Polícia prende ladrão que matou  turista do Rio de Janeiro, após assalto em Boa Viagem

24/02/24

Felipe Farias

http://blogfolhadosertao.com.br

Homem de 35 anos foi capturado no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, em prisão efetuada pela 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios/DHPP

Imagem do autor

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu, na tarde desta sexta-feira (23), um homem de 35 anos suspeito pelo latrocínio do turista carioca Talles do Couto Lemgruber Kropf, morto após ter sido assaltado e ferido com uma facada na região do tórax enquanto caminhava pela Avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na madrugada do último dia 14 de fevereiro.

A prisão, efetuada 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios/DHPP, ocorreu no bairro do Pina. Logo depois, o homem foi conduzido à sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Desde a chegada no DHPP, o suspeito confessou o crime aos repórteres presentes. “Fui assaltar e ele reagiu. Acabei dando a facada”, confessou o homem.

A identificação do suspeito do latrocínio foi possível graças as câmaras de videomonitoramento e de segurança nas redondezas do local do crime. “Coletamos várias imagens, tanto de onde aconteceu o fato, como dele se aproximando da vítima, e depois ele fugindo. Através dessas imagens que pegamos, conseguimos melhor e fomos atrás de de identificá-lo. Após a identificação desse rapaz, nós produzimos provas de que ele era aquela pessoa que estava nas imagens… Comprovamos isso tanto no Ministério Público como no Poder Judiciário. Foi expedido o mandado de prisão e hoje conseguimos capturá-lo”, contou o delegado Caio Morais, da 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios/DHPP, em entrevista à reportagem da TV Jornal.

Desde o momento da prisão, o suspeito não negou o crime. “No da prisão, na casa da família, ele confessou. E no depoimento formal, na delegacia, ele voltou a confessar. Contou o que aconteceu, disse que roubou e que realmente deu a facada no turista. Alegou, em sua defesa, que o turista teria o agredido, reagido ao assalto e que, por isso, o esfaqueou. Mas o golpe que ele deu foi tão violento que a lâmina da faca quebrou dentro do corpo do turista”, esclareceu o delegado.

No assalto, o suspeito pelo latrocínio levou apenas o celular. “Logo depois da facada, ele fugiu com o celular do turista. Quando perguntei o que ele tinha feito com o celular, ele confessou que vendeu R$ 200,00 e que teria comprado drogas com o dinheiro. Um crime bárbaro”, finalizou delegado Caio Morais.

Talles do Couto Lemgruber Kropf, de 35 anos, era engenheiro da Petrobras e, na madrugada da quarta-feira (14), tinha acabado de chegar da festa ‘Carvalheira na Ladeira’, em Olinda. Ainda com a roupa do bloco privado, ele deixou o apartamento onde estava hospedado em Boa Viagem e saiu caminhando pela Avenida Domingos Ferreira indo ao encontro de amigos num bar próximo, mas acabou sofrendo a abordagem criminosa.

Pelo menos, 586 policiais militares vão compor esquema de segurança do clássico entre Sport e Náutico

24/02/24
Por Yuri Teixeira

http://blogfolhadosertao.com.br

Ataques ao ônibus do Fortaleza na última quarta-feira (21) deixou torcedores preocupados com o clássico de hoje (24)
Aflitos
Após o ataque ao ônibus do Fortaleza, por parte de uma uniformizada do Sport, a segurança para o Clássico dos Clássicos deste sábado (24), nos Aflitos, pelo Pernambucano, passou a ser uma preocupação para quem pretende ir ao jogo. Através de nota, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que 586 policiais irão trabalhar na partida.Conforme comunicado na PMPE, toda operação terá monitoramento de oficiais do órgão de segurança através das câmeras no Centro Integrado de Controle e Comando Estadual.

Ao todo, na área interna dos Aflitos, 109 integrantes do Batalhão de Choque farão a segurança dos torcedores. Ao redor do estádio e nas vias que dão acesso à casa alvirrubra serão 477 PMs espalhados nas ruas. Já nas estações de metrô e integrações, haverá patrulhamento motorizado de prontidão para impedir qualquer tipo de vandalismo.

Além do efevito da polícia, na última quinta-feira (21) o Náutico já havia divulgado, através de suas redes sociais, que 180 seguranças privados estariam nos Aflitos como reforço para impedir qualquer tipo de barbárie no estádio.

A partida entre Náutico e Sport, pela última rodada da primeira fase do Estadual, está marcada para acontecer às 16h30 na casa alvirrubra. Enquanto o Rubro-negro tem 21 pontos e vaga assegurada na semifinal do Estadual, o Alvirrubro soma 17 pontos e ainda tenta garantir lugar ao lado do Leão. Para isso, terá que vencer o rival e torcer por um tropeço do Retrô perante o já rebaixado Flamengo de Arcoverde.

Confira a nota da PM na íntegra:

A Polícia Militar empenhará 586 PMs para garantir a segurança no jogo Náutico x Sport, que acontece neste sábado (24), às 16h30, nos Aflitos, válido pelo Campeonato Pernambucano.

A área interna do Estádio contará com 109 PMs do Batalhão de Choque. Sob o comando do 13º BPM, a área externa e as principais vias de acesso ao local do jogo contarão com a presença de 477 policiais que farão a segurança dos torcedores. Nas estações do metrô e terminais integrados de passageiros serão lançadas guarnições no patrulhamento motorizado para inibir a ação dos vândalos.

Toda operação policial será monitorada por oficiais da Corporação através das câmeras de segurança no Centro Integrado de Controle e Comando Estadual.

Lula rebate Israel e volta a citar genocídio: ‘Crianças e mulheres estão sendo assassinadas’

24/02/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

A reação de Tel-Aviv irritou o Brasil, que vê uso político da crise no momento em que o governo israelense enfrenta crescente pressão internacional pelo drama humanitário em Gaza
Presidente Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta sexta-feira, 23, às críticas que tem recebido por comparar a guerra em Gaza ao Holocausto e voltou a acusar Israel de genocídio no enclave palestino. Esse é mais um passo da crise diplomática aberta entre Brasília e Tel-Aviv.”Eu sou favorável a criação do Estado Palestino livre e soberano Que possa esse Estado Palestino viver em harmonia com o Estado de Israel. O que o governo de Estado de Israel está fazendo não é guerra, é genocídio. Crianças e mulheres estão sendo assassinadas”, disse ao participar de um evento da Petrobras.

“Não tentem interpretar a entrevista que eu dei. Leia a entrevista e parem de me julgar a partir da fala do primeiro-ministro de Israel”, acrescentou. Lula voltou a dizer que “não estão morrendo soldados, estão morrendo mulheres e crianças dentro dos hospitais”. E repetiu: “se isso não é genocídio, não sei o que é genocídio”.

O petista seguiu dizendo que o Conselho de Segurança da ONU “não representa nada, não toma decisão em nada e não faz paz em nada” E criticou o veto dos EUA à resolução apresentado pelo Brasil, quando ocupou a presidência rotativa do CS.

“A lógica da ONU não é agir de forma democrática”, disse ao questionar o poder de veto que têm os cinco países com assento permanente no Conselho(Reino Unido, China, Rússia, EUA e França)

“A gente não pode aceitar a guerra na Ucrânia, como não pode aceitar a guerra em Gaza e nenhuma guerra”, concluiu ao reclamar do que chamou de “hipocrisia” na classe política.

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores isralense, Israel Katz, voltou a provocar Lula nas redes socais. “Ninguém vai separar o nosso povo, nem você”, dizia a mensagem acompanhada por uma ilustração que mostrava brasileiros e israelenses abraçados.

Em publicações feitas ao longo da semana, a chancelaria de Israel também disse que a fala de Lula era “vergonha” e chamou o presidente brasileiro de “negacionista do Holocausto”. As declarações foram duramente rebatidas pelo ministro das Relações do Brasil, Mauro Vieira, que chamou o tratamento dado a Lula de “insólito”.

No último fim de semana, o petista abriu uma crise diplomática com Israel ao equiparar a guerra na Faixa de Gaza ao Holocausto. “O que está acontecendo em Gaza não aconteceu em nenhum outro momento histórico, só quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse.

Inicialmente, o presidente condenou o ataque terrorista do Hamas, que desencadeou o conflito. Depois, passou a criticar também a resposta de Israel, acusando o país de “terrorismo” e “genocídio”. Ao falar sobre o Holocausto, no entanto, Lula cruzou o que o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, chamou de “linha vermelha” e foi declarado “persona non-grata” por Israel.

A reação de Tel-Aviv irritou o Brasil, que vê uso político da crise no momento em que o governo israelense enfrenta crescente pressão internacional pelo drama humanitário em Gaza. Como gesto de insatisfação, o Itamaraty retirou de forma temporária o seu embaixador em Israel, Frederico Meyer, e chamou o representante israelense em Brasília Daniel Zonshine para uma conversa.

Raquel Lyra ressalta trabalho para reforçar a segurança pública de Pernambuco

24/02/24

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
 
A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) promoveu, nesta sexta-feira (23), 193 homens e mulheres da corporação aos Quadros de Oficiais da Administração (QOA) e de Oficiais Músicos (QOMus). A solenidade militar foi presidida pela governadora Raquel Lyra no Quartel do Derby, na área central do Recife. Do total de formados, 190 tornaram-se oficiais da Administração e três vão atuar na banda da PM. Os policiais integram a terceira turma de oficiais militares formados na atual gestão estadual, ampliação que é uma das metas previstas no programa Juntos pela Segurança.
 
“Os novos oficiais vão nos ajudar a acabar com os pontos onde há maior índice de violência no Estado, e assim permitir que de maneira estruturada os trabalhos possam ser feitos nas ruas. Através do Juntos pela Segurança, temos recursos da ordem de R$ 1 bilhão para investirmos nas polícias, no sistema penitenciário e garantir que durante o nosso mandato possamos ter resultados na segurança pública que devolvam a paz social aos pernambucanos. Investimos em equipamentos como coletes, em novas viaturas, e abrimos novos concursos”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Os novos oficiais do Quadro da Administração serão distribuídos nas diversas Unidades Operacionais do Estado. Nesta nova etapa, eles serão empregados buscando atender às necessidades imediatas da PM, além de reforçar a prestação dos serviços ofertados à população do Estado. Já os Oficiais Músicos serão lotados na Banda de Música da PMPE.
 
“Nós temos no Quadro de Oficiais da Administração o apoio logístico interno para as unidades da polícia, mas eles podem também trabalhar nas ruas, a depender da demanda da unidade em que estejam lotados. Eles têm toda uma experiência operacional que com certeza vai contribuir muito para o exercício do oficialato que hoje eles assumem”, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
 
Para o comandante da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, a nova turma vai ser um importante reforço para a corporação. “Todos eles estão prontos para servir à sociedade pernambucana e à instituição da Polícia Militar de Pernambuco”, disse. 
 
“É uma honra ver o sentimento e o orgulho de sermos pernambucanos neste momento, podendo entregar os novos oficiais à sociedade para reforçar o trabalho da Polícia Militar de Pernambuco. Em gestos como esse eu vejo que a governadora tem dado exemplo de dedicação e espírito público”, registrou o deputado estadual Renato Antunes. 
 
A turma dos novos oficiais realizou a formação no período de 18 de setembro de 2023 a 16 de fevereiro de 2024, na Academia de Polícia Militar do Paudalho (APMP). O curso aconteceu sob a supervisão da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) e com coordenação da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE (DEIP) da PMPE.
 
Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Joel da Harpa; os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Ismênio Bezerra (Criança e Juventude) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca). O chefe da Polícia Civil, Renato Leite, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Luciano Alves, e o gerente geral da Polícia Científica, Fernando Benevides, também compareceram ao evento.
 
Concurso da Polícia Civil
 
Em mais um movimento do Governo de Pernambuco para reforçar os quadros das forças de segurança estaduais, as provas do concurso da Polícia Civil acontecerão neste domingo, 25 de fevereiro, para Escrivães e Agentes de Polícia. No domingo, 3 de março, serão aplicadas as provas para o cargo de Delegado. O concurso vai oferecer 445 vagas para os policiais civis, sendo 250 para o cargo de Agente de Polícia, 150 para Escrivães e 45 para Delegados.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Após fala que gerou crise, Lula volta a dizer que Gaza sofre ‘genocídio’

24/02/24

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

 

‘O que o governo de Israel está fazendo contra o povo palestino não é guerra, é genocídio’, disse Lula em evento no Rio

Lula gesticulando durante discurso
CRÉDITO,ANDRE COELHO/EPA-EFE/REX/SHUTTERSTOCK

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez novas declarações nessa sexta-feira (23/02) sobre a ofensiva de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Em evento no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Lula afirmou “ser favorável à criação do Estado palestino livre e soberano”.

“Quero dizer mais: o que o governo de Israel está fazendo contra o povo palestino não é guerra, é genocídio, porque está matando mulheres e crianças”, declarou.

No domingo passado (18), em viagem a Adis Abeba, na Etiópia, Lula fez declarações sobre o conflito que reverberaram nos últimos dias.

O presidente brasileiro afirmou na ocasião que o que estava ocorrendo em Gaza não era “uma guerra, mas um genocídio” — comparável a “quando o Hitler resolveu matar os judeus”, em referência ao Holocausto.