (Mulher), Joana D’Arc (interina de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Amanda Aires (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Ismênio Bezerra (Criança e Juventude) e Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação). 
 
Também participaram o chefe da Polícia Civil, delegado Renato Rocha; o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; o gerente geral de Polícia Científica, Fernando Benevides; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luciano Alves; o Secretário Executivo da Defesa Civil, Coronel Clóvis Ramalho, além de outros representantes das Forças de Segurança.
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom

16/04/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

A inauguração da torre aconteceu na noite desta segunda-feira (15). Atualmente, o Recife conta com mais de 54 mil empregos formais na área da saúde. E agora mais 900 vagas são criadas com este novo empreendimento

Miniatura do anexo

Com o objetivo de criar uma nova referência em serviços hospitalares para todo o Brasil, a Rede D’Or inaugurou o Memorial Star, a nova torre do Memorial São José, no bairro Boa Vista, no Recife, na noite desta segunda-feira (15). O prefeito do Recife João Campos e outras autoridades participaram da solenidade, e conheceram as instalações do Memorial Star que conta com 150 leitos, 54 UTIs adulto, 96 apartamentos para internação adulto, 9 salas cirúrgicas e 4 salas cirúrgicas day clinic. O conceito Star de assistência personalizada e estado da arte em saúde já é referência nos hospitais Copa Star, Vila Nova Star, DF Star e na Maternidade São Luiz Star.

“Hoje é um dia importante para a nossa cidade. Qualquer cidade ou estado brasileiros que recebesse um hospital dessa dimensão teria motivos para comemorar. A cidade tem capacidade de receber um equipamento desse tipo. Uma categoria nova está sendo criada, trata-se de um investimento disruptivo, haverá uma saúde privada diferente a partir disso. Além do impacto na saúde, a cidade vai ter um impacto na sua dinâmica econômica”, destacou João Campos. “A movimentação econômica da área de Saúde no Recife foi de mais de R$ 10,6 bilhões, sendo o maior setor de serviços de nossa cidade. Somando os leitos da rede pública e privada, temos 11.532 leitos de internamento. Somente do SUS, são 7.434. Essa rede de hospitais, pronto atendimentos, clínicas, laboratórios, postos de saúde, unidades básicas, entre outros, é formada 1.536 estabelecimentos de saúde e vem se expandindo e diversificando sua oferta de serviços ao longo dos anos. Isso leva o Recife a ter mais de 54 mil empregos formais na área da saúde. E temos 900 novas vagas de emprego sendo criadas a partir desta torre que é inaugurada nesta segunda-feira”, comentou ele ainda.

.

Na ocasião, Jorge Moll Filho, fundador e presidente do Conselho Administrativo da Rede D’Or, falou sobre a importância de Pernambuco para o grupo. “Pernambuco é muito importante para a gente. Foi o primeiro estado, fora do Rio de Janeiro, onde tivemos novos empreendimentos, dois, muito próximos um do outro. Nós vamos trazer os melhores cirurgiões de tórax e de barriga do Brasil para cá e para viajar pelo Brasil inteiro, Doutor Rodrigo Viana e Doutor Tiago Machuca. Sou idealizador do Star e este é o quarto Star. O nosso compromisso é fazer desse hospital um orgulho para os pernambucanos”, disse ele.

A recém-inaugurada unidade, com 15 andares e aproximadamente 36 mil metros quadrados de área construída, recebeu um investimento total de R$ 500 milhões. Focada em atendimentos de alta complexidade, oferece uma infraestrutura de ponta para realizar cirurgias, fornecer serviços integrados de oncologia e radioterapia, e conta ainda com um centro avançado de medicina diagnóstica. O Memorial Star também dispõe de instalações para atendimento de emergência 24 horas.

A nova torre conta com uma unidade da Oncologia D’Or, chefiada pelo Prof. Dr. Paulo Hoff, uma das maiores referências mundiais no assunto. O serviço está totalmente integrado ao setor de Radioterapia e reúne profissionais habilitados com a proposta de garantir o melhor atendimento nas áreas da oncologia: uro-oncologia, oncologia mamária, neuro-oncologia, neoplasias do trato gastrointestinal, gênito-urinário e demais áreas.

O Centro Médico tem 5 consultórios oncológicos e a unidade de infusão conta com um espaço exclusivo para acolhimento e tratamento dos pacientes, com 9 suítes e 2 quartos, totalizando 11 leitos de infusão de quimioterapia. Além disso, uma equipe multidisciplinar oferece assistência médica integral e emergencial 24h.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife