Pernambuco reduz desemprego, mas segue com pior resultado do País, diz JC

17/02/24

JC

http://blogfolhadosertao.com.br

Pnad mostra ainda que a taxa de informalidade atinge metade da população ocupada no Estado

A taxa de desocupação em Pernambuco no ano de 2023 foi de 13,4% da população de 14 anos ou mais, a mais alta do País. A média nacional, por sua vez, foi de 7,9%. Ainda assim, esse foi o menor percentual do Estado desde 2015 e o resultado mostra uma tendência de queda nos dois últimos anos. Em 2021, com a economia ainda sob efeito da pandemia, o índice chegou a 20,2%; em 2022, a taxa foi de 15,9%. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (16) pelo IBGE.

ALTA INFORMALIDADE

A pesquisa mostra ainda que a taxa de informalidade – trabalhadores sem carteira, trabalhadores domésticos sem carteira, empregador sem CNPJ, conta própria sem CNPJ e trabalhador familiar auxiliar – foi de 50,1% da população ocupada. Ou seja, aproximadamente metade dos pernambucanos trabalhou na informalidade em algum momento de 2023, enquanto a média nacional foi de 39,1%.

“Apesar de se manter na mesma posição no ranking de desocupação no país em relação a 2022, Pernambuco apresentou melhora na média anual em 2023 e, principalmente, no seu último trimestre. Ou seja, os números apontam o movimento feito pelo estado no sentido de melhorar sua posição no Brasil, refletindo uma retomada econômica mais consistente, que começou no ano passado e que deve se fortalecer a partir deste ano de 2024”, afirma a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires.

RENDIMENTO DOS PERNAMBUCANOS

Em 2023, o rendimento médio habitual de todos os trabalhos foi de R$ 1.952, o quarto menor do país, atrás apenas do Ceará, do Maranhão e da Bahia. No Brasil, o montante é de R$ 2.979.

“Esses resultados da PNAD Contínua têm sido corroborados por outras pesquisas conjunturais do IBGE. Os indicadores de produção industrial, de serviços e de vendas do comércio já demonstravam, ao longo de 2023, um menor dinamismo na economia pernambucana, que acabam de refletir no nível de ocupação da população.

O grande volume de pessoas no mercado informal, sem garantias trabalhismas e com menores rendimentos do trabalho, gera uma insegurança quanto ao futuro, refletindo em menores despesas e compras de menor valor. Isso reduz as perspectivas de investimento das empresas e diminuem as chances de contratação, num ciclo de baixo desempenho econômico no estado”, pontua a gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita.

TAXA DE DESOCUPAÇÃO

O IBGE também divulgou os resultados da PNAD Contínua para o quarto trimestre de 2023 em Pernambuco e a taxa de desocupação foi de 11,9% da população de 14 anos ou mais. Em números absolutos, 505 mil pernambucanos procuraram emprego entre outubro, novembro e dezembro e não encontraram.

Na Região Metropolitana do Recife, o percentual de desocupados chegou a 13,8%, o segundo maior do país, atrás apenas da Grande Salvador (14,6%). Já a taxa de desocupação na capital pernambucana foi de 11,9%, a terceira mais alta, superada por Salvador (14,1%) e Aracaju (13,2%).

Enquanto isso, o número de pessoas ocupadas no estado teve uma pequena variação, de três milhões e 647 mil pessoas no 3º trimestre para três milhões e 726 mil trabalhadores no 4º trimestre, mas essa diferença configura estabilidade do ponto de vista estatístico.

O nível da ocupação em Pernambuco, ou seja, o percentual de pessoas ocupadas na semana de referência em relação às pessoas em idade de trabalhar, foi de 47,5% no quatro trimestre do ano passado, aumentando 1,2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.

MAIS TRABALHADORES NA INICIATIVA PRIVADA

Outro destaque na PNAD Contínua foi o aumento de 81 mil trabalhadores na iniciativa privada, exceto trabalhadores domésticos, passando de dois milhões e 349 mil para dois milhões e 430 mil, um avanço de 3,4%. Boa parte desse avanço se deve ao aumento de 10,2% no número de trabalhadores sem carteira assinada, de 561 para 618 mil.

Morre Mestra Gil, 1ª Mestra do maracatu de baque solto em Pernambuco

17/02/24

Por DP

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Givanilda Maria da Silva era integrante do único Maracatu de Baque Solto Feminino Coração Nazareno, da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata ( Amunam)
email sharing button
copy sharing button
sharethis sharing button
Maracatu é tradição na Zona da Mata Norte  (Foto: Divulgação)
Maracatu é tradição na Zona da Mata Norte (Foto: Divulgação)
A cultura popular de Pernambuco está de luto. Morreu, nesta sexta-feira (16), Mestra Gil, de 54 anos.

Givanilda Maria da Silva era do Maracatu de Baque Solto Coração Nazareno, da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), na Zona da Mata Norte do Estado.

Durante mais de 15 anos, Mestra Gil mostrou talento e lutou pelas mulheres da região.
Ela morreu no Hospital das Clínicas (HC), no Recife, onde ela estava em tratamento de saúde.
Mestra Gil deixou cinco filhos e quatro netos.  O local do velório e sepultamento ainda não foram confirmados.
Pioneira
Mestra Gil foi pioneira na história do maracatu rural, ao liderar, pela primeira vez, o Maracatu Feminino Coração Nazareno, que foi fundado em 08 de março de 2004 ( Dia Internacional das Mulheres). Lá, ela fez histórias.
Ingressou como bandeirista até ocupar o posto de mestra, no ano seguinte. Viajou o Brasil à frente da agremiação, participando dos carnavais, festivais, encontros, sambadas, mostras e eventos culturais, apresentando seus versos de improviso e comunicando a força, o talento e a garra das mulheres pretas e periféricas na cultura popular.
Dentro do Maracatu Coração Nazareno, Mestra Gil foi pioneira ao participar da gravação de dois CD ‘s.
O primeiro deles, ainda em 2004, no qual imprimiu seus primeiros versos registrados na memória cultural do país. Já, em 2009, com apoio do Ponto de Cultural Engenhos dos Maracatus, coordenado pela Amunam, lançou a segunda obra sonora. Com mais de seis faixas, ela buscou dedicar-se às temáticas sociais, ambientais, culturais e de empoderamento feminino.
Mestra Gil também foi fonte de inspiração para pesquisadores, produtores culturais e cineastas no Brasil e no exterior, contribuindo com sua percepção da importância das mulheres estarem onde ela quiser.
Ao longo de mais de uma década, participou de vários documentários, livros, revistas, entrevistas para tvs, jornais, sites e portais.
“Em 2024 o Maracatu Coração Nazareno chega à marca de 20 anos. E, nesta jornada, Mestra Gil teve uma importante contribuição para todas nós, mulheres da Mata Norte, Pernambuco e Nordeste. Ela foi a porta-voz das mulheres e da sociedade, levando nossas reflexões aos palcos por onde passou.
A Mestra Gil estará viva em nossas memórias. Jamais esqueceremos do seu legado cultural” destacou a coordenadora e idealizadora do Maracatu Feminino Coração Nazareno, da Amunam, Eliane Rodrigues.
Mestra Gil foi casada com Mestre Zé Duda, do Maracatu Rural Estrela de Ouro, de Aliança, que faleceu em 02 de junho de 2023.
Considerado como o garganta de ouro, ele foi responsável por incentivar e apoiar a carreira dela dentro da cultura popular do maracatu rural.

Univasf dá início nesta segunda-feira (19) ao período 2023.2 da graduação

17/02/24

AscomUnivasf

http://blogfolhadosertao.com.br

 

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará início, nesta segunda-feira (19), ao período letivo 2023.2 da graduação. Para marcar o começo do novo período de atividades acadêmicas a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) realizará um evento de acolhimento aos estudantes calouros e veteranos em cada campus da Univasf, a partir da terça-feira (20). A ação de boas-vindas será realizada até 5 de março.

Na primeira semana, serão realizados os eventos nos campi Sede (20), Senhor do Bonfim (21) e Juazeiro (22). Em seguida, os eventos ocorrerão nos campi Salgueiro (27), Paulo Afonso (28) e Ciências Agrárias (29). A programação será encerrada no Campus Serra da Capivara, no dia 5 de março. O cronograma completo também está disponível abaixo. Os horários e locais serão divulgados posteriormente.

O acolhimento acontecerá com a participação das Secretarias de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e de Tecnologia da Informação (STI), do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Coordenação de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão (Cpadi) e das Pró-Reitorias de Assistência Estudantil (Proae), Extensão (Proex) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), além da Proen. Durante os eventos, cada setor apresentará informações pertinentes ao seu funcionamento e seu papel para a trajetória acadêmica dos discentes.

O pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro, ressalta que este é um momento de grande importância tanto para a Univasf quanto para os estudantes. “Receber e apresentar a Universidade aos discentes que estão ingressando na Universidade e acolher também aqueles que retomam suas atividades formativas na Instituição no início de cada período letivo é um dos momentos mais simbólicos das nossas atividades acadêmicas”, afirma. Segundo ele, a expectativa neste início de período é mostrar aos discentes as possibilidades de novos aprendizados e de compartilhamento de experiências no ambiente universitário.

As principais atividades previstas para este novo período letivo estão definidas no Calendário Acadêmico da Graduação 2023.2, onde constam, além do início e final do período, as datas para ajustes de matrícula, exames finais, prazo para abertura de processo de colação de grau em gabinete, bem como feriados e recessos acadêmicos, entre outras datas importantes para o funcionamento da graduação na Univasf. O calendário está disponível para acesso neste link.

Docentes – Além do acolhimento aos estudantes, neste início de período a Proen promoverá ações voltadas aos docentes e aos coordenadores de colegiados acadêmicos da graduação com o objetivo de planejar ações em conjunto. Serão realizadas reuniões para discussão de temas diversos, como a reformulação dos Projetos Pedagógico dos Cursos (PPCs). Estes encontros com a equipe docente serão agendados posteriormente pela Proen.

Cronograma dos Eventos de Acolhimento aos Estudantes:

20/02 – Campus Sede – Petrolina (PE)

21/02 – Campus Senhor do Bonfim (BA)

22/02 – Campus Juazeiro (BA)

27/02 – Campus Salgueiro (PE)

28/02 – Campus Paulo Afonso (PE)

29/02 – Campus Ciências Agrárias – Petrolina (PE)

05/03 – Campus Serra da Capivara – São Raimundo Nonato (PI)

Recife é escolhida pela Unesco como uma das cidades referência em aprendizagem

17/02/24

Po Katarina Moraes/JC

http://blogfolhadosertao.com.br

Capital pernambucana agora integra a Rede Global de Cidades de Aprendizagem (Gnlc), que conta com 356 cidades de todo o mundo

Recife foi uma das cinco cidade lusófonas escolhidas pelo Fundo das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (Unesco) como referência em aprendizagem. O título reconhece os esforços em tornar o ensino uma realidade para todos.

Ele foi recebido após recomendação de um júri de especialistas. Os pré-requisitos fundamentais são um forte compromisso com a aprendizagem duradoura por parte da administração municipal e um histórico de boas práticas e iniciativas políticas.

No caso do Recife, foi levada em consideração a formação técnica avançada que é oferecida para jovens economicamente desfavorecidos. Ainda, o investimento em desenvolvimento sustentável, com a instalação de redes de energia solar em 94 unidades educativas para reduzir custos e gerar conscientização sobre energia limpa.

Agora, o município integra a Rede Global de Cidades de Aprendizagem (Gnlc), que conta com 356 cidades de todo o mundo, que compartilham experiências e abrem caminho para oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para 390 milhões de cidadãos.

“As cidades são fundamentais para transformar o direito à educação em uma realidade tangível para pessoas de todas as idades”, disse a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay.

EXEMPLOS BRASILEIROS

Além do Recife, também foram incluídas na lista as cidades brasileiras Curitiba (PR) e Leme (SP), e Fundão, em Portugal e São Filipe, em Cabo Verde.

Curitiba, capital do estado do Paraná, destacou-se por programas de incentivo ao empreendedorismo e inovação e educação para práticas agrícolas sustentáveis em ambientes urbanos. Além disso, a cidade faz parceria com o Gabinete de Direitos Humanos para combater a discriminação e promover a diversidade cultural.

Já a cidade de Leme, no Estado de São Paulo, por priorizar a educação para pessoas com deficiência, por meio de salas adaptadas e serviços de apoio, incluindo fonoaudiologia e terapia ocupacional. Ainda, pela promoção do aprendizado familiar e comunitário por meio de eventos culturais como o Festival EduCaipira.

PRÁTICAS EM FUNDÃO E SÃO FILIPE

Segundo a Unesco, desde 2012, Fundão, na província da Beira Baixa, tem focado em inovação territorial para atração de empresas tecnológicas, fomentando o empreendedorismo e promovendo a regeneração urbana. Além disso, desde 2016, a cidade ajudou mais de 253 requerentes de asilo e refugiados com programas de inclusão.

Para resolver as disparidades econômicas e garantir o acesso equitativo à educação, São Filipe criou o Sistema de Ação Social Escolar, oferecendo bolsas de estudo, transporte e prêmios de reconhecimento em todos os níveis, desde o ensino primário ao superior. A cidade também criou uma biblioteca que valoriza a cultura local.

Trindade perde o líder político Serra Branca

17/02/24

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

O Vereador Francisco Pereira Freire, foi delegado da Polícia Civil e tinha 70 anos de idade

Faleceu, ontem (16)  o vereador do município de Trindade, Francisco de Assis Pereira Freire, mais conhecido como Serra Branca, aos 70 anos de idade. Não há informações sobre a causa da morte do parlamentar.

A prefeitura de Trindade divulgou uma nota nas redes sociais lamentando a morte do vereador. “Serra Branca dedicou grande parte de sua vida ao serviço público, tendo ocupado cargos de destaque como vice-prefeito e presidente da Câmara de Vereadores por vários mandatos. Sua atuação incansável e experiência foram fundamentais para o desenvolvimento e progresso de nossa cidade”, destacou a prefeitura.

Francisco Ferreira era delegado aposentado da Polícia Civil. Ele deixa esposa e filho. Ainda não há informações sobre horário e local do velório e sepultamento.