Em Salgueiro, agente comunitário George Fernandes Vieira é encontrado morto em uma rede, dentro de casa.

22/02/24

Com informações do Blog Alvinho Patriota

http://blogfolhadosertao.com.br

 

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) George Fernandes Vieira, 54 anos, pertencente a uma família bastante conhecida em Salgueiro, foi encontrado morto nesta quarta-feira, 21, deitado numa rede em casa, no bairro Novo Everest.  George  atuava como ACS no Nossa Senhora de Fátima, na região da comunidade do Santa Margarida, antigo Alto do Cortume.

Ainda não há informação confirmada sobre a causa da morte, que será investigada no Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina, para onde o corpo será levado ontem mesmo. Muitos amigos e conhecidos se dirigiram para a residência de George logo que souberam da triste notícia, para prestar solidariedade à familia do ACS.

George era muito conhecido na cidade, principalmente por ter trabalhado durante anos na Farmácia Gaby que funcionava próximo à Praça Benjamin Soares, um dos pontos mais movimentados da cidade.

Esta Folha do Sertão se solidariza com a família e amigos do querido  George Fernandes Vieira.

 

No Recife: PMs são condenados a penas de quatro e 19 anos de reclusão

22/02/24

Por Danielle Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Decisão do júri foi tomada nesta quarta-feira (21) após dois dias de julgamento
Julgamento foi finalizado nesta quarta-feira (21)
Iniciada no dia 17 de maio de 2013, a espera da família de Marcos Laurindo pela condenação dos policiais envolvidos na morte do jovem, assassinado dentro de casa, teve um desfecho nesta quarta-feira (21). Após passarem por júri popular, os PMs envolvidos no caso foram condenados.

Responsável pelo disparo que vitimou de forma fatal o jovem de 21 anos, o policial Diogo Pereira de Barros, que chegou a afirmar que não se arrependia da sua atuação no caso, foi condenado por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe por impor medo com uso de truculência, e não ter dado chance de defesa à vítima), fraude processual e posse ilegal de arma.

Para ele, a sentença foi de 19 anos de reclusão inicialmente em regime fechado. O policial também deverá cumprir mais dois anos de detenção. Por determinação judicial, a pena deverá ser cumprida na penitenciária Barreto Campelo, no município de Itamaracá.

Já para o policial Paulo Sérgio da Silva, acusado de fraude processual e falso testemunho, a pena foi de quatro anos de reclusão, inicialmente em regime semiaberto, e mais dois anos de detenção. Ambos poderão recorrer em liberdade.

Família recebeu sentença com angústiaFamília recebeu sentença com angústia | Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Apesar da condenação, a mãe de Marcos, Lúcia Conceição, aguarda pelo momento em que os policiais serão efetivamente presos.

“A minha esperança era de que ele saísse daqui já preso. Não queria que ele continuasse solto. Fico amedrontada, com medo do que ele pode fazer com a minha família”, afirmou.

Confira imagens do júri popular:

Pais de Marcos Laurindo, Lucia Conceição e Francisco da Silva | Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Relembre o caso
Marcos Laurindo foi assassinado por Diogo na frente dos pais dentro da casa onde morava na comunidade Bola na Rede, no Recife. O jovem foi alvejado com um tiro no peito. Segundo os policiais, ele estaria armado e teria entrado em confronto com os agentes de segurança. Uma arma foi encontrada na residência.

No entanto, uma análise realizada pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social apontou que Diogo teria plantado a arma na cena do crime. Pelo fato, o PM foi expulso da corporação. Paulo Sérgio da Silva também respondeu a um processo administrativo por ter prestado depoimento confirmando a versão do colega de farda.

Sport  fica no empate  com o Fortaleza pela Copa do Nordeste

22/02/24

Yuri Teixeira

http://blogfolhadosertao.com.br

Leão saiu atrás no placar, mas conseguiu chegar ao empate no segundo tempo
Sport 1x1 Fortaleza, na Arena de Pernambuco

Negociar o resultado é uma coisa que o Sport não costuma fazer em 2024. Não à toa, antes de entrar em campo na noite desta quarta-feira (21), eram nove vitórias e duas derrotas na temporada. Ou oito ou 80. Diante do Fortaleza, pela quarta rodada da Copa do Nordeste, na Arena de Pernambuco, o Leão até foi superior ao adversário. No entanto, apesar da boa atuação, os mais de 25 mil rubro-negros que foram ao estádio viram o clube ficar no 1×1 com os cearenses e empatar a primeira partida no ano.

O resultado fez o Sport subir para a vice-liderança provisória do Grupo A, com sete pontos. Com a mesma pontuação, o Fortaleza foi à primeira posição do Grupo B.

O jogo

O primeiro tempo na Arena de Pernambuco, diante de um adversário superior tecnicamente, tinha tudo para ser o melhor do Sport nesta temporada. Para se ter uma ideia, o goleiro Caíque França era um mero espectador da partida. No intuito de sufocar o Fortaleza, Mariano Soso povoou o meio-campo e a investida deu certo. Com a bola, o Rubro-negro levava perigo ao gol tricolor com frequência. Sem ela, pressionava na marcação e não demorava para recuperá-la.

Antes dos 20 minutos, foram três ótimas oportunidades dos pernambucanos abrirem o placar. Aos 12, Alan Ruiz arriscou da entrada da área e viu João Ricardo se esticar todo para evitar o gol. Em seguida foi a vez de Gustavo Coutinho perder duas chances. Primeiro, após tabela com Lucas Lima, o camisa 9 chutou por cima. Depois, Pedro Lima achou ótimo passe, mas o centroavante finalizou cruzado para fora.

Ainda na primeira etapa, Vojvoda fez duas modificações no seu time. Uma delas por obrigação. Se sentindo mal, João Ricardo deu lugar a Santos na meta cearense. A outra, no entanto, mudou a história do confronto. Acionado na vaga de Luquinhas, aos 35 minutos, Moisés colocou o Fortaleza em vantagem dez minutos mais tarde. Em contra-ataque fulminante, o atacante ganhou na velocidade da zaga do Sport, fintou Thyere e bateu firme para fazer 1×0.

Satisfeito com o que viu do time na primeira etapa, Mariano Soso voltou do intervalo sem modificações. Aliás, o treinador só foi mexer na equipe a partir dos 30 minutos da etapa final com Vilhena na vaga de Domínguez. Tendo que correr atrás do placar, o Leão encontrou o Fortaleza ainda mais fechado e tinha dificuldades para incomodar o rival.

Coutinho, duas vezes, sem muita clareza, mandou para fora. Felipinho, de falta, parou em fácil defesa de Santos. O Laion, por outro lado, seguia apostando nas saídas em velocidade, e foi o responsável pela melhor chance. De fora da área, Lucero buscou o ângulo, mas viu Caíque França desviar e a bola carimbar o travessão.

Já na base do abafa, aos 41 minutos, o Sport foi premiado. Após cobrança de escanteio, Zé Welison segurou Gustavo Coutinho e o juiz assinalou pênalti. Na batida, o camisa 9 cobrou no canto superior esquerdo e deixou tudo igual.

Ficha do jogo

Sport 1
Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fabricio Domínguez (Pedro Vilhena), Alan Ruiz (Títi Ortiz) e Lucas Lima; Romarinho (Arthur Caíke) e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso.

Fortaleza 1

João Ricardo (Santos); Tinga, Brítez, Tomás Cardona e Escobar (Titi); Pedro Augusto, Pochettino (Zé Welison) e Luquinhas (Moisés); Pikachu, Machuca (Kauan) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitro: Wallas Martins Lopes (MA)
Assistentes: Ivanildo Gonçalves da Silva e Rafael Costa Pinheiro (ambos do MA)
Gols: Moisés, aos 45′ do 1T (FOR); Gustavo Coutinho, aos 41′ do 2T (SPT)
Cartões amarelos: Luciano Castán, Felipinho (SPT); Tinga, Tomás Cardona, Lucero, Santos (FOR)

Náutico vacila no fim e empata com Vitória no Barradão

22/02/24

Davi Saboya

http://blogfolhadosertao.com.br

O duelo entre Vitória x Náutico foi válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste

Com um time misto, o Náutico quase conseguiu surpreender o Vitória, nesta quarta-feira (21), no estádio Barradão, em Salvador. O Timbu abriu o placar no início do segundo tempo, mas sofreu o empate no último lance. A partida foi válida pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Os gols foram marcados por Evandro (N) e Daniel Júnior (V).

Após o empate fora de casa, o Náutico fica na terceira posição do Grupo B com cinco pontos, um a menos que Bahia e Fortaleza que estão em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

próximo jogo do Náutico acontece no sábado (24). Às 16h30, o Timbu recebe o Sport, nos Aflitos, na última e decisiva rodada da primeira fase do Pernambucano. Por sinal, o clássico foi o motivo do time alvirrubro ter poupado parte do time titular em Salvador.

Vitória x Náutico: 1ºT com poucas chances

Náutico começou o jogo preparado para encontrar o gol em um vacilo do vitória. Com um time misto, teve dificuldades para ameaçar o adversário. Os contra-ataques criados foram desperdiçados com erros no último passe.

Do outro lado, o Vitória só levou perigo ao Náutico com bolas alçadas na área ou chutes de fora da área. A zaga com Joécio e Matheus Santos conseguiu segurar as investidas do time baiano.

2ºT de dois lances para Vitória e Náutico

Com pouco mais de 40 segundos de jogo, o Náutico conseguiu abrir o placar. Arnaldo arrancou pelo lado direito e cruzou para Evandro, entre os zagueiros, mandar de cabeça para o fundo da rede.

Depois, o técnico Alan Aal não pensou duas vezes em recuar o Náutico. O Timbu armou um verdadeiro ferrolho e o Vitória partiu para o abafa em busca do empate, além da virada.

Novamente, o Vitória só conseguiu chegar perto do gol de Vagner com cruzamentos e chutes de fora da área. No último lance jogo, aos 48, o Náutico pagou caro pelo único vacilo do sistema defensivo.

Após a bola alçada na área, Daniel Júnior pegou a sobra e, sem marcação, dominou e ajeitou o corpo para acertar um chutaço de longe. O goleiro alvirrubro não teve o que fazer e apenas ficou olhando. Placar final: Vitória 1×1 Náutico.

Ficha do Jogo
Vitória

Muriel; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves (Zé Hugo); Willian Oliveira (Rodrigo Andrade), Dudu (Caio Vinícius) e Matheusinho; Osvaldo (Luan), Mateus Gonçalves (Daniel Júnior) e Alerrandro.

Técnico: Léo Condé.

Náutico

Vágner; Arnaldo (Luan), Joécio, Matheus Santos e Diego Matos; Lorran (Marcos Júnior), Marco Antônio e Patrick Allan (Rafael Vaz); Fernandinho (Danilo Belão), Kauan e Evandro (Paulo Sérgio).

Técnico: Allan Aal.

Árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE). Assistentes: Renan Aguiar da Costa e Fernando da Silva Sousa (ambos do CE).

Brasil pede a tribunal da ONU que declare ocupação de Israel em territórios palestino ilegal

22/02/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

Em Haia, na Holanda, o País declarou nesta terça-feira, 20, que a ocupação não pode ser aceita ou normalizada pela comunidade internacional

 

“O Brasil espera que o tribunal reafirme que a ocupação israelense dos territórios palestinos é ilegal e viola obrigações internacionais”, disse a diplomata Maria Clara de Paula Tusco, representante brasileira em Haia.

A diplomata argumentou que a ocupação persistente desde 1967 viola decisões da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Não pode ser aceito, muito menos normalizado pela comunidade internacional”, disse.

A representante brasileira afirmou ainda que a gravidade da situação nos territórios palestinos ocupados era “indiscutível”, mesmo antes de 7 de outubro (quando o Hamas lançou o ataque terrorista que desencadeou a guerra em Gaza).

“Os eventos trágicos da data e as operações militares desproporcionais e indiscriminadas que se seguiram, no entanto, deixam claro que a mera gestão do conflito não pode ser considerada uma opção”, disse. “E uma solução de dois estados, com um Estado palestino economicamente viável convivendo ao lado de Israel, é a única maneira de proporcionar paz e segurança para Israel e os palestinos”, acrescentou.

Em Haia, o Brasil participa da audiência pública da Corte Internacional de Justiça, que foi questionada pela Assembleia Geral da ONU sobre as consequências jurídicas da ocupação.

Israel começou a construir assentamentos – considerados um obstáculo à criação de um Estado palestino – depois da guerra Árabe-Israelense de 1967, quando capturou a Cisjordânia da Jordânia e Gaza do Egito. Apesar de ter saído de Gaza, em 2005, mais de 200 assentamentos, com 500 mil moradores, permanecem na Cisjordânia ocupada.

Ao todo, 52 países vão se manifestar na Corte sobre a ocupação até a próxima segunda-feira, 26.

Interpretar o direito internacional é uma das atribuições do chamado tribunal da ONU, que também arbitra contenciosos entre Estados. Esse último é o caso, por exemplo, da acusação por genocídio que a África do Sul apresentou contra Israel – e que o Brasil decidiu apoiar.

Crise diplomática entre Lula e o governo Netanyahu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem criticado Israel pela guerra em Gaza desde o início do conflito. Ela já acusou Tel-Aviv de “genocídio” e “terrorismo”, mas cruzou o que o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu chamou de “linha vermelha” ao comparar o conflito com o Holocausto.

“O que está acontecendo em Gaza não aconteceu em nenhum outro momento histórico, só quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula em entrevista no domingo, 18, em Adis Abeba, Etiópia. Para Lula, o conflito “não é uma guerra entre soldados e soldados, é uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças”, afirmou. “Não é uma guerra, é um genocídio”, completou o presidente brasileiro.

A comparação abriu uma crise diplomática: Israel declarou Lula como ‘persona non-grata’ e convocou o embaixador de Brasília em Tel-Aviv, Frederico Meyer, para uma repreensão pública no Memorial do Holocausto.

O governo brasileiro, por sua vez, convocou o embaixador israelense Daniel Zonshine para uma reprimenda. E ordenou a volta de Frederico Meyer por tempo indeterminado. Chamar o próprio embaixador é considerado, na linguagem diplomática, uma medida excepcional de descontentamento e, segundo analistas, pode anteceder o rompimento das relações. Mesmo diante da crise, Lula sinaliza que não deve se desculpar.

Oportunidade: Prefeitura do Recife lança Novo Prouni e Protec, oferecendo cerca de 500 bolsas

22/02/24

Imprensa PCR 
http://blogfolhadosertao.com.br

Estudantes poderão concorrer a uma das 61 vagas para graduação em ensino superior e de 410 vagas de ensino técnico. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de 21 a 27 deste mês, pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br. Programa receberá investimentos de R$ 2 milhões

Prefeitura do Recife lança Novo Prouni e Protec, oferecendo cerca de 500  bolsas

O que já era bom, ficou ainda melhor. Agora o Prouni Recife passa a ser o “Programa Educação Para Todos – Novo Prouni e Protec Recife”. Além das vagas de ensino superior, o programa vai oferecer centenas de bolsas para os estudantes que concluíram o ensino médio e desejam fazer um curso técnico. Ao todo, são 471 bolsas, sendo 61 para a graduação superior e 410 para o ensino técnico. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 21 a 27 de fevereiro pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br.

“Como deputado federal, fui o autor do Marco Legal do Ensino Técnico no Brasil, que  vai revolucionar a formação do ensino técnico brasileiro. E a gente não podia parar por aí. Como prefeito do Recife, eu lanço hoje o ProTec. São  450 bolsas de ensino técnico, que a prefeitura vai pagar de forma integral. Quando a gente olha para os países da OCDE, a quantidade de estudantes que fazem o ensino técnico é muito acima do Brasil. Nós precisamos ter mais qualificação e essa qualificação tem que ser diretamente ligada com as capacidades necessárias para gerar emprego, com a escuta do mercado formal de trabalho. É por isso que parte importante dessa formação vai ser na área de saúde, porque o segundo maior polo de saúde do Brasil está aqui no Recife e a gente precisa ter gente qualificada para isso”, destacou o prefeito João Campos.

A partir de agora, todas as bolsas disponíveis no Novo Prouni e Protec terão 100% de financiamento com recursos do tesouro municipal. O investimento é de mais de R$ 2 milhões. Até 2023, o Prouni Recife operava com a isenção de impostos para as instituições superiores habilitadas.

As instituições habilitadas para receberem os alunos da formação técnica são: Senai, Senac e Cesa – Centro de Estudos da Saúde. As 410 bolsas serão destinadas aos interessados nos cursos de técnicos em manutenção automotiva, refrigeração e climatização, enfermagem, segurança do trabalho, logística, radiologia, edificações, farmácia, nutrição e dietética, análises clínicas, eletrotécnica, mecânica industrial, manutenção de redes de computadores.

Para a graduação superior, 61 bolsas serão distribuídas entre a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e Uninassau. Os cursos ofertados englobam engenharia civil, odontologia, enfermagem, psicologia, pedagogia e fisioterapia. Além das bolsas, os estudantes habilitados no processo de seleção para o ensino superior e técnico terão direito ao Vem Passe Livre, para financiar o deslocamento à instituição de ensino.

INOVAÇÃO – A Prefeitura do Recife também inovou na destinação das bolsas para a política de cotas. Aumentaram as vagas para pessoas negras e pardas de 25% para 50% da totalidade de vagas do programa, 10% serão destinadas aos deficientes e mais 10% para mulheres em situação de vulnerabilidade. Este último trata-se de mais uma inovação do programa. As exigências para comprovação das cotas, podem ser conferidas também no site do programa. Para a ampla concorrência, foram destinadas 30% das vagas, sujeitas às exigências.

As inscrições também vão contemplar o professor da rede pública de ensino do Recife, para o curso de pedagogia, independente da renda familiar per capita.

PROCESSO DE SELEÇÃO – O processo de seleção tem como requisito, tanto para cotistas como não cotistas, alunos que obtiveram as maiores notas no último ENEM. Além disso, o estudante deve ter residência comprovada no Recife há, pelo menos, 3 anos, renda per capta de até dois salários mínimos, ser aluno de escola pública ou bolsista integral em escola privada no ensino médio, assim como não possuir diploma de nível superior e ou técnico. Outra novidade do Novo Prouni Protec Recife é que os alunos cadastrados no CadÚnico terão um acréscimo de 5% na nota final obtida no ENEM.

O Novo Prouni e Protec, criado pela lei municipal nº 19.086, de junho de 2023, é executado pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, com a finalidade de conceder bolsas de estudos integrais para cursos de nível superior e técnico, na modalidade de ensino presencial.

Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

Alepe: Colegiado decide acompanhar processo seletivo da Educação

22/02/24

Ascom Alepe

http://blogfolhadoseertao.com.br

 

Comissão de Educação e Cultura da Alepe informou que vai acompanhar os desdobramentos do processo de seleção interna promovido pela Secretaria Estadual de Educação, para ocupar cargos de gestão na rede pública. Na reunião desta quarta, o presidente do colegiado, deputado Waldemar Borges, do PSB, disse que a Comissão foi procurada por alguns candidatos que teriam sido desclassificados por problemas no sistema eletrônico de inscrição. O deputado Renato Antunes, do PL, informou que a Secretaria publicou uma portaria nesta terça, autorizando os inscritos listados a anexar novamente a documentação faltante. Segundo o parlamentar, uma falha impediu o envio dos anexos em diversos casos.

Foram cerca de 23% de candidatos desclassificados por falta de certidão, e de fato foi apurado que houve problemas no instituto que operou a seleção. Muitos candidatos anexavam, mas o sistema não estava reconhecendo. Então, foi aberto um prazo para que eles fossem apresentar novas certidões, de maneira que nenhum candidato ou candidata será prejudicado por falta de certidão.”

Para João Paulo, do PT, a solução apresentada pelo governo não impede que a Comissão de Educação da Assembleia siga acompanhando a conclusão do processo. Waldemar Borges comunicou que a Comissão vai se reunir com a secretaria de Educação. A gente fez contato com o Ministério Público e decidimos aqui na Comissão procurar a secretária para tentar esclarecer essa situação. E a gente vai acompanhar essa situação, para exatamente dirimir qualquer dúvida e impedir que qualquer dos postulantes seja prejudicado por algum motivo que ele não deu causa.”

Também durante o encontro, o colegiado definiu que, em todas as reuniões, vai promover a escuta de demandas da sociedade civil. A Comissão de Educação ainda aprovou 15 proposições, entre projetos de lei e substitutivos

 

Em Brasília,  Raquel Lyra discute ações conjuntas com representantes da Construção Nacional do Hip-Hop

22/02/24

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
A governadora Raquel Lyra teve um encontro, em Brasília, nesta quarta-feira (21), com representantes da Construção Nacional da Cultura Hip-Hop de diversos estados brasileiros. Em conversa conjunta com o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, André Ceciliano, a gestora e integrantes do movimento discutiram sobre políticas públicas para as periferias brasileiras e valorização da cultura hip-hop. A reunião aconteceu no gabinete da secretaria nacional, no Palácio do Planalto.
 
“Foi um encontro importante, porque pudemos ouvir as demandas das pessoas que compõem o cenário do hip-hop e reafirmar nosso compromisso com a valorização desse movimento, debatendo futuras ações em conjunto que devem ser desenvolvidas em nosso Estado. Vem novidade boa por aí”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
“Eu afirmo a importância da governadora Raquel Lyra estar lado a lado com o movimento hip-hop de Pernambuco e de todas as cidades que compõem o Estado, ouvindo atentamente as reivindicações das atrizes e atores locais e, principalmente, atenta à dinâmica nacional que a Construção Nacional da Cultura Hip-Hop tem feito. O nosso encontro foi bastante produtivo”, registrou Rafa Rafuagi, facilitador geral da Construção Nacional da Cultura Hip-Hop. 
 
Também participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, o deputado estadual do Rio de Janeiro Andrezinho Ceciliano, o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rafael Almada, além de representantes do movimento Construção Nacional da Cultura Hip-Hop de vários estados.
 
Fotos: Gil Ferreira/Ascom-SR

Ação de governo: Prefeitura do Recife entrega obras dos programas Rua Tinindo e Tá Aprumado

22/02/24

Imprensa PCR
http://blogfolhdosertao.com.br 
No Cordeiro, a Rua Eduardo Fonseca recebeu pavimentação e drenagem através do Rua Tinindo.  em Beberibe, a Praça da Convenção foi totalmente requalificada pelo Tá Aprumado
Miniatura do anexo

O prefeito do Recife, João Campos, entregou, na noite desta quarta-feira (21), mais uma obra de pavimentação e drenagem do Programa Rua Tinindo, desta vez no bairro Cordeiro. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), na Rua Eduardo Fonseca, e vão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas. Também nesta quarta, o gestor municipal esteve na Praça da Convenção, Beberibe, para entregar o espaço todo requalificado.

“Para calçar uma rua é preciso contratar projeto, fazer projeto e realizar a obra. E a gente conseguiu vencer toda a burocracia e deu a ordem de serviço para a pavimentação e a drenagem da Rua Eduardo Fonseca no ano passado. Hoje, a gente está aqui, e o que era um sonho, se tornou uma realidade. Nunca se calçou tanta rua no Recife”, comentou João Campos durante a visita a Rua Eduardo Fonseca.

As obras do Programa Rua Tinindo vão beneficiar cerca de 150 vias em um investimento de cerca de R$ 150 milhões. Já foram concluídas mais de 45 ruas e iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em cerca de 30 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores. A Rua Eduardo Fonseca recebeu um investimento total na obra de R$ 1.257.554,42, tendo sido iniciada em abril do ano passado. O trecho contemplado, compreendido entre a Avenida Professor Estevão Ferreira e a Rua 10 de Novembro, possui uma extensão de aproximadamente 320 metros em linha reta e a pavimentação foi executada em paralelepípedos, numa área de 2.541,19 m². Os passeios foram feitos em uma área de 1.597,67 m² em concreto e foram implantados 1.353,82 m de meio fio.

Já a rede de drenagem contou com a implantação de 276 metros de tubulação para coleta de águas pluviais, quatro poços de visita e 17 poços do tipo gaveta. Além disso foi construído um bueiro duplo sobre o canal localizado na via com o cruzamento com a Rua Pierre Curie, e realizado o plantio de mudas de árvores ao longo de toda a via. A pensionista Dione Cavalcanti, 82 anos, mora há mais de 50 anos na Rua Eduardo Fonseca. Para ela, a espera pela pavimentação e pela drenagem da via valeu a pena. “A rua está maravilhosa, gostei. Há muito tempo a gente esperava por isso. Então, agora, é agradecer ao prefeito. Estou muito feliz. Antes era horrível, ficava aquela buraqueira, aquela bagaceira toda e agora não. Agora facilitou muito, eu uso bengala e ficou mais fácil para caminhar aqui”, contou ela.

O prefeito do Recife, João Campos, também realizou a entrega de mais uma obra do Programa Tá Aprumado Praças nesta quarta-feira (21), levando mais um espaço público requalificado para a população da cidade. A intervenção faz parte do programa lançado em agosto do ano passado, e que vai destinar R$ 60 milhões para revitalizar 120 espaços públicos da cidade, com o intuito de elevar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer o senso de comunidade. Uma de suas características mais marcantes é a inclusão direta da população no processo de tomada de decisão, com uso do aplicativo WhatsApp.

Aqui em Beberibe, na Praça da Convenção, estamos devolvendo à população uma praça totalmente requalificada, com mais de R$ 760 mil investidos nessa área tão querida. Aqui nasceu o movimento da Convenção de Beberibe, em 1821, um dos movimentos separatistas de Pernambuco, pela independência em relação à Coroa Portuguesa. Essa praça histórica foi requalificada e agora conta com brinquedos, equipamentos, nova jardinagem, nova iluminação, novo paisagismo e tudo foi escolhido com votação popular através do WhatsApp. Estamos juntos, revitalizando as praças do Recife”, explicou João Campos

A requalificação da Praça da Convenção, no bairro de Beberibe, foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Antes do início da revitalização, a Secretaria Executiva de Inovação Urbana realizou duas reuniões na Escola Erem Pedro Celso, visando ouvir e dialogar com os moradores. A primeira teve como propósito compreender as necessidades a serem consideradas no projeto, enquanto a segunda foi dedicada à apresentação do projeto desenvolvido pela Emlurb, alinhado às demandas da comunidade.

Os serviços contemplaram a instalação de novos brinquedos em madeira, de mobiliários modernos em alumínio, aço e madeira, revitalização de todo o piso da praça em paver, construção de rampa acessível, projeto de paisagismo e de iluminação e restauração de monumentos. A praça contou com um investimento estimado de R$ 760.500,00.

De acordo com a dona de casa Maria Cláudia Silva, 42 anos, a requalificação da Praça da Convenção foi uma medida importante para os moradores da área. “Eu moro aqui perto e estou achando a praça muito bonita e organizada. A gente estava precisando de uma praça assim em Beberibe. A Prefeitura está de parabéns. Hoje, eu trouxe o meu filho, Emannuel, de seis anos, para brincar. Ele está amando e nem quer ir para casa”, disse ela.

FOTO: Edson Holanda / PCR