Técnico do Santa comemora “batalha vencida” diante do Petrolina

07/02/24

Por William Tavares

http://blogfolhadosertao.com.br

Com o resultado, o Tricolor chegou ao quarto lugar, com 12 pontos, faltando três partidas para o término da primeira fase
Vestiário do Santa após vitória diante do Petrolina
A cena dos jogadores se abraçando, alguns ajoelhados no gramado e a vibração da comissão técnica no banco de reservas prova a importância que foi para o Santa Cruz sair do Paulo Coelho com três pontos, após derrotar o Petrolina por 2×1, pelo Campeonato Pernambucano. O treinador Itamar Schulle ressaltou o triunfo que deixou a Cobra Coral mais próxima da vaga no mata-mata.
“Foi uma vitória muito importante para o Santa. Necessitamos buscar pontos frente ao Porto e ao Petrolina. Hoje foi uma decisão. Um jogo bastante aguerrido. Conseguimos ter consistência, mantendo a concentração para levar os três pontos”, afirmou.

Questionado sobre os lances polêmicos envolvendo a arbitragem, que gerou revolta dos jogadores e dos dirigentes do Santa por conta de um pênalti marcado em cima de Emerson Galego, Schulle preferiu evitar se aprofundar no assunto.

“Deixo essa questão para a imprensa e a direção analisarem. Procuro falar para os atletas procurarem jogar e se abster dessas coisas que acabam não trazendo benefícios. Não podemos perder o foco do que precisamos fazer para conquistar a vitória”, declarou. “Tínhamos nos organizado no intervalo. O gol (sofrido), da maneira que foi, deixou a gente triste, mas tivemos o equilíbrio de saber sofrer quando era necessário, sem perder o foco e a concentração, criando outras oportunidades. O grupo está de parabéns. A atitude deles fez com que a gente conquistasse a vitória”, finalizou.

Com o resultado, o Santa Cruz chegou ao quarto lugar, com 12 pontos, faltando três partidas para o término da primeira fase

Em Salgueiro, produtores rurais fazem manifestação hoje (7) pela implantação do asfalto na Estrada do Pau  Ferro

07/02/24

Por Machado Freire

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Depois de uma série de articulações,    produtores rurais do Distrito de Pau Ferro, em Salgueiro,  vão fazer hoje (7) a partir das 8 horas, uma grande manifestação em defesa da implantação do asfalto da  estrada que liga o Quinto Distrito à sede do município, com uma  extensão de 18 quilômetros.

 

Os organizadores das manifestações  dão conta de que um grande  número de  caminhões, carros pequenos, tratores  e motocicletas sairão de Pau Ferro logo cedo  para se concentrarem no Posto Cachoeira (Antigo Castelinho) ao lado da BR-116, de onde partirão para o centro da cidade, devendo passar pelas principais ruas e avenidas  do Prado, Santo Antonio, até  a estátua do Padre Cícero, no bairro da Bonba.

 

Depois de circularem praticamente pelas principais ruas e avenidas do centro,   os manifestantes farão  o roteiro no sentido inverso, até chegar à sede do Distrito Rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem- DER no bairro do Prado, onde  farão a entrega do documento assinado por dezenas de produtores , ao  gestor regional do DER, engenheiro Hercílio Alencar Carvalho.

O movimento dos produtores rurais do distrito Pau Ferro  conta com o apoio  de dezenas de proprietários  rurais  localizados no principal centro produtor de frutas  irrigadas do município.   De acordo com os coordenadores José  Eugênio Barbosa (Dedé do Mestre), João Batista Barbosa  e Roseli  Regina, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Quinto Distrito,  trata-se de uma reivindicação justa e que merece o apoio dos governos, em todos os níveis,  esperando contar com o apoio da governador Raquel Lyra.

As lideranças do movimento dos produtores rurais de Pau Ferro e adjacências,  dão conta de que a produção de  coentro, goiaba, banana, maracujá, cebola e outros produtos que saem da roça,  de inverno a verão,    devem gerar  até R$5 milhões por mês e  mais de dois mil empregos diretos, o que representa um movimento  considerável na conhecida Estrada de Pau Ferro, o que justifica a implantação do asfalto no trecho de 18 quilômetros.

Dedé do Mestre disse que os produtores rurais de Pau Ferro e adjacências estão promovendo  uma grande mobilização, esperando contar  com a participação de 15 associações e famílias inteiras da sede do distrito, de Umãs, e das comunidades de Oiticica, Várzea Redonda,  Molungu, Curral Velho,  Boa Esperança , Umari, Melancia, Baixio da Cacimbinha, Varzea do Ramos, Sitios Novos,  Lagoinha, sede do distrito de Umãs, entre outros.

 

 

 

 

Folia 2024: Central do Carnaval começa a receber o folião hoje (7) para o público

07/02/24

Imprensa>PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Central do Carnaval começa a receber o folião nesta quarta (7) para o público – Blog do Finfa – A verdade em forma de notícia
Principal ponto de apoio para quem curte o Carnaval no Bairro do Recife, a Central do Carnaval, localizada na Rua do Observatório, ficará aberta até a terça-feira (13). No espaço, são oferecidos serviços diversos que vão desde uma praça de alimentação, caixa eletrônico, lojas de artesanato e muito mais
Às vésperas da grande folia invadir o Bairro do Recife, endereço principal da programação do período de momo, a Central do Carnaval 2024 começa a receber o público nesta quarta-feira (7). Os ajustes finais estão sendo feitos e amanhã, a partir das 16h, todo o espaço já estará a postos, oferecendo uma série de serviços importantes para o folião, como restaurantes, caixa eletrônico, farmácia, comércio em geral, entre outros.
Miniatura do anexo
A Central do Carnaval é um equipamento da Prefeitura do Recife, coordenado pela Secretaria de Turismo e Lazer. Área, essa, que conta com as centrais Gastronômica, de Serviços e Economia Criativa. Com serviços essenciais oferecidos ao cidadão, o espaço vai funcionar no período de 7 a 13 de fevereiro, na Rua do Observatório, no entorno da Praça do Arsenal, sempre das 16h às 2h.
A Arena Gastronômica, montada pela Prefeitura do Recife em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (ABRASEL-PE), vai contar com 14 operações com menus variados, incluindo sushi, salgados, pizzas, sorvetes e cafés. Os estabelecimentos que vão marcar presença na arena serão Big Sur, Crepitxo, Espetinho da Ceça, Hakata, Rei das Coxinhas, My Burger, República dos Pasteis, Plim Pizzas, Turma Do Ragú, Casa da Macaxeira, Waynes, Degusta, Mamibigi e Popcorn Doce Infância. Além desses serviços, também serão disponibilizadas uma central de informações ao folião e outra de Direitos Humanos, assim como fraldário, com atendimento gratuito.
Miniatura do anexo
Na Central de Serviço, o folião vai encontrar à disposição serviços de farmácias, caixa eletrônico 24h, lojas de customização, espaço Recentro, Procon Recife, a grife do Carnaval e muito mais. Também haverá espaço de achados e perdidos, assistência à saúde, espaço beleza, entre outros.
Uma das novidades é a ampliação da Arena da Economia Criativa, que funcionará com 35 operações comerciais. O espaço irá reunir os artesãos, além de outros serviços. A Secretaria Executiva da Política de Drogas e a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento também estarão acomodadas neste ambiente.
Miniatura do anexo
ESTACIONAMENTO E VANS

Embora seja fortemente recomendado que o folião utilize o Expresso da Folia durante o Carnaval, os estacionamentos dos edifícios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF) estarão disponíveis para o folião que precisar ir de carro para curtir o Carnaval. A novidade deste ano é a disponibilização de estacionamento também no Cais José Estelita.

 

Os espaços estarão abertos a partir da quinta-feira (8), das 16h às 4h da manhã. As vans que farão o transporte dos foliões vão funcionar das 16h às 2h. Lembrando que o estacionamento, no entanto, fica aberto até às 4h.

 

Os pontos de embarque/desembarque serão na frente da Prefeitura do Recife e na Central do Carnaval, próximo à Praça do Arsenal, válidos tanto para o estacionamento da Prefeitura do Recife como também para os do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF). Já o espaço do Cais José Estelita, o transfer do folião será até as proximidades da Ponte Giratória.

Fotografias em anexo creditadas

 

Todo o conteúdo de matérias e a programação do Carnaval está disponível em https://conecta.recife.pe.gov.br/  Caso queira acessar o banco de fotografias do Carnaval do Recife 2023, o link é: flickr.com/photos/prefeituradorecife. Para vídeos, reportagens especiais e transmissão ao vivo do Carnaval, o caminho é o canal da TV Conecta – https://www.youtube.com/@tvconectarecife
 
 

Oportunidade: Univsf abre  inscrições de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão 2024 

07/02/24

Ascom Univasf

http://blogfolhadosertao.com.br

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), está com inscrições abertas de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) 2024. Nesta edição, o Pibex oferecerá bolsas com vigência de 1º de maio a 31 de dezembro de 2024 para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Univasf. A submissão de propostas pode ser feita pelos docentes e pelos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) da Univasf, que também poderão coordenar projetos de extensão este ano. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 1º de março.

Para realizar a inscrição, é necessário que o coordenador da proposta preencha um  formulário on-line. Além disso, é necessário anexar o Projeto de Extensão, de acordo com o modelo (Anexo 2) disponível no drive, em formato PDF e, se necessário, anexar a Carta de Anuência das instituições parceiras devidamente assinada, conforme modelo disponibilizado também no drive. Conforme o Edital Nº 1/2024, há 59 bolsas disponíveis para o Pibex e seis para projetos em parceria com o Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf, que lançará edital específico depois.

Cada coordenador poderá submeter um único projeto para concorrer a uma única bolsa, no valor de R$ 700,00 mensais, que será concedida por oito meses. A seleção do estudante bolsista será de responsabilidade do coordenador. A seleção do discente deverá ser baseada na média geral presente no Histórico Escolar e na compatibilidade/disponibilidade do estudante com a execução do projeto; podendo, nestes casos, os projetos aprovados e com melhor pontuação serem contemplados com mais de uma bolsa, em caso de haver um número menor de projetos aprovados em relação ao número de bolsas disponíveis.

O Pibex tem como objetivo aprofundar ações político-pedagógicas dirigidas à institucionalização da extensão no âmbito da Univasf, contribuindo para estreitar os laços entre a Univasf e a sociedade. O cronograma detalhado e outras informações sobre o processo seletivo para o Pibex 2024 podem ser obtidas no edital, que está disponível no site da Proex.

Cronograma:

Inscrições – 1º de fevereiro a 1º de março

Análise dos projetos – 4 de março a 4 de abril

Resultado Parcial – 5 de abril

Resultado Final – a partir de 18 de abril

Início das atividades – 1º de maio

Folia 2024: Cortejo de Brincantes em Olinda faz a abertura do Carnaval de Pernambuco

07/02/24
Ascom Cultura
http://blogfolhadosertao.com.br

Cortejo promovido pela Secult-PE e Fundarpe contará com a participação do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, e do Clube de Bonecos Zé Pereira e Vitalina

Miniatura do anexoMiniatura do anexo

O Carnaval de Pernambuco 2024 começa oficialmente nesta quinta-feira (8), em Olinda, com o Cortejo Brincantes de Pernambuco, iniciativa realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A concentração será às 17h, no Alto da Sé, em frente ao Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE), e a saída às 18h. Desta vez, o cortejo contará com participações especiais como a do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, e o Clube de Bonecos Zé Pereira e Vitalina, Patrimônio Imaterial de Pernambuco, diretamente de Belém de São Francisco.

Miniatura do anexo

 

O objetivo do Cortejo Brincantes é promover um intercâmbio entre as mais diversas manifestações culturais carnavalescas de todo o Estado, além de possibilitar que turistas e a população em geral possam vivenciar uma imersão nas variadas manifestações da cultura carnavalesca pernambucana. Em Olinda, o percurso sai do Alto da Sé, em frente ao Maspe, e encerra na Praça do Carmo. No encerramento, haverá o encontro do Cortejo Brincantes de Pernambuco com o Cortejo Brincantes de Olinda, este último promovido pela prefeitura com grupos olindenses.

Miniatura do anexo

Também participam do cortejo o Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro de Aliança, o Afoxé Alafin Oyó e a Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena (Orquestra Capa Bode), que são Patrimônios Vivos de Pernambuco. Outros grupos que integram o cortejo são o Caboclinho Canidé do Recife, Papangus de Bezerros, Clube Carnavalesco Vassourinhas de Olinda, Bloco Carnavalesco e Cultural Caiporas de Pesqueira, Maracatu Nação Pernambuco e o Boi Diamante.

Miniatura do anexo

“Os cortejos são momentos marcantes de reafirmação do compromisso da gestão Raquel Lyra com a valorização e promoção da nossa cultura popular. Tão importante quanto salvaguardar as nossas tradições, é promover sua perpetuação para novas gerações”, comentou a Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula. A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destaca o Cortejo Brincantes de Pernambuco como uma contribuição importante do Governo do Estado no ciclo carnavalesco. “Incentivar os grupos de cultura popular do Estado é nosso papel enquanto gestores públicos. Cada um desses brincantes é responsável por carregar nossos símbolos mais marcantes: a diversidade cultural e o respeito às tradições”, ressalta a gestora.Serviço:Cortejo Brincantes de PernambucoQuinta-feira (8 de fevereiro)Percurso: Alto da Sé (em frente ao Maspe) e encerra na Praça do CarmoConcentração: Alto da Sé, às 17h | Saída: 18h

Programação do Cortejo dos Brincantes

Ipojuca/Porto de Galinhas9 de fevereiro

Pesqueira10 de fevereiro

Arcoverde11 de fevereiro

Itamaracá12 de fevereiro

Triunfo12 de fevereiro

Bezerros13 de fevereiro

Em Flores: Raquel Lyra inaugura usina de autoprodução de energia solar para abastecer unidades da Compesa 

07/02/24

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
 
A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta terça-feira (6), em Flores, no Sertão do Pajeú, a primeira etapa de uma usina de autoprodução de energia elétrica que vai abastecer unidades da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Com o parque solar, 86 das unidades consumidoras da empresa passarão a operar na distribuição de água e no tratamento de esgoto com energia limpa. O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 26 milhões e vai representar uma economia na fatura de energia da estatal de aproximadamente R$ 2 milhões por ano. O parque solar foi adquirido por meio de arrendamento através de uma Parceria Público Privada (PPP) entre a Compesa e o Consórcio Pernambuco Energia, um movimento inédito no Brasil para a autoprodução de energia.
 
“A Compesa inova no Brasil como a primeira empresa de saneamento do país a fazer uma Parceria Público Privada para garantir autogeração de energia, barateando os custos da companhia com uma grande usina de energia solar instalada aqui na cidade de Flores. Esta é só a primeira etapa, e estamos caminhando também para trabalhar com a energia mais limpa e sustentável, com diminuição dos custos, gerando mais eficiência na operação da companhia que precisa entregar água na torneira da casa da população”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
 
Esta primeira etapa da usina solar de Flores tem capacidade de 7MW a partir da instalação de 10 mil placas fotovoltaicas para geração de energia, o suficiente para alimentar 11 mil residências de médio porte. A companhia é a maior consumidora de energia elétrica de Pernambuco, por ter centenas de unidades distribuídas por todo o Estado. O Consórcio Pernambuco Energia é formado pelas empresas Kroma Energia e Elétron Energy.
 
“Este é um processo muito importante do ponto de vista de autossuficiência da empresa, visto que a energia é o segundo maior fator de gasto da Compesa. Esse processo vai ser expandido gradualmente, permitindo que possamos desonerar bastante o consumo de energia no sistema”, disse o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo. “Hoje, aqui, a Compesa está garantindo o seu custo de capital mais baixo, a sua sustentabilidade”, registrou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.
 
“Para garantir que toda essa energia seja limpa e renovável, a meta da Compesa em 2024 é alcançar a marca de 70% da energia usada sendo produzida por fontes renováveis. A gente vai gastar menos com energia e vai gastar na linha da sustentabilidade. Esse é um compromisso da Compesa. Essa é uma parceria inédita, que coloca a gente no rumo desse tema tão importante, que é a sustentabilidade”, disse o presidente da Compesa, Alex Campos.
 
“Muito me orgulha poder participar desse grande desenvolvimento fotovoltaico em Pernambuco, com o legado que vai ficar para a sustentabilidade”, frisou o prefeito de Flores, Marconi Santana. “O solo do Sertão está contribuindo com a modernização da Compesa e o sol dessa terra vai conseguir baixar a conta de energia”, falou o deputado estadual Joaquim Lira.
 
A segunda etapa da PPP engloba as duas usinas solares restantes do município de Flores, com capacidade de 60 MW e previsão de entrega para o final do próximo ano. As duas usinas contemplarão a instalação de 90 mil placas. Uma terceira etapa da PPP contará com a construção de três usinas solares no município de Garanhuns, no Agreste, com capacidade de 68 MW de potência instalada. Serão construídas usinas com mais de 100 mil placas solares instaladas para geração de energia solar. 
 
A autoprodução de energia é uma solução encontrada por grandes empresas no País como uma alternativa para reduzir custos e assegurar o acesso à energia renovável, com foco na descarbonização. A ação é obtida por meio de Ambiente de Contratação Livre (ACL), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
 
Participaram do evento o deputado estadual Kaio Maniçoba, além dos prefeitos Márcia Conrado (Serra Talhada), Marconi Santana (Flores), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Zeinha Torres (Iguaracy), Manuca Zé do Povo (Custódia), Luciano Torres (Ingazeira), Zé Pretinho (Quixaba), Djalma da Padaria (Solidão) e Sávio Torres (Tuparetama).
 
Fotos: Miva Filho/Secom

No Carnaval: Policiais civis do Estado deliberam greve a partir da meia-noite desta sexta-feira (9)

07/07/24

Por Raoni Nunes

http://blogfolhadosertao.com.br

Entre as reivindicações da categoria, estão melhorias nas condições de trabalho, aumento salarial e do contingente
Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco anunciam paralisação
O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) realizou um ato em frente ao Palácio do Campo das Princesas nesta terça-feira (6) e não chegou a acordo com o Governo do Estado.Após a realização do protesto em frente ao Palácio do Campos das Princesas nesta terça-feira (6), a entidade sindical decidiu a paralisação da categoria a partir da meia-noite desta sexta-feira (9).

Além do Sinpol, outras entidades coletivas da Polícia Civil – como a dos peritos criminais, dos médicos legistas, dos escrivães e dos delegados – estiveram juntos no ato e foram recebidos por técnicos da Secretaria de Administração de Pernambuco e representantes da Casa Civil.

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), Diogo Victor, explicou o motivo da união de todas as categorias. “A gente se uniu para cobrar a valorização e estruturação para a Polícia Civil”.

Depois da reunião, os representantes da comissão formada pelo Sinpol informaram que receberam apenas a promessa da divulgação do cronograma de negociação a partir do dia 28 de fevereiro e início da mesa de negociação em março.

Entre as reivindicações da categoria, estão melhorias nas condições de trabalho, aumento salarial e do contingente. Segundo o Sinpol, Pernambuco deveria ter 11 mil policiais. Entretanto, o Estado conta com um efetivo de 5 mil servidores.

De acordo com o presidente do Sindipol, Áureo Cisneiros, a categoria está aberta ao diáologo nos próximos dias, mas só deve cancelar a greve caso tenha um proposta concreta do Governo de Pernambuco.

“Chamaram a gente sem ter nada concreto. Estamos pedindo apenas que se inicie a negociação. Se não vier com proposta concreta, vamos continuar firme”, pontuou Áureo.

A greve que está prevista para começar nesta sexta-feira (9) seria já com o início oficial do Carnaval de 2024 que começa tanto em Recife quanto em Olinda na quinta-feira (8). “A greve está decretada e os policiais civis vão parar no Carnaval”, reforçou Áureo que cobrou melhoria na estrutura da Polícia Civil.

“Queremos corrigir as distorções do plano de carreira e falar sobre a estrutura da polícia civil: a falta de estrutura, de efetivo e de padrozinação das unidades policiais. Hoje em dia, [as delegacias] ficam em locais improvisados. A de São Bento do Una, por exemplo, pegou fogo”, completou o sindicalista.

Presente durante o ato e na reunião com os representantes do Governo, o deputado estadual Joel Da Harpa (PL) reforçou com os servidores que deve se juntar com outros parlamentares a partir desta quarta-feira (7) para acelerar a negociação dos policiais civis.

Por meio de nota oficial, o Governo do Estado de Pernambuco confirmou a reunião com a comissão formada pelo Sindipol e ressaltou que “já abriu diálogo e que um cronograma para reabertura das mesas de negociações será apresentado ainda neste mês de fevereiro com o objetivo de discutir as pautas pleiteadas pela categoria”.

Confira a nota na íntegra:

O Governo de Pernambuco informa que uma comissão do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) foi recebida, nesta terça-feira (6), no Palácio do Campo das Princesas, por representantes da Casa Civil e da Secretaria de Administração (SAD). Mais uma vez, foi ressaltado que o Governo já abriu diálogo e que um cronograma para reabertura das mesas de negociações será apresentado ainda neste mês de fevereiro com o objetivo de discutir as pautas pleiteadas pela categoria.

Leia também

• Pernambuco e Recife decretam ponto facultativo para servidores públicos no Carnaval; confira datas

• Tribunal de Contas de Pernambuco adia decisão sobre servidores; medida será julgada  hoje (7)

• Alegando insegurança, metroviários do Recife realizam assembleia e aderem ao estado de greve

Olha o Leão ai: Governo aumenta limite de isenção para o IR em 2 salários mínimos

07/02/24

Agência Brasil

http:://blogfolhadosertao.com.br

O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903,98 desde 2015, subiu em maio de 2023 para R$ 2.640,00

Imagem do autor

O governo federal anunciou, na noite desta terça-feira (6), o aumento na faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para dois salários mínimos. É o segundo aumento na isenção desde o início deste governo.

O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903,98 desde 2015, subiu em maio de 2023 para R$ 2.640,00 e agora vai para R$ 2.824,00. “A falta de atualização da tabela, ao longo de tantos anos, fez com que os brasileiros pagassem cada vez mais Imposto de Renda, retirando dinheiro das famílias”, afirmou o Ministério da Fazenda.

AMPLIAÇÃO DA FAIXA

Conforme explicou a pasta, o contribuinte com rendimentos de até R$ 2.824,00 mensais será beneficiado com a isenção porque, dessa renda, subtrai-se o desconto simplificado, de R$ 564,80, resultando em uma base cálculo mensal de R$ 2.259,20, ou seja, exatamente o limite máximo da faixa de alíquota zero da nova tabela.

A Medida Provisória nº 1.206/24, com a alteração, foi encaminhada ao Congresso Nacional nesta terça-feira. A MP, no entanto, já está publicada no Diário Oficial e, portanto, já está valendo. No entanto, precisa ser ratificada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

MEC divulga: Piso salarial dos professores da educação básica passa de R$ 4.420 para R$ 4.580.

07/2/24
Estadão Conteúdo
http://blogfolhadosertao.com.br

A portaria do MEC, publicada em edição extra do Diário Oficial da quarta-feira (31), já está em vigor e tem com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2024

O piso é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira

O Ministério da Educação (MEC) divulga no Diário Oficial da União (DOU) o valor do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica a ser pago no exercício de 2024, que será de R$ 4.580,57. O novo piso representa um reajuste de 3,62% em relação ao valor do ano passado, fixado em R$ R$ 4.420,55.

A portaria do MEC, publicada em edição extra do Diário Oficial da quarta-feira (31), já está em vigor e tem com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2024.

REAJUSTE ANUAL

O piso nacional da categoria, que é reajustado anualmente, sempre em janeiro, é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. Previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), o piso foi regulamentado pela Lei 11.738/2008