Secretaria de Agricultura do Estado  prorroga edital de chamada pública para o PEAAF

29/02/24

Imprensa Agricultura PE
http://blogfolhadosertao.com.br

A adesão de cooperativas e associações de agricultores familiares poderá ser feita até o dia 08 de março

Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA) prorroga  edital de chamada pública para o PEAAF - O Secretário do Povo

Cooperativas e associações de agricultores familiares ainda podem se habilitar à chamada pública do Governo do Estado, para fornecer produtos da agricultura familiar para o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PEAAF. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA) informa que o prazo para a adesão segue até o dia 08 de março.

O PEAAF fará a compra direta com investimentos da ordem de R$ 17,4 milhões, recursos do Tesouro Estadual. Para isso, as entidades interessadas devem ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ser pessoa Jurídica e/ou ter Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Os produtos serão destinados à doação simultânea a famílias em vulnerabilidade alimentar.

Os 184 municípios pernambucanos serão contemplados com a distribuição de 131 mil kits, contendo gêneros alimentícios – batata doce, macaxeira in natura ou a vácuo, inhame, laranja, pêra, melão, banana, mel, ovos e queijo. Esses kits beneficiarão organizações sociais, assistenciais que atendem a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Inscrição – As organizações da agricultura familiar interessadas em participar, deverão acessar o site da Secretaria de Administração – SAD, para a visualização e acesso ao edital, no endereço eletrônico (www.peintegrado.pe.gov.br), onde será informado data da sessão presencial para apresentação dos documentos de habilitação e proposta.

Foto/Cortesia

Linha revolucionária da Fertsan ganha o biomodulador fisiológico FT Poly Campo, destinado ao cultivo da soja

29/02/24

http://blogfolhadosertao.com.br

Fórmulas proporcionam o desenvolvimento completo da planta, desde o enraizamento até a formação dos componentes de rendimento, estimulando a defesa natural

Plantas saudáveis e bem estruturadas produzem melhor, com investimentos reduzidos e lucros maiores para o agricultor. Foi esse o ponto de partida da Fertsan para criar um conceito revolucionário de biomoduladores fisiológicos associados a nanotecnologia – que, além de modular os processos fisiológicos, funcionam como fisioativadores.

Todo o processo envolveu um vasto e minucioso trabalho de ciência, pesquisa e análise até chegar ao estágio atual, que apresenta fórmulas com polissacarídeos de origem marinha e nanoativos estratégicos. A linha Fertsan está disponível no mercado desde 2018, após demonstrar resultados consistentes de alta produtividade em culturas de milho, algodão, feijão, cana de açúcar, tabaco e trigo. Voltado especificamente para a produção de soja, o FT Poly Campo se junta à família de produtos depois de também ser submetido a rigorosos testes de campo.

Ao longo de três anos, mais de 80 estudos foram feitos por institutos de pesquisa e fundações agronômicas conceituadas em todo o país, comprovando a eficiência da linha. Agora, a empresa brasileira se prepara para se aproximar ainda mais de agricultores, pesquisadores, estudantes e profissionais do agronegócio durante o Dia de Campo de Verão, realizado pela FAPA e pela Cooperativa Agrária Agroindustrial, nos próximos dias 28 e 29, em Entre Rios, distrito de Guarapuava, no interior do Paraná.

“Os polissacarídeos de origem marinha, associados a nanoativos, atuam como biomoduladores fisiológicos nas plantas. Isso quer dizer que as fórmulas Fertsan estimulam seu desenvolvimento completo, desde o processo de enraizamento até a formação dos componentes de rendimento”, explica Alexandre Craveiro, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da marca: “A tecnologia também estimula os processos de defesa natural das plantas. Dessa forma, conseguem resistir a situações de estresse e alcançar maiores produtividades”.

Tais resultados ficaram ainda mais evidentes na safra de 2022/2023, quando os efeitos do El Niño impactaram as lavouras de todo o Brasil. Chuvas irregulares e ondas de calor aumentaram a ocorrência de pragas e situações de estresse. Foi nesse cenário adverso para a produção que os produtos da Fertsan se destacaram, ao proteger as plantações, mitigando os problemas causados pelos desequilíbrios hídrico e térmico.

Nos dois dias de evento da FAPA, um público estimado de 2 mil pessoas poderá ver de perto esses efeitos práticos. Para isso, foram feitos dois canteiros no estande da marca para apresentar ao mercado o novo FT Poly Campo – um com o biomodulador fisiológico e outro sem.

“Esse produto inédito é indicado especificamente para a cultura da soja. Preparamos uma área com o tratamento padrão fazenda e outra com o FT Poly Campo para mostrar como as plantas se desenvolvem bem mais, alcançando um potencial produtivo muito maior. Fica claro que a aplicação do nosso biomodulador fisiológico é um investimento rentável, principalmente em safras difíceis como esta que estamos passando”, ressalta Ermeson Lima, Gerente Nacional de Vendas da Fertsan.

Sobre a Fertsan

A marca está presente em todo o Brasil, com clientes de grande, médio e pequeno porte, incluindo cooperativas, produtores independentes e grandes grupos agrícolas. O portfólio atual da Fertsan conta com soluções para as culturas da soja (FT Poly Campo), milho (FT Corn), algodão (FT Cotton), feijão (FT Bean), cana de açúcar (SC Booster), tabaco (FT Advance) e trigo (FT Wheat).

Prevenção: TJPE se reúne com clubes de futebol e anuncia medidas para combater a violência

29/02/24

Ascom TJPE

http://blogfolhadosertao.com.br
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, recebeu, nesta quarta-feira (28-02), os presidentes do Sport e do Náutico, Yuri Romão e Bruno Becker.Os dirigentes pediram a ajuda do Judiciário pernambucano para combater a violência provocada pelas torcidas organizadas. Durante o encontro, o magistrado anunciou a criação de uma vara de justiça especializada em crimes organizados. Entre suas atribuições estarão os crimes cometidos no âmbito do futebol.A meta do TJPE é que a vara esteja criada ainda em março. Seu funcionamento será inédito em Pernambuco. O objetivo é somar esforços de várias instituições numa ação conjunta contra um problema que já extrapolou os limites do futebol. Instituições como o Ministério Público do Estado de Pernambuco, Governo do Estado, através da Polícia Militar, e Assembleia Legislativa estarão juntas na iniciativa.
Paralelamente à criação da vara especializada, o TJPE iniciará estudos para ampliar as competências do Juizado do Torcedor, que atualmente trata apenas de causas cíveis e criminais de menor complexidade e menor potencial ofensivo.“O Poder Judiciário tomará medidas energéticas para combater a violência que assola nossos times e nosso Estado. Nosso objetivo é buscar a paz e a segurança para que nosso futebol volte ao seu lugar de destaque”, disse o presidente do TJPE.Ambos os dirigentes saíram satisfeitos da reunião. “Saio feliz com a disposição do TJPE de combater o crime organizado. De forma rápida e célere, temos que dar uma resposta à sociedade”, disse Yuri Romão, se referindo ao episódio após o último jogo Sport x Fortaleza, quando os jogadores do time cearense foram vítimas de agressões.O presidente do Náutico também elogiou a iniciativa. “Foi uma reunião muito importante. Saímos satisfeitos com medidas que serão tomadas em breve. Essa é uma luta de todo o Estado”, disse Bruno Becker.Além dos dirigentes e do presidente do Tribunal, participaram da reunião o desembargador Mauro Alencar, coordenador da área criminal do TJPE, o juiz assessor da Presidência, Gleydson Lima, o presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Sílvio Neves Baptista, e o vice-presidente jurídico também do Sport, Rodrigo Guedes.

Freio de arrumação: Eleição do União Brasil vira guerra e Luciano Bivar cancela o pleito

29/02/24

Por 247

http://blogfolhadosertao.com.br

Sport faz 4 x 0 em cima do  Trem e avança para segunda fase da Copa do Brasil

29/02/24
Davi Saboya
http://blogfolhadosertao.com.br

 

Trem e Sport decidiram em jogo único a classificação na primeira fase da Copa do Brasil

Com facilidade, o Sport goleou por 4×0 o Trem, nesta quarta-feira (28), no Estádio Zerão, no Amapá. O duelo único foi válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Com o resultado, o Leão avançou para a segunda fase do torneio nacional.

O próximo adversário do Sport na Copa do Brasil é o Murici. Em sorteio, ficou definido que a partida irá acontecer na Arena de Pernambuco. A CBF ainda não confirmou a data e o local. Na segunda fase, em caso de empate, decisão nos pênaltis.

Os gols da goleada do Sport foram marcados por Romarinho, Alan Ruiz, Gustavo Coutinho e Barletta. Esse último, por sinal, marcou o tento na estreia. Vale destacar que a classificação rubro-negra ainda rendeu a premiação de R$ 1,470 milhões.

Vale lembrar que o Sport não passava da primeira fase da Copa do Brasil desde 2018. Entre 2019 e 2022, caiu na estreia. No ano passado, com a classificação do Fortaleza para a Libertadores, o Leão herdou a vaga direto para a terceira fase do torneio nacional.

Próximo jogo do Sport na temporada

Como já está classificado para as semifinais do Pernambucano, o próximo jogo do Sport acontece pela Copa do Nordeste. Na próxima quarta-feira (6), o time rubro-negro visita o Altos, às 21h30, no Piauí.

Sport passou com tranquilidade

Diante do frágil adversário, o Sport não demorou para encaminhar a vitória. O Trem até que planejou uma surpresa, mas não conseguiu tirar do papel.

Logo, aos 5 minutos, o Sport abriu o placar com Romarinho. Aos 34, Alan Ruiz ampliou a vantagem. Vale lembrar que o empate já garantia a classificação ao Leão.

No segundo tempo, a situação do Sport ficou ainda mais fácil com a expulsão de Tácio, do Trem. Ele foi expulso após entrada temerária em Alan Ruiz.

Assim, não demorou para o Sport transformar em goleada. Aos 3 e 20 minutos, Gustavo Coutinho e Barletta marcaram para o time pernambucano.

No fim, Pedro Lima ainda tirou em cima da linha o gol de honra do Trem na melhor investida na partida. Placar final: 4×0 para o Sport.

Ficha do jogo
Trem

Vitor; Foguete, Daniel, Gilmar e Tacio; Alexandre Pinho (Rafael Oliveira), Silvio (Igor Nunes) e Dudu; Aleílson, Neto (Eduardo Lopes) e Polaco (Levi).

Técnico: Sandro Macapá.

Sport

Caíque França; Pedro Lima, Renzo (Fabinho), Luciano Castan e Felipinho; Felipe, Fabrício Domínguez (Titi Ortíz) e Alan Ruiz; Lucas Lima (Arthur Caíke), Romarinho (Chrystian Barletta) e Gustavo Coutinho (Pablo Dyego).

Técnico: Mariano Soso.

Árbitro: Felipe Fernandes (MG). Assistentes: Felipe Alan e Ricardo Junio (ambos de MG).

8 DE JANEIRO: Polícia Federal  cumpre mandados em Brasília e outros sete estados

29/02/24

http://blogfolhadosertao.com.br

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (29/2), a 25ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos antidemocráticos ocorrido em 8 de janeiro de 2023, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e vandalizados. 

Ao todo, estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sendo 24 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico. A operação ocorre nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal.

Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Segundo a investigação, o valor dos danos causados ao patrimônio público nos ataques pode chegar a R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Petrolina vence Cascavel-PR e vai à segunda fase da Copa do Brasil

29/02/24

Por Yuri Teixeira

http://blogfolhadosertao.com.br

Adversário do time pernambucano será o Sousa, que eliminou o Cruzeiro na semana passada

Quem foi ao estádio Paulo Coelho, no Sertão pernambucano, na noite desta quarta-feira (28), viu um feito e tanto. Em sua primeira participação na Copa do Brasil, o Petrolina precisava vencer o Cascavel-PR para seguir vivo no certame. E assim foi feito. Em confronto emocionante, a Fera Sertaneja bateu a equipe paranaense por 3×2, e garantiu vaga na segunda fase do mata-mata nacional, além de R$ 945 mil como premiação.

Na próxima fase, o adversário do Petrolina será o Sousa, fora de casa, com data ainda a ser definida. A equipe paraibana derrotou o Cruzeiro, por 2×0, na semana passada.

O jogo 

O Petrolina foi para o intervalo em vantagem, mas o primeiro tempo foi de boas chances para ambos os lados no Sertão pernambucano. Desde o apito inicial do árbitro, o Cascavel pressionou a saída de bola da Fera Sertaneja, no intuito de forçar o erro adversário. Porém, a primeira grande oportunidade foi do time da casa. Aos dez, Douglas quase marcou de bicicleta. Mais tarde, o camisa 9 e Emerson Galego assustaram em finalizações perigosas.

O Cascavel, por sua vez, também deu trabalho ao sistema defensivo tricolor. No entanto, os poucos chutes que foram em direção à meta, foram defendidas sem dificuldades por Alan.

A abertura do placar aconteceu já na reta final da etapa inicial. Aos 42 minutos, Kiros aproveitou cruzamento e subiu de cabeça para colocar o Petrolina em vantagem.

Vaga quase fica pelo caminho

Na volta do intervalo, o técnico William Lima sacou Kiros e acionou Everton Felipe na partida. E logo na primeira participação no jogo, aos dois minutos, o camisa 19 foi oportunista para deixar o Petrolina ainda mais perto da segunda fase.

Apesar da vantagem no placar, o Petrolina por pouco não viu a classificação escorrer pelos dedos. Com gols de Eduardo Junho, aos 17 minutos, e Vitinho, aos 32, o Cascavel igualou o placar e ficou próximo da vaga. Contudo, aos 48 jogados, Emerson Galego aproveitou falta cobrada para a área e cabeceou para marcar o gol da classificação sertaneja. Na comemoração, o camisa 11 recebeu o segundo amarelo e acabou expulso.

Leia também
• De virada, Retrô vence o Manauara e se classifica para a segunda fase da Copa do Brasil
• Para espantar vexames recentes, Sport visita o Trem-AP, pela primeira fase da Copa do Brasil

 

STF oficia Raquel e Poder Executivo não vai precisar repassar R$ 71 milhões para Assembleia

29/02/24

por Jamildo Melo

http://blogfolhadosertao.com.br

Antes de decisão do STF, dinheiro tinha que ser repassado até 31 de março

 

O blog teve acesso ao ofício assinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, para a governadora Raquel Lyra (PSDB), comunicando decisão cautelar proferida na ADI 7593. A ação, protocolada pela governadora, pedia a suspensão de dispositivos da atual Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pelos deputados com modificações articuladas pelo presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto (PSDB).

Com o ofício, com tarja de “urgente”, assinado em 26 de fevereiro, a governadora está respaldada juridicamente para não ter que repassar mais recursos aos poderes, decorrentes do excesso de arrecadação do exercício de 2023.

Pela norma agora suspensa pelo STF, Raquel Lyra teria que informar, até 31 de janeiro, o excesso de arrecadação. Isto foi feito.

E até 31 de março, Raquel deveria repassar aos demais poderes, a participação destes no “bolo” do excesso de arrecadação. Agora, com a norma suspensa, Raquel não precisará repassar o dinheiro.

São R$ 384 milhões que Raquel deveria repassar aos demais poderes, segundo a LDO vigente, até 31 de março. Raquel pediu uma liminar no STF, para não ter que cumprir este trecho da LDO.

O Blog de Jamildo teve acesso exclusivo, com técnicos do Governo do Estado, sob reserva, a participação que teria cada Poder nesse “bolo” dos R$ 384 milhões.

A Assembleia iria receber mais R$ 71 milhões.

A Defensoria com aproximadamente R$ 19 milhões.

O Ministério Público com aproximadamente R$ 65 milhões.

O Tribunal de Contas mais aproximadamente R$ 51 milhões.

O Tribunal de Justiça, que já tem o maior orçamento entre os poderes, ficaria com quase R$ 177 milhões.

reprodução
André Mendonça, um dos ministros indicados por Bolsonaro ao STF, deu a liminar a favor do Estado – reprodução

“A não suspensão, liminarmente, dos dispositivos ora questionados tem o condão de acarretar grave prejuízo a autonomia financeira do Poder Executivo e a saúde orçamentária do Governo de Pernambuco,, tornando o provimento final a ser proferido pelo STF praticamente ineficaz”, assinou a governadora de próprio punho, na petição inicial da ação, assinada em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado.

A liminar agora vai ser referendada, ou não, pelo plenário virtual do STF. Os demais dez ministros votam pelo computador. A votação deve acabar em 15 de março de 2024, segundo o STF.

Raquel afasta  Joaquim Neto e anuncia Ellen Viégas na presidencia do IPA

29/02/24

Sem alarde e sem comunicar o paradeiro do até então presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Joaquim Neto, o Governo de Pernambuco divulgou, há pouco, mudança no organograma do Instituto. Ellen Viégas, ex-secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, assume, a partir de agora, a presidência do IPA. A alteração será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial do Estado.

Ellen Karine Diniz Viégas é formada em Agronomia e possui mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). A nova presidente do IPA é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde também atuou, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), como vice-presidente da comissão de extensão entre 2017 e 2019, coordenadora do curso de graduação em agronomia (2019 a 2021) e diretora (2021 a 2023). Foi secretária de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco entre agosto de 2023 e fevereiro de 2024.