Raquel Lyra leva o governo para todas as regiões do Estado e inicia escutas presenciais do Ouvir para Mudar

31/08/23

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

 

Governadora  fará visitas a Petrolina, Ouricuri e Salgueiro  nesta sexta (01) e sábado (02)

 

 

A escuta popular visitará as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado e é mais um instrumento democrático para construção do Plano Plurianual 2024/2027. As primeiras cidades visitadas serão Petrolina, Ouricuri e Salgueiro

O Governo de Pernambuco inicia, nesta sexta-feira (1º), a segunda etapa do Ouvir para Mudar, processo participativo de construção do Plano Plurianual (PPA/2024-2027). Nesta fase da iniciativa, a governadora Raquel Lyra e o secretariado que compõe a gestão começam a escuta presencial dos moradores das 12 Regiões de Desenvolvimento (RD) de Pernambuco. O pontapé inicial será dado no Sertão, nas cidades de Petrolina, na Erem Professora Evanira de Souza Dias; Ouricuri, na Erem Escola Fernando Bezerra, e Salgueiro, na ETE Professor Urbano Gomes.

O processo será realizado por meio de seminários que resultarão na priorização de políticas públicas e em novas propostas para a construção do planejamento que irão nortear as ações da administração estadual nos próximos anos. “Nas próximas semanas nós vamos desenhar, a muitas mãos, o futuro que desejamos para Pernambuco. De forma democrática, participativa, a população de cada região do nosso Estado vai ter a oportunidade de expressar os seus anseios, prioridades e sonhos nas mais diversas áreas. Esse é o nosso jeito de governar, ao lado do povo, trabalhando dia e noite para garantir transformação de verdade na vida de cada pernambucano e de cada pernambucana”, observa a governadora Raquel Lyra.

A primeira parada da “caravana”, em Petrolina, será às 8h. O seminário contará com a presença de autoridades da região, além de secretários de Estado e da própria governadora. Logo depois da abertura, a população presente será convidada a participar das salas temáticas, quando poderá debater sobre os seguintes temas: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Segurança e cidadania; Saúde e Qualidade de Vida; Agricultura e Meio Ambiente; e Infraestrutura e Dinamismo Econômico.

“As salas temáticas contam com a participação de representantes da sociedade civil e das secretarias envolvidas em cada tema. É um momento de escuta que começa com a apresentação das propostas do Governo, mas tem como principal objetivo a coleta de sugestões da população sobre as prioridades e novas sugestões para a construção do PPA”, explica o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE), Fabrício Marques.

Ao final das salas temáticas, um representante de cada grupo terá a oportunidade de apresentar as propostas elencadas pela população para o governo durante solenidade de encerramento do seminário. No sábado, o mesmo processo acontecerá em Ouricuri e Salgueiro. O evento contará com ilhas digitais nas quais a população também poderá participar contribuindo com suas sugestões para a construção do PPA.

Os encontros fazem parte de um processo mais amplo de construção de um PPA participativo e que foi iniciado no dia 21 de agosto, com o lançamento da escuta popular virtual do Ouvir para Mudar. No site ouvirparamudar.pe.gov.br, o governo apresenta 27 propostas de programas governamentais e convida a população a votar nas que considerar prioritárias. Também no site cada cidadão poderá contribuir com propostas que podem partir de uma necessidade de ação, políticas ou serviços públicos de algo que acredite que deve ser aprimorado pelo governo. Após esse momento, as sugestões serão analisadas e categorizadas de acordo com temas, regiões ou grupos sociais.

Até o dia 28, já tinham sido registradas 8.327 interações com o site, uma média de mais de mil por dia. Com essas iniciativas, a atual gestão irá incorporar as demandas e opiniões da população na formulação de diretrizes por meio da democracia participativa, em que os cidadãos têm a oportunidade de influenciar diretamente nas decisões de políticas públicas.

Calendário inicial dos seminários Ouvir para Mudar:

Dia 01/09/23 (Sexta-feira)
Petrolina – 8h

Dia 02/09/23 (Sábado)
Ouricuri – 8h30
Salgueiro – 14h

Segurança Pública: Delegada Carla Patrícia  deixa o comando da   Defesa Social de Pernambuco- SDS

31/08/23

Por Raphael Guerra

blogfolhadosertao.com.br

Delegada federal anunciou saída da pasta à governadora Raquel Lyra nesta quarta-feira (30)

À frente da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) desde janeiro de 2023, a delegada federal Carla Patrícia Cunha entregou o cargo nesta quarta-feira (30). Ela alegou à governadora Raquel Lyra que tomou a decisão por “questões pessoais”.

Carla Patrícia foi a primeira mulher a assumir a pasta da segurança pública no Estado. Com a saída dela, sobe para cinco o número de secretários estaduais que, em apenas oito meses, deixaram o governo de Pernambuco.

“Tomar decisões difíceis faz parte da dinâmica de quem busca atuar em prol da coletividade. Há alguns meses, decidi fazer parte da equipe de secretários de Pernambuco para ajudar o Estado a percorrer a importante, porém árdua, tarefa de cuidar da segurança”, disse trecho de comunicado de Carla Patrícia repassado à equipe da SDS-PE.

“À frente da Secretaria de Defesa (Social), posso dizer que contei, diariamente, com a competência e a dedicação das forças de segurança pública de Pernambuco. É especialmente a esse time que agradeço depois de conviver oito meses buscando o mesmo objetivo: trazer mais segurança para a sociedade como um todo, tendo a preocupação de olhar também para melhores condições de trabalho”, afirmou outra parte da mensagem.

No texto, a ex-secretária agradeceu ao secretário-executivo de Defesa Social, Alexandre Alves; à corregedora, Mariana Cavalcanti; à chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar; ao chefe da Polícia Científica, Fernando Benevides; ao comandante da Polícia Militar, Tibério César dos Santos; ao comandante do Corpo de Bombeiros, Clovis Ramalho; entre outros.

“Hoje – exclusivamente por questões pessoais – tomo mais uma decisão difícil que é deixar a Secretaria. Agradeço à governadora Raquel Lyra por me confiar tão importante missão e sigo torcendo para que a equipe continue se dedicando ao povo pernambucano”, completou a mensagem.

A governadora Raquel Lyra se pronunciou por meio da rede social X (antigo Twitter), na noite desta quarta-feira.

“Agradeço à Carla Patrícia por ter se dedicado à missão de comandar até hoje a Secretaria de Defesa Social. O combate à criminalidade e à violência são prioridade do nosso governo. O trabalho segue adiante. Vamos construir um Pernambuco mais seguro para todos.”

O governo de Pernambuco ainda não informou quem assumirá a vaga deixada por Carla Patrícia. Alexandre Alves, o atual executivo da pasta, ficará interinamente.

COMBATE À VIOLÊNCIA EM PERNAMBUCO

A saída de Carla acontece quase um mês após o governo estadual anunciar as principais diretrizes do Juntos pela Segurança, em substituição ao Pacto pela Vida. A nova política segue na fase de construção, com oficinas e consulta pública da sociedade.

A promessa de Raquel Lyra é apresentar, até o final de setembro, a nova política de segurança para reduzir os números violência que seguem altos em Pernambuco.

Em julho, 309 pessoas foram vítimas de mortes violentas – um aumento de 26,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 244 ocorrências foram registrados.

Na Região Metropolitana do Recife, o aumento de crimes contra a vida foi bem acima da média do Estado. Ao todo, em julho, 143 pessoas foram mortas. Já no mesmo período do ano passado, foram 98. O crescimento chegou a 45,9%.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, Pernambuco somou 2.101 mortes. Três a menos do que no mesmo período de 2022.

QUEM É CARLA PATRÍCIA CUNHA?

Carla Patrícia foi a primeira mulher a comandar a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco. Ela permaneceu no cargo entre dezembro de 2019 e maio de 2021. Foi na gestão dela que várias operações foram realizadas para investigar indícios de desvios de verbas que deveriam ter sido destinadas pela Prefeitura do Recife no combate à covid-19.

Antes da superintendência da Polícia Federal, Carla Patrícia comandou a Corregedoria-Geral da SDS-PE, entre 2017 e 2019.

Carla também foi chefe da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal e atuou em várias investigações que resultaram em operações em Pernambuco.

Oportunide de trabalho: Com 4,4 mil novos empregos em julho, Pernambuco registra 3º mês consecutivo com saldo positivo de postos de trabalho

31/08/23

Ascom Caged

blogfolhadosertao.com.br

Dados são do Novo CAGED, método de geração de estatísticas do emprego formal

Carteira de trabalho

Pelo terceiro mês consecutivo, Pernambuco obteve saldo positivo de empregos formais.  De acordo com o Novo Caged, divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 4.401 novos postos de trabalho foram criados no estado, no último mês de julho. No acumulado dos primeiros sete meses do ano, são 9.591 empregos gerados. Os números confirmam o aquecimento do mercado de trabalho pernambucano, traduzindo o nível de confiança das empresas na economia local.

Quando o recorte se refere à população feminina, é percebida a tendência de manutenção da empregabilidade no estado, com 1.149 novas carteiras de trabalho assinadas para mulheres em julho. Vale ressaltar que o índice vem se mantendo positivo desde fevereiro deste ano. Sobre a população em geral, os resultados revelados continuam apresentando boas perspectivas. O número de postos de emprego criados no segundo trimestre deste ano (3.227) cresceu mais de 64% em relação ao primeiro trimestre (1.963).

“O índice de julho faz com que Pernambuco já inicie o segundo semestre de 2023 com saldo positivo, comprovando o fortalecimento do ambiente produtivo e o empenho do Governo do Estado em estimular a geração de empregos”, afirma a secretária em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Cristiane Andrade.

A gestora lembra ainda que “a reestruturação e capacitação da Central de Vagas nas unidades da Agência do Trabalho para a captação e oferta de oportunidades ao público, aliada à dedicação do Governo de Pernambuco à atração de novas empresas para se instalarem no estado, está entre as ações desenvolvidas pela Secretaria para maximizar a colocação dos pernambucanos no mercado de trabalho”.

SETORES – Todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de julho.  O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Indústria (1.739), Agropecuária (1.199) e Serviços (909). Em seguida, vieram Comércio (481) e Construção (73). O destaque foi para as Indústrias de Transformação, onde foram abertos 1.826 novos postos.

NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Cultura sertaneja: Debates apontam caminhos para o audiovisual brasileiro no Festival de Cinema de Triunfo

31/08/23

Ascom Secult
blogfolhadosertao.com.br
Encontros com realizadoras e realizadores de todo o Brasil acontecem diariamente na Praça do Avião, às 10h. Também será realizada durante o festival uma oficina sobre a Lei Paulo Gustavo em Pernambuco, nesta sexta-feira (1º), às 14h
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

A programação do 14º Festival de Cinema de Triunfo segue priorizando ações de formação cultural, diálogos sobre cinema e os rumos das políticas para o setor em todo o País. Um destes espaços são os debates que acontecem todo dia com as realizadoras e realizadores participantes da programação, às 10h, na Praça do Avião. Nesta quarta-feira (30), estiveram presentes cineastas de vários estados brasileiros, como São Paulo, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, que puderam conversar sobre os desafios do audiovisual no Brasil e tirar dúvidas e esclarecimentos sobre a produção dos seus filmes.

Mediado por Maria Samara, da coordenadoria do Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), os debates na Praça do Avião são ambientes ricos de troca de experiências e aprendizados, e servem para que os participantes possam fazer reflexões sobre os impactos das obras.

Os representantes dos curtas-metragens e longa-metragem exibidos na noite anterior no Theatro Cinema Guarany que estiveram no encontro foram Josildo Sá e Roberta Jansen, com o Samba de Latada; Guilherme Gomes, com o Trans Nordestina; Dino Menezes, com o Nhãndê kuery mã hi’ãn rivê hê’yn – Não somos apenas sombras; Gian Orsini, com o La Caramella; Davi Revoredo, do Bucha de Peixe; e Mayara Varalho, com o longa Diaspóricas.

Na conversa entre os cineastas as palavras respeito, memória e ancestralidade estiveram em evidência. O filme ‘Nhãndê kuery mã hi’ãn rivê hê’yn’ (Não Somos apenas sombras) narra, em guarani, a história e os desafios atuais da aldeia indígena Paranapuã, localizada em São Vicente, no litoral de São Paulo. Durante o debate, Dino Menezes falou sobre como o curta-metragem o atravessou na luta pela demarcação de terras indígenas.  

“A gente acaba criando laços e me aproximei muito da aldeia, e neste sentido aumentou muito o carinho e a vontade que eles progridam. Torço bastante para que aquela terra, depois do marco temporal, continue deles. Corre um risco muito grande este povo ter que sair de lá, e para a gente vai ser uma catástrofe. É muito importante eles estarem lá presentes porque aquele lugar historicamente sempre foi dos Paranapuã”, opinou o realizador.

No longa-metragem Diaspóricas, as personagens Érika, Nina, Sonia e Lene são mulheres negras em resistência que utilizam a música para existirem e que acabam se encontrando.

“O filme acaba no encontro entre elas, mas começa contando a história das quatro artistas. A ideia é que a gente entenda e veja o personagem porque personagens negros não têm muita profundidade. Todas enfrentam coisas muito parecidas dentro das suas vidas. É repetitivo, mas o racismo age assim nas nossas vidas. No final de tudo e após o filme, elas viraram um quarteto e estão trabalhando juntas”, revelou a realizadora Mayara Varalho.

Sobre o curta-metragem Samba de Latada, Roberta Jansen contou que o filme busca explicar a diferença para outros sambas e para as vertentes do forró, como o xote, o xaxado e o arrasta-pé.

“Depois que começaram as discussões a respeito do forró como Patrimônio Imaterial do Brasil, passei a repensar o roteiro a partir da questão da ancestralidade. A gente queria que o filme trouxesse uma resposta para as pessoas sobre o que é a latada. Colocando a música brasileira numa árvore genealógica, eu queria entender se era um dos galhos ou se era realmente um tronco”, comentou Roberta Jansen, roteirista do curta-metragem.

LPG EM PERNAMBUCO – O 14º Festival de Cinema de Triunfo é realizado durante um momento histórico para a cultura pernambucana, com as inscrições abertas para os editais da Lei Paulo Gustavo (LPG), com um investimento de R$ 101 milhões executado pelo Governo de Pernambuco para a cultura, em especial para o setor do audiovisual – que foi contemplado com quatro editais, totalizando R$ 73 milhões em recursos para a área.

Para apresentar cada um deles, Milena Evangelista, gerente de Política Cultural da Secretaria de Cultura, ministrará uma oficina dentro da programação do festival, nesta sexta (1º), às 14h, na Fábrica de Criação Popular. A oficina será realizada de forma gratuita e não é necessário fazer inscrições.

A conversa vai girar em torno dos principais pontos dos editais, as regras de inscrição e aprovação, além de abrir espaço para tirar dúvidas dos realizadores presentes. “É uma oficina importante por dar oportunidade aos realizadores do Sertão ou que estejam participando do festival para esclarecer questões que tenham em relação às inscrições de seus projetos nos quatro editais abertos para o audiovisual, conhecendo ainda melhor os principais pontos deles”, declara Milena Evangelista.

Clique aquie confira a lista dos 12 editais lançados pela Secult-PE com recursos da LPG.

FESTIVAL – O 14º Festival de Cinema de Triunfo é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com apoio da Prefeitura de Triunfo, Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Lazer de Triunfo, Sesc, Fecomércio, Senac e Associação Comercial.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 14º FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO

QUARTA-FEIRA (30/08)

10h: Debate com os/as realizadores/as dos filmes exibidos na terça-feira (29/08)
Local: Praça do Avião
14h: Oficina Outros sertões e o minuto, ministrada por Mila Nascimento e Uilma Queiroz
Local: Fábrica de Criação Popular do Sesc-PE (Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro, Triunfo)

14h: Sessão CineSesc

18h30: Mostra competitiva de curtas, médias-metragens e filmes experimentais
Tornar-se Monstra ou Humana (Experimental, 19 minutos, 2023, Recife, PE, 14 anos), de Catarina Almanova
Acessibilidade: Legenda

Cabiluda (Ficção, 20 minutos, 2022, Recife, PE, 14 anos), de aColleto e Dera Santos – Pernambucano

Acessibilidade: Legenda Descritiva

Amor by Night (Ficção, 19 minutos, 2022, Recife, PE, Livre ), de Henrique Arruda – Pernambucano

Amaná (Ficção, 15 minutos, 2023, Pedra Branca, CE, Livre), de Antônio Fargoni

Cama Vazia (Ficção, 6 minutos, 2023, SP, 16 anos), de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet

Até que ponto? (Ficção, 20 minutos, 2022, RJ, 14 anos), de Ricardo Soares

Controle (Ficção, 13 minutos, 2023, AM, 12 anos), de Ricardo Manjaro

Cru (Experimental, 8 minutos, 2022, Campinas, SP, 12 anos), de Diego Ruiz de Aquino

20h30: Mostra competitiva de longa-metragem nacional
Marcos (Ficção, 70 minutos, 2023, RJ, 14 anos), de Filipe Codeço

QUINTA-FEIRA (31/08)

10h: Debate com os/as realizadores/as dos filmes exibidos na quarta-feira (30/08)
Local: Praça do Avião

14h: Oficina Outros sertões e o minuto, ministrada por Mila Nascimento e Uilma Queiroz

Local: Fábrica de Criação Popular do Sesc-PE (Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro, Triunfo)

14h: Parceria Alumiar

Cine Holliúdy (Ficção, 91 minutos, 2012, CE, Livre), de Halder Gomes
Acessibilidade: Audiodescrição (AD), Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Libras

16h: Lucicreide Vai pra Marte (Ficção, 90 minutos, 2021, PE, Livre), de Rodrigo César

18h30: Mostra competitiva de curtas, médias-metragens e filmes experimentais
SETHICO (Experimental, 14 minutos, 2021, PE, Livre), de Wagner Montenegro

Das águas (Documentário, 17 minutos, 2022, PE, Livre), de Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rêgo

Acessibilidade: Legenda

Cantigas de Pai Francisco (Ficção, 21 minutos, 2021, PE, Livre), de Iyadirê Zidanes

Vão das almas (Ficção, 15 minutos, 2023, DF, 14 anos), de Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape
Acessibilidade: Legenda Descritiva, Audiodescrição, LIBRAS.

Festejar São Benedito Pra Todo Ano Chover (Documentário, 19 minutos, 2023, BH, Livre), de Gabriela Fernandes e João Diniz

Hiatos (Experimental, 7 minutos, 2021, Recife, PE, Livre), de Marcela Coêlho

20h30: Mostra competitiva de longa-metragem nacional
Rama Pankararu (Ficção, 98 minutos, 2022, PE, 12 anos), de Pedro Sodré Acessibilidade: Legenda Descritiva

SEXTA-FEIRA (1º/09)

10h: Debate com os/as realizadores/as dos filmes exibidos na quinta-feira (31/08)
Local: Praça do Avião

14h: LPG em Pernambuco, com Milena Evangelista

Local: Fábrica de Criação Popular do Sesc-PE (Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro, Triunfo)

14h: Oficina Outros sertões e o minuto, ministrada por Mila Nascimento e Uilma Queiroz

Local: Fábrica de Criação Popular do Sesc-PE (Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro, Triunfo)

14h: Mostra competitiva de curtas e médias-metragens infanto-juvenis nacionais

Local: Theatro Cinema Guarany

Pomodora (Animação, 4 minutos, 2023, SP, Livre), de Rafael Silvério

Palavras Mágicas (Animação, 2 minutos, 2023, PR, Livre), de Carlon Hardt

Filha da Mãe D’Água (Ficção, 20 minutos, 2022, AM, Livre), de Bruno Pereira e Siderlane Souza
Acessibilidade: Libras

Os Três Porquinhos (Animação, 4 minutos, 2023, PB, Livre), de Tamires Campos

Ciranda Feiticeira (Animação, 8 minutos, 2023, PE, Livre ), de Lula Gonzaga e Tiago Delácio
Acessibilidade: Libras

Os Guerreiros da Rua 2 – A Missão (Ficção, 15 minutos, 2023, PE, Livre), de Erickson Marinho

15h30: Mostra competitiva de longa-metragem nacional
Além da Lenda – O filme (Animação, 86 minutos, 2022, PE, Livre), de Marília Mafé e Marcos França
Acessibilidade: Audiodescrição, libras e legendas

18h30: Mostra competitiva de curtas, médias-metragens e filmes experimentais

Dorme Pretinho (Documentário, 8 minutos, 2022, PE, Livre), de Lia Letícia Acessibilidade: Audiodescrição

Mãe (Ficção, 22 minutos, 2023, PE, 14 anos), de Natalia Tavares

Acessibilidade: Libras, Audiodescrição e LEGENDA PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE)

Mergulho (Ficção, 12 minutos, SP, 2022, Livre), de Marton Olympio e Anderson Jesus

Céu de Lua, Chão de Estrelas (Documentário, 25 minutos, 2022, PE, Livre), de Camilo Soares e Orun Santana
Acessibilidade: Legenda Descritiva

Dente (Ficção, 20 minutos, PE, 2023, Livre), de Rita Luna Acessibilidade: LDS, Libras e Audiodescrição

A gente tava era com saudade (Documentário, 15 minutos, 2022, PB, Livre), de Vanessa Oliveira

A Jornada (Experimental, 3 minutos, 2023, PE, Livre), de Edvaldo Santos

20h15: Mostra competitiva de longa-metragem nacional
Fim de Semana no Paraíso Selvagem (Ficção, 108 minutos, 2022, PE, 14 anos), de Severino Acessibilidade: Legenda Descritiva.

SÁBADO (2/09)

10h: Debate com os/as realizadores/as dos filmes exibidos no sábado (1º/09)
Local: Praça do Avião

14h: Oficina Outros sertões e o minuto, ministrada por Mila Nascimento e Uilma Queiroz

Local: Fábrica de Criação Popular do Sesc-PE (Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro, Triunfo)

14h: Visita guiada ao Theatro Cinema Guarany com o CineRuaPE 

18h30: Mostra Judith Quinto
Theatro Cinema Guarany: Uma longa história (Documentário, 22 minutos, 2011, PE, Livre), de Cineclube Caretas
Ser Mais que Cinza (Ficção, 19 minutos, 2014, PE, Livre), de Daniel Figueiredo e Cineclube Caretas
Quadrado (Documentário, 8 minutos, 2014, PE, Livre), Produção coletiva – Projeto Documentando coordenado por Marlom Meirelles

Cambindas (Documentário, 14 minutos, 2021, PE, Livre), de João Bosco Jr.

20h: Cerimônia de premiação do 14º Festival de Cinema de Triunfo

Hospital Maria Lucinda oferece mais de 6,4 mil consultas, exames e cirurgias dentro do 3º Mutirão da Saúde da Prefeitura do Recife

31/08/23

Imprensa PCR 

blogfolhadosertao.com.br

A instituição de saúde faz parte dos hospitais que firmaram parceria com a Prefeitura do Recife para participar do Mutirão Recife Cuida
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

O Hospital Maria Lucinda, na Parnamirim, é um dos parceiros no 3 º Mutirão da Saúde que a Prefeitura do Recife lançou, no último dia 22/8, com o objetivo de diminuir e até zerar a espera por procedimentos especializados, cuja fila foi gerada durante o período mais grave da Covid-19, com a suspensão de atendimentos eletivos. Nos próximos seis meses, a instituição filantrópica realizará mais de 6,4 mil consultas, exames e cirurgias. Na manhã desta quarta-feira (30/8), o prefeito do Recife, João Campos, e a secretária de Saúde da cidade, Luciana Albuquerque, conferiram o andamento dos procedimentos, que estão a todo vapor.“A Prefeitura está contratando os serviços, tanto dos hospitais filantrópicos, quanto dos hospitais privados, além de todos os procedimentos que estão sendo realizados. Há um custo total de R$ 51 milhões para poder zerar as filas e já foram realizados mais de 24 mil procedimentos e mais de 4 mil cirurgias. Isso é muito importante, estamos falando de pessoas que esperavam há seis meses, um ano, dois anos, por esses serviços e agora, com o Recife Cuida, conseguiram o atendimento. Quando falamos de quantidade, não são apenas números, estamos falando de vidas e famílias que estão sendo afetadas”, disse o prefeito.O Hospital Maria Lucinda está realizando consultas em cardiologia, pneumologia, vascular e gastroenterologia; cirurgias geral (colecistectomia por videolaparoscopia e hernioplastia) e tratamento esclerosante de varizes, além de diversos exames, como endoscopia digestiva, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografias, biópsia de tireóide e colonoscopia.“Fizemos uma triagem das especialidades que estavam mais represadas. São pessoas que estavam há meses e até anos na fila, e que agora estão sendo atendidas rapidamente, com qualidade e comodidade. Em uma média de 15 dias, são feitas as consultas, os exames e, se for o caso, as cirurgias. O pós-operatório tem acompanhamento garantido com os especialistas. Estamos garantindo toda a linha da de cuidado em unidades reconhecidas pela excelência do serviço prestado, seja a pacientes do SUS ou da rede particular. Esse é um diferencial do mutirão da Prefeitura do Recife”, destaca Luciana Albuquerque.Lenilda Ferreira dos Santos, 57, esperava por um ano pela realização de um ultrassom. “Sentia muita dor nas pernas por causa das varizes e esperei muito pelo exame, mas agora finalmente vou conseguir ser atendida”, afirmou.  O 3º mutirão é fruto de um investimento de R$ 51 milhões do Programa Recife Cuida, da Secretaria de Saúde do Recife, e oferecerá ao todo mais de 130 mil procedimentos, beneficiando cerca de 70 mil pessoas. Desde seu lançamento, há uma semana, reduziu a fila de espera em mais de 10%. Para ter acesso aos serviços, os pacientes em lista devem estar com seus contatos (especialmente o número de telefone/whatsapp) atualizados junto aos sistemas da Prefeitura. Basta acessar o link https://bit.ly/recife-atualiza; o Conecta Recife (site ou aplicativo) ou mandar uma mensagem para o ConectaZap  da PCR (81 – 9.9117-1407). Outra opção é procurar uma unidade de saúde mais próxima.PARCEIROS – Além do Hospital Maria Lucinda, o 3º Mutirão da Prefeitura do Recife acontece no Real Hospital Português, Hospital Santo Amaro, Instituto do Fígado de Pernambuco, Laboratório Lucilo Maranhão, Hospital Maria Vitória, Clínica Amigo Dr. e Unidade de Pronto Atendimento Especializado do Arruda (UPAE Arruda).

 
Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Governo de Pernambuco e Unicef assinam acordo de cooperação para implementar a Busca Ativa Escolar no Estado

31/08/23

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
Instrumento de combate à evasão escolar irá identificar e acompanhar jovens para garantir a permanência deles na escola.
Miniatura do anexo
.
 
Iniciativa para garantir o direito ao ensino a todas as crianças e adolescentes pernambucanos, a Busca Ativa Escolar (BAE) foi implementada em Pernambuco através de parceria entre o Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na tarde desta quarta (30), a governadora Raquel Lyra e o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, assinaram um acordo que prevê a cooperação para iniciar a metodologia em todos os municípios do Estado. A cerimônia, ocorrida no Palácio do Campo das Princesas, ainda contou com a participação da vice-governadora Priscila Krause.
 
“Nós firmamos uma sólida parceria com o Unicef para garantir que nenhuma criança ficará fora da escola. Nós já começamos a fazer um diagnóstico profundo, buscando cada família, principalmente aquelas vulnerabilizadas, que tenham crianças fora da escola. Estamos construindo uma aliança para permitir o resgate de cada criança, seja da rede estadual ou do município, garantindo o direito de sonhar e o direito fundamental ao ensino de qualidade”, ressaltou a governadora.
 
Esta é a primeira vez que Pernambuco firma o acordo com o Unicef para aplicar a Busca Ativa Escolar (BAE) em todos os 184 municípios do Estado. Até então, a iniciativa era aplicada somente em escolas municipais de 164 cidades pernambucanas.
 
Através de uma metodologia disponibilizada pelo Unicef, será realizada a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Todo o processo será acompanhado através de um banco de dados que irá armazenar as informações detalhando a situação de cada criança e adolescente por município, ficando disponível apenas para o comitê de profissionais envolvidos. A partir do levantamento será possível planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia do direito à educação.
 
A estratégia foi desenvolvida pelo Unicef e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e já é executada em 3.550 municípios e 22 estados brasileiros. “A educação é uma das prioridades do Unicef em todo o mundo. Fico muito animada por começar esse trabalho aqui em Pernambuco. Agradecemos à governadora Raquel Lyra pelo comprometimento em assinar este acordo. Iremos manter esse firme compromisso na busca por uma educação cada vez mais integrada”, afirmou a diretora-executiva do Unicef, Catherine Russell.
 
Por meio da cooperação, o Governo de Pernambuco irá criar um comitê gestor da Busca Ativa Escolar e um comitê intersetorial com a participação de diversos órgãos e da sociedade civil para elaborar o plano de ação. As equipes de diferentes setores públicos, como educação, saúde, mulher, assistência social e meio ambiente irão analisar as causas da exclusão e encontrar soluções a partir da oferta de política pública por cada pasta. As iniciativas serão acompanhadas pelo Unicef e Undime através de assessoria técnica, oferta de materiais e formações para os participantes.
 
De acordo com o Unicef, nos últimos seis anos, período de operação da plataforma, mais de 193 mil meninas e meninos foram encontrados pela BAE e retornaram às salas de aula em todo o Brasil. “A busca ativa de alunos pretende garantir o acesso e permanência de crianças e adolescentes na escola, além de controle e acompanhamento. É uma estratégia criada para enfrentar a exclusão e o abandono escolar. A parceria firmada com o Governo de Pernambuco vem para fortalecer a educação nos municípios e comunidades”, pontuou o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.
 
Compareceram à cerimônia as secretárias Ivaneide Dantas (Educação), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas), Ana Luísa Ferreira (Meio Ambiente),  Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos) e Mariana Melo (Mulher), além dos secretários Hercílio Mamede (Casa Militar) e Fernando Holanda (Assessoria Especial). O deputado estadual Renato Antunes, a presidente da Undime, Andreika Asseker e a cônsul-geral dos Estados Unidos, May Baptista, também acompanharam a agenda.
 
Fotos: Miva Filho/Secom.

Congresso da Amupe recebe mais de 6,5 mil pessoas e finaliza com palestra de Miguel Falabella

31/08/23

AscomAmupe

blogfolhadosertao.com.br

 

Miniatura do anexo

O 6º Congresso Pernambucano de Municípios, organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), concluiu suas atividades com uma palestra proferida por Miguel Falabella, um renomado ator, escritor e diretor brasileiro, nesta quarta-feira (30). O evento ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco e contou com a participação de mais de 6,5 mil pessoas, marcando a maior edição já realizada.O tema da palestra de Miguel Falabella, intitulada “Reinventando o presente”, foi escolhido em meio às dificuldades enfrentadas pelos municípios devido à crise decorrente da redução de recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A palestra buscou explorar maneiras de enfrentar esses desafios e construir um futuro mais promissor, mesmo diante das adversidades que afetam a qualidade dos serviços oferecidos pelas administrações municipais.Miguel Falabella destacou a importância da troca de conhecimento entre os prefeitos e prefeitas presentes no evento, ressaltando como sua experiência na gestão de teatros públicos no Rio de Janeiro poderia oferecer insights relevantes para a gestão pública das cidades. Ele enfatizou a necessidade de reinventar constantemente as abordagens e estratégias para lidar com os problemas enfrentados pelos municípios.

Durante a edição deste ano, que trouxe como tema “Inovação e Sustentabilidade”  foram discutidas questões relacionadas ao municipalismo de Pernambuco  e do Brasil. “O evento foi um sucesso. Agradeço às prefeitas e aos prefeitos presentes, aos patrocinadores do 6º Congresso, a equipe da Amupe. E dizer que só o municipalismo pernambucano é que ganha. Este congresso foi o maior já realizado por uma associação de municípios no Nordeste. Só a população é quem tem a ganhar”, comemorou a presidente da Amupe, Márcia Conrado. 

Sustentabilidade ganha espaço de discussão na segunda tarde de Congresso

30/08/23

AscomAmupe

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
O meio ambiente e as mudanças climáticas ganharam destaque no debate da segunda tarde do 6º Congresso Pernambucano de Municípios. Governo e organização não governamental estiveram juntos enriquecendo a discussão sobre sustentabilidade.

“Quais são os desafios das cidades e dos governos locais relacionados à questão climática? Cada vez mais, a gente vem discutindo a necessidade de mudança de hábito. É importante que os governos trabalhem em função de fazer uma política que tenha o diagnóstico de emissão de gases do efeito estufa, que conheça a realidade do território, fazendo análise de risco e vulnerabilidade com um plano estratégico de ação climática”, explicou Keyla Ferreira, coordenadora de baixo carbono e resiliência do ICLEI.
A presidenta da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC/PE), Suzana Montenegro, também participou da discussão. “O Estado vem atuando de forma estruturadora com a questão da variação climática e o efeito das mudanças, principalmente com relação aos recursos hídricos e à ocorrência de eventos extremos. Preservamos o uso racional para garantir para as gerações futuras a segurança hídrica. Somos um estado que tem uma região carente de recursos hídricos, como o agreste, com uma grande demanda da população e da indústria pelo abastecimento. Nós temos a escassez em algumas regiões, mas também o excesso de água em outras áreas que causam as enchentes urbanas, por exemplo”, pontuou.
Desafios das cidades – “Energia e água são temas muito preocupantes.” Foi assim que o pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pedro Rosas, iniciou sua palestra, na tarde desta terça-feira (29.08). “A geração de energia nas cidades e a mobilidade elétrica são temas que merecem nossa atenção. Apesar de vivermos num país onde a matriz energética vem das hidrelétricas, temos fontes de energias renováveis, como eólica e solar, que apresentam um crescimento na nossa sociedade”, assegurou o professor.

Sustentabilidade ganha espaço de discussão na segunda tarde de Congresso

30/08/23

AscomAmupe

blogfolhadosertao.com.br

 

Miniatura do anexo
O meio ambiente e as mudanças climáticas ganharam destaque no debate da segunda tarde do 6º Congresso Pernambucano de Municípios. Governo e organização não governamental estiveram juntos enriquecendo a discussão sobre sustentabilidade.

“Quais são os desafios das cidades e dos governos locais relacionados à questão climática? Cada vez mais, a gente vem discutindo a necessidade de mudança de hábito. É importante que os governos trabalhem em função de fazer uma política que tenha o diagnóstico de emissão de gases do efeito estufa, que conheça a realidade do território, fazendo análise de risco e vulnerabilidade com um plano estratégico de ação climática”, explicou Keyla Ferreira, coordenadora de baixo carbono e resiliência do ICLEI.
A presidenta da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC/PE), Suzana Montenegro, também participou da discussão. “O Estado vem atuando de forma estruturadora com a questão da variação climática e o efeito das mudanças, principalmente com relação aos recursos hídricos e à ocorrência de eventos extremos. Preservamos o uso racional para garantir para as gerações futuras a segurança hídrica. Somos um estado que tem uma região carente de recursos hídricos, como o agreste, com uma grande demanda da população e da indústria pelo abastecimento. Nós temos a escassez em algumas regiões, mas também o excesso de água em outras áreas que causam as enchentes urbanas, por exemplo”, pontuou.
Desafios das cidades – “Energia e água são temas muito preocupantes.” Foi assim que o pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pedro Rosas, iniciou sua palestra, na tarde desta terça-feira (29.08). “A geração de energia nas cidades e a mobilidade elétrica são temas que merecem nossa atenção. Apesar de vivermos num país onde a matriz energética vem das hidrelétricas, temos fontes de energias renováveis, como eólica e solar, que apresentam um crescimento na nossa sociedade”, assegurou o professor.

Crise: Prefeitura de Granito mantém serviços e debate situação financeira em equipe.

30/o8/23

Ascom/PMG

blogfolhadosertao.com.br

 

A secretaria de Administração, Prefeitura de Granito, assegurou o expediente normal por três horas nesta quarta-feira, 30 de agosto, reservado como dia de protesto por melhores repasses nas receitas para os municípios em todo o Brasil.
Ao concluir o expediente ao público na prefeitura, nas secretarias e nas escolas, a equipe da gestão municipal de Granito aproveitou para realizar reuniões internas de avaliação da situação financeira e as medidas de austeridade para continuar mantendo os serviços em dia, assegurando o pagamento regular dos compromissos com folha salarial e com fornecedores.