Raquel Lyra prestigia  posse de Fátima Bezerra, gestora do Rio Grande do Norte, como presidente do Consórcio Nordeste

31/01/24

ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Governadora Raquel Lyra prestigia posse de Fátima Bezerra como Presidente  do Consórcio Nordeste - Blog Edmar Lyra

A governadora Raquel Lyra (foto)  participou, na manhã desta terça-feira (31), da posse de Fátima Bezerra como presidente do Consórcio Nordeste. A cerimônia ocorreu na cidade de Natal, durante a Assembleia Geral do colegiado regional. Atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra recebe o cargo de João Azevedo, chefe do Executivo estadual da Paraíba. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento, assim como membros dos governos dos nove estados do Nordeste e o ministro Wellington Dias (Assistência Social, Família e Combate à Fome), que representou o presidente Lula na solenidade.

Em seu discurso, Raquel Lyra celebrou a representatividade feminina na nova direção do consórcio. “Nos reunimos para prestigiar e dar posse na presidência do Consórcio Nordeste à querida Fátima Bezerra, que tem uma longa história de militância e resistência em favor do Nordeste brasileiro. Não tenho dúvida de que com ela como primeira mulher presidenta do grupo nós conseguiremos avançar em pautas importantes. Estamos falando sobre mulheres ocupando espaços de poder e da representatividade expressada aqui pela liderança de Fátima. Ainda agradeço e parabenizo o trabalho feito pelo governador João Azevedo”, destacou a gestora.

Para a nova presidente do consórcio, o grupo contribui para a defesa de pautas relevantes para a região. “Desde o seu nascedouro, o Consórcio Nordeste se firmou como um belo exemplo enquanto ferramenta de gestão e governança. Com a minha chegada à presidência, uma das primeiras ações que sugiro é a criação de um comitê que irá atuar de forma integrada com o governo federal para garantir que os recursos do PAC cheguem efetivamente onde são necessários. Nós estaremos atentos para que o Nordeste não tenha obras atrasadas”, afirmou Fátima Bezerra.

O ministro da Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, chamou atenção para a atuação do grupo. “O Nordeste é a região que mais gera empregos, que se desenvolve e cresce. Temos muitos motivos para nos orgulhar desta região. E o consórcio é um instrumento fundamental para garantir a cooperação entre os estados, para trazer política de equilíbrio e manter o compromisso com assuntos que são essenciais, como saúde, educação e segurança”, pontuou.

Após a cerimônia de posse, os governadores se reuniram na Assembleia Geral do Consórcio. “Foram discutidos temas estratégicos para Pernambuco, como energias renováveis. Ainda tivemos a participação dos nossos secretários nas câmaras temáticas sobre educação e segurança pública. É com essa integração que iremos fazer o Nordeste avançar”, explicou Priscila Krause, que representou o Estado nesta fase do evento.

Entre as pautas discutidas na assembleia estão a proposta para instalação de Comitê Científico de Emergências Climáticas, a criação do Fundo Caatinga e ainda houve um debate a respeito do monitoramento das obras que serão atendidas pelo Novo PAC.

Participaram do encontro os secretários estaduais Alessandro Carvalho (Defesa Social), Fabrício Marques (Planejamento e Gestão), Ivaneide Dantas (Educação) e Fernando Holanda (Assessoria Especial). Ainda estiveram presentes a presidente da Petrobras em exercício, Clarice Copete, o presidente da Sudene, Danilo Cabral, e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

Fotos: Hesíodo Goés/Secom

Pesquisa Poder Data: Aprovação do governo Lula vai a 49% em janeiro de 2024

31/01/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadoseretao.com.br

A pesquisa foi realizada em 229 município brasileiros pelo telefone

 

A aprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva(PT) chegou a 49%, de acordo com pesquisa PoderData realizada entre os dias 27 e 29 de janeiro. O índice subiu três pontos porcentuais desde o último levantamento realizado pelo instituto, em dezembro de 2023.

A desaprovação à gestão do petista, por sua vez, oscilou negativamente, de 44% para 42%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais. O PoderData ouviu, por telefone, 2.500 entrevistados de 229 municípios do País.

Entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, a avaliação do trabalho do governo federal manteve-se em empate técnico. No mês passado, 35% dos entrevistados consideravam o trabalho de Lula à frente do País ruim ou péssimo e 32%, bom ou ótimo. Neste mês, o índice de avaliação boa ou ótima foi a 36%, ante 34% de ruim ou péssimo.

Lula não supera teto da eleição

Apesar da leve oscilação positiva na avaliação do terceiro mandato, as pesquisas do PoderData sugerem que Lula ainda não consegue superar, fora da margem de erro, o teto de 51% de preferência que o elegeram à presidência da República em 2022.

Desde janeiro de 2023, o instituto monitora a avaliação ao governo federal e o maior índice foi obtido logo no primeiro mês da gestão, em janeiro de 2023, quando a aprovação foi indicada por 52% dos entrevistados. Naquela ocasião, 43% consideravam a gestão de Lula como boa ou ótima.

O índice de aprovação, desde então, oscila dentro da margem de erro; já a avaliação de bom ou ótimo dos entrevistados quanto ao trabalho do petista caiu de 43% da primeira pesquisa aos 36% do último levantamento, sendo em dezembro de 2023 atingiu a mínima de 32%.

Aprovação sobe entre católicos; evangélicos, desaprovam

A aprovação ao governo Lula é maior entre católicos. Em janeiro de 2024, 59% dos católicos afirmaram aprovar a gestão do petista, ante 35% de entrevistados que desaprovam. No mês passado, o índice de aprovação entre católicos era de 56%.

Entre os entrevistados pelo PoderData que se declaram evangélicos, os índices demonstram 58% de rejeição ante a 29% de aprovação. A desaprovação dos evangélicos caiu 4 pontos porcentuais desde o mês passado, quando atingira o índice de 62%.

Metodologia da pesquisa

O PoderData utiliza a base de dados demográficos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a produção da amostragem, isto é, do grupo de pessoas que serão pesquisadas. O perfil dos entrevistados é elaborado a partir de um cruzamento de variáveis como sexo, etnia, escolaridade, idade e renda familiar.

Avanço: Recife encerra 2023 gerando mais de 40% dos empregos formais de Pernambuco, segundo o CAGED

31/01/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Balanço, divulgado nesta terça-feira (30), mostra que no ano passado foram criados mais de 21 mil postos de trabalho com carteira assinada. Desde 2021, já são mais de 77 mil empregos na capital pernambucana

O Recife fechou o ano de 2023 com um saldo positivo de 21.124 empregos com carteiras assinadas, resultado de 210.127 contratações e 189.003 demissões durante o ano. O número representa 40,98% dos postos de trabalho formais de todo o estado de Pernambuco (51.541) e posiciona o Recife como a segunda capital do Nordeste que mais criou empregos com carteira, atrás apenas de Fortaleza (CE). O volume também colaborou para o aumento no estoque total da cidade, que chega a 550.400 postos ativos. Desde do início da gestão João Campos, em janeiro de 2021, já foram geradas 77.338 vagas de trabalho formais na capital. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (30), pelo Ministério do Trabalho.

“Encerramos o ano com mais 21 mil empregos criados, resultado de políticas públicas da gestão municipal alinhadas com o setor privado com as demandas dessas empresas. A ideia é de construção diária de um ambiente de negócios forte, simplificado e desburocratizado, para que abra o caminho para novos investimentos, com reflexos no emprego e renda da população. O Recife tem uma vocação para o segmento de serviços e é um setor que a gente segue movimentando, modernizando e integrando tecnologia para que assuma cada vez mais protagonismo na nossa economia”, destacou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Joana Portela Florêncio.

Para se ter ideia da força dos Serviços na economia do Recife, o segmento foi responsável por quase 80% dos empregos criados na cidade no ano passado: 79,45%. Já o setor de Comércio representou 13,18%, seguido pela Construção Civil (5,59%) e pela Indústria (2,13%).

Ainda detalhando os números de 2023 por atividade econômica, o setor de Serviços foi responsável pela criação 16.784 empregos com carteira assinada no Recife (129.970 admissões e 113.186 demissões), seguido pelo Comércio, que apresentou saldo de 2.784 (43.433 admissões e 40.649 demissões), pela Construção Civil, que fechou o ano criando 1.181 postos de trabalho com carteira assinada (23.417 admissões e 22.236 demissões), e pela Indústria, que criou 449 empregos em 2023 (11.589 admissões e 11.140 demissões). A Agropecuária foi o único indicador que fechou negativo no Recife em 2023, marcando -74 postos de trabalho, resultado de 1.718 admissões e 1.792 demissões.

Saldo de empregos criados nas capitais do Nordeste em 2023:

1º – Fortaleza 28.221

2º – Recife 21.124

3º – Salvador 18.098

4º – Maceió 13.561

5º – João Pessoa 10.447

6º – Teresina 10.145

7º – São Luiz 8.578

8º – Aracaju 6.388

9º – Natal 5.241

Prefeitura do Recife fecha parceria inédita com Náutico, Santa Cruz e Sport

31/01/24

Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br
Clubes receberão aporte de R$ 1 milhão, cada, e adotarão uma série de contrapartidas sociais para a população recifense
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

Ciente da importância não apenas local, mas também nacional do Náutico, Santa Cruz e Sport, a Prefeitura do Recife fechou uma parceria inédita com o Trio de Ferro pernambucano. Será aportado R$ 1 milhão em cada um dos clubes, que retornará para a sociedade como contrapartida social, com foco no fomento ao esporte da capital. O anúncio foi feito pelo Prefeito João Campos nesta terça-feira (30), com a presença dos presidentes dos três clubes: Bruno Becker, Bruno Rodrigues e Yuri Romão.

 

“O povo já tinha me abordado na rua pedindo para ajudar o Santa Cruz, mas não faremos só isso. Fechamos uma parceria com os três maiores times do Recife para que a gente possa fazer essa ajuda diretamente, com R$ 1 milhão, e garantindo contrapartidas sociais”, destacou o prefeito João Campos. “Cada clube ajudará em escolinhas, atividades esportivas nos territórios próximos e em equipamentos públicos da cidade. A prefeitura ajuda financeiramente e terá esse retorno. Essa é a hora de todo mundo vestir a mesma camisa. A camisa do Recife, do esporte que consegue tirar uma criança da violência, reduzir crimes, tirar alguém das drogas. Temos uma tradição muito grande do futebol na cidade e temos que trabalhar juntos”, concluiu.

 

Os mandatários dos três clubes frisaram o poder do diálogo pela busca de maior força para o esporte local. “Como conversávamos antes, o nosso futebol tem passado por momentos difíceis. O Náutico foi protagonista nacional nos anos 60, nós do Santa Cruz em 70 e o Sport, em 90. É importante estarmos aqui e queria parabenizar essa iniciativa”, ressaltou o presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues.

 

“Acredito que não existe nenhuma ferramenta mais inclusiva do que o esporte. Esse momento aqui é muito importante para trabalharmos e pensarmos em soluções juntos”, disse Yuri Romão, mandatário do Sport, em discurso que seguiu na mesma linha de Bruno Becker. “Hoje, é relevante destacar que nós aqui, presidentes de Náutico, Santa Cruz e Sport, temos uma sinergia. Temos a consciência de que nosso futebol, com o tamanho dos nossos clubes, é preciso união”, reforçou Bruno Becker, presidente do Náutico.

 

O investimento no fomento esportivo se reflete em outros programas da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes. Além de ser responsável pelo Recife Bom de Bola, maior campeonato de várzea do mundo, em 2023, entrou em campo o programa Gramadão. O projeto transforma locais de prática futebolística pela capital pernambucana, revitalizando totalmente os espaços e aplicando grama sintética. Oito localidades já foram transformadas, começando pela Arena 1×1 no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança, no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão na Torre; o Parque do Caiara, na Iputinga; o Vila Cardeal, em Areias; e o Campo do Onze, em Santo Amaro. O programa Gramadão faz parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro.

 

“Os nossos clubes têm torcidas gigantescas, e o trabalho do dia a dia vai muito além do que partidas e disputas de campeonatos”, apontou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. “Uma quantidade enorme de garotos, garotas e famílias são impactados diretamente por esse lado social das instituições. A gente quer potencializar isso, com um trabalho em equipe, usando a estrutura somada dessas entidades para devolver para a população em melhor suporte no fomento à atividade física”.

 

Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

Carnaval do Recife: Concurso de Fantasias acontece hoje (31), no Clube Português

31/01/24

Imprensa PCR

http://blogfolhdosertao.com.br

Nesta 9ª edição, 20 participantes, ao todo, disputarão espaço entre os vencedores nas categorias Originalidade e Luxo.

Visualização da imagem
Miniatura do anexo

Numa mescla entre recortes históricos, homenagens a personagens icônicos, adornos contemplativos e criatividade parruda, a 9ª edição do Concurso de Fantasias acontece às 20h desta quarta-feira, 31, no Clube Português, no bairro das Graças. Com duas categorias em disputa, Originalidade e Luxo, 20 participantes desfilarão figurinos em busca do título. Serão três premiados em cada modalidade, com valores individuais que variam de R$ 7.500,00 a R$ 15.000,00. Serão distribuídos prêmios de 1º, 2º e 3º lugares para cada categoria, totalizando R$ 64,5 mil. Os vencedores irão desfilar no palco do próximo Baile Municipal do Recife.

Os concorrentes têm que ser maiores de 18 anos, pertencentes ou não a agremiações carnavalescas. Cada um pode inscrever, no máximo, duas fantasias, necessariamente inéditas nas passarelas de Momo.  Não há temática específica para a confecção das fantasias. Cada participante é pautado de acordo com os próprios critérios criativos. A categoria mais procurada foi a Originalidade, com 14 participantes. Na modalidade Luxo, serão seis concorrentes. Para escolher os ganhadores, a mesa de avaliação será composta por jurados ligados a áreas de moda, arte, cultura e correlatas como designer, estilistas, modistas, carnavalescos, coreógrafos, e professores de arte, entre outros

SERVIÇO

Concurso de Fantasias

Data e hora: 20h, 31/01(quarta-feira)

Local: Clube Português, Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 172, Graças

Fotografias – Marcos Pastich/ PCR Imagem

 
 

Ação de governo: Raquel Lyra e Waldez Góes assinam ordem de serviço para concluir a Barragem Panelas II

31/01/24

ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

Esta é uma das barragens planejadas após as inundações de 2010, mas que estava com obras paralisadas
Raquel Lyra e ministro Waldez Góes assinam ordem de serviço para concluir a Barragem  Panelas II - Acessa Caruaru
Obra estruturante para conter inundações de municípios na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a Barragem Panelas II terá sua construção retomada e concluída pela gestão estadual em parceria com o governo federal. Nesta terça-feira (30), na Prefeitura de Belém de Maria, a governadora Raquel Lyra e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinaram a ordem de serviço das obras de conclusão da barragem. Antes, os gestores realizaram um sobrevoo e uma visita à estrutura, que fica localizada no município de Cupira, no Agreste. Esta será a primeira entre quatro barragens a ser retomada para a contenção de enchentes na Zona da Mata Sul do Estado que tiveram as obras paralisadas há uma década. A obra terá custo máximo de R$ 46 milhões e o prazo para conclusão é de 12 meses. Na ocasião, a governadora também destacou que já está em curso o processo licitatório para contratação da empresa de engenharia para conclusão da construção da Barragem de Gatos.
“Nos comprometemos em retomar as obras de barragens em Pernambuco, um compromisso que há muitos anos a população da Mata Sul espera. E hoje estamos aqui celebrando essa ordem de serviço, com dinheiro em caixa, para as obras. Já está aberta a licitação para a Barragem de Gatos. Agradeço a parceria com o governo federal, do presidente Lula, através do ministro Waldez, que vai permitir que o povo possa ter segurança hídrica de viver nos lugares onde desejam”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O financiamento para a obra da Barragem Panelas II será realizado através do Novo PAC. “Nos primeiros dias do governo Lula, a governadora Raquel já tratou essas obras como prioritárias. Essa contenção é muito importante para atender a população que sofre muito com os problemas da cheias. Em nome do presidente Lula, reafirmo o compromisso integrado ao povo de Pernambuco com as obras que foram priorizadas pela governadora Raquel”, ressaltou o ministro Waldez Góes.
Após as chuvas do ano de 2010 que causaram inundações e transbordamentos de rios, foi planejada a construção do Sistema de Controle de Cheias dos Rios Una e Sirinhaém, composto por cinco barragens: Serro Azul, Panelas II, Gatos, Igarapeba e Barra de Guabiraba. Mas, somente a de Serro Azul foi concluída, em 2017, e as demais tiveram as obras paralisadas entre 2014 e 2015.
“Esse é um momento de muita emoção porque lutamos por essa obra há anos. É o início de um novo tempo, de reduzir sensivelmente os riscos de inundações das cidades da região. E a governadora teve sensibilidade em ir atrás dos recursos para as obras”, frisou o secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.
A Barragem Panelas II possui capacidade de acumulação de 16,9 milhões de m³ de água e tem a finalidade principal de contenção das cheias dos rios Panelas e Una, beneficiando mais de 200 mil habitantes. O equipamento também poderá ser utilizado para reforçar o abastecimento dos municípios de Panelas, Cupira e Lagoa dos Gatos.
“Essa é uma obra esperada há tantos anos para a nossa cidade. É um povo acolhedor e guerreiro que se ajudou durante as enchentes e agora vai ficar muito agradecido pela conclusão dessa obra”, disse o prefeito de Belém de Maria, Rolph Junior.
Na 1ª e 2ª etapas do empreendimento foram investidos R$ 47,3 milhões. A 3ª Etapa, atual, que concluirá as obras, receberá investimentos que somam R$ 55,8 milhões, com recursos do governo federal e execução da Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento de Pernambuco. Além das obras civis, serão investidos mais R$ 20 milhões em programas ambientais, de reflorestamento e de segurança de barragens. No momento, a barragem está com 50% das obras concluídas.
Barragem de Gatos – Até o mês de março será concluída a licitação para a contratação das obras de retomada da Barragem de Gatos. Localizada no município de Lagoa dos Gatos, o equipamento terá finalidade principal de contenção de cheias no Riacho dos Gatos, beneficiando os municípios de Belém de Maria, Água Preta, Palmares e Barreiros. A previsão é de início das obras ainda no primeiro semestre de 2024 e o prazo de execução das obras é de 12 meses. A Barragem de Gatos, que tem capacidade de acumulação de 5,93 milhões m³ de água, teve sua construção iniciada em gestões passadas e paralisada, estando 20% executada.
Os projetos de conclusão das obras das barragens Igarapeba e Barra de Guabiraba estão em fase de atualização.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Ação de Governo: Indústria de bebidas amplia investimentos em Pernambuco com aporte de R$700 milhões e geração de 300 empregos diretos e geração de 300 empregos diretos

31/01/24

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br

 
Anúncio foi feito durante visita da governadora Raquel Lyra à fábrica da Solar Coca Cola, nesta terça-feira (30) em Suape, no Cabo de Santo Agostinho
Miniatura do anexo
 
Uma das gigantes da indústria de bebidas no país, a Solar Coca-Cola vai ampliar sua operação em Pernambuco. Durante visita da governadora Raquel Lyra, nesta terça-feira (30), à fábrica da empresa, localizada em Suape, no município do Cabo de Santo Agostinho, foi anunciado o investimento no valor de R$ 700 milhões para os próximos cinco anos, gerando 300 empregos diretos. Do valor total, R$ 360 milhões serão aplicados na implantação de duas novas linhas de produção: uma de embalagens retornáveis e uma de PET.
 
“Pernambuco é terra de oportunidades. A Solar, que faz a distribuição da Coca-Cola e de tantos outros refrigerantes, chás e bebidas, está garantindo mais investimentos no nosso Estado, abrindo novas linhas de produção e permitindo que a gente possa tornar, cada vez mais, Pernambuco um grande polo produtor e logístico do Nordeste brasileiro. Agradeço a confiança da Solar por investir aqui, e nos colocamos sempre à disposição. Quem investe em Pernambuco é parceiro de Pernambuco e é quem traz nova esperança de que, de fato, a mudança está só começando”, destacou Raquel Lyra.
 
A ampliação da capacidade produtiva irá atender não só Pernambuco, mas deverá abastecer também os estados vizinhos. Os recursos serão injetados ainda em áreas como logística, tecnologia, infraestrutura e ativos de mercado. O maquinário já está em fase de compras e as obras iniciam ainda em 2024.
 
Para o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, um anúncio como este reforça a capacidade do Estado em ser o centro distribuidor do Nordeste. “Tanto pela localização estratégica quanto pelo apoio que o Estado dá a quem quer gerar emprego e renda para a sua população”, detalhou.
 
De acordo com o CEO da Solar Coca-Cola, André Sales, com a implantação das duas novas linhas a fábrica vai aumentar em 50% a capacidade produtiva. “Entre as nossas 13 unidades, a fábrica de Suape é a maior que nós temos. Além da ampliação na produção, também vamos aumentar a capacidade de armazenagem, tanto de produto acabado, quanto de matérias-primas para poder atender toda demanda aqui de Pernambuco e dos estados vizinhos”, concluiu.
 
OPERAÇÃO EM PERNAMBUCO – No Estado, a Solar Coca-Cola possui uma fábrica, cinco centros de distribuição e seis distribuidores parceiros. São mais de 72 mil pontos de vendas, mais de 2,7 mil empregos diretos e mais de oito mil empregos indiretos. A planta opera com incentivos fiscais do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), concedidos pela Adepe.
 
Estiveram acompanhando a agenda o deputado estadual Jeferson Timóteo; o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém; o assessor da governadora, José Pereira; o diretor-presidente de Suape, Márcio Guiot; a secretária-executiva de Sustentabilidade, Karla Godoy; o presidente do Conselho de Administração da Solar Coca-Cola, Ricardo Melo; o diretor regional da Solar Coca-Cola, Flavio Scalco; e outros representantes da empresa.
 
Fotos: Miva Filho/Secom

Ao trabalho : Raquel Lyra comanda reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança com novos comandantes das polícias Militar e Civil

31/01/24

mprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

BLOG DO DJALMA LOPES: Governadora Raquel Lyra comanda reunião de  monitoramento do Juntos pela Segurança com novos comandantes das polícias  Militar e Civil

A governadora Raquel Lyra liderou (foto) reunião sobre o Juntos pela Segurança com a participação da vice-governadora Priscila Krause, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os novos gestores das operativas, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, e o chefe da Polícia Civil, delegado Renato Leite. O encontro discutiu metas e ações para garantir um fortalecimento nas forças operacionais de Pernambuco e reduzir índices de criminalidade, além do que está planejado para o período do Carnaval.

“Fizemos mais uma reunião do Juntos pela Segurança, trabalhando não só a segurança para o nosso carnaval, mas o combate à criminalidade no nosso Estado. Também tratamos sobre concursos públicos para a área a fim de garantir que a nossa população possa ter mais paz. Esse é um trabalho incansável do nosso governo, toda a nossa energia aqui é para permitir que Pernambuco seja um Estado de mais paz”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Entre as pautas, discutiu-se o andamento dos concursos para as operativas – ontem ocorreram as provas para o certame da Polícia Militar – e o planejamento para o Carnaval, por exemplo. As ações para os festejos carnavalescos em Pernambuco serão detalhadas pela Secretaria de Defesa Social nesta terça-feira (30) em entrevista coletiva. A pasta irá apresentar à imprensa os principais pontos de ação que serão realizados no âmbito da segurança pública, como o efetivo, os trabalhos nos polos festivos, o monitoramento policial e a utilização de tecnologia.

Estiveram presentes também na reunião os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Ana Maraíza (Administração), que compõem o Juntos, além de outros gestores da área de segurança do Estado.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Oportunidade: Prefeitura do Recife vai contratar mais 200 profissionais para a Rede Municipal de Ensino

31/01/24

Imprensa PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Novos auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) vão dar apoio dentro das creches, oferecendo um maior suporte aos estudantes

Prefeitura do Recife vai contratar mais 200 profissionais para a Rede  Municipal de Ensino – Blog do Finfa – A verdade em forma de notícia

O Prefeito João Campos anunciou nesta terça-feira (30) a autorização para a contratação de mais 200 novos profissionais para a Rede Municipal de Educação da cidade. Os novos  Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) terão a função de oferecer suporte nas creches, contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos estudantes. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife conta com aproximadamente 500 profissionais, sendo que no último sábado (26) foram convocados mais 109. Com essa nova contratação, a rede municipal passará a ter cerca de 800 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).

 

“A gente anuncia hoje a contratação de 200 novos Auxiliares do Desenvolvimento Infantil, que vão trabalhar nas nossas novas creches. Para vocês terem uma ideia, só em fevereiro a gente vai inaugurar quatro novas creches na cidade para cumprir com aquela meta de dobrar um número de vagas de creches em quatro anos. São mais 200 novos profissionais para trabalhar na nossa rede. A educação se faz com muita coisa, mas, principalmente, com aluno em sala de aula, uma boa estrutura educacional e trabalhadores da educação preparados, animados e dispostos a fazer o que há de mais nobre em uma sociedade, que é ensinar”, destacou o Prefeito João Campos.

 

A Prefeitura tem como compromisso prioritário expandir a educação na cidade, assumindo a responsabilidade de eliminar o déficit de vagas em creches. Até o final deste ano, a meta é criar 6,5 mil novas vagas, dobrando a oferta atual. Apenas nos últimos dois anos, a Rede Municipal de Ensino do Recife registrou um aumento de aproximadamente 90% no número de vagas em creches, passando de 6.439 no início da gestão, no final de 2020, para 12.160 vagas previstas para o ano letivo de 2024. Para isso, foram realizadas diversas ações, incluindo a construção de novas creches, a ampliação de unidades existentes e parcerias com instituições sem fins lucrativos.

 

A contratação de ADIs faz parte do Programa Infância na Creche, que está investindo cerca de R$ 150 milhões ao longo de quatro anos. O programa tem como objetivo expandir a infraestrutura própria, construir novas unidades, ampliar as existentes e estabelecer parcerias com instituições sem fins lucrativos. Essas ações visam fortalecer a Educação Infantil e dobrar a oferta de vagas em creches na cidade até 2024.

Lula demite número 2 da Abin, citado em operação da Policia Federal

31/01/24
Matheus Teixeira e Marianna Holanda/Folhapress
http://blogfolhadosertao.com.br
Moretti é delegado da PF e foi citado em operação sobre suposto uso da Abin para um esquema de arapongagem no governo Jair Bolsonaro

 

Imagem ilustrativa da notícia Lula demite número 2 da Abin, citado em operação da PF
Moretti foi demitido após operação da PF sobre espionagem ilegal | Pedro França/Agência Senado

O presidente Lula (PT) assinou nesta terça-feira (30) a demissão do diretor adjunto da Abin (Agência Brasileira da Inteligência), Alessandro Moretti.

Segundo auxiliares palacianos, a exoneração deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Substituirá Moretti o especialista em inteligência Marco Cepik, atual diretor da Escola de Inteligência da Abin.

O diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa, segue no posto. A presença de Moretti no cargo passou a ser contestada após ele ser citado pela Polícia Federal em operação deflagrada na semana passada sobre suposto uso da Abin para um esquema de arapongagem no governo Jair Bolsonaro (PL).

Na ação policial da semana passada contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que seria um dos operadores da chamada “Abin paralela” na gestão federal anterior, a PF diz que o atual número dois da agência teria afirmado que a apuração sobre o caso tinha “fundo político e iria passar”. Moretti é delegado da PF.

No pedido, a entidade diz que a postura de Moretti não é a esperada de um delegado que, até dezembro de 2022, ocupava a função de diretor de Inteligência da Polícia Federal.

Afirma ainda: “A reverberação das declarações da Direção da Abin, portanto, possui o condão de influir na liberdade e na percepção da gravidade dos fatos pelos investigados ao afirmar a existência de ‘fundo político’ aos investigados.”