Especial de Domingo: Carta ALERTA à Pernambuco

17/12/23

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De imediato, queremos chamar atenção para os investimentos imprescindíveis de ampliação e modernização no Terminal Aquaviário da Transpetro de Suape e a implantação do Terminal Terrestre da Transpetro de combustíveis, fertilizantes nitrogenados, ureia agrícola e pecuária em Salgueiro.

ENTIDADES QUE ASSINAN ESSA CARTA: 
ASSOCIAÇÃO NORDESTINA DE LOGÍSTICA – ANELOG
CLUBE DE ENGENHARIA DE PE
CUT – PE
CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PE
– CREA PE
FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DE SINDICATOS DE
ENGENHEIROS – FISENGE
SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE
PERNAMBUCO – SENGE PE
SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS DO NORDESTE – SINDFERNE
SINDICATO DOS URBANITARIOS DE PERNAMBUCO – SINDURB PE
SINDICATO DOS METROVIÁRIOS DE PE – SINDIMETRO PE
SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO
E GÁS NATURAL DOS ESTADOS DE PERNANBUCO E PARAIBA

 

Carta “Alerta Pernambuco”

 

A finalidade da presente carta é de chamar a atenção para a população, Governo do Estado e parlamentares de Pernambuco, para os investimentos principalmente em Logística. Tanto em qualidade quanto em quantidade, os investimentos na região fazem com que Pernambuco se consolide como importante polo logístico para a região Nordeste.

O Estado de Pernambuco vem se desenvolvendo cada vez mais em virtude de investimentos do próprio Governo e de empresas de diversos  segmentos, motivadas por fatores como malha viária, aeroportos, porto de Suape, porto do Recife e da demanda na região, fazendo com que consolide-se como nova alternativa logística para o Nordeste.

De imediato, queremos chamar atenção, para os investimentos imprescindíveis de ampliação e modernização no Terminal Aquaviário da Transpetro de Suape e a implantação do Terminal Terrestre da Transpetro de combustíveis, fertilizantes nitrogenados, ureia agrícola e pecuária em Salgueiro.

O novo PAC-Programa de Aceleração do Crescimento, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê investimentos de R$ 1,7 trilhão e a criação de cerca de 4 milhões de empregos em todo o Brasil. Um dos focos do programa é a área de “Transportes Eficientes e Sustentáveis”, que inclui recursos para novos aeroportos, rodovias,
portos, ferrovias, metrôs e hidrovias nas 27 Unidades da Federação. Uma das metas é integrar grandes cidades com regiões mais remotas.

O Nordeste será um dos principais beneficiados pelo novo PAC, com investimentos em nove ferrovias na região. O objetivo é ampliar e modernizar a malha ferroviária nordestina, melhorando a mobilidade, a logística e o desenvolvimento econômico e social. Ao todo, somente os recursos para malha ferroviária chegam perto de R$ 100 bilhões.

O trecho ferroviário Salgueiro-Suape, é fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste. Com as recentes notícias que a atual concessionária Transnordestina Logística S.A.- TLSA não tem interesse em fazer este trecho. Torna-se de fundamental importância a união de todos Pernambucanos, em especial da nossa Governadora com toda bancada de deputados Estaduais, Federais e nossos Senadores. A economia estadual avança com o surgimento de novas cadeias produtivas, do qual decorrem investimentos significativos com repercussão importante no crescimento do emprego total e, em particular, do emprego formal.

No que se refere à indústria vale mencionar, a presença marcante o desenvolvimento e modernização de atividades tradicionais que, no novo contexto, registram maior dinamismo. Entre as novas cadeias produtivas que se instalaram no Estado merece destaque, a indústria automobilística que se instalou em Goiana, município que hoje integra a Região Metropolitana do Recife. Ademais, outros novos segmentos de refino, petroquímica, construção naval,
farmoquímico e energias renováveis. Ocorreu também nas últimas décadas, um processo de modernização de  atividades econômicas tradicionais, especialmente nas indústrias de alimentos, bebidas, e metalmecânica. O surgimento do polo cervejeiro na mata norte e de alimentos no agreste, fez coincidir um movimento de
modernização com o de interiorização da indústria.

A expansão, modernização e consolidação do Grupo Moura em Belo Jardim colocando novas demandas sobre o sistema de transporte e logística que  o Estado dispõe a desejar no que diz respeito ao acolhimento dos insumos para a sua produção quanto ao escoamento dos produtos acabados.

Na socioeconomia de Pernambuco importantes mudanças vem ocorrendo trazendo alterações significativas na composição das exportações. As exportações de veículos na fábrica de Goiana da FiatChrysler a partir de 2015, bem como, itens associados aos derivados de  petróleo aumentaram também a participação no total exportado.
Outros produtos se encontram presentes na pauta das exportações, como frutas dos sertões pernambucanos, no Vale do São Francisco,  quando da construção do trecho ferroviário Salgueiro – Suape, com certeza trará crescimento substancial nas exportações.

Da mesma maneira, com a construção do trecho ferroviário, deverá  atender o polo gesseiro do Araripe, onde se concentram 95 % das  reservas nacionais de gipsita. A expectativa dos produtores de gesso é  que a ferrovia propicie uma redução de até 50 % nos custos dos  transportes dos 2,2 milhões de toneladas de gesso e gipsita  produzidas anualmente na região. O crescimento projetado para  a produção do polo gesseiro do Araripe, após a instalação da
ferrovia, é de 100 %.

Cabe ressaltar que o açúcar, produto que durante séculos registrou  posição hegemônica na pauta de exportação estadual, poderá aumentar  significativamente no valor total das exportações pernambucanas.

O Sindipetro PE/PB, elaborou um documento denominado:  TRANSNORDESTINA E O ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS  NO NORDESTE. Documento esse distribuído para alguns parlamentares  e entregue ao grupo parlamentar, deputados estaduais, em defesa da  Transnordestina. Onde apresenta a sugestão de se construir um terminal  de combustíveis, fertilizantes nitrogenados e ureia agrícola e pecuária,  na Cidade de Salgueiro.

O documento mostra a viabilidade econômica de distribuição de  combustíveis mais barato para a região do sertão nordestino e de  fertilizantes e ureias, com esse projeto. Com a sua concretização o  projeto do Terminal Terrestre da Transpetro em Salgueiro,  viabilizaria também de forma econômica e financeira o trecho  ferroviário Salgueiro-Suape.

ALERTAMOS que é preciso fazer gestão junto a Petrobras e Transpetro,  para o início IMEDIATO dos estudos dos referidos projetos da  modernização e ampliação do Terminal da Transpetro em Suape,   pois teremos um aumento da capacidade de produção da Refinaria  Abreu e Lima, com a construção do Trem2. Portanto, o Terminal da
Transpetro em Suape, tem que estar adequado e preparado para esse  novo momento da Refinaria. Da mesma maneira, a construção de um  novo Terminal Terrestre em Salgueiro, que poderá como  homenagem, se denominar TTSL (Terminal Terrestre de Salgueiro –  Presidente Luiz Inácio Lula da Silva).

Os projetos da ampliação e modernização do Terminal da Transpetro em  Suape e da Transnordestina potencializa o escoamento de combustíveis  e fertilizantes nitrogenados e ureias para o sertão nordestino, com  preços mais competitivos a partir da construção de um Terminal de  Armazenamento em Salgueiro (PE) e integração entre os modais de  transporte.

O Terminal de Suape já possui plataforma de carregamento ferroviário,  onde no passado movimentava etanol pela ferrovia. O consumo médio  mensal de aproximadamente 150.000 m³ de combustíveis na região  também sinaliza uma grande oportunidade de negócio, ainda podendo   se expandir para o Centro-Norte e Vale São-Francisco da Bahia, bem  como o Sudeste do Piauí.

Além de gasolina, diesel e etanol, o Terminal Terrestre poderá   armazenar e distribuir QAV (combustível para aviação), bem como GLP,  barateando o preço também desses combustíveis. A estimativa é que  esses empreendimentos tenham investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões  e gere cerca de 800 empregos diretos e indiretos quando  estiverem funcionando.

Informamos que, a parcela liberada em 20 de outubro de 2023 pela  Diretoria Colegiada da Sudene, autarquia vinculada ao Ministério da   Integração e Desenvolvimento Regional, aprovou o valor de R$ 811  milhões do financiamento da Transnordestina Logística (TLSA) para a  construção da ferrovia que liga o município Eliseu Martins (PI) ao  Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE), considerada prioritária  para o governo federal, incluída no Novo PAC.

Cabe ressaltar, que a parcela de R$ 811 milhões, não contempla o trecho  ferroviário Salgueiro (PE) – Porto de SUAPE (PE) por nós reivindicado,  motivador de nossa carta “ALERTA PERNAMBUCO”.
Reiteramos nosso “ALERTA PERNAMBUCO” para não deixarmos  passar essa grande oportunidade para nosso Estado.

 

A União de toda a  sociedade e dos nossos políticos se faz necessária e fundamental para  este desafio, concluirmos o trecho ferroviário Salgueiro-Suape da  Transnordestina e fazer a ampliação e modernização do Terminal da  Transpetro em Suape. Desta forma colocar Pernambuco como grande  centro logístico do Nordeste, uma de suas grandes vocações.

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