Dia do Estagiário: conheça cinco dicas para conseguir as vagas mais disputadas no mercado de trabalho

18/08/23

Maria Bernardo 
blogfolhadosertao.com.br
Anamaíra Spaggiari, Diretora Executiva da Fundação Estudar e expert em identificação de jovens talentos ensina o caminho para estudantes que buscam se destacar nas seleções para estágio, trainee e primeiro emprego

Para quem está dando os primeiros passos na vida profissional buscando um estágio, trainee ou primeiro emprego, pode parecer difícil entender por onde começar. Pensando nisso, Anamaíra Spaggiari, Diretora Executiva da Fundação Estudar e expert em identificação de jovens talentos, em comemoração ao Dia do Estagiário (18/08), preparou cinco dicas para quem deseja se destacar em processos seletivos e, assim, conseguir as vagas mais disputadas do mercado de trabalho.

1 – Mantenha seu perfil de LinkedIn sempre atualizado e com o máximo possível de informações, especialmente nos campos sobre experiências anteriores, prêmios, atividades extra curriculares, descrevendo suas atividades e principais resultados.

2- Vá além das salas de aula, buscando as experiências voluntárias e acadêmicas que se complementem, já que hoje o mercado de trabalho valoriza muito as experiências extraclasse.

3 – Busque desenvolvimento tanto das habilidades socioemocionais como das analíticas. Por muito tempo o mercado de trabalho focou muito nas hard skills; depois buscou mais pelas soft skills, mas a verdade é que o bom profissional deve ter um equilíbrio entre ambas.

4 – Saiba o que você busca. Tenha em mente as suas ambições e o onde você gostaria de trabalhar. Vale se perguntar que tipo de setor você busca e qual cultura organizacional mais faz sentido para os seus valores. Quais são os desafios que você procura? A melhor forma de responder a estes pontos é o autoconhecimento. Lembrar de que experiências profissionais no passado foram mais frutíferas pode ajudar muito a definir esse ponto e vislumbrar seu futuro. Nesse sentido, o Execução de Alta Performance, curso online e gratuito, oferece um mentoria para quem quer alcançar seus objetivos profissionais e tomar decisões mais assertivas. Com metodologia exclusiva e referência nas melhores universidades do mundo e especialistas internacionais, as aulas contemplam diversos temas relacionados ao autoconhecimento, tomada de decisão e produtividade. Os alunos que concluírem a formação ganham certificado. Para se inscrever, basta acessar o link.

5 – Conheça bem o seu mercado e encontre o melhor lugar para você, assim você terá expectativas mais realistas e vai entender quais as melhores oportunidades podem ser exploradas. O conhecimento concreto e tangível de como funcionam as áreas e funções do seu mercado de interesse é essencial. Avalie quais tipos de indústrias, produtos ou serviços fazem mais sentido para a sua trajetória. Ser assertivo e direcionar seus esforços para as empresas que vão te levar a alcançar seus objetivos. Pensando nesse cenário, a Fundação Estudar promove, todos os anos, feiras de empregabilidade focadas em conectar estudantes e recém-formados às maiores empresas do país. Neste ano, ainda há encontros voltados a oportunidades no mercado financeiro e no mercado jurídico com inscrições abertas e gratuitas. Para aqueles que desejam participar e conquistar uma vaga de estágio, trainee ou primeiro emprego, basta acessar os links da Conferência Mercado Financeiro ou da Conferência Mercado Jurídico.

Sobre Anamaíra Spaggiari

Anamaíra Spaggiari é Diretora Executiva da Fundação Estudar, onde atua desde 2013. Tornou-se CEO da instituição em 2018, aos 29 anos. Já contribuiu diretamente para o desenvolvimento profissional e acadêmico de mais de 90 mil jovens em todo o Brasil, por meio de programas educacionais. Possui mais de 10 anos de experiência como líder de times e como expert na identificação de talentos.

 

 

Alepe: Colegiado aprova inscrição de Gregório Bezerra no Panteão de Heróis de Pernambuco

18/08/23

Ascom Alepe

blogfolhadosertao.com.br

 

 

Os parlamentares da Comissão de Educação da Alepe aprovaram, nesta quinta, o Projeto de Resolução que propõe inscrever o militar e político Gregório Bezerra  (foto) no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco – Fernando Santa Cruz. A proposta, apresentada pelo deputado João Paulo, do PT, recebeu o parecer favorável do relator e presidente do Colegiado, Waldemar Borges, do PSB. O socialista destacou o fato de Gregório ter dedicado a vida a um ideal e ter demonstrado coerência ao longo dos anos. Contou também ter presenciado, ainda criança, a cena que fez de Gregório Bezerra um dos mártires da ditadura militar em Pernambuco.

Eu tive a oportunidade, eu era muito criança, de ver esse homem ser arrastado nas ruas de Casa Forte, por uma corda. Um grupo de soldados no entorno dele, batendo nele e a multidão atônita vendo aquele ato de selvageria. E eu, uma criança, sem entender nada daquilo. Depois eu vim entender o que cada ator daquela cena significava. Portanto, posso dizer que esse Gregório de fato é um herói. Me honra muito poder ser o relator dessa matéria.”

O deputado João Paulo disse que se sente inspirado por Gregório Bezerra. “Ele deixou um legado que sempre nos inspirou muito. Acho que vossa excelência, como eu e outros, sempre nos inspiramos muito na coragem, na ousadia, na resistência e também nos sonhos. De que tenhamos um mundo onde todos possam viver dignamente com emprego, com saúde, com cultura. Na verdade, as pessoas possam ser felizes.”

Gregório Lourenço Bezerra nasceu em Panelas, município do Agreste pernambucano, em 1900. Aos quatro anos, começou a trabalhar na lavoura de cana-de-açúcar. Aos nove, já havia perdido pai e mãe e migrou para o Recife para morar com a família dos fazendeiros que o empregavam com a promessa não cumprida de poder estudar. Gregório precisou morar na rua e se abrigava entre os túmulos do cemitério de Santo Amaro, na região central da cidade. Só conseguiu se alfabetizar aos 25 anos.

Ele trabalhou como carregador de bagagens, jornaleiro e operário. Começou a se interessar por política quando, ainda jornaleiro, ouvia a leitura de parte dos periódicos feita por seus colegas de profissão. Foi preso quatro vezes e passou ao todo 22 anos detido por motivos políticos. Em 1922, se alistou no Exército e posteriormente entrou para a Escola de Sargentos.

Filiou-se ao PCB – Partido Comunista Brasileiro – em 1930. Participou da Intentona Comunista, em 1935. Elegeu-se deputado estadual mais votado de Pernambuco em 1946 e teve o mandato cassado dois anos depois por ser comunista. Com o golpe militar de 1964, foi preso, submetido à violência e exibido à população, incitada a linchá-lo. Gregório eternizou no livro “Memórias” o registro de sua trajetória dedicada à luta pelos direitos da classe trabalhadora. Ele morreu em 1983.

Numa boa: Silvio Costa Filho deve assumir Ministério dos Portos e Aeroportos

18/08/23

Blogda Folha

blogfolhadosertao.com.br

Desenho foi fechado nesta quarta-feira (16) e anúncio deve ser feito até esta sexta-feira (18)

Na costura para a reforma ministerial do Governo Lula, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) tem espaço garantido. A dúvida era sobre qual pasta ele ocuparia na Esplanada dos Ministérios.

Após avanços nas conversas, o pernambucano deverá ficar com o Ministério de Portos e Aeroportos, atualmente, sob o comando do ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB). O desenho da minirreforma foi concluído na noite desta quarta-feira (16) e comunicado a aliados do presidente no Congresso, Arthur Lira (PP), no mesmo dia. O anúncio da minirreforma ministerial deve ser feito até esta sexta-feira (17).

A oferta teria sido feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No pacote, estaria o Ministério do Desenvolvimento Social para o deputado André Fufuca (PP-MA) e a pasta de Portos e Aeroportos para Costa Filho. Além dos espaços de primeiro escalão, as negociações também incluem a oferta da presidência e vice-presidências da Caixa Econômica Federal, atualmente presidida por Rita Serrano.

Veja também:

Após polêmica, Márcio Pochmann assume o IBGE nesta sexta-feira, em cerimônia com Lula em Brasília
Biden fortalece laços com Seul e Tóquio contra China e Coreia do Norte
MUNDO

Biden fortalece laços com Seul e Tóquio contra China e Coreia do Norte

Walter Delgatti depõe novamente à PF após entregar áudio de suposto pagamento
BRASIL

Walter Delgatti depõe novamente à PF após entregar áudio de suposto pagamento

Javier Milei: veja frases mais controversas do candidato ultradireitista da Argentina
ARGENTINA

Javier Milei: veja frases mais controversas do candidato ultradireitista da Argentina

Uso de cigarro eletrônico por 30 dias já é capaz de gerar problemas respiratórios graves, diz estudo
SAÚDE

Uso de cigarro eletrônico por 30 dias já é capaz de gerar problemas respiratórios graves, diz estudo

 

Joias das Arábias: Mauro Cid vai confessar que vendeu joias e deve culpar Bolsonaro pelo esquema, afirma revista

18/08/23

Agência Senado
blogfolhadosertao.com.br

 

Ajudante de ordens  de Bolsonaaro  está preso preventivamente há três meses

O ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, deve confessar à Justiça que vendeu as joias nos Estados Unidos e que tudo foi a mando do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), diz revista.

Cid, que está preso preventivamente há três meses e recentemente participou, em silêncio, da CPMI do 8 de janeiro, que teve participação direta na venda das joias e que providenciou a transferência para o Brasil de todo o valor arrecadado, entregando a Bolsonaro o montante em espécie visando não deixar rastros.

Mudança no Turismo: Cacau de Paula deixa Secretaria de Turismo do Recife e deve assumir a Secretaria de Cultura do Estado

18/08/23

Por Betânia Santana

blogfolhadosertao.com.br

Mudanças fazem parte das articulações realizadas pelo ministro da Pesca, André de Paula
secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula,  entregou ao prefeito João Campos (PSB) o pedido de exoneração do cargo nesta quinta-feira, de acordo com fontes da prefeitura

A jornalista, que assumiu a pasta em janeiro deste ano, deve ocupar agora a Secretaria de Cultura do Estado, sem gestor desde a saída do cantor Silvério Pessoa, no dia 20 de julho deste ano. O espaço está sendo negociado com a governadora Raquel Lyra (PSDB). A presidente da Fundarpe, Renata Borba, está interinamente acumulando as funções de secretaria.

As mudanças fazem parte das articulações realizadas pelo ministro da Pesca, André de Paula (PSD), para que o partido deixe a Prefeitura do Recife e passe a compor a base do Governo do Estado. Macielista de formação, André de Paula preside o Partido Social Democrático (PSD) no Estado e é pai de Cacau de Paula.

Currículo

Cacau é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Tem MBA em Gestão de Marketing e Vendas pela Cedepe Business School. Atuou como Gestora de Promoção Turística da Prefeitura do Recife, foi executiva sênior de marketing, gestora de marketing nacional e diretora comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), além de gerente de captação de Eventos Internacionais do Recife Convention & Visitors Bureau.

Foi secretária de Turismo e Lazer do Recife até maio de 2022 e retornou em janeiro deste ano, substituindo Pâmela Alves, que ocupava o posto interinamente