Náutico é punido pelo STJD e ficará sem torcida por dois jogos

12/07/23

Por Haim Ferreira

blogfolhadosertao.com.br

Gancho já vale a partir deste final de semana, quando o Náutico enfrenta o Figueirense

CHARLES JOHNSON/JC IMAGEM
Náutico – FOTO: CHARLES JOHNSON/JC IMAGEM

Nesta terça-feira (11), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Náutico com dois jogos sem torcida na Série C do Brasileirão.

O motivo foi a briga envolvendo uma torcida organizada do clube no jogo contra o Confiança, dia 12 de junho, no Batistão, em Aracaju.

Além do gancho, o Timbu ainda precisará pagar uma multa de R$ 10 mil, que também foi aplicada aos sergipanos.

Vale lembrar que a punição é imediata e já será aplicada neste final de semana, quando os alvirrubros enfrentam o Figueirense, sábado (15), às 16h30, nos Aflitos.

A diretoria do Náutico tenta recorrer da decisão, tentando reverter o público apenas para mulheres, crianças e pessoas com deficiência. Este medida, por sinal, foi autorizada para o Sport, que passou pelo mesmo problema e realizou três jogos da Série B com este tipo de torcida.

RELEMBRE O CASO:

Antes da partida entre Confiança 2×2 Náutico, que começou às 21h30, membros da Fanáutico (Náutico) invadiram um setor destinado à torcida do Confiança, e entraram em combate com a Trovão Azul (Confiança), facção rival.

A Polícia Militar de Sergipe demorou a entrar em ação, mas quando foi conter a confusão, resolveu de maneira rápida. Foram usadas bombas de efeito moral para separar os grupos. O árbitro da partida, José Mendonça da Silva, relatou o ocorrido em súmula.

“Informo a quem de direito que antes do início da partida houve um conflito entre as torcidas das equipes adversárias, solucionado logo depois pelo aparato da Polícia Militar. Não houve maiores providências e a segurança foi reestabelecida prontamente para a partida transcorrer sem problemas”, registou.

Amupe: Marcia Conrado lança edição do Congresso Pernambucano de Municípios

12/07/23

Ascom Amupe

blogfolhadosertao.com.br

 

 

A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado, comandou mais uma Assembleia dos Prefeitos e Prefeitas, realizada na sede da instituição, nesta terça-feira, dia 11. “Estamos aqui para discutir todas as dificuldades que encontramos nos nossos municípios e vamos também falar sobre os 15 municípios da Zona da Mata que decretaram estado de emergência. É uma preocupação grande, mas estamos juntos e solidários na reconstrução dos municípios atingidos pelas enchentes”, comentou a presidenta, durante o seu discurso de abertura.

A Amupe apresentou ainda na oportunidade o 6º Congresso Pernambucano de Municípios, que será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, no Centro de Convenções, em Olinda. A edição deste ano vai falar sobre Inovação e Sustentabilidade, conceitos urgentes para o futuro dos municípios. O evento, que já entrou no calendário dos gestores públicos, técnicos, comunicadores, legisladores e demais representantes da sociedade civil, tem como objetivo discutir as principais questões relacionados ao municipalismo.

Na Assembleia, o coordenador do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, Flávio Martins da Mota, falou sobre a compensação das perdas do ICMS para os municípios. Na sequência, o advogado Leucio Lemos trouxe para a discussão as cobranças indevidas da Neoenergia. Já o secretário executivo de Saneamento da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Artur Coutinho, discorreu sobre os Planos Municipais para o tema.

O gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Pernambuco, Fernando Clímaco e Natália Siqueira, diretora de microempresa da prefeitura de Serra Talhada trouxeram o projeto Pajeú Conectado para apresentação. Entrando na pauta municipalista, o advogado Marcus Alencar junto aos consultores da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Eduardo Stranz e Denilson Magalhães, que participaram remotamente da discussão, falaram sobre o piso dos professores e da Enfermagem, além do Censo do IBGE e do FPM.

Estiveram presentes na Assembleia mais de 60 gestores, além dos que compõem a diretoria da Amupe: Marcelo Gouveia (Paudalho), Paulo Roberto Arruda (Vitória de Santo Antão), Mariana Medeiros (Cumaru), Ana Célia Farias (Surubim), Nadegi Queiroz (Camaragibe), Elcione Ramos (Igarassu) e Judite Botafogo (Lagoa do Carro).

Marcílio Cavalcanti, filho de Cabrobó recebe homenagem em Serra Talhada

12/07/23

Por Cinara Marques/Tribuna do Nordeste

blogfolhadosertao.com.br

Proposição é do vereador Manoel Casciano da Silva por meio do projeto de creto legislativo nº 002/2015 e é a forma de agradecimento a Marcílio pelo gestão de destaque que o ex-prefeito teve no comando do Sest Senat em Petrolina.

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada – PE, no sertão do Pajeú, vai conceder o título de cidadão serratalhadense ao ex-prefeito de Cabrobó – PE (sertão do São Francisco), Marcílio Cavalcanti. A entrega será  amanhã (13) de julho.

A reunião solene terá início às 18h na Casa Legislativa Joaquim de Souza Melo e vai contar com a presença de autoridades e convidados.

A honraria, segundo o vereador Manoel Casciano da Silva, autor do Decreto Legislativo n° 002/2015, foi aprovada por unanimidade na sessão do dia 23 de junho de 2015.

“Um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade serratalhadense na qualificação profissional, ministrando cursos na área de transporte de cargas “, justificou o parlamentar, lembrando dos trabalhos realizados por Marcílio Cavalcanti quando esteve à frente do Sest Senat regional.

GESTOR APROVADO

Nascido em 1959 e gestor aprovado e com reconhecimento público em todo o estado e fora de Pernambuco também, Marcílio Cavalcanti é natural de Cabrobó. terra que governou entre 2017 e 2020 e promoveu avanços significativos em áreas como educação, no maior programa de iluminação pública em LED do estado; na nfraestrutura, além da saúde quando colocou pra funcionar a UPA 24h, concluindo com investimentos próprios do município uma obra que vinha se arrastando há alguns anos. Ainda na saúde, Marcílio foi exemplo de combate à pandemia e adquiriu equipamentos modernos para a realização de exames especializados no hospital local.

Outro ponto de destaque no curriculum do ex-prefeito e futuro cidadão de Serra Talhada, foi presidir o Sindicato Rural, fortalecendo as políticas de crescimento e avanços no agronegócio e na agricultura da região.

Marcílio Cavalcanti é formado em Administração de Empresas e pós-graduado, com experiência nas áreas de Educação, Diretoria, Gestão de Pessoas e vivência no Sistema S há mais de 20 anos. Ex- membro do Conselho Administrativo da Federação de Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE, com títulos de cidadão também dos municípios de Petrolina e Lagoa Grande, Marcílio Cavalcanti agradeceu ao legislativo serratalhadense, através do vereador Manoel Casciano da Silva.

“Ser cidadão de Serra Talhada é ser para sempre agradecido por tudo de bom que esta terra me proporciona. Devolverei com carinho, amor e trabalho toda a generosidade e acolhida deste povo querido”, concluiu o homenageado, reforçando o convite para a solenidade no próximo dia 13 de julho às 18h na Casa Legislativa da ‘capita do xaxado’.(Rua Enock 1. de Oliveira, 1280, centro). COM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 

 

 

 

Aartista   egressa da Univasf expõem obras na galeria do Sesc Petrolina

12/07/23

AscomUnivasf/Nicole Muniz

blogfolhadosertao.com.br

 

“Mimética [a natureza da natureza]” é uma intervenção de artes visuais, feita manualmente com uma única dobra que remete às escamas e cascos de carapaças répteis ou às folhagens de suculentas e cristais lapidados naturalmente em pedras como as drusas. De autoria da artista Flora Assumpção, professora do Colegiado de Artes Visuais (Cartes) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a obra está exposta na fachada da Galeria Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina (PE). A intervenção artística estará disponível para visitação até 30 de julho com entrada gratuita.

O processo criativo para construção da obra foi de longa duração e imersão, uma vez que é realizada manualmente através de uma tradicional dobra de costureira, utilizada em enfeites, adereço de roupas, como costuras de peças decorativas e fantasias. O material utilizado em sua produção foram pastas L, usadas em escritórios e escolas, dobradas de uma por uma que resultou em mais de 800 módulos translúcidos em tons que vão do incolor ao cinza.

Segundo Flora, assim como sua intervenção anterior “Represa [a natureza da natureza]”, que resultou na exposição da obra “Trepante-Caravela”, realizada no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro (BA), Mimética é uma continuação das pesquisas que a artista desenvolve. “A obra é inédita, mas é um dos desdobramentos de pesquisa que já realizo há mais de dez anos. Com esta dobra já realizei diversas exposições em museus, galerias e instituições de São Paulo e Recife”, afirma.


A exposição Reencantadas está aberta para visitação na Galeria Ana das Carrancas. Foto: Flávio Lamenha.

Por dentro da galeria: Reencantadas – Também está em cartaz na Galeria Ana das Carrancas a exposição “Reencantadas”, uma mostra coletiva realizada pelas artistas Carina Lacerda, egressa do curso de Artes Visuais da Univasf, e Patriny Aragão. Sob orientação da professora Flora Assumpção, as artistas expõem obras diversas utilizando escultura e fotografia, por meio de instalações tridimensionais, imagens e intervenções.

A mostra “Reencantadas” caracteriza-se como um entrelaçamento de duas exposições individuais simultâneas que envolvem pesquisas e processos criativos das duas artistas. As obras podem ser visitadas gratuitamente de quarta a sexta, das 8h às 20h, aos sábados, das 15h às 20h, e aos domingos, das 10h às 16h.

Bolsonaro deve depor hoje (12) à PF sobre plano de golpe

12/07/23
Estadão Conteúdo
blogfolhadosertao.com.br

Depoimento previsto faz parte da investigação sobre um plano de golpe relatado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) que envolveria, além do ex-presidente da República, o ex-deputado Daniel Silveira

FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
Bolsonaro está inelegível por oito anos – FOTO: FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Do Val afirmou que a trama teria como objetivo manter Bolsonaro no poder após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o senador, o assunto foi tratado durante reunião com Silveira e na presença do então presidente da República.

Raquel Lyra tem encontro hoje (12) com Lula em Brasília

12/07/23
Por Blog da Folha
blogfolhadosertao.com.br
A gestora participará de ato para assinatura de contrato Finisa nesta quarta-feira (12)

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), embarca para Brasília, onde se reúne com o presidente Lula (PT) nesta quarta-feira (12).

Na agenda oficial do chefe do Executivo federal, Raquel participará de ato para assinatura de contrato Finisa – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. O evento será realizado no Palácio do Planalto a partir das 15h.

A iniciativa garantirá para o Estado recursos nas áreas de saúde, mobilidade, água e habitação.

 

CPI do 8 de janeiro aprova quebra de sigilo de ex-assessor de Bolsonaro Mauro Cid, ex-diretor da PRF e mais 18

12/07/23
blogfolhadosertao.com.br
 Roque de Sá/Agência Senado
Mauro Cid – FOTO: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro aprovou nesta terça-feira (11) requerimentos de quebra de sigilo telefônico, telemático e bancário de 20 investigados.

A lista inclui nomes que já compareceram à CPMI para prestar depoimentos como o terrorista George Washington, o coronel de Polícia Militar (PM) Jorge Eduardo Naime, o coronel de Exército Jean Lawand, o tenente-coronel Mauro Cid e do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques.

Os requerimentos aprovados também preveem o acesso dos parlamentar à informações sigilosas de empresas suspeitas de terem financiado os atos golpistas de 8 de janeiro, como a Combat Armor e a Petroleos Miramar Combustíveis. Até mesmo uma empresa de material de construção e venda de madeira, a Cedro do Líbano, passou a ser investigada pelo grupo.

Os parlamentares analisaram um bloco de 197 requerimentos, dos quais 96 foram aprovados. Os documentos abrangem, além das quebras de sigilo, a solicitação de informações a órgãos públicos. Os integrantes da CPMI firmaram acordo para excluir os pedidos de novas convocações.

ASSISTA: Em depoimento, MAURO CID, ex-ajudante de BOLSONARO, fica em silêncio

Defesa do Meio ambiente: Prefeitura do Recife intensifica ações contra crimes ambientais

11/07/23

Imprensa PCR
blogfolhadosertao.com.br
Estabelecimentos comerciais que poluíam canal nos Torrões foram autuados e, além disso, construções irregulares desocupadas às margens do curso d´água foram retiradas
Miniatura do anexo

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), realizou, nesta terça-feira (11), uma operação para coibir crimes ambientais no bairro dos Torrões, Zona Oeste da capital. O objetivo foi identificar estabelecimentos comerciais e ocupações irregulares que estivessem poluindo o Canal São Leopoldo, que fica nas imediações da Praça da Chesf. A ação terminou com sete lojas de comércio de pedras e pisos sendo autuadas por despejar dejetos no curso d´água. Além disso, 13 construções irregulares desocupadas localizadas nas margens foram demolidas.

Duas pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Meio Ambiente (Depoma) onde foram autuadas nos termos da lei federal 9605 de 1998, que trata das sanções penais e administrativas para condutas e atividades prejudiciais ao Meio Ambiente. Os estabelecimentos comerciais foram autuados pelo lançamento irregular de efluentes sanitários.

De acordo com o artigo 60 da lei, é vedado “construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes”. A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão, além de multa.

“Ações como essa se refletem diretamente no dia a dia da cidade, uma vez que a ocupação irregular das margens dos cursos d´água – como rios, canais e córregos – e o despejo de materiais é responsável pela obstrução e, consequentemente, traz danos à drenagem da cidade, refletindo nos alagamentos, principalmente no período chuvoso”, explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

Ainda de acordo com a secretária, a Secon já tinha feito o monitoramento das construções irregulares nas margens do canal. “É preciso frisar que nenhuma delas servia de residência, ou seja, nenhuma família precisou ser desalojada”.

PCC: Líder da facção Primeiro Comando da Capital é preso em resort de luxo em Pernambuco 

    12/07/23
Por Portal Folha de Pernambuco
blogfolhadosertao.com.br

 

Ele era responsável por gerenciar o tráfico de drogas a nível internacional
Polícia Civil

Um líder da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso em Pernambuco, nesta terça-feira (11).

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), o homem estava foragido desde 2020 e gerenciava o tráfico de drogas a nível internacional.

A prisão foi realizada em um resort de luxo no litoral pernambucano. 

Há 20 anos integrando os quadros da organização criminosa, o homem seria responsável pelo transporte de mais de 15 toneladas de cocaína em um único ano.

Com o criminoso, foram apreendidos documento de identificação falso, cartões de crédito e celulares.

A organização criminosa a qual integrava o foragido é a maior do país, presente em todos os estados e com forte atuação internacional.

Criada em 1993 em presídio de São Paulo, a facção é responsável por parte relevante do fluxo internacional de drogas que saem do Brasil em direção a países do exterior.

De acordo com a PCPE, o grupo formado pelo PCC representa uma das maiores ameaças ao país.

A prisão foi realizada pela Polícia Civil de Pernambuco, em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). O alvo da prisão estava sendo investigado pelo MPSP desde 2012.

O Centro de Inteligência Nacional da ABIN colaborou com a articulação entre as instituições e com informações acerca da relevância do alvo para a facção.