Contas em atraso: Compesa negocia débitos com consumidores de Granito

08/05/23

Ascom PMG

blogfolhadosertao.com.br

 

Os clientes da Compesa da cidade de Granito que estão com débitos com a companhia, terão a oportunidade de negociar as contas de água vencidas durante o Mutirão de Negociação de Dívidas da Compesa.

A ação será realizada na quinta-feira 25 de maio, no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h no Centro Social, na cidade de Granito.

O projeto acontece com o objetivo de facilitar a regularização das contas vencidas propondo condições especiais, descontos de até 90% para o pagamento à vista. E promover cadastro de Tarifa Social.

Realizado pela Compesa em parceria com a Prefeitura de Granito, através da Secretaria de Assistência Social. Além de facilitar o pagamento das dívidas, o mutirão visa diminuir os índices de inadimplência na cidade.

Governo de Pernambuco entrega leitos pediátricos no Hospital Otávio de Freitas, no Recife

08/05/23

Imprensa PE
blogfolhadosertao.com.br 
Governadora Raquel Lyra   entregou  novos leitos pediátricos na unidade hospitalar, ofertando à população pernambucana um serviço de maior qualidade
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
 
 
O Hospital Otávio de Freitas (HOF), localizado no bairro de Tejipió, no Recife, uma das mais importantes unidades da rede hospitalar pública do Estado, reforçou o serviço para o atendimento pediátrico. A governadora Raquel Lyra (fotos) entregou , nesta segunda-feira (08), 15 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). A iniciativa é mais uma ação do Governo do Estado no sentido de desafogar a rede e ofertar à população um serviço de maior qualidade. Com o novo espaço, o hospital ganha mais um reforço na sua estrutura de atendimento às crianças. A unidade já oferta 30 leitos de ortopedia, 18 leitos de UTI e 18 leitos de enfermaria para os pequenos.
 
“São 15 leitos de UCI pediátrica que vão nos ajudar a fazer o atendimento das crianças e adolescentes nesse momento da sazonalidade da gripe, onde todos os anos muitas crianças são afetadas e carecem de espaço e cuidado intensivo. Vamos atender melhor a nossa população e, garantir que depois da sazonalidade da gripe, a gente já tenha mais leitos disponíveis para atendimento intensivo à saúde do povo”, destacou Raquel Lyra.
 
De acordo com a secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, os leitos já estarão disponíveis para uso a partir desta terça-feira (09). “A inauguração da UCI pediátrica acontece em um momento oportuno. Com a aproximação do inverno, nesta época do ano é observado um aumento dos casos de doenças respiratórias em crianças. Assim, o HOF vai estar preparado para dar um suporte maior à rede estadual de saúde”, frisou.
 
Dalvinisa Maria Esmeraldo, de 65 anos, é coordenadora de enfermagem da UTI e UCI pediátrica, e já atua na unidade há 32. Ela ressaltou a importância da abertura dos leitos. “Foi uma iniciativa extremamente importante. Agora poderemos acomodar nossas crianças e abrir leitos para os pacientes agudos, melhorando cada vez mais o atendimento”, afirmou a profissional.
 
O Hospital Otávio de Freitas é referência para o tratamento de doenças respiratórias, em especial a tuberculose, traumato-ortopedia, clínica médica, urologia, cirurgia geral e pediatria. É, ainda, o único hospital de Pernambuco a tratar de pacientes com tuberculose multidrogas resistentes, forma clínica da doença que não responde às principais medicações que combatem a tuberculose comum.
 
Também estiveram presentes os secretários estaduais coronel Mamede (Casa Militar), Regina Célia (Mulher) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer), além do diretor do hospital, o médico Antônio Almeida.
 
Fotos: Hesíodo Góes/ Secom

Professores da rede estadual de Pernambuco param hoje (8) pelo reajuste do piso salarial

08/05/23

JC

blogfolhadosertao.com.br

Sindicato dos Trabalhadores em Educação promove uma intensa agenda de mobilizações durante toda a semana.

FOTOS: Tempus Comunicação/Divulgação
Professores realizam paralisação nesta segunda (8) e terça (9) para cobrar o pagamento do piso salarial da rede estadual de ensino. – FOTO: FOTOS: Tempus Comunicação/Divulgação

Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) convocou a categoria para mais dois dias de paralisação em toda a rede estadual de ensino, nestas segunda e terça-feira, 8 e 9 de maio.

O movimento faz parte da Campanha Salarial Educacional 2023 e exige do Governo do Estado o reajuste do Piso Salarial do Magistério – que em 2023 é de 14,95%.

Nesta semana, haverá várias paralisações organizadas pelo Sindicato. Na segunda (8), terá a Vigília da Educação, que acontecerá em frente à SAD (Secretaria de Administração), na Avenida Antonio de Goes, entre às 15h e 18h.

A vigília tem como objetivo dar apoio à Comissão de Negociação do Sindicato que estará reunida com o Governo.

Já na terça (9), às 9h, o Sindicato realiza uma Assembleia Geral para discutir os termos da negociação com o Governo.

Nas quarta e quinta-feira (10 e 11), o Sintepe participa de um Seminário com demais sindicatos da educação pública para tratar do monitoramento do uso dos recursos do Fundeb.

Na sexta-feira (12), às 14h, no Auditório G2, da Unicap, realizará mais um debate sobre a Antirreforma do Novo Ensino Médio, lançando o Comitê contra a Antirreforma do NEM.

O evento terá a presença da senadora Teresa Leitão (PT/PE) e do presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Heleno Araújo.

HISTÓRICO

No último dia 14, a Secretaria de Educação propôs o reajuste salarial do Magistério para professores e professoras que recebem menos de R$ 4.420,55. Segundo o Sindicato, apenas uma parcela mínima de professores seria contemplada com a decisão.

Mesmo com a negociação, o reajuste só viria em parcelas a partir de outubro. Aposentados e funcionários da Secretaria de Educação ficaram de fora.

A proposta do Governo não foi aceita durante assembleia da categoria ocorrida no mesmo dia.

“Governadora, já passou da hora! Pague o reajuste do Piso na Carreira da Educação”, diz a campanha feita pelo Sindicato pelas redes sociais.

REPOSIÇÃO DAS AULAS

O Sindicato esclarece que a reposição das aulas dos dias de paralisação “é um direito do estudante que deve ser garantido pelo governo e só acontecerá se não houver o desconto das faltas”.

O Sintepe também afirma que o calendário de reposição das aulas faz parte das discussões da Mesa de Negociação, o que geralmente entra no acordo final firmado entre Sindicato e Governo.

AGENDA DE PARALISAÇÕES
  • 8 e 9 de Maio – PARALISAÇÃO DA REDE ESTADUAL
  • 8 de Maio das 15h às 18h, em frente à SAD – VIGÍLIA DA EDUCAÇÃO
  • 9 de Maio, às 9h, no Teatro Boa Vista (Recife) – ASSEMBLEIA GERAL
  • 10 e 11 de Maio, auditório do Sindserpe – II SEMINÁRIO DO FÓRUM DOS SINDICATOS DA EDUCAÇÃO SOBRE FISCALIZAÇÃO DO FUNDEB
  • 12 de Maio, às 14h, auditório G2 da Unicap (Recife) – DEBATE SOBRE A REVOGAÇÃO DA ANTIRREFORMA DO ENSINO MÉDIO
  • 12 de Maio, às 14h, auditório G2 da Unicap (Recife) – LANÇAMENTO DO COMITÊ PELA REVOGAÇÃO DA ANTIRREFORMA DO ENSINO MÉDIO

Sport vence Guarani pela Série B do Brasileiro

08/05/23

Por Yuri Teixeira/Folhape

blogfolhadosertao.com.br

 

Zagueiro Rafael Thyere  marcou dois gols para dar a primeira vitória ao Leão no campeonato

Rafael Thyere foi o artilheiro da noite diante do Guarani

Sport esqueceu rápido o vice-campeonato da Copa do Nordeste. Na noite deste domingo (7), o Rubro-negro entrou em campo pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e não deu chances para o Guarani. Na Ilha do Retiro sem público, o Leão venceu o Bugre por 2×0 e conquistou seu primeiro resultado positivo na competição. Com dois gols, Rafael Thyere foi o grande nome do triunfo pernambucano. Agora, o Sport soma quatro pontos e ocupa a 14ª colocação. Vale lembrar que o clube da Praça da Bandeira acumula jogos adiados na Segundona em meio às finais do Estadual e do Nordestão.

Em noite que Vagner Love parou em Pegorari, coube ao zagueiro Rafael Thyere encaminhar a vitória rubro-negra ainda no primeiro tempo da partida. Foram pelo menos quatro boas chances onde o camisa 9 parou no goleiro alviverde. No entanto, a primeira grande oportunidade saiu dos pés de Matheus Vargas. Ainda no início, Cariús cruzou da esquerda e o meia chutou com desvio, assustando os visitantes.

Do lance em diante, o Sport passou a acumular boas investidas. Além das tentativas de Love, Luciano Juba, duas vezes, e Sabino, uma, quase balançaram as redes. De forma paciente, o Guarani tentava achar brechas no setor defensivo leonino, mas sem eficácia não incomodava a meta de Renan.

Se por baixo as coisas estavam difíceis, foi por cima que o Sport abriu vantagem. Em mais um assistência de Luciano Juba, a 14ª no ano, o prata da casa levantou na medida e Rafael Thyere subiu livre para fazer 1×0, aos 28 minutos. Antes do confronto ir para o intervalo, o capitão voltou a aparecer para decidir. Desta vez, em cobrança de escanteio, o defensor aproveitou desvio no primeiro poste e se jogou para ampliar o marcador e chegar ao seu 5º tento na temporada, um a mais que o parceiro de zaga Sabino.

Com a necessidade do Guarani buscar o resutado, o Leão evitava se expor e apostava nos contra-ataques para tentar chegar ao terceiro gol. Logo nos minutos iniciais do segundo tempo, Juba achou Love por elevação, mas o centroavante parou em grande intervenção de Pegorari. Substituto do camisa 9, Fabrício Daniel também quase deixa sua marca. Em finalização firme de fora da área, porém, parou no arqueiro do Bugre.

Ficha do jogo

Sport 2
Renan; Ewerthon, Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo (Pedro Martins), Fabinho e Matheus Vargas (Felipinho); Edinho (Wanderson), Luciano Juba (Gabriel Santos) e Vagner Love (Fabrício Daniel). Técnico: Enderson Moreira.

Guarani 0
Pegorari; Diogo Mateus, Lucão, Alvariño e Mayk; Matheus Barbosa, Wenderson (Matheus Bueno), Régis (Neilton) e Isaque (Bruninho); Bruno Mendes (Derek) e Bruno José (João Victor). Técnico: Bruno Pivetti.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Rafael Thyere, aos 28′ e 43′ do 1T (SPT)
Cartões amarelos: Ewerthon (SPT); Wenderson, Alvarinõ (GUA)

Náutico conquista primeira vitória na Série C

08/05/23

Por genivaldo Henrique/Folhape

blogfolhadosertao.com.br

A estrela de Jael brilhou e, com dois gols, o atacante foi o nome da partida nos Aflitos
Jael, o "Cruel", comemora o seu gol durnte a vitória do Náutico sobre o São José

Crueldade nos Aflitos. O Náutico recebeu o São José-RS neste sábado (6) pela segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro e não decepcionou.

Embora tenha saído atrás do placar, após belo gol de Zé Andrade, ainda no primeiro tempo Jael, o “Cruel”, empatou a partida. No segundo tempo, o atacante guardou mais um e, de virada, por 2 a 1, o Timbu bateu o Zequinha e conquistou sua primeira vitória no torneio.

Com o resultado, o time comandado pelo técnico Dado Cavalcanti conquistou os primeiros três pontos na classificação geral. Já o Zeca soma apenas um ponto.

O próximo compromisso do Náutico será diante do Aparecidense-GO, no próximo sábado (13), fora de casa, às 19h, pela terceira rodada da Terceira Divisão. O Timbu busca mais uma vitória para se estabelecer nas primeiras posições da tabela e manter vivo o sonho do acesso.

O jogo

A partida começou como esperado: Náutico dominando as principais ações da partida, embora errasse muitos passes. Logo aos três minutos do primeiro tempo, após bola cruzada na área em escanteio, Jean Mangabeira subiu mais alto que todos e cabeceou na trave. No rebote, Odivan chutou, no reflexo e sem goleiro, mas a bola foi para fora e adiou o gol alvirrubro.

Aos nove minutos, mais um susto. Souza levantamentou para dentro da área em cobrança de falta, Diego Ferreira completou de cabeça e levou perigo, mas a bola foi para a linha de fundo. Apesar de logo no início o gol do Náutico estivesse cada vez mais próximo, aos 18, o Zeca respondeu. O meia Karl limpou a marcação, chutou de fora da área e levou perigo ao goleiro Vágner.

A partir daí, a partida seguiu mais equilibrada. O Náutico ditava as ações, mas o São José confiava no talento do ponta Kayan em jogadas de contra-ataque pelo lado esquerdo. Ainda assim, aos 23 minutos do primeiro tempo, Souza, artilheiro alvirrubro na temporada com sete gols, girou bem na entrada da área e chutou forte, cruzado, e a bola passou muito perto da trave do goleiro Fábio.

Apesar do domínio alvirrubro, foi o São José, aos 27 minutos do primeiro tempo, que abriu o placar. Zé Andrade aproveitou erro de passe de Jael, costurou na ponta e chutou forte, cruzado, encobrindo o goleiro Vágner e anotando um golaço para abrir o 1 a 0 para o Zequinha no marcador.

Um minuto depois, aos 28, o Náutico ensaiou uma reação. Após bela troca de passes, Gabriel Santiago cruzou para Jael na pequena área, acompanhado pelo zagueiro Lucas Barboza, que interceptou a bola e evitou o empate.

O torcedor do Náutico precisou esperar, mas o empate veio. Foi somente aos 35 minutos que Jael, com requintes de crueldade, deixou o dele. Depois de aproveitar a cobrança de escanteio de Diego Ferreira, o centroavante subiu na área e, com um cabeceio forte, venceu o goleiro Fábio para igualar o placar.

A partir daí, o Náutico chegou a ter mais uma jogada de perigo na grande área. Aos 45 minutos, após bom cruzamento vindo da ponta direita, visando os pés de Jael, que, livre de marcação, não alcançou a bola e a viu sair pela linha de fundo. Assim, a primeira etapa terminou empatada em 1 a 1.

2º Tempo:

A segunda etapa começou com domínio alvirrubro e a virada veio. Logo aos Gabriel Santiago cruzou para a área e a estrela de Jael brilhou novamente. O centroavante se antecipou ao zagueiro e empurrou a bola para as redes. Com o gol, Com o gol, o camisa 99 alcançou a marca de seis gols com a camisa alvirrubra na temporada e se estabeleceu como vice-artilheiro do time, atrás apenas de Souza, com sete.

Pernambuco registrou mais de 6,2 mil casos prováveis de dengue este ano

08/05/23

Imprensa PE

blogfolhadosertao.com.br

 

Devido ao aumento de casos das arboviroses no país, o Ministério da Saúde lançou campanha nacional para o combate e prevenção das doenças

Até o mês de abril deste ano, o estado de Pernambuco notificou mais de 6,2 mil novos casos prováveis de dengue. O índice apresenta um aumento considerável em relação ao mesmo período do ano passado, no entanto, o crescimento não se restringe à dengue. Levantamento do Ministério da Saúde aponta que os casos prováveis de Zika, também até abril de 2023, chegaram a 67. Em 2022, os números eram 4,7 mil e 49, respectivamente.

Por conta desse aumento de casos, o Ministério da Saúde lança campanha nacional para o combate das arboviroses. Com a mensagem “Brasil unido contra a dengue, Zika e chukungunya”, a mobilização alerta sobre os sinais e os sintomas das doenças, além de formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti. A campanha será veiculada a partir desta quinta-feira (4), na TV aberta e segmentada, rádio, internet, carros de som e em locais de grande circulação de pessoas em todas as regiões do país.

O alerta por meio da campanha é complementar às medidas de reforço que vêm sendo adotadas pelo Ministério da Saúde para prevenção e controle das doenças, bem como para garantia da assistência à população. Foi instalado, em março deste ano, o Centro de Operações de Emergência (COE Arboviroses) para maior monitoramento do cenário epidemiológico e das diferentes realidades em cada estado.Leia na íntegra acessando aqui