Lula faz elogios a João Campos no Recife: ”Pense num menino esperto”

06/04/24

AFAGO

 

 

O presidente e o prefeito do Recife assinaram, nesta sexta-feira (5), ordem de serviço para obras de encosta em morros da capital pernambucana
facebook sharing button
twitter sharing button
linkedin sharing button
telegram sharing button
whatsapp sharing button
sms sharing button
email sharing button
copy sharing button
sharethis sharing button
Lula e João Campos em solenidade nesta sexta (5) (Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife)
Lula e João Campos em solenidade nesta sexta (5) (Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma série de elogios ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), nesta sexta-feira (5), durante a assinatura da Ordem de Serviço para execução de obras de encosta na capital pernambucana.
“Pense num menino esperto. Pense num cabra jeitoso. Está seguindo o caminho do pai, daqui a pouco está melhor”, disse o presidente.
Em sua fala, o petista também citou que tinha uma “relação muito forte” com o ex-governador Eduardo Campos, pai de João, e que o prefeito “tem um futuro político excepcional”. “Eduardo trabalhava muito com projeto e levava as coisas, e assim é o João e eu acho que mais esperto porque ele aprendeu com o pai”, comentou.
No início da cerimônia, João pediu que Lula falasse no último microfone utilizado pelo pai. O objeto foi guardado por Rivaldo José da Silva, conhecido por Gogoia, empresário do ramo de eventos e responsável por cuidar dos microfones que o socialista usava.
O PT está na expectativa de indicar o candidato a vice na chapa do prefeito para concorrer à reeleição no Recife.

TJPE:  Justiça abre inscrições para Semana Estadual da Conciliação promovida entre 6 e 10 de maio

06/04/24

JC

http://blogfolhadosertao.com.br

Todos os processos judiciais e demandas ainda não judicializadas de matérias cíveis podem ser inscritos

 

Estão abertas as inscrições para a Semana Estadual da Conciliação até o dia 15 de abril. Promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Núcleo de Conciliação (Nupemec), a iniciativa visa conciliar o maior número possível de processos em todo o estado. Esta será a segunda edição do evento, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de maio. As unidades judiciárias irão realizar audiências de conciliação e mediação de processos judiciais e de reclamações pré-processuais (demandas espontâneas).

Todos os processos judiciais e demandas ainda não judicializadas de matérias cíveis, que envolvem, por exemplo, direito do consumidor, partilha de bens, questões empresariais, dívidas de mensalidades escolares e débitos com planos de saúde, e contra as concessionárias de serviços públicos, entre outros, podem ser inscritos no evento. Também podem ser inscritas ações relativas a direito de família, como pedidos de divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia e dissolução de união estável.

Assim como em todos os eventos da área, as audiências serão intermediadas por um profissional com curso de Mediação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tentará ajudar as partes a chegarem a um acordo. O resultado será encaminhado para análise de um magistrado que observará a legalidade e o homologará por sentença, pondo fim não apenas ao processo, mas resolvendo o conflito.

“Lembro à população de todo o nosso estado que tenha um processo na Justiça e sinta vontade de conciliar, além das pessoas que tenham alguma insatisfação e queiram resolver de forma amigável, sem a necessidade de ajuizar uma ação, que peçam a inclusão do seu processo ou entre em contato com um Cejusc, uma Casa de Justiça e Cidadania ou uma Câmara Privada de Conciliação conveniada, e solicite que sua questão seja incluída na Segunda Semana Estadual de Conciliação. Possivelmente seu processo ou sua demanda será escolhida e solucionada com o acordo entre as partes”, afirma o coordenador geral do Nupemec, desembargador Erik Simões.

Como participar

O cidadão interessado em tentar solucionar conflitos judicializados ou não, por meio do acordo, poderá solicitar a participação até 15 de abril.

Caso o conflito não seja judicializado, ele pode entrar em contato com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Confira AQUI os contatos do Cejusc mais próximo ou preencha o formulário Concilie Aqui para agendar a sessão de conciliação.

Caso já exista processo em andamento na Justiça, o cidadão deverá preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, ou entrar em contato diretamente na vara de origem do processo, para pedir a inclusão.

Após a solicitação, o processo será analisado, e caso selecionado, as partes serão informadas sobre o dia, horário e local onde será realizada a sessão de conciliação.

Para mais informações, o interessado pode entrar em contato através do e-mail nupemec@tjpe.jus.br ou telefonar para o Núcleo de Conciliação: 3181.0461 e 3181.0550.

Univasf lança edital de seleção para Programa de Mobilidade Estudantil InterIES

06/04/24

Ascom Univasf

http://blogfolhadosertao.com.br

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou o edital para o Programa de Mobilidade Estudantil InterIES, convênio Univasf/Uneb/UPE/IFSertãoPE/Facape. A seleção é destinada a estudantes de graduação regularmente matriculados nas Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas e que possam cursar disciplinas ofertadas na Univasf no Período Letivo 2024.1.  As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 22 a 30 de abril.

Os candidatos poderão se inscrever através de sua IES de origem, enviando os documentos exigidos no Edital Nº 4/2024. Exceto os estudantes da Facape, que deverão ir presencialmente na Central de Atendimento ao Discente, os demais candidatos deverão enviar a documentação via e-mail, que estão listados no Edital. Para participar da seleção, os interessados devem estar matriculados no semestre de 2024.1 ou 2024.2 em um curso de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade de Pernambuco (UPE), Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, mantenedora da Faculdade de Petrolina (AEVSF/Facape), ou do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que não tenham participado anteriormente deste programa por três vezes, consecutivas ou alternadas, independente das IES nas quais tenha ocorrido a mobilidade. Dentre os requisitos para a inscrição também constam: ter concluído pelo menos 20% da carga horária do seu curso de graduação, excluídos o Estágio Curricular e Atividades Complementares; estar apto a iniciar as atividades acadêmicas da mobilidade no segundo semestre letivo de 2024 (2024.1 da Univasf) e não exceder o limite semestral de carga horária de matrícula em disciplinas, previsto no regimento da IES de origem.

O resultado parcial do processo seletivo será divulgado até dia 24 de maio e o resultado final tem sua divulgação prevista para o dia 11 de junho. O semestre letivo 2024.1 da Univasf começa no dia 5 de agosto.

Show espetáculo fará circulação por escolas públicas de Petrolina 

06/05/24

Adriano Alves

http://blogfolhadosertao.com.br

Projeto “O Teatro vai à Escola” foi aprovado em edital municipal da Lei Paulo Gustavo

 

| Fernanda Luz e Léo Andrade em cena do “Oskindô-Lelê” | Foto: Lizandra Martins |

 

Na próxima semana, escolas públicas de Petrolina (PE) recebem o projeto “O Teatro vai à Escola”, que oferece apresentações gratuitas da obra “Oskindô-Lelê”. Quatro instituições serão contempladas na temporada, sendo as sessões na segunda-feira (8) e terça-feira (9), às 9h e 16h.

 

No primeiro dia, o espetáculo será realizado no CMEI Drº Cardoso de Sá, no bairro José e Maria, e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Petrolina), no bairro Vila Mocó. Já as sessões do segundo dia serão no CMEI Maria Adnair Diniz Vianna, do bairro Antônio Cassimiro, e no CMEI João Paulo I, no bairro João de Deus.

 

A atriz Fernanda Luz, que divide a cena com Léo Andrade, destaca a importância de promover atividades artísticas nas escolas públicas. “O projeto contribui para o fortalecimento da arte-educação. Levando o Teatro e a Música para crianças da periferia, alimentando o imaginário, o incentivo à leitura, as brincadeiras, a dança e tudo o que envolve os primeiros anos de vida, na responsabilidade social que temos de ser multiplicadores e pontes de diálogo nas artes”, diz.

 

O show-espetáculo “Oskindô-Lelê” mistura teatro e música em cenas que brincam com a imaginação das crianças. Como uma brincadeira de quintal, a obra investe no lúdico para levar diversão com responsabilidade para as crianças.

 

O projeto, aprovado no Edital Multilinguagens da Lei Paulo Gustavo de Petrolina, além de promover as sessões gratuitas, garante também a acessibilidade com tradução para Libras. “A Lei Paulo Gustavo é um importante incentivo para nós artistas continuarmos produzindo, acessibilizando e fortalecendo a produção cultural da cidade”, afirma Luz.

 

Raquel Lyra  cumpre agenda em Boston, na Brazil Conference 2024; Priscila assume o Governo

06/04/24

Imprensa P

http://blogfolhadosertao.com.br

 

 
A governadora Raquel Lyra ( foto) realizou, nesta sexta-feira (5), a transmissão de cargo para a vice-governadora Priscila Krause. A gestora irá participar da 10° edição do Brazil Conference, na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), na cidade de Boston, nos Estados Unidos. No período de 5 a 13 de abril, Priscila Krause assume como governadora em exercício do Estado de Pernambuco.
 
Durante o evento em Boston, Raquel Lyra irá apresentar o painel “As inovações e os Desafios na Gestão de Pernambuco”. A programação será mediada pelo estudante pernambucano João Vitor Arruda, que é bolsista da graduação nas áreas de Ciência Política e Cinema, pela Universidade de Harvard. Entre os temas que serão abordados pela chefe do Executivo estadual estão o protagonismo feminino na gestão pública e as ações de sua gestão, como os programas Juntos pela Educação e o Morar Bem.
 
Após o evento, a governadora permanece no país para agenda pessoal acompanhada dos filhos.
 
Fotos: Miva Filho/Secom