Governo debate implantação de gás natural nas indústrias do gesso do Sertão do Araripe

13/04/24

 

Ascom Sefaz

http://blogfolhadosertao.com.br

Representantes do governo e Sindugesso discutem as etapas da transição energética das empresas da região.

 

O Sertão do Araripe é hoje responsável pela produção de 97% do gesso no Brasil. Para impulsionar ainda mais esta produção, Pernambuco está dando mais um passo no projeto de fornecimento de gás natural para as indústrias do Polo Gesseiro. O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas),  Secretaria de Desenvolvimento Econômico e suas vinculadas, Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), reuniu-se com representantes do sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco e com a deputada Socorro Pimentel para discutir as etapas da transição energética das empresas da região.

Para a transição energética das indústrias, é necessário adquirir equipamentos como queimadores automáticos a gás, exaustores, tubulações, isolamento térmico, sistema automático de controle e supervisão. Os custos são de, aproximadamente, R$ 1 milhão. Hoje, a principal fonte de energia utilizada é a queima da lenha, matriz energética escassa e que promove o desmatamento da Caatinga. Com a adoção do gás natural, a indústria local será mais moderna e sustentável, com uma combustão mais limpa.

Para esta adequação dos fornos, o Sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco (Sindugesso) apresentou ao secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, um pleito formal para a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição dos equipamentos necessários para a transição energética dos fornos que fazem a queima do material para a produção do gesso.

“A governadora Raquel Lyra tem essa pauta do Araripe como prioridade de governo. Iniciamos com a isenção do ICMS para o gás natural que será fornecido pela Copergás para o setor, anunciada em fevereiro pela governadora. Agora precisamos de novas parcerias estruturadas para garantir infraestrutura e viabilidade econômica, atraindo novos negócios para Pernambuco e contribuindo para o desenvolvimento”, afirmou o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula. O pleito será pelo Conselho de Política Tributária da SEFAZ – órgão colegiado firmado pelo corpo técnico da Secretaria de Fazenda.

A secretária executiva de Sustentabilidade da Semas, Karla Godoy, destacou a necessidade de envolvimento de várias frentes do governo para a modernização do setor gesseiro em Pernambuco. “A atuação para a descarbonização do pólo do Araripe não abrange apenas a redução do desmatamento e o esforço para o reflorestamento da caatinga, mas também mostra sua importância econômica e sustentável para o gesso, agregando mais valor ao produto, podendo chegar ao mercado de exportação, que exige certificados de produção limpa”, explicou a gestora.

“A mudança da matriz energética, que atualmente está concentrada na biomassa da madeira da caatinga e do eucalipto, representará um marco tanto na dimensão do ganho de produtividade e simplicidade nas operações de produção do gesso. Os equipamentos e serviços necessários para essa transição precisarão contar com o apoio do governo do Estado, a fim de garantir o sucesso da conversão dos fornos a gás natural”, revelou o presidente do Sindugesso, Jefferson Duarte.

A Copergás, com o aumento do consumo na região, irá construir um terminal de regaseificação no Araripe, semelhante aos já existentes em Petrolina, no Sertão do São Francisco, e em Garanhuns, no Agreste. “Esse esforço para modernizar as indústrias do polo gesseiro do Araripe traz benefícios para todo o Estado. Temos que garantir, também, a capacitação das pessoas que irão trabalhar com essa nova matriz energética, movida a gás natural, garantindo a geração de recursos humanos para a região. Todas essas ações estão alinhadas com a política de desenvolvimento para Pernambuco da governadora Raquel Lyra e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, pontuou o presidente da Copergás, Felipe Valença.

A Deputada estadual Socorro Pimentel, destacou que a região é responsável por 97% de todo o gesso produzido no Brasil. “A região do Araripe tem potencial para ser o mote do desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil, que governos anteriores não enxergaram. Outras matrizes energéticas já foram citadas para as indústrias, mas não foram colocadas em prática. Temos abundância e qualidade do gesso produzido nos cinco municípios que compõem o polo”, destacou a parlamentar. A gipsita (matéria-prima do gesso) encontrada nos municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Santa Filomena e Trindade é considerada de alta qualidade, com a pureza do minério variando entre 88% e 98%.

GÁS NATURAL – Em fevereiro, a governadora Raquel Lyra anunciou, junto com a vice-governadora, Priscila Krause, em Araripina, o início do projeto de abastecimento do gás natural, pela Copergás do Polo Gesseiro do Araripe, proporcionando sustentabilidade à produção. O investimento inicial é na ordem de R$ 6 milhões. Para incentivar as empresas a adotarem a nova forma energética, o Governo do Estado zerou o ICMS do gás que será vendido para as indústrias do gesso.

O Polo do Araripe tem capacidade para consumir cerca de 320 mil metros cúbicos de gás natural por dia. Isso equivale a 20% do volume distribuído pela Copergás e superior a outras distribuidoras de gás natural.

Em março, a Copergás realizou a quarta visita técnica à região com o objetivo de viabilizar a conversão do abastecimento dos fornos. Os trabalhos começaram em setembro de 2023, acompanhados de representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Suape, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI) e Fiepe. Em outubro de 2023, foi feita a segunda visita, ampliando o número de parceiros para CPRH, Secretarias Estaduais da Fazenda, de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, de Desenvolvimento Econômico e Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

Sport vira parceiro da Prefeitura do Recife na moeda social Capiba

13/04/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Time bicampeão pernambucano visitou a PCR e repassou camisas e ingressos para serem trocadas pela moeda social digital através do Conecta Recife

Sport vira parceiro da Prefeitura do Recife na moeda social Capiba | Tribuna Online | Seu portal de Notícias

A Prefeitura do Recife recebeu, nesta sexta-feira (12), o time bicampeão pernambucano de futebol. Integrantes do Sport Club do Recife fizeram uma visita de cortesia à PCR, onde levaram a taça da competição deste ano, e foram recebidos pelo prefeito João Campos. Na ocasião, o clube, através do presidente, Yuri Romão, doou camisas e ingressos para que possam ser trocados pela moeda social Capiba através do Conecta Recife.

“Quero agradecer ao Sport por ser o primeiro clube esportivo a fazer parte da moeda social Capiba, que poderão ser trocadas por camisas e ingressos de jogos, doados pelo time. Estamos gameficando um serviço público e começando com o estímulo à prática de atividades físicas, então é muito simbólico ter um time de futebol junto das grandes empresas oferecendo benefícios. Enquanto esporte, desenvolvimento econômico e entretenimento, é fundamental para a cidade que existam instituições fortes. É importante que o Sport dê certo, assim como o Santa e o Náutico, o esporte faz parte do Recife, então realmente vibramos juntos”, ressaltou o prefeito.

São camisas do clube e ingressos para os jogos do Sport que estarão disponíveis para troca na lojinha da Capiba, dentro da plataforma Conecta Recife. O Sport virou mais um apoiador dessa iniciativa pioneira de nossa cidade, que já conta com parceiros como Uber, 99, Assaí Atacadista, VEM e Bike PE.

“Eu entendo o futebol e todas as categorias esportivas como uma das ferramentas mais importantes e inclusivas que existem, que dão oportunidades para muitos jovens de periferia. Então, o que o Sport Club do Recife puder fazer para criar essas oportunidades, nós vamos fazer. Quando ouvi a proposta da adesão à Moeda Capiba, já decidi que estávamos juntos nessa. Acredito que, através dos parceiros que o Sport tem, podemos até maximizar essa parceria. O projeto é muito bom e vai além do esporte”, afirmou Yuri Romão, presidente do Sport.

CAPIBA – A capital pernambucana é a primeira do Brasil a ter uma moeda digital criada especificamente para estimular a convivência entre as pessoas e com a cidade de maneira saudável e sustentável. Para participar basta cumprir os desafios lançados no Conecta Recife e, automaticamente, Moedas Capiba são acumuladas dentro da carteira digital. Depois é só trocar por prêmios que ficam dentro da “feirinha”, também disponível no próprio aplicativo. Na prática, os cidadãos agora terão acesso a desafios de diferentes áreas, como esportes, saúde, meio-ambiente, cultura, por exemplo, desde que estejam relacionados com a prestação de serviços da Prefeitura do Recife. Concluída as etapas dos desafios, cada participante ganha as Capibas, que depois podem ser trocadas por prêmios e produtos.

FOTOS: Rodolfo Loepert / PCR

Apoio social: Caravana Federativa do governo federal chega a Pernambuco, nesta segunda-feira (15), em Olinda 

13/04/24

Ascom/Secom

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

A Caravana Federativa, iniciativa do governo federal, que leva atendimento a gestores locais que desejam ampliar a participação de seus municípios em programas do governo federal, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, chega a Pernambuco.
Começa, nesta segunda-feira (15), em Olinda (PE), a Caravana Federativa, uma iniciativa do governo federal para levar serviços e atendimentos aos gestores municipais.
O secretário André Ceciliano, da Secretaria de Assuntos Federativos (SEAF), da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), da Presidência da República, participará de todo o evento representando o ministro da SRI, Alexandre Padilha.A Caravana Federativa é uma ação itinerante do governo do presidente Lula que leva aos estados representantes de 37 ministérios e bancos públicos para o atendimento a prefeitos e gestores locais que desejam ampliar a participação dos municípios nos programas do governo federal. O evento conta com a parceria do governo do estado de Pernambuco e da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco).

Esta é a oitava edição da iniciativa que já passou pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará e Paraíba.

 

Foto: Divulgação

SERVIÇO:

Caravana Federativa Pernambuco

Local: Centro de Convenções de Pernambuco
Avenida Professor Andrade Bezerra, S/N – Salgadinho – Olinda – PE
Assessoria de imprensa/SRI: Camila Victor (61) 98570-1429

Acidente grave: Cinco pessoas morrem após carro cair em canal de irrigação em Petrolina

13/04/24

Portal Folhape

http://blogfolhadosertao.com.br

Suspeita é que o motorista do veículo tenha perdido o controle no momento em que tentava fazer uma curva
Caso aconteceu na tarde dessa quinta-feira (11)
Cinco ocupantes de um carro, incluindo uma bebê de 9 meses, morreram após o veículo em que eles estavam cair em um canal de irrigação às margens da PE-628, na zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.O caso aconteceu na tarde dessa quinta-feira (11). A suspeita é que o motorista do veículo, modelo Fiat Pálio, identificado como Fernando Lopes, de 61 anos, tenha perdido o controle no momento em que tentava fazer uma curva.

O carro caiu no principal canal do Projeto Público de Irrigação Pontal, de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Além do condutor, estavam no automóvel Francisco Reginaldo da Silva, de 47 anos, e três pessoas de uma mesma família. São elas Ana Júlia Alves da Silva, de 9 meses; a mãe dela, Beatriz Pereira da Silva, de 21, e a avô materna da criança, Damiana Pereira da Silva.

Policiais militares do 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp) foram ao local e constataram os óbitos. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina. A Polícia Civil de Pernambuco informou que um inquérito policial foi instaurado para apurar todos os fatos.

Por meio de nota, a Codevasf, responsável pelo canal de irrigação, lamentou o acidente. “A Codevasf lamenta profundamente o trágico acidente ocorrido nesta quinta-feira no canal principal do Projeto Público de Irrigação Pontal e solidariza-se com familiares das vítimas e com a comunidade. A Companhia acompanhará com atenção a coleta de informações sobre as circunstâncias do acidente”, afirmou.

Leia também
• Padre de Chã Grande, na Mata Sul, é preso com armas e munições em Campina Grande, na Paraíba
• Motociclista bate em carro, cai e é atropelado por ônibus em Camaragibe; helicóptero faz resgate

Muito cuidado: ICMS para as compras on-line pode disparar para 25%

13/04/24

Rafaela Gonçalves/Correio Braziliense

http://blogfolhadosertao.com.br

sharethis sharing button
Superintendência da Receita Federal, em Brasília (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Superintendência da Receita Federal, em Brasília (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

Representantes de governos estaduais discutem um aumento de 17% para 25% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativa às compras feitas nos sites de e-commerce internacionais que aderiram ao programa Remessa Conforme, da Receita Federal.

 

Uma eventual mudança pesará no bolso dos consumidores utilizam plataformas como Shein, Shopee e AliExpress. O salto no volume de remessas feitas ao Brasil por essas empresas tem incomodado as varejistas nacionais, que veem concorrência desleal e pressionam por um tratamento igualitário.

 

O debate sobre a nova alíquota ocorreu ontem durante a 44ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz), em Fortaleza. Em nota, após o encontro, o Comitê disse estar buscando um tratamento tributário equitativo para a indústria e o comércio nacionais.

 

“O compromisso com a equidade e justiça tributária no Brasil é um dos pilares que norteiam as Fazendas estaduais. Corolário deste princípio é o tratamento tributário isonômico dos produtos importados com os resultantes da produção e circulação nacionais, uma vez que este equilíbrio tem reflexo direto na manutenção do emprego e da renda dos brasileiros, o que se constrói a partir de um ambiente de competição justo para os negócios nacionais”, destacou o comunicado.

 

“Linha tenebrosa”

 

Em nova reunião, a ser realizada nos próximos dias, o Comsefaz pretende avaliar questões alfandegárias “em perspectiva com as condições estendidas ao empreendedorismo nacional” para definir a nova alíquota de ICMS.

 

A taxação de 17% entrou em vigor em agosto do ano passado, com o programa que isenta a cobrança do imposto de importação para encomendas abaixo de US$ 50 (cerca de R$ 250). Atualmente, o único tributo que incide sobre essas compras é cobrado pelos estados.

 

Caso seja aprovado, o novo valor passará a ser cobrado a partir de 2025. Governadores têm pressa para aprovar o aumento, que só pode valer após a votação do Comsefaz. Eles precisam ainda homologar a nova taxa por meio de votação nas Assembleias Legislativas estaduais.

 

Para o Instituto Livre Mercado (ILM), o aumento da alíquota do ICMS pode tirar o acesso e poder de compra de milhões de consumidores brasileiros de todas as classes sociais, mas principalmente das classes C, D e E. “O aumento de impostos nunca é bom, ainda mais em produtos que são consumidos em boa parte pelos mais pobres. O ministro Fernando Haddad segue em uma linha tenebrosa de procurar novas fontes de receita para o governo”, afirmou o deputado Rodrigo Valadares (União/SE), membro da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM).

Priscila Krause recebe executivos da European Energy que anunciam investimentos de grupo dinamarquês no Complexo Portuário de Suape

13/04/24

Imprensa PE

http://blogfolhdosertao.com.br

Primeira indústria de e-metanol do Brasil será instalada em Pernambuco com investimento de R$ 2 bilhões

Primeira indústria de e-metanol do Brasil será instalada em Pernambuco com  investimento de R$ 2 bilhões - Blog Zulene Alves

 

Pernambuco receberá a primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil. A governadora em exercício Priscila Krause se reuniu, nesta sexta-feira (12), no Palácio do Campo das Princesas  (foto), com um grupo de executivos da European Energy, companhia dinamarquesa consolidada no Brasil no ramo de energia limpa. Durante o encontro, foi discutida a implantação da indústria de produção de e-metanol que será instalada em uma área de dez hectares dentro do Complexo Industrial de Suape, no Litoral Sul do Estado. Para o projeto, a empresa está aportando um investimento de R$ 2 bilhões.

De acordo com Priscila Krause essa é uma iniciativa que dialoga com o desenvolvimento de uma economia limpa, que tem sido prioridade para o Estado. “Mais uma vez, Pernambuco sai na frente atraindo a instalação de um projeto pioneiro em energia renovável no país. Isso fortalece um trabalho que vem sendo feito por nossa equipe, inserindo o Estado nesse momento de transição energética para que possamos ter a nossa produção com o máximo de descarbonização possível”, destacou a governadora em exercício.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, a chegada desse empreendimento é mais um passo importante que o Estado dá na transição rumo ao hidrogênio verde e outras tecnologias que virão no futuro. “Uma das prioridades do governo Raquel Lyra é atrair investimentos que possam plantar sementes hoje, para serem colhidas no futuro da transição energética. Esse é um grande ganho para o nosso Estado”, comemorou o titular da pasta.

O e-metanol é produzido por meio da junção do hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis, como solar e eólica, e do dióxido de carbono de origem biogênica. É um combustível de baixo carbono com aplicações em processos industriais ou usado como combustível, especialmente no transporte marítimo. A estimativa é de que 100 mil toneladas do e-metanol sejam movimentadas pelo porto por ano.

O início das operações está previsto para julho de 2026. O valor global do contrato para arrendamento da área é de R$ 33 milhões em um período de 25 anos. “A abertura que o Governo do Estado está fazendo para que consigamos ter êxito é fundamental. Assim, vamos conseguir gerar empregos e melhorias, até no nível de complexidade dos produtos que Suape vai exportar”, concluiu o diretor executivo da European Energy no Brasil, Marcos Vinicius Cerruti.

O projeto em Suape segue o modelo da planta já em construção na Dinamarca. “Vemos muito potencial para essa indústria de hidrogênio verde e seus derivados. É uma junção de diferentes fatores e Pernambuco reúne todas as condições necessárias para que essa indústria realmente deslanche aqui”, afirmou o gerente de projetos de European Energy no Brasil, Alexandre Groszmann.

Também participaram do encontro a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira; o diretor de Desenvolvimento Industrial do Porto de Suape, Arthur Neves; e o diretor de Power-to-X, Américas, Ibéria e Austrália, Jaime Casasus-Bribian; além de outros representantes da empresa.

Fotos: Miva Filho/ Secom