01/10/23
blogfolhadosertao.com.br
Por Machado Freire
Governo Raquel Lyra “fortalece” os quadros da oposição em Salgueiro. E agora, Marcondes ?
A “modernidade” é muito bem recebida por todos nós que acreditamos no avanço da ciência e da tecnologia. Mas ela nos “atrapalhou” e até complicou a vida de um monte de profissionais que nasceram e se criaram fazendo a imprensa escrita – o jornal e a revista físicos , “contribuindo” inclusive, para o fechamento de muitos periódicos mundo afora. Hoje só se fala e se curte as “mídias sociais” (que precisam ser reguladas para acabar com tanta babozeira e coisas grosseiras e irresponsáveis ). Fomos resumidos a uma imprensa que não chega mais às tradicionais bancas de revistas nem às mãos dos assinantes que recebiam seu jornal em casa.
No caso do nosso Jornal Folha do Sertão, com base em Salgueiro, sofremos todas estas consequências e estamos ainda tentando nos adaptar (a duras penas) à realidade que abraçamos e convivermos com esta tal modernidade que avança ao ponto de realizamos (quase) todos nossos pagamentos (e recebimentos ) sem “meter a mão no bolso” ou termos que nos dirigir a uma agência bancária ou uma casa lotérica. Mas, apesar de tudo, da falta de gráficas especializadas na confecção de jornais, chegamos aos 20 anos de circulação, completados neste bem aventurado mês de outubro de 2023.
A propósito, estamos preparando uma “edição especial” para blindarmos nossos conterrâneos sertanejos com um jornal físico – o velho jornal de papel, para comemorarmos esta data tão bonita. Um jornal feito com tinta e papel e que em muito contribuiu para contarmos e registramos os acontecimentos, levando o apoio ao desenvolvimento da cultura, divulgando os fatos políticos e, principalmente, “a voz do povo” que tanto clama por justiça social e administrações dignas e capazes de atenderem às necessidades básicas na nossa população. Pelo menos isto !
Vamos dedicar esta edição especial do Folha do Sertão (20 anos) às personalidades que muito contribuíram para o desenvolvimento da nossa Encruzilhada do Nordeste (apelido que eu e meu colega triunfense Eduardo Ferreira demos à nossa querida Salgueiro Grande de Veremundo Soares, filho do padre Antonio Soares, que deixou Minas Gerais e se estabeleceu neste que hoje é o município mais importante do Sertão Central.
Vamos lembrar quem foram os “forasteiros” Silvino Firmino de Lima, José Vicente, Antonio Siqueira Campos, Nestor Vieira, Gonzaga Patriota, além, dos “salgueirenses raiz”, como Antonio Dedé e outros empresários que foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso município’ que continua de “braços abertos” para receber a todos como terra altaneira e hospitaleira.
Oposição em Salgueiro começa a receber cargos do Governo do Estado
Marcones apoiou Marília Arraes – Edilton Carvalho apoiou Raquel Lyra
Mesmo “dividida” e com mais de um pré-candidato a prefeito para a sucessão municipal de 2024, os quadros da oposição em Salgueiro – que no primeiro turno votou em peso em Miguel Coelho e apoiou Raquel Lyra no segundo turno ( por oportunismo , esperteza ou falta de alternativa), está recebendo um “bom aceno’ da governadora do Estado.
A imprensa local registra as nomeações lembrando que “os cargos são indicados” por Flavinho Barros (pré-candidato a prefeito) e pelo filho de Mirandiba, Edilton Carvalho -que apoiou Raquel desde o primeiro turno, e que não esconde de ninguém que tem muita vontade de ser prefeito da Salgueiro que o recebeu de braços aberto há mais de duas décadas e o fez vice-prefeito, mandato que ser estenderá até 31 de dezembro de 2024.
O fato é que os cargos de confiança e de direção do Hospital Regional, da Ciretran, do DER, da Geres, entre outros, no âmbito da administração estadual, não pertencem mais ao PSB do prefeito Marcones Libório de Sá (PSB) que apoiou Marília Arraes, mas as lideranças ligadas à governadora Raquel Lyra. E agora, Marcones?
Estrada de Umãs- Ainda resta uma esperança
————————————-
Reabertura de lixão resulta em cautelar para a prefeitura de Exu
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas homologou uma Medida Cautelar (Processo TC nº 23100815-6), determinando ao prefeito de Exu, Raimundo Pinto Saraiva Sobrinho, o fechamento imediato e definitivo do antigo lixão municipal, reaberto indevidamente desde maio último, dois meses depois de o TCE anunciar a eliminação de todos os lixões no Estado.
A cautelar foi expedida pelo conselheiro Dirceu Rodolfo, a pedido da equipe técnica da Gerência de Fiscalização de Obras Municipais Sul do TCE. Os auditores constataram que o antigo lixão foi reativado desde maio de 2023 pela empresa MA Empreendimentos Eireli EPP, contratada para execução dos serviços de limpeza urbana do município. Até então, os dejetos eram corretamente transportados para o aterro sanitário de Salgueiro. Exu foi uma das primeiras cidades do Estado a eliminar os lixões em 2021.
A prefeitura alegou que fez alertas à empresa sobre a irregularidade mediante notificações extrajudiciais emitidas em 06/06/23 e 25/07/23, mas que nenhuma providência foi adotada para resolver o problema. Entretanto, o relator considerou, em seu voto, que a gestão municipal contribuiu para a reativação do lixão.
Bola cheia: João Campos representa Frente Nacional
de Prefeitos em lançamento do Novo PAC Seleções
Nova etapa do Programa, lançado pelo Presidente Lula, é destinada a obras em áreas essenciais, como saúde, educação e mobilidade
Representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito do Recife, João Campos, participou, na manhã desta quarta-feira (27), ao lado do Presidente Lula, do lançamento do Novo PAC Seleções. O evento foi realizado às 11h no Palácio do Planalto, em Brasília.
Esta nova fase do Plano de Aceleração do Desenvolvimento do Governo Federal é voltada para atender novos projetos…
Inicialmente, serão 130 profissionais e, com a chegada de duas novas turmas, entre o final do ano e o 1º semestre de 2024, a capital contará com um reforço de 321 médicos. A contrapartida da Prefeitura será de mais de R$ 900 mil por mês.
Novo presidente do Santa Cruz fala que venda da SAF está 90% concluída: “Fantástica”
Por Yuri Teixeira
Jairo Rocha assinou termo de posse como presidente do Tricolor nesta quarta-feira (27)