Arena Pernambuco ganha centro para formar jovens talentos do esporte

22/05/23

Impfrensa PE

blogfolhadosertao.com.br

 

Projeto atenderá estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino de 7 a 17 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Nosso trabalho é garantir a inclusão de todo o entorno da Arena de Pernambuco, permitindo a geração de novos talentos, oferecendo formação, lazer e esporte comunitário. Queremos colocar luz na vida dos estudantes de Pernambuco. E nós não conseguimos fazer nada sozinhos. Por isso, a importância das secretarias de Esportes, Turismo, Educação e Cultura, para que a gente possa movimentar esse espaço junto com as prefeituras e construir parcerias que sejam duradouras e sustentáveis”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Centro de Formação Esportiva (CFE) é um projeto que tem como objetivo formar jovens talentos do esporte, proporcionando educação, saúde e cidadania. As inscrições já começam nesta terça-feira (23), através do link disponíveis nos perfis do Instagram da Arena (@arenadepernambuco) e da Secretaria Executiva de Esportes (@esportepe). Poderão participar estudantes matriculados em escolas públicas das redes estadual e municipal. A previsão é que as atividades comecem na segunda quinzena de junho.

A iniciativa irá beneficiar 300 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos. Os participantes terão a oportunidade de praticar modalidades coletivas e individuais, como atletismo, judô, badminton, ginástica artística, futsal, voleibol, basquetebol e handebol. O programa é realizado através de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e Esportes e Turismo e Lazer.

“O Centro de Formação Esportiva tem como objetivo proporcionar a crianças e jovens maior envolvimento com a cultura esportiva. Então irá promover desde a ampliação do repertório motor, ao conhecimento de diversas modalidades esportivas, sejam elas coletivas ou individuais. A proposta é que a criança, durante o contraturno escolar, realize atividades de caráter esportivo e educacional”, explicou o secretário-executivo de Esportes, Luciano Leonidio.

O CFE também será responsável por ofertar formação continuada para professores da rede, técnicos esportivos, entre outros. Além da prática esportiva, serão oferecidas aulas de reforço escolar, cidadania e serviços de assistência social e participação familiar.

Arena de Pernambuco – Uma solenidade marcou os 10 anos da Arena de Pernambuco, com apresentações culturais e esportivas. A governadora Raquel Lyra realizou o descerramento da placa comemorativa dos 10 anos do equipamento esportivo, feita em homenagem aos que fizeram parte do estádio na última década.

O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, ressaltou que a Arena Pernambuco terá uso social envolvendo a comunidade do entorno, beneficiando municípios vizinhos. “Além de utilizarmos na plenitude o conceito de multiuso, a Arena Pernambuco vai ser um espaço de alto rendimento para as escolas públicas da região, de São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paudalho, Moreno, Jaboatão dos Guararapes, da Zona Oeste do Recife, em que teremos não só a prática do futebol, mas também atletismo, handebol, basquete, vôlei, esporte de quadra, judô, sendo praticados nesse espaço da Arena”, apontou.

Estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Militar, Hercílio Mamede, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o deputado federal Lula da Fonte e o estadual Eriberto Filho. O secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, vereador do Recife, Alcides Cardoso e os prefeitos de Moreno, Edmilson Cupertino, Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, e o diretor da Arena de Pernambuco, Marcos Nunes, também acompanharam a agenda.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom.

Curso para multiplicadores da plataforma Transferegov.br tem início nesta segunda (22)

22/05/23

Ascom Amupe

blogfolhadosertao.com.br

 

Teve início hoje (22)  o curso para formação de multiplicadores da plataforma Transferegov.br, na sede do Sebrae PE, no Recife. O treinamento faz parte do projeto Desenvolve PE, uma parceria entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Sebrae.

O público composto por servidores das prefeituras pernambucanas que vão se engajar para disseminar os conhecimentos sobre a plataforma compareceu de várias cidades do Estado para participar deste primeiro dia de curso, que segue até a próxima sexta-feira, dia 26.

A ação tem como objetivo preparar os multiplicadores para que compartilhem o conhecimento e ampliem para o maior número possível de usuário…

Lula pede providências contra racismo sofrido por Vini Junior

22/05/23

Por Agência Brasil
blogfolhadosertao.com.br
Jogador brasileiro sofreu novos insultos durante partida neste domingo (21)
Lula manifesta solidariedade ao jogador Vini Junior, vitima de ataques racistas em estádio espanhol
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade com o jogador brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, que foi vítima de mais uma ação racista em um estádio espanhol na tarde deste domingo (21).

Para o presidente, a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a liga espanhola e as ligas de futebol de todos os países devem tomar providências para que o “racismo e o fascismo” não tomem conta do futebol.

“Não é possível que quase no meio do Século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa”, disse. “Não é justo que o menino pobre que venceu na vida, que está se transformando possivelmente em um dos melhores [jogadores] do mundo – certamente do Real Madrid é o melhor – seja ofendido em cada estádio que ele comparece”, acrescentou Lula.

Durante a derrota do Real Madrid para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla, casa dos adversários, Vini escutou insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas. Esta não é a primeira que o jogador é atacado. Pelas redes sociais, ele manifestou sua revolta com a La Liga, a liga espanhola de futebol.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, desabafou.

Agenda política
Lula está em Hiroshima, no Japão, onde participou do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, reunião de líderes de sete das maiores economias do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.

Neste domingo, manhã de segunda-feira (21) no Japão, o presidente conversou com a imprensa, antes de embarcar para o Brasil. Desde a última sexta-feira (19) no país asiático, o presidente teve uma extensa agenda de encontros bilaterais, com reuniões com 11 chefes de governo e de entidades.

Ministério da Igualdade Racial irá notificar LA LIGA sobre racismo contra o jogador Vinicius Júnior

22/05/23

Com informações da AFP

blogfolhadosertao.com.br

O jogador chegou a ser chamado de “mono” por torcedores do Valencia, que em tradução do espanhol, significa “macaco”.

AFP
Vinícius Júnior é alvo de racismo no Real Madrid – FOTO: AFP

Neste domingo (21), a partida entre Real Madrid e Valencia foi pausada por 10 minutos após o jogador Vinícius Júnior (Vini Jr.) ter sofrido racismo em campo.

O Ministério da Igualdade Racial se pronunciou nas redes sociais e informou que irá notificar autoridades espanholas e a La Liga, campeonato espanhol, sobre o caso de racismo que ocorreu na tarde deste domingo (21).

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também falou sobre o caso nas redes. Para Dino, o caso “deve ter consequências”:

VINI JR SE PRONUNCIA SOBRE RACISMO

Pelas redes sociais, o jogador se pronunciou sobre o caso: “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito”, disse.

O jogador chegou a ser chamado de “mono” por torcedores do Valencia, que em tradução do espanhol, significa “macaco”.

A partida foi interrompida pelo árbitro Ricardo de Burgos que expulsou o jogador de campo.

AFP
Vinícius Júnior é alvo de racismo no Real Madrid – AFP

Usuários do Twitter repudiaram a atitude da La Liga:

O jogo terminou 1 a 0 para o Valência, pela 35º rodada do Campeonato Espanhol. Os jogadores Kluivert, Mamardashvili (VAL), Cömert, Rodrygo, Modric (MAD) tiveram cartões amarelos.

 Santa Cruz vence o Campinense com 30 mil torcedores no Arruda

22/05/23

Por Haim Ferreira

blogfolhadosertao.com.br

Ítalo Melo foi o autor do gol dos tricolores, ainda no primeiro tempo

JAILTON JUNIOR/JC IMAGEM
Santa Cruz vence o Campinense e segue 100% no Arruda na Série D 2023 – FOTO: JAILTON JUNIOR/JC IMAGEM

VITÓRIA CORAL! O Santa Cruz venceu o Campinense por 1×0, na tarde deste domingo (21), pela 3ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro 2023.

A partida marcou, mais uma vez, o amor sem divisões da torcida tricolor. Ao todo, foram 30.046 torcedores corais no estádio do Arruda.

VEJA O GOL DE ÍTALO MELO

O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Ítalo Melo, de cabeça, aos 38 minutos do primeiro tempo, após bate-rebate dentro da grande área em escanteio.

A emoção do prata da casa coral foi em dobro, já que a sua esposa deu a luz a seu mais novo filho, Henrique, na capital pernambucana.

Com o resultado, o Santa Cruz subiu para a terceira colocação do Grupo 3 do Brasileirão com seis pontos, ultrapassando justamente o Campinense.

Vale lembrar que a equipe tricolor tem a mesma pontuação dos respectivos líder e vice-líder, Sousa-PB e Nacional de Patos-PB. A diferença é que os paraibanos tem melhores saldos de gols que os pernambucanos.

Em tempo, o Santa Cruz volta a campo no próximo domingo (28), justamente contra o Nacional de Patos, fora de casa, às 16h.

O JOGO:

Como esperado, o duelo contra o Campinense foi um dos mais complicados para o Santa Cruz nesta temporada. Com histórico recente de muito equilíbrio, a partida desta tarde, no Arruda, não foi diferente pela Série D.

O primeiro tempo foi de bastante equilíbrio, mas com os comandados por Felipe Conceição sendo mais competentes, seja na posse de bola ou nas chances claras de gol.

Pressionado e apoiado por mais de 30 mil tricolores, o Santa Cruz só conseguiu abrir o placar aos 38 minutos. Após escanteio perigoso, o goleiro Gleibson deu um soco para o meio da área. A bola rebateu entre os jogadores e sobrou nos pés do camisa 3, que mandou para o fundo das redes. Explosão no Arruda.

JAILTON JUNIOR/JC IMAGEM
Santa Cruz venceu o Campinense pela 3ª rodada da Série D 2023 – JAILTON JUNIOR/JC IMAGEM

Antes do intervalo, o Campinense até chegou a empatar, mas o bandeirinha identificou impedimento no lance, para a revolta dos paraibanos. Durante os protestos contra a arbitragem, o técnico Luan Carlos acabou sendo expulso.

Com o apito do juiz, a discussão foi generalizada dentro do campo e membros das duas comissões técnicas bateram boca até a entrada dos vestiários.

No segundo tempo, o Campinense voltou melhor e voltou a ter um novo gol anulado, mais uma vez, por impedimento. Com a vantagem no placar, o técnico Felipe Conceição queimou as suas cinco substituições, ganhou tempo e garantiu os 100% de aproveitamento na Série D jogando no Arruda.

FICHA DO JOGO – SANTA CRUZ 1×0 CAMPINENSE:

SANTA CRUZ: Michael; Léo Fernandes, Ítalo Melo (Yan de Oliveira), Guedes e Marcos Vinícius (Matheus Muller); Pingo (Ítalo Henrique), Fabrício e Chiquinho (Emerson Galego); Lucas Silva, Nadson (Marcelinho) e Pipico. Técnico: Felipe Conceição.

CAMPINENSE: Gleibson; Thiago Ennes (João Carlos), Railon, Anderson Sobral e Bruno Colaço; Ramires, Matheus Lagoa e Guilherme Escuro (Júnior Pirambu); Maicon Assis, Jefferson Victor (Negueba) e Gilvan. Técnico: Luan Carlos.

COMPETIÇÃO: Série D do Brasileirão

LOCAL: Estádio do Arruda, no Recife

GOLS: Ítalo Melo, aos 38 min do 2°T

CARTÕES AMARELOS: Marcelinho (Santa Cruz)

PÚBLICO: 30.046 torcedores

RENDA: R$ 590.991,00

ÁRBITRAGEM: Rafael Martins de Sá; Bruno Cesar Chaves Vieira e José Daniel Torres de Araújo

Alexandre de Moraes manda PF investigar presidente da CPI do MST

22/05/23
Por WANESSA GOMMESTERESINA – PIAUÍ
blogfolhadosertao.com.br
Tenente-Coronel Zucco é suspeito de incentivar atos antidemocráticos no Rio Grande do Sul e em Brasília.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF- foto), determinou que a Polícia Federal investigue o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) por suspeitas de incentivo a atos antidemocráticos no Rio Grande do Sul e em Brasília. A decisão foi dada na última quarta-feira (17).

Zucco é o presidente da CPI do MST que vai apurar as invasões de terra promovida pelos sem-terra. Ele também foi o autor do requerimento que criou a comissão.

Segundo a decisão do ministro, Zucco foi alvo de uma notícia de fato encaminhada ao Ministério Público Federal relatando um suposto “patrocínio e incentivo” a atos antidemocráticos, a exemplo do bloqueio de estradas após a eleição do presidente Lula.

O caso, que inclui publicações feitas por Zucco nas redes sociais entre os meses de outubro e novembro de 2022, antes da posse na Câmara, foi enviado ao STF pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a pedido do MPF, diante do foro privilegiado de Zucco na Corte.

Já na quarta, Alexandre de Moraes determinou que a PF siga com a investigação. “Encaminhem-se os autos à Polícia Federal, para continuidade das investigações”, diz trecho da decisão.

 Secult-PE realiza oficina para gestores municipais da Lei Paulo Gustavo em parceria com Ministério da Cultura

22/5/23
Cultura PE
blogfolhadosertao.com.br
Encontro será realizado no Teatro Reinaldo de Oliveira, no Sesc Garanhuns (Rua Cônego Benigno Lira, Heliópolis, Garanhuns), no dia 29 de maio
Miniatura do anexo

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, realiza a Oficina da Lei Paulo Gustavo para gestores e gestoras municipais, em parceria com o Ministério da Cultura no próximo dia 29, em Garanhuns. O objetivo é realizar uma capacitação de adesão à LPG, que aportará R$ 184 milhões no estado, sendo R$ 100,1 milhões para execução estadual e R$ 84 milhões para os municípios.

O encontro será realizado no Teatro Reinaldo de Oliveira, no Sesc Garanhuns (Rua Cônego Benigno Lira, Heliópolis, Garanhuns), começando às 13h e previsto para se encerrar às 17h30. A oficina contará com uma apresentação ministrada pelo corpo técnico do MinC, percorrendo todo o desenvolvimento das etapas para a implementação da lei.

Cada município poderá indicar até três representantes para participar da oficina. Eles devem ser indicados por meio de um pedido formal, encaminhado para o e-mail gtec@cultura.pe.gov.br. Os pedidos devem ser enviados até 26 de maio, com o nome completo, cargo e número telefônico dos indicados.

Ao todo, a Lei Paulo Gustavo destinará R$ 3,8 bilhões para a cultura brasileira. Sua regulamentação foi decretada no último dia 11 de maio. A plataforma TransfereGov, que receberá os planos de ações, já está aberta e os valores serão liberados logo após a aprovação das propostas.