As festividades do São João em Granito começam sábado (17) , com uma diversificada programação alusiva à cultura nordestina. A festividade conta com tradições culturais, competição de ciclismo, celebração religiosa e o tradicional desfile dos vaqueiros pelas ruas da cidade, com participação dos aboiadores e poetas Chico Justino & Cícero Mendes.
A programação começa cedo, às 7h, com concentração e acolhida dos vaqueiros na Chácara Pessoa. O desfile sai às 9h30, levando a cultura da vaqueirama para várias vias públicas da cidade. Em seguida, às 11h, haverá celebração de missa e a festa segue após o almoço, com muito forró ao som de Gibão Surrado e Tony dos Teclados.
“É uma ótima oportunidade para visitar a simpática cidade de Granito e viver o mais legítimo roteiro cultural do Sertão nordestino”, ressalta a prefeitura.
Será lançado amanhã ( sexta-feira -16) no Cinesesc em São Paulo, na mostra competitiva nacional do Festival Internacional de Documentário Musical (In-Edit), o longa-metragem pernambucano “Frevo Michiles”, cujo protagonista é o octogenário compositor frevista Jota Michiles. Com participações de Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues, o filme presta verdadeira reverência à contribuição de Jota Michiles para a cultura nacional através de suas canções e histórias.
Dirigido por Helder Lopes, com produção de Kika Latache (Vilarejo Filmes), “Frevo Michiles” é um documentário intimista que busca desvincular a vasta obra de Michiles e seus frevos do universo estritamente carnavalesco, destacando a inventividade poética de suas letras, o vigor de suas melodias e realçando sutis aspectos de sua marcante personalidade.
“Ao mergulhar na obra de Jota Michiles percebemos a originalidade de suas composições a ponto de, em certo sentido, quase a denominarmos um subgênero dentro do frevo. O que ele faz, da forma que ele faz, não tem precedentes. Daí o título ‘Frevo Michiles’, porque, como diz o Maestro Spok, o frevo até existia antes dele, mas dele pra frente o frevo tornou-se outro”, explica Helder Lopes.
As sessões de estreia contarão com as presenças de Jota Michiles e de Helder Lopes, que também estarão presentes na Cinemateca Brasileira quando, na sequência do festival, no domingo (18), Michiles será homenageado e depois da exibição do filme haverá uma apresentação da Orquestra de Frevo Capibaribe, liderada pelo pernambucano Junior Kaboclo. O In-Edit Brasil acontece entre os dias 14 e 25 de junho na cidade de São Paulo
Sinopse do filme
A originalidade do seu malabarismo rítmico e a liberdade carnavalesca de suas composições fazem de Jota Michiles autor de frevos verdadeiramente antológicos, eternizados por intérpretes que vão de Maria Bethânia e Alceu Valença, a Orlando Dias e o Bloco da Saudade. Confrontado com as memórias e a inevitável constatação do transcorrer do tempo, em “Frevo Michiles”, aos oitenta anos, Jota Michiles comenta sua trajetória musical desde as suas primeiras canções até a revolução que causou ao acelerar o então cadenciado frevo pernambucano.
sobre o diretor
Helder Lopes é documentarista do Recife cujo trabalho tem se concentrado na pesquisa sobre grandes nomes da cultura brasileira, em especial os compositores da música popular. “Onildo Almeida: groove man” (2017) e “Pipoca Moderna” (2019), ambientados entre o agreste e o sertão pernambucanos, tornaram-se referências na filmografia recente sobre ritmos nordestinos como baião e as matizes do forró. Em “Frevo Michiles” (2023) é o frevo pernambucano e o seu principal compositor vivo que são investigados e apresentados ao público. Helder tem formação em Letras e Jornalismo, dirigiu longas, médias, telefilmes e curtas metragens.
—
SERVIÇO – FREVO MICHILES
16/06 SEX 18H – CINESESC *
18/06 DOM 19H – CINEMATECA BRASILEIRA _ GRÁTIS **
25/06 DOM 16H – CCSP – SALA PAULO EMÍLIO _ GRÁTIS
* Sessão apresentada pelo diretor e por Jota Michiles.
** Sessão seguida de show com a Orquestra Frevo Capibaribe
A Câmara de Vereadores de Ouricuri aprovou – durante reunião ordinária, dia 13, Moção de Aplausos de autoria do vereador Jose Alexandro de Souza (Alex Bar), ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouricuri (SINDSEP), reconhecendo a importância dos serviços prestados pela instituição, fundada em 10 de junho de 2000, com a finalidade de defender o interesse dos servidores nos aspectos trabalhistas, jurídicos, financeiros e sociais. A entidade conta hoje com 1.400 associados, buscando sempre o interesse da maioria.
“Nós vereadores sempre tivemos esse contato com o Sindsep, esta Casa sempre esteve aberta para ajudar na defesa de vocês servidores e a toda a sociedade, é uma honra muito grande poder conceder essa merecida homenagem, por tudo o que vocês representam para o nosso município, em especial para os servidores. Eu acredito no trabalho de vocês, na honestidade e isso não é segredo nenhum, sempre tenho dito isso abertamente. A gente sabe a capacidade de vocês e isso tudo se resume em credibilidade”, disse o vereador Alex Bar.
Durante a reunião, no segundo expediente, o presidente Dhone Monteiro, usou a tribuna para agradecer, relembrou a trajetória do sindicato nestes 23 anos e confirmou que sempre contou com o apoio do Poder Legislativo.
“Durante a leitura que o vereador Alex fez, passava um filme na minha cabeça porque eu estava lá no dia 10 de junho, enfrentamos muitas dificuldades, desconfianças, coisas terríveis, mas o servidor sabe, tá no coração, tá na memória dele, o que tivemos que enfrentar para chegar até aqui. Hoje, a gente já tem reconhecimento, estrutura física e estrutura administrativa. O Sindsep hoje é referência, não só na região do Araripe, mas em todo o estado de Pernambuco, porque prioriza o diálogo em primeiro lugar e a gente vem provando isso, não só para o executivo, mas para o legislativo, a sociedade e para nossos associados”, disse Dhone Monteiro.
Com vitória e liderança. Assim, os mais de 11 mil tricolores que foram ao Arruda vão dormir na noite desta quarta-feira (14). Em confronto válido pela 8ª rodada da Série D, o Tricolor voltou a derrotar o Globo-RN, desta vez em jogo realizado no Recife. Sem dificuldades, o clube pernambucano venceu a equipe potiguar, por 3×0, e contou com o tropeço do Pacajus para assumir o primeiro lugar do Grupo 3 da competição nacional. Enquanto a Cobra Coral chegou aos 17 pontos, os cearenses estacionaram nos 14, ao serem batidos pelo Nacional de Patos, na Paraíba.
Apesar da forte chuva que caiu durante o dia na Região Metropolitana do Recife, o gramado do Arruda estava em excelentes condições para receber o confronto entre Santa e Globo. Entretanto, com a bola rolando, o Tricolor voltou a apresentar as velhas limitações que têm incomodado a torcida, apesar da campanha regular na Série D. Foram dez finalizações corais na primeira etapa, onde pelo menos metade reais de serem convertidas em gols diante de um frágil adversário.
Com cinco minutos, Fabrício, duas vezes, e Pingo já haviam desperdiçado duas boas chegadas. No entanto, foi dos pés de Emerson Galego que a torcida soltou o primeiro grito de “uh” mais forte. Aos 30 minutos, o camisa 11 acertou o poste direito de Luiz Henrique. Apenas se defendendo, o Globo quase complicou a vida do Santa na bola parada. Em cobrança de falta, Erick acertou a trave de Michael, deixando o Arruda em silêncio, aos 40. Já na reta final, foi a vez de Pipico perder grande oportunidade, ao receber grande passe de Galego e cabecear sobre o goleiro rival. Em seguida, foi a vez de Yan Oliveira obrigar o arqueiro potiguar a salvar os visitantes.
A falta de efetividade nos chutes, fez a torcida presente no Arruda chamar o técnico Felipe Conceição de “burro” na descida para os vestiários, além de pedir a entrada de Chiquinho em campo. Na volta do intervalo, assim fez o treinador. Contudo, ao retornar sem Pipico para a entrada do camisa 10, as reclamações da torcida voltaram a dar o tom nas arquibancadas.
Com o jogo em andamento, não demorou para o atleta pedido pela torcida aparecer. Após tentar deixar sua marca, Chiquinho foi decisivo como garçom. Aos nove minutos, recebeu na área e ajeitou para Emerson Galego fazer o quarto gol nos últimos cinco jogos. À frente no placar, o Santa evitava se expor, e foi cirúrgico no fim para garantir os três pontos. Primeiro, em bela cobrança de falta, Yan Oliveira acertou o ângulo de Luiz Henrique, aos 47. Em seguida, foi a vez de Miullen receber de Galego e também deixar sua marca.
Ficha do jogo
Santa Cruz 3
Michael; Rhuan Rodrigues (Léo Fernandes), Eduardo Guedes, Yan Oliveira e Marcus Vinícius (Ítalo Silva); Emerson Souza, Fabrício (Wagninho) e Pingo (Miullen); Lucas Silva, Pipico (Chiquinho) e Emerson Galego. Técnico: Felipe Conceição.
Globo 0
Luiz Henrique; Renê, Raniery, Alberto e Pedro (Luiz Felipe); Luan (Kaká), Vinícius (Lipe) e Peu; João Vitor (Lucas), Erick e Gleydson. Técnico: André Caldas.
Estádio: Arruda (Recife/PE)
Árbitro: Fernando Henrique de Medeiros Miranda (SC).
Assistentes: Victor Matheus de Lavor Paes Barreto e Dhiego Cavalcanti Pereira
Gols: Emerson Galego, aos 9′, e Yan Oliveira, aos 47′, e Miullen, aos 49′ do 2T (STA)
Cartões amarelos: Marcus Vinícius, Emerson Galego, Rhuan Rodrigues (STA); Victor, Luan, Raniery (GLO)
Público: 11.268 torcedores
Renda: R$ 230.286,00
Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife – FOTO: Divulgação
–
O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira (14), o pedido de renúncia apresentado pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. No mesmo documento, o papa nomeou o bispo Dom Paulo Jackson, da Diocese de Garanhuns, para assumir a arquidiocese.
A carta de renúncia de Dom Fernando Saburido foi enviada ao Vaticano no dia 10 de junho de 2022. O pedido foi realizado em cumprimento ao Código de Direito Canônico, que indica que o “o bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade é solicitado a apresentar a renúncia do ofício”.
Saburido completou 75 anos na data em que enviou o pedido de renúncia, em 2022. No último dia 10 de junho deste ano, ele completou 76 anos.
A posse de dom Paulo Jackson como arcebispo de Olinda e Recife acontecerá no próximo dia 13 de agosto de 2023.
Na manhã de hoje, Saburido deu as boas-vindas ao novo arcebispo, e afirmou que às 9h receberá a imprensa para detalhar a sua saída da arquidiocese.
“Nesta quarta-feira, o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeou o novo arcebispo de nossa Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, então bispo de Garanhuns, em Pernambuco. Uma pessoa que conhece profundamente todo o nosso regional NE2 e pode dar uma grande contribuição para nossa igreja de Olinda e Recife”, disse o religioso.
“Quero dar, em nome de toda a arquidiocese, as boas vindas a Dom Paulo. Que ele se sinta muito feliz entre nós. Que Deus abençoe muito a sua nova missão”, completou.
Quem é Dom Paulo Jackson
O novo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, nasceu no dia 17 de abril de 1969 em São José de Espinharas, na Paraíba. Na manhã de hoje, ele comentou a nomeação e pediu orações.
“Minhas irmãs e meus irmãos, agora há pouco saiu a comunicação oficial oficial. O Santo Padre, o Papa Francisco, acaba de me nomear arcebispo de Olinda e Recife”, disse Dom Paulo Jackson.
“É com muita alegria que recebo essa missão da igreja, e ao mesmo tempo com a responsabilidade de ser pastor de uma arquidiocese de quatro milhões de habitantes, com toda a complexidade de Olinda e Recife”, acrescentou.
“Sou grato a Deus, à querida Diocese de Garanhuns, onde estou há oito anos. Agradeço a Dom Fernando Saburido e a Dom Limacêdo, e peço que vocês orem por mim. Que o Espirito Santo possa guiar esse caminho bonito de sinodalidade que se abre a partir de agora”, afirmou o novo arcebispo de Olinda e Recife.
Novo arcebispo de Olinda e Recife
Dom Paulo Jackson estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (ITER) em Recife-PE e Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba em João Pessoa-PB. Em seguida, obteve a Licenciatura em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e o Doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de dezembro de 1993, sendo incardinado na diocese de Patos.
Dom Paulo Jackson, o novo arcebispo de Olinda e Recife – Ascom CNBB/Divulgação
Exerceu os seguintes cargos: administrador paroquial de São Sebastião em Catingueira-PB, de São Pedro em Patos-PB, de Nossa Senhora das Dores em Mãe d’Água-PB e de Nossa Senhora de Fátima em Patos-PB; Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Guia; pároco de Santo Antônio em Patos-PB e de Nossa Senhora da Conceição em São Mamede-PB; reitor do seminário diocesano; Coordenador Diocesano de Pastoral; professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); Vigário Paroquial de São Geraldo e Administrador Paroquial do Senhor Bom Jesus do Horto; Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).
Em 20 de maio de 2015 foi nomeado Bispo de Garanhuns e recebeu a ordenação episcopal no dia 18 de julho seguinte.
Na Conferência Episcopal Brasileira foi membro da Comissão Episcopal Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, Presidente do Conselho Regional do Nordeste 2 e é 2º Vice-Presidente da mesma Conferência Episcopal.
Dom Fernando Saburido
Dom Fernando Saburido foi eleito Arcebispo de Recife e Olinda no dia 1º de julho de 2009, e foi empossado no dia 16 de agosto do mesmo ano, sendo o oitavo religioso a ocupar o posto.
Nasceu no Distrito de Jussaral, no Cano de Santo Agostinho, Saburido ingressou no Mosteiro de São Bento, em Olinda no ano de 1975. Em 21 de março de 1978, professou votos religiosos como membro da Ordem de São Bento (beneditinos).
Na Arquidiocese de Olinda e Recife, exerceu as funções de administrador e pároco das Paróquias de Nossa Senhora de Guadalupe e São Lucas (Ouro Preto), em Olinda; Vigário-geral e Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Fez parte do Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores e Conselho Econômico da Arquidiocese.
Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado no dia 20 de agosto de 2000.
Diocese de Garanhuns fez agradecimento a Dom Paulo
Pelas redes sociais, a Diocese de Garanhuns agradeceu ao Dom Paulo Jackson pelo período na sede.
“Dom Paulo iniciou um processo de reorganização nos âmbitos da Palavra, da Caridade e da Missão. Nesse sentido, em sua primeira carta pastoral, lançada durante o Congresso Bíblico Catequético, apontou alguns desejos em seu coração para com a Diocese de Garanhuns “A esposa que ele prometeu amar”. “
“Dom Paulo participou da organização do Centenário da Diocese, vivenciando três Congressos preparatórios, sendo o último, o Congresso Eucarístico. Dom Paulo reativou a OVS, reorganizou a formação dos seminaristas, com o Seminário Filosófico em Olinda e o Seminário Teológico em Belo Horizonte – MG”.
“O Bispo foi responsável também pela reorganização do Colégio Diocesano de Garanhuns, demonstrou grande interesse pela educação e gestou condições para o melhoramento do colégio em vários aspectos. Por fim, Dom Paulo Jackson ordenou diáconos permanentes e padres, valorizou também a formação dos leigos, criou paróquias, reorganizou a Cáritas Diocesana e tantos outros aspectos”.
“Aqui deixamos nossa gratidão por todo trabalho desenvolvido e rezamos pela nova missão!”, finaliza o texto.
Programa Mais Médicos foi relançado através de MP pelo presidente Lula em março, sendo um dos destaques do governo para a área da Saúde
–
Foto: Walterson Rosa/MS
–
–
Em vitória do governo, a medida provisória (MP) do programa Mais Médicos, um dos principais do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (14/6).
Uma alteração à MP, porém, batizada de “emenda anti-Cuba”, também foi aprovada, em vitória da bancada crítica à relação do Planalto com o governo cubano.
A medida provisória 1165/2023, responsável por permitir a prorrogação de contratos e criar indenizações para incentivar o exercício da atividade médica em áreas de difícil fixação e acesso, foi aprovada com 353 votos favoráveis e somente 58 contrários. Nenhum partido ou bloco parlamentar orientou de maneira contrária.
Confira mais informações no metropoles.com, parceiro do Diario de Pernambuco.
Após a Americanas afirmar que as demonstrações financeiras da empresa vinham sendo fraudadas pela diretoria anterior, nesta terça-feira (13/6), especialistas apontam que a empresa pode sofrer implicações criminais. Os números são preliminares, não auditados, mas revelam um possível esquema para engordar as remunerações dos executivos.
“Seis meses depois, a investigação conduzida pela própria empresa confirmou a fraude consubstanciada por lançamentos errôneos em seus balanços, com a conivência de seus administradores e assessores. Esta ‘pedalada contábil’ tinha por objetivo inflar os números da empresa, garantindo gordas remunerações a seus executivos”, avalia Fernando Canutto, advogado especializado em Direito Empresarial e sócio do Godke Advogados.
Segundo Canutto, não bastasse a fraude contábil, a contratação de empréstimos sem autorização devida “levanta a hipótese de conivência dos bancos parceiros que concederam os empréstimos, afinal, a lei e o senso comum dizem que, se alguém está contratando um empréstimo, é preciso ter certeza de que esse alguém realmente tem poderes para isso”.
A Americanas, que está em recuperação judicial, comunicou que as fraudes se davam por meio da chamada Verba de Propaganda Cooperada (VPC) — uma quantia negociada entre a indústria e o varejo e que serve, entre outras coisas, para cobrir eventuais custos com publicidade e propaganda. Além disso, a empresa admite a existência de operações de crédito e financiamentos que não foram contabilizados de forma adequada.
Matheus Falivene, que é Doutor em Direito pela USP, com especialização em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra (Portugal), explica o caminho para a implicação criminal. “O fato de admitirem que é uma fraude vai ter implicações criminais. Lógico que no âmbito criminal, incumbe à acusação, no caso o Ministério Público, comprovar que há um crime. Não basta a mera posição de sócio ou administrador para a responsabilização”.
Fenando Brandariz, advogado especializado em Direito Empresarial, Recuperação Judicial e presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB Pinheiros, lembra ainda que “a sociedade deverá ingressar com ações indenizatórias contra os ex-administradores e diretores, se ficar demonstrado dolo nas operações até então denominadas de fraudadas”.
Crimes de ordem econômica
Crimes de ordem econômica, em sentido amplo, incluem as condutas que prejudicam o desenvolvimento do livre mercado, a produção e circulação de bens e serviços e a livre concorrência. A previsão de crimes econômicos na legislação brasileira (Lei 8.137/90) visa coibir práticas que podem gerar vantagens desleais a determinada sociedade ou grupo societário que se beneficia da ilegalidade para aumentar os lucros e dominar o mercado.
De acordo com o comunicado ao mercado, apresentado pelo Conselho de Administração da Americanas, há envolvimento de Miguel Gutierrez, ex-presidente da Americanas que ficou no cargo por 20 anos e foi substituído por Sergio Rial em janeiro deste ano; Anna Christina Ramos Saicali, ex-presidente da Ame Digital; José Timótheo de Barros, ex-diretor responsável por lojas físicas; Márcio Cruz Meirelles, ex-diretor de plataformas digitais; Fábio da Silva Abrate, ex-diretor de relação com investidores da B2W e ex-diretor da Ame Digital; Flávia Carneiro, que atuava na controladoria da empresa; Marcelo da Silva Nunes, ex-diretor financeiro da B2W.
Afastados de suas funções em fevereiro deste ano, todos podem responder criminalmente, caso haja queixa crime feita pelo Ministério Público. O próximo passo é que a companhia e seus assessores apresentem às autoridades competentes relatórios detalhados das informações.
O atual presidente da empresa, Leonardo Coelho Pereira, participou de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados nesta terça-feira para tratar sobre o caso.