Sport perde para o São Paulo e se complica na Copa do Brasil

18/05/23

Por Yuri Teixeira

blogfolhadosertao.com.br

Rubro-negro viu invencibilidade de mais de um ano na Ilha do Retiro cair diante do Tricolor Paulista
Sport 0x2 São Paulo, pela Copa do Brasil
Um ano e três meses. Este foi o tempo que durou a invencibilidade de 32 jogos do Sport na Ilha do Retiro. Na noite desta quarta-feira (17), o Leão recebeu o São Paulo, pelo duelo de ida das oitavas da Copa do Brasil, e perdeu pelo placar de 2×0. O resultado interrompeu a sequência de 17 vitórias seguidas do Rubro-negro em sua casa, e deixou o Leão com a vida difícil no mata-mata nacional. No duelo de volta, marcado para o próximo dia 1º, no Morumbi, a equipe de Enderson Moreira terá que vencer por três gols de diferença para ficar com a vaga. Se repetir a vantagem construída pelos paulistas, a ida às quartas será decidida nos pênaltis.

O São Paulo certamente foi a equipe de maior nível enfrentada pelo Sport neste primeiro semestre. Até por isso, o time pernambucano não impôs o ritmo costumeiro no início da partida, e aguardava os erros da equipe paulista para tentar infiltrar nos espaços concedidos.

Dono da bola, o Tricolor incomodava com frequência a zaga rubro-negra. Contudo, os donos da casa foram os responsáveis pelas melhores oportunidades. Na primeira espetada, aos 12, Fabinho cabeceou e Rafael fez excelente defesa. No rebote, Juba mandou por cima do gol. Em bobeada do goleiro são paulino, que tentou sair jogando, Jorginho ficou com a bola, mas não aproveitou o presente. Mais tarde, foi a vez de Love colocar o goleiro adversário para trabalhar. O camisa 9 deixou três adversários para trás e bateu de canhota, obrigando Rafael a mandar para escanteio..

O São Paulo, por sua vez, assustou com Nestor e Michel Araújo em sequência. Primeiro, a bola desviou em Thyere e saiu rente à trave. Depois, Michel se livrou de Felipinho e Juba, e finalizou com perigo à meta de Renan.

Para a etapa complementar, Enderson Moreira foi obrigado a lançar Wanderson no lugar de Edinho ainda aos cinco minutos. O camisa 11 deixou o gramado com dores na região do joelho. Pouco depois, quando o Sport demonstrava crescimento na partida, o torcedor leonino viu Fabinho dar carrinho por trás em Michel Araújo, receber o segundo amarelo, e deixar o Rubro-negro apenas com dez em campo.

Com um a mais, Dorival deixou o São Paulo ainda mais ofensivo e não demorou para as alterações surtirem efeito. Após jogada trabalhada, Luciano recebeu na área e tocou na saída de Renan para abrir o placar.  No fim, ainda deu tempo de Marcos Paulo deixar sua marca e dar números finais ao encontro, após cruzamento de Calleri.

Ficha do jogo

Sport 0
Renan; Ewerthon, Thyere, Sabino e Felipinho; Ronaldo (Ítalo), Fabinho e Jorginho (Pedro Martins); Edinho (Wanderson), Luciano Juba (Fábio Matheus) e Vagner Love (Gabriel Santos). Técnico: Enderson Moreira.

São Paulo 2
Rafael; Rafinha, Arboleda (Alan Franco), Beraldo e Patryck Lanza; Pablo Maia, Michel Araújo (Gabriel), Alisson (Marcos Paulo) e Rodrigo Nestor (Nathan); Wellington Rato (Luciano) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (FIFA/CE) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Gols: Luciano, aos 25′ do 2T e Marcos Paulo, aos 43′ do 2T (SAO)
Cartões amarelos: Jorginho, Fabinho, Ronaldo (SPT); Beraldo, Rodrigo Nestor, Rafinha (SAO)
Cartão vermelho: Fabinho (SPT)

Igor Cariús é suspenso pelo STJD e não jogará contra o São Paulo pela Copa do Brasil

18/05/23

Por Haim Ferreira
blogfolhadosertao.com.br

Atual jogador do Sport, Igor Cariús é suspeito de ter recebido R$ 5 mil quando jogava no Cuiabá para levar um cartão amarelo

Rafael Vieira/FPF
Igor Cariús é investigado pelo MPGO – FOTO: Rafael Vieira/FPF

Cpm isso, o atleta já não poderá entrar em campo contra o São Paulo, esta quarta-feira (17), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Além de Cariús, também estão sendo investigados e foram suspensos:

  • Eduardo Bauermann, do Santos-SP
  • Moraes, da Aparecidense-GO (ex-Juventude)
  • Gabriel Tota, do Ypiranga-RS (ex-Juventude)
  • Paulo Miranda, do Náutico (ex-Juventude)
  • Matheus Philipe, sem clube (ex-Sergipe)
  • Fernando Neto, do São Bernardo (ex-Operário-PR)
  • Kevin Lomónaco, do Bragantino

De acordo com a operação Penalidade Máxima, instaurada pelo Ministério Público de Goiás, ele teria recebido R$ 5 mil antes do jogo entre Cuiabá (clube na qual defendia) e Ceará, para que levar um cartão amarelo em campo. Na ocasião, o atleta foi advertido e ainda terminou expulso.

A denúncia se baseia nos artigos 243 e 243 A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que tratam respectivamente sobre “atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende e “atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida, prova ou equivalente.

Titular absoluto do Sport, Cariús foi titular em 29 dos 33 jogos do Leão nesta temporada. A tendência agora é que ele não esteja disponível por, no mínimo, oito jogos. Felipinho será seu substituto na lateral-esquerda.

O QUE DIZ A DEFESA DE IGOR CARIÚS:

O escritório Rigueira, Amorim, Caribé, Caúla e Leitão – Advocacia Criminal, à frente da defesa de Igor Aquino da Silva (Igor Carius), repudia a vinculação do atleta na recente operação denominada “‘Penalidade Máxima II” e sua precipitada inclusão na denúncia ofertada pelo Ministério Público de Goiás, no último dia 05 de maio.

A denúncia é superficial, por se basear apenas em descontextualizados printscreens de redes sociais, cujo conteúdo não serve como prova válida a justificar a participação de Carius em qualquer esquema de manipulação de resultados esportivos, muito menos a configuração do delito descrito no art. 41-C do Estatuto do Torcedor Lei n°10.671/2003).

Confiante na inocência do atleta, na data de ontêm, a defesa impugnou judicialmente e requereu o arquivamento da denúncia. A petição aponta a inépcia e a falta de justa causa da acusação, por não descrever adequadamente os fatos e se utilizar de documentos inválidos

Univasf realiza II Encontro Anual de Inovação em Gesso

18/05/23

Ascom Univasf

blogfolhadosertao.com.br

O Centro de Estudos Tecnológicos Avançados sobre Gesso (Cetag), Lócus de Inovação em Gesso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove o II Encontro Anual de Inovação em Gesso (A.I. Gesso), um workshop sobre inovação e empreendedorismo de base tecnológica voltada para a cadeia produtiva do gesso. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de maio no Complexo Multieventos da Univasf, no Campus Juazeiro (BA).

As inscrições para o Encontro devem ser realizadas até o dia 22 de maio, através de um formulário disponível no site, podendo ser prorrogadas até o dia do evento. A programação é gratuita e pretende apresentar ao seu público uma visão abrangente e propositiva de uma das mais importantes cadeias produtivas do Sertão: o Polo Gesseiro do Araripe.

Durante o evento, serão apresentados trabalhos desenvolvidos na Univasf sobre a temática, com vista a estabelecer diretrizes para um diálogo permanente entre a academia e o setor produtivo do gesso. Também está na programação desta edição a realização de palestras, mesas redondas e apresentação cultural. O Encontro contará com a participação de professores, empreendedores, empresários e investidores da área.

Para o professor Isnaldo José de Souza Coelho, coordenador do Cetag, que atuou como coordenador geral dos trabalhos do A.I. Gesso, a expectativa do evento é trazer interações dos públicos de ambos os perfis, acadêmico e empresarial, com o propósito de desmistificar as imagens opostas que se apresentam um para o outro. “O espírito do encontro é reunir, num fórum único, setores historicamente separados por preconceitos de parte a parte, visando extinguir o discurso retórico de que academia e empresas não dialogam porque possuem interesses distintos”, afirma Isnaldo Coelho.

O A.I. Gesso é uma das principais ações programáticas do Cetag, um ambiente de inovação com o objetivo de promover ciência, tecnologia e empreendedorismo no arranjo produtivo do gesso no estado de Pernambuco, tendo o foco no polo gesseiro do Araripe. Além de ser Lócus de Inovação em Gesso, o Cetag atua ainda como pré-incubadora de startups.

Fernando de Noronha no “Oscar do Turismo”

18/05/23

Por Raquel Mota

blogfolhadosertao.com.br

 

Arquipélago compete em três categorias: Destino de Praia da América do Sul, Destino de Lua de Mel e Destino mais Romântico

Miniatura do anexoMiniatura do anexo

O arquipélago de Fernando de Noronha figura em três categorias no “Oscar do Turismo”: “Melhor Destino de Praia da América do Sul”, “Melhor destino de Lua de Mel” e “Destino Mais Romântico” do continente. O World Travel Awards América do Sul segue com votação popular aberta até o dia 9 de julho pelo site https://www.worldtravelawards.com

“Estamos muito felizes com as indicações de melhor destino de praia, de lua de mel e mais romântico. Não há como negar a beleza natural de Fernando de Noronha. O mundo reconhece isso e passa também a nos enxergar como um destino de excelência nos serviços. Temos pousadas de charme, opções de restaurantes para todos os paladares, serviços de passeio e receptivos que usam a criatividade como inovação. Então, estamos sempre atentos para oferecer a melhor experiência ao viajante”, afirma a presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), Lúcia Smith Costa.

A premiação contempla os destinos de turismo que mais se destacaram no último ano e se consagram como referência em suas categorias, incluindo não apenas atrações turísticas, como também serviços, tais como hotéis e resorts, cruzeiros, agências de viagens e operadores de turismo. 

Quem obtiver mais votos em cada categoria será nomeado o vencedor e aclamado durante a Cerimônia de Gala 2023 do World Travel Awards Caribbean & The Americas. O evento acontecerá em 26 de agosto de 2023, no Sandals Grande St., a ilha mágica de Santa Lúcia, no Caribe.

Ao acessar o site do World Travel Awards, é necessário realizar um cadastro. Será enviado um e-mail de confirmação e posteriormente o público deverá acessar a opção “América do Sul”, em seguida, seção “Destinos”.

Projeto obriga revendedoras a informar procedência de veículos

18/05/23

Ascom Alelpe

blogfolhadosertao.com.br

 

A obrigação de informar a procedência de veículos postos à venda em Pernambuco é matéria de um projeto de lei aprovado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico e de Cidadania da Assembleia Legislativa, nesta quarta. A proposta obriga as empresas revendedoras de usados e seminovos a alertar o consumidor se o bem é oriundo de leilão, locadora, recuperado ou salvado de seguradora. O dever de informar independe de pedido do interessado, e o vendedor precisa apresentar a documentação probatória sobre o histórico, antes de fechar o negócio.

O projeto original, do deputado William Brígido, do Republicanos, cria  um novo artigo no Código Estadual de Defesa do Consumidor de Pernambuco e recebeu substitutivo na Comissão de Justiça.

Os Colegiados de Cidadania e de Desenvolvimento Econômico deram aval a mais alterações no Código Estadual de Defesa do Consumidor. Uma delas determina que operadoras de telefonia fixa ou móvel, internet e TV por Assinatura divulguem o serviço de bloqueio de ligações indesejadas. O acesso é por meio do site www.naomeperturbe.com.br. O assinante que cadastrar seu número de telefone  no site bloqueia mensagens publicitárias por telemarketing. O autor é o deputado João Paulo, do PT.

Já a proposta do deputado Fabrízio Ferraz, do Solidariedade, obriga fornecedores de produtos e serviços por telemarketing a disponibilizar, de maneira clara, opção para que o consumidor faça a inclusão no Cadastro Único para o Bloqueio de Recebimento de Contatos de Telemarketing. A aprovação foi nos termos de um substitutivo da CCJ.

Ainda nesta quarta, os Colegiados aprovaram requerimentos para realizar Audiências Públicas. Em Cidadania, a discussão será sobre a situação dos memoriais de justiça do Estado. Em Desenvolvimento Econômico, foi aprovada audiência sobre o tombamento das ruínas da Igreja de São Bento, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. Está marcada para o dia 15 de junho, no auditório Ênio Guerra, na Assembleia Legislativa.