Folia 2024: 45ª edição do Galo da Madrugada teve sol, chuva e homenagens a Reginaldo Rossi

10/02/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

O prefeito do Recife, João Campos, e uma multidão de recifenses e turistas vivenciaram a explosão de alegria do maior bloco de Carnaval do mundo

Visualização da imagem

Neste Sábado de Zé Pereira, o prefeito do Recife, João Campos  (foto- centro), cumpriu com a tradição de chegar logo cedo ao café-da-manhã do Galo da Madrugada, no Forte das Cinco Pontas, onde concedeu entrevistas à Imprensa e conversou com os foliões. Em seguida, acompanhado por secretários municipais, fez uma vistoria em locais que disponibilizaram serviços da Prefeitura do Recife, como a Central de Saúde. No camarote oficial do Galo da Madrugada, o gestor municipal curtiu as expressões culturais pernambucanas, como o frevo e o brega, enquanto dialogava com os munícipes.

“É uma alegria chegar no Galo logo cedo e poder brincar com as pessoas, ver a irreverência, a leveza, comemorar e fazer o melhor Carnaval do Brasil. Para consolidar esse Carnaval, tem que ter o Sábado de Zé Pereira, o Sábado do Galo da Madrugada. A gente vem logo cedo para dar o start no bloco e poder aproveitar ainda mais. Neste ano, o Galo traz uma mensagem importante, é o Galo Gigante da Paz. Se em todo lugar do mundo tivesse Galo da Madrugada, não haveria guerra”, afirmou João Campos no início do dia.

Ao ser perguntado sobre dicas para o folião do Galo da Madrugada, o prefeito do Recife falou em saúde: “Primeiro tomem muita água, porque está quente. A gente teve, inclusive, o cuidado de aumentar o número de equipes do SAMU, o número de alguns utensílios e de soro fisiológico, e sempre dando a recomendação para todo mundo se hidratar muito, sobretudo durante o dia, brincar em paz, brincar em harmonia. Venham aqui com as famílias, com os amigos. O importante é celebrar o Carnaval, e fazer tudo isso com responsabilidade”.

De acordo com a aposentada Maria de Nazareth Maciel, 83 anos, que mora em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, o Galo da Madrugada é um evento imperdível. “Eu venho quase sempre há décadas. O Galo deste ano foi maravilhoso, muito animado, não vi brigas, foi espetacular”, comentou ela.

O Galo da Madrugada 2024 contou com 30 trios elétricos. O tema do desfile foi “Reginaldo Rossi no reinado do frevo”, com diversas bandas cantando os maiores hits do Rei unidos ao embalo do frevo. Artistas como Vanessa da Mata, Gaby Amarantos, Michel Teló, Juliette, Falcão, Conde Só Brega e André Rio fizeram a festa sobre os trios elétricos, botando o povo para dançar mesmo em momentos de chuva.

Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife —

 

Preventivas: Moraes mantém prisões de ex-assessores de Jair Bolsonaro

10/02/24

Agência Brasil

http://

blogfolhadosertao.com.br

Valdemar Costa Neto terá prisão convertida em preventiva
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve as prisões preventivas de três colaboradores do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e converteu em preventiva a prisão do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. A decisão foi divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta sexta-feira (9).

Os quatro foram presos na quinta-feira (8) na Operação Tempus Veritatis da Polícia Federal, que apura o envolvimento de Bolsonaro, de militares e de aliados na tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.

No caso de Costa Neto, Alexandre de Moraes deu 24 horas para a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestar-se sobre o pedido de liberdade provisória apresentado pela defesa e deferiu o pedido de vista dos autos pelos advogados. Inicialmente alvo de mandado e busca e apreensão, Costa Neto foi preso em flagrante por porte ilegal de arma.

Os demais presos são o ex-assessor especial de Bolsonaro Filipe Martins Garcia; o coronel do Exército Marcelo Costa Câmara, também ex-assessor especial; e o major Rafael Martins de Oliveira.

Minuta de golpe
Segundo as investigações, o grupo elaborou uma minuta de decreto que tinha como objetivo executar um golpe de Estado.

Filipe Martins e o advogado Amauri Feres Saad, apontado como mentor intelectual da minuta, entregaram o documento a Bolsonaro em 2022. O texto previa as prisões dos ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, e também do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além da realização de novas eleições.

Após receber o texto, Bolsonaro pediu mudanças e a retirada das prisões de Mendes e Pacheco do texto. Na nova versão, permaneceram a prisão de Moraes e a convocação de novas eleições.

Fracassou: Polícia Civil suspende greve prevista para o Carnaval de Pernambuco

10/02/24

Katarina Moraes

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Decisão foi tomada após intervenção da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e de promessa pública da governadora Raquel Lyra (PSDB)

Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) anunciou, na tarde desta sexta-feira (9), que suspendeu a deflagração da greve que estava prevista para acontecer durante o Carnaval. Segundo a categoria, a decisão foi tomada após intervenção da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e de promessa pública de negociação pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Durante a tarde, o Sinpol realizou uma assembleia para discutir os desdobramentos da greve, que estava marcada para começar à 0h deste sábado (10) – mantida mesmo após determinação contrária do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O sindicato informou que, durante a reunião, o deputado estadual e presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), ligou para o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, e ofereceu a intermediação do poder legislativo junto ao governo do estado.

Por documento, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa, o deputado Joel da Harpa (PL), propôs uma reunião para discutir o assunto no dia 19 de fevereiro, às 10h, na presidência da Alepe.

“Em consideração ao povo de Pernambuco, ao presidente da Alepe e ao deputado Joel da Harpa, iremos suspender a deflagração da greve. Mas a luta continua com a Operação Padrão até a governadora Raquel Lyra cumprir com o que foi dito”, disse Áureo Cisneiros.

Os policiais pedem melhorias nas condições de trabalho, valorização salarial e aumento do contingente da categoria.

A Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), além da Feipol-NE (Federação dos Policiais Civis do Nordeste, que enviaram representantes, afirmaram que procurarão o Ministério da Justiça e Segurança Pública e também promoverão, caso necessário, uma vaquinha nacional para pagar eventuais multas impostas pela Justiça.

Plano golpista: o que as investigações da PF revelam sobre a atuação de Bolsonaro, militares e ex-ministros

10/02/24

Por G1

http://blogfolhadosertao.com.br

Decisão de Moraes tem 135 páginas e cita elementos de provas encontrados pela PF

As investigações da Polícia Federal sobre a tentativa de um golpe de estado para manter Jair Bolsonaro no poder revelaram que o ex-presidente pediu ajustes na minuta do golpe (como ficou conhecido o documento que tinha como objetivo mudar o resultado da eleição) e discutiu o seu teor com militares e membros do alto escalão do seu governo. Também mostraram a atuação de ex-assessores para articular e financiar atos golpistas e o envolvimento do PL, partido de Bolsonaro, no plano.

A operação realizada nesta quinta-feira (8) teve como alvo o próprio Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores dele e militares de alta patente. Além de inquéritos em andamento, foram levadas em conta a delação de ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid e mensagens encontradas no celular dele.

Confira o que as investigações da PF revelaram:
  • A organização tinha cinco eixos de atuação: 1 – ataques virtuais a opositores; 2 – ataques às instituições (STF e TSE) e ao sistema eleitoral; 3 – tentativa de golpe de estado; 4 – ataques às vacinas contra a Covid-19; e 5 – uso da estrutura do estado para obter vantagens, como desvios de bens, a exemplo do caso das joias.
  • Pessoas muito próximas a Bolsonaro, como Mauro Cid, ajudaram a articular e financiar os atos golpistas que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. Ele deu orientações e chegou a receber de um major do Exército pedido de R$ 100 mil para ajudar na organização dos atos em Brasília.
  • Em outra frente, o PL, partido de Bolsonaro, foi usado para financiar narrativas que atacavam as urnas eletrônicas. O ápice dessa estratégia foi a apresentação de um estudo questionando o resultado da eleição.
  • Na sede da legenda, os policiais encontraram um documento com argumentos para decretação do estado de sítio. O advogado Fábio Wajngarten, que representa Bolsonaro, disse que o “padrão do conteúdo não condiz com as tradicionais e reconhecidas falas e frases do presidente”. Afirmou ainda que “não tem limite a vontade de tentar trazer o Presidente Jair Bolsonaro para um cenário político que ele jamais concordou”.
Braga Netto, Augusto Heleno, Valdemar Costa Neto, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres e Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira — Foto: g1

Braga Netto, Augusto Heleno, Valdemar Costa Neto, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres e Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira — Foto: g1

Resultados da operação:
Ouro encontrado com Valdemar Costa Neto — Foto: Polícia Federal

Ouro encontrado com Valdemar Costa Neto — Foto: Polícia Federal