Especial de domingo: Salgueiro precisa MUDAR de atitude nas eleições de 2024: é mudar, ou mudar !!!

03/12/23

http://blogfolhadosertao.com.br

Por Machado Freire

 

Maquete do Campus da Univasf/Salgueiro:   Projeto empancado !  Quem é o culpado?

 

Em 21 de dezembro de 1835,  aconteceu um milagre em Salgueiro, com  o aparecimento de Raimundo de Sá que estava há oito dias perdido nas caatingas.  Conta a história  que este fato deu  lugar  a criação do município  em 30 de abril de 1864.  Hoje, a  população  não aguenta mais o marasmo  administrativo e a eterna disputa entre  representantes  das famílias Sá e Sampaio,  que  têm na prefeitura o seu eterno “objeto de desejo”.  Uma satisfação pessoal e familiar !!!

 

Não é possível   que não apareça alguém  fora das famílias (entrelaçadas) Sá e Sampaio  com capacidade, competência e compromisso – espírito público de verdade,  para transformar Salgueiro em um polo de desenvolvimento regional, saindo do marasmo e  jogando bem pra longe  as questões menores de interesse pessoal e familiar de   apenas dois grupos  que representam uma “velha capitania hereditária ultrapassada”.

 

Que a juventude e os homens e mulheres livres e independentes  avaliem que o município a quem chamamos  de Encruzilhada do Nordeste – dada sua invejável localização geográfica,  tomem a iniciativa de promover  uma revolução política  (sem ódio e sem medo)  e encontrem   uma saída política  para Salgueiro no pleito de outubro de 2024.  Mudança de verdade !

É inquestionável que há  setores da sociedade terrivelmente insatisfeitos e decepcionados com a falta de espírito público  por parte daqueles que ainda insistem  em  ser considerados “líderes políticos ”  capazes de continuar à frente da administração municipal  que não apresenta resultados satisfatórios, faz tempo. Tanto que  muito se diz à “boca miúda”: eles só querem se dar bem e a prefeitura não passa de um grande cabide de empregos.

O caso do Campus da Univasf – que sofreu uma atraso irrecuperável e danoso para o desenvolvimento regional, deve servir como parâmetro e um péssimo exemplo –  e ser cobrado para o resto da vida.  Ora, onde já se viu  caso semelhante numa região  onde o desenvolvimento foi obstado por uma série de fatores, como a seca e o marasmo político -administrativo?  Mas a incapacidade político-administrativa  é o principal problema, comprovadamente !   E tem que mudar !

A cada pleito majoritário estadual  representantes dos dois grupos  da situação e oposição  (é assim  que chamados por eles na Câmara de Vereadores)  apoiam candidatos a deputados estaduais e deputados federais, “estrangeiros” , deixando o município mais importante do Sertão Central seu um representante  nessas duas casas do parlamento estadual e federal.   Salgueiro, com mais de 40 mil eleitores  só tem  votos para  eleger gente de fora!

 

Faz sentido dizer  que se trata de negócios que só  prejudicam o município onde nasceu a Sudene e foi pioneiro no desenvolvimento da indústria  que estimulou  Petrolina num passado não muito distante:  Salgueiro possuía a A.I.C Veremundo Soares,  uma agro-indústria pujante e o maior cortume do interior de Pernambuco.   Hoje não existe  mais nada !!!  Só representantes de grandes casas comerciais  com matrizes fora do Nordeste.

Os últimos deputados estaduais com base familiar e política em Salgueiro foram Toquinha Alencar e Airinho Carvalho. Gonzaga Patriota, nascido em Sertânia e adotado por Salgueiro (por opção dele, claro)  entrou para a história como o deputado estadual majoritário em Salgueiro que foi eleito para a Câmara Federal e reeleito  por vários mandatos. Nunca recebeu o apoio explicito e determinado das famílias Sá e Sampaio, que deixaram a população passar sede por muitos anos.   O projeto da Adutora de Salgueiro  é de autoria de Gonzaga Patriota, deputado estadual eleito em 1982 pelo MDB. Os grupos dominantes eram da Arena e serviram (e se serviram)   da ditadura militar de 1964.

Teríamos (como temos)  muita história verdadeira (e vergonhosa) sobre a política desastrosa que vem sendo exercida por dois grupos  que  deveriam  há muito tempo ter se redimido com a população, abandonando a política de uma vez,  já que não conseguem  nem aprovar um projeto de empréstimo  (atrasado)  para melhorar  pelo menos a situação dos acessos à cidade  (BRs 116 e 232) que estão  no escuro há muito tempo.

Isto é uma vergonha !!!


 

O cúmulo do absurdo:

Sassepe marca exames  de idosos para  outubro de 2024

 

Os idosos e Nelson Pereira (foto) e Marília de Dirceu, que são dentistas e moram no município de Mirandiba  foram surpreendidos e ficaram decepcionados e indignados com o Sassepe.

Esta semana, o casal  solicitou a realização de exames Ultrassom do abdome total e USG de tireoide com doppler e recebeu  uma resposta que consideram um absurdo: ” O sistema disponibiliza vaga para o dia 04/10/2024 com Dr. Armando Sampaio, é necessário chegar na clínica às 13h30 (com 40 minutos de tolerância de atraso) e o atendimento é por ordem de chegada. Deseja agendar?”.

O atendente do Sassepe  acrescentou  mais informações que  deixaram Nelson Pereira e sua esposa completamente chateados:  “OBS: O Sassepe está em fase de RENOVAÇÃO DE CONTRATO e caso não esteja concluído até a data do seu pré agendamento, o exame não poderá ser realizado pelo convênio, mas ofereceremos condições especiais para atendê-los. Entraremos em contato até a véspera da data informada para atualização da informação.   Desejamos agendar?”

Nelson Pereira, que foi prefeito de Mirandiba e  deputado estadual disse- diante que muito se tem falado sobre a situação de precariedade  do instituto dos servidores do Estado, mas não esperava que chegasse a tamanha gravidade.  “O associados pagam caro  seu plano de saúde para ser bem atendidos e na hora que precisam  recebem  uma resposta chocante como esta”, disse Nelson Pereira.

 

——

 

Até quem enfim !

Estrada de Umãs está sendo recuperada pelo DER

 

Depois de longos anos de espera, com promessas sobre promessas (sempre em ano de eleição), inclusive com  ordens de serviços assinadas no palanque,  a  PE -483,  conhecida  como Estrada de Umãs (importante distrito de Salgueiro, a 30 quilômetros da sede),  está sendo  recuperada pelo Departamento de Estradas e Rodagem -DER.

O diretor do  Distrito Rodoviário do DER com sede em Salgueiro , engenheiro Hercílio de Alencar Carvalho  disse que a obra de recuperação da rodovia que mede 13 quilômetros de extensão (da BR-232 à sede do distrito)  consiste num trabalho  de repaginação plena. “Também estamos pleiteando  contemplar  um trecho de  10 quilômetros , ligando Umãs à  PE-499,   muito importante do ponto de vista social, econômico e religioso”, frisou Hercílio Carvalho.

——————————————————————————————————————————–

Pernambuco garante R$ 60 milhões para preservação da Caatinga pelo Programa Floresta Viva

O Governo de Pernambuco anunciou o investimento de R$ 60 milhões na preservação da Caatinga. O acordo foi assinado pela governadora Raquel Lyra na sexta-feira (1), durante a 20a edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 28).

De acordo com a chefe do Executivo, o montante será dividido em duas formas: 30 milhões de reais são de recursos do próprio  Estado, enquanto os outros 30 serão investidos pelo Governo Federal.

O Programa Floresta Viva tem como foco regenerar o bioma da Caatinga, que atualmente está com 50% da sua cobertura vegetal em estado de degradação. O Estado possui 135 municípios suscetíveis à desertificação (ASD), onde mais de 2 milhões de pessoas vivem nas áreas.

Fonte:  CBN

———————————————————————————————————————————-

Mina em Maceió: 60 mil pessoas foram realocadas em cinco bairros

A movimentação do solo da mina em risco de colapso em Maceió diminuiu, mas continua em evolução. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés, em entrevista à Globo News na manhã deste sábado (2/12), o ritmo desacelerou, mas está cada vez mais próximo da superfície. “Poderá chegar a qualquer momento a eclodir ou de uma forma mais branda, mas com certeza atingirá a superfície”, disse.

A mina em risco foi desativada em 2019 e era uma das 35 na região que servia para extração de sal-gema, minério usado na produção da soda cáustica. Em 2020, o bairro Mutange, onde está localizada a mina, teve que ser desocupado devido ao afundamento do solo. Desde então, mais de 60 mil pessoas tiveram que ser realocadas. De acordo com a Defesa Civil toda a área no entorno do bairro já foi evacuada e não corre o risco de que outras áreas sejam atingidas. Estão na rota de risco cinco bairros: Mutange, Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto e Farol.

“A gente acredita que [a cratera] será, aproximadamente, cinco vezes o seu raio, que está hoje, em média, 32 metros. A população que reside nesse entorno está a uma distância considerável, em média, a 2 quilômetros de distância desse local, que é aqui às margens da lagoa Mundaú”, explicou o coordenador.email sharing button

Deixe um comentário