Ação de Governo: Governadora Raquel Lyra e presidente Lula debatem investimentos para Pernambuco

25/09/23
Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
 

Fechando a agenda em Brasília nesta segunda-feira (25), a governadora Raquel Lyra (foto)  foi recebida no Palácio do Planalto pelo presidente Lula e pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa. Em pauta no encontro, investimentos do Novo Pac em Pernambuco e os projetos estruturadores do Governo do Estado já em execução.

“Debatemos os investimentos necessários para a melhoria da qualidade de vida em nosso estado, o que já temos feito nestes primeiros nove meses e as parcerias com o governo federal”, destacou a governadora.

Fotos: Ricardo Stuckert
—–
—–

Reunião com senadores em Brasília:  Raquel Lyra defende que reforma tributária garanta a redução das desigualdades entre os entes federativos

Em mais uma agenda em Brasília nesta segunda-feira (25), a governadora Raquel Lyra, juntamente com os demais governadores do Nordeste, participou de reuniões no Senado Federal para discutir a aprovação da reforma tributária como fator de redução de desigualdades regionais e sociais. Os governadores encontraram-se com os senadores Rogério Carvalho (Sergipe) e Jaques Wagner (Bahia) e debateram sobre uma reforma que possa promover uma distribuição justa das receitas arrecadadas entre os entes federativos.

“Viemos ao Senado Federal, onde tivemos reuniões com os senadores Rogério Carvalho e Jacques Wagner e tratamos da reforma tributária, do fundo de participação dos estados, da recomposição das perdas das receitas dos estados, tudo o que está tramitando no Congresso Nacional. Em seguida, vou estar no Ministério da Justiça, com o ministro Flávio Dino, tratando da aplicação do Fundo de Segurança Pública e do acordo de cooperação entre a pasta e o Governo de Pernambuco”, comentou a governadora Raquel Lyra.

Durante o encontro, o senador Rogério Carvalho afirmou que terá uma reunião na quarta-feira (27) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e vai apresentar os pleitos dos governadores na audiência.

Entre os pontos defendidos pelos governadores está a governança do Conselho Federativo. Para a composição do conselho, o pleito dos gestores do Nordeste é de que cada ente federado representado possa ter um voto. O conselho é o colegiado que ficará responsável por distribuir os recursos do tributo criado pela reforma.

Além disso, foi defendido pelos governadores que os critérios de partilha dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR) possam estar na Constituição, considerando o PIB invertido, para permitir que os estados que têm menor arrecadação possam receber mais recursos do fundo. Assim, há uma garantia da atenção às diferentes realidades sociais e econômicas do país.

Acompanharam a governadora nas reuniões os secretários Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura).

Isabella de Roldão se reúne, em Brasília, com Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos

25/09/23

Por Inácio Melo

blogfolhadosertao.com.br

 

Vice-prefeita do Recife também  participou de uma reunião com o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho

 

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (foto), realizou uma série de agendas administrativas, em Brasília, nesta segunda-feira (25), representando a Prefeitura. Isabella participou de reuniões com representantes da Associação Brasileira de Municípios (AMB), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e com o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho.

Durante os encontros com a AMB e FNP, a vice-prefeita apresentou às entidades alguns dos equipamentos desenvolvidos pela gestão municipal aqui no Recife, como o Parque Capibaribe e os Jardins Filtrantes. “As reuniões foram fundamentais para reafirmar o nosso interesse em construir uma agenda propositiva e de compartilhamento das experiências da nossa cidade com outros governos de contexto nacional e subnacional”, afirma Isabella.

Já na reunião com o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, Isabella ressaltou o compromisso do Recife com o manejo e conservação da biodiversidade e falou sobre o conceito de “cidade parque e sustentável” desenvolvido pela gestão municipal.

Em Camaragibe: Prefeita Nadegi lança programa para ajudar trabalhadores a conseguirem empregos

25/09/23

Por  Arthur Cunha

blogfolhadosertao.com.br

 

 

A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançou a versão itinerante do programa “Emprega Mais Camará” com a meta de ajudar os camaragibenses a conseguirem os postos de trabalho que estão sendo disponibilizados por empresas que atuam na cidade. A prefeita Doutora Nadegi comandou, nesta segunda-feira (25), uma ação de atualização cadastral desses candidatos às vagas, realizada no Camará Shopping, em parceria com o centro de compras e com a Secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, por meio da Agência do Trabalho.

Na prática, a prefeitura vai atuar como indutora do preenchimento desses postos de trabalho, aproximando os camaragibenses das empresas que precisam contratar colaborares, ou de forma fixa, ou de forma temporária para o período de final de ano; tudo respeitando o perfil desejado pelo empregador e a característica e formação do candidato à vaga.

A primeira etapa, de atualização cadastral, foi realizada hoje. Em breve, a gestão vai anunciar na conta de Instagram da prefeitura (@prefeituracamaragibe) novos dias e pontos de cadastramento e atualização de dados, que vão ser descentralizados por todo município. Esses novos cadastros – os de hoje e os próximos – estarão disponíveis na Agência do Trabalho para que o empregador consiga ter acesso ao perfil desejado mais rapidamente, garantindo, assim, a contratação imediata do trabalhador.

“Buscamos sempre mecanismos de acesso dos camaragibenses ao mercado de trabalho. São ações, programas e parcerias. A gestão tem se empenhado na promoção da qualificação profissional. Por meio do programa ‘Qualifica Camaragibe’, por exemplo, já oferecemos diversos cursos realizados no próprio município, nas áreas mais distintas. Agora, com o ‘Emprega Mais Camará’, nós vamos fazer o link entre a empresa contratante e o munícipe que está em busca da vaga. Importante ressaltar que nossa atuação será específica para os camaragibenses, ajudando o morador da cidade a conseguir o emprego”, destacou a Doutora Nadegi.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ronald Santos, detalhou a ação. “Nosso objetivo é potencializar a geração de oportunidades na cidade. Vamos ter uma etapa onde as empresas cadastram as vagas em sistema e, com isso, os munícipes poderão concorrer a estas vagas. Essas ações itinerantes são de extrema importância. Com elas, podemos aproximar os moradores da cidade. As vagas oferecidas na Agência do Trabalho do município passam a ficar mais próximas dos camaragibenses cadastrados no nosso banco de dados”, argumentou.

Em Brasília: Raquel Lyra participa de Assembleia Geral do Consórcio Nordeste e defende ação integrada em favor das energias renováveis no País

25/09/23

imprensa/PE

blogfolhadosertao.com.br

 

Em Brasília, governadora Raquel Lyra participa de Assembleia Geral do Consórcio Nordeste e defende açãopPE integrada em favor das energias renováveis no País

A governadora Raquel Lyra ( foto) participa, nesta segunda-feira (25), em Brasília, da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. Na ocasião, os governadores da região assinaram Memorando de Entendimento entre o Consórcio e o Banco Mundial que torna o Nordeste um hub internacional de fontes de energia renováveis.

“O Banco Mundial tem feito um diálogo bilateral com os estados, tem trabalhado conosco com agroecologia e o financiamento ao Porto de Suape. É muito importante atuarmos de maneira integrada, percebendo de que forma podemos fazer a transição energética nas nossas cadeias produtivas. Com o que está sendo firmado agora, estamos tendo a possibilidade de redimensionar os nossos arranjos produtivos, tornando-os mais sustentáveis”, afirmou Raquel Lyra.

O presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, comentou sobre o potencial que a região tem para estabelecer a transição energética. “Esse memorando estabelece uma parceria importante porque sabemos do potencial que o Nordeste tem para a geração de energias limpas e renováveis. Neste momento de transição, nossa região poderá ser a grande protagonista na produção de hidrogênio verde”, declarou. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também participou do encontro.

O objetivo do memorando é transformar o Nordeste em um polo da economia verde, como destacou o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt. “Este momento é muito importante para o Banco Mundial e também para a transição energética. Nós temos grandes oportunidades de o Brasil se tornar um líder global de transição energética, e a região Nordeste pode ser um líder dentro do País”, disse.

Participam da assembleia os governadores Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Paulo Dantas (Alagoas), Elmano de Freitas (Ceará), Rafael Fonteles (Piauí), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Carlos Brandão (Maranhão) e Fábio Mitidieri (Sergipe); o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gaba; e os secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura).

CHAPADA DO ARARIPE – Durante o encontro, os governadores nordestinos também afirmaram que vão apresentar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um ofício pedindo a candidatura da Chapada do Araripe a Patrimônio da Humanidade. O local é um importante sítio paleontológico brasileiro, situado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Caso receba o título, o espaço passará a ser alvo de um compromisso internacional de conservação e preservação.

Fotos: Divulgação.

Em Bom Conselho: Juiz  aponta em sentença de extinção de processo indícios de demanda predatória em 1/3 do acervo da comarca

25/09/23

Ascom TJPE

blogfolhadosertao.com.br

 

 

ia: falta de consentimento livre e esclarecido do suposto cliente, utilização indevida do direito de ação, abuso do direito de litigar, irregularidade na confecção dos instrumentos procuratórios (mesmas testemunhas de outras demandas), falta de litígio real entre as partes, indícios de apropriação indébita de transações com a parte ré e o afastamento da boa-fé processual.

 “A alta demanda em escala nos leva ao processamento de demandas desprovidas de qualquer fundamento e sem uma análise mais criteriosa destes escritórios de advocacia que patrocinam demandas exageradamente em todo o Estado, para os quais qualquer desconto realizado em conta é suficiente para a propositura de ação indenizatória. A título de exemplo da escalada da litigância agressora se verifica a propositura de demanda por aplicação automática (investimento automático) aonde a parte tem seu dinheiro aplicado para rendimentos com retorno automático para a conta com a utilização desta (resgate automático). Nos autos do processo 0000109-84.2022.8.17.2300, afere-se que a mesma ação se funda não em empréstimo, mas em aplicação/investimento com resgate automático (Invest Facil). (…) Incontáveis são os casos em que as partes autoras reconhecem que apenas esqueceram que haviam feito o empréstimo por meio de correspondente bancário, mas que por ter sua vida gerida por familiares já não mais se recordava” descreveu o juiz Patrick de Melo Gariolli na decisão. O número excessivo desse tipo de ação sem critério tem mobilizado a força de trabalho da unidade e põe em risco a tramitação regular dos demais processos. “Verifica-se que o processamento das demandas sem qualquer tipo de filtragem acaba por engessar o Poder Judiciário, mas especificamente a Comarca de Bom Conselho que possui uma das maiores distribuições de processos para Varas de primeira entrância, pois exige a toda a movimentação do aparato judicial desde conferência inicial, despachos, decisões, mandados, audiências para ao final a parte relembrar que havia realizado o negócio jurídico, que havia recebido os valores dos empréstimos”, enfatizou o magistrado. O juiz Patrick de Melo Gariolli também percebeu que há claros indícios de captação ilícita de clientes por parte do referido escritório em muitas dessas ações ajuizadas em massa. “Em grande parte dos processos, os autores sequer conheciam seus patronos [advogados]. Os autores alegaram, após intimação, não terem assinado a respectiva procuração, ou que a contratação se dera por intermédio do Sindicato dos Produtores Rurais e que teriam sido informadas de que seria meio para a preservação de seus benefícios. De simples vistas das demandas, é possível aferir que as testemunhas constantes dos instrumentos de procuração são as mesmas em quase a totalidade dos feitos”, revelou. A sentença foi fundamentada legal e juridicamente na Constituição Federal de 1988, na Jurisprudência do próprio TJPE e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (Lei nº. 8906/94), no Códigos Civil de 2002, no Código de Processo Civil de 2015, e na mais recente Portaria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 250, de 25/07/2022. A decisão também foi encaminhada para a OAB e para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) da Comarca, para instauração de procedimento administrativo referente ao caso. Processo nº 0000421-60.2022.8.17.2300

Ação de governo: Prefeitura do Recife nomeia 450 concursados para reforçar a Saúde

25/09/23
Imprensa PCR 
blogfolhadosertao.com.br

Ato do Prefeito João Campos foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (22)

 

O prefeito do Recife, João Campos, nomeou, em edição extra do Diário Oficial do Município de hoje (22/09), 450 profissionais de saúde aprovados em concurso. Com isso, já são 2.200 nomeações para o quadro de servidores da Secretaria de Saúde desde 2021. O reforço ajudará no projeto de fortalecimento da atenção básica, incremento dos plantões da média e alta complexidade e complemento do quadro da vigilância em saúde e distritos sanitários.

 

“Estamos nomeando hoje, em um  único diário oficial extra, 450 novos profissionais de saúde que vão entrar na nossa rede e reforçar a assistência. Desde o início da nossa gestão, já passamos de 2 mil nomeações na saúde. Agora, são 450 nomeações de uma vez, porque, aqui, a gente tem pressa e a saúde não pode esperar”, afirmou João Campos.

 

Ao todo, foram nomeados 84 médicos, de especialidades como alergologia, clínica médica, infectologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, pediatria, psiquiatria e radiologia; 79 enfermeiros; 33 cirurgiões-dentistas; 97 técnicos de enfermagem, de laboratório, segurança do trabalho e radiologia; 93 profissionais de nível superior em serviço social, farmácia, segurança do trabalho, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e saúde pública; 42 agentes comunitários de saúde, agentes de saúde ambiental e combate a endemias, além de  22 auxiliares e técnicos em saúde bucal.

 

“Estamos transformando a saúde pública do Recife em suas diversas frentes: com transformação digital, facilitando e dando comodidade no acesso aos serviços, com reformas, requalificação e renovação de equipamentos em praticamente toda a rede de unidades de saúde, construção de serviços e implantação de um novo modelo de gestão, dentro do grande projeto que é o Recife Cuida. Mas isso só é possível com recursos humanos, o maior patrimônio do SUS. Esses 450 profissionais chegam motivados para atender bem a população. Eles têm o prazo de 20 dias para tomarem posse e a expectativa é tê-los em seus postos de trabalho em outubro”, diz a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

 

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Mexida partidária: MDB pode deixar João Campos e rumar com Raquel Lyra: ‘A opção é dela’

25/09/23

JC

blogfolhadosertao.com.br

O clima é tão ruim entre as legendas do MDB e PSB de João Campos que os socialistas chamam Jarbas Filho de traidor, nos bastidores

De acordo com informações de bastidores da política local, o MDB de Jarbas Vasconcelos pode abandonar a aliança com o PSB e rumar para o barco de Raquel Lyra. Os tucanos contam essa movimentação e atores do PSB não escondem que o MDB tem tudo para pular fora da aliança, deixando o palanque de João Campos.

Com a aposentadoria do ex-senador, há poucas semanas, é como se o jogo estivesse zerado com o PSB, que ajudou a elegê-lo com Eduardo Campos. A sinalização do apartamento é dado principalmente pelo deputado estadual Jarbas Filho, que se elegeu pelo PSB. Ser chamado nos bastidores de traidor pelo correligionários do PSB dá uma ideia do nível de esgotamento da relação partidária.

“Jarbas Filho se filiou ao PSB para ter uma chapa e se eleger. O PSB colocou bases para ajudar na eleição dele e teve sucesso. No acordo, já estava previsto que ele sairia depois do PSB e voltaria ao MDB. O problema é que, antes mesmo de sair, ele está fazendo oposição ao PSB e batendo no PSB. Ele se elegeu no partido e bate nele?”, afirma um socialista atento ao processo de separação.

Traição e briga na Justiça pelo mandato

Neste meio tempo, aberta a divergência, o suplente Davi Muniz entrou na Justiça pedindo para assumir o mandato. A primeira vista, o movimento foi interpretado como uma retaliação do partido, mas aliados afirmam que não. “Antes de Davi Muniz fazer isto, Jarbinhas já havia traído o PSB”

No PSB, é dado como certo que Fernando Dueire trabalha para a saída. “Dueire não vai dar ponto sem nó. Ele não acha que vai ser o senador de João Campos. Ele gostou da cadeira de senador, mas sabe que na chapa do PSB a concorrência está grande e ficando cada vez maior. Ele sabe que Sílvio Costa Filho vem antes, Miguel Coelho vem antes, Humberto Costa vem antes”, afirma uma fonte do blog ligada ao prefeito.

No lado do MDB, admite-se a cisma e ao que parece a ideia é estimular a dúvida sobre 2024.

“Eduardo Campos mesmo dizia que o aliado cooptado perde o valor, a obsessão virava o próximo a ser convertido”, afirma um integrante da legenda, antes de pontificar sobre 2024 e 2026 em uma única frase. “Em todo governo, há duas colunas. A coluna do poder político e a coluna da gestão. O MDB (até aqui) tem ajudado ela (Raquel Lyra) a fazer as entregas. A opção (pela coluna de poder político) é dela”.

Caso haja um racha, de fato, nem todos devem acompanhar os novos rumos. Samuel Salazar, vereador pelo MDB no Recife, por exemplo, é um nome tido como forte aliado de João Campos, presente em todos os eventos da PCR.

Em uma das especulações para esta nova conformação política, fala-se que o ex-deputado federal Raul Henry poderia assumir a secretaria de Educação. Ele já coordenou a pasta de Educação e Planejamento, nos governo Jarbas Vasconcelos. “O MDB deve assumir educação, no lugar de Ivoneide”, diz um tucano.

“Raquel Lyra já esta jogando o jogo de 2026. Ela conta que não vai tomar a prefeitura de João Campos e quer tirar o MDB do palanque”, afirma um aliado do PSB. A conferir.

Rumores desde o lançamento da biografia de Jarbas

No começo de setembro, em meio às comemorações pelo lançamento da biografia do ex-senador Jarbas Vasconcelos, nos bastidores, já se comentava que o MDB poderia mudar de rotar e buscar uma aliança com o governo Raquel Lyra.

O senador Fernando Dueire, que assumiu o posto de Jarbas, chegou a comentar na imprensa que o partido estaria estudando lançar uma candidatura própria no Recife, em busca de mais espaço e protagonismo. No Recife, o MDB já ocupou a vice do PSB na gestão municipal.

Coincidentemente ou não, na mesma semana, o primeiro suplente da chapa de deputado estadual do PSB, o vereador recifense entrou com uma ação na justiça para apurar a desfiliação partidária do deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho, revelou o blog de Wellington Ribeiro.

O blog diz que o processo pode resultar na perda do cargo eletivo do deputado do parlamentar que se filiou ao MDB.

Segundo a publicação, a desfiliação do deputado Jarbas Filho tem amparo em suposta carta de anuência assinada pelo Presidente do PSB, no entanto Davi Muniz questiona a legitimidade da carta uma vez que ela não foi discutida pelo órgão colegiado do partido e, por disposição estatutária, o PSB deve preservar o caráter democrático e participativo para a tomada de decisões no seio do partido, não podendo o seu presidente atuar sem a outorga dos membros partidários.

Negócios e oportunidades: 1ª Feira dos Empreendedores de Arcoverde acontece no próximo sábado (30)

25/09/23

Ascom PMA

blogfolhadosertao.com.br

 

Miniatura do anexo
A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vai realizar no próximo sábado (30/09), a 1ª Feira dos Empreendedores de Arcoverde: Doces, Salgados e Artesanato. A iniciativa é aberta ao público e vai ficar disponível a partir das 16h, na Praça Winston Siqueira (antiga Virgínia Guerra), localizada no centro da cidade.Consistindo em expor e disponibilizar a comercialização de produtos feitos por 45 doceiros(as) artesanais ou caseiros(as), assim como empreendedores locais de salgados artesanais ou caseiros, e de artesãos da cidade, a iniciativa visa movimentar economicamente os referidos setores em suas cadeias produtivas.Os participantes que estarão na feira, foram selecionados em Edital Público promovido pela gestão municipal, que também efetivou uma série de palestras e seminários, disseminando as informações e oferecendo suporte para os empreendedores.

Primeira vez: São Paulo é campeão da Copa do Brasil

25/09/23
Por William Tavares/Folhape
blogfolhadosertao.com.br
Tricolor empatou em 1×1 com o Flamengo, no Morumbi, e faturou pela primeira vez o troféu
São Paulo é campeão da Copa do Brasil
Pela primeira vez na história, o São Paulo é campeão da Copa do Brasil. Em um Morumbi com mais de 60 mil torcedores, o Tricolor empatou em 1×1 com o Flamengo, neste domingo (24). Como ganhou por 1×0 no duelo de ida, no Maracanã, os paulistas faturaram o torneio, acabando com um jejum de mais de uma década sem uma conquista nacional.Tempo para respirar? Apenas na parada técnica, aos 25 minutos. O início de jogo de São Paulo e Flamengo foi agitado. Logo de cara, Pedro mostrou que o time da Gávea ia partir com tudo para acabar com a desvantagem causada na derrota por 1×0 no Maracanã. O centroavante só não abriu o placar por conta da boa defesa de Rafael. Por falar no goleiro, ele também foi decisivo ao salvar com os pés uma finalização de Gerson que tinha endereço certo nas redes.

Depois da pausa, o São Paulo equilibrou o jogo. Lucas era a principal válvula de escape dos paulistas. Mas no momento que os mandantes estavam crescendo na partida, veio o gol do Flamengo. Pulgar chutou cruzado, a bola bateu na trave e voltou nos pés de Bruno Henrique, que abriu o placar no Morumbi.

Golaço para diminuir tensão

O São Paulo não aceitou ir ao intervalo no prejuízo. Aos 49 do segundo tempo, Rodrigo Nestor acertou um chute espetacular de primeira e marcou um golaço para fazer 1×1 e recolocar o Tricolor mais próximo do título.

Precisando de um gol para levar o jogo para as penalidades, o Flamengo voltou pressionando na segunda etapa. A dobradinha Gerson/Wesley pela direita deu trabalho à defesa do São Paulo. Nas arquibancadas, olhares tensos de ambos os lados, o que mostrava o quão aberta estava a decisão.

Aos 41, o São Paulo teve a chance de matar o jogo. Lucas fez ótima jogada e tocou para Luciano, que finalizou para fora. Já o Flamengo ficou perto de sair vitorioso em chute de Ayrton Lucas que Rafael encaixou firme para garantir o título do Tricolor na Copa do Brasil.

Ficha técnica

São Paulo 1

Rafael; Rafinha, Arboleda (Diego Costa), Beraldo e Caio Paulista (Wellington); Pablo Maia, Alisson (Gabi Neves), Rodrigo Nestor (Michel Araújo), Wellington Rato (Luciano) e Lucas Moura; Calleri. Técnico: Dorival Júnior.

Flamengo 1

Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia (Luiz Araújo), Gerson (Victor Hugo) e Arrascaeta (Everton Ribeiro); Bruno Henrique e Pedro (Gabigol). Técnico: Jorge Sampaoli.

Local: Morumbi (São Paulo/SP)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC). Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA) e Bruno Boschilia (FIFA).
VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA)
Gols: Bruno Henrique (aos 43 do 1ºT), Rodrigo Nestor (aos 49 do 1ºT)
Cartões amarelos: Alisson, Pablo, Rafinha, Gabi Neves (S); Léo Pereira, Fabrício Bruno (F)
Cartão vermelho: Gabi Neves (S)
Público: 63.077 torcedores
Renda: R$ 24.520.800